• Nenhum resultado encontrado

Palavras-chave: qualidade da fibra, manejo do algodoeiro, Neps. INTRODUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras-chave: qualidade da fibra, manejo do algodoeiro, Neps. INTRODUÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INFLUÊNCIA DA COLHEITA MECANIZADA, CONFECÇÃO E DESMANCHE DO FARDÃO SOBRE O CONTEÚDO DE NEPS/G DA FIBRA DE ALGODÃO, EM LAVOURAS DO

ESTADO DO MATO GROSSO (*)

Odilon Reny Ribeiro Ferreira da Silva (Embrapa Algodão / odilon@cnpa.embrapa.br), João Cecílio Farias de Santana (Embrapa Algodão),Maurício José Rivero Wanderley (Embrapa Algodão), Valdinei Sofiatti (Embrapa Algodão), José Wellingthon dos Santos (Embrapa Algodão), Napoleão Esberard de Macedo Beltrão (Embrapa

Algodão)

RESUMO – Objetivou-se com este trabalho, estudar o efeito da colheita mecanizada, confecção e desmanche do fardão sobre a quantidade de Neps/g presente na fibra, em 12 lavouras de produção comercial da safra 2002/03 do Estado de Mato Grosso. O experimento consistiu de uma combinação fatorial de quatro etapas do manejo do algodão, que antecede o beneficiamento em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições, envolvendo as seguintes etapas: o algodão na planta antecedendo a colheita, colheita mecanizada com colheitadeira de cinco linhas, confecção do fardão e desmanche do fardão na algodoeira. As amostras foram beneficiadas com descaroçador de rolo e analisadas mediante o instrumento AFIS (Advanced Fiber Information System), no qual determinou-se o conteúdo de Nep/g da fibra. Os resultados mostraram que a colheita mecanizada do algodão incrementa, de forma significativa, o conteúdo de Neps/g da fibra enquanto que as etapas seguintes, constituídas pela confecção do fardão e o seu desmanche na algodoeira, não alteram o conteúdo de Neps/g da fibra.

Palavras-chave: qualidade da fibra, manejo do algodoeiro, Neps.

INTRODUÇÃO

A indústria têxtil nacional, considerada a sexta a nível mundial, consome em média 850 mil toneladas de pluma por ano, exigindo fibras finas, resistentes e de alta qualidade para atender aos processos modernos de fiação (ANUÁRIO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2006). Porém, a indústria tem reclamado de algumas características da fibra que não estão em conformidade com as suas exigências. O elevado número de Neps, que são pequenos emaranhados de fibras, normalmente ocasionados por fibra imatura e pelos processos de colheita e beneficiamento do algodão, é um dos principais fatores de reclamações da indústria nacional, que considera ideal até 250 Neps/g na fibra; a partir de 300 Neps/g ocorrem problemas em todos os processos têxteis, especialmente nas malharias (ZELLWEGER USTER, 1998).

Neste sentido, em estudos realizados no Estado de Mato Grosso por Freire et al., (2000) constataram que os diversos processos de beneficiamento do algodão em caroço contribuíram para o aumento de Neps/g na fibra havendo, portanto, à necessidade de se conhecer quais as fases que mais afetam esta característica extrínseca da fibra. De acordo com Baker et al. (1994) e Mangialardi (1988)

(2)

o processo de colheita e beneficiamento do algodão poderá ter efeito significativo em várias características da fibra, como comprimento, uniformidade, impurezas, cor, Neps e material não fibroso, os quais interferem na fabricação e na qualidade do fio.

Silva et al. (2003) estudando a influência da colheita mecanizada sobre o conteúdo de Neps/g na fibra, constataram incrementos significativos desta característica no processo de colheita do algodão. Do mesmo modo, Faircloth et al. (2004) realizando estudos em quatro fazendas no Estado de Louisiana, EUA, sobre o efeito da colheita mecanizada do algodão utilizando colheitadeiras do tipo picker e stripper, observaram valores médios de 222,5 Neps/g para a colheitadeira de fusos o que é considerado valor bastante alto; esta imperfeição afeta diretamente o processo de fabricação do tecido, em virtude da redução na resistência do fio, desuniformidade, retenção da umidade, aumento dos custos de fabricação e aumento da quantidade de imperfeições no produto final.

