• Nenhum resultado encontrado

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTAGEM"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTAGEM

01 – PERFIL DO CURSO

Nas duas últimas décadas, as mudanças no ambiente dos negócios, principalmente a transição da sociedade industrial para a sociedade digital, alterou a arquitetura de informação das organizações e o desempenho das pessoas. Com isso, a aquisição do conhecimento sofreu rupturas significativas quanto a metodologia até então aplicada. O como fazer? Não é mais suficiente, já que nesse ambiente atual as indagações básicas sobre o conhecimento são: para que fazer, o que deve ser feito? e, como arquitetar o fazer melhor?

Os cursos de graduação em Ciências Contábeis têm uma missão árdua nesse contexto, ou seja: desenvolver conhecimento, principalmente, em mensurações financeiras (monetárias) e de desempenho físico-operacional e oferecer indicadores críticos (informações avaliadas) sobre recursos e variações - tangíveis e intangíveis - históricos, contemporâneos e futuros das organizações (entidades) em geral. Tal conhecimento, no curso de graduação em Ciências Contábeis constituirá, porém, na estrutura para um futuro processo de educação continuada e de habilidades especializadas. Nada menos que isso, certamente será exigido do futuro profissional de contabilidade em ambientes de mudanças constantes.

É importante salientar que a educação na área contábil não ficou indiferente às mudanças experimentadas pelo mundo dos negócios. Ela, integrando este ambiente, tem sido influenciada, em diversos momentos da história brasileira, por uma série de variáveis. Atualmente, a globalização, a competição mais acirrada entre as empresas, o ambiente econômico pelo qual o país atravessa, dentre outros, são fatores que exigem respostas por parte dos contadores. Assim sendo, o ensino nesta área passa, pois, a ser vital para o desenvolvimento da profissão contábil e também para que esta ganhe maior importância perante a sociedade.

O curso de Ciências Contábeis em Contagem tem o perfil gerencial, os alunos recebem desde o primeiro período em disciplinas de contabilidade e também em disciplinas da área de gestão, uma formação voltada para o gerenciamento de diversos setores organizacionais e também o meio empresarial como um todo.

O curso de Ciências Contábeis foi implantado em Contagem com o objetivo estratégico de atender a uma demanda técnica e intelectual de profissionais da área contábil para trabalharem em diversas indústrias do município, nos setores: contábil, fiscal, de auditoria, perícia e recursos humanos.

02 – ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares têm por objetivo flexibilizar o currículo, permitindo a cada aluno definir, segundo seus interesses, uma parte de sua formação. Elas possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as

(2)

ações de extensão junto à comunidade, hipóteses em que o aluno alargará o seu currículo com experimentos e vivências acadêmicas, internos ou externos ao curso, dada a amplitude e a rica dinâmica dessas atividades.

Estimulam, portanto, a prática de estudos independentes, a interdisciplinaridade, a permanente e contextualizada atualização profissional específica, constituindo componentes curriculares enriquecedores e fortalecedores do perfil desejável do formando.

Com essas atividades, o aluno poderá construir um percurso escolar mais particularizado, respeitando seus interesses e a necessidade de uma formação que atenda ao aprimoramento contínuo exigido pelas transformações na sociedade global e pela constante evolução do conhecimento.

As 108 (cento e oito) horas destinadas às Atividades Complementares são obrigatórias para a integralização curricular. Essas atividades poderão ocorrer em qualquer etapa do curso, desde que previamente aprovadas pelo Colegiado, e deverão ser escolhidas pelo aluno conforme itens definidos a seguir:

Participação em congressos, conferências, simpósios, seminários, oficinas, mesas-redondas, videoconferências e atividades similares no campo das Ciências Contábeis; participação em programas de treinamento, desenvolvimento ou aperfeiçoamento profissional, desde que orientados para o exercício profissional contábil; exercício profissional em função correlata, com utilização de conhecimentos, técnicas e/ou práticas das Ciências Contábeis; atividades ou projetos de extensão; aprovação em disciplina de graduação que seja complementar à área de Ciências Contábeis; atividades de monitoria; atividades de iniciação científica; estágios extracurriculares; projetos de pesquisa.

