• Nenhum resultado encontrado

Curso de Ciências Contábeis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso de Ciências Contábeis"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

g

g

u

u

i

i

a

a

d

d

o

o

t

t

r

r

a

a

b

b

a

a

l

l

h

h

o

o

i

i

n

n

t

t

e

e

r

r

d

d

i

i

s

s

c

c

i

i

p

p

l

l

i

i

n

n

a

a

r

r

Curso de Ciências Contábeis

(2)

1. ASPECTOS INICIAIS

Interdisciplinaridade é o processo que envolve a integração e engajamento de educadores, num trabalho conjunto, de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos alunos, a fim de que possam exercer criticamente a cidadania, mediante uma visão global de mundo e serem capazes de enfrentar os

problemas complexos, amplos e globais da realidade atual.

Heloísa Lück (Pedagogia Interdisciplinar. Ed.Vozes – 8ª Edição)

Considerando um dos fins da Universidade que é o incentivo ao diálogo interdisciplinar, a integração entre os diversos ramos do saber, contribuindo para o desenvolvimento do ser enquanto humano e profissional, e que o curso de Ciências Contábeis tem por objetivo a formação de profissionais capazes, não só de executar o registro e o processamento das informações nas organizações, mas também de gerir estas informações e tomar decisões estratégicas, a Unidade Barreiro, visando adequar estas visões à proposta pedagógica do curso institui e regulamenta a seguir o Trabalho Interdisciplinar (TI) do 1.º semestre de 2013.

1.1 Definição

O Trabalho Interdisciplinar (TI), do Curso Superior de Ciências Contábeis da PUC-Minas Unidade Barreiro, é composto por atividade de produção de conhecimento realizada semestralmente e consolidada como diferencial educacional, em consonância com o projeto pedagógico em vigor, dentro do pensamento: “construção do conhecimento através de práticas pedagógicas que busquem a interação entre a teoria em sala de aula e a experimentação prática da vida profissional”.

Essa atividade procura contemplar três instâncias complementares e interdependentes: o Saber, o Saber Fazer e o Saber Ser, abrangendo exigências emergentes no mercado de trabalho e as competências essenciais ao profissional da área de Ciências Contábeis, não somente eminentemente técnicas, mas também de gestão como: liderança, trabalho em equipe, empreendedorismo, planejamento, ética, tolerância e responsabilidade social, bem como as habilidades específicas exigidas em cada uma das disciplinas cursadas por períodos/semestres.

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral

Oportunizar aos alunos a vivência da prática investigativa, incentivando a pesquisa e a produção científica dentro dos diversos campos de conhecimento alcançados pela ciência contábil, além de estabelecer uma interface dinâmica entre os conteúdos das disciplinas cursadas no semestre e sua aplicabilidade prática.

1.2.2 Objetivos Específicos

a) Possibilitar aos alunos exercitar a prática profissional interligada ao suporte teórico, assim como produzir conhecimento através da vivência do saber fazer;

b) Oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolvimento de hábitos e processos de trabalho em equipe, onde os integrantes

(3)

desempenham suas funções de forma colaborativa, valorizando a integração de vocações complementares, o gerenciamento de equipes e a visão geral do processo produtivo grupal, constituindo-se este aspecto no saber constituindo-ser.

c) Contribuir para o desenvolvimento das principais competências e habilidades, visando transformar os alunos em profissionais hábeis ao pleno cumprimento de sua responsabilidade de prestar contas da gestão perante a comunidade “accountability”, exercida com ética e proficiência.

2. REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO 2.1 Parâmetros

a) O Trabalho Interdisciplinar será realizado de forma horizontal (contemplando ao máximo possível o conteúdo programático das disciplinas envolvidas em cada período), conforme item três deste guia, e sem desconsiderar o conteúdo assimilado nos períodos anteriormente cursados.

b) Serão alcançadas pela execução do Trabalho Interdisciplinar as turmas do 1.º (primeiro) ao 6.º (sexto) períodos.

c) A orientação dispensada aos alunos na fase de construção dos trabalhos, no que diz respeito ao desenvolvimento técnico inerente a cada disciplina, será feita pelos próprios professores das disciplinas, levando em consideração o objetivo e a proposta de discussão levantados pelos alunos, além da necessidade de interdisciplinaridade na obra.

