• Nenhum resultado encontrado

APRESENTAÇÃO. Venho, com muita felicidade, anunciar nosso novo projeto: o Curso de Questões Discursivas para o concurso de AFT.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APRESENTAÇÃO. Venho, com muita felicidade, anunciar nosso novo projeto: o Curso de Questões Discursivas para o concurso de AFT."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Sumário

1- Introdução ... 1

2- Divisão de Módulos/Aulas ... 3

3 - Cronograma Completo do Curso ... 5

4 - Modelo de Questão ... 6 5 - Critérios de Correção ... 6 6 - Modelo de Correção ... 8 7 - Aulas ... 8 8 – Modelo de Resposta ... 9 9 - Observações Finais ... 9 APRESENTAÇÃO 1- Introdução Olá pessoal!

Venho, com muita felicidade, anunciar nosso novo projeto: o Curso de

Questões Discursivas para o concurso de AFT.

Do edital, nós trataremos da seguinte parte da prova conforme item 8:

PROVA/TIPO ÁREA DE

CONHECIMENTO ITENS/QUESTÕES NÚMERO DE CARÁTER

(P3) Discursivas Direitos Humanos e/ou Economia do Trabalho e/ou Direito Constitucional e/ou Direito Administrativo 3 questões

discursivas Eliminatório Classificatório e 1 dissertação

Ou seja, o assunto de Direitos Humanos será exigido na P3, vale dizer, na primeira prova discursiva que vocês farão.

(2)

Vejamos, ainda, o que dispõe o item 10 do edital do concurso. 10 DAS PROVAS DISCURSIVAS

10.1 A prova discursiva (P3) terá a duração de 3 horas e será aplicada na data provável de 6 de outubro de 2013, no turno da manhã.

10.3 A prova discursiva P3 valerá 100,00 pontos e consistirá de:

a) três questões a serem respondidas em até 20 linhas cada, acerca de Direitos Humanos e (ou) Economia do Trabalho e (ou) Direito Constitucional e (ou) Direito Administrativo;

b) uma dissertação a ser elaborada em até 30 linhas acerca de Direitos Humanos e (ou) Economia do Trabalho e (ou) Direito Constitucional e(ou) Direito Administrativo. Portanto, na P3 vocês responderão:

 3 questões de 20 linhas; e  1 dissertação de 30 linhas.

Como são quatro disciplinas exigidas nessa prova, acredita-se que todas as disciplinas serão abordadas na prova, uma para cada redação, por assim dizer. Assim, ao menos uma questão de 20 linhas será objeto de cobrança na segunda fase. Contudo, há grande possibilidade de que a dissertação seja de Direitos Humanos, uma vez que na P1 (primeira prova objetiva) das 100 assertivas 22 delas foram de direitos humanos. Assim, no universo da prova objetiva, Direitos Humanos correspondeu a 22% da P1 e 10% de toda a prova, que abrangeu 15 disciplinas.

Contudo, você pode estar se questionando: qual a diferença entre uma questão e uma dissertação? Caro alunos, a questão consiste simplesmente na

resposta a um pergunta efetuada pela banca, por meio do qual você terá que demonstrar o domínio do assunto questionado. A dissertação,

por sua vez, é um pouco mais abrangente, o candidato tem que discorrer

sobre determinado tema, posicionar-se, dar alguma solução. Ao passo

que a questão é mais pontual e objetiva a dissertação é mais aberta e argumentativa. Perfeito? Isso ficará melhor esclarecido ao longo das aulas, fiquem tranquilos!

A prova objetiva nos traz outros subsídios importantes para delimitação dos nossos estudos nesta segunda fase. O CESPE como vocês puderam perceber ateve-se essencialmente a assuntos relacionados com a temática trabalhista, o que já era de se esperar. Contudo, o CESPE foi além, extrapolando inclusive, segundo nosso pensar, os limites do edital ao exigir Convenções específicas da

(3)

OIT. Diante disso, nós daremos a devida atenção a tais diretrizes, de modo a buscar a melhor preparação para a segunda fase do concurso.

Como na segunda fase a preparação deve essencialmente se voltar para a confecção de questões discursivas nós daremos a oportunidade do aluno treinar por quatro vezes a confecção de uma resposta. Isso é muito importante. Não apenas escrever, mas tê-la corrigida para adaptar a forma de escrita, corrigir eventuais falhas e extrair o máximo de pontos na discursiva.

Você, contudo, pode estar se perguntando: e o conteúdo teórico? Não estudo? Com certeza você deve estudar, deve revisar os assuntos que teve dificuldades. Como nessa fase e a essa altura não existem muitas possibilidades de uma preparação teórica consistente, iremos apontar a cada aula os principais assuntos a serem estudados, em especial o texto de algumas Convenções e de algumas leis e decretos de Direitos Humanos que julgamos importantes.

