• Nenhum resultado encontrado

Seguindo em frente...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seguindo em frente..."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Você quando olha para o passado, vê alegrias,

sofri-mentos, feridas, mágoas, abraços, realizações,

impedi-mentos, mas vê também connuidade apesar de tudo!

Você tomou atalhos, mudou o percurso, seguiu em frente

por estradas que nem imaginou! A vida foi seguindo em

frente e você deixando no passado marcas boas e às

ve-zes ruins também, afinal não somos perfeitos, estamos

a caminho da plenitude humana, mas a estrada ainda

é longa e podemos contribuir com nossa existência.

O Ser Humano chega cada um a encerrar sua existência

em quandade de tempos diferentes e de realizações

individuais disntas, fazendo com isso, justamente

que a VIDA seja tão férl. Olhando o passado, vivendo

este presente e almejando um futuro, é que surge

em nós a força de superar perdas, sofrimentos, desejos

não alcançados, não comparlhados.

A força da VIDA deve insgar em nós a connuidade,

apesar de... afinal VIVER é aproximar-se o mais

profun-damente possível daqueles que percorrem a mesma

estrada, só assim podemos dizer que cumprimos

nossa missão, por que sem o outro nosso próximo não

podemos ser apenas exisríamos, mas sem completar

em nós os objevos que uma VIDA ganhou no exato

momento de seu nascimento e na connuidade de

sua existência nesse planeta: Alcançar ao final o mais

alto grau da evolução humana: O AMOR.

Seguindo em frente...

(2)

Um convite para lá de especial foi preparado pelos alunos do 4° ano B, da Professora Renata Bernegozzi, juntamente com o Professor de Música, Marcelo Hessel. A música de Luiz Gonzaga, “Asa Branca”, foi a abertura para o evento da festa junina cujo tema trabalhado pela escola foi o “rei do baião”. Publicado no facebook do colégio, o vídeo rendeu muitos elogios pelo capricho da apresentação e da forma inusitada do convite.

Uma das festas mais esperadas do ano acon-teceu no mês de junho no espaço Monteiro Lobato. Um “arraiá“ descontraído, cheio de gostosuras e brincadeiras fez do domingo um dia especial. Homenageando nosso rei do baião, Luiz Gonzaga, as professoras do colégio MONTESSO montaram coreografias diferencia-das agradando a todos com o charme e simpa-a dos alunos. “Eita arraiá danado de bom, sô”!

Festa Junina

Produção de Texto

Os alunos do 9º ano A e B após aprenderem durante as aulas de Produção de Texto

com a professora Jordana Romero sobre gênero teatral, colocaram em práca toda teoria apreendida escrevendo uma peça colevamente. Cada turma além de escrever sua peça, cuidou de todos os detalhes como

cenário, figurino e sonoplasa para a apre-sentação. O resultado final foi um sucesso! Uma brilhante apresentação e organização dos grupos garanu risos e divermento aos colegas de escola! Dessa forma uniram a teoria e a práca durante as avidades desenvolvidas no bimestre.

A Pastoral do Menor atua em Sorocaba desde junho de 2002, como um departamento do centro social São José, com o objevo de implantação de centros educacionais comunitários na linha da Pastoral do Menor, em bairros onde havia insu-ficiência de atendimento social a crianças carentes e onde a exclusão social é maior. Desde então a Diretora e Mantenedora do Colégio MONTESSO, Rosaligia de Fama Montezze, ajuda a instuição fortalecendo

cada vez mais o vínculo entre a Pastoral do Menor e o Colégio Montesso. A ideia é poder ajudar os jovens a se desenvolve-rem melhor nos estudos e no trabalho.

Pastoral do Menor

O Professor Armando, de Geo-grafia, executou um brilhante trabalho com os alunos dos 9°s anos. Um verdadeiro tribunal foi simulado pelos alunos com direito à presença do “acusado”, juiz, promotores, advogados de defesa e júri. O assunto debado pelos alunos foi sobre Gandhi e um caloroso debate, com duração de aproximadamente 2 horas cada turma, ocorreu tendo o réu (aluno personificado de Gandhi) iniciado sua defesa, expondo suas ideias e maneira de agir.

