• Nenhum resultado encontrado

"Li e aceito os termos e condições gerais do Edital de Cadastro."

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ""Li e aceito os termos e condições gerais do Edital de Cadastro.""

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 01/2021

REGIÃO DE MARAU/ C F P S E N AI N I C AN D R O O L T R AM AR I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI-RS CADASTRO DE CANDIDATOS APRENDIZES PARA EMPRESAS INDUSTRIAIS DA REGIÃO DE MARAU/ C F P S E N AI N I C AN D R O O L T R AM AR I 1º SEMESTRE/2021 1. APRESENTAÇÃO

O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-RS, no uso de suas atribuições legais e regimentais, faz saber aos interessados que estarão abertas, no período de 09/12/2020 a 04/01/2021, as inscrições para o Cadastro de Candidatos a Aprendizes para Empresa Industrial Nº 01/2021, Região de Marau/CFP S EN AI Nicandro Oltramari , o qual será regido pelas disposições deste Edital.

O presente processo destina-se à formação de cadastro, a ser disponibilizado para as empresas industriais, visando ao preenchimento de quotas de aprendizagem industrial.

A validade do cadastro dos candidatos aptos a integrarem o banco de dados a que se refere este Edital será de 08 meses contado pelo período compreendido entre os meses de dezembro de 2020 a julho de 2021.

2. OBJETIVO

O presente processo de CADASTRO DE CANDIDATOS A APRENDIZES PARA EMPRESAS INDUSTRIAIS destina-se à criação de um banco de dados de jovens interessados em participar de cursos de aprendizagem industrial básica.

3. DA DATA E DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE CADASTRO DE CANDIDATOS A APRENDIZES PARA EMPRESA INDUSTRIAL - Nº 01/2021 Região de Marau/ CFP SENAI Nicandro Oltramari.

3.1 Será admitida a inscrição somente via internet, no site institucional www.senairs.org.br/jovem-aprendiz, a partir das 14h do dia 09/12/2020 até às 23h59min do dia 04/01/2021, preenchendo o cadastro no portal de inscrições e concordando com as disposições do edital do processo seletivo, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

"Li e aceito os termos e condições gerais do Edital de Cadastro."

3.2 Será p ermitido ao c andid ato r ealiz ar some nte uma in scrição em um dos cur sos con stantes n o ANE XO I I.

4. NO ATO D A INS CRIÇ ÃO, O C ANDI D ATO DE VE R Á AT ENDE R AO S SEGUINTE S REQUI SI TOS:

 Estar matric ulado no ens ino reg ular, conf orme req uis itos desc ritos no An e xo II do E dita l.

 Não ser ão ace itas inscriç ões d e alunos q ue já tenham con clu íd o cursos d e apre nd iza g em ou estejam em andame nto no me smo ou em outro curs o d e Apren dizag em Ind ustria l d esen vo lvido s nas unidad es de Mara u.

 Será permit id a a in scriçã o de can didat os q ue tenham des istido dos Curs os de A prend izag em Indust ria l dese n vo lvidos nas unidad es de Mara u ou em outra institu ição educ ac ion al, na data da in scrição d o Proc esso de Cad astrame nto .

(2)

4.1 DAS RESPONSABILIDADES DO CANDIDATO

O cand idato de verá, obrig ator iamente, a n tes de ef etuar su a in scriçã o no presente proces so, a tentar para o q ue se g ue:

a) Rea lizar a le itura do edita l.

b) Seg uir as or ie ntaçõ e s contidas n o Porta l de Inscrições.

c) Dig itar corretamente os da dos c ada strais e a o pçã o do curs o de acordo c om o ANEX O II.

d) Indic ar, obrig ator iam ente, o número d o RG e CPF;

e) En viar por arq uivo em PDF o comp rovante de e sc o lar ida de atualizado, o RG e CPF , conf orme pré -req uis ito descr ito no An e xo I I, para o e ndereç o e letrôn ic o : senaimarau@senairs.org.br inscriçã o.

f ) Cons ultar a lis ta de cand id at os aptos, no site www .senairs.org.br /jo vem -apre ndiz , a partic ip ar do Proc esso de Ca dastram ento.