A comprovação das Atividades Complementares será feita mediante apresentação de certificação de participação do aluno, na qual deverão constar:

 Nome da entidade promotora e/ou executora do evento;

 Dados sobre a atividade (nome do evento, especialistas, condutores, programa, conteúdo);

 Carga horária prevista e cumprida pelo aluno.

O reconhecimento formal da entidade promotora por si só não habilita o evento, pois caberá aos coordenadores do Curso de Ciências Contábeis, e/ou aos professores por eles designados, decidir sobre o aceite ou não de cada atividade proposta, recorrendo, quando for o caso, a novas informações junto à entidade promotora.

As atividades de formação complementar, de difícil mensuração, terão sua carga horária definida com base nos critérios apresentados no Quadro de “REGULAMENTAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES”, constante do item “Anexos”. Os casos omissos serão definidos pela Coordenação do Curso, ouvidos, quando necessário, especialistas da área a que estejam vinculadas.

As atividades de formação complementar não se configuram como uma “disciplina”, no que se refere aos critérios de gestão acadêmica, tais como: custeio hora/aula; regime de matrícula, notas de aproveitamento e aferição de freqüência.

(3)

03 – REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UM PERFIL DE FORMAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR PERIODIZADA

Curso:

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Modalidade:

(x) bacharelado

( ) licenciatura

Local de funcionamento:

CONTAGEM

Protocolo E-mec:

2009 00649

Tipo:

Renovação de Reconhecimento

DISCIPLINA CARGA

HORÁRIA

Contabilidade Introdutória 72

Teoria Básica da Contabilidade 37

Introdução ao Estudo de Ciências Sociais 71

Direito Empresarial 108

Metodologia do Trabalho Científico 72

PERÍODO

Matemática 71

SUB TOTAL DO PERÍODO 431

DISCIPLINA CARGA

HORÁRIA

Contabilidade Básica 72

Direito do Trabalho e Legislação Previdenciária 72

Estatística 71 Filosofia I 72 Macroeconomia 72 PERÍODO Administração Geral 71

SUB TOTAL DO PERÍODO 430

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Contabilidade Intermediária 72 Direito Tributário 72 Métodos Quantitativos 71 Filosofia II 71

Produção e Compreensão de Textos 37

Introdução à Ciência Atuarial 36

PERÍODO

Logística das Organizações 72

SUB TOTAL DO PERÍODO 431

DISCIPLINA CARGA

HORÁRIA

Contabilidade Avançada 72

Contabilidade Fiscal e Tributária 72

PERÍODO

(4)

Planejamento e Gestão Governamental 71

Psicologia Aplicada às Organizações 71

Microeconomia 72

SUB TOTAL DO PERÍODO 430

DISCIPLINA CARGA

HORÁRIA

Sistemas Contábeis I 70

Contabilidade de Custos 73

Teoria Avançada da Contabilidade 37

Planejamento Fiscal e Tributário 73

Matemática Financeira 73

Orientação de Estágio (32 + 72) 104

PERÍODO

Cultura Religiosa I 72

SUB TOTAL DO PERÍODO 502

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Sistemas Contábeis II 71 Análise de Custos 72 Contabilidade Governamental 72 Auditoria 108

Contabilidade e Orçamento Empresarial 72

PERÍODO

Ética Profissional 36

SUB TOTAL DO PERÍODO 431

DISCIPLINA CARGA

HORÁRIA

Análise das Demonstrações Contábeis 64

Controladoria em Agronegócios 64

Contabilidade de Instituições Financeiras e Mercado de Capitais 64

Administração Financeira 64

Tópicos Contemporâneos em Contabilidade I 64 Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) 70

PERÍODO

Cultura Religiosa II 32

(5)

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Gestão de Controladoria 64

Planejamento e Gestão Estratégica 64

Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) 108

Optativa 64 Perícia Contábil 64 Atividades Complementares 108 PERÍODO Contabilidade Internacional 64

