• Nenhum resultado encontrado

-~" ;-' - musiss. possível o auxilio armado a china nacionalista. Aeheson contrário ao empréstimo governamental à Espanha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "-~" ;-' - musiss. possível o auxilio armado a china nacionalista. Aeheson contrário ao empréstimo governamental à Espanha"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

:Vyr'r^'7P~^'.r: j'"7"v rv" •-¦;*¦¦- -'"

•-- """':

-~" ;-'¦-¦

..rrr-r^-r^-r.rr-TmmmumiIltifmi^lVlt,.

*t|í

: o Matutino de Maior Tiragem da

Capital da República

—1^11'ti"— Previsões nté 2 liorfls de amanha, no Dls-ullo Federal: Tempo — Instável com chuvas: nevoeiro. irl

Xfinporntu rn — Em declínio acentuado.\V ao S, rajadas frescas. Ventos — Do ¦ MrtfPBKATUKAS MÁXIMAS E MÍNIMAS DE ONTEM: I itnlversKlado Rural, 23,6-17.6; Méier, 24,8-18,9; Barão 1h Taquara, 23.6-17,0; Penha, 24,4-12,3; Jardim Bo-•1 ?»„irn 22,4-37,0; Ipanema, 23,6-19,4; e, Praça Quinze,• tsm 24,9-18,4.

Constituição, 11 — Tel. 42-2910 (Rede interna)

Rio de Janeiro, Quinta-feira, 3 de Agosto de

1950

i Fundado cm 1930 - Ano XXI ¦ N.° 8 ¦ 522 Propriedade de S. A. DIA1ÍIO DE NOTÍCIAS O lt. DANTAS, presidente; M. Gomes Moreira,

tesoureiro; Aurélio Silva, secretario. ASSINATURAS: „-•„„„, Ano, CrS 320,00; Semestre, CrS 60.00; Trim.. CrS 30,00 Rep. S. Paulo: MT. FarincÚãPs. Bento. 220, 3", T. 2-1512 ED. DE HOJE, 3 SEÇÕES, 18 PAGS. — CR* 0,50

musiss

Todavia, no setor central da frente coreana, as tropas

dos Estados Unidos tiveram que abandonar a cidade de

Kumchun, a fim de evitar o cerco pelo inimigo

Mac Arthur, em seu boletim da meia-noite, declara que a batalha mais

intensa se trava a leste de Chinju — Novas posições defensivas

possível o auxilio armado a china nacionalista

icr

ôQUIO, quinta-feira, 3 — tem-do dc Tóquio (Earnest Ho-berzcht. da U.P.) - Fôr-. de infantaria norte-amerl-âna« encabeçadas por tanques, da primeira vez, na guerra da oréla, contiveram o avanço co-unlsta sôbre o importante por-de Pusan, mas, no setor cen-ai da frente coreana, outras ropas dos Estados Unidos tive-am que abandonar a cidade de umchun. para evitar o cerco leio inimigo.

Soldados da 24» Divisão de fantaria dos Estados Unidos ie, com tanta desvantagem, ti-eram que lutar contra os co-unistas norte-coreanos durante s primeiras etapas da guerra, iram-se, desta vez, apoiados tanques médios Sherman, ,om motores e equipamento mais 'oderosos

que os antigos e pe-etraram pelo flanco do salien-s comunisalien-sta, no salien-setor meridio-ai da frente. Os norte-ameri-anos se apoderaram de várias levacões de importância estra-églca a leste de Chinju e a enos de 80 quilômetros oeste > Pusan. Entretanto, noutro jetor, as forças da 1» Divisão e Cavalaria norte-americana in-adiaram Kumchon, centro de ansportes 50 quilômetros a oroeste de Taegu, capital pro-isórla da Coréia do Sul, e se tiraram da localidade, dlnaml-ndo a ponte dos subúrbios dentais da mesma.

O general Mac Arthur, em seu jesumo das operações distribui-[o à meia-noite, informou que batalha mais intensa de toda frente coreana se trava a les-de Chinju, onde o contra-aque norte-americano pareceu anstornar os planos comunis-s e provocou feroz luta, que nfinuava ainda ãs primeiras ras de quinta-feira, segundo espachds recebidos da frente.

Duas unidades da 25» Divisão foram as que realizaram o con-tra-ataque, a leste de Chinju. Uma penetrou pelo flanco co-munista e apoderou-se de uma série de elevações a alguns qui-iometros a leste de Chinju. Ou-tra foi contida pela tenaz resls-tência dos invasores, a uns quantos quilômetros mais a les-te. Ambas as unidades conta-vam com o apoio de tanques Sherman e a que operava mais para o leste havia perdido qua-tro dessas mftquinas no curso da luta.

Novas posições

TÓQUIO, 3 (.quinta-feira) — (U.P.i — As forcas norte-ame-Tiranas retiraram-se ao longo da frente ocidental, ocupando novas posições defensivas. Des-sas novas posições, esperam as tropas do 8" Exército conter o ultimo c desesperado esforço co-munista por expulsá-las da Co-réia.

Uma informação procedente da frente diz que a retirada foi efetuada voluntariamente para posições situadas na margem oposta do rio r-Iaktong, que se considera como a barreira na-tural mais favorável que os nor-te-americanos tiveram desde o Inicio da guerra coreana.

A retirada completou-se na madrugada de hoje e partlcl-pam da mesma forças sul-corea-nas, que defendiam os setores de Kochang e Hyopchon. As pon-tes sflbre o rio foram destruídas acreditando-se que os coreanos do Norte terão grande difleul-dade em atravessar o rio.

O corpo de engenheiros

Infor-ma que Naktong tem uInfor-ma pro-fundldade de 10 a 30 pés, moti-vo pelo qual os comunistas te-rão de atravessá-lo utilizando lanchas ou construindo pontes de pontôes.

Kumchun

aban-donada

COM A 1» DIVISÃO DE CA-VALARIA DOS EE. UU. NA CORÉIA, quinta-feira, 3 — tem-po do Extremo Oriente (Peter Kalisher, da U.P.) — Kumchun rol abandonada pelas forças nor-te-amerleanas, quarta-feira, a noite, quando as forças comu-nistas norte-coreanas se puse-ram a avançar sôbre êsse im-portante centro de transportes, partindo do norte, sul e oeste, ao mesmo tempo em que suas forças guerrilheiras penetravam para o leste, ao longo do flanco meridional da vital linha de abastecimentos de Kumchun-Waegwan.