4.2 O can didato c om def iciênc ia de verá e spec if icar, no ato d a ins criç ão, a categ or ia de d ef iciên cia, bem c omo so licit ar, por meio de req uerimento espe c íf ico, o tipo de r ecu rso de acess ib ilidad e e aju da técnic a nec essár ia para rea lizaçã o d a a va liação. O f ormulár io do req uerimento enc ont ra -se n o Ane xo II d este Ed ital, se ndo o pcional ao candid ato a re alização da pro va, pod end o o mes mo a pe nas manifestar seu interess e em re alizar o cur so, ficand o automaticame nte in cluído se u nome n o cadastr o de Ap tos.

4.3 Ca so o c and id at o com def ic iênc ia en contre d if icu lda de p ara rea lizar a inscr iç ão e/ou en camin har para o e -mail senaimarau@senairs.org.br, f avor contatar a un ida de d a Reg ião d e Mara u /CF P S ENA I Nica ndro Oltramari pe lo te lef one : (54) 337 1 -18 10.

4.4 A rea lizaç ão da in scrição é opcion al ao c and idato com deficiênci a, pode n do o mesmo ap ena s manifestar se u interesse em realizar o curs o par a o e -mail : senaimarau@senairs.org.br da unidad e da Regiã o d e Mara u/CFP S EN AI Nicandr o Oltramari , f icand o automatic amente inc luído seu nome no cada stro de Ap tos.

4.5 O não cumprim ento dos pro ced ime ntos de inscrição e stabe lec ido s implic ará o se u c ance lament o, com conseq uent e imp edime nto de partic ip ação d o can d idato no Pr oces so d e Cad astrame nto .

4.6 O req uer imento de s olic itaçã o de re curso de acess ibilid ade de verá ser entreg ue n a S ec retaria da E sco la o u encam inh ado para o e-mail do CFP SE N AI Nic andr o Oltramari senaimarau@senairs.org.br.

4.7 Será e xc lu íd o do process o de c ada stro o can didato q ue n ão rea lizar a inscr iç ão no p er ío do estab elec ido n est e edit al.

4.8 Nã o ser ão p ermitidas in scrições apó s o per ío do estabe lecido n este Edit al.

5. O CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE CADASTRO DE CANDIDATOS A APRENDIZES PARA EMPRESAS INDUSTRIAIS Nº 01/2021 REGIÃO DE MARAU/ CFP S EN AI NIC ANDRO OLTR AM ARI .

(3)

As inf ormações pr estadas no ato d a ins criç ão ser ão de int eira respons ab ilidade do cand idat o, reser vand o -se a c omiss ão de seleção da unidad e opera ciona l o dire ito de ca nc elar a inscr içã o e excluir d o Proce sso de Ca d astrament o de Ca ndidato s a Ap r en dizes Para Empres as In dustri ais Nº 01/2 021 da Re gião de Mar au/ CFP S EN AI Nican dro Oltramar i , o cand id ato q ue pree ncher o f ormulár io d e inscr içã o in correta mente e/ou f ornecer dados c omprovadame nte in ver íd ic os ou inc orretos.

6. DAS PROVAS DO PROCESSO DE CADASTRO DE CANDIDATOS A APRENDIZES PARA EMPRESAS INDUSTRIAIS 01/2021.

6.1 A pro va o nlin e s erá realizada n o dia 12/01/20 21 , o horár io da pr o va será das 08h 00min às 12h 00min .

6.2 O login de ac es so à p ro va onlin e s erá en vi ado n o dia 12/01/2 021 para o e-mail do c a ndidato, informa do no ato de in scriçã o .

