• Nenhum resultado encontrado

OBESIDADE EM CÃES E GATOS: COMPLICAÇÕES METABÓLICAS 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OBESIDADE EM CÃES E GATOS: COMPLICAÇÕES METABÓLICAS 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

OBESIDADE EM CÃES E GATOS: COMPLICAÇÕES

METABÓLICAS

1

Introdução

A obesidade pode ser hoje considerada uma das principais condições patológicas observadas em cães e gatos. Por definição, se caracteriza por um acúmulo excessivo de tecido adiposo branco, sabidamente um órgão hormonalmente ativo, responsável pela mediação de uma série de reações metabólicas. Podendo ser classificado como um estado inflamatório incialmente de baixa intensidade, o excesso de gordura corpórea expõe o paciente obeso a um maior risco de distúrbios cardiorrespiratórios, osteomusculares, diabetes mellitus, disfunções do trato hepatobiliar, urogenital e predisposição a tumores e alterações na qualidade do tegumento, visão, sistema imunológico e redução significativa na expectativa de vida.

Etiologia

Estima-se que entre 25 a 40% da população canina e felina que recebe atendimento veterinário hoje se encontra acima do peso ou é obesa, dependendo do centro de referência. É válido ressaltar que a opinião veterinária geralmente diverge da concepção pessoal do proprietário do animal, por se tratar de uma avaliação por vezes subjetiva e assim muito sujeita ao viés do observador. Podemos classificar a obesidade quanto a sua origem como primária ou secundária a alguma co-morbidade, geralmente de caráter hormonal ou farmacológico.

A forma primária é a mais significativa, representando em torno de 95% dos casos atendidos. Geralmente decorre do desbalanço metabólico trazido por um aumento da ingestão calórica diária associada a uma redução do gasto energético. O estilo de vida acelerado e prático está fortemente associado ao sedentarismo dos proprietários e, naturalmente, dos seus animais de companhia. Não se pode ignorar a correlação entre as taxas de crescimento da incidência da obesidade na população humana e na população canina/felina. O tipo de dieta tem forte influência no desenvolvimento e progressão do ganho de peso, seja pelo expansivo mercado pet com diversas opções de petiscos ou pelo pouco conhecimento e orientação do proprietário sobre

1 CARVALHO, G. L.C. Obesidade em cães e gatos: complicações metabólicas. Seminário apresentado na

disciplina Transtornos Metabólicos dos Animais Domésticos, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014. 6 p.

(2)

2

a quantidade diária recomendada de ingestão de alimentos. Pessoas que não tem hábitos de exercícios regulares ou reservam algum período do seu tempo para tal, tampouco o fazem com seus animais. Existem ainda raças com predisposição genética a obesidade, como é o caso do Beagle e dos Retriever.

Podemos encontrar também a obesidade secundária a endocrinopatia ou uso de medicações, como a observada no hipotireoidismo e no hiperadrenocorticismo e após tratamento com glicocorticoides ou fenobarbital. A esterilização também pode levar ao ganho de peso em animais que não recebem reajuste alimentar após o procedimento cirúrgico, uma vez que este status gonadal implica numa redução da necessidade diária a ser ingerida.

Diagnóstico

Após a exclusão de distúrbios hormonais e da exposição ao uso de medicamentos via anamnese ou prontuário médico, faz-se necessário assegurar se estamos frente a um caso de obesidade e, quando possível, quantificá-la. O monitoramento do peso corpóreo pode ser auxiliar no monitoramento e evolução do tratamento, porém não deve ser assumido como parâmetro único para controle, uma vez que deve ser avaliada a relação entre massa muscular e cobertura adiposa.

Por receber influência direta do julgamento individual e, não raramente, o proprietário relutar em admitir o diagnóstico de obesidade ou reconhecê-lo, existem alguns métodos para tornar o problema mais palpável. Dentre os mais utilizados na rotina clínica, encontram-se o escore de condição corporal (ECC) e as medidas morfométricas. O ECC oferece as vantagens de ser rápido e simples de ser aplicado, e leva em conta aspectos visuais e do exame físico ao gerar um número dentre uma escala entre 1-5 ou 1-9 sendo 3 e 5, respectivamente, o escore considerado ideal.