(3)

“Comemorar datas especiais na escola ajuda a refler sobre a valorização da família, pois independente de como a família é constuída, sua presença é fundamental na vida das crianças” – afirma a Coordenadora da Educação Infanl Edna Caslho. Além de receberem homenagens através de apresentações musicais de seus filhos, as mães passaram um tempo conversando e apreciando os comes e bebes. A comemoração ainda registrou a importância do afeto, por meio do presente artesanal que as crianças fizeram em classe para presentear a mãe.

Dia das Mães

Teatro “Dona Baratinha“

Operários

A Professora Angela Antunes, 2°s anos, trabalhou com seus alunos

resgatando as músicas clássicas infans com a história “Dona Baranha”, de Ana Maria Machado. O resultado foi uma linda peça teatral encenada no colégio demonstrando toda a dedicação da turminha.

Depois de trabalhar com os alunos do 9° ano B sobre a Tarsila do Amaral, a Professora de Artes, Rosana Ribeiro, foi surpreendida por eles. Trajados com roupas diferenciadas recriaram a obra “Os operários” e lindas fotos foram produzidas deste acontecimento.

(4)

As Contações de Histórias aconteceram nos meses de maio e junho sendo cada tulo abaixo mencionado em momentos diferentes. A imaginação e a fantasia correram soltas e ao final de cada uma ficou o gosnho de quero mais. Com certeza são momentos mágicos que nossos alunos levarão para toda vida. “A Contação de Histórias é importante para despontar a criavidade e imaginação das crianças. Permite trabalhar situações agradáveis e desagradáveis, ajuda a resolver conflitos, além de agradar a todos que a ouvem”, afirma a Professora Regiane Piaia.

Visando uma melhor preparação dos nossos alunos do Ensino Médio, o Colégio MONTESSO preparou um curso intensivo preparatório para o exame do ENEM. Seu início será em agosto com término em outubro. Esse curso, com material atualizado e um corpo docente especializado em vesbulares, será estendido ao público da região.

ENEM 2016

Mesopotâmia

Contação de História

Planetário

“Uma velhinha de óculos,

chinelos e vesdo azul

de bolinhas brancas”

Ricardo Azevedo

“Trenzinho Encantado”

adaptação Regiane Piaia

No Polo Astronômico de Amparo, a observação do céu a olho nu com o reconhecimento do mesmo, já é uma experiência ines-quecível... imagine então poder observar com equipamentos de úlma geração as crateras da Lua, os anéis de Saturno, as manchas e protuberâncias solares, os aglomerados de estrelas, as nebulosas e até mesmo as distantes galáxias. “Nossos alunos dos 6°s e 7°s anos puderam acompanhar de perto esta e outras experiências incríveis”, afirma a Coordenadora

Fernanda Almeida.

Reforçando o aprendizado dos alunos em sala de aula, a Professora de História Gislene trouxe argila para os alunos dos 6°s anos, com o intuito de que eles criassem tabuletas simulando as escritas cunei-formes e pictografias caracteríscas da Mesopotâ-mia, pois este foi um dos primeiros sinais da escrita na História. Os alunos desenvolveram a criavidade e lindos trabalhos foram executados e expostos.

(5)

Integral

Nas salas dos integrais, a caixa surpresa tem sido um excelente recurso didáco para as professoras, uma vez que aguça a curiosidade das crianças e estas ficam bem envolvidas no momento da avidade. As Professoras Ana Cláudia e Ana Paula, semanalmente trabalham a “Caixa Surpresa”. O interessante também é que as crianças estão tendo a oportunidade de levar a caixa para casa, onde os pais são preparados para isso, com antecedência, recebendo a orientação do que pode ou não ir dentro da mesma.

Infantil 1

Infantil 3

Infantil 2

Laboratório de Ciências

Com muito capricho e atenção os alunos da Profes-sora do Infanl 1, Susi, realizam suas tarefas diárias.

A Professora do Infanl 3, Mariana Rocco, trabalhou o tema “A Família” com os seus alunos. Através de fotos trazidas pelos mesmos, eles puderam perceber, em uma roda de conversa, o importante papel que desempenha a família. Relataram os trejeitos dos familiares, os seus costumes e tradições, crenças, passeios, enfim, muito aprendizado de uma forma lúdica e amorosa.

Hora da aventura! Os alunos da Educação Infanl sempre aguardam ansiosamente a ida para o parque. “Para eles é sinônimo de aventura, diversão e aprendizado. Todas as avidades recreavas têm importância na formação do ser humano, compreendendo seu desenvolvimento integral (motor, social e cognivo)” – afirma a Professora Carol Souza.