6.3 A pro va será co mposta por 2 (do is) conteú dos: L íng ua P ortug uesa e Matemát ica, co nten do 50 q uestõ es, se ndo 2 5 ( vinte e c inc o) q uestões de

L íng ua Portug uesa e 25 (vinte e c in co) de Matemát ica, no modelo d e propos içõ es mú lt ip la s, com 5 (c inco) a lternativas ( a,b,c,d,e) , das q ua is somente uma ser á verdade ira.

6.4 Cad a q uestão da prova terá o va lor d e 2,0 (dois ponto s), totalizan do 100 (cem) pon t os.

6.5 A pro va s erá re aliza da em uma eta pa ún ic a, com dur aç ão de até 4 (q uatro) horas.

6.6 A pro va será elabora da t endo como ref erênc ia o co nteú do prog ramático do 9º ano do ens in o f undamenta l, conf orme consta na descr ição d o ANE XO III .

6.7 Os c and id at os pertence ntes à re lig ião A d vent ista do S étimo Dia, q uando f or o caso, realizar ão a pro va e m data e h orário a lt ernativo, a ser def inido pe la u nid ade o perac io na l, tendo q uatro hora s (4h) para a realização d a pro va, assim como o s de mais ca nd idatos.

7. DA ELIMINAÇÃO DO PROCESSO DE CADASTRAMENTO DE CANDIDATOS A APRENDIZES PARA EMPRESAS INDUSTRIAIS Nº01/2021 REGIÃO DE MARAU/ CFP SE N AI Nic andr o Oltramari.

7.1Será eliminad o d o process o de c adas tro o cand idato q ue:

a) Não pre enc her q uais q uer dos req uis itos c ontid os ne ste Ed ita l. b) Não f or selec io nad o ou in dicad o pe la em presa indu stria l.

c) Estiver cursan do out ro curso de g ratuida de reg imenta l of ertado no SENAI – RS ou em outra instituição educacional;

d) De ixar de apres ent ar q uaisq uer doc umentos q ue compro v em o atend imento a to da s as cond iç ões e req uisit os estab elec ido s neste E dita l.

8. DO CRITÉRIO DO PROCESSO DE CADASTRO DE CANDIDATOS A APRENDIZES PARA EMPRESAS INDUSTRIAIS 01/2021.

8.1 A pontu ação total d a pro va s erá co mposta pe la soma a ritmética da pro va de matem át ica e de líng ua portug u esa. A class if icação obed ece a

(4)

ordem decr esce nte da po ntuaç ão o btid a pelo ca nd idato atin g ida até o lim ite de vag as de c ada curs o.

8.2 Em caso de em pate entre os ca nd idatos na p ontuaç ão f ina l será obed ecida a s eg uint e seq uênc ia d e crité rios par a des empate :

a) 1º Ma ior po ntuaç ão em Matemática

b) 2º Ma ior po ntuaç ão em L íng ua Portug ue sa c) 3º Ma ior Idad e

8.3 T odos os c a ndidatos estarã o aptos a comp or o Ca dastro ind epe nde nte de su a clas sif icaç ão n o p rocesso d e cad astro . Entretanto os can didatos c om a melh or class if icaç ão tem pref erência para comp or a turma do curso de aprend izag em, em relação aos candidato s apro va dos em c lass if icação inf erior.

8.4 Na h ip ótese de ser an ulada a lg uma q uestão p or erro de ela boraç ão ou d e impr essã o, o seu va lor em pont os será comput ado a f avor dos cand idat os.

9. DA DIVULGAÇÃO DOS CANDIDATOS APTOS A COMPOR O CADASTRO DE CANDIDATOS A APRENDIZES PARA EMPRESAS INDUSTRIAIS.

9.1 A divu lg ação dos resu ltad os d o Proce sso d e Cad astro d e Cand idatos a Apren dizes para Empresas Indu stria is será p ub lic ad a no dia 18/01/2 02 1, apó s 12h 00min h or as, no site i nstitucion al www .senairs.org.br /jo vem -apre ndiz.

