• Nenhum resultado encontrado

Discurso Edemir Pinto Diretor-presidente da BM&FBovespa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Discurso Edemir Pinto Diretor-presidente da BM&FBovespa"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

IT

(2)

Discurso Edemir Pinto

Diretor-presidente da BM&FBovespa

Bom dia a todas e a todos.

Sejam bem-vindos à BM&FBovespa.

Agradeço a presença de todos, em especial, dos sócios da FSB, Francisco Soares Brandão, Marcos Trindade, Magno trindade, Tom Camargo, Flávio castro, ao diretor geral da FSB em São Paulo, Melchiades filho, e aos diretores Leandro Modé e Alcides Ferreira.

O mercado de capitais brasileiro tem sofrido grandes transformações nos últimos anos. A bolsa de São Paulo lutava pela sobrevivência no final dos anos 1990. Os negócios migravam para Nova Iorque. Antes do plano real, em 1994, todas as empresas listadas aqui na bolsa valiam apenas 80 bilhões de dólares. Hoje, esse valor ultrapassa um trilhão de dólares. Os volumes giravam em torno de 40 milhões de dólares por dia. Atualmente, estamos na casa dos quatro bilhões de dólares dia. A BM&FBovespa se tornou uma das cinco maiores bolsas do mundo e o Brasil, uma referência em melhores práticas na regulação dos seus mercados. O crescimento do mercado de capitais não foi acompanhado, ainda, de uma evolução expressiva do número de companhias na bolsa. Pelo contrário. A bolsa brasileira tem hoje menos companhias listadas do que em 1994. De forma análoga, o brasileiro ainda não vê na bolsa, de forma geral, uma forma de poupar seus recursos para o futuro. Esse protagonismo continua a ser exercido pela caderneta de poupança.

A BM&FBovespa vem realizando um esforço enorme para mudar esse estado de coisas em todas as etapas da cadeia de negócios. Do lado da oferta, a bolsa trabalhou para aprimorar os aspectos regulatórios e de proteção ao investidor. Criou o novo mercado, um segmento especial de listagem com rígidas regras de governança corporativa, uma inovação única no mundo.

No aspecto da distribuição, a bolsa realiza um programa de qualificação no seu braço comercial, as corretoras, da mesma forma como no novo mercado, um programa único no mundo, novamente, uma inovação da bolsa. Não há bolsa no mundo atuante na qualificação de seus distribuidores.

Do lado da demanda, a bolsa possui um dos maiores programas educacionais entre seus pares, com atividades para todos os públicos, de crianças a profissionais de mercado através do seu instituto educacional, com mais de 25 anos de atuação.

E, por fim, mas não menos importante, a BM&FBovespa também atua junto ao governo para introduzir políticas públicas que estimulem o desenvolvimento do mercado de capitais. O trabalho da bolsa é complementado pela atividade de relações com investidores. O profissional de RI tem grande importância para o mercado de capitais. Sua relevância é crescente no suporte às companhias abertas na sua atividade de relacionamento com os acionistas, investidores e analistas de mercado.

O profissional de RI é um porta-voz da empresa, um vendedor corporativo de um dos principais produtos da companhia aberta, suas ações. Essa venda tem que ser feita de

(3)

maneira ética, equitativa e transparente, dentro das melhores práticas de governança corporativa.

Dessa forma, é com satisfação que saudamos a criação da FSB Relações com Investidores. A FSB é a maior agência de comunicação corporativa no Brasil e uma das maiores do mundo. Seu compromisso com a difusão da cultura de investimento em ações coloca a FSB lado a lado com a bolsa na sua missão de desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro. A FSB chega ao mercado no momento em que a bolsa atinge seu maior volume anual da história, marca que batemos nessa semana, e a menor concentração de negócios nas dez ações mais líquidas do mercado. Isso demonstra claramente que mais empresas e mais investidores estão buscando a bolsa.

Por certo, há muito a ser feito para que, um dia, cada brasileiro, ao nascer, ganhe dos pais uma carteira de ações para seu futuro ao invés de uma caderneta de poupança.

Desejamos sucesso à FSB e ao seu novo negócio dedicado ao serviço de relações com investidores.

Muito obrigado.

Discurso Alcides Ferreira

Diretor da FSB Relações com Investidores

Bom dia.

Agradeço a presença de todos, em especial ao diretor presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, que nos recebeu hoje aqui na bolsa. Em nome do Edemir, agradeço a presença de todos os amigos da bolsa.

Francisco Soares Brandão, sócio fundador da FSB, em nome de quem agradeço a todos os colegas da FSB.

Agradeço também a presença de Vera Brandimarte, diretora do Valor, José David Martins, diretor da ANCORD, Luiz Cardoso, diretor do IBRI e José Alexandre Vasco, superintendente da CVM.

O evento de hoje marca a criação de uma unidade de negócios na FSB especializada na comunicação com o mercado financeiro e de capitais. A FSB Relações com Investidores nasce baseada no entendimento de que reputação e imagem são peças centrais no mercado. Nosso foco será ampliar o valor de mercado de nossos clientes.