Tecnicamente, Kumchun se en-contrava ainda em poder dos norte-americanos, às primeiras horas da noite de quarta-feira, mas apresentava aquele aspecto deserto que caracteriza as ou-trás localidades ao longo da re-tirada norte-americana, desde suwon para o sul. As primeiras horas da tarde de quarta-feira, «8 soldados comunistas ataca-ram uma posição norte-corcana «o sul da estrada Kumchun-Waegwan, pouco mais de 3 qui-Iometros a sudeste de Kumchun

A unidade da 3» Divisão de Cavalaria abriu fogo com sua»

metralhadoras e morteiros e afir-mou haver dado morte a 60 dos atacantes. Horas antes, um ba-talhfto comunista assaltou posi-çôes norte-americanas ao norte de Kumchun e os nofte-america-nos se retiraram quilômetro e melo para o sul. A estrada que leva a Waegwan estava ober-ta, ã noite de quarta-feira, por uma nuvem de pó, enquanto os soldados norte-americanos se re-tiravam da localidade, em co-minhões, ambulâncias e «jeeps». E, ao mesmo tempo que os norte-americanos se retiravam, grande número de refugiados fêz ato de presença nas estradas que, de Kumchun, demandam o leste. Êsse problema dos refu-giados é um dos mais graves para os oficiais norte-amerlea-nos, de vez que de mistura com eles sempre há guerrilheiros co-munistas.

Aeheson contrário ao empréstimo

governamental à Espanha

Recordou que existem amplos fundos no

Ban-co de Exportação e Importação, para os quais

o país ibérico deveria recorrer

w

ASHINGTON 2 (U P) — O secretário de Estado Aeheson disse que o Departamento de Estado se opõe à medida aprovada pelo Senado, terça-feira, autorizando a concessão de '-¦ '-¦'•¦ na habitual palestra aocecem milhões de dólares ii Espanha. Essa declaração fo! feita

chanceler com os jornalistas, de quarta-feira.

Aeheson se pronunciou igualmente contra as sugestões de que os Estados Unidos forneçam ajuda em armamentos à Espanha. Duse que essa medida teria que ser tomada em entendimento com os alia-dos alia-dos Estaalia-dos Unialia-dos e que êle ndo lem planos para vrommw^»o.

O chanceler fez questão de sublinhar que o Departamento de Estado «flo se opõe em principio ao empréstimo d- Espanha, mas assi-nalou que a emenda agora aprovada pelo Senado ao Programa de Ajuda ao Estrangeiro é semelhante às emendas propostas em anos anteriores. Disse que o pareceu do seu Departamento continua hoje o mesmo que quando essas propostas foram feitas.

Recordou, que escreveu, aos lideres do Congresso dizendo que existem amplos fundos vara o empréstimo à Espanha no Banco de Exportação e Importação e que não existem impedimentos Voliticos a tal empréstimo e que a Espanha poderia corrigir suas dificuldades econômicas e técnicas candidatando-se a tal empréstimo.

Estuda o governo de Washington novamente

sua

poli-tica com relação à ilha Formosa, agindo de acordo

com a última declaração de Truman

Fundos para armar os soldados de Chiang Kai-shek

- Serão comprados tanques e

aviões a retro-propulsão na Grã-Bretanha

w

rASHINGTON, 2 (De James Ro-per, correspondente da U. p.) — O secretario de Es-tado, sr. Dean Aeheson, indicou que é possível que os Estados Uni-dos proporcionem armas As forças nacionalistas chinesas que defen-dem a Ilha Formosa. Aeheson de-clarou em sua habitual conferên-cia coletiva com os Jornalistas, que o governo norte-americano está estudando novamente sua politica com relação a Formosa e que age de acordo com a declaração do presidente Truman, feita a 27 de Junho passado. Naquela ocasião, o presidente revelou ter ordenado à 7.» frota norte-americana que defendesse a Ilha Formosa contra qualquer ataque comunista.

O chanceler norte-americano

de-clarou que essa nova política subs-títul o programa esboçado a 5 de Janeiro passado, quando Truman declarou que "os Estados Unidos não fornecerão auxilio militar às forças chinesas na Formosa". Aeheson declinou de dizer especi-flcamente o que estão fazendo os Estados Unidos para pôr em vigor a nova política. Entretanto, assi-nalou-se que o general Mac Arthur conferenclou com o generalisslmo Chiang Kai-shek sôbre a defesa de Formosa e que os nacionalistas chineses foram autorizados a

utl-EXPLODEM V

BOMBAS EM ANTUÉRPIA

Alta no café

NOVA YORK, 2 (U. P.) — O café Santos S, a termo, fechou fir-me com alta de 30 pontos na venda de 125 lotes.

O produto D fechou eom alta de 30 pontos sem transações.

No mercado paia entrega Ime-diata todas as variedades estiveram sustentadas, tendo o Sanlos 4 sido cotado a 55 cents, o Manizales, o Medellin e o Armênia, a 55.75 e o Garadat a 55.50 cents por libra.

Partidários do rei Leopoldo III nâo ficaram satisfeitos com a decisão

imposta ao monarca pelos socialistas

Jean Duvieusart, chefe do Governo, visitou inesperadamente o rei no palácio

de Laeken —

Profundo ressentimento na Flandres

Pintaram frases

nos monumentos

Causaram prejuízos

e foram condenados

BRUXELAS, 2 (De Arnaud de Borchgrave, correspondente da U. P.) — Os partidários do rei Leopoldo III arrojaram hoje várias bombas no centro da ei-dade portuária de Antuérpia, en-quanto os membros do governo foraní1 chamados a ordem por seu partido — Social Cristão — pelo fato de haverem cedido à exigência socialista, para que o rei abandonasse o trono. O pri-meiro ministro católico, sr. Jean Duvieusart, abandonou a reu-nlfio de senadores e deputados de seu partido para fazer uma

visita de surpresa u Leopoldo, no Palácio de Laeken, o que ln-dicaria que a crise que levou a Bélgica à beira de uma guerra civil estaria longe de ter sido solucionada.

O repentino abandono da reu-nlão por parte do primeiro ml-nistro verificou-se no momento em que se aprofunda o descon-tentamento dos partidários de Leopoldo na Flandres, pelo acôr-do ?m virtude acôr-do qual o rei ace-deu em delegar seus poderes a seu filho Baudoin, de 19 anos e herdeiro do trono, para abdicar

SESS

AO CALMA NO CONSELHO DE SE

Não houve incidentes violentos, palavras ásperas,

ex-pressões irônicas, trocas de acusações, que

caracteri-zaram a reunião da véspera

Insistiu Malik no reconhecimento do representante de Pequim

— Solução pacífica da

questão coreana

definitivamente no ano próximo, quando o príncipe atingir a maioridade.

O rei venceu por 57% dos votos o referendum nacional, realizado "Hà 'tempos,' sôbre se

ESTARÁ À SUA PORTA,

todas as manhãs,

o «Diário de Notícias»

Basta, para isso, que peça, à banca de jornais mais próxi-ma de sua residência, a en-trega regular desta folha, cujo serviço de informações é dos mais completos e independen-tes da cidade. Faça do «Diário de Notícias» o seu jornal de

todos os dias.