Nas aulas experimentais de Ciências, a Professora Virgínia alcança toda a atenção dos alunos com seus experimentos e demonstrações. Nos 7°s anos, trabalhando a parte de “crustáceos”, ela dissecou um exemplar para que os jovens pudessem visualizar melhor as partes estudadas. Já nos 8°s Anos, focada para o “sistema circulatório”, um coração bovino foi apresentado como comparavo aos demais animais.

(6)

Com a palavra ....

O Professor Armando de Geograa

Para descobrir a Geografia peço que imaginem um

mosaico. Mas o que tem um mosaico a ver com a Geografia?

Tudo! O que é um mosaico? Um conjunto de pedras e vidros

em pedaços. Ao juntá-los se transformam em um vitral, um

vaso, etc... Ao findar se torna uma grande arte. Pois é, a

Geografia é o mesmo. Para montá-la e descobrir qual peça

faz parte da outra é necessário pesquisar, analisar e estudar.

A segunda parte desse mosaico geográfico é conhecer os

três pilares da sustentabilidade social, econômica e ambiental

que formam a vida no planeta Terra e todos os seres vivos.

Como terceira parte, estamos falando da idendade de

um povo, onde essa diversidade somada se torna vida em

nosso planeta.

Com isso podemos descobrir a Geografia! A Geografia

que a natureza revela todos os dias colhendo um fruto,

senndo o aroma das rosas, o vento que bate em nossas

faces, a luz do sol que ilumina o nosso amanhecer, a água

que sacia a nossa sede e, acima de tudo, um sorriso de seu

semelhante...

o ser humano

.

Por isso é necessário

descobrir como funciona

a parte  sica, que é o

relevo, a geologia da

Terra,

a

atmosfera,

litosfera, o chão que

colhemos nossos frutos

e a hidrosfera, água que

bebemos. Então

pode-mos dar início ao nosso

“mosaico geográfico”.

Para descobrir a Geografia peço que imaginem um

mosaico. Mas o que tem um mosaico a ver com a Geografia?

Tudo! O que é um mosaico? Um conjunto de pedras e vidros

em pedaços. Ao juntá-los se transformam em um vitral, um

vaso, etc... Ao findar se torna uma grande arte. Pois é, a

Geografia é o mesmo. Para montá-la e descobrir qual peça

faz parte da outra é necessário pesquisar, analisar e estudar.

Por isso é necessário

descobrir como funciona

a parte  sica, que é o

relevo, a geologia da

Terra,

a

atmosfera,

litosfera, o chão que

colhemos nossos frutos

e a hidrosfera, água que

bebemos. Então

pode-mos dar início ao nosso

“mosaico geográfico”.

A segunda parte desse mosaico geográfico é conhecer os

três pilares da sustentabilidade social, econômica e ambiental

que formam a vida no planeta Terra e todos os seres vivos.

Como terceira parte, estamos falando da idendade de

um povo, onde essa diversidade somada se torna vida em

nosso planeta.

Com isso podemos descobrir a Geografia! A Geografia

que a natureza revela todos os dias colhendo um fruto,

senndo o aroma das rosas, o vento que bate em nossas

faces, a luz do sol que ilumina o nosso amanhecer, a água

que sacia a nossa sede e, acima de tudo, um sorriso de seu

semelhante...

o ser humano

.

Referências

Documentos relacionados

O curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social foi pioneiro no Brasil na oferta na modalidade a distância, representando um desafio aos seus gestores, considerando

RESULTADOS DOS TRÊS PROJETOS MUNICIPAIS APOIADOS PELO PROGRAMA LIFE: PIGS – Projeto Integrado para Gestão de. Suiniculturas (2000-2003), REAGIR – reciclagem de Entulho no Âmbito

Alunos do 3º ano do Ensino Médio, na escola pública brasileira, de maneira geral, não são capazes, por exemplo, de resolver problemas envolvendo equações de primeiro grau,

Este trabalho objetivou com auxílio da fotointerpretação e da análise multivariada analisar os parâmetros dimensionais da rede de drenagem através de 12 microbacias de 3 a ordem

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de

substância ou mistura Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.. · 5.3 Recomendações para o pessoal de combate