SUB TOTAL DO PERÍODO 536

TOTAL HORAS/AULA DO CURSO: 3.613

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO (60 MINUTOS): 3.011

OBSERVAÇÃO: Dentre as disciplinas optativas ofertadas está a disciplina “LIBRAS - Introdução aos Conhecimentos Básicos da Língua Brasileira de Sinais” com 68 horas. O aluno que optar por cursar a disciplina “LIBRAS - Introdução aos Conhecimentos Básicos da Língua Brasileira de Sinais” com 68 horas, fica dispensado de cursar a disciplina Optativa: Tópicos Contemporâneos em Contabilidade II com 64 horas.

04 – PERFIL DO EGRESSO

Em que pese a importância do preparo do aluno para o mercado de trabalho, um dos aspectos basilares desse processo é a formação de profissionais capazes de exercer sua atividade com pleno conhecimento de sua responsabilidade para com a sociedade. Nesse sentido, duas questões, de fundo, precisam orientar a discussão dos objetivos deste projeto:

1. Que profissionais pretendemos formar? Que habilitações e habilidades esses profissionais deverão possuir?

2. Que investimentos acadêmicos se impõem para atender às demandas de uma formação para o mercado de trabalho e para a inserção do profissional na sociedade?

Como se pode notar, os propósitos não são tímidos. Pretende-se realizar uma proposta curricular nova, sintonizada com as transformações que o ambiente nacional e internacional impõe a todos os profissionais e, especialmente, aos contadores do novo milênio.

O Curso de Ciências Contábeis proposto neste Projeto busca, entre outros objetivos, viabilizar a formação profissional do aluno para exercer a função de gestor contábil, o que pressupõe uma boa formação humanística, específica e de formação complementar e o desenvolvimento da capacidade de gerir os assuntos contábeis e gerenciais de modo eficiente, o que exige a compatibilização do bacharelado com a formação profissionalizante.

Para isso, o currículo está organizado em torno de três eixos: formação geral e humanística, formação específica e formação complementar, privilegiando-se a integração horizontal entre os

(6)

conteúdos de um dado período letivo. Isso é feito de modo a permitir a realização de estudos e de outras atividades acadêmicas vinculadas a temas, pesquisas e questões relevantes tanto na perspectiva social quanto na perspectiva de avanço de conhecimentos específicos da área de formação.

As disciplinas do eixo de formação geral e humanística, além de constituírem espaço para a reflexão sobre questões emergentes no mundo contemporâneo, pretendem contribuir para uma visão multidisciplinar da área gerencial e das demais áreas de conhecimento.

O eixo de formação específica constitui a base do saber característico da área de atuação do bacharel em Ciências Contábeis e é composto por um conjunto de disciplinas e de atividades acadêmicas que conferem uma identidade especial ao curso.

As atividades de formação complementar têm como objetivo enriquecer/flexibilizar o currículo, permitindo a cada aluno definir, segundo seus interesses, uma parcela de sua formação em nível superior.

Buscar-se-á habilitar o egresso do Curso de Ciências Contábeis com habilidades para atuar profissionalmente como agente econômico responsável pela prestação de contas de sua gestão perante a sociedade na qual está inserido (accountability), exercendo com ética e proficiência as atribuições que lhe são prescritas por meio da legislação específica. Em consonância com essa proposta, o curso deverá:

a) Oferecer oportunidades de desenvolvimento da capacidade crítico-analítica de avaliação das implicações organizacionais, face ao advento das tecnologias da comunicação e da informação.

b) Promover oportunidades para o desenvolvimento da compreensão das questões contábeis nos diferentes modelos de organização, de âmbito nacional e internacional. c) Formar contadores para o exercício profissional, orientados por princípios éticos na sua

prática profissional, aptos a exercer suas responsabilidades com expressivo domínio das funções contábeis.

d) Disponibilizar o acesso a técnicas e instrumentos que permitam a aplicação prática e o pleno exercício das atribuições do Contador dentro de uma visão superior da Contabilidade.

e) Ensejar condições para uma produção adequada e contínua do conhecimento intelectual, permitindo a inserção do Contador nas práticas atuais verificadas no mundo dos negócios, especialmente na área de gestão aplicada a controladoria financeira das organizações.

f) Ampliar o conhecimento de disciplinas afins à Contabilidade, habilitando o futuro profissional para a compreensão das relações entre as disciplinas dos campos da Economia, Administração, Ciência da Informação e Direito.

