• Nenhum resultado encontrado

GABARITO DO CANDIDATO - RASCUNHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GABARITO DO CANDIDATO - RASCUNHO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SPDM_28

SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

OSS - SPDM/HOSPITAL REGIONAL DE ARARANGUÁ/EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2013

NÍVEL SUPERIOR COMPLETO

• MÉDICO CIRURGIÃO

NOME DO CANDIDATO ASSINATURA DO CANDIDATO RG DO CANDIDATO

DESTAQUE AQUI

GABARITO DO CANDIDATO - RASCUNHO

Nome: Assinatura do Candidato: Inscrição:

INSTRUÇÕES GERAIS

I. Nesta prova, você encontrará 03 (três) páginas numeradas sequencialmente, contendo 30 (trinta) questões correspondentes à seguinte disciplina: Conhecimentos Específicos (30 questões).

II. Verifique se seu nome e número de inscrição estão corretos no cartão de respostas. Se houver erro, notifique o fiscal. III. Assine e preencha o cartão de respostas nos locais indicados, com caneta azul ou preta.

IV. Verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas. Caso observe qualquer erro, notifique o fiscal.

V. Você dispõe de 3 (três) horas para fazer esta prova. Reserve os 20 (vinte) minutos finais para marcar o cartão de respostas.

VI. O candidato só poderá retirar-se do setor de prova 1 (uma) hora após seu início.

VII. O candidato não poderá levar o caderno de questões. O caderno de questões será publicado no site do ibfc, no prazo recursal contra gabarito.

VIII. Marque o cartão de respostas cobrindo fortemente o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo no próprio cartão de respostas.

IX. A leitora óptica não registrará as respostas em que houver falta de nitidez e/ou marcação de mais de uma alternativa. X. O cartão de respostas não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. Exceto sua assinatura, nada deve ser

escrito ou registrado fora dos locais destinados às respostas.

XI. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o cartão de respostas e este caderno. As observações ou marcações registradas no caderno não serão levadas em consideração.

XII. É terminantemente proibido o uso de telefone celular, pager ou similares.

Boa Prova!

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(2)
(3)

1

SPDM_28

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1) No trauma ocorre uma resposta endocrinometabólica e imunológica ,no qual é benéfica na recuperação do indivíduo ,mas que se exacerbada pode ser prejudicial. Das substâncias abaixo, assinale qual se encontra diminuída durante esta fase:

a) Cortisol. b) Insulina. c) Glucagom d) Catecolaminas.

2) Responda a esta questão, preenchendo a lacuna do texto a seguir com a resposta correta. Disciplina que trata do estudo sobre “Equilíbrio hidrossalino e ácido-básico”. O sistema ____________________________é o grande responsável pela regulação do equilíbrio hidro-eletrolítico por promover efeitos fisiológicos de fundamental importância para o metabolismo hidrossalino.

a) hiponatremia-alcalose-hídrico b) renina-angiotensina-aldosterona c) córtex-adrenal-cerebral.

d) ADH-aminopeptidases-hídrico

3) Assinale qual das alternativas abaixo contra indica a nutrição enteral:

a) Disfagia.

b) Grande deficiência proteica. c) Instabilidade hemodinâmica. d) Queimados.

4) Das alternativas abaixo, indique a sequência correta das fases da cicatrização das feridas operatórias:

a) I. Inflamatória, II. Maturação e III. Proliferativa. b) I. Proliferativa, II. Maturação e III. Inflamatória. c) I. Inflamatória, II. Proliferativa e III. Maturação. d) I. Maturação, II. Proliferativa e III. Inflamatória.

5) De acordo com a classificação de feridas cirúrgicas assinale a alternativa que indica uma ferida cirúrgica limpa.

a) Ferida traumática aberta. b) Ferimento por trauma fechado. c) Ferida aberta supurativa.

d) Ferida traumática aguda com tecido desvitalizado.

6) A síntese cirúrgica é uma operação fundamental que consiste em:

a) Sutura sem continuidade dos tecidos.

b) Aproximação, por não depender da tração do fio de sutura.

c) Aproximação das bordas de tecidos seccionados ou ressecados.

d) Sutura por não requerer critérios de aproximação das bordas.

7) Assinale a alternativa que descreve sinais de inflamatórios em feridas operatórias:

a) Eritema, calor, edema e dor com eventual saída de secreção purulenta.

b) Saída de líquido de coloração rósea pela ferida. c) Massa ou abaloamento arroxeado expansivo na ferida. d) Abaloamento bem delimitado podendo gerar uma

sensação de desconforto com saída de líquidos claro na ferida.

8) No pós-operatório, entre 24 e 72 horas decorridos da operação a complicação mais frequente com um quadro clínico de febre é:

a) Infecção pré-existente. b) Atelectasia.

c) Infecção do trato urinário. d) Hipertemia maligna.

