• Nenhum resultado encontrado

Prezados ver. Veronica Costa e equipe,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prezados ver. Veronica Costa e equipe,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Mensagem encaminhada

---De: Vinícius Assis <vinicius.jornal@gmail.com> Data: 19 de abril de 2017 17:43

Assunto: Esclarecimento

Para: falecomveronicacosta@gmail.com, vercontas01@gmail.com

Cc: Assessoria de Comunicacao Social <ascom@camara.rj.gov.br>, "Anette Pereira da Silva ." <anettepsilva@globo.com>, Monica Ramos <monicaramosrj@yahoo.com.br>, Adriana Barsotti <barsotti.adriana@gmail.com>, William Nogueira - Ação Jovem Brasil <william@acaojovembrasil.org.br>

Prezados ver. Veronica Costa e equipe,

Primeiramente, como coordenador-geral do projeto “E aí, vereador?”, peço desculpas pelo equívoco na divulgação prévia do resultado do ranking de faltas de fevereiro e março e também por qualquer transtorno causado. A apuração não poderia ter deixado de levar em consideração os abonos das faltas da vereadora Veronica Costa às sessões dos dias 15/03 (ordinária) e 16/06 (extraordinária), conforme constam no final de cada uma das respectivas atas.

Porém, ressalto que enviei ainda o e-mail abaixo no último dia 16/04, às 18h04, para a assessoria de imprensa da Câmara, com cópia para as assessoras Anette Pereira da Silva e Monica Ramos, mas não tivemos resposta.

Mensagem encaminhada ---De: Vinícius Assis <vinicius.jornal@gmail.com> Data: 16 de abril de 2017 18:04

Assunto: Ranking faltas

Para: "Anette Pereira da Silva ." <anettepsilva@globo.com>, Assessoria de Comunicacao Social <ascom@camara.rj.gov.br>, Monica Ramos <>monicaramosrj@yahoo.com.br

Caros,

Boa tarde. O projeto "E aí, vereador?" publicará esta semana, em parceria com o portal de Jornalismo da ESPM e a ONG Ação Jovem Brasil, o ranking de faltas dos vereadores, com base nas atas das sessões disponíveis no site da CMRJ. Constatamos que 42 vereadores faltaram a pelo menos uma sessão em fevereiro e março. Pedimos que nos relacione quais deles apresentaram justificativas para as faltas. Também pedimos que nos envie que tipo de punição foi aplicada pela Câmara, se foi o caso. E quais deles receberam tais punições?

Aguardamos as respostas até terça-feira (por e-mail).

Att,

Vinícius Assis coordenador-geral www.eaivereador.org

(2)

Não se trata de transferir responsabilidades, mas se nosso e-mail não tivesse sido ignorado pela assessoria de imprensa da CMRJ e tivéssemos recebido a confirmação de todas as faltas justificadas (abonadas), esta informação teria sido levada em consideração, obviamente. Não se trata de duvidar do gabinete da vereadora Veronica Costa, friso bem, mas temos a obrigação de tentar confirmar se cada vereador apresentou, mesmo, justificativas para as faltas (e se não apresentou, é justo buscar saber se houve algum tipo de punição, como fizemos, mas não tivemos resposta).

Publicaremos o ranking nos próximos dias – mesmo que o silêncio da assessoria de imprensa da Câmara impere – e com as justificativas de todos os vereadores que quiseram se manifestar a respeito.

No caso da vereadora Veronica Costa, publicaremos que ela esteve ausente em 9 sessões, porém, teve duas faltas abonadas, conforme as atas. Com isso, para o ranking, levaremos em consideração sete ausências.

Devo ressaltar que houve equívoco na justificativa do gabinete da vereadora ao nos informar que ela esteve presente nas sessões ordinária dos dias 07 e 08/03. Sabemos disso e essas presenças foram contabilizadas. Na verdade, nós não encontramos o nome da vereadora nas atas das sessões EXTRAORDINÁRIAS que aconteceram nesses dois dias (uma no dia 07 e três no dia 08). Ao contrário da Câmara, contabilizamos também as faltas em sessões extraordinárias. Deixaremos isso claro na reportagem ao explicar nossa metodologia de trabalho.

