• Nenhum resultado encontrado

Segurança. Manual do utilizador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Segurança. Manual do utilizador"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

Segurança

(2)

© Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P.

As informações aqui contidas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias que cobrem os produtos e serviços da HP são estabelecidas exclusivamente na documentação de garantia que os

acompanha. Neste documento, nenhuma declaração deverá ser interpretada como a constituição de garantia adicional. A HP não se responsabiliza por erros técnicos e editoriais ou por omissões neste documento. First Edition: March 2006

Número de publicação do documento: 406809-131

(3)

Conteúdo

1 Funcionalidades de segurança

2 Palavras-passe

Directrizes para a definição de palavras-passe ... 4

Palavra-passe de configuração do Computer Setup ... 6

Definir uma palavra-passe de configuração ... 6

Introduzir uma palavra-passe de configuração ... 7

Palavra-passe de ligação do Computer Setup ... 8

Definir uma palavra-passe de ligação ... 8

Introduzir a palavra-passe de ligação ... 9

Solicitar uma palavra-passe de ligação quando o computador é reiniciado ... 9

DriveLock do Computer Setup ... 10

Definir uma palavra-passe do DriveLock ... 11

Introduzir uma palavra-passe do DriveLock ... 12

Alterar uma palavra-passe do DriveLock ... 12

Remover a protecção do DriveLock ... 12

3 Funcionalidades de segurança do Computer Setup Segurança de dispositivos ... 15

Segurança estrita do Computer Setup ... 15

Definir a segurança estrita ... 16

Remover a segurança estrita ... 16

Funcionalidade System Information do Computer Setup ... 17

Funcionalidade System IDs do Computer Setup ... 18

4 Software antivírus 5 Software de firewall 6 Actualizações críticas de segurança (somente em alguns modelos) 7 ProtectTools Security Manager (somente em alguns modelos) Embedded Security for ProtectTools ... 26

Credential Manager for ProtectTools ... 27

BIOS Configuration for ProtectTools ... 28

Smart Card Security for ProtectTools ... 29

Java Card Security for ProtectTools ... 30

(4)

8 Cabo de segurança

9 Leitor de impressões digitais (somente em alguns modelos)

Utilizar o leitor de impressões digitais ... 33 Registar impressões digitais ... 33 Passo 1: Configurar o leitor de impressões digitais ... 34 Passo 2: Utilizar a sua impressão digital registada para iniciar sessão no

Windows ... 35

(5)

1

Funcionalidades de segurança

Nota As soluções de segurança foram concebidas para agir como factores de

desencorajamento. Estes factores de desencorajamento poderão não evitar que o equipamento seja indevidamente utilizado ou furtado.

Nota O seu computador suporta o CompuTrace, um serviço de segurança online de controlo e recuperação. Se o computador for furtado, o CompuTrace poderá identificar a sua localização se o utilizador não autorizado aceder à Internet. Tem de adquirir o software e subscrever o serviço para utilizar o CompuTrace. Para obter informações sobre como encomendar o software CompuTrace, visite http://www.hpshopping.com.

As funcionalidades de segurança fornecidas com o computador podem proteger o equipamento, as informações e os dados de vários tipos de riscos. O modo como utiliza o computador irá determinar as funcionalidades de segurança que necessita de utilizar.

O sistema operativo Microsoft® Windows® proporciona algumas funcionalidades de segurança. As funcionalidades de segurança adicionais encontram-se listadas na tabela seguinte. A maior parte destas funcionalidades de segurança adicionais pode ser configurada no utilitário Computer Setup (referido daqui em diante como Computer Setup).

Para proteger o equipamento contra Utilize esta funcionalidade de segurança

Utilização não autorizada do computador ● Autenticação na ligação utilizando palavras-passe ou smart cards

● ProtectTools Security Manager

Acesso não autorizado ao Computer Setup (f10) Palavra-passe de configuração no Computer Setup* Acesso não autorizado ao conteúdo de uma unidade de

disco rígido

Palavra-passe do DriveLock no Computer Setup*

Reposição não autorizada das palavras-passe do Computer Setup (f10).

Funcionalidade de segurança estrita no Computer Setup Arranque não autorizado a partir de uma unidade óptica,

unidade de disquetes ou placa de rede interna

Funcionalidade de opções de arranque no Computer Setup*

Acesso não autorizado à conta de utilizador do Windows Credential Manager for ProtectTools Acesso não autorizado a dados ● Software de firewall

● Actualizações do Windows

● ProtectTools Security Manager Acesso não autorizado às definições do Computer Setup e

a outras informações de identificação do sistema

Palavra-passe de configuração no Computer Setup*

(6)

Para proteger o equipamento contra Utilize esta funcionalidade de segurança

Remoção não autorizada do computador Ranhura para cabo de segurança (utilizada com um cabo de segurança opcional).

*O Computer Setup é um utilitário externo ao Windows, sendo acedido premindo a tecla f10 durante o arranque ou reinício do computador. Quando utilizar o Computer Setup, tem de utilizar as teclas do computador para navegar e efectuar selecções.

(7)

2

Palavras-passe

A maior parte das funcionalidades de segurança utiliza palavras-passe. Sempre que definir uma palavra-passe, anote-a e guarde-a num local seguro longe do computador. Preste atenção às seguintes considerações sobre palavras-passe:

● As palavras-passe de configuração, arranque e do DriveLock são definidas no Computer Setup e são geridas pelo BIOS do sistema.