Se, ainda assim, você desejar revisitar os assuntos teóricos, conversamos com a Coordenação do Curso, que nos informou que fará um pacote com descontos para aquisição do Curso Teórico para quem não tiver adquirido para a preparação na primeira fase.

Feitas essas observações vejamos a divisão de aulas. 2- Divisão de Módulos/Aulas

Em vista do Edital, as questões serão disponibilizadas nas seguintes datas:

PROPOSTAS DATA

Módulo I 17.09

Módulo II 21.09

Módulo III 25.09

Módulo IV 29.09

Em cada Aula vocês receberam 3 propostas de questões e 1 proposta de dissertação. Nos três dias seguintes receberemos as redações para correção, que serão pessoalmente corrigidas (seja na parte do conteúdo teórico de Direitos Humanos, seja na parte relativa à Português) e enviadas por e-mail nos três dias subsequentes.

(4)

No último dia para envio das redações, será disponibilizada a Aula, que consistirá em dicas pontuais de leitura, dicas de escrita e um modelo ideal de resposta para as questões apresentadas anteriormente. Assim, as aulas serão divulgadas nas seguintes datas:

AULA DATA

Aula 01 20.09

Aula 02 24.09

Aula 03 28.09

Aula 04 03.10

Perceberam que é um esquema dinâmico, em razão das exigências do concurso e do parco tempo até a prova. Por isso, atentem-se aos prazos e envio, para que possamos responder a todos satisfatoriamente.

(5)

3 - Cronograma Completo do Curso

DOM SEG TER QUA QUI SEX SÁB

15.09 16.09 17.09 18.09 19.09 20.09 21.09

Módulo I Envio Red. 01 Envio Red. 01 Envio Red. 01

Aula 01 Módulo II 22.09 23.09 24.09 25.09 26.09 27.09 28.09 Envio da Redação 02 Envio da Red. 02 Devolução da Red. 1 Envio da Red. 02

Aula 02 Módulo III

Envio da Redação 3 Envio da Redação 3 Devolução da Red. 2 Envio da Redação 3 Aula 03 29.09 30.09 01.10 02.10 03.10 04.10 05.10

Módulo IV Redação 3 Envio da

Envio da Redação 4 Devolução da Red. 3 Envio da Redação 4 Aula 04 Devolução da Red. 4 06.10 Prova

(6)

4 - Modelo de Questão

Como a prova discursiva de Direitos Humanos pode comportar uma questão ou uma dissertação, apresentaremos 3 propostas de questões e 1 proposta de dissertação, conforme modelos abaixo.

Exemplo de Questão

Sobre a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias, qual a diferença entre trabalhadores documentados e não-documentados? A Referida Convenção aplica-se a ambos? Minudencie, pelo menos, 3 direitos assegurados ao trabalhadores protegidos pela Convenção (limite: 20 linhas). Exemplo de Dissertação

Tendo em vista a alteração do Texto da Constituição por intermédio da Emenda Constitucional, que alterou profundamente o entendimento quanto aos tratados internacionais de direitos humanos e a relação com o nosso ordenamento interno, bem como considerando a atual jurisprudência do STF, disserte, em até 30 linhas, sobre tema, abordando:

 Conceito de Tratados Internacionais de Direitos Humanos; e

 Posição Hierárquica dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos em nosso ordenamento: status constitucional e caráter supralegal.

Assim, cada aluno terá ao longo das quatro aulas a oportunidade de nos enviar 1 dissertação e 3 questões.

5 - Critérios de Correção

Sobre os critérios de correção é importante observar o disposto no edital:

10.9.3 As provas discursivas serão avaliadas quanto ao domínio do conteúdo dos temas abordados – demonstração de conhecimento técnico aplicado –, bem como quanto ao

domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.

10.9.4 Nos casos de fuga ao tema, ou de não haver texto, o candidato receberá nota no texto igual a zero.

10.9.5 As provas discursivas serão corrigidas conforme os critérios a seguir, ressaltando-se que, em atendimento ao que está estabelecido no Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008, alterado pelo Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012, serão aceitas como

(7)

corretas, até 31 de dezembro de 2015, ambas as ortografias, isto é, a forma de grafar e de acentuar as palavras vigentes até 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009:

10.9.5.1 As questões das provas discursivas (P3 e P4) valerão 20,00 pontos cada, totalizando 120,00 pontos e serão avaliadas conforme os seguintes critérios:

a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão

a nota relativa ao domínio do conteúdo (NCi), cuja pontuação máxima será limitada ao

valor de 20,00 pontos, onde i = 1, 2, 3.

b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NEi) do candidato, considerando-se aspectos de natureza gramatical tais como: ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular;

c) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar as extensões máximas de linhas estabelecidas na alínea “a” do subitem 10.3 e na alínea “a” do subitem 10.4;

d) será calculada, então, para cada questão, a nota no texto (NQi) pela fórmula: NQi = NCi – NEi / TLi

em que TLi corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato na resposta à questão proposta;

e) será atribuída nota zero ao texto que obtiver NQi < 0,00.