9.2 A lista d os can didatos será divulg ad a por ordem alf abét ic a. 10. DA MATRÍCULA

10.1 A matríc ula em cursos d e A prend izag em Industria l s erá permit ida aos c and id atos q ue f oram consid erado s aptos no Proce sso d e Cadastro de Ca nd idato s a Apr end izes Para Empr e sas Industr ia is .

10.2 É d e inteira respo nsa bilidade do ca ndidato o aces so às informaçõe s disp oní veis n o site www .senairs.org.br/jo vem -apren diz, de ven do monitorar o p eríod o da matrícula par a o curs o escolhi do.

10.3 O cand idato q ue não e ncaminhar para o end ereço e letrônic o da unidad e senaimarau@senairs.org.br no pra zo estipu lad o o u q ue n ão aprese ntar a do cu mentação obr ig atória será co ns idera do des iste nte, perden do o dire ito à matr íc ula, e f ica ndo e xc lu ído d o Pr oces so de Cad astrame nto .

10.4 O candidato q ue estiver imposs ib ilita do de enc amin h ar para o endere ço eletrôn ic o senaimarau@senairs.org.br da uni dade d e Marau/CF P SE N AI Nican dro Oltramari , para ef etivar a su a matr íc ula poderá const itu ir pr ocurad or para este esse f im, media nte outorg a de procuraç ão, com f irma reconhe cida.

10.5 O can didato cons idera do Apto n o Proc ess o de Ca dastro de Can didatos a Ap r endiz e s para Emp resas Ind ustriais Nº0 1/20 21 Regiã o de Mara u/CFP S EN AI Nica ndr o Oltramari , se menor de 1 8 anos, de verá encam inhar p ara o endereço eletrôn ico senaimarau@senairs.org.br, da unid ade MA RA U os seg uint es d ocumentos:

(5)

cópia d e identida d e e o Ca dastro de Pess oa Físic a – CPF do seu respons á ve l leg al .

10.6 Para ef etuar a matrícu la dos cu rso s de apre nd izag em industria l, o cand idat o co nsidera do apt o no Pro ces s o de Ca dastro de Candidat os a Ap re ndizes par a Empres as In dustri ais da Região de Marau/CFP SEN AI Nica ndro Oltramari , de verá c om pro var a e scolarid a de e faixa etária conf orme de scrito no An ex o I e os docume ntos, a sa ber;

a) Cóp ia de atest a do de matr ícu la at ualizado do E nsin o Médio da esco la r eg ular, c o nstante no An e xo II, ou h istór ico esco lar dos conc lu intes d o En si no Médio .

b) Cóp ia do CP F p róprio do c and id ato , ind epe ndent e da idade e do respons á ve l leg al (c aso menor d e id ade) .

c) Cóp ia da c arteir a de Ide ntid ade ( RG) e do re spo nsá vel leg al (cas o menor de idad e).

d) Cóp ia d e compro vante de res id ênc ia c om CEP, atu alizado. e) Cóp ia carte ira de T rabalh o e Pre vid ênc ia So cial – CTPS, ou

Protoco lo d e emis sã o da mesma, emit ida pelo órg ão of icia l.

f ) Carta de ind icaç ã o da empresa, e xc lusivo p ara os a lun o s in dicad os por empresas.

Caso o repres enta nte leg a l nã o sej a um dos pa is, e ste de ver á aprese ntar um do c umento compr obató rio como t utor leg al e estar presente na ef etivaç ão da matr ícu la.

10.7 O cand id ato q ue não enc amin h ar para o en dereç o eletrô nico senaimarau@senairs.org.br, da Re gião de Marau/CFP S EN AI Nica ndro Olrtamari a docum entaçã o obr ig atória será con siderad o des istente, perden do o dir eito à matr ícu la, e f ica ndo e xclu ído d o Pr ocesso de Cada stramento.