9) Um paciente foi vitimado de politrauma e deu entrada no PS com frequência cardíaca de 130 bpm, pressão arterial de 90 x 60 mmhg e frequência respiratória de 35. O paciente demonstrava ansiedade. De acordo com o quadro clínico o paciente se encontra em qual classe de choque:

a) IV b) II c) III d) I

10) Na análise de um paciente com politrauma que deu entrada na emergência foram observados os seguintes parâmetros de nível de consciência: Abertura ocular com estímulo verbal, resposta verbal confusa, a resposta motora localiza a dor. De acordo com a análise o paciente se encontra na escala de coma de Glasgow de nível:

a) 8 b) 10 c) 14 d) 12

11) De acordo com o manual do ATLS(Advanced trauma life support), o primeiro passo no atendimento para o transporte é:

a) Avaliação neurológica sumária.

b) Estabilização da coluna cervical e garantir vias aéreas. c) Garantia de uma ventilação forçada.

d) Controle e gerenciamento da exposição do indivíduo no ambiente.

12) Uma garota de 8 anos de idade sofreu uma grave queda de bicicleta. Em decorrência da queda ela bateu com a face diretamente no solo, o que ocasionou um trauma maxilar extenso, inclusive com importante restrição à abertura da boca e consequente inibição da respiração. Considerando um primeiro atendimento, a opção será de:

a) Manutenção das vias aéreas nessa garota através de uma traqueostomia.

b) Análise do nível de comprometimento ventilatório com o uso imediato da cricotireoidostomia cirúrgica. c) Análise da ventilação toráxica, e se comprometida

providenciar uma entubação nasotraquial.

d) Posicionamento de máscara ventilatória com nível de oxigenação em 21%.

13) Um homem de 30 anos sofreu um acidente automobilístico e, em segundos, após dar entrada na sala de emergência recebeu diagnóstico de pneumotórax hipertensivo. A primeira abordagem recomendada é:

a) Antes de adotar qualquer medida terapêutica é prudente a realização de uma radiografia de tórax para confirmar o diagnóstico.

b) Operação imediata pois o quadro clínico clássico inclui tamponamento cardíaco com abafamento de bulhas. c) Entubamento, pois a causa é decorrente de uma

maciça entrada de ar na cavidade pleural, que desvia o mediastino e grandes vasos torácicos.

d) Realização de uma toraconcentese ( no 2º espaço intercostal na linha hemiclavicular), seguida da drenagem em selo d’água ( no 5º espaço intercostal na linha axilar média).

14) Em relação ao traumatismo abdominal fechado “contusão”, os órgãos abaixo mais afetados são:

a) Baço. b) Fígado. c) Diafragma. d) Cólon.

(4)

15) Paciente de 18 anos vítima de politrauma carro x moto deu entrada na emergência com sinais de hipotensão. No primeiro exame ficou evidenciado fratura em “livro aberto” de pelve. Descartado qualquer outra fonte de sangramento, assinale a alternativa correta no atendimento inicial:

a) Execução de uma tomografia de pelve. b) Fixação externa.

c) Execução de uma laparotomia exploratória. d) Desenvolvimento de conduta expectante.

16) Nos ferimentos corto-contuso sangrante em membro superior, no qual percebe-se apenas lesões de veias superficiais a primeira conduta no atendimento inicial é:

a) Torniquete garrote. b) Curativo local.

c) Mobilização do membro d) Compressão do ferimento.

17) Ao examinar pacientes com traumatismo de tórax, constata-se distensão das veias do pescoço, batimentos cardíacos abafados e hipotensão (tríade diagnóstica de Beck).

A suspeita diagnóstica deve ser:

a) Tamponamento cardíaco. b) Hemotórax.

c) Pneumotórax. d) Tórax flácido.

18) O Médico está diante da seguinte situação. Vítima com queimaduras em todo o tórax e membro inferior esquerdo, com quadro clinico estável .

De acordo com a hidratação inicial pré-hospitalar, devemos usar a fórmula:

a) Parkland. b) Brooke.

c) Parkland modificada.

d) Peso x superfície do queimado dividido por 8 ml/h

19) A toracocentese para coleta de líquido pleural é um procedimento cirúrgico de custo relativamente baixo e que fornece grande eficiência diagnóstica. Mas como todo procedimento sempre existem riscos. São riscos e fatos inerentes ao procedimento, exceto o dado pela alternativa.

a) Hemotórax. b) Embolia aérea. c) Efizema. d) Empiema.

20) Complete o texto a seguir com a resposta correta. O avanço tecnológico e de procedimentos da cirurgia

torácica está associado ao tipo e à extensão das incisões. Por muito tempo, a toracotomia póstero-lateral e a anteropóstero-lateral foram as mais praticadas pelos cirurgiões, proporcionando uma excelente exposição das estruturas intratorácicas. A toracotomia

a) póstero-lateral envolve, pelo menos, a secção do músculo grande dorsal e, muitas vezes, do trapézio, romboide e esplênio lateral.

b) póstero-lateral envolve, pelo menos, a secção do músculo grande dorsal e, muitas vezes, do multífido, oblíquo-espinhal e serrátil anterior.

c) póstero-lateral envolve, pelo menos, a secção do músculo grande dorsal e, muitas vezes, do trapézio, oblíquo espinhal e esplênio anterior.

d) póstero-lateral envolve, pelo menos, a secção do músculo grande dorsal e, muitas vezes, do trapézio, romboide e serrátil anterior.

