• Nenhum resultado encontrado

Cogeração. Soluções de Calor e Energia Combinados por um Futuro Sustentável

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cogeração. Soluções de Calor e Energia Combinados por um Futuro Sustentável"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Cogeração

Soluções de Calor e Energia Combinados

por um Futuro Sustentável

(2)

Em sua busca por soluções de energia mais sustentáveis e produtivas, as empresas de geração de energia estão se voltando para sistemas de cogeração, também chamados de sistemas de geração de calor e energia combinados (CHP), que produzem simultaneamente energias elétrica e térmica a partir de uma única fonte de combustível. A cogeração não somente resulta e maior eficiência e redução de custos, como também ajuda os usuários a cumprir com os padrões de emissões e, em alguns países, a ganhar “créditos de

carbono”, que podem ser vendidos ou usados para compensar emissões.

Como parte da Cummins Power Generation, Cummins Energy Solutions Business (ESB) conta com a experiência de especialistas para ajudar sua organização a colher todos os benefícios que a cogeração oferece.

Regulamentações mais rígidas de emissões,

concorrência acirrada e necessidade de maior eficiência:

todos esses fatores estão levando os usuários de

energia a repensar suas estratégias. Para enfrentar

esses desafios, precisamos maximizar a eficiência

para cortar custos de consumo de energia e também

operacionais, ao mesmo tempo em que contribuem

para um mundo mais limpo e sustentável.

Cogeração.

Melhor para seu Negócio;

Melhor para o Mundo.

2

A marca da cogeração Cummins ESB. Procure-a em todas as publicações e matérias sobre cogeração.

(3)

3 Alcançando as metas de energia nos dias

atuais

E se você pudesse aumentar a produtividade de energia e usar menos combustível, diminuir custos e reduzir emissões de carbono? A cogeração torna isso possível ao gerar energia elétrica e utilizar o calor residual criado para fornecer vapor, água quente e aquecimento. O resultado são duas formas de energia a partir de um sistema eficiente e de baixo nível de emissões. Há uma outra opção– trigeração. Essa tecnologia adiciona resfriadores por absorção ao processo de cogeração para gerar arrefecimento para um sistema de ar-condicionado ou para a refrigeração.

Ambos permitem que empresas acelerem o retorno sobre o investimento (ROI) e atendam os padrões de emissões. Além disso, em muitos países, usinas de cogeração locais autônomas podem se proteger contra a volatilidade da matriz energética, produzindo a capacidade necessária de energia, ao mesmo tempo em que otimiza a confiança. Empresas podem também vender a energia de cogeração excedente à matriz energética ou a outros usuários visando obter receita extra e, dependendo de onde estão, tirar proveito dos programas de incentivos ambientais e dos créditos que podem ser trocados com lucro ou serem usados para compensar emissões.

Tornando a Energia de Baixo Custo

e Sustentável uma Realidade.

Todos esses benefícios fazem da cogeração uma etapa positiva em termos comerciais e ambientais para organizações em todo o mundo.

Cummins ESB – seu parceiro especialista

A Cummins ESB é especialmente qualificada para ajudá-lo a realizar as oportunidades de cogeração. Ao aproveitar a experiência de líder mundial da Cummins Power Generation e desenvolver soluções em torno de grupos geradores a gás Lean-Burn robustos e efi-cientes da Cummins, temos a capacidade de projetar usinas de cogeração completas para aplicações de 300 kW a 20 MW, em qualquer lugar do mundo.

Soluções para aplicações diversas

A Cummins ESB sabe, por experiência, como a cogeração proporciona benefícios consideráveis a uma vasta gama de aplicações. Cogeração e trigeração são particularmente indicadas para a fabricação e também para projetos industriais, como o processamento de alimentos, mineração e estufas, bem como instalações públicas como aeroportos, escolas e aterros sanitários.

(4)

Processo de cogeração

Nossos sistemas de cogeração a gás usam motores Cummins a gás Lean-Burn comprovados para acionar os geradores de forma a produzir eletricidade. O calor residual do fluxo de escape e dos circuitos de arrefecimento do motor é extraído por meio de um sistema de recuperação de calor e usado para produzir vapor ou

água quente para aquecimento residencial, aquecimento geral ou local.