A bolsa é uma grande paixão. Eu sempre tratei a bolsa e a educação financeira em torno dos investimentos como uma causa e não como um trabalho. É uma alegria para mim participar dessa causa que é tornar a bolsa parte da vida das empresas e das pessoas, por tudo que isso representaria de melhor para o Brasil e sua economia. Na FSB, vou continuar nessa toada.

(4)

essa revolução, caso do Edemir e de tantos outros. A bolsa era uma ação entre amigos e se tornou uma instituição, uma referência mundial em diversos campos, inclusive na educação financeira.

Essa transformação da bolsa é um símbolo da mudança que o Brasil vem passando desde o fim da ditadura militar. De um capitalismo fincado no papel do estado, o Brasil vai lentamente se tornando uma economia de mercado, mais eficiente, menos injusta. Essa mudança está acontecendo muito mais devagar do que eu gostaria, mas ela está acontecendo.

O crescimento de agências de comunicação, como a FSB, também é emblemática desse novo Brasil em que prestar contas à sociedade não é mais uma opção. É mandatório. E tem que ser feito por gente profissional como o time da FSB.

Hoje, esses dois vetores se juntam na FSB Relações com Investidores. A obrigação de se comunicar e prestar contas para a sociedade se junta a uma bolsa cada vez mais dinâmica no centro de uma economia de mercado.

Para quem olha apenas o dia-a-dia do noticiário econômico atual, parece ainda uma miragem, um sonho, o que nós estamos propondo. Mas, para quem olha em perspectiva e analisa a história recente do Brasil, a decisão que estamos concretizando hoje será amplamente recompensada. Tenho plena convicção disso.

Não se enganem com o noticiário de curto prazo. A vocação do Brasil é crescer por conta da sua iniciativa privada, que esta casa simboliza e representa há mais de 120 anos.

Por fim, mas não menos importante, eu gostaria de dizer que me sinto particularmente honrado pela confiança que a FSB depositou no meu nome para conduzir esse trabalho. Agradeço ao diretor Leandro Modé, aos meus velhos amigos da USP, Melchiades e Alon, e aos sócios da FSB, Francisco Soares Brandão, Marcos Trindade, Tom Camargo, Magno Trindade e Flávio castro. Espero retribuir essa confiança e, principalmente, o carinho e o respeito com que eu fui recebido por todos na FSB.

Muito obrigado.

Discurso Melchiades Filho

Diretor-geral de operações de São Paulo

Bom dia.

Edemir Pinto, diretor presidente da BM&FBovespa, Francisco Soares Brandão, Tom Camargo, Marcos Trindade e demais colegas da FSB.

Esse evento da abertura do pregão tem uma grande relevância para o mercado e eu queria agradecer ao Edemir, em nome da FSB, por ter nos dado essa oportunidade de estar aqui hoje.

O “toque da campainha” marca o lançamento de novas empresas no mercado, os ipos, as aberturas de capital. Quando o pregão viva-voz ainda existia, a campainha disparava o início

(5)

dos negócios entre os operadores. O mercado hoje é eletrônico, mas esse símbolo da largada das operações permanece.

É com esse símbolo muito forte do mercado que a agência dá mais um passo na ampliação do seu portfólio de serviços, com a criação da FSB Relações com Investidores. Nessa nova área, vamos também entregar a excelência no atendimento e a qualidade que caracterizam a FSB e fizeram dela a maior empresa do setor no Brasil e a 22ª do mundo.

Os bons resultados da FSB se devem à sua capacidade de entender as necessidades dos seus clientes, oferecer soluções customizadas e construir um excelente relacionamento com os formadores de opinião. Na FSB Relações com Investidores, vamos reproduzir no segmento financeiro esses mandamentos que fizeram o sucesso da agência.

Para conduzir o negócio, viemos buscar aqui na bolsa um profissional que conhece a linguagem do mercado e construiu ao longo dos anos um relacionamento com seus formadores de opinião.

Esse tem sido o caminho da FSB para crescer de forma consistente e orgânica. Trabalhar com qualidade na entrega, construir relacionamentos e reunir no seu time pessoas comprometidas em fazer o melhor.

Sucesso para todos nós e para a FSB Relações com Investidores. Muito obrigado pela atenção.

Referências

Documentos relacionados

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

A Diretoria de Colatina do Sistema Findes abrange nove municípios localizados no norte do Estado do Espírito Santo: Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Marilândia,

--- ACTA N.º 2/2007 --- --- Aos vinte e seis dias do mês de Abril de dois mil e sete, pelas vinte horas e trinta minutos, no Salão Nobre dos Paços do Município,

No texto introdutório do documento curricular, devem ser considerados alguns marcos legais relacionados tanto à educação inclusiva como ao conceito de educação de qualidade

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Há usos complementares, como a produção de energia e o controle de enchentes; há usos que competem entre si, como o abastecimento público e a diluição de dejetos; há usos que

Tais afirmativas são apresentadas a seguir, ressaltando-se que aquelas indicadas com (I) tiveram as respostas analisadas utilizando-se escala invertida. a) comprometimento afetivo