LAKE

SUCCESS, 2 (AFP) — A sessão de hoje no Conselho de Segurança começou às 16 horas, pela tradução, em fran-cês, do discurso ontem pronun-ciado por Jacob Malik, delega-do soviético. O Conselho reco-meçou, depois, a discussão sô-bre a ordem do dia. A delega-ção soviética propõe dois pon-tos: o reconhecimento do repre-sentante de Pequim como delega-do da China e a solução paci-fica da questão coreana. A de-legação americana propôs um ponto: «Queixa pela agressão co-metida contra a República da Coréia», que já figura na

or-Conferência o embaixador do Brasil

com o secretário de Estado adjunto

Ê evidente, declara o sr. Maurício Nabuco,

que ambos conversaram sôbre o problema da

Coréia — Sem instruções do Rio

w

WASHINGTON, 2 (AFP) — O embaixador do Brasll, sr. Maurício Nabuco, teve hoje uma conferência de 40 minutos com o sr. Edwarrt G. Miller, secretário rte Estado adjunto oncorregndo dos negócios dn América Latina.

A snliln da entrevisto, o sr, Mau-fido Nnhucn declarou A Imprpnsn que o objetivo da suo visito foro cumprimentar o sr. Miller polo «eu egresso rio recente excursão k Wii.ii Contrai o México,

I /('Mi'

RAIOS

X

lllt TKnCIIITO VKVICS f. '" I l.lil .\l!lll>

l.MNMHAIM-'•illngnAalicii

-

Tr'til<iut<ifl<li "

Hrnmn, u tUimielUu

Telefimn nt nu

•"'«Um, n n. i'i . m »» im Hora* — » '<'•> llrilflliu, ill, «v, ,.,„,,„ .;•>•!

Milícia «no llorja

A uma pergunta de um jornalls-ta, que quis saber se o embaixo-dor havia discutido o problema da Coréia com o sr. Miller, o sr. Maurício Nabuco respondeu que era evidente, pois o Cnré'n é ei" almento objeto de todos as con-versncoes,

Todavia acrescentou quo nfto t.l-nho Instruções do seu governo o respeito do eventual auxilio do «ou pois an Noções Unidos.

Como »c sobe, o Brasll tn/. parti dns 10 noçoc» membros da ONU, que mostraram daiajo* du tilm/utlr n respeito com o Comando Unlft-corto rtos Noções Unidas,

O sr, Mourlclo Nnhuro disso que esperava que ns rtlsctl/oOe* ntibrn ópso assunto fí.s»cm brevemente

¦ntaboIflrtM »ntre Uenlco»

brufeiifi-nm e noi le-amcrlinnoi

tanto no

ftl» do Junolro como em

Wiuh-Inuion,

dem do dia do Conselho, desde que este abordou o caso coreano. Sir Gladwyn Jebb, delegado da Grã-Bretanha, exprimiu sua preferencia pelo ponto proposto pela delegação americana, por-que, disse êle, «falar apenas de uma solução pacifica do coníli-to da Coréia seria ignorar a agressão que foi perpetrada pe-los norte-coreanos». O delegado britânico exprimiu, contudo, a la volta da União Soviética ap Conselho e sua esperança de que êsse retorno seja o preságio de uma cooperação sincera por parte da União Soviética, no Belo do Conselho.

O delegado britânico acrescen-tou que será o primeiro a ale-grar-se se o governo soviético tiver propostas a fazer, para so-lucão pacifica do conflito corea-no, mas não deixa de protestar contra as manobras de propa-ganda de que Malik, em sua opinião, fêz uso, pretendendo ter o monopólio do ' termo «paz», em relação ao problema da Co-rola.

Falaram outros delegados e, satisfação que experimentava pe-finalmente, por proposta do pre-sidente Malik, o Conselho sus-pendeu os seus trabalhos, para reiniciá-los amanhã, às 19 ho-ras (GMT).

A atmosfera dos trabalhos de hoje íol calma, as palavraB co-mettldas, sem Incidentes vlolen-tos, como os que caracterizaram a reunião anterior. Falava-se da ordem do dia e somente oo técnicos da Nacfies Unidos são capazes de seguir êsse debate, multas vezes tortuoso, em que os dolcgodos parecem brincar com ns palavras, recortando c tnibnlhnndo ns frases, tentando encontrar lacunas o contradições nas prajpostas e sugestões do

presidente. Mas atrás de tudo Isso, existe, na realidade, um problema central que põe em pe-rigo a própria existência das Na-ções Unidas: o da representação chinesa na ONU. Porque, falan-do da ordem na qual deve ser debatida a questão, os delega-dos devem, de fato, pronunciar-se, mesmo Indiretamente, sôbre o fundo do problema.

4dmissão da

Tur-quia lio Pacto do

Atlântico

LONDRES. 2 (A.F.P.) — A Turquia resolveu pedir oficlalmen-te sua admissão no Pacto Atlân-tico — Informou hoje fonte auto-rizada. Acrescenta-se que o minis-tro das Relações Exteriores do go-vêrno de Ancara têz saber ao em-baixudor britânico naquela capital, sr. Noel Charles, que a Turquia tinha tomado a referida decisão. Espera-se no Foreign Office a qualquer momento a comunicação-relatório do embaixador.

devia ou não retornar ao trono. Agora, essa maioria está desgos-tosa porque o monarca 6 obrl-gado a abdicar. A Flandres, no norte da Bélgica, é 70% leo-poldista.

Quanto aos atentados menclo-nados anteriormente, informa-se que uma bomba explodiu diante da residência do deputado so-cial-cristão Frans Van Cauvve-laert, presidente da Câmara, sem causar danos. Outras bombas explodiram â frente do edifício do jornal socialista «Volksgayet» e próximo do. residência de um pollMco de nome Van den Eyn-de, mas os danos causados não foram além de alguns vidros das janelas partidos. Igualmente ve-rlflcou-se outra explosão próxi-mo do local ocupado pela sede dos Sindicatos Socialistas, po-rém as autoridades informaram que desconhecem a causa do atentado.

A capitulação do governo an-te os socialistas causou profun-do ressentimento entre os parti-dárlos do rei na Flandres. Não obstante, não há indícios de que os flamengos pretendam reali-zar manifestações de protesto, como o fizeram os valões con-trflrlos a Leopoldo.

NOVA

YORK, 2 <U. P.) — Quatro veteranos da se-gunda guerra mundial e uma professora começaram hoje a cumprir penas de seis meses a um ano de prls&o, por terem causado prejuízos no valor de mil dólares, pintando em mo-numentos do Prospect Park frases tais eomo «Paz, Abaixo a Guerra e a Morte». O juiz George J. Joyce declarou aos acusados, quando estes se con-fessaram culpados: «A flor de nossa juventude está morrendo na Coréia e q minimo que po-demos fazer é evitar apunhala-la peapunhala-las costas».

llzar os departamentos de compras do exército norte-americano, para a aqulslç&o de armas nos Estados Unidos.