d) Caberá também aos professores orientadores designados para o processo interdisciplinar, a orientação dirigida metodológica, assim como o esclarecimento de dúvidas e o desenvolvimento de atividades de orientação aos alunos.

e) Será ofertada tutoria acadêmica aos grupos e alunos inscritos no TI com trabalhos fora da sala de aula em local e horário a serem divulgados no início do semestre letivo.

f) O conteúdo do Trabalho Interdisciplinar será constituído de material

escrito, apresentado sob as normas técnicas definidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, através de material de orientação e apoio a normalização que encontra-se disponível no site www.pucminas.br no link Biblioteca, além de material de apresentação à banca de avaliação.

Os trabalhos do 2.º ao 6.º períodos deverão ter o formato de trabalho acadêmico e os do 1.º período, serão um artigo.

g) Os grupos de trabalho deverão ser formados por no máximo 4 (quatro) alunos que deverão ser definidos quando da inscrição dos grupos, sendo vedada mudança de membros após a inscrição.

h) Não será permitida inscrição de grupos fora da data prevista no cronograma de atividades.

i) Todo aluno deverá se inscrever formalmente para a realização do TI, independentemente do número de disciplinas cursadas no período, inclusive aqueles que cursam apenas uma única disciplina.

(4)

j) Os alunos irregulares deverão desenvolver um trabalho para cada período em que estiverem matriculados, não sendo permitida a apresentação de um mesmo trabalho com abrangência verticalizada. No entanto, os alunos nessa condição poderão inscrever-se em grupos de alunos regulares, neste caso, a média para estabelecimento da nota será feita com base nas disciplinas cursadas por todos os membros do grupo, independentemente da convergência de disciplinas.

2.2 Produto do Trabalho Interdisciplinar

2.2.1 Trabalho Escrito:

O trabalho escrito do 2.º ao 6.º períodos deverá ser composto de no mínimo 20 e no máximo 40 páginas, da capa aos anexos, sendo que os anexos poderão representar no máximo 15% do conteúdo global do trabalho.

O trabalho escrito do 1.º período, que deverá ser composto de no máximo 8 (oito) páginas, incluindo-se a capa, terá como produto um Artigo Acadêmico, cujo método de elaboração deverá seguir as normas da ABNT e que deverá ter como abordagem e fundamentação o conteúdo presente na ementa das disciplinas, assim como os materiais indicados e/ou disponibilizados pelos professores do período.

As orientações referentes ao formato e a linguagem, no caso do 1.º período, serão objeto de estudo e desenvolvimento nas primeiras aulas da disciplina Produção e Compreensão de Textos e as demais orientações serão realizadas de forma setorial pelos professores tutores/orientadores do período. Material de Avaliação: Os grupos deverão entregar na data estabelecida no cronograma de atividades do Trabalho Interdisciplinar:

• A versão original do trabalho escrito devidamente encadernada

em espiral;

• Duas cópias simples do trabalho escrito (apenas grampeada) a

serem fornecidas aos professores incumbidos da correção para elaboração da média;

• Uma cópia do trabalho em CD;

2.2.2 Apresentação:

A apresentação dos trabalhos ocorrerá nas datas previstas no cronograma de apresentação e deverá ser feita, por no mínimo, dois membros do grupo, exceto nos casos de trabalhos desenvolvidos individualmente.

Material de Apresentação: Os grupos deverão providenciar os slides de apresentação para a data definida no cronograma de apresentação a ser divulgado imediatamente após a entrega dos trabalhos escritos.

(5)

3. DEFINIÇÃO DOS TEMAS E DISCIPLINAS ABORDADAS

A temática definida por período, assim como as disciplinas de abordagem obrigatória, serão as seguintes:

Período Disciplinas Tema

Contabilidade Geral I Filosofia I

Instituições de Direito Macroeconomia

(temática livre) – definição de abordagem segundo orientação dos professores tutores.

Foco: CPC 01, CPC 04, CPC 12 e CPC13. 2º Administração Geral Contabilidade Geral II Filosofia II Teoria da Contabilidade

As operações contábeis mercantis e a gestão dos negócios.