● O PIN do smart card PIN e a palavra-passe de segurança incorporada, que são palavras-passe do ProtectTools Security Manager, podem ser activadas no Computer Setup proporcionarem uma protecção de palavra-passe do BIOS em adição às suas funções normais no ProtectTools. O PIN do PIN é utilizado com um leitor de smart card suportado e a palavra-passe de segurança incorporada é utilizada com o chip de segurança incorporado opcional.

● As palavras-passe do Windows só são definidas no sistema operativo Windows.

● Se se esquecer da palavra-passe de configuração definida no Computer Setup, não poderá aceder ao utilitário.

● Se tiver activado a funcionalidade de segurança estrita no Computer Setup e se esquecer da palavra-passe de configuração ou de arranque, o computador ficará inacessível e não poderá ser utilizado. Ligue para o Centro de apoio ou para o seu fornecedor de serviços para obter

informações adicionais.

● Se se esquecer da palavra-passe de arranque e da palavra-passe de configuração definidas no Computer Setup, não poderá ligar o computador ou retomar o funcionamento a partir do modo de hibernação. Ligue para o Centro de apoio ou para o seu fornecedor de serviços para obter informações adicionais.

● Se se esquecer das palavras-passe de utilizador e mestre do DriveLock, definidas no Computer Setup, a unidade de disco rígido protegida por essas palavras-passe ficará permanentemente bloqueada e poderá ser utilizada.

As tabelas seguintes listam as palavras-passe do Computer Setup e do Windows mais frequentemente utilizadas, bem como uma descrição das respectivas funções.

Palavras-passe do Computer Setup Função

Palavra-passe de configuração Protege o acesso ao Computer Setup.

Palavra-passe de ligação Protege o acesso ao conteúdo do computador quando este é ligado, reiniciado ou sai do modo de hibernação.

Palavra-passe mestre do DriveLock Protege o acesso à unidade de disco rígido interna protegida pelo DriveLock e é utilizada para remover a protecção do DriveLock.

(8)

Palavras-passe do Computer Setup Função Palavra-passe de utilizador do

DriveLock

Protege o acesso à unidade de disco rígido interna que está protegida pelo DriveLock.

PIN do smart card Protege o acesso ao conteúdo do smart card e do Java™ Card, protegendo igualmente o acesso ao computador quando é utilizado um smart card ou Java Card e um leitor de smart cards.

Palavra-passe de segurança incorporada

Quando activada como palavra-passe do BIOS, protege o acesso ao conteúdo do computador quando este é ligado, reiniciado ou sai do modo de hibernação. Esta palavra-passe requer o chip de segurança incorporado opcional.

Palavras-passe do Windows Função

Palavra-passe de administrador* Protege o acesso ao conteúdo do computador ao nível do administrador do Windows.

Palavra-passe de utilizador Protege o acesso a uma conta de utilizador do Windows. Também protege o acesso ao conteúdo do computador e tem de ser introduzida quando sai dos modos de suspensão ou hibernação.

*Para obter informações sobre como definir uma palavra-passe de administrador ou utilizador do Windows, seleccione Iniciar > Ajuda e suporte.

Directrizes para a definição de palavras-passe

Pode utilizar a mesma palavra-passe para uma funcionalidade do Computer Setup e para uma funcionalidade de segurança do Windows. Também pode utilizar a mesma palavra-passe para mais de uma funcionalidade do Computer Setup.

Uma palavra-passe definida no Computer Setup

● Pode ser qualquer combinação de até 8 letras e números do Computer Setup e não é sensível à utilização de maiúsculas e minúsculas.

● Tem de ser definida e introduzida com as mesmas teclas. Por exemplo, se definir uma palavra-passe com as teclas numéricas do teclado, a palavra-palavra-passe não será reconhecida se for introduzida com as teclas do teclado numérico incorporado.

Nota Alguns modelos incluem um teclado numérico separado que funciona exactamente como as teclas numéricas do teclado.

● Tem de ser introduzida quando for pedida pelo Computer Setup. Uma palavra-passe definida no Windows tem de ser introduzida quando for pedida pelo Windows.

Sugestões para criar e guardar palavras-passe:

● Ao criar palavras-passe, cumpra os requisitos definidos pelo programa.

(9)

● Não armazene palavras-passe num ficheiro no computador.

● Não utilize o seu nome ou outras informações pessoais que possam ser facilmente descobertas por um estranho.

(10)

Palavra-passe de configuração do Computer Setup

A palavra-passe do Computer Setup protege as definições de configuração e as informações de identificação do sistema existentes no Computer Setup. Uma vez definida, a palavra-passe tem de ser introduzida para aceder e efectuar alterações com o Computer Setup.

A palavra-passe de configuração

● Não é permutável com uma palavra-passe de administrador do Windows, embora ambas possam ser idênticas.

● Não é apresentada à medida que é definida, introduzida, alterada ou eliminada.

● Tem de ser definida e introduzida com as mesmas teclas. Por exemplo, uma palavra-passe de configuração definida com as teclas numéricas de um teclado normal não será reconhecida se for introduzida com as teclas do teclado numérico incorporado.

● Pode incluir qualquer combinação de até 32 letras e números e não é sensível a maiúsculas e minúsculas.

Definir uma palavra-passe de configuração

A palavra-passe de configuração é definida, alterada e eliminada no Computer Setup. Para gerir esta palavra-passe:

1. Abra o Computer Setup ligando ou reiniciando o computador e, em seguida, premindo f10

enquanto a mensagem "F10 = ROM Based Setup" é apresentada no canto inferior esquerdo do ecrã.

2. Utilize as teclas de seta para seleccionar Security > Setup password (Segurança > Palavra-passe de configuração) e, em seguida, prima enter.