10.9.5.2 A dissertação da prova discursiva (P3) valerá 40,00 pontos e será avaliada segundo os critérios a seguir:

a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão

a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao

valor de 40,00 pontos;

b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como: ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular;

c) será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato; d) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima de linhas estabelecida na alínea “b” do subitem 10.3;

e) será calculada, então, para cada candidato, a nota na dissertação (ND), como sendo igual a NC menos duas vezes o resultado do quociente NE / TL;

f) se ND for menor que zero, então considerar-se-á ND = zero.

Em suma, vocês serão avaliados pelo conteúdo técnico e teórico e pelos erros de

escrita, que será proporcional ao número de linhas escritas. Apenas para esclarecer,

a cada erro será descontado um pequeno valor, a depender da gravidade, proporcionalmente ao número de linhas preenchidas. Isso quer dizer que quanto mais você escrever, menor será o valor descontado pelo erro, contudo, por questões lógica, quando mais se escreve, maior a sujeição ao erro. É uma ideia de proporcionalidade. Contudo, observem, qualquer escrita para além das margens ou do número linhas permitido será totalmente desconsiderada. Logo, não ultrapassem o

(8)

6 - Modelo de Correção

De posse do material, cada aluno terá o direito de responder uma das propostas enviadas e encaminhá-las em Word, conforme modelo de resposta, que será analisado no tópico abaixo.

A correção ocorrerá por intermédio do sistema de “Comentários” do Word, que permite a seleção de trechos do texto com balões. Veja o exemplo abaixo.

Além disso, se necessário, faremos apontamentos individuais ao aluno ao final do texto.

As questões discursivas enviadas serão respondidas exclusivamente por e-mail, sem qualquer divulgação não autorizada para terceiros. Eventualmente, se você fizer um excelente texto, podemos convidá-lo a autorizar a divulgação para os demais colegas. Ok? De toda forma, cada um decide individualmente.

7 - Aulas

De acordo com o calendário acima, após o envio do módulo e recebimento das questões, será divulgada a aula propriamente. Não teremos abordagem teórica aprofundada, traremos apenas os principais aspectos necessários para responder à questão, bem como algumas orientações para quem quiser aprofundar determinado tema, em especial, em relação aos assuntos envolvendo a fiscalização do trabalho e os documentos internacionais.

(9)

Além disso, na aula, será disponibilizado, um modelo ideal de resposta, para que você possa comparar com a sua redação corrigida.

8 – Modelo de Resposta

Como não dispomos de um meio adequado para envio de questões respondidas à mão, vocês deverão enviar as respostas para o e-mail que está no rodapé com:

 NOME COMPLETO

 EMAIL PARA RESPOSTA  NÚMERO DO MÓDULO  REDAÇÃO

Pessoal, esses dados são essenciais para a correta identificação dos alunos e para a otimização do nosso tempo. Por favor, observem atentamente a essas orientações. Além disso, como forma de simular o espaço que vocês terão em prova, a resposta deverá ser formatada da seguinte forma: Lucida Calligraphy, fonte 12pt.

Sugiro a quem puder e tiver tempo, que preparem o texto à mão e após transcrevam para o Word, sempre observando o número de linhas. Entendido?

9 - Observações Finais

Em síntese essa será a estrutura do nosso Curso de Discursivas. Nesta fase o trabalho é mais pontual, personalizado e dinâmico, em razão disso, não teremos aulas extensas. O nosso foco é na escrita.

Qualquer dúvida estarei à disposição. Escrevam para o seguinte e-mail ricardotorques@gmail.com.

Espero encontrá-los já no nosso primeiro encontro, na próxima terça-feira.

Bons estudos! Ricardo S. Torques

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde

A elaboração do dossiê contemplou, inicial- mente, os propósitos do grupo de estudos, dos quais essa pesquisa configura-se como parte fundamental, justamente por propor como ponto

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Em síntese, no presente estudo, verificou-se que o período de 72 horas de EA é o período mais ad- equado para o envelhecimento acelerado de sementes de ipê-roxo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that