Existem ainda medidas morfométricas que podem ser úteis para avaliar o percentual de gordura corpórea, sendo as mais utilizadas a relação entre gradil costal e distância da patela a tuberosidade calcânea (índice de massa corpórea felina) e relação entre cintura pélvica e distância do tarso ao joelho em cães.

Métodos mais apurados como a ressonância magnética e a densitometria computadorizada por absormetria radiológica de dupla energia (DEXA) podem ser empregados, porém são de disponibilidade limitada na maioria dos centros veterinários.

(3)

3

Complicações metabólicas

Atualmente, é bem estabelecida a situação da obesidade como um estado inflamatório permanente de baixo grau, associada à contínua secreção de diversos mediadores químicos pelo tecido adiposo branco, mais especificamente pelos adipócitos, conhecidos como adipocinas. Dentre as mais relevantes, podemos destacar os hormônios leptina, adiponectina e resistina e as citocinas fator de necrose tumoral alfa (TNFα) e interleucina 6 (IL-6). A perda da regulação na produção destas substâncias pode trazer uma série de complicações locais e sistêmicas, sendo tanto um fator predisponente quanto um perpetuante de diversas afecções multissistêmicas.

A leptina é um hormônio responsável por reduzir a ingestão alimentar, aumentar o gasto energético e regular o catabolismo dos carboidratos e gorduras. Foi demonstrado que a concentração plasmática deste hormônio aumenta de acordo com o escore corporal, ou seja, quanto maior o grau de obesidade maior o valor encontrado de leptina. Isto se deve a um estado de ‘resistência à leptina’, onde sua produção é aumentada em busca da reversão do quadro de excesso de peso via sinalização endógena. Faz parte de um mecanismo de controle em longo prazo do metabolismo da saciedade, havendo possivelmente disparidade na sensibilidade dos tecidos-alvo a suas ações ou pouca afinidade com seus receptores.

A adiponectina é o hormônio de maior produção pelo tecido adiposo e promove a sensibilidade insulínica por diversos mecanismos, como a facilitação da rota de oxidação de gorduras e carboidratos nos tecidos periféricos, supressão da gliconeogênese hepática e inibição da resposta inflamatória. Por outro lado, a obesidade é responsável por significativa redução na expressão gênica e concentração plasmática deste hormônio ao promover redução da expressão de seus receptores nos tecidos muscular e hepático e promovendo feedback inibitório na sua secreção via citocinas como TNFα e IL-6.

A resistina tem como provável principal origem os macrófagos do tecido adiposo, e seus níveis aumentam com a obesidade. Tem influência importante como antagonista das ações da insulina. Seus estudos em cães e gatos ainda estão em processo de evolução.

Além destes e outros hormônios, os adipócitos também são responsáveis pela produção de citocinas pró-inflamatórias como o TNFα e IL-6, responsáveis por ativação do sistema imunológico em resposta a processos infecciosos ou neoplásicos. Na situação de obesidade, há um excesso de infiltrado de macrófagos no tecido adiposo, deflagrando um aumento na produção e expressão dessas substâncias associado ao aumento do tecido adiposo.

Um dos principais sistemas acometidos pela obesidade é o osteomuscular, sendo a frequência da osteoartrite associada à sobrecarga mecânica, mas também a um desbalanço na

(4)

4

expressão de leptina no líquido sinovial, estando esta relacionada a um aumento de produção de citocinas inflamatórias nos condrócitos. O paciente obeso é mais predisposto à ruptura do ligamento cruzado cranial, luxação de patela, doença degenerativa articular e doença do disco intervertebral.

Indivíduos obesos tendem a um maior índice de intolerância a glicose e resistência insulínica como citado anteriormente, e sua predisposição à diabetes mellitus está bem estabelecida em felinos. O TNFα é responsável por promover resistência insulínica a nível hipotalâmico e local no tecido adiposo, e a perda de peso demonstra aumento da sensibilidade à insulina.

