• Nenhum resultado encontrado

Guia do Participante

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia do Participante"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

P

ARCERIAS

P

ÚBLICO

P

RIVADAS PARA O

D

ESENVOLVIMENTO

:

I

MPLEMENTANDO

S

OLUÇÕES NO

B

RASIL

ÍNDICE

CARACTERÍSTICASGERAISDOCURSO ... 2

DESCRIÇÃO DO CURSO ... 2

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM ... 3

OBJETIVOS ESPECÍFICOS ... 3

PERFIL DOS PARTICIPANTES E PRÉ-REQUISITOS ... 8

METODOLOGIA DO CURSO ... 8

RECURSOS DE APRENDIZAGEM ... 8

DURAÇÃO ... 9

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ... 9

APROVAÇÃO ... 10

CERTIFICADOS E COMPROVANTE DE HORAS ... 10

INSTRUTORES DO CURSO ... 11

POLÍTICAS ... 11

POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE IDBX ... 11

POLÍTICA DE INTEGRIDADE ACADÊMICA ... 11

POLÍTICA DE PRIVACIDADE ... 11

POLÍTICA DE ENTREGA TARDIA ... 11

INFORMAÇÕESTÉCNICAS ... 12

SERVIÇOSDESUPORTEAOPARTICIPANTE ... 13

CENTRAL DE AJUDA DE EDX ... 13

PERGUNTAS FREQUENTES GERAIS E TÉCNICAS ... 13

FÓRUM GERAL DO CURSO ... 13

FÓRUM TÉCNICO DO CURSO ... 13

(2)

CARACTERÍSTICAS

GERAIS

DO

CURSO

DESCRIÇÃO

DO

CURSO

As Parcerias Público-Privadas (PPP) tornaram-se um instrumento essencial para o crescimento produtivo, econômico e social do Brasil e dos países da América Latina e Caribe. Ao desenvolver e programar as PPP observam-se restrições nas capacidades técnicas dos responsáveis, em especial no setor público.

Para preencher esta lacuna, IDBx desenvolveu este curso, o primeiro MOOC disponível em Português para aprender a planejar, projetar e implementar PPP para projetos de desenvolvimento no Brasil e na América Latina e no Caribe.

Este curso busca dividir experiências de instituições internacionais líderes com a finalidade de ajudar a diminuir lacunas de conhecimento na utilização efetiva das PPP, oferecendo ideias, soluções e lições aprendidas para lidar com os desafios ou restrições às capacidades técnicas e administrativas do setor público da região. As lições contidas no MOOC se aplicam a diferentes setores como infraestrutura, saúde, educação, banda larga e setor fiscal, levando em conta o contexto brasileiro e os contextos nacionais de vários países da região, incluindo Peru, México e Colômbia. Para este efeito, o curso coloca à disposição dos participantes, leituras selecionadas, vídeos, tutoriais de análises e outros recursos de aprendizagem.

O curso é baseado nos conteúdos do Guia de Referência sobre Parcerias Público-Privadas (PPP) versão 2.0, desenvolvido e publicado em 2014 pelo BID, Banco Mundial (BM) e Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB).

A elaboração deste curso foi financiada pelo Programa Especial para o Desenvolvimento Institucional (SPID).

O conteúdo do curso está estruturado nos cinco seguintes módulos:  Módulo 1 – Introdução as PPP

 Módulo 2 – Estabelecimento da estrutura das PPP  Módulo 3 – Identificação e seleção de projetos

(3)

 Módulo 4 - Estruturação de Projetos e Elaboração de Contratos de PPP  Módulo 5 - Execução de Contratos de PPP e Gestão de Propostas não

solicitadas

OBJETIVOS

DE

APRENDIZAGEM

O curso analisa a concepção, seleção, projetos e implementação das Parcerias Público Privadas (PPP), identificando os benefícios e riscos que esse tipo de disposições contratuais possuem para os Setores Público e Privado.

Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:

1. Identificar os princípios e conceitos-chave relacionados a PPP.

2. Reconhecer as etapas do ciclo de um projeto de PPP, principais atores e suas responsabilidades.

3. Reconhecer o contexto e os requerimentos necessários para a implementação de uma PPP, bem como as possíveis vantagens e riscos.

OBJETIVOS

ESPECÍFICOS

MÓDULO 1

Unidade 1

 Identificar as principais características e benefícios de uma PPP.

 Diferenciar uma PPP de outros tipos de acordos existentes entre os setores público e privado, incluindo concessões comuns, no âmbito da gestão pública.

 Distinguir os diversos tipos de contrato de uma PPP, conforme o tipo de ativo a que se refere, as funções que assume o parceiro privado e os mecanismos de remuneração empregados.