Porta-vozes norte-americanos dls-seram que a petição de Truman, de 4.000.000.000 do dólares adiciona!» para o programa de auxilio em armas ao estrangeiro, deixa a por-ta aberpor-ta para o emprego de cerpor-ta parte desses fundos para armar os nacionalistas chineses.. A deci-são de gastar mais quatro biliões de dólares para auxiliar militar-mente- paises estrangeiros dará co-mo resultado, se o Congresso apro-var a medida, uma completa mo-dlflcação da política de aquisição de material bélico nos Estados Uni-dos. Revelou-se que. conforme a nova politica os Estados Unidos procurarão comprar grandes quan-tidades de armas no estrangeiro, em vez de fabricá-las e adquiri-las todas no país. Isso significa que os Estados Unidos poderiam com-prar tanks e aviões de caça a re-tro-propulsão na Grã-Bretanha e dá-los aos paises do continente, ÍI-liados ao Pacto d oAtlàntlco,

Submarinos

es-trangeiros na

costa

austra-liana

CAMBERRA, 2 (U. P.) — Fon-tes autorizadas Informam que sub-marlnos de potência estrangeira foram notados ao largo da costa australiana, • nas últimas semanas, mas, embora se crela. ter identl-ficado o nacionalidade, esla é con-servada sob rigoroso sigilo.

O governo anunciou esta noite um programa de 12.000.000 de li-bras para a construção de seis fragatas de 2.000 toneladas de combate a submarinos, a fim do reforçar as defesas anti-submarl-nas. AJóm disso ,o governo está convertendo uma base naval da costa oriental em poderosa forta-leza, equipada com comportas ft prova de bombas para submarinos.

Assistência do

Brasil na

situa-ção coreana

Declarações do nosso

embaixador em

Washington

EASHINGTON,

ms&m êsmamimf*í#fw

3 (U, P.)

sileiro, sr Maurício Nabuco

falando à imprensa,

decla-rou supor que debates en-^

tre altos

funcionários do

Brasil e dos Estados

Uni-dos terão inicio em

futu-ro próximo, para ficar

es-tabelecido que assistência

o Brasil po*derá conceder

na situação coreana.

espe-PRODUÇÃO DA BOMBA

DE.HIDRO-GÊNIO E ARMAS ATÔMICAS

Confiada à Companhia Dupont, de Nemours,

a construção das fábricas que se

encarrega-rão de tal programa bélico

w

Á ÁLlANUKGA, T>l

Sobe o preço do

cacau

NOVA YOHK, 2 (U. P.) - O lirtfen mídlri do cocou pm« «Minto Isnuillnlo iUhlu J«) ponto», poro ,17.3» eiTtfuvo* rte dólar poi libro pP»o. O Uohln «iipetlot »o Ac-nu V*ir rprmífiltrt lUblnm jm> uni. HS ponlo», poro VI.Ki • ÍW..15 e»nlsvo» pur úular, r«il*ellvii-•nfnW»

ASHINGTON, 2 (U. P.) —O presidente du Comissão de Energia Atômica do Congres-só, senador democrata Brlan Mac Mahon, depois de conferenclur com os dirigentes do programa de de-fesa dos Estados Unidos, declarou que "este pais tem que ampliar consideravelmente seu programa para a produção da bomba de til-drogônio e armas utômleas". Pou-co depois, a Comissfto de Energia Atômica dos Estados Unidos anun-clava que assinara contrato com u Companhia E. 1. Dupont, de Ne-mouro and Co. paro que esta construísse fábricas paru a produ-Cfto do bomba de hidrogênio.

O senador MacMalion declarou que "nfio tenho a menor dúvldu dc que nossa reservo de bombo» atômica» é o principal fator que contém n ogrcsHOo soviético. Pnr eonuogulntc, proponho-mo o fázor todo o poiílvol poro manter e ou-mentor nonna vantagem",

O onrtador MacMahon fô/. o»»a declaração depolo do eonforonclor com o McroMrlo do Defoia, ir, Louli Johnaim, • o cliofe do Eo-lodo Maior mlntn, gunuríl Omor Urodloy,

O picoldftilo Trunion )n •Ollol* tou ao CünjirtMO 'Mi mllliôi» d» dilate» «dlelwiMl» paio 0 promomo relacionado roto a bomhn At hlflio-utniu, nlMn do» fif/i mllbo>» de dOlarc» cofiwdldo» para o pronta-ma da «ritmla at=4mlea.

Poi' sua porte, a Comissão Na-cional de Energia Atomlc» decla-rou que mediante seu contrato com a Dupont esta empresa construirá e dirigirá a fábrica para a produ-ç5o da bomba de hidrogênio. O governo pagará todo o custo dôtse programa e a Dupont somente re-ceberá um dólar pelo seu tra-balho,

Contudo a Comissfto Nacional de-clarou qúe ainda falta decidir o local onde seiá construída a fô-brlea, pois devem ser .tomados em conta diversos fatores de caráter militar, como buo vulncrnzllldade a um 'ataque, Ab pllhus atômicas utilizadas nesta nova fábrica oe-rao de um "desenho avançado".

CHEGAM OS FUZILEIROS

Acolhidos festivamente no porto de Pusan os

«duros» de Guadalcanal — Caráter festivo

no acontecimento v

Anulou as

redu-ções de impostos

WABHINOTON, ü (U. P.) —

O Comitê do Anotinlon

F.ronôtnl-COI do Smiodo anulou an

r«du-Coco di;

1.010,000,000

dólares

f vil um pela Cflmam doi

Mepie-«ontonteii nou impostos de wm

niiido, tendo aprovado Impôntode

Av/, pnr cento para receptor*» de

teiüvisfin i" lefrlgetadore»,

O Impsõto »t<i« dií di-z \»ir

cen-to sôbre o pr*C" de venda doi

fabricantes, oilcuiM*«e que tal»

Impuitoa darão uns 30 mllhGe»

de riAJare» por

«r-<-PUSAN,

2

(De Henri de

Tu-renne, da France Presse) — Chegaram finalmente os «íusi-leitos navais». A primeira dl-visão dos «duros» de Guadalca-nal chegou a Pusan, na tarde de hoje, em atmosfera de lndes-crltivel algazarra, que contras-tava com o ambiente terno do desembarque da véspera.

Cinco grandes transportes atracaram às 19 horas (hora local) mas as tropas ainda es-t5o retidas a bordo e somente serão desembarcadas para se-rem enviadas a caminho do «front».

Um general que desembarcara ante-ontem compareceu diante dos seus homens e subiu a bor-do com uma enorme pasta, cheia de documentos, para

Vem ao Rio a

con-vite do prefeito

carioca

NOVA YOnK, 2 (A.F.P.) — O coronel Sidney Blhgham, presiden-te da Comlssfio de Transporpresiden-tes da cidade do Nova York, partiu hoje por viu aéreo, com destino oo Hlo de Janeiro, onde estudará com os autoridades brasileiras melhorias no domínio dos serviços públicos do Hlo o Sfio Poulo.

Hubc-M! que o ar. Robort Moaes,

Comliiárlo de Parque» da cidade

do Nova Vork, bem como outro*

personalidades municipais,

deixa-rao Novo Vork no dio Vi do

cor-reme, tombem com destino uo Mio

de Janeiro, Knsaa

porsonalldadc*

farto coincidir n vlngent de

estu-do» com as lírlas.