● Para definir uma palavra-passe de configuração:

Escreva a palavra-passe nos campos New password (Palavra-passe nova) e Verify new

password (Verificar palavra-passe nova) e, em seguida, prima f10. ● Para alterar uma palavra-passe de administrador:

Escreva a palavra-passe actual no campo Old password (Palavra-passe antiga), escreva uma palavra-passe nova nos campos New password (Palavra-passe nova) e Verify new

password (Verificar palavra-passe nova) e, em seguida, prima f10. ● Para eliminar uma palavra-passe de configuração:

Escreva a palavra-passe actual no campo Old password (Palavra-passe antiga) e, em seguida, prima f10.

3. Para guardar as suas preferências, utilize as teclas de seta e seleccione File > Save changes

and exit (Ficheiro > Guardar alterações e sair). Em seguida, siga as instruções apresentadas no

ecrã.

(11)

Introduzir uma palavra-passe de configuração

No pedido Setup password (Palavra-passe de configuração), escreva a palavra-passe de

configuração (utilizando as mesmas teclas utilizadas para a definir e, em seguida, prima Enter. Após 3 tentativas de introduzir a palavra-passe de configuração sem êxito, terá de reiniciar o computador e tentar novamente.

(12)

Palavra-passe de ligação do Computer Setup

A palavra-passe de ligação do Computer Setup impede a utilização não autorizada do computador. Após definida, esta palavra-passe tem de ser introduzida sempre que ligar ou reiniciar o computador. Uma palavra-passe de ligação

● Não é apresentada à medida que é definida, introduzida, alterada ou eliminada.

● Tem de ser definida e introduzida com as mesmas teclas. Por exemplo, uma palavra-passe de ligação definida com as teclas numéricas de um teclado normal não será reconhecida se for introduzida com as teclas do teclado numérico incorporado.

● Pode incluir qualquer combinação de até 32 letras e números e não é sensível a maiúsculas e minúsculas.

Definir uma palavra-passe de ligação

As palavras-passe de ligação são definidas, alteradas e eliminadas no Computer Setup. Para gerir esta palavra-passe:

1. Abra o Computer Setup ligando ou reiniciando o computador e, em seguida, premindo f10

enquanto a mensagem "F10 = ROM Based Setup" é apresentada no canto inferior esquerdo do ecrã.

2. Utilize as teclas de seta para seleccionar Security > Power-On password (Segurança > Palavra-passe de ligação) e prima enter.

● Para definir uma palavra-passe de ligação:

Escreva a palavra-passe nos campos New password (Palavra-passe nova) e Verify new

password (Verificar palavra-passe nova) e, em seguida, prima f10. ● Para alterar uma palavra-passe de ligação:

Escreva a palavra-passe actual no campo Old password (Palavra-passe antiga), escreva uma palavra-passe nova nos campos New password (Palavra-passe nova) e Verify new

password (Verificar palavra-passe nova) e, em seguida, prima f10. ● Para eliminar uma palavra-passe de ligação:

Escreva a palavra-passe actual no campo Old password (Palavra-passe antiga) e, em seguida, prima f10.

3. Para guardar as suas preferências, utilize as teclas de seta e seleccione File > Save changes

and exit (Ficheiro > Guardar alterações e sair). Em seguida, siga as instruções apresentadas no

ecrã.

(13)

Introduzir a palavra-passe de ligação

No pedido Power-on Password (Palavra-passe de ligação), introduza a sua palavra-passe (utilizando as mesmas teclas utilizadas para a definir) e, em seguida, prima enter. Após 3 tentativas de introduzir a palavra-passe sem êxito, terá de desligar o computador, voltar a ligá-lo e tentar novamente.

Solicitar uma palavra-passe de ligação quando o computador é

reiniciado

Para além de solicitar que uma palavra-passe de ligação seja introduzida sempre que o computador é ligado, também pode solicitar a introdução de uma palavra-passe de ligação sempre que o computador é reiniciado.

Para activar e desactivar esta funcionalidade no Computer Setup:

1. Abra o Computer Setup ligando ou reiniciando o computador e, em seguida, premindo f10

enquanto a mensagem "F10 = ROM Based Setup" é apresentada no canto inferior esquerdo do ecrã.

2. Utilize as teclas de seta para seleccionar Security > Password options > Require password on

restart (Segurança > Opções de palavra-passe > Solicitar palavra-passe ao reiniciar) e, em

seguida, prima enter.

3. Utilize as teclas de seta para activar ou desactivar a funcionalidade de palavra-passe e, em seguida, prima f10.

4. Para guardar as suas preferências, utilize as teclas de seta e seleccione File > Save changes

and exit (Ficheiro > Guardar alterações e sair). Em seguida, siga as instruções apresentadas no

ecrã.

(14)

DriveLock do Computer Setup

CUIDADO Para impedir que uma unidade de disco rígido protegida pelo DriveLock fique permanentemente inutilizável, anote a palavra-passe de utilizador e a palavra-passe mestre do DriveLock num local seguro e afastado do computador. Se se esquecer de ambas as palavras-passe do DriveLock, a unidade de disco rígido ficará permanentemente bloqueada e não será possível voltar a utilizá-la.

A protecção do DriveLock impede o acesso não autorizado ao conteúdo de uma unidade de disco rígido. O DriveLock só pode ser aplicado às unidades de disco rígido internas do computador. Após a protecção do DriveLock ser aplicada a uma unidade, tem de ser introduzida uma palavra-passe para aceder a essa unidade. Para poder ser acedida através das palavras-passe do DriveLock, a unidade tem de estar inserida no computador e não num dispositivo de ancoragem ou MultiBay externo opcionais.