10.8 O S ENAI -RS r eser va -s e o dire ito de ef etivar as matr ículas e de in ic iar as a ulas som ente ap ós pree ncher o número de vag as of ertadas. 10.9 O c and id ato q u e ser vir -se de doc u mento f also ou inid ôneo terá a matrícu la an ulada e f icará sujeito à s pun ições pre vista s em L ei.

Não ha verá matr íc ula co nd ic ion ada à aprese ntaçã o po sterior de document os.

11. AS DISPOSI ÇÕE S GER AI S

11.1 O Process o de Ca dastro de Cand idato s a Apre n dizes para Empres a Industria is da Regi ão de Marau/CF P SE N AI Nicandr o Oltramari é válid o para a matr ícu la co nf orme opção do ca ndidato pe lo curso, co nf orme Anexo II, f eita no ato da inscr ição a o proc esso seletivo, f icando a nulados q ua isq uer resulta dos n ele obt ido s se a mesma, por q ualq ue r motivo, de ixar de e f etivar -se.

11.2 O pre sente E DI T AL Nº 0 1/2 021 – Região de Marau/CFP SENAI Nic andr o Oltramar i será pu b lic ada no site inst ituc io na l no ender eço www .senairs.org.br /jo vem -apre ndiz.

11.3 T odo e q ua lq uer q uestio namento sobre an álise da prova dos cand idat os, de verá ser f ormalizado para o end ereç o eletrôn ico senaimarau@senairs.org.br da unidade da Regiã o de Marau/ CFP SE N AI Nican dro Oltramari .

(6)

11.4 Será cria da a Comis são de Proc es so de Cadastro de Cand idato s a Apren dizes n a Unid ade Oper aciona l, se ndo c omposta pe lo Gerente de Operações, Coord en ador e Docent es.

11.5 A q ualq uer te mpo, a Comiss ão de P ro cess o de Cadastro de Apren dizes da Un id ade Op erac ion al do SENAI -RS p oderá d eterminar a anu laçã o d a insc rição, des de q ue verif ica da q ua lq uer prát ica inf racio na l, seja de nature za administrat iva o u pen al.

11.6 Os iten s d e ste Ed ita l pod erão sof rer e ventu ai s alter açõe s, atualizaçõe s o u acr éscimo s enq ua nto n ão co nsuma da a pro vid ênc ia ou evento q ue lhes d isser respe ito, até a data do en cerra mento das inscr içõ es, c ircu nstâ ncia q ue s erá me ncionad a em Ed ita l o u avis o a ser pub licado no s ite Instituc io na l www.senairs.or g.br/jo ve m -aprendiz pela Comiss ão de Pr ocesso de Ca dastro de Cand id atos a A prend izes do SENAI -RS.

11.7 Os c andi dat os po derã o s er selecio nad os o u não p elas Empres as p ara s er em contrat ado s co mo jo ven s apr endi zes. Caber á à Empres a interes s ada sele cion ar os candid atos d e acor do com os seus critério s de s eleção, indic ar e co ntratar os ca ndidat os por elas apro vado s.

11.8 O SENAI - RS não tem nenhuma obrig ator ieda de de pro videnc iar contratos d e apren dizag em para os a lun o s.

11.9 Os casos omis sos serão re so lvidos pela Com issã o de Process o de Seleçã o do S ENAI -RS.

(7)

ANEXO I REQUERIMENTO

REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE RECURSO DE ACESSIBILIDADE PARA REALIZAR A PROVA DO EDITAL Nº 01/2021.

Eu, _______________________________________, portador do CPF _______________, venho requerer recurso de acessibilidade para realizar a prova referente ao Edital nº 01/2021, por ser uma pessoa com deficiência, conforme as informações prestadas neste requerimento e comprovadas com por meio de cópia de atestado médico em anexo.

Pessoa com deficiência categoria da deficiência ( ) auditiva, ( ) visual ( ) física ( ) intelectual.