05 – FORMA DE ACESSO AO CURSO

O ingresso nos cursos da Universidade é realizado mediante processo seletivo, realizado pelo sistema de provas ou pela média obtida no Exame nacional do Ensino Médio (ENEM), ou por aproveitamento de estudos.

Por processo seletivo entende-se a admissão aos cursos de graduação e seqüenciais, aberto a candidatos que hajam concluído o ensino médio ou equivalente, nos termos do disposto na

(7)

legislação aplicável, no Estatuto da Universidade e no Regimento Geral, e conforme as normas e critérios regulamentados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Por aproveitamento de estudos entende-se a admissão por meio de:

o transferência de aluno de outra instituição de ensino superior: A Universidade

poderá aceitar transferência de aluno procedente de cursos idênticos ou afins aos seus, mantidos por instituições nacionais de ensino devidamente autorizadas ou reconhecidas nos termos da legislação vigente, ou por instituições idôneas de países estrangeiros;

o ingresso de portadores de diploma de curso superior que desejam obter novo

título: Poderá ser aceita a matrícula de portadores de diploma de curso superior

devidamente registrado para obtenção de novo título;

o complementação de estudo, para obtenção de nova habilitação, em um mesmo

curso de graduação: O diplomado que desejar a obtenção de nova habilitação ou

ênfase no mesmo curso em que se graduou, poderá requerer matrícula para complementação de estudos, verificada a existência e a oferta de vagas, definidas pelo Colegiado de Coordenação Didática do Curso;

o ingresso de alunos estrangeiros, mediante convênio cultural do Brasil com outros

países e demais convênios acaso assinados pela PUC Minas;

o ingresso de ex-alunos que abandonaram o curso ou cancelaram sua matrícula, nos

termos do Regimento Geral;

o reopção: Poderá requerer reopção o aluno que esteja regularmente matriculado na

Universidade no semestre letivo em que solicitar a reopção, e que pretenda transferir-se para curso da mesma área daquele em que transferir-se acha matriculado;

o transferência interna: Poderá requerer transferência interna o aluno que esteja

regularmente matriculado na Universidade no semestre em que solicitar a transferência e que pretenda transferir-se para curso de área diversa do seu.

O detalhamento das formas de ingresso e critérios específicos para a admissão na Universidade integra as Normas Acadêmicas do Ensino de Graduação e dos cursos Seqüenciais da PUC Minas, documento aprovado pela Resolução nº 15/1989, de 22 de janeiro de 1989, e alterado pela Resolução nº. 23/2004, de 13 de dezembro de 2004, e pela Resolução nº. 12/2005, de 02 de dezembro de 2005 em reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

As vagas para o processo seletivo em oferta para cada curso, turno, habilitação e local são estabelecidas em edital, publicado pela Secretaria Geral da Universidade e normatizadas pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Comissão Permanente do Vestibular, após o levantamento feito pelo órgão responsável pelo registro acadêmico e Secretarias de Unidades.

A efetivação da matrícula é feita de acordo com a definição de currículo estabelecida pelo Colegiado de Coordenação Didática do Curso, respeitada a disponibilidade de vagas nas disciplinas, após a matrícula dos alunos regulares.

06 – SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE CURSO

O processo de avaliação e de acompanhamento deste projeto pedagógico será contínuo, de forma a possibilitar correções e reorientação das práticas pedagógicas, buscando-se, assim, atingir os objetivos traçados.