O sobrepeso também tem impacto marcante na função cardiovascular, estando associadas condições como o colapso traqueal, síndrome do braquicefálico, paralisia laríngea, dispneia e também parece estar associada à hipertensão sistêmica, miocardiopatia hipertensiva, trombose portal venosa e hipóxia do miocárdio. Animais com bronquite tendem a ter um agravo na condição obesa, pois a degranulação mastocitária é maior nestes indivíduos. A perda de peso desenvolve papel fundamental na redução dos sinais clínicos associados.

A dislipidemia é uma complicação frequente associada à obesidade e está relacionada a uma vasta gama de co-morbidades como a lipidose hepática, pancreatite, alterações neurológicas, oftalmológicas, da coagulação e perfil hematológico.

As neoplasias também parecem ter correlação com o excesso de leptina, sendo esta responsável por uma estimulação de IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina-1) e outros secretagogos do hormônio do crescimento, afetando assim os processos de divisão/diferenciação celular e angiogênese. A frequência de tumores de bexiga, pele e mama está aumentada em animais obesos. A injúria pancreática crônica decorrente da dislipidemia parece também ter relação com o desenvolvimento de adenocarcinomas neste órgão.

São diversas as complicações genitourinárias advindas da obesidade, sendo as mais expressivas a doença do trato urinário inferior, incapacidade do esfíncter uretral e distocia do parto, parecendo o aumento de gordura no espaço retroperitoneal desenvolver um papel importante em sua patogênese.

O sobrepeso está associado, ainda, a distúrbios da qualidade do tegumento como seborreias, piodermites de repetição, escaras de decúbito e incapacidade de realizar o grooming nos felinos, sendo ainda responsável por um aumento no grau de prurido. É importante ressaltar a maior dificuldade da realização de procedimentos veterinários no paciente obeso como ausculta cardiopulmonar, coleta de sangue, acesso venoso, intubação orotraqueal e maiores riscos cirúrgico-anestésicos.

(5)

5

Tratamento

O tratamento da obesidade passa por uma mudança no estilo de vida do animal, e por conseguinte, do proprietário. As maneiras de se intervir no desbalanço energético estão relacionadas a uma menor ingestão calórica ou a um maior gasto, geralmente tendo sucesso uma combinação entre as duas abordagens. Torna-se desafiadora ao médico veterinário esta intervenção quando o proprietário também é obeso, associação bastante observada. A administração de alimentos aumenta a sensação de prazer do observador e é vista como sinal de saúde, enquanto a redução nesta ingestão é interpretada como uma preocupação.

As dietas comerciais específicas para perda de peso se demonstram muito eficazes quando administradas na quantidade adequada e, preferencialmente, sob fonte alimentar exclusiva. Basicamente apresentam elevado teor de fibras e proteínas para promoção de saciedade e prevenir o catabolismo muscular. Os níveis de gordura e carboidratos de baixa complexidade são reduzidos.

A prática de exercícios pode ser desafiadora em animais obesos devido à sobrecarga articular e as diversas afecções cardiorrespiratórias já descritas, tendo os cães como alternativa interessante a hidroesteira. Na abordagem do sobrepeso felino, o enriquecimento ambiental e os diversos produtos de liberação lenta de ração e finalidade lúdica tem grande valia.

O tratamento medicamentoso é controverso e alguns fármacos com o intuito de supressão do apetite ou redução da absorção de gorduras podem apresentar efeitos colaterais indesejados com frequência variável.

Considerações finais

Frente ao crescente número de evidências sobre as diversas implicações metabólicas e multissistêmicas, faz-se necessária a conscientização precoce via médico veterinário sobre a importância da orientação nutricional adequada, bons hábitos de saúde e relação saudável entre proprietário e animal de estimação. Mais estudos vêm sendo realizados para corroborar as diversas hipóteses já bem estabelecidas em humanos e cobaias.