Processo de trigeração

Com a trigeração, os resfriadores (chiller) por absorção são ligados ao processo de cogeração. Esses refrigeradores (chiller) usam os fluxos de energia térmica gerada pelo sistema de recuperação de calor para produzir água refrigerada, que depois é usada no arrefecimento de processos industriais, aparelhos de

ar-condicionado e/ou refrigeração.

Nossas soluções de cogeração e trigeração usam geradores a gás Lean-Burn da Cummins para produzir eletricidade, um sistema de recuperação de calor para capturar o calor residual e no caso de trigeração, resfriadores (Chillers) por absorção para arrefecimento. Ambas as abordagens podem obter potenciais economias de energia de 35% ou mais.

Alimentando diversas aplicações

A cogeração e a trigeração são bastante indicadas para estas instalações, dentre outras:

Como a energia pode ser usada

A energia da cogeração pode ser usada para finalidades múltiplas, de sistemas de aquecimento de edifícios e estufas a produção de calor

para produção de gêneros alimentícios e água quente para processos industriais. A trigeração, entretanto, pode fornecer arrefecimento para tudo, de aparelhos de ar-condicionado a processos industriais.

4

Como a Cogeração e a Trigeração

Funcionam.

Industrial

Processamento de alimentos, produtos químicos e rações animais Fabricação

Fábricas de papel

Produtos de petróleo e carvão Farmaceuticos Produtos de madeira Negócios Padarias comerciais Data centers Estufas Hospitais Hotéis e Spas

Piscinas e resorts de lazer Escritórios

Armazéns refrigerados

Projetos públicos

Aeroportos

Instalações do governo

Aterros sanitários e digestores de resíduos (Biodigestores) Prisões

Escolas e faculdades

Tratamento de água e de água residual Calor para as Cargas Térmicas: 50% kWs para as Cargas Elétricas 42 a 46% Combustível de entrada: 100%

(5)

5

Obtendo Mais da Energia.

Minimizando Custos e Emissões.

Ao otimizar o uso da energia dentro dos limites do combustível e cortar emissões, a cogeração e a trigeração podem aumentar as eficiências da operação, criar receita adicional e fornecer energia para um futuro mais limpo e melhor.

Eficiência de combustível

Os sistemas de cogeração podem extrair quase três vezes mais energia usável de determinada quantidade de combustível em comparação com usinas de geração de energia centralizadas a carvão, que convertem somente cerca de 27% da energia do combustível em eletricidade usável. As usinas de cogeração locais, que queimam o gás natural ou diversos combustíveis gasosos alternativos, com recuperação de calor associada, podem fornecer eficiência total de até 90%, maximizando o retorno sobre o investimento para empresas de geração de energia.

Redução das emissões de CO2 e NOx

Quando o combustível é consumido em uma usina de cogeração local, produz quase 80% menos dióxido de carbono (CO2) por unidade de energia em comparação com uma usina de geração de energia centralizada a carvão. Essa redução proporcionada pelos grupos geradores a gás Lean-Burn da Cummins é acompanhada pela emissão de níveis muito baixos de óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (PM) próximo de zero. E como esses grupos geradores operam com gás natural e combustíveis gasosos alternativos, eles evitam a queima de combustíveis de alto carbono. Em todas essas formas, as soluções de cogeração da Cummins aumentam a sustentabilidade e ajudam a garantir a conformidade com os padrões de emissões mundiais, dando às empresas um incentivo importante.

Economias de custos

Fazendo uso contínuo da eletricidade e da energia térmica, a cogeração pode fornecer até 35% de economia de energia total dependendo da aplicação e do gás local em relação aos custos de eletricidade. Além disso, empresas podem economizar ainda mais ao reivindicar reembolsos ou incentivos de redução de emissões junto ao governo, como os “créditos de carbono”, que podem ser vendidos com lucro.