Para uma avaliação permanente desta proposta, serão realizados, ao final de cada semestre, seminários organizados pelos Colegiados de Coordenação Didática dos Cursos, os

(8)

quais contarão com a participação de todo o corpo docente e representantes de cada uma das turmas. Este será o espaço para discussão do projeto pedagógico, espaço este que permitirá interlocução entre os coordenadores de cursos, de atividades investigativas, de estágio, de atividades interdisciplinares, de atividades complementares e de trabalho de conclusão de curso. O que se pretende com a avaliação contínua é a reflexão, o diagnóstico, a aferição, o redimensionamento e o aperfeiçoamento de todas as ações e práticas pedagógicas propostas.

A formação continuada do corpo docente será possibilitada com a realização de cursos, reuniões de estudos e de integração para abordagens sobre metodologias de ensino e aprendizagem. Os docentes poderão ser capacitados pelos cursos a distância ofertados pela universidade através da PUC Virtual, visando a sua adaptação às mudanças propostas neste projeto.

07 – SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O sistema de avaliação assume como princípio fundamental o caráter formativo das atividades que visam à avaliação e reavaliação do processo de aprendizagem e do desempenho do aluno.

A avaliação e a reavaliação do processo de aprendizagem e do desempenho do aluno serão feitas por intermédio de atividades didáticas, propostas pelo professor ou por um conjunto de professores de cada período do Curso, com o objetivo de acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem e o desempenho do aluno e/ou do aluno considerado no contexto de um grupo de alunos. Essas atividades deverão sempre considerar o diálogo teoria/prática.

Em consonância com as Normas Acadêmicas da Universidade são consideradas atividades de avaliação e reavaliação portifólios, trabalhos interdisciplinares, auto-avaliação e provas orais ou escritas, projetos de investigação, trabalhos teóricos, práticos e de campo, seminários e congêneres, entre outros instrumentos de avaliação do processo ensino-aprendizagem. As provas constituem, evidentemente, um instrumento eficiente de avaliação de conteúdos. Os resultados que elas fornecem precisam, entretanto, ser comparados com o desempenho dos alunos no dia-a-dia, sendo necessário que as lacunas observadas sejam retomadas e trabalhadas, para que as dificuldades dos alunos sejam superadas.

As atividades de avaliação e de reavaliação propostas devem, preferencialmente, abranger a interdisciplinaridade, envolvendo saberes e habilidades construídas interdisciplinarmente no período em que se encontra o aluno e ao longo de seu percurso acadêmico prévio.

A avaliação de uma disciplina do Curso deverá pautar-se na atividade ou nas atividades aplicadas pelo professor e cada atividade de avaliação não poderá ultrapassar a 30 (trinta) pontos.

Pelo menos 60% (sessenta por cento) das atividades de avaliação a serem mensuradas deverão ser desenvolvidas individualmente, exceto disciplinas de laboratório.

Em atividades de avaliação em conjunto, o número de alunos por grupo não deve ultrapassar o limite de 06 (seis) componentes.

(9)

O aluno que não alcançar 60% (sessenta por cento) dos pontos em atividades de avaliação no decorrer do semestre letivo terá direito a realizar pelo menos 01 (uma) e, no máximo, 03 (três) atividades de reavaliação, proposta(s) pelo professor, as quais serão desenvolvidas individualmente.

No caso de o professor optar por realizar uma única atividade de reavaliação do processo de aprendizagem e do desempenho do aluno, a mesma deverá realizar-se na última quinzena do semestre letivo.

08 – ATIVIDADES DE CONCLUSÃO DE CURSO

I - Introdução

O desenvolvimento do trabalho monográfico no final do Curso vem coroar as ações e estímulos, iniciados com a disciplina Metodologia do Trabalho Científico, voltados ao propósito de não banalizar a pesquisa, mas fazer dela expediente cotidiano de ensino e aprendizagem, para produzir conhecimento e autonomia do aprendiz.

A busca de mudança de atitude do aluno diante do conhecimento e do mundo faz parte do processo de construção do desenvolvimento intelectual dele. Pelo questionamento sistemático e crítico regido por princípios teóricos e metodológicos, o aluno, supervisionado por seu orientador – os sujeitos de produção do conhecimento – há de analisar o seu objeto de estudo, inserido na realidade profissional, e poderá chegar à constatação de sua teoria pela prática investigativa.