Foco: CPC 01, CPC 04, CPC 06, CPC 09, CPC 13, CPC 16, CPC 21e CPC 37.

Contabilidade de Custos Contabilidade Geral III Logística das Organizações Microeconomia

A aplicabilidade da informação contábil como Instrumentos de gestão. Foco: CPC 01, CPC 03, CPC 06, CPC 12, CPC 13 e CPC 16. 4º Análise de Custos Contabilidade Avançada Direito Empresarial

Introd. a Ciência Atuarial

A abordagem da legislação societária e os instrumentos de controladoria.

Foco: CPC 02, CPC 05 e CPC 18.

Contab. de Inst. Financeiras e Mercado de Capitais

Contab. e Orçam. Empresarial Direito Tributário

Ética Geral e Profissional

Contabilidade e orçamento no ambiente de controladoria.

Foco: CPC 21 e CPC 22.

Contabilidade Fiscal e Tributária Contabilidade Gerencial

Controladoria em Agronegócios Controladoria Financeira

O ativo biológico e o impacto na contabilidade fiscal e tributária, financeira e gerencial.

Foco: CPC 06, CPC 16, CPC 20, CPC 23, CPC 29, CPC 32 e CPC 36.

4. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

5. AVALIAÇÃO

A nota total atribuída ao Trabalho Interdisciplinar corresponderá a 15 (quinze) pontos, cuja distribuição será a seguinte:

a) Trabalho Escrito: 10 pontos

Etapa Período Atividade

1 25/02/2013 - Publicação do Guia do TI.

2 05/03/2013 - Formalização da inscrição dos grupos do Trabalho Interdisciplinar Horário: de 19:00 às 21:00 hs (Sala 107 do prédio 3)

3 07/05/2013

- Entrega do trabalho com o respectivo protocolo na sala 107 do prédio 3

Horário: 19:00 às 21:00 hs

4 13/05 a 18/05/2013 - Apresentação dos trabalhos à Banca de Trabalhos Interdisciplinares, conforme cronograma a ser divulgado em 10/05/2012.

5 21/05/2013

Data limite para envio, por meio eletrônico, das notas tanto da parte escrita, quanto das apresentações, por parte dos professores à coordenação do TI.

(6)

Dois dos professores do período, cujas disciplinas foram envolvidas no desenvolvimento do trabalho, deverão avaliar o desenvolvimento e o conteúdo da parte escrita do mesmo, segundo os critérios e exigências feitos aos alunos, na fase de orientação, atribuindo-lhe uma nota de 0 (zero) a 10(dez).

A nota final da parte escrita do TI será composta pela média aritmética simples extraída das notas atribuídas pelos professores que efetuaram a correção. A nota média será atribuída a todas as disciplinas cursadas pelos alunos naquele período.

Os alunos irregulares, mesmo que não estejam cursando as disciplinas dos demais membros do grupo, estarão sujeitos à média, de acordo com os critérios acima mencionados, ou seja, a nota média será única para todo o grupo.

A atribuição da nota da parte escrita do trabalho deverá seguir os seguintes critérios:

ASPECTOS ANALISADOS NOTA

1- Conteúdo teórico/desenvolvimento: 6

- Identificação do problema 1

- Elaboração dos objetivos 1

- Adequação do conteúdo pesquisado à problemática e os objetivos do trabalho 2

- Capacidade de articulação interdisciplinar 1

- Coerência na análise dos dados e na discussão da temática 1

2- Aspectos Metodológicos: 2

- Elaboração do item metodologia como um capítulo distinto, evidenciando o tipo de pesquisa e classificando-o , quanto aos fins, meios, procedimento de coleta de dados, assim como evidenciando as limitações do estudo.

1

- Adequação da formatação, citações, quadros, tabelas, etc 1

3- Aspectos técnicos e de linguagem: 2

- Abordagem adequada do conteúdo técnico das disciplinas 1

- Redação e correição na língua portuguesa (ortografia, gramática e sintaxe) 1

b) Apresentação para a Banca: 04 pontos

Os grupos apresentarão os trabalhos para a Banca, de acordo com o cronograma de apresentação que será publicado pela coordenação logo após a entrega dos trabalhos.