Para aplicar a protecção do DriveLock a uma unidade de disco rígido interna, tem de definir uma palavra-passe de utilizador e uma palavra-passe mestre no Computer Setup. Preste atenção às seguintes considerações sobre a utilização da protecção do DriveLock:

● Após a protecção do DriveLock ser aplicada a uma unidade de disco rígido, só será possível aceder a essa unidade introduzindo a palavra-passe de utilizador ou a palavra-passe mestre.

● O proprietário da palavra-passe de utilizador deverá ser o utilizador diário da unidade de disco rígido protegida. O proprietário da palavra-passe mestre poderá ser o administrador do sistema ou o utilizador diário.

● As palavras-passe de utilizador e mestre podem ser idênticas.

● Só é possível eliminar as palavras-passe de utilizador ou mestre removendo a protecção do DriveLock da unidade. A protecção do DriveLock só poderá ser removida da unidade com a palavra-passe mestre.

Nota Quando as palavras-passe de ligação e de utilizador do DriveLock forem idênticas, só lhe será pedido para introduzir uma palavra-passe de ligação em vez da palavra-passe de ligação e da palavra-passe de utilizador do DriveLock.

(15)

Definir uma palavra-passe do DriveLock

Para aceder às definições do DriveLock no Computer Setup:

1. Abra o Computer Setup ligando ou reiniciando o computador e, em seguida, premindo f10

enquanto a mensagem "F10 = ROM Based Setup" é apresentada no canto inferior esquerdo do ecrã.

2. Utilize as teclas de seta para seleccionar Security > DriveLock passwords (Segurança > Palavras-passe do DriveLock) e, em seguida, prima enter.

3. Seleccione a localização da unidade de disco rígido a proteger e, em seguida, prima f10.

4. Utilize as teclas de seta para seleccionar Enable (Activar) no campo Protection (Protecção) e, em seguida, prima f10.

5. Leia o aviso. Para continuar, prima f10.

6. Escreva a palavra-passe de utilizador nos campos New password (Palavra-passe nova) e Verify

new password (Verificar palavra-passe nova) e, em seguida, prima f10.

7. Escreva a palavra-passe mestre nos campos New password (Palavra-passe nova) e Verify new

password (Verificar palavra-passe nova) e, em seguida, prima f10.

8. Para confirmar a protecção do DriveLock na unidade seleccionada, escreva DriveLock no campo de confirmação e prima f10.

9. Para guardar as suas preferências, utilize as teclas de seta e seleccione File > Save changes

and exit (Ficheiro > Guardar alterações e sair). Em seguida, siga as instruções apresentadas no

ecrã.

As preferências serão activadas quando o computador for reiniciado.

(16)

Introduzir uma palavra-passe do DriveLock

Certifique-se de que a unidade de disco rígido está instalada no computador (e não numa estação de ancoragem ou MultiBay externo opcionais).

No pedido DriveLock HDD Bay Password (Palavra-passe do compartimento do disco do DriveLock) introduza a palavra-passe de utilizador ou mestre (premindo as mesmas teclas utilizadas para definir a palavra-passe) e, em seguida, prima enter.

Após 2 tentativas incorrectas de introduzir a palavra-passe, terá de reiniciar o computador e tentar novamente.

Alterar uma palavra-passe do DriveLock

Para aceder às definições do DriveLock no Computer Setup:

1. Abra o Computer Setup ligando ou reiniciando o computador e, em seguida, premindo f10

enquanto a mensagem "F10 = ROM Based Setup" é apresentada no canto inferior esquerdo do ecrã.

2. Utilize as teclas de seta para seleccionar Security > DriveLock passwords (Segurança > Palavras-passe do DriveLock) e, em seguida, prima enter.

3. Utilize as teclas de seta para seleccionar a localização da unidade de disco rígido interna e prima

f10.

4. Utilize as teclas de seta para seleccionar o campo da palavra-passe que pretende alterar. Escreva a palavra-passe actual nocampo Old password (Palavra-passe antiga) e, em seguida, introduza a nova palavra-passe nos campos New password (Palavra-passe nova) e Verify new

password (Verificar palavra-passe nova). Em seguida, prima f10.

5. Escreva novamente a passe nova no campo Confirm New Password (Confirmar palavra-passe nova) e, em seguida, prima enter.

6. Quando for apresentada a mensagem de aviso da configuração, prima enter para guardar as alterações.

7. Para guardar as suas preferências, utilize as teclas de seta e seleccione File > Save changes

and exit (Ficheiro > Guardar alterações e sair). Em seguida, siga as instruções apresentadas no

ecrã.

As preferências serão activadas quando o computador for reiniciado.

Remover a protecção do DriveLock

Para aceder às definições do DriveLock no Computer Setup:

1. Abra o Computer Setup ligando ou reiniciando o computador e, em seguida, premindo f10

enquanto a mensagem "F10 = ROM Based Setup" é apresentada no canto inferior esquerdo do ecrã.

2. Utilize as teclas de seta para seleccionar Security > DriveLock passwords (Segurança > Palavras-passe do DriveLock) e, em seguida, prima enter.

3. Utilize as teclas de seta para seleccionar a localização da unidade de disco rígido interna e prima

(17)

4. Utilize as teclas de seta para seleccionar Disable (Desactivar) no campo Protection (Protecção) e, em seguida, prima f10.