II – Escolha do Tema

O tema deverá ser de livre escolha do aluno, dentre as inúmeras possibilidades abordadas durante o Curso. Convém lembrar que os trabalhos interdisciplinares já produzidos poderão servir de base à pesquisa para o TCC.

A diferença básica entre um trabalho escolar ou um trabalho interdisciplinar (que envolve mais de uma disciplina) e o TCC é que este último é monográfico, ou seja, constitui-se em dissertação que deverá ter a pretensão de esgotar determinado tema restrito, enquanto aqueles podem ser mais abrangentes e superficiais.

Assim, a escolha do tema é fundamental, bem como sua delimitação objetiva no contexto teórico e prático da pesquisa, visando à elaboração final do texto.

III – Indicação do Professor Orientador

Todos os professores da instituição estão tecnicamente aptos a orientar a produção de trabalhos monográficos. Entretanto, a requisição de orientador mais afinado ao tema poderá contribuir de maneira significativa para a celeridade no desenvolvimento do TCC, na medida em que o conhecimento prático auxilia na dimensão teórica da pesquisa. Nesse contexto, será preparada relação de professores, disciplinas afins e disponibilidades de horário para orientação.

Cabe ressaltar que a indicação do professor orientador é prerrogativa institucional. A Coordenação Didática do Curso de Ciências Contábeis buscará ajustar temas e disponibilidades dos professores com as intenções manifestadas pelos alunos em tempo hábil.

Cada professor poderá orientar um certo número máximo de alunos, em horários previamente acertados. Assim, quanto antes se concretizar a indicação do professor, melhor para todos.

(10)

Feitas as adequações entre disponibilidades dos professores e, na medida do possível, os interesses dos alunos, serão oficializadas e divulgadas as indicações dos professores orientadores ao desenvolvimento do TCC e respectivos alunos orientandos.

IV – Elaboração do projeto

O aluno deverá produzir seu projeto de pesquisa, no desenvolvimento da disciplina TCC I e entregá-lo ao Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso.

V – Elaboração do texto

Seguindo o cronograma estabelecido, o aluno deverá produzir o texto, respeitando as normas da ABNT estabelecidas para trabalhos científicos monográficos, conforme documento editado pela biblioteca da PUC Minas.

VI – Depósito e defesa do TCC

A versão final do TCC deverá ser depositada na Coordenação do TCC. Posteriormente, serão nomeadas bancas examinadoras perante as quais cada aluno defenderá seu trabalho, em sessão pública.

O cronograma para depósito e defesa será divulgado de acordo com o Calendário de Atividades Acadêmicas do Curso de Ciências Contábeis.

VII – Carga horária TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido no sétimo e oitavo períodos. No sétimo período o aluno desenvolve o projeto na disciplina TCC I, cuja carga horária é de 38 horas e mais 32 horas de atividades extra-classe, totalizando 70 horas.

No oitavo período, o aluno elabora o Trabalho de Conclusão de Curso na disciplina TCC II, cuja carga horária é de 32 horas e mais 76 horas de atividades extra-classe, totalizando 108 horas.

Portanto, a carga horária total destinada a elaboração do TCC é de 160 horas. 09 – ESTÁGIO CURRICULAR

São consideradas como estágio curricular supervisionado as atividades de aprendizagem social, cultural e profissional, proporcionadas pela participação do estudante em situações reais de vida e de trabalho, podendo ser realizadas na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, com o envolvimento e a orientação dos professores do curso. Haverá um Coordenador de Estágio Supervisionado para oferecer um suporte institucional aos alunos, aos professores e às empresas e instituições envolvidas. A empresa/organização onde essa prática será feita, em situações reais, precisa estar regularmente constituída e oferecer oportunidades que, de fato, permitam ao aluno usar os seus conhecimentos tecnocientíficos.