Todos ua viajante» sfio

convida-dos

pelo»

piffelto» o Conselho»

Municipal» do Mio d» Janeiro o

Win Paulo, ot qual» lhes pediram

empretlar seu oonetirso oo

etlabe-lecfraanto rte projeto» de melhorias

urbens» naa duaa capital*.

ferenclar imediatamente com os comandantes das suas unidades. Os fusilelros iorarn acolhidos por uma banda de música nor-te-americana e outra sul-corea-na, que, precedidas pelas ban-deiras das Nações Unidas, dos Estados Unidos e da Coréia me-ridional, executavam a «Mar-cha dos tusllslros»'. Dt; todas as partes surgiam os assobios de gracejo. Estrúglram gritos dc alegria quando chegaram os fotógrafos e cineastas. Quatro aviões e quatro helicópteros per-tencentes ao <:orpo de fusilelros sobrevoavam ós navios, dando ao acontecimento . caráter

festl-vo.

Em Pusan o «La

Grandière»

PUSAN, 2 lAKP) — Chegou ao porto de Pusan o aviso fran • cês «La Grandlere», posto à dis-posição das forcas das Nações Unidas pela Franca

Esse navio de guerra está principalmente armado de ca-nhões nntl-aéreos o. especializa-do na caca aos submarinos.

O «La Grandlere» servirá de escolta aos comboios aliados cn-tre o Japão o a Coréia.

Na sua chegada a Pusan o comandante do navio declarou que, apesar de terem sido osol-noiudos submarinos desconheci-dim, o seu navio não encontra-ra nem localizaencontra-ra qualquer

sul)-marlno.

Depois de curta escala em

Pu-son o aviso frnnrás voltou ao

mor.

^m

Aumenta a

culação nos

Es-tados Unidos

WASHINGTON, 2 (U. P.) — O secretário da Agricultura, sr. Char-les Brannan, disse que o vertigl-noso aumento da especulação com os produtos agrícolas, a partir do Inicio da guerra na Coréia, preju-clicou o funcionamento normal das bolsas de mercadorias, acrescen-tando que os especuladores estão"fazendo dinheiro" à custa da emergência nacional, "sem atenta-rem pura o efeito que isso pode ter sobre a economia nacional ou mesmo sobre o esforço de guerra". Observou uinda que a "excessiva e descomedlda" especulação vem sendo feita de tal modo que as oscilações de preços causaram pe-sadas perdas para os legítimos ne-goclontes e fabricantes.

Kssas declarações vieram' com a divulgação do relatório compilado pela Commodity Exchange Autho-rity, que mostra que no período de quatro semanas, que se seguiu ao ataque sui-coreano, registrou-se entre 90 e 06 por cento dc tran-sações. especulativas no tocante ao soja a termo, 81 o 8« per cento, no que diz respeito ao trigo a têr-mo, ao passo que, no que toca aos ovos, as transações aumenta-ram consideravelmente.- também.

Êsse relatório corrobora o recen-te pedido do presidente Truman cie poderes. au Congresso, para fixar as exigências marginais de negócios a termo.

OLHOS-01- Gerva,s

DOENÇAS 13 OI'EKAÇ0E8 Kua Gonçalves Dias, 80, h». —

Tel.: 22-1968.

¦ffl

'ÍI

J BANCO DE CRÉDITO

REAL

DE MINAS GERAIS S, A,

Sessenta anos de

bons serviços

Av. Klo Bronco n, llfl Ruo Visconde do Inhaúma, 74

Praça da Bandeira, 141 Rua Uranos, tmi-A Rstrmln do 1'ortnla, 46 um— um ' —¦¦—¦¦——«tg»—»wmm

ACOMPANHE O SHNHACIONAL DKHFIIJ? »A OARKKIRA

DO

BWKliPSTAKK,

COM

OH

IIINÓCUMW*

OA

JOALIIER1A

PASCHOAL

Hlibiriilim friirieeaiw, I»kI*ni-h o uiiu-rlinnos por preço» mínimo»

JOALIIIlRIArASCHOAL

AVENIDA

BRANCO,

ni

(2)

Primeira Seção — Segunda Página

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Quinta-feira, S de

Agosto de 3950

Apresentando candidatos próprios ao governo federal, ó claro que os socialistas nfto confiam no Deus de Ourlque, esperançosos de um milagre quo torça a seu favor o "veredlctum" das urnas. Mas tam-bém nâo se trata de uma atitude suicida, essa fio PSB, a Justificar o derradeiro e desatinado ato de uma Irremediável hlpocondria po-lítica. A intenção do pequeno par-tido, assim procedendo, é a de manter intacta a sua correção ideo-lógica e política; ó, prlncip_.lm.n-te, a de dar mais uma prova ao pais de que a sua fidelidade ao programa e aos objetivos que jus-tiflearam a criação do partido, nSo é uma simules .lliudc enfnstinda e "rempll", mas um seguimento lógico da posição que os socialistas vêm tomando nos últimos cinco anos cm íaiv dos eventos políticos e partidários aqui registrados.

Os que conhecem de p_rto a cç&o socialista na vida política brasileira nâo poderiam receber como urna surpresa tt atitude dc agora, de tanto desprendimento. Segue o PSB para a luta eleitoral, certo de que as urnas não o brindarão com a vitória, mas Igualmente

cer-POSIÇÃO

to que deixa na história político-partidária"do Brasil um magnífico exemplo de coerência e lncorruptl-bllidade. Outras batalhas já per-deram os socialistas, na Câmara federal, mas Isso não lhes arrefe-ceu o ardor Idealista nem'os levou a ensarllhar as armas ou a com-pactuar com os vencedores. Tudo isso valeria muito se tivesse o nos-so pais alcançado Já uma maturi-iludo pullllca o social como a quo existe na Inglaterra, por exemplo, ou na França. Ou na Bélgica, onde os socialistas, quo contam com o apoio da maioria dò povo, acabam de pôr abaixo, para sempre, a mo-narqula capltulaclonlsta e traidora de Leopoldo III.

Para a presidência da República o Partido Socialista Brasileiro ln-dica o nome de Joao Mangabeira que é, por sl só, uma afirmação de Idealismo e de fidelidade demo-crátlca. Ninguém mais, neste pais,

Joel Silveira

nos últimos trinta ou quarenta anos, tem tanto so dedicado ao povo, seus anseios, reivindicações e esperanças, do que João Man-gabolra. O discípulo de ontem de Rui, a cujas lições continua fiel, é o homem tle esquerda de hoje, em dia com o mundo moderno, e moderno, êle próprio, na maneira de ver e compreender os desajusta-mentos e os desequilíbrios destes dias. A politica, para João Man-gabelra, nunca lol um expediente para a conquista de posições o de glórias; e os postos eletivos a que chegou, como delegado do povo, êle os soube sempre transformar em trincheiras a serviço da causa popular, pois a sua vida política, como a do seu grande mestre, não é a de um comodlsta, mas a de um lutador. Obediente ã determi-nação do seu pequeno c bravo par-tido, João Mangabeira Inicia agora mais uma de suas lutas, talvez a mais gloriosa e a mais arrojada dc todas.