Maior confiança e potencial de receita

As usinas de cogeração independentes da matriz energética aumentam o controle que as empresas de geração de energia têm sobre a energia, fornecendo confiança absoluta e proteção contra a elevação dos custos energéticos. A energia excedente pode também ser vendida à matriz energética ou a outros usuários para obter uma receita adicional. Além disso, os geradores a gás Lean-Burn da Cummins funcionam em tubulações de gás natural ultrasseguras ou com combustíveis gasosos obtidos a partir de resíduos, aumentando ainda mais a confiança.

Responsabilidade social

Ao adotar a cogeração, as empresas de geração de energia podem demonstrar sua responsabilidade ambiental, fator decisivo na manutenção de uma imagem positiva dentro do mundo dos negócios e das comunidades.

(6)

Sistemas robustos

Os geradores a gás Lean-Burn da Cummins são ultrarrobustos e operam com segurança em altas temperaturas ambientes e em grandes altitudes. Combinadas com eficiência de combustível superior, alta qualidade de calor e intervalos de manutenção estendidos, resultam no

desempenho de que você precisa para obter um excelente retorno sobre o seu investimento.

Funcionalidade completa

Do gerador a gás ao sistema de comutação, projetamos e fabricamos cada peça de nossos equipamentos de geração de energia. Isso significa que você se beneficiará da

funcionalidade completa e do suporte Cummins de uma única fonte, uma vantagem que

chamamos de The Power of One™. Alta confiabilidade do combustível

Nossos grupos geradores a gás Lean-Burn funcionam em tubulações de gás ou diversos combustíveis gasosos alternativos, incluindo gás de aterros sanitários e os outros biogases. O uso de fontes de combustíveis não-fósseis seguras e abundantes garante um alto nível de previsibilidade e confiabilidade do fornecimento.

Capacidade total

A Cummins ESB possui o “know-how” e os recursos para atender a uma ampla variedade de necessidades do cliente. Nosso serviço turnkey

abrange todas as fases, da avaliação do local até a instalação e a operação contínua.

Experiência comprovada

Temos um registro impressionante de implantação de projetos de cogeração no mundo inteiro. Nossos sistemas fornecem energia a quase tudo, de centros esportivos na China a fábrica de alimentos nos EUA e a outras instalações em todos os continentes.

Ninguém conhece a cogeração melhor do que a Cummins ESB. Inclua nossas tecnologias de energia a gás duráveis e estaremos prontos para colocar a sua usina de cogeração ou trigeração em funcionamento.

6

Por que a Cummins Energy Solutions

Business?

A Cummins instalou uma usina de cogeração na sede do Royal North Shore Hospital em Sydney, Austrália. A usina fornece 4 MWe de potência base de carga em períodos de pico, atendendo aos requisitos de custos e eficiência do cliente, ao mesmo tempo em que emite menos de 250 mg/NM3 de óxidos de nitrogênio.

(7)

Experiência com a Qual Você Pode Contar

no Mundo Inteiro.

Pacotes Turnkey

Quaisquer que sejam os seus requisitos, nós oferecemos a um serviço turnkey completo, adaptado aos seus objetivos. Iniciamos com uma análise detalhada do seu local e do uso de energia para determinar se a cogeração é adequada para a sua operação. Dependendo dos resultados, fornecemos então o pacote completo, do planejamento à instalação e comissionamento. Além disso, dependendo do local, podemos oferecer opções de financiamento flexíveis e garantias de disponibilidade de energia.

Poderoso suporte durante a vida útil

Com 550 distribuidores e 5.200 centros de vendas e serviço no mundo inteiro, nossa rede global de serviços possui alcance e recursos para manter sua instalação funcionando com máxima eficiência, onde quer que você esteja. Nosso suporte durante a vida útil do sistema pode incluir tudo, de suporte técnico a manutenção preventiva e de emergência 24/7, aliado a

garantias abrangentes, contratos de prestação de serviços personalizados e ampla disponibilidade de peças. É tudo o que você precisa para maximizar a longevidade e o valor de seus sistemas.