O Estágio Supervisionado será desenvolvido de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Contábeis, nos termos da Resolução Nº 10, de 16 de dezembro de 2004, do CNE e em consonância com a nova concepção de Estágio Supervisionado em vigência no âmbito da PUC Minas. Essa concepção é coerente com as metas do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho, no sentido de impedir a exploração da mão de obra estudantil e adequar o curso à realidade específica da região onde esse é ministrado.

(11)

As atividades de estágio poderão ocorrer após a matrícula na disciplina de Estágio. O estágio curricular supervisionado deve representar, para o aluno, uma oportunidade de elaboração de conhecimentos mais sistemáticos sobre a sua prática profissional, por meio da observação e da reflexão. Portanto, ele deve ser planejado e executado de forma a:

 possibilitar a realização de atividades específicas na área das Ciências Contábeis, com vistas a estimular a participação e a criatividade do aluno e a ampliar o desenvolvimento das suas competências técnicas e sociais;

 promover oportunidades de discussão daquilo que é observado e vivenciado na prática, de forma a viabilizar transformações e avanços nos seus fundamentos;

 promover a articulação teoria-prática, por meio da reflexão crítica sobre a situação concreta em questão, à luz dos conceitos construídos no decorrer do curso;

 viabilizar a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

O estágio supervisionado será detalhado e regulamentado em projeto específico, no qual deve ser explicitada sua relação orgânica com a estrutura curricular do curso e a sua contribuição para o estabelecimento da interface teoria-prática. É igualmente importante que o projeto preveja a verificação e a avaliação, em processo, dos resultados parciais do estágio, de modo a permitir uma reprogramação da prática, quando necessária.

Como prática de estágio supervisionado temos as atividades de extensão universitária. Ações extensionistas podem representar, inclusive, uma contrapartida da PUC Minas às parcerias pretendidas. Entre as possibilidades de atuação nesse campo, podemos citar: projetos de pesquisa aplicada, para pequenos empresários, voltados para a otimização de resultados; consultorias a artesãos, no tocante aos impostos e regularização de suas atividades; orientações a pessoas físicas, quanto a prestação de contas com o fisco; assessorias técnicas a entidades não governamentais, filantrópicas e congêneres (Terceiro Setor), referentes às prestações de contas de gastos provenientes de convênios e de outros instrumentos, firmados junto aos entes governamentais; realização de cursos específicos a integrantes de entidades da comunidade; outros, desde que aprovado pelo Colegiado do Curso; etc.

A carga horária do Estágio Curricular é composta de 32 horas integralizadas por meio da disciplina Estágio Supervisionado e mais 72 horas a serem comprovadas através de estágio exercido em unidades concedentes de caráter público ou privado, conveniadas com a PUC Minas, a partir do 5º período.

Referências

Documentos relacionados

Os trabalhos publicados nas revistas apresentam uma discussão mais aprofundada e abrangem pesquisas que abordaram as relações étnico-ra- ciais nos cursos de formação inicial

Dou-vos graças, Senhor santo, Pai oni- potente, Deus eterno, que sem merecimento ne- nhum da minha parte, mas só por um efeito da vossa misericórdia, Vos dignastes

Estes apontamentos servem como subsídio para despertar a igreja quanto ao fenômeno e desafiá-la a ações missionárias e pastorais junto à população idosa..

Acreditamos que para o ensino da matemática ser efetivo, cabe ao professor propiciar oportunidades para que os alunos atribuam significados aos objetos matemáticos e que

Para atingir os objetivos institucionais e do Curso de Ciências Contábeis, tanto o PDI quanto Projeto Pedagógico de Curso foram elaborados tomando por base o perfil do

O aluno poderá realizar o seu artigo com um Orientador Especial (um professor do curso de Ciências Contábeis do UNISAL-Lorena, que esteja disposto a

- em uma postura eco educativa, a partir da Cultura da Vida, em defesa da vida humana e do meio ambiente. O UNISAL entende que é preciso articular as práticas de

Organização de seminários, congressos, simpósios ou eventos acadêmicos similares (na área ou áreas afins) a partir de 2006: 0,2 ponto cada. Participação em seminários,