VARIAS OCORRÊNCIAS

Tentativa de homicídio -- Desastres

-- Atropelamento - Roubos e furtos

Registraram-se, ontem, nesta capl-tal, entre outras, as soRuintes ocor-râncias:

Tentativa de homicídio

Na avenida Copacabana, em fronte ã Delegacia Fiscal da Prefeitura, o corretor Teófilo da Silva Graça, cnm escritório na avenida Nilo Peçanha, 26, 7.0 andar, sala 712 após discutir acaloradamente com o fiscal da Prefel-tura Manuel Nel Pinto, residente na rua Gustavo Sampaio, 20R foi por êste agredido a tiros. Apresontnndo feri-mento penetrante na perna direita, a vítima foi socorrida no Hospital Ml-guel Couto. A poliria do 2." distrito tomou provld.nclas para a captura do agressor.

'i

Desastres

Na* avenida 21 de Maio, a cnmlnnete de chapa 7.30.1f!, guiada por Joáo Ro-telho Macedo, morador na rua Ivo do Carmo, IS. dcsRovcrnando-se. foi do encontro a um poste, ficando bastan-te danificada. Em conseqüência do rie-sastre saíram gravemente feridos o motorista e o passageiro do veiculo Bento Coelho Mnccrto. morador na rua Ellzeu Vlsconti. 30-A. as quais foram socorridos na Assistência rio Míler e em seguida Internados no Hospital rie Pronto Socorro . Do fato teve ronhe-cimento a polícia rio

Ifi.o distrito.

Na avenida Pnsteur. em frente ao n. 146, o ônibus n. R.11.24, ria linha 106, dermpou e chnrnu-se contra uma árvore, ficando feridos os passageiros José Marques rie Carvalho, de 2S nnns, solteiro, motorista, morador na rua Luís Barhosa 12(1. com fratura do braço direito,' escoriaçórs e contusões generalizadas; e AnR Gonzaga da Cos-ta, de 37 anos casaria, funcionária pó. blica, residente na avenidn Portuf.nl, 206, apartamento 201. cnm escoriações e contusões generalizadas. Ambos fo-ram medicados no Hospital Miguel Couto.

Atropelamento

No ruo Siqueira Campos, próximo ao túnel, o estudante .Tnsó Doyre de Car-valho, de 16 anos. morador na run Santa Clara, 312 apartamento 101, foi atropelado por um autnmóvel. snfren-do contusões e escoriações generaliza, das. Foi medicado no Hospital Ml-guel Couto onde ficou em observação.

Roubos e furtos

O sr. Jncob Heter, morador na ma Hermeneglldo de Barros, .4, queixou-se à policia do 6.o distrito, contra Maria Eunlce Gomes, de IS anos, natural de Sfio Paulo, que disse er sua emprega-da doméstica há vários anos. Há rilns a moca desaparecera cnrrcganrio rou-pas, dinheiro e objetos avaliados cm dez mil cruzeiros. Tomadas as

provi-VITIMASdoTRAFEGO

(mortos neste mês)

11

TOTAL de 1949 309 Total de Jan a Jul. 240

AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO 10 AGOSTO 11 AGOSTO 12 AGOSTO 13 AGOSTO 14 AGOSTO 15 AGOSTO 16 AGOSTO 17 AGOSTO 18 AGOSTO 19 AGôSIX. 20 AGOSTO 21 AGOSTO 22 AGOSTO 23 AGOSTO 24 AGOSTO 25 AGOSTO 26 AGOSTO 27 AGOSTO 28 AGOSTO 29 '¦ ÃGOSÍÕ 30 AGOSTO 31

biada pnra o Rio. Na delegacia d. Roubos Maria Eunlce declarou que fora retirada do Asilo Bom Pastor, hâ vários anos, pelo sr. Jncob o traba-Ihava em sua residência som que o mesmo lhe pagasse um centavo sequer. Revoltada com a exploração de que so julgava vítima resolveu cobrar-se ela mesma levando as mercadorias pnra a gua terra.

dínclas. Maria Eunlce foi detida quan-do desembarcava na estação de Cis-> choelra, Estado de Silo Paulo e recam.

Estariam sofrendo violências

os industriais

Agredidos por um liberado condicional

-Em 1941, foi amplamente divulgado 3 caso de um desvio de estampilhas ocorrido na Casa ria Moeria. tlm con-tlnuo, de nome José Guerra Fardai, durante nove anos seguidos, acompa-CÜTFXAKIA — Tesouras pnra todos os fins, Allcfit.es, Pinças, Li-mas, Canivetes, Navalhas Sollngen e Suecas 31, Máquinas pnra ca-belo, Aparelhos para barba, Lãml-nas e Afiadores. Nas Casns Her-manny, à rua Gonçalves Dias, 50, av. N. S. de Copacabana, 602 e rua Senador Dantas, 14.

DR. JORGE M. GREY

CIRUROIAO

Prof. das Fac. Nac. de Medicina e Ciências Mêdleas, de volta de sua viagem fl. América, Inclaterra, Súcia e Franca, reassumiu sua «dlnlrn a nv. Kio Branco, 12H, décimo nndur. —

Telefone 42-1)040.

SERTNGAS, AGULHAS, TERMO-METROS clínicos, para banho, atmosféricos. Almofadas elétricas, sacos para água quente e gelo. Aparelhos suíços para massagens. Nas Casas Hermanny, à run Gon-calves Dias, 50, av. N. S. de Co-pacabana, 602 e rua Senador Dantas, 14.

nhado rie vários cúmplices, desviou se-Ios no valor de CrS 10.432.500,00 ria-quêle estabelecimento.

Ontem, estiveram em nossa redação os industriais Benjamim Ribas Igié-sias e Daniel T.enlne, que se dizem vi-tintas de atos de violência cometidos pelo referido Jo.sê Guerra Pardal.

Afirmaram nossos visitantes que ês-te foi condenado a vários anos de pri-são e teve seus bens seqüestrados para pagamento ria Importância desviada.

Entre os muitos imóveis que José Pardal possuía figurava o da avenida 29 de Outubro n. 7.132, adquirido em leilão indiciai pela firma Benjamim RI-bas & Cia., constituiria pelos nossos visitantes.

Por acordo feito entre a firma e o advogado Jaime Boavlsta Guerra Par-dal — que esta no gozo de llherdade condicional — continuaria a ocupar, durante algum tempo, os comparttmen-tos superiores da casa da avenida 29 do Outubro, ficando o sr. Benjamim Ribas e seu sócio com a parte infe-rior rio imóvel e um galpão existente nos fundos do mesmo.

Entretanto, Guerra Pardal não aban-donou a casa, como prometera o advo-gado e, quarta-feira da semana pas-sada, agreriiu a pauladas o sr. Da-niel Lenlne, segundo alega êste.

Antes de mover a ação de Imissfto de posse, o que fará dentro de breves dins, a firma Benjamim Ribas & Cia. dirige um apelo ãs autoridades do23.« D. P. pedindo providências.