Unidade 2

 Identificar as principais limitações de infraestrutura enfrentadas pelos governos na América Latina e no Caribe (ALC).

(4)

 Reconhecer o papel que as PPPs desempenham para melhorar o déficit de infraestrutura e de financiamento existente na América Latina e no Caribe (LAC).

 Identificar as contribuições, limitações e riscos das PPPs na seleção, planejamento, gestão e manutenção de projetos de infraestrutura.

Unidade 3

 Reconhecer as diferentes estruturas e tipos de financiamento das PPPs e seus principais atores.

 Identificar os elementos ou condições que o setor público deve garantir para o bom desempenho financeiro das PPPs.

MÓDULO 2

Unidade 1

 Reconhecer a importância da estrutura de uma PPP, identificando seus componentes gerais, os princípios que os regem e as principais etapas para sua implementação.

 Identificar os princípios de implantação de uma política de PPP e a relação desta política com o marco legal e a estrutura de uma PPP.

 Reconhecer o processo de estabelecimento do marco legal de uma PPP, identificando sua função e sua vinculação com o sistema legal em que está inserido e com a legislação específica à qual se relaciona.

Unidade 2

 Identificar as etapas do processo geral de uma PPP e suas principais funções, desde a identificação de projetos prioritários até o gerenciamento de contratos.

 Reconhecer a importância da adequada implantação das fases iniciais de um projeto de PPP para o desenvolvimento efetivo das demais fases.  Diferenciar, no âmbito da estrutura institucional, as entidades responsáveis

(5)

 Identificar recursos humanos e financeiros, internos e externos, que favoreçam a elaboração, desenvolvimento e implantação de uma PPP.  Identificar os critérios mais comuns utilizados para avaliar a estrutura de

uma PPP.

Unidade 3

 Identificar o que é um compromisso fiscal e distinguir os diferentes tipos de compromissos fiscais que a Administração Pública pode assumir ao celebrar contratos de PPPs.

 Identificar possíveis ações dos governos para avaliar e mitigar os riscos fiscais que podem enfrentar ao implantar PPP.

 Identificar diferentes formas de incluir os custos das PPPs na contabilidade e nas finanças públicas, de forma a integrar os projetos de PPP ao marco orçamentário de um Estado.

 Reconhecer a importância da prestação de contas e da elaboração de relatórios financeiros da Administração Pública para garantir a transparência e a confiabilidade na implantação de PPP.

MÓDULO 3

Unidade 1

 Reconhecer as fases ou etapas do ciclo geral de um projeto de PPP, bem como seus objetivos e os processos gerais que ocorrem em cada uma delas.

 Identificar critérios de seleção de projetos que possam ser implementados como PPP, dentre os indicados pelo governo como potenciais projetos de interesse econômico ou de reforma setorial.

 Diferenciar propostas solicitadas e não-solicitadas.

Unidade 2

 Identificar os objetivos de cada uma das fases ou etapas do ciclo de um projeto de PPP e seus processos gerais.

(6)

 Identificar quatro critérios-chave que permitam avaliar as propostas de projetos de PPPs.

 Distinguir os estudos de viabilidade a serem realizados durante a fase de avaliação de propostas de projetos de PPP e identificar as dimensões e elementos utilizados nestes estudos.

 Reconhecer a importância da avaliação fiscal em um projeto de PPP potencial para o governo e identificar os métodos para o cálculo do custo fiscal em um contrato de PPP.

 Reconhecer os elementos dos contratos de PPPs e como estes podem ser organizados.

MÓDULO 4

Unidade 1

 Reconhecer os passos da estruturação de uma PPP e os processos gerais que ocorrem em cada um deles.

 Identificar o que é o risco do projeto de PPP e as diferentes categorias de riscos.

 Identificar os critérios mais comumente utilizados para a priorização dos riscos e os métodos de avaliação dos riscos associados aos projetos de PPPs.

 Reconhecer a importância do processo de incorporação da alocação de riscos para a estrutura contratual de PPP, suas etapas, o princípio que rege este processo e suas limitações.

Unidade 2

 Identificar os contratos que podem fazer parte do projeto de uma PPP, tanto entre a parte pública e a privada quanto entre as partes privadas da PPP.  Reconhecer as etapas do processo de elaboração geral dos contratos de

(7)

 Reconhecer a importância das cinco áreas-chave do processo de elaboração geral dos contratos de PPPs e identificar os seus principais elementos-e especificações.

MÓDULO 5

Unidade 1

 Reconhecer o objetivo e a importância dos diferentes passos da etapa de transação de uma PPP, desde o lançamento, a adjudicação e a negociação até o encerramento contratual e financeiro.