5. Escreva a palavra-passe metre no campo Old password (Palavra-passe antiga). Em seguida, prima f10.

6. Para guardar as suas preferências, utilize as teclas de seta e seleccione File > Save changes

and exit (Ficheiro > Guardar alterações e sair). Em seguida, siga as instruções apresentadas no

ecrã.

As preferências serão activadas quando o computador for reiniciado.

(18)
(19)

3

Funcionalidades de segurança do

Computer Setup

Segurança de dispositivos

No menu Boot options (Opções de arranque) ou Port options (Opções de portas) do Computer Setup, pode desactivar ou activar dispositivos do sistema.

Para desactivar ou reactivar os dispositivos do sistema no Computer Setup:

1. Abra o Computer Setup ligando ou reiniciando o computador e, em seguida, premindo f10

enquanto a mensagem "F10 = ROM Based Setup" é apresentada no canto inferior esquerdo do ecrã.

2. Utilize as teclas de seta para seleccionar System Configuration > Boot options (Configuração do sistema > Opções de arranque) ou System Configuration > Port options (Configuração do sistema > Opções de portas) e, em seguida, introduza as suas preferências.

3. Para confirmar as preferências, prima f10.

4. Para guardar as suas preferências, utilize as teclas de seta e seleccione File > Save changes

and exit (Ficheiro > Guardar alterações e sair). Em seguida, siga as instruções apresentadas no

ecrã.

As preferências serão activadas quando o computador for reiniciado.

Segurança estrita do Computer Setup

CUIDADO Para impedir que o computador fique permanentemente inutilizável, anote as palavras-passe de configuração e arranque ou o PIN do smart card num local seguro e afastado do computador. Sem estas palavras-passe ou PIN, não é possível desbloquear o computador. A funcionalidade de segurança estrita aumenta a segurança na ligação, impondo a autenticação do utilizador através das palavras-passe de configuração ou ligação, ou do PIN do smart card, antes de conceder acesso ao sistema.

(20)

Definir a segurança estrita

Para activar a segurança estrita no Computer Setup:

1. Abra o Computer Setup ligando ou reiniciando o computador e, em seguida, premindo f10

enquanto a mensagem "F10 = ROM Based Setup" é apresentada no canto inferior esquerdo do ecrã.

2. Utilize as teclas de seta para seleccionar Security > Password options (Segurança > Opções de palavra-passe) e, em seguida, prima enter.

3. Utilize as teclas de seta para seleccionar o campo Stringent security (Segurança estrita).

4. Leia o aviso. Para continuar, prima f10.

5. Para activar a funcionalidade sempre que o computador é ligado, prima f10.

6. Para guardar as suas preferências, utilize as teclas de seta e seleccione File > Save changes

and exit (Ficheiro > Guardar alterações e sair). Em seguida, siga as instruções apresentadas no

ecrã.

As preferências serão activadas quando o computador for reiniciado.

Remover a segurança estrita

Para remover a segurança estrita no Computer Setup:

1. Abra o Computer Setup ligando ou reiniciando o computador e, em seguida, premindo f10

enquanto a mensagem "F10 = ROM Based Setup" é apresentada no canto inferior esquerdo do ecrã.

2. Utilize as teclas de seta para seleccionar Security > Password options (Segurança > Opções de palavra-passe) e, em seguida, prima enter.

3. Utilize as teclas de seta para seleccionar Disable (Desactivar) no campo Stringent security (Segurança estrita) e, em seguida, prima f10.

4. Para guardar as suas preferências, utilize as teclas de seta e seleccione File > Save changes

and exit (Ficheiro > Guardar alterações e sair). Em seguida, siga as instruções apresentadas no

ecrã.

(21)

Funcionalidade System Information do Computer Setup

A funcionalidade System Information (Informações do sistema) do Computer Setup fornece 2 tipos de informações do sistema:

● Informações de identificação sobre o modelo do computador e as baterias.

● Informações de especificação sobre o processador, cache, memória, ROM, revisão de vídeo e revisão do controlador do teclado.

Para ver estas informações gerais do sistema, utilize as teclas de seta para seleccionar File > System Information (Ficheiro > Informações do sistema)

Nota Para impedir o acesso não autorizado a estas informações, tem de criar uma palavra-passe de configuração no Computer Setup. Para obter mais informações, consulte "Definir uma palavra-passe de configuração".

(22)

Funcionalidade System IDs do Computer Setup

A funcionalidade System IDs (IDs do sistema) do Computer Setup permite-lhe apresentar ou introduzir a etiqueta de artigo e a etiqueta de propriedade do computador.

Nota Para impedir o acesso não autorizado a estas informações, tem de criar uma palavra-passe de configuração no Computer Setup. Para obter mais informações, consulte "Definir uma palavra-passe de configuração".

Para gerir esta funcionalidade:

1. Abra o Computer Setup ligando ou reiniciando o computador e, em seguida, premindo f10

enquanto a mensagem "F10 = ROM Based Setup" é apresentada no canto inferior esquerdo do ecrã.

2. Para ver ou introduzir etiquetas de identificação para os componentes do sistema, utilize as teclas de seta para seleccionar Security > System IDs (Segurança > IDs do sistema).

3. Para confirmar as informações ou as preferências, prima f10.

4. Para guardar as suas preferências, utilize as teclas de seta e seleccione File > Save changes

and exit (Ficheiro > Guardar alterações e sair). Em seguida, siga as instruções apresentadas no

ecrã.

(23)

4

Software antivírus

Quando o computador é utilizado para correio electrónico, funcionamento em rede ou acesso à Internet, fica exposto a vírus informáticos. Estes vírus podem desactivar o sistema operativo, as aplicações ou os utilitários ou ainda provocar o funcionamento incorrecto dos mesmos.