Estão sendo devolvidas

as notificações do

Im-posto de Renda

A Delegacia Regional do Imposto da Renrla no Distrito Federal avisa nos seus contribuintes que est.o sendo rie-volvidas, pelo Corri lo, .tvmeras nott-ficaçfies' dc lançamento, em virtude de deficiência de end.rècos, ou da falta de comunicação da nova residência, o fato passível de multa.

Aqueles que não f/verem recebido ato è. presente data as suas notificações, poderão Informar-se quanto ás refe-rentes ao exercido em cu-so, na saia 209 do ministério da Fazenda, e quan-to fts dos exercício. anteriores, no "guichet" írontelr" * sala 203.

Mais um caso positivo

de raiva

Comunicam do Departamento de Vete-rinária da P. D. F., que o exame para diagnóstico de raiva em um canino procedente da rua São Cristóvão, esqui-na da avenida Pedro II, em 30 rie Iulho pp., foi positivo.

Assim, todas as pessons vitimas ou que esitveram em contacto com o re-ferido animal, devem procurar com ur-gência o Instituto Pasteur, ft rua Juan Pahlo Duarte, 11, antiga das Marre-cas, para tratamento.

S ACUSAÇÕES DE M FAVELADO CONTRA

CIAS DE UM COMISSÁRIO DE POLICIA

Envolvida, também, na exploração do morro do Catumbi a Ordem Terceira de São

Fran-cisco de Paula, representada pelo comissário Luiz Faca, da Delegacia de Roubos e Furtos

— Um tenente reformado e um detetive, como auxiliares — Pede providências

Dado o nome do

içene-ral San Martin a uma

avenida

Em decreto de ontem, o prefeito mu-dou a denominação ria atual rua Cam-pos de Carvalho, em Botafogo, a qual passará a chamar-se avenida General San Martin.

Não se reuniu a C.C.P.

A Comissão Central de Preços, que havia sido convocada parn reunir-se on-tem. nfto o féz, por falta de número.

Calçamento para ruas

dos 7. e 9. Distritos

VAI SKK CONCLUÍDO O ALAKÜA-MENTO OA TltlA DE KOTAFOGO O preleito, no último despncho com o secretario geral de Viação e Obras, autorizou a abertura de concorrências públicas para calçamento a paralclepi-pedos rejuntadns a betume _ obras cor-relatas, nas ruas Wenceslnu, Hermen-garda ltrecho entre as ruas Joaquim Méier e dr. José Paché de Faria), Aqui-dahã (trecho final) e Dona Claudina (trecho final), tórias situadas no 9" Distrito; o rua Junqullhos, situaria no 7" Distrito.

No mesmo despacho, o prefeito au-torizou a assinatura de contrato para conclusão rias obras de alargamento da praia de Bolnfoco e de construção de um trecho rie cais acostável e ria ram-pa ram-para os Clubes de Regatas Guana-bara e Botafogo.

Ampliam-se os

servi-ços dos Correios e

Telégrafos

O Ministro da Aviação, recebeu co-municação do diritor do Departamcn-to dos Correios e Telégrafos, de que foram Inaugurados, no Esi.ndo aa Pa-rniba, aj agências postais telegráticas em Santa Cruz, Na.areslnho. Francis-co Souza e Serra Branca; no Estado do Ceará, as agencias postais telcgráficas na Base Aérea de Fortaleza, em Ml-ralma, Amanlatuba Feiticeiro, Quin-tains, Prudente de Mora's Borreira, Igarapé, Castanhas . Ba ttlha, aléro de outroo lugares uo interior cenrence; r.o Estado de Alagoas, a agência postal de Jacaré dos Homn.; oe Estado do Plaul, a agência íelefônlca de Novo Oriente; no Estado 1i Mato Grosso, a agência postal telegráfica de Ranchão.

TEATRO

MUNICIPAL

Administração do Exmo.

Sr.

General Ângelo Mendes de Moraes

\I\IANHA, SEXTA-FEIRA, AS 21 HORAS — AMANHA

4* Recita de Assinatura de Gala

Apresentação do Timor NICOLA

FILACUKIDI em

BORIS GODUNOW

ópera em 8 ntos e 8 quadros do MUSSORGSKY

NICOLA ROSSI LEMKNI

NICOLA FILACUKIDI — IRMGARD MULLKR AMÊS.ICO BASSO

— VERA ELTZOVA —

GtJI-LHERME DAM 1 ANO — NINO CRIAM - ADÉLIO

ZAGONARA

ROSITA

DE

SOUZA

CARMEN PIMENTKL — KLEÜSA DE PENNAFORT —

RAUL GONÇALVES — ANTÔNIO

LE1MHO — CARLOS WALTER — GERALDO

OHA..AS — ENZO FELDES — NESTOR

CA-PARELLI.

MARIO

KOVA. ORQUESTRi.,

Bilhot.- ii vpii.1i>.. roltrontiHi 0r$ 220,00; í-nlcõr-f. Nobres, outras rilns: Cr$ 150,00; Bnlc.-B «A»,

CtB» o «C»; Cr$ 120,00; Iclom outras filus: Or$

100,00;

Galerias «A»

o «II»:

Cr$ 8,1,00;

luom

outras filas: Cr» 7.'»,00. Nolo a |inrto.

DEPOIS DE AMANHA, SARADO, AS

21

HORAS

SARADO.

2« Recita de Assinai ura

das

elncii

extraordinárias.

— CARLOS WALTER — GERALDO CHAl.AS — I.N_<0 ll.l.m.r. — «t.mu» «//*-,1 Bfiiroiite: TULLIO SERAFIN. Maestro do Coro: SANTIAGO GUERRA. ReRlsseur: CARLOS TRÕISI. DANÇAS pelo CORTO DE HAILE — C< reóRrafa: TATIAN/»

LES-KOVA. ORQUESTRA, CORO E CORPO DE BAILE DO TEATRO MUNICIPAL.

T O S C \

MASCHE

rt.iera em !l alos rtn PUCCINI

ELI8ABETTA BARBATO — TA GLIAVINI — ENZO

KIN1 — AMÉRICO

BASSO

AD0MO ZAíiONARA - GUILHERME DAMIANO - ANTÔNIO LEM MO -CARMEN PIMHN-TEL - LISANDIIO KAIK.I.NTI. Reitenle! JUAN EMÍLIO MARTINI. Miieslni do Coro: SAN-TIAGO GUERRA. Hi-kI» .cur: i.iy.i i i > ' I. CORO DO TEATRO

Galdino Ludove

Rodrigues Pereira, o do centro, acompanhado do operário Ferreira de Sousa falando ao redator do "Diário de

No-CARLOS MARCIIEHI.

MUNICIPAL.

IIHI.cles íi viiiila — ITImw »< Cuiimroltisi Cr* 7ftO,00| Poltrona»! Cr» imi.iMi UalçAffi

Nobre». «A»

«IL, ri .Cm Vrt iW.iitl; l.lcin mitriiH Illasi Cr* UO.Ofli Hfl.fO>N «A», «II» « «C»i Ofl 100,00; Idem

0_Ut» Mm. Cri 1111,00; Galeria» «A» ts tlim Cr» M.tM; Hlem oiUrnt film.»