O desenvolvimento do equipamento AFIS – Advanced Fiber Information System, proporcionou a realização de estudos mais eficientes das características física da fibra, visto que este equipamento chega a analisar, em uma única prova, cerca de 300 mil fibras, individualmente, analisando, além do Neps outras variáveis (CHEIKHROUHOU et al., 1997).

Propôs-se neste trabalho estudar o efeito do manejo do algodão no campo e no desmanche sobre o conteúdo de Neps/g presente na fibra, em 12 lavouras de produção comercial do Estado de Mato Grosso.

MATERIAIS E MÉTODOS

O presente estudo foi realizado na safra 2002/2003, em 12 lavouras comerciais de algodão do Estado de Mato Grosso, cultivadas com a variedade CNPA ITA 90. Os tratamentos foram constituídos por uma combinação fatorial 4 x 12 (quatro etapas do manejo do algodão, que antecede o beneficiamento em 12 campos de produção do Estado de Mato Grosso). Nesse experimento, considerou-se para a análise estatística dos dados, um delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições (HOFFMANN, 1980). Para se estudar o efeito das diferentes etapas sobre o conteúdo de Neps/g da fibra do algodão, demarcaram-se talhões em cada lavoura de produção e colheram-se amostras de algodão em caroço, nas seguintes etapas do manejo: a) antes da colheita mecânica foram retiradas amostras de algodão da planta por meio da colheita manual representando, assim, a testemunha relativa ao conteúdo Neps/g da fibra que se encontrava na planta; b) no talhão demarcado procedeu-se à colheita mecanizada com colheitadeiras de cinco linhas, das marca John Deere e Case retirando-se amostras de algodão em caroço, colhido mecanicamente; c) o algodão colhido foi conduzido a uma prensa para confecção do fardão, após este procedimento coletaram-se amostras de algodão, em diversos pontos de suas laterais; d) a seguir, o fardão foi transportado para a algodoeira, processando-se o desmanche para o beneficiamento e, após esta operação, na esteira transportadora do algodão para a algodoeira, coletaram-se as amostras. Em cada etapa de coleta retiraram-se quatro amostras com peso 1,5 kg de algodão em caroço. O beneficiamento foi realizado em máquina de rolo e da pluma obtida se retiraram 350 gramas para serem analisados mediante o instrumento AFIS (Advanced Fiber Information System) da Fundação Blumenauense de Estudos Têxteis, para determinação do conteúdo de Neps/g presente na fibra. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

(3)

CNPA ITA 90, oriunda de 12 fazendas produtoras de algodão do Estado de Mato Grosso, em cada etapa do manejo do algodão que antecede o beneficiamento. Ressalta-se que a pluma oriunda dos processos mencionados foi submetida ao descaroçamento em máquina de rolo, o que pode aumentar a quantidade de Neps/g da pluma, mesmo na colheita manual. A característica Neps/g da fibra de algodão foi afetada pela interação entre os fatores estudados no trabalho. Assim, a quantidade de Neps/g na fibra pode ser afetada pelas diferentes fases do manejo do algodão durante a colheita manual e mecanizada, confecção e desmanche dos fardões e, ainda, pela tecnologia empregada neste processo, a qual é variável entre as diferentes lavouras de produção. É importante ressaltar que o descaroçamento do algodão proveniente de cada etapa, foi realizado com máquina de rolo, que induz a formação de pequenas quantidades de Neps/g na fibra; desta forma, a quantidade de Neps/g originada pelas etapas estudadas pode estar um pouco superestimada, devido ao descaroçamento.