A nota obtida pela apresentação do trabalho será única para todas as disciplinas e divulgada pela coordenação.

No processo de avaliação das apresentações serão avaliados os seguintes quesitos parciais:

 Domínio Teórico: conhecimento adquirido no desenvolvimento do trabalho, coerência entre a teoria e a prática, seleção e capacidade de utilização de bibliografia;

 Desenvolvimento Prático: capacidade na explicitação do problema, capacidade de análise crítica, espírito de equipe e participação efetiva do grupo na apresentação;  Capacidade de Síntese: Capacidade de interpretar e transmitir o conteúdo do

trabalho, mostrando domínio, clareza e objetividade;

 Qualidade do Material e Pontualidade: Qualidade do material de apoio utilizado na apresentação e adequação da equipe ao tempo estipulado às apresentações.

c) Presença em sala nas apresentações dos trabalhos: 01 ponto

O aluno que estiver presente durante o horário integral das apresentações dos trabalhos interdisciplinares fará jus à nota de participação no processo. Esta nota será lançada diretamente pelo professor,

(7)

exclusivamente em sua disciplina e de acordo com o registro de presença do dia da apresentação.

Obs. Caberá ao professor de cada disciplina definir os objetivos a serem

cumpridos no TI, no âmbito do conteúdo programático da matéria ministrada e a ministrar, respeitando o escopo de desenvolvimento do trabalho, desde que dentro da temática proposta.

Os professores deverão apresentar à Coordenação do TI, o resultado da avaliação da parte escrita do trabalho de acordo com as datas do cronograma.

6. PREMIAÇÃO

Não contrapondo o principal objetivo do TI que é a produção científica e a oportunidade de aprendizado, caberá à Coordenação do Curso a possibilidade de concessão de premiação (a ser definida) a título de reconhecimento e distinção dos melhores Trabalhos Interdisciplinares.

A escolha desses trabalhos levará em conta, a indicação dos professores, no que diz respeito a parte escrita, além dos critérios de avaliação da Banca, cuja decisão, uma vez endossada pela Coordenação, é soberana e irrecorrível.

7. OUTRAS CONSIDERAÇÕES E CASOS OMISSOS

As normas regulamentares do TI, constantes deste guia do 1.º semestre de 2013 estão disponíveis para consulta no site da Coordenação do Curso de Ciências Contábeis da PUC Barreiro, no portal do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais – ICEG (www.iceg.pucminas.br) no link Ciências Contábeis – Barreiro.

A nomeação dos grupos, através da ficha de inscrição, implica no entendimento e aceitação de todos os critérios que regulam a realização do Trabalho Interdisciplinar. Quaisquer casos omissos ou outras dúvidas deverão ser dirimidos pela Coordenação do Curso como última instância, sendo sua decisão definitiva sobre os referidos.

A constatação por parte de qualquer professor de que tenha havido plágio ou cópia de trabalhos de períodos anteriores ou de material publicado, quer seja da maneira tradicional ou pela Internet, desabilitará automaticamente o grupo envolvido e será atribuída aos alunos, nota zero, tanto na parte escrita, quanto na apresentação.

Referências

Documentos relacionados

Many positive impacts are documented in sectors well beyond the sugarcane mills and farms: boosts in other crops, decrease in deforestation, growth of labor market, and improved

Promptly, at ( τ − 2 ) , there is a reduction of 4.65 thousand hectares in soybean harvested area (statistically significant at the 1% level), an increase of 6.82 thousand hectares

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

este volume contém os contos escritos por sir Arthur Conan doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: As aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock

Para tal, foram testadas as seguintes hipóteses; i- em locais mais íngremes ocorre maior substituição de espécies de macrófitas, visto que essas áreas são mais instáveis devido a

Os resultados mais significativos foram alcançados para o controle de emissão e menor perda de carga usando membrana ePTFE, com um retorno de produtividade de 10% no

Com base em nossa revisão, não temos conhecimento de qualquer fato que nos leve a acreditar que as informações contábeis intermediárias incluídas nas informações trimestrais