Crt m.W. K»lu n purt.»,

mf _íiiii___________i________i

ticias" sobre as atividades do comissário Faca no morro do Catumbl. Ontem, à noitp, compareceu n esta

redação, acompanhado do operário Lu-dove Ferreira de Sousa, o sr. Galdino Rodrigues Pereira, casado, residente nos fundos do cemitério tio Calumlii, o qual fêz acusações da maior gravidade con-tra a Ordem Terceira de SAo Francisco de Paula, proprietária dos terrenos do morro do Catumbi, e contra o comis-srtrio Luis Faca, da Delegacia de Itou-bos e Furtos, a quem a referida Urdem conferiu poderes de administrador da-quela, localidade. Relatou-nos o sr. Gal-dino Rodrigues Pereira que híi cerca dn 11 meses fora, juntamente com mais 11 homens, que se revezavam em gru-pos de quarto turnos, contratados ver-balmente para fazer o policiamento in-terno daquele morro. Receberam para ÍSFe serviço seis revólveres da marca "Taurus", calibre 38 mm., registrados em nome da Ordem Terceira de São Francisco. Como auxiliares diretos do comissário Faca, trabalhavam, também, como administradores o tenente refor-mado da Marinha Alfredo Alves dos Santos e o detectlve Francisco Lobo Duarte, da Rádio Patrulha.

A primeira missão dos policiais im-provisados pelo comissário Faca seria a denviliçflo de barracos. Devido, porém, à reação dos moradores, somente cerca de 90 casas foram destruídas, sendo a demolição embargaria pelo Serviço de Favelas ria Prefeitura. O policiamento, todavia, continuou, ganhando cada ho-mem 1.200 cruzeiros, exceto o sr. Gal-dino, o queixoso, que como "chefe" re-cel.ia 1.800 cruzeiros.

Ultimamente — segundo acrescentou o ileelarante — aquele comissário íê. um novo contrato com a Ordem Ter-ceira rie São Francisco, pelo qual seria cobraria de caria morador, n titulo de arrendamento do terreno, a quantia mensal de cem cruzeiros. As casas co-merciais pagariam 200. mediante

reci-bos passados pelo tenente Alfredo Alves dos Santos, séntlo-nos exibido um dis-ses documentos. Do total dn ronda, .U por cento tocariam a proprietária dos terrenos, enquanto que os RO por cento restantes seriam divididos entre o grupo do comissário Faca e homens do poli-ciumento interno. Uma copia desse con-trato recebeu ns assinaturas dos inte-ressados, recusanrio-se a subscrevê-lo o sr. Galdino Rodrigues Pereira, por ler conhecimento do decreto municipal nú-mero R.00O, que proíbe a cobrança de aluguôls de favelas, achando, portanto, Ilícito êsse recebimento. O tenente Al-frorio. disse-nos o sr. Gulriino, torios os rilns comparece ao morro rio Catumbl, entre 10 e J2 horas, n fim de receber aluguéis.

RESIDEM HA MAIS DE TRINTA ANOS

— Muitos dos moradores daquele mor-ro ali viven há mais tle 30 anos, acres-centou o nosso rieclarnnte, e nenhum concordou com ns exigências ria Ordem Terceira ou do comissário Faca, seu re-presentante. Todos os barracos são

nu-inerndos, existindo em poder do tenen-te, que fnz aa vezes do tesoureiro, uma relação rios moradores. IIA pouco tem-po, foi construída uma cerca separnn-rio a faveln ria parte separnn-rio cemitéseparnn-rio e efetuada a mudança rie muitos bar-raros paru dentro dos limites riu (avela propriamente dita, sendo aproveitados os duros, .U8_illin.es du tiunslerenclu do local, pnrn a construção rio novos mocambos.

O comissário Faca — continuou — passou multo tempo sem aparecer no morro. Ante-ontem, dia 31, lú compn-receu acompanhado do decletive Lobo pura prestação rio contas. Durante quu-se dois mequu-ses, pasquu-sei toda sorte de pri-vações juntamente cnm a minha fami-lia, que é numerosa, em virtude du falta de recebimento rie meu ordenado. Minha senhora está para riar a luz e meus filhos andam semi-nus, não lenrin meios de amenizar tanto sofrimento, uma vez que nesses 11 meses que tra-balho paru o comissário Faca, vivo como verdadeiro escravo. Ern vista de minhas necessidades, gastei, na com-pra de mantimentns paru matnr a »'>s-sa fome, 350 cruzeiros do dinheiro que consegui receber dos moradores. Fui, entretanto, advertido pelo comissário Faca sobre Csle meu procedimento, que considerou ilfc.iln. Ilícito, respondi-lhe, é receber ilegalmente aluguéis de pes-soas pobres quo vivem da caridade nlheia, pedindo esmolas nas feiras pnrn comer. O comissário Irritou-se e me chamou rie ladrão, arrolando como tes-temunhns seus amigos tenente- Alfredo o dcctellve LObo.

AMEAÇADO

Visivelmente nervoso, revelou-nos o sr. Gulriino Rodrigues Pereira que uma turma rie Investigadores andu fi .ua procura por onlem do referido comis-sário, que deseja processá-lo por furto. Protestou Inocência, dizendo que é um homem honrado, vindo rio campo, onde trabalhava de sol n snl pnrn ganhar o sustento de umn prole rie 11 filhos Está perseguido, não conseguindo, des-de a última visita, há rlols dias. aquele morro rin comissário Faen. entrar em f-Un cnsíi. uma vo?. que tomo ser proso o espatifado.

Por último, disse-nos que hoje, acom-punhado rie um advoga do, procurará o chefe rie Policia paru relnlur o ocor-rido e pedir garantias, an mesmo tom-pn que será solicitado ü Justiça umn ordem rie "habens-enrpus" preventivo contra possíveis violências rtn poliria.

"CARBRASA" -- Carroçarias

LENDO OS JORNAIS

MONARCA

A luta do rei Leopoldo, da Bél-gira, para voltar ao trono, teve o seu desfecho lógico na abdicação em favor do seu filho. Os monar-cas europeus foram sustentados du-rante a guerra pela politica inglÊ-aa, nãn somente por motivos de li-gacões de famílias reais, como na Grécia, como principalmente pela necessidade de prestigiar o siste-ma noMrfrguico, como recurso de estabilização do próprio trono in-fl... O rei da Noruega, a rainha dis Holanda foram acolhidos em Londres com especial carinho pela família real e logo os pretendeu-tes aos tronos voaram para a ca-pitai inglesa, meca dos reis e im-peradores, Até os nossos príncipes acalentaram o sonho de voltar aos palácios do Rio e de Petrópolis, espr.ram.oscs de que o prestigio da vitória inglesa, facilitaria o rata-beleeimento da- monarquia, ««no salvou, o regime democrático. O rei Leopoldo, porém, apesar de apoiado pelos ingleses, havia come-tido duas graves faltas contra o seu povo: o armistício com os ale-•ma.es vitoriosos na Bélgica, sem consulta aos seus aliados, expondo os er.erc.itos amigos ao desastre de Dunquerque, o