A próxima etapa

Para discutir suas necessidades e examinar como as soluções de cogeração e trigeração da Cummins podem funcionar para a

sua organização, entre em contato com um distribuidor local da Cummins Power Generation ou visite:

www.cumminspower.com

7

Servindo você com…

550

distribuidores

5.200

lojas de vendas e serviços

20

centros de distribuição de peças

19

centros técnicos

88

instalações de fabricação

40.000

funcionários

… em 190 países Com nossos serviços de classe mundial e suporte global, você pode contar com a Cummins como seu parceiro de cogeração. Qualquer que seja a sua aplicação ou localização, possuímos habilidades e força para atender todos os seus

(8)

América do Norte

1400 73rd Ave. NE, Minneapolis MN 55432, EUA

Telefone 1 763 574 5000 Fax 1 763 574 5298

África

Organização de Negócios da África Private Bag X7 Wendywood 2144 África do Sul Telefone 27 11 589 8400 Fax 22 11 589 8468 Ásia Pacífico

10 Toh Guan Road, no. 07-01, TT International Tradepark Cingapura 608838

Telefone 65 6417 2388 Fax 65 6417 2399

Brasil

Av. das Nações Unidas, 12551 19º andar - Conj. 1907 São Paulo, SP, Brasil

Telefone 55 11 2169 3700 Fax 55 11 2186 4729

China

No.2 Rongchang East Street

Pequim Econômico - Área de Desenvolvimento Tecnológico

100176 P.R. China

Telefone 86 10 59023000 Fax 86 10 59023199

Europa, CIS (Comunidade dos Estados Independentes) e Oriente Médio

Manston Park Columbus Ave. Manston Ramsgate, Kent CT12 5BF Reino Unido

Telefone 44 1843 255000 Fax 44 1843 255902

Índia

Power Generation Business Unit Down Town Centre

8th Floor, B Wing Erandawana, Índia Pune 411 038 Telefone 91 (20) 3011 1274 Fax 91 (20) 6602 8090 América Latina 3350 Southwest 148th Ave. Série 205, Miramar, FL 33027, EUA

Telefone 1 954 431 5511 Fax 1 954 433 5797

México

Eje 122 No. 200 Zona Industrial San Luis Potosí, S.L.P. 78395 México

Telefone 52 444 870 6700 Fax 52 444 824 0082

Pacífico Sul

2 Caribbean Drive, Scoresby, VIC 3179 Austrália

Telefone 61 3 9765 3222 Fax 61 3 9765 3010

www.cumminspower.com

© 2012 Cummins Power Generation Inc. Todos os direitos

reservados. Cummins Power Generation e Cummins são marcas registadas da Cummins Inc. PowerCommand® é uma marca registrada da Cummins Power Generation. The Power of One™ e “Our energy working for you™” são marcas registradas da Cummins Power Generation. Outros nomes de empresas, produtos ou serviços podem ser marcas comerciais ou de serviço de terceiros. As especificações estão sujeitas à alteração sem aviso prévio. EMEASB-5541-PTLAO (10/2012)

Get the free mobile app at

Referências

Documentos relacionados

pela competência outorgada a entidades de direito público para legislarem sobre assuntos de interesse local, suplementando a legislação federal e a estadual no que couber e,

In children aged 4 to 12 years who present an isolated femoral fracture, skeletal traction can be used, the main disadvantages of which are long hospital stay, difficult management

Somente o novo homem gerado segundo a palavra da verdade pode ser declarado justo por Deus, visto que este novo homem é participante da natureza divina, por ter sido de

Projeto e Síntese avaliação Sistema Evolucionário Simulador componentes objetivos estrutura Hardware Sintetizado Circuitos Eletrônicos Reconfiguráveis. FPGA

Sobre a questão da autoestima, outro fato curioso é que, na maioria das reportagens, sejam elas sobre alimentação, estilo ou fitness, há um movimento de se incentivar

Seguindo a mesma linha de pensamento de Schumpeter (ano?), porém expandindo a sua teoria, os neo-schumpeterianos, foram estudiosos que examinaram o processo de inovação

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

A Escola poderá solicitar do Responsável a exclusão de conteúdos que estejam nos recursos educacionais tecnológicos dos alunos, na Internet ou em mídias