 Identificar os dois principais modelos para a etapa de transação, bem como suas vantagens e desvantagens.

 Identificar os processos que compõe a gestão de licitações em projetos de PPPs, bem como seus elementos-chave.

Unidade 2

 Identificar as principais atividades da administração de um contrato de PPP, seus aspectos-chave e os recursos financeiros e não-financeiros necessários.

 Reconhecer as responsabilidades do gerente de contratos durante o ciclo de vida do contrato de PPP.

 Identificar as duas situações que podem ocorrer durante o ciclo de vida de uma PPP e que justificam uma gestão da mudança.

Unidade 3

 Identificar os benefícios e implicações das Propostas Não Solicitadas.  Reconhecer as principais estratégias para lidar com os desafios e riscos

(8)

PERFIL

DOS

PARTICIPANTES

E

PRÉ-REQUISITOS

O curso está aberto a todos os públicos, sendo de utilidade especial para profissionais que trabalhem com PPP ou que queiram trabalhar nessa área.

O curso é introdutório, por isso, não é necessário ter conhecimento prévio para fazer a inscrição.

METODOLOGIA

DO

CURSO

Na introdução de cada módulo você encontra a descrição dos objetivos de aprendizagem, atividades e avaliações que se realizará no mesmo. Recomendamos a leitura desta página inicial para que você tenha em mente as atividades que você deve realizar para completar o módulo com sucesso.

RECURSOS

DE

APRENDIZAGEM

A fim de melhorar a experiência de aprendizagem, o curso apresenta uma série de atividades de aprendizagem e ferramentas de ensino. As mais importantes são:

VÍDEOS

Através de vídeos de curta duração, especialistas com vasta experiência no assunto explicam os conceitos-chave relacionados às PPP e seu panorama geral na América Latina e Caribe.

LEITURAS

As leituras lhe permitirão entender mais detalhadamente sobre a implementação de PPP no Brasil. Além disso, no final de cada leitura, você encontrará referências bibliográficas para leituras complementares que lhe permitirão aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto apresentado em cada módulo.

FÓRUNS

DE DISCUSSÃO

Os fóruns ao final de cada módulo são espaços de reflexão sobre os conteúdos do curso e compartilhamento de experiências. Convidamos para que participe ativamente nos fóruns, compartilhando suas experiências com PPP, criando um

(9)

diálogo construtivo e provocador de ideias inovadoras para favorecer o intercâmbio de soluções práticas. Mais detalhes no Guia para fóruns de discussão.

AVALIAÇÃO DA

UNIDADE

Questões de múltipla escolha relacionadas com os temas apresentados nos vídeos e as leituras realizadas. Você tem duas oportunidades para responder a cada pergunta.

DURAÇÃO

O curso tem duração de 5 semanas com carga de trabalho aproximada de 6 horas semanais.

Os estudantes terão a tarefa de fazer as leituras obrigatórias e ver os vídeos de cada unidade. Além disso, o estudante deverá participar dos fóruns temáticos e responder às avaliações de conhecimento.

Você pode acessar o conteúdo da primeira semana após a data de início do curso, e a cada quinta-feira um novo módulo estará disponível. Em outras palavras, o conteúdo será habilitado gradualmente para facilitar o seu processo de aprendizagem.

Para mais informação sobre as atividades de cada semana, por favor verifique

o temário do curso.

DATAS

IMPORTANTES

 Data início do curso: 03 de agosto de 2017

 Data conclusão do curso: 06 de setembro de 2017

 Data limite optar pelo certificado de identidade verificada: 30 de agosto de 2017

CRITÉRIOS

DE

AVALIAÇÃO

A qualificação dos estudantes será calculada através de uma média ponderada da nota obtida nas avaliações de cada unidade e da intervenção nos fóruns, de acordo com os seguintes pesos:

(10)

 72% avaliação da unidade  28% participação em fóruns

AVALIAÇÃO DA

UNIDADE

Cada módulo está dividido em unidades e ao final de cada unidade você encontrará questões de múltipla escolha e seleção múltipla, relacionadas com os temas apresentados nos vídeos e as leituras realizadas.

PARTICIPAÇÃO

EM FÓRUNS:

Depois de participar do fórum, você deve responder a duas perguntas de verificação.

APROVAÇÃO

Para ser aprovado no curso você deve obter pelo menos 65 pontos percentuais na data final do mesmo. Para mais detalhes consulte o temário do curso.

Dentro do curso, na aba Progress (progresso), você poderá acompanhar seu desempenho acadêmico.