A ausência da vereadora na sessão ordinária do dia 02/03 também não foi justificada no documento enviado pelo gabinete da mesma. Vale ressaltar que, de acordo com as atas das sessões do dia 16/03, a vereadora teve a falta da sessão EXTRAORDINÁRIA abonada, mas não consta esta informação na ata da sessão ORDINÁRIA do dia 16/03.

Caso queira enviar um outro e-mail com as justificativas das sete faltas, é só nos mandar que publicaremos (se possível, nos envie o e-mail com as justificativas corretas até a próxima sexta-feira, às 15h, se assim desejar).

Por fim, estejam certos de que NUNCA uma reportagem será publicada no www.eaivereador.org

sem que todos os citados tenham a chance de se posicionar. Fazemos Jornalismo Político e não política com Jornalismo. Nosso projeto, não por acaso apoiado pela Associação Brasileira de Imprensa, levanta a bandeira da TRANSPARÊNCIA e a equipe continuará buscando sempre trabalhar com isonomia, imparcialidade e exatidão.

O ranking de faltas é feito em parceria com o Portal de Jornalismo da ESPM e a ONG Ação Jovem Brasil, ambos compartilhando dos mesmos valores e comprometimento.

Atenciosamente, Vinícius Assis

(3)

coordenador-geral

www.eaivereador.org

________________________________________________________________________________ Mensagem encaminhada

---De: Vinícius Assis <vinicius.jornal@gmcom>ail.

Data: 20 de abril de 2017 15:04 Assunto: Re: Esclarecimento

Para: Veronica Costa <falecomveronicacosta@gmail.com>, ercontas01@gmail.comv

Cc: Assessoria de Comunicacao Social <ascom@camara.rj.gov.br>, "Anette Pereira da Silva ." <anettepsilva@globo.com>, Monica Ramos <monicaramosrj@yahoo.com.br>, Adriana Barsotti <barsotti.adriana@gmail.com>, William Nogueira - Ação Jovem Brasil

<william@acaojovembrasil.org.br> Prezados,

Percebemos que atas das sessões de fevereiro e março disponíveis no site da CMRJ foram alteradas nas últimas horas.

Foram incluídos registros de faltas abonadas. Isso é muito bom. Sinônimo de transparência e organização! Porém, tínhamos salvado as atas anteriores (em formato PDF) e vamos disponibilizá-las aos internautas. Assim, eles podem confirmar que a Câmara alterou os documentos. A propósito, se a assessoria quiser enviar uma nota a respeito ( Por que fez isso em vez de responder nossos e-mails?), sinta-se livre para nos enviar até amanhã, às 15h, pois isso será citado na reportagem. Com as alterações, o nome da vereadora Veronica Costa não aparece em 10 atas. Consta agora que a vereadora teve quatro faltas abonadas ( 28/03, 16/03 - extraordinária-, 16/03 - ordinária- e 15/03). Curiosidade: anteriormente, a vereadora aparecia como presente na ata da sessão do dia 28/03 (tendo chegado ao longo do Grande Expediente e o Prolongamento do Expediente). Agora o nome dela não está entre os presentes. Consta no fim da página desta ata o registro da falta abonada. Por fim, não encontramos o nome da vereadora nas atas dos dias 02/03 (ORD.), 07/03(EXTRA), 8/03 (TRÊS SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS) E 14/03(ORD). Caso a vereadora queira enviar as justificativas das ausências poderá fazer até amanhã, sexta, às 15h.

Friso que não estamos aqui para fazer juízo de valor. Levantamos, com princípios éticos do Jornalismo, a bandeira da TRANSPARÊNCIA na gestão pública.

Atenciosamente, Vinícius Assis coordenador-geral

www.eaivereador.org

Mensagem encaminhada

---De: Veronica Costa <falecomveronicacosta@gmail.com> Data: 20 de abril de 2017 17:52

Assunto: Re: Esclarecimento

Para: Vinícius Assis <vinicius.jornal@gmail.com> Vinicius,

(4)

Primeiramente gostaríamos de parabenizar o projeto “E aí Vereador?”, que sem duvida traz transparência e aproxima a comunidade da Câmara Municipal.