21) Um motorista profissional de 28 anos dirigia a 100 km/h quando colidiu frontalmente seu carro contra uma árvore. No pronto atendimento o indivíduo encontrava-se com palidez cutânea, mucosas descoradas, sudoreencontrava-se frontal e de extremidades, agitação psicomotora e sensação de sede. Numa radiografia de tórax ficou evidenciado o alargamento mediastinal superior. A hipótese mais provável do que está se sucedendo é:

a) Tamponamento cardíaco. b) Rotura de aorta torácica. c) Fratura de esterno. d) Hematoma de timo.

22) Nos procedimentos para intervenção em paciente com hérnia inguinal, a técnica que usa a tela denomina-se:

a) Lichtenstein. b) Shoudice. c) Mc Vay. d) Bassini.

23) No trauma abdominal o parâmetro que é alterado no lavado peritoneal positivo na análise do líquido possui:

a) Hemácias maiores que 100.000. b) Leucócitos menores que 500. c) Amilase menor que 17.5.

d) Pesquisa de fibras alimentares negativa.

24) Um indício de peritonite pode ser identificado através de exames. A descompressão brusca também é conhecida por

a) Sinal de Cullen. b) Sinal de Giordano. c) Sinal de Murphey. d) Sinal de Blumberg.

25) Uma das principais causas de obstrução mecânica do cólon em adulto é o(a):

a) Megacólon. b) Hérnia inguinal. c) Cancer.

d) Diverticulite.

26) Um paciente etilista de 50 anos chega ao PS com hemorragia digestiva alta com choque hipovolêmico. A conduta inicial correta é:

a) Providenciar e aplicar o balão gastroesofágico. b) A endoscopia digestiva alta.

c) A ultrassonografia de abdome. d) A estabilização hemodinâmica.

27) Astolpho é um senhor de 60 anos e possui hábitos que o qualificam como etilista e tabagista. Há anos ele tem estes hábitos, e agora ele se encontra em acompanhamento no ambulatório por odinofagia há meses para admissão de líquidos por via oral. Um fato notório foi a perda ponderal de 10kg em 1 mês. Realizada uma endoscopia digestiva alta, um provável diagnóstico após biópsia seria:

a) Carcinoma epidermoide b) Acalasia.

c) Hérnia de hiato.

(5)

3

SPDM_28

28) A senhora Amanda, já com seus 40 anos começou com dores em hipocôndrio direito seguido de vômitos (2 episódios ). O fato associado à alimentação gordurosa, um pico febril de 38 graus, uma negação de colúria, de acolia e de icterícia, e com um exame de ultrassonografia evidenciando cálculo na vesícula, sem dilatação de ducto colédoco remete o médico a concluir como um provável diagnóstico:

a) Coledocolitiase. b) Litiase biliar. c) Pancreatite. d) Colecistite aguda.

29) Paciente internado com dor difusa em todo abdome, seguido por náuseas e hiporexia e com histórico de uso constante de anti-inflamatórios prévios foi submetido a uma radiografia de tórax e abdome evidenciando pneumoperitônio. Estes fatos indica um quadro favorável de:

a) Úlcera péptica perfurada. b) Adenocarcinoma de estômago. c) Obstução intestinal.

d) Apendicite.

30) Preencha as lacunas do texto a seguir com a resposta correta. A ____________ é uma enzima que trabalha juntamente com o ácido clorídrico produzido pela mucosa gástrica para digerir os alimentos, sobretudo as proteínas. A úlcera ____________ forma-se no revestimento do tracto gastrointestinal exposto ao ácido e as enzimas digestivas (principalmente do estômago e do duodeno).

a) varicela / varicosa b) pepsina / vasculite c) pepsina / péptica d) varicela / isquêmica

(6)

Referências

Documentos relacionados

Quando eu fui para o espaço para fazer a movimentação, também eu procurava mais ficar em contato comigo e olhando o outro para ver como estava e eu percebi que quando você olha

que buscava ordenar o cotidiano da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas apontando para rituais de fé, submissão/hierarquia e

Para avaliação dos parâmetros de fluência foram calculados a taxa de leitura (número de palavras ou pseudopalavras lidas por minuto) e os valores de acurácia (número de palavras

II Rehabilitation Nursing Case Management in Care of Turkish Rheumatoid Arthritis Patients Examinar a efetividade da gestão de caso no cuidado de pacientes com AR

Se dermos crédito à história não totalmente crível de que Cristóvão Colombo, fundeado no Caribe, se imaginava na Índia (Hulme 1986), e por isso chamou

Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no município de Salvador, com o objetivo de consultar à população sobre a situação eleitoral para

De acordo com Mell0 (2013), bacia hidrográfica é um sistema geológico de captação de água proveniente de precipitação no qual o seu escoamento flui para