CERTIFICADOS

E

COMPROVANTE

DE

HORAS

CERTIFICADO

DE IDENTIDADE

VERIFICADA

O certificado de identidade verificada tem um custo de 25 dólares a serem pagos através da plataforma edX com um cartão de crédito/débito ou via PayPal (EDX não aceita dinheiro, cheques, transferências, depósitos bancários ou ordens de pagamento).

Para se qualificar para o certificado, você deve ter uma câmera instalada em seu computador para enviar uma foto sua e sua identidade no momento do pagamento. Esse certificado oferece ampla credibilidade para ser usado como comprovante de estudos e para solicitações ou promoções no trabalho.

Se você alcançou o mínimo de 65 pontos até a data de conclusão do curso e pagou os 25 dólares, poderá fazer o download do seu certificado da plataforma EDX uma semana após a conclusão do curso. É importante que antes dessa data você se

(11)

certifique de que seu nome está escrito corretamente nas informações de cadastro na plataforma edX, porque será assim que irá aparecer no seu certificado.

COMPROVANTE

DO NÚMERO DE

HORAS

DO

CURSO

Aqueles que obtiverem o certificado de identidade verificada podem baixar na seção "Materiais do curso" na seção inicial de edX um comprovante de trinta (30) horas de estudo como uma participação mínima por parte dos participantes que foram aprovados no curso.

INSTRUTORES

DO

CURSO

Os tutores do curso são profissionais que possuem vasta experiência na área de Parcerias Público Privadas. Para conhecer as biografias deles consulte Instrutores do curso.

Este é um curso online aberto massivo no qual milhares de participantes se inscrevem. Devido às características do curso, os instrutores não respondem às perguntas sobre o conteúdo do curso, e nem fornecem feedback sobre as atividades realizadas.

POLÍTICAS

POLÍTICA

DE

ACESSIBILIDADE

Você pode ler a política de acessibilidade de IDBx no seguinte link.

POLÍTICA

DE

INTEGRIDADE

AC ADÊMICA

Visto que utilizamos a plataforma edX para a entrega do curso, abordamos as questões de integridade acadêmica através do código de honra de edX.

POLÍTICA

DE

PRIVACIDADE

Visto que utilizamos a plataforma edX para a entrega do curso, abordamos a questão da privacidade através da política de privacidade edX.

(12)

Para este curso não será aceita nenhuma entrega posterior a data de finalização do curso. Se você decidiu optar pelo certificado de identidade verificada deste curso, deverá concluir as atividades e responder ás avaliações da unidade e perguntas de verificação de participação dos fóruns no mais tardar na data de conclusão do curso.

Não existe a possibilidade de completar essas atividades após a data de conclusão do curso, portanto, recomendamos que você siga o plano de estudo apresentado no planejamento do curso para maximizar a sua experiência de aprendizagem.

INFORMAÇÕES

TÉCNICAS

Como faço para alterar o idioma na plataforma edx?

Entre em https://courses.edx.org/login e faça o login na sessão com o e-mail e senha que usou para sua inscrição edX. Depois de fazer login na sua conta, no canto superior direito desta janela, seu nome de usuário e uma seta para baixo irão aparecer. Você deve clicar na seta e escolher a opção "Account" (Conta). Em seguida, na seção Language (Idioma) selecione o idioma de sua preferência.

Quais são os requisitos técnicos que você precisa para fazer um

curso em edx?

Você precisa de um computador (PC) com acesso à internet. Além disso, recomendamos que conte com versões atualizadas de um dos seguintes navegadores: Chrome, Firefox, Safari ou Internet Explorer (versão 9 ou superior).

Posso acessar o curso em um smartphone ou tablet?

Você pode acessar o curso de seu telefone ou tablet, baixando o aplicativo edX no Google Play ou Apple Store. Da mesma forma, no navegador do seu dispositivo móvel, você pode entrar em https://www.edx.org/ e acessar o curso e muitos de seus recursos. Leve em consideração que, visto que o BID não gerencia a plataforma edX, não podemos lhe garantir que todos os dispositivos funcionem corretamente.

(13)

SERVIÇOS

DE

SUPORTE

AO

PARTICIPANTE

Durante o desenvolvimento do curso, você tem à sua disposição os seguintes serviços:

CENTRAL

DE

AJUDA

DE

EDX

Na Central de Ajuda edX, você encontra respostas às perguntas mais frequentes

sobre como iniciar o seu curso, informações básicas de edX, informações sobre os certificados, e outros tópicos relacionados. Você também terá a oportunidade de

enviar solicitações para a equipe de edX.