Quanto ao equivoco pela divulgação previa do ranking de faltas sem a analise adequada entendemos que não houve intenção de causar transtorno, contudo,

concordamos que a apuração não poderia ter deixado de levar em consideração as faltas abonadas, sobretudo pelo fato de termos enviado email em 12/04, com copia do processo administrativo. Se a CMRJ, ignorou o email enviado por vocês, como alegado, nós não o fizemos.

Ultrapassado essa fase, é importante esclarecermos o que é considerado falta para o Regimento Interno da Câmara Municipal:

Segundo o artigo 10º, será atribuída falta ao vereador que não comparecer às sessões plenárias e a Resolução 961/2003, esclarece:

Art. 1º A lista de presença dos Vereadores às sessões desta Casa, obtida através do sistema eletrônico, será disponibilizada na Internet, semanalmente, na página da Câmara Municipal.

§ 1º Será considerado presente às sessões o Vereador que registrar sua presença através do sistema eletrônico, por meio de senha individual e secreta durante a sessão e participar das votações.(...).

A redação deixa claro o que é considerado falta para o Regimento Interno, que é o instrumento que regula as normas e funcionamento dessa Casa de Leis, não devendo uma interpretação forânea dispor de forma contrária, ainda mais sob o manto da transparência e imparcialidade.

Outra questão que se faz oportuna é a responsabilidade civil quanto à divulgação de dados, errôneos ou desatualizados quando se tem conhecimento do mesmo e a oportunidade de evitar danos a outrem.

A Vereadora Verônica Costa esteve ausente apenas na sessão do dia 02/03 e na sessão do dia 14/03, que por falta de quorum não abriu.

Encaminhamos em anexo à ata da sessão ordinária do dia 16/03, onde segundo o email anterior não constava o referido abono.

Gostaríamos de nos colocar a disposição para maiores esclarecimentos e ajudar no que for preciso para inclusive apoiar o projeto, que consideramos de grande valor para a sociedade.

Cordialmente, Ana Meirelles

Coordenadora de Gabinete

Mensagem encaminhada

---De: Vinícius Assis <vinicius.jornal@gmail.com> Data: 20 de abril de 2017 21:01

(5)

Para: Veronica Costa <falecomveronicacosta@gmail.com> Prezada Ana,

Obrigado por terem respondido ao nosso e-mail tão prontamente e por reconhecerem a importância deste trabalho. Ressalto que estamos citando na reportagem o que Regimento Interno da Câmara considera presença e também os critérios para se abonar uma falta. O trecho do RI que a senhora cita referenda nossos argumentos.

§ 1º Será considerado presente às sessões o Vereador que registrar sua presença através do sistema eletrônico, por meio de senha individual e secreta durante a sessão e participar das votações.(...).

Vale lembrar que este registro deve ser feito antes do início da Ordem do Dia (informaremos o leitor sobre isso também). Destacaremos na reportagem, inclusive, que não são computadas pela Casa as ausências das sessões extraordinárias. Porém, não vimos impedimento legal para levarmos em consideração essas faltas no nosso ranking. Nem parece justo omitir isso.

Portanto, contabilizaremos como falta para o ranking todas as ausências não justificadas, com base nas atas disponíveis no site da CMRJ (sejam sessões ordinárias ou extraordinárias). NÃO levaremos em consideração no ranking as faltas abonadas, quando as informações sobre isso estiverem nas atas ou nos forem enviadas pelo gabinete do vereador ou pela assessoria de imprensa da CMRJ, mas não deixaremos de informar o cidadão sobre os abonos.