Tabela 1. Conteúdo de Neps/g da fibra do algodoeiro da cultivar ITA 90 durante as diferentes etapas de manejo do algodoeiro que antecede o beneficiamento em 12 lavouras de algodão do Estado do Mato Grosso, safra 2002/03

Fases do processo de manejo do algodão que antecede o beneficiamento Lavouras

Colheita manual Colheita mecanizada Confecção do fardão Desmanche do fardão

lavoura 1 64,50 Ba 112,00 Aabc 111,75 Aa 138,75 Aab

lavoura 2 61,00 Ba 121,25 Aab 108,00 Aab 131,75 Aabc

lavoura 3 41,75 Ca 83,25 Babc 100,5 ABabc 125,50 Aabcd

lavoura 4 50,75 Ba 115,25 Aab 117,00 Aa 135,75 Aab

lavoura 5 45,50 Ba 79,00 Aabc 87,25 Aabc 69,25 ABe

lavoura 6 44,00 Ba 127,00 Aa 125,75 Aa 146,25 Aa

lavoura 7 34,25 Ba 103,00 Aabc 88,75 Aabc 83,25 Acde

lavoura 8 64,00 Ba 98,75 Aabc 79,00 ABbc 80,5 ABde

lavoura 9 43,50 Ba 66,75 ABc 61,25 ABc 76,00 Ae

lavoura 10 41,25 Ba 68,50 ABc 65,75 ABbc 89,00 Acde

lavoura 11 41,00 Ba 83,75 Aabc 84,00 Aabc 75,00 Ae

lavoura 12 40,75 Ba 77,25 Abc 64,25 ABbc 93,00 Abcde

Média Geral 47,69 94,65 91,10 103,67

CV (%) 11,26

Médias seguidas pela mesma letra minúscula na coluna e maiúscula na linha não diferem entre si a 5% de probabilidade pelo teste Tukey.

Na etapa em que os capulhos foram colhidos de forma manual, antes da colheita mecânica, não se constataram diferenças significativas entre as 12 lavouras de produção cuja média geral foi de 47,69 Neps/g, a qual é considerada muito baixa (ZELLWEGER USTER, 1988). Mesmo após o descaroçamento em máquina de rolos a quantidade de Neps/g na fibra foi muito baixa, evidenciando que as lavouras foram bem conduzidas durante o ciclo vegetativo do algodoeiro.

Na colheita mecanizada ocorreu indução da formação de Neps/g na fibra devido, provavelmente, à ação dos fusos colhedores sobre os capulhos do algodão (Tab. 1). A maioria das

(4)

lavouras apresentou incremento significativo no conteúdo de Neps/g na fibra devido ao processo da colheita mecanizada, que proporcionou um incremento médio de aproximadamente 46,96 Neps/g, o que equivale a 98,47%. Silva et al. (2003) verificaram aumento de 31,61 Neps/g da fibra colhida mecanicamente em relação à colhida manualmente, concordando com os resultados do presente trabalho. Por outro lado, após a colheita mecanizada houve diferenças significativas quanto ao conteúdo de Neps/g entre as lavouras de produção de algodão, o que provavelmente, é ocasionado pela regulagem da colheitadeira ou pelo estado de conservação dos fusos colhedores que apresentam grandes variações entre as lavouras. Mesmo havendo grandes diferenças entre as lavouras, a quantidade de Neps/g na pluma é considerada muito baixa pela estatística Uster ou seja, menor que 163 Npes/g (ZELLWEGER USTER, 1988), o que de certo modo, discorda dos dados observados por Faircloth et al., (2004) em quatro fazendas dos EUA, cuja colheita realizada com colheitadeiras do tipo picker alcançou valores médios de 222,5 Neps/g, considerado bastante alto e que refletirá em imperfeições na industrialização do fio.

A confecção e o desmanche do fardão não ocasionaram grandes variações no conteúdo de Neps/g da fibra. As diferenças no conteúdo de Neps/g da fibra do algodão entre as lavouras de produção após confecção e desmanche do fardão são decorrentes principalmente das variações ocasionadas pela colheita mecanizada a qual, sendo que estas variações se refletem nos processos subseqüentes devido ao conteúdo de Neps/g ser cumulativo. Em algumas lavouras, ocorreram pequenas reduções no conteúdo de Neps/g da fibra proveniente dos processos de confecção e desmanche dos fardões em relação à fibra oriunda da colheita mecanizada o que, provavelmente, se deve a erros de amostragem do material experimental, haja visto que estes processos não conseguem reduzir o conteúdo de Neps/g da fibra.

CONCLUSÕES

A colheita mecanizada do algodão incrementa, de forma significativa, o conteúdo de Neps/g da fibra porém, mesmo após a colheita, este conteúdo é considerado muito baixo.