O requerente deverá assinalar com um X o tipo de recurso de acessibilidade que necessita para realizar a prova online referente ao EDITAL nº 01 /2021

Prova ampliada: Indicado para candidatos com baixa visão ou visão monocular, essas provas são impressas com fonte 24 e imagem ampliadas. Os candidatos poderão ser acomodados individualmente, se houver necessidade de auxílio de ledor ou transcritor.

Prova em braile: Indicada para candidatos com deficiência visual/cegos, as provas em braile são transcritas segundo um código em relevo e aplicadas em salas individuais. Neste caso, o candidato conta com um ledor das questões e um transcritor de respostas.

Auxílio ledor: Indicado para candidatos com deficiência visual/cego, visão monocular, deficiência intelectual, autismo, déficit de atenção, dislexia ou discalculia. O atendimento é prestado individualmente por duplas de ledores, que também podem atuar como transcritores de respostas.

Auxílio para transcrição: Candidatos com impossibilidades de escrever ou preencher o cartão-resposta podem contar com transcritores, que atuam em dupla e com o apoio de ledores.

Libras: Candidatos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que também podem solicitar apoio do tradutor-intérprete para esclarecer dúvidas na leitura dos enunciados, de palavras, expressões, textos em Língua Portuguesa.

Fácil acesso: Pessoas com dificuldades de se movimentar em decorrência da redução da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e/ou percepção têm direito a um local de prova com acessibilidade, próximas aos banheiros disponíveis no recinto.

(8)

ANEXO II

EDITAL Nº 01/2021 REGIÃO DE MARAU/ CFP SEN AI Nica ndro Ol tramari DOS CURSOS E DO INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos objeto deste Edital serão gratuitos.

Os cursos terão início das aulas previsto para o dia 08/02/2021, sendo as aulas ministradas de segunda a sexta-feira nos turnos matutino ou vespertino.

Os cursos, objetos deste Edital são os seguintes:

Eletricista Industrial Tarde 800 25 Idade: Ter, no mínimo, 14 anos no início do curso e, no máximo, 24 anos de idade na conclusão do curso. Escolaridade mínima: estar matriculado e frequentando ou ter concluído o Ensino Médio.

(9)

ANEXO III

LISTA DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (9° ANO) – ENSINO FUNDAMENTAL II

Língua Portuguesa

Gêneros Textuais: Conto (social, psicológico, de amor); Relato pessoal; Crônica; Artigo de divulgação;

Semântica (sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e ambiguidade);

Acentuação gráfica: monossílabos tônicos, paroxítonas, proparoxítonas, oxítonas;

Verbo: termos verbais compostos e correlação entre tempos verbais; Concordância verbal;

Colocação pronominal;

Formas de tratamentos usuais, de referências e suas abreviaturas; Período simples: identificação de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto;

Período composto (por coordenação e por subordinação);

Orações Subordinadas Substantivas: identificação e classificação (subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa e apositiva);

Orações Subordinadas Adjetivas: identificação e classificação (restritiva e explicativa);

Conectivos: conjunção integrante e pronomes relativos; Objeto direto e Objeto indireto;

Frase, Oração e Período;

Termos Essenciais, Integrantes e Acessórios da Oração; Aposto e Vocativo;

Período Composto por Coordenação; Período Composto por Subordinação; Concordância Verbal e Nominal; Figuras de Linguagem.

Matemática

Monômios e polinômios; Produtos notáveis e fatoração; Potenciação e radiciação.

Valor numérico de uma expressão algébrica; Operações com polinômios;

Operações com polinômios; Fatoração;

Frações Algébricas;

Sistema de equações do 1º grau; Número PI;

Estudo dos Polígonos; Estudo dos Triângulos; Teorema de Pitágoras; Estudo dos Quadriláteros;

Referências

Documentos relacionados

Antes de executar a manutenção no regulador, desligue a pressão de entrada e saída e remova a compressão de mola girando o botão de configuração completamente no sentido

• biopirataria: desestimular a captura e a caça de animais silvestres e exóticos e à venda desses.. animais, quer seja pela satisfação de mantê-los em cativeiro, quer seja

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no