(6)

6

Referências

CORRÊA, M. N.; GONZÁLEZ, F. H. D.; SILVA, S. C. Transtornos Metabólicos nos Animais Domésticos. 1.ed. Pelotas: Ed. Universitária PREC UFPEL, 2010. 520 p.

DIEZ, M.; NGUYEN, P. The Epidemiology of Canine and Feline Obesity. Waltham Focus, v. 16, n. 1, 2006, p. 2-8.

GARDNER, D. G.; SHOBACK, D. Endocrinologia Básica e Clínica de Greenspan, 9 ed., Porto Alegre, 2013. 880 p.

GERMAN, A. Clinical Risks Associated With Obesity in Companion Animals. Waltham Focus, v. 16, n. 1, 2006, p. 21-26.

GERMAN, A. J.; HERVERA, M.; HUNTER, L.; HOLDEN, S. L.; MORRIS, P. J.; BIOURGE, V.; TRAYHURN, P. Improvement in Insulin Resistance and Reduction in Plasma Inflammatory Adipokines After Weight Loss in Obese Dogs. Domestic Animal Endocrinology, 37, 2010, p. 214-226.

GERMAN, A. J.; RYAN, V. H.; GERMAN, A. C.; WOOD, I. S.; TRAYHURN, P. Obesity, its Associated Disorders and the Role of Inflammatory Adipokines in Companion Animals. The Veterinary Journal, 185, 2010, p. 4-9.

GERMAN, A. J. The Growing Problem of Obesity in Dogs and Cats. The Journal of Nutritional, 36, 2006, p. 1940S-1946S.

KIL, D. Y.; SWANSON, K. S. Endocrinology of Obesity. Vet Clin Small Anim, 40, p. 205-219, 2010. NELSON, R. W.; DELANEY, S. J.; ELLIOTT, D. A. Distúrbios metabólicos e eletrolíticos. In:

NELSON, R. W.; COUTO, C. G. Medicina Interna de Pequenos Animais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Cap.7 , p. 853-864 .

TVARIJONAVICIUTE, A.; CERON, J. J.; HOLDEN, S. L.; CUTHBERTSON, D. J.; BIOURGE, V.; MORRIS, P. J.; GERMAN, A. J. Obesity-Related Metabolic Dysfunction in Dogs: A Comparison With Human Metabolic Syndrome. BMC Veterinary Research, v. 8, p. 1-8, 2012.

VERKEST, K. R.; RAND, J. S.; FLEEMAN, L. M.; MORTON, J. M. Spontaneously Obese Dogs Exhibit Greater Postprandial Glucose, Triglyceride, and Insulin Concentrations Than Lean Dogs. Domestic Animal Endocrinology, 42, p. 103-112, 2012.

ZORAN, D. L.; Obesity in Dogs and Cats: A Metabolic and Endocrine Disorder. Vet Clin Small Anim, 40, p. 221-239, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Tal observação justifica-se pela relação observada entre o genótipo de GHR e a expressão gênica e concentração plasmática de IGF-I, visto que a

RNAs envolvidos na tradução 3’ 5’ Alça-ψU Alça-D Alça do anticódon Alça variável Anticódon.. Sítio de ligação

Esta pesquisa justifica-se por sua atualidade desafiadora, ao lançar luz às estratégias comunicacionais de campanhas presidenciais das eleições em curso; por sua relevância,

Além disso, alimento específico para perda de peso, com ingredientes e perfil de nutrientes que venham a estimular a sensação de saciedade dos animais, diminuir

Numa perspectiva diferente, mas também relacionando contemporaneidade com tradição, Silviano Santiago (1989) vê no pastiche uma possibilidade de explicação da

O objetivo do presente estudo foi avaliar a EMIC como marcador precoce de aterosclerose e dano vascular em crianças e adolescentes hipertensos em comparação com sujeitos não

- Sem expressão da proteína repressora FljA  expressão da FliC.. Controle da Expressão Gênica em Eucariotos  O tamanho do genoma. 

Fatores gerais de transcrição liberados, exceto TBP Complexo de iniciação da transcrição ou Complexo Aberto Complexo pré-transcricional.  RNA polimerase II de eucariotos