O software antivírus pode detectar a maior parte dos vírus, destruí-los e, muitas vezes, reparar os danos que possam ter causado. Para assegurar a protecção constante contra vírus recentemente

descobertos, o software antivírus tem de estar actualizado.

O Norton Internet Security está pré-instalado no computador. Para obter informações sobre o software Norton Internet Security, seleccione Iniciar > Todos os programas > Norton Internet Security > Help

and Support.

Para obter mais informações sobre vírus informáticos, escreva vírus no campo Procurar do Centro de ajuda e suporte.

(24)
(25)

5

Software de firewall

Quando o computador é utilizado para correio electrónico, funcionamento em rede ou acesso à Internet, é possível que pessoas não autorizadas tenham acesso a informações pessoais, ao computador e aos dados do utilizador. Utilize o software de firewall pré-instalado no computador para proteger a sua privacidade.

O firewall disponibiliza registos, relatórios e alarmes automáticos para monitorizar todo o tráfego de entrada e saída. Consulte a documentação do firewall ou contacte o respectivo fabricante para obter mais informações.

Nota Em algumas situações, o firewall pode bloquear o acesso a jogos na Internet, interferir na partilha de ficheiros ou de impressoras numa rede ou bloquear anexos de mensagens de correio electrónico autorizados. Para solucionar temporariamente o problema, desactive a firewall, execute a tarefa pretendida e, em seguida, reactive a firewall. Para solucionar permanentemente o problema, reconfigure a firewall.

(26)
(27)

6

Actualizações críticas de segurança

(somente em alguns modelos)

CUIDADO Para proteger o computador contra falhas de segurança e vírus informáticos, instale as actualizações críticas online da Microsoft assim que receber o respectivo alerta.

O disco Critical Security Updates for Windows XP pode ter sido incluído juntamente com o computador, para fornecer actualizações adicionais disponibilizadas após a configuração do computador.

Para actualizar o sistema utilizando o disco Critical Security Updates for Windows XP:

1. Introduza o disco na unidade. (O disco executará automaticamente a aplicação de instalação.)

2. Siga as instruções apresentadas no ecrã para instalar todas as actualizações. (Este processo poderá demorar alguns minutos.)

3. Remova o disco.

É possível que tenham sido disponibilizadas actualizações adicionais para o sistema operativo e outro software após a expedição do computador. Para ter a certeza de que todas as actualizações disponíveis estão instaladas no computador:

● Execute o Windows Update mensalmente para instalar o software mais recente da Microsoft.

● Obtenha as actualizações, à medida que são disponibilizadas, no site da Microsoft e através da hiperligação de actualizações no Centro de ajuda e suporte.

(28)
(29)

7

ProtectTools Security Manager

(somente em alguns modelos)

Alguns modelos têm o ProtectTools Security Manager pré-instalado. Este software pode ser acedido através do Painel de controlo do Microsoft Windows. Esta ferramenta fornece funcionalidades de segurança que ajudam a impedir o acesso não autorizado ao computador, a redes e a dados críticos. O ProtectTools Security Manager é uma consola de segurança que proporciona funcionalidades avançadas com a adição dos seguintes módulos:

● Embedded Security for ProtectTools

● Credential Manager for ProtectTools

● BIOS Configuration for ProtectTools

● Smart Card Security for ProtectTools

● Java Card Security for ProtectTools

Consoante o modelo do computador, os módulos adicionais podem ser pré-instalados, pré-carregados ou transferidos a partir do Web site da HP. Visite http://www.hp.com para obter mais informações.

(30)

Embedded Security for ProtectTools

Nota O chip de segurança integrado do Trusted Platform Module (TPM) opcional tem de estar instalado no computador para poder utilizar o Embedded Security for ProtectTools.

O Embedded Security for ProtectTools dispõe de funcionalidades de segurança para protecção contra o acesso não autorizado a dados ou credenciais do utilizador, incluindo os seguintes:

● Funções administrativas, como a propriedade e gestão da frase-passe do proprietário.

● Funções de utilizadores, tais como a inscrição de utilizadores e a gestão de frases-passe de utilizadores.

● Configuração de definições, incluindo a configuração do Microsoft EFS e do Personal Secure Drive para protecção dos dados do utilizador.

● Funções de gestão, como a criação de cópias de segurança e o restauro da hierarquia de chaves.

● Suporte para aplicações de outros fabricantes (tais como o Microsoft Outlook e o Internet Explorer) para a execução de operações protegidas em certificados digitais durante a utilização da segurança incorporada.

O chip de segurança incorporado opcional do TPM melhora e activa outras funcionalidades de segurança do ProtectTools Security Manager. Por exemplo, o Credential Manager for ProtectTools pode utilizar o chip incorporado como factor de autenticação durante o início de sessão do utilizador no Windows. Em alguns modelos, o chip de segurança incorporado do TPM também activa

funcionalidades de segurança do BIOS acedidas através do BIOS Configuration for ProtectTools. Para obter mais informações, consulte a ajuda online do Embedded Security for ProtectTools.

(31)

Credential Manager for ProtectTools

O Credential Manager for ProtectTools dispõe de funcionalidades de segurança que fornecem protecção contra o acesso não autorizado ao computador, incluindo as seguintes:

● Alternativas para palavras-passe durante o início de sessão no Microsoft Windows, como a utilização de smart cards para iniciar sessão no Windows.

● Capacidade de início de sessão único, que memoriza automaticamente as credenciais relativas a Web sites, aplicações e recursos de rede protegidos.