PERGUNTAS

FREQUENTES

GERAIS

E

TÉCNICAS

Consulte nosso site de perguntas gerais frequentes (FAQs)

Consulte nosso site de perguntas técnicas (Consultas Técnicas)

FÓRUM

GERAL

DO

CURSO

Use esse fórum para:

 Fazer perguntas gerais sobre o conteúdo, tarefas, datas, materiais do curso, etc.

 Fazer sugestões e comentários que visam melhorar o processo de aprendizagem e a gestão do conhecimento.

Antes de adicionar uma nova pergunta, visite a seção de Perguntas Gerais Frequentes (FAQs Gerais), onde irá encontrar respostas às perguntas mais comuns. O tempo de resposta é de até 24 horas de segunda a sexta e até 48 horas nos fins de semana. Para mais informações e instruções para acessar o fórum geral. clique

aqui.

FÓRUM

TÉCNICO

DO

CURSO

Utilize esse fórum para fazer perguntas técnicas e informar problemas, erros ou quaisquer problemas relacionados com a funcionalidade da plataforma virtual. Se você tiver dúvidas não técnicas, por favor, visite o Fórum Geral. O tempo de resposta

(14)

é de até 24 horas de segunda a sexta e até 48 horas nos fins de semana. Para mais informações e instruções para acessar o fórum de consultas técnicas, clique aqui.

DICAS

PARA

APROVEITAR

O

CURSO

AP RO VEI TE TODOS OS R ECURSOS DE AP RE NDIZ AG EM

Assista e analise todos os vídeos e documentos apresentados e participe de todas as atividades programadas durante o curso de cinco semanas de duração. Embora os conceitos e ferramentas apresentados em cada módulo possam ser aplicados de forma independente, é essencial ter uma visão integral de como os conceitos e ferramentas oferecidos nos nove módulos são articulados. Lembre-se de que após a conclusão do curso, você poderá continuar assistindo a vídeos e leituras, caso você não tenha feito isso por falta de tempo antes da data de encerramento do curso.

RES POND A A TO DOS OS QUES TION ÁRIOS

As perguntas sobre os vídeos e leituras servirão para melhorar a compreensão das questões apresentadas e também para verificar quanto conhecimento você está adquirindo. Você tem duas oportunidades para responder a cada pergunta. Responda a todas elas e defina uma meta para obter o certificado de curso.

P ARTICI PE DE TODOS O S FÓRUNS

A interação com outros participantes do curso é muito importante para obter uma ampla perspectiva do tema, saber o que está acontecendo em outros países e expandir sua rede de contatos. É uma oportunidade única, não a desperdice! Compartilhe a sua experiência e o pouco ou muito conhecimento que você possui.

CONSIG A UM COLE G A DE E S TUDOS

A experiência de aprender algo novo é muito mais rico, divertido e eficaz quando é feita em boa companhia. Convide um amigo, vizinho ou colega de trabalho para se inscrever no curso e ser seu colega de estudo durante as próximas cinco semanas. A motivação e o entusiasmo criados quando se trabalha em equipe irão lhes ajudar

(15)

a chegar ao final do curso, obter o certificado de aprovação e planejar como vocês irão praticar os conhecimentos adquiridos.

COLOQUE EM P R ÁTI C A O QUE AP RENDE U

Aplique em seu ambiente pessoal e profissional os conhecimentos adquiridos. Somente assim você obterá progressivamente mais experiência e mais conhecimento sobre o assunto e irá conseguir mais e melhores resultados nos projetos em que participa.

Referências

Documentos relacionados

Assim, cabe às Ciências Sociais e Humanas trabalhar esta problemática pois além de pobreza, o desemprego gera consequências negativas a nível pessoal e social (Gonçalves, et

Com relação à análise de sequenciamento de genomas e ao GRC (Genome Reference Consortium), que é responsável por manter e melhorar a montagem do genoma de referência humano e do

Métodos: Dentre os 328 pacientes acompanhados no Ambulatório de Imunodeficiências do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, foram analisa- dos 30 pacientes com diagnóstico

Não obstante as dificuldades encontradas, agravadas pela existência da camada de depósitos de aterro bastante pedregoso e de elevada permeabilidade, não detectada nas sondagens

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

(10) A liquidação dos contratos de derivados poderá suscitar perdas adicionais que não são tidas em conta na avaliação realizada na perspetiva da continuidade das

Elaborou-se então, com o software Microsoft Excel, uma folha de cálculo em que partindo dos dados da matriz dos tempos de deslocação e dos dados relativos ao ano de

O Departamento de Formação da Junta Regional tem como finalidade potenciar a Região de Lamego para uma implementação mais eficaz do Plano Nacional de