As etapas seguintes a colheita mecanizada, constituídas da confecção do fardão e no seu desmanche na algodoeira, não alteram o conteúdo de Neps/g da fibra.

CONTRIBUIÇÃO PRÁTICA E CIENTÍFICA DO TRABALHO

Informar ao produtor o quanto são importantes os cuidados de manutenção das colheitadeiras de algodão e que elas podem afetar, de forma significativa, o produto final oriundo da fibra do algodão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANUÁRIO BRASILEIRO DO ALGODÃO-2006. Santa Cruz do Sul: Gazeta, 2006. 144p.

BAKER, R.V.; ANTHONY, W.S.; SUTTON, R.N. Seed cotton cleaning and extracting. In: ANTHONY, W. S.; MAYFIELD, W.D. Cotton ginners handbook. Washington: USDA, 1994. p. 69-90. (USDA. Agricultural Handbook Number, 503).

CHEIKHRONHOU, M.; SILVA, M.C.; KIRSCCHNER, A. Metrologia de fibras têxteis. Textilia, n.24, p.40-44, jun./ago. 1997.

(5)

FAIRCLOTH, J.C.; HUTCHINSON, R.; BARNETT, J.; PAXSON, K.; COCO, A.; PRICE III, P. An evaluation of alternative cotton harvesting methods in Northeast Louisiana – A comparison of the brush stripper and spindle harvester. Journal of Cotton Science, v.8, p. 55-61, 2004.

FREIRE, E.C.; FARIAS, F.J.C.; AGUIAR, P.H. Neps: impacto do manejo de colheita e beneficamento na fibra. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DA CULTURA DO ALGODÃO, 5., 2000, Cuiabá. Anais... Campina Grande: Embrapa Algodão/ FUNDAÇÃO MT, 2000. p. 95-96

HOFFMANN, R. Estatística para economistas. São Paulo: Pioneira, 1980. 379p.

MANGIALARDI JUNIOR, G.J.; BAKER, R.V.; VAN DOORN, D.W.; NORMAM, B.M.; SUTTON, R.M. Lint cleaning. In: ANTHONY, W.S.; MAYFIELD, W.D. Cotton ginners handbook. Washington: USDA, 1994. p. 102-119. (USDA. Agricultural Handbook Number, 503).

SILVA, O.R.R.F. da; WANDERLEY, M.J.R.; SANTANA, J.C.F. de; SILVA, J.C.A.; SANTOS, J.W. dos. Influência da colheita mecânica sobre algumas características intrínsecas da fibra do algodão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 4., 2003, Goiânia, GO, Anais...Campina Grande: Embrapa Algodão, 2003, CD-ROM.

ZELLWEGER USTER. AFIS: Testing data analysis. In: ZELLWEGER (Uster, Suiça) Technical encyclopedia. Suíça, 1988. (Uster News Bulletin, 36).

Referências

Documentos relacionados

de glicose capilar ao jejum de ratos induzidos a diabetes por STZ; Ocorreu queda de valores de triglicerídeos, creatinina e uréia de animais STZ induzidos; O extrato

Utilize as teclas de seta para seleccionar Security > Setup password (Segurança > Palavra- passe de configuração) e, em seguida, prima enter4. ● Para definir uma palavra-passe

O extrato alcoólico não apresentou atividades, antimicrobianas, ou seja, as bactérias que foram incubadas na presença desse extrato apresentaram Concentração Mínima Inibitória. de

Brasília, 27 de abril de 2019.. O presente trabalho tem por objetivo, através de uma pesquisa bibliográfica, demonstrar os critérios elencados pela Administração Pública para

Duas áreas receberam o tratamento mais convencional de aceleração de recalques pelo emprego de sobrecargas, uma área recebeu tratamento diferenciado, utilizando- se da combinação

123122 JEAN ELYSON RODRIGUES BORGES VALIDADA Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Prática do Psicólogo 123250 JÉSSICA AGNA CAVALCANTE DE ANDRADE VALIDADA Políticas

Moreover, the stability and reactivity of PCF- mpz were studied by analyses of electrochemical behavior and electronic spectra of PCF-mpz solutions at different

Tabela 1: Análise de variância para peso de frutos e de matéria seca do meloeiro em função das doses do polímero hidrofílico e das freqüências de irrigação adotadas..