● Suporte para dispositivos de segurança adicionais, como smart cards e leitores de impressões digitais.

Para obter mais informações, consulte a ajuda online do Credential Manager for ProtectTools.

(32)

BIOS Configuration for ProtectTools

O BIOS Configuration for ProtectTools fornece acesso às definições de segurança e configuração do BIOS (Computer Setup) dentro da aplicação ProtectTools Security Manager. Isto concede aos utilizadores um acesso mais fácil às funcionalidades de segurança do sistema que são geridas pelo Computer Setup.

Com o BIOS Configuration for ProtectTools, pode

● Gerir palavras-passe de ligação e configuração.

● Configurar outras funcionalidades de autenticação na ligação, como a activação de palavras-passe de smart card e a autenticação de segurança incorporada.

● Activar e desactivar funcionalidades de hardware, como o arranque a partir de CD-ROM ou portas de hardware diferentes.

● Configurar opções de arranque, incluindo a activação do MultiBoot e a alteração da sequência de arranque.

Nota Muitas das funcionalidades do BIOS Configuration for ProtectTools também estão disponíveis no Computer Setup.

(33)

Smart Card Security for ProtectTools

O Smart Card Security for ProtectTools gere a configuração de smart cards para computadores equipados com um leitor de smart cards opcional.

Nota Os smart cards e os Java Cards utilizam um leitor de smart cards.

Com o Smart Card Security for ProtectTools, pode

● Aceder a funcionalidades de segurança de smart cards. Os melhoramentos de segurança são suportados pelo ProtectTools Smart Card opcional e por um leitor de smart cards.

● Inicializar um ProtectTools Smart Card para que possa ser utilizado com o Credential Manager for ProtectTools.

● Trabalhar com o BIOS para activar a autenticação de smart cards num ambiente anterior ao arranque e para configurar smart cards separados para um administrador e um utilizador. Isto implica que o utilizador introduza o smart card e, opcionalmente, um PIN, antes que o sistema operativo possa ser carregado.

● Definir e alterar a palavra-passe utilizada para autenticar os utilizadores do smart card.

● Fazer uma cópia de segurança e restaurar as palavras-passe do BIOS armazenadas no smart card.

Para obter mais informações, consulte a ajuda online do Smart Card Security for ProtectTools.

(34)

Java Card Security for ProtectTools

Nota Os Java Cards e os smart cards utilizam um leitor de smart cards.

Com o Java Card Security for ProtectTools, pode

● Aceder às funcionalidades de segurança do Java Card. Os melhoramentos de segurança são suportados pelo ProtectTools Java Card opcional e por um leitor de smart cards.

● Criar um PIN exclusivo que permite que um Java Card seja utilizado com o Credential Manager for ProtectTools.

● Trabalhar com o BIOS para activar a autenticação de Java Cards num ambiente anterior ao arranque e para configurar Java Cards separados para um administrador e um utilizador. Isto implica que o utilizador introduza o Java Card e, opcionalmente, um PIN, antes que o sistema operativo possa ser carregado.

● Definir e alterar a identidade utilizada para autenticar os utilizadores do Java Card.

● Fazer uma cópia de segurança e recuperar a identidade armazenada no Java Card. Para obter mais informações, consulte a ajuda online do Java Card Security for ProtectTools. euipados com um leitor de smart cards opcional.

(35)

8

Cabo de segurança

Nota O cabo de segurança foi concebido para funcionar como factor de desencorajamento, mas poderá não evitar que o computador seja indevidamente utilizado ou furtado.

Para instalar um cabo de segurança:

1. Prenda o cabo de segurança em volta do objecto pretendido.

2. Introduza a chave (1) no cadeado do cabo (2).

3. Introduza o cadeado do cabo na ranhura para cabo de segurança do computador (3) e, em seguida, tranque o cadeado do cabo com a chave.

Nota O computador pode ser ligeiramente diferente da ilustração. A localização da ranhura para cabo de segurança varia consoante o modelo.

(36)
(37)

9

Leitor de impressões digitais (somente

em alguns modelos)

Utilizar o leitor de impressões digitais

Nota A localização do leitor de impressões digitais varia consoante o modelo.

Registar impressões digitais

O leitor de impressões digitais permite-lhe iniciar sessão no Windows através de uma impressão digital registada no ProtectTools Security Manager, em vez de uma palavra-passe do Windows.

Quer esteja a utilizar um HP com um leitor de impressões digitais integrado ou um leitor de impressões digitais opcional, são necessários dois passos para iniciar sessão no Windows através de uma impressão digital:

1. Configurar o leitor de impressões digitais.

2. Utilizar a sua impressão digital registada para iniciar sessão no Windows.

(38)

Passo 1: Configurar o leitor de impressões digitais

Nota Se estiver a utilizar um leitor de impressões digitais opcional, ligue-o ao computador antes de efectuar os passos seguintes.

Para configurar o leitor de impressões digitais:

1. No Windows, faça duplo clique no ícone do Credential Manager na área de notificações da barra de tarefas.

– ou –

Seleccione Iniciar > Todos os programas > ProtectTools Security Manager e, em seguida, clique no separador Credential Manager, localizado à esquerda.

2. Na página "My Identity" (A minha identidade), clique em Log On (Iniciar sessão), localizado no canto superior direito da página.

É apresentado o Credential Manager Logon Wizard (Assistente de início de sessão do Credential Manager).

3. Na página "Introduce Yourself" (Apresentação), clique em Next (Avançar) para aceitar o nome de utilizador predefinido.