Sobre as atas do dia 16/03: no e-mail que enviei eu informo que, sim, aparece AGORA a falta abonada da vereadora. Veja bem o que escrevi:

“Consta agora que a vereadora teve quatro faltas abonadas ( 28/03, 16/03 - extraordinária-, 16/03 - ordinária- e 15/03). “

Mas vamos mostrar as atas que foram adulteradas nas últimas horas, pois fizemos download das 25 atas das sessões de fevereiro e março há semanas. O leitor poderá ver em quais atas não constavam as informações sobre os abonos e agora trazem essa informação disponível (da vereadora Veronica Costa e de outros). Certamente, a responsabilidade de colocar isso na ata não é do vereador.

Repito: com base nas atas, foram abonadas 4 das 10 ausências da vereadora Veronica Costa. Ou seja: até o momento, o nome da vereadora não aparece em seis atas disponíveis no site da CMRJ. (02/03 (ORD.), 07/03(EXTRA), 8/03 (TRÊS SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS) E 14/03(ORD)).

A senhora reconheceu que a vereadora não esteve na sessão ordinária do dia 02/03. Ela não vai se justificar? Pelo menos na ata que baixamos não consta nenhuma informação sobre abono referente a este dia. Mas se aparecer nas próximas horas, informaremos sobre a adulteração e comprovaremos como a ata estava antes.

Sobre a sessão ordinária do dia 14/03 que não foi aberta: o fato da referida sessão ter caído por falta de quórum torna ainda mais necessário o questionamento sobre a ausência da vereadora, pois a presença dela poderia ter garantido quórum mínimo para que a sessão acontecesse, uma vez que somente seis vereadores estavam no plenário naquele dia (às 14h15, em segunda chamada). Citaremos o nome deles também na reportagem. Por que a vereadora não estava no plenário, às 14h, também no dia 14/03, como deveria? Essa pergunta foi feita a todos os 45 ausentes (e destacaremos ainda que, respaldados pelo art 62 da Lei Orgânica Municipal, teve vereador assinando a lista de presença depois da sessão ter caído).

Por fim, temos total ciência sobre a responsabilidade civil quanto à divulgação de dados (PÚBLICOS). Justamente por ser esta uma preocupação nossa desde antes do lançamento do projeto, contamos com uma assessoria jurídica, como pode constatar no nosso site.

Entendemos que, sob o manto da transparência e imparcialidade ou não, com o respaldo do art. 5º da Constituição Federal, qualquer forâneo pode se dispor de forma contrária ao que bem entender e questionar, debater. Principalmente se estamos falando de um órgão público. É assim em uma democracia. Mas não nos cabe julgar. Nossa missão é apenas informar.

Nosso esforço é para que tudo esteja sempre documentado, creditado e comprovado nas reportagens que publicamos. TODOS os vereadores serão tratados com isonomia. Só não se justificará quem não quiser.

Obrigado pela compreensão e disponibilidade de apoio. Cordialmente,

(6)

Vinícius Assis coordenador-geral

Referências

Documentos relacionados

De frente para a casinha, JÚLIO pega suas ferramentas, coloca dentro de sua mochila, que está sobre a bancada.. ELISA

Frente ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar e comparar a cinética do consumo de oxigênio e os valores de referência para a prescrição do treinamento

Se, Andreae e o seu círculo não sabiam que o Fama estava prestes a ser lançado como documento público, então podemos especular assim: O Fama e a Confessio

Este artigo objetiva apresentar a música como facilitadora para o desenvolvimento cognitivo de crianças entre 06 e 07 anos de idade, focando-se no desenvolvimento das

Os resultados obtidos nos experimentos de filtração com dosagem ótima e super-dosagem de sulfato de alumínio e pH de coagulação próximo de 5 promoveram as melhores remoções

Se essa “observação” também denota grande similaridade quanto ao tema, tratado acima, da diferenciação schopenhaueriana entre caráter individual e caráter da

Tabela 1 Altura da parte aérea (cm) e diâmetro do coleto (cm) das plantas de Schizolobium parahyba submetidas a diferentes condições de inundação, sendo o tratamento 1, a condição

De madrugada, quando cheguei a casa, a luz tinha-se apagado e a minha irmã estava acordada, pois ela estava com muito medo da chuva e preocupada com os meus familiares, porque