Nota Se existirem outros utilizadores registados neste computador, poderá seleccionar a pessoa cujas impressões digitais necessitam de ser registadas introduzindo o respectivo nome de utilizador do Windows.

4. Na página "Enter Password" (Introduza a palavra-passe), introduza a palavra-passe do Windows, caso tenha sido definida. Caso contrário, clique em Finish (Concluir).

5. Na página "My Services and Applications" (Os meus serviços e aplicações), clique em Register

Fingerprints (Registar impressões digitais).

Nota Por predefinição, o Credential Manager requer o registo de um mínimo de 2 dedos diferentes.

6. Quando o Credential Manager Registration Wizard (Assistente de Registo do Credential Manager) for apresentado, deslize lentamente o dedo para baixo sobre o sensor de impressões digitais.

Nota O dedo indicador direito é o dedo predefinido para registo da primeira impressão digital. Pode alterar a predefinição clicando no dedo que pretende registar primeiro, na mão esquerda ou na direita. Quando clicar num dedo, este será realçado para mostrar que foi seleccionado.

7. Continue a deslizar o mesmo dedo pelo sensor de impressões digitais até que o dedo apresentado no ecrã fique verde.

Nota O indicador de progresso é actualizado após cada vez que desliza o dedo. É necessário deslizar o dedo várias vezes para registar uma impressão digital.

Nota Se necessitar de recomeçar durante o processo de registo da impressão digital, clique com o botão direito do rato sobre o dedo realçado no ecrã e, em seguida, clique em

(39)

8. Clique noutro dedo no ecrã para o registar e, em seguida, repita os passos 6 e 7.

CUIDADO Tem de registar pelo menos 2 dedos para concluir a configuração.

Nota Se clicar em Finish (Concluir) antes de registar pelo menos dois dedos, será apresentada uma mensagem de erro. Clique em OK para continuar.

9. Após ter registado pelo menos dois dedos, clique em Finish (Concluir) e, em seguida, clique em OK.

10. Para configurar o leitor de impressões digitais para outro utilizador do Windows, inicie sessão no Windows com as credenciais desse utilizador e repita os passos 1 a 9.

Passo 2: Utilizar a sua impressão digital registada para iniciar sessão no

Windows

Para iniciar sessão no Windows utilizando a sua impressão digital:

1. Imediatamente após ter registado suas impressões digitais, reinicie o Windows.

2. No canto superior esquerdo do ecrã, clique em Log on to Credential Manager (Iniciar sessão no Credential Manager).

3. Na caixa de diálogo Credential Manager Logon Wizard (Assistente de início de sessão do Credential Manager), em vez de clicar num nome de utilizador, deslize qualquer um dos dedos que registou para iniciar sessão no Windows.

4. Introduza a sua palavra-passe do Windows para a associar à sua impressão digital.

Nota Caso tenha uma palavra-passe do Windows, quando iniciar sessão no Windows pela primeira vez utilizando a sua impressão digital terá de introduzir a palavra-passe para a associar à impressão digital. Depois da palavra-passe ter sido associada à impressão digital, não necessitará de a introduzir novamente quando utilizar o leitor de impressões digitais.

(40)
(41)

Índice

A

actualizações críticas, software 23

B

BIOS Configuration for ProtectTools 28 C cabo segurança 31 cabo de segurança 31 Computer Setup palavra-passe de configuração 6 palavra-passe de ligação 8 palavra-passe do DriveLock 10 segurança de dispositivos 15 segurança estrita 15

Credential Manager for ProtectTools 27

E

Embedded Security for ProtectTools 26

J

Java Card Security for ProtectTools 30

L

leitor de impressões digitais 33

P palavra-passe de administrador 4 palavra-passe de utilizador 4 palavra-passe do DriveLock alterar 12 configurar 11 descrição 10 introduzir 12 remover 12 palavras-passe administrador 4 configuração 6 directrizes 4 DriveLock 10 ligação 8 utilizador 4

ProtectTools Security Manager 25

S

segurança

directrizes para palavras-passe 4

funcionalidades 1

segurança de dispositivos 15 segurança estrita 15

Smart Card Security for ProtectTools 29 software actualizações críticas 23 antivírus 19 firewall 21 software antivírus 19 software de firewall 21 PTPT Índice 37

(42)
(43)
(44)

Referências

Documentos relacionados

No caso vertente, há indícios da divergência suscitada, porquanto o entendimento do acórdão recorrido diverge, em princípio, da posição adotada no aresto acostado como

Pelo presente instrumento, de um lado, representando a categoria econômica, a FEDERAÇÃO NACIONAL DOS BANCOS - FENABAN, o Sindicato dos Bancos nos Estados de São

O trabalho teve como objetivo principal calibrar o modelo 3-PG para Eucalyptus saligna na região de Guaíba, RS para as varáveis diâmetro à altura do peito (DAP), altura

( )A experiência de refletir sobre a arte como objeto de conhecimento, onde importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte

“No campo artístico, observam-se ecos da Semana de Arte Moderna de 1922, expandindo-se o movimento modernista para várias regiões do país e organizan- do-se salões de arte

Sabendo-se de antemão que a realidade dos centros urbanos antigos, quanto ao risco de incêndio associado, resulta da não verificação das medidas de segurança contra incêndios,

, em média, os edifícios estudados apresentaram um valor de risco de incêndio superior a 1; as r que para os edifícios cujos valores de segurança contra

• Faixa: nesta coluna, rotula-se o resultado da Dimensão Provimento (apenas ACS) segundo os critérios de classificação para resultado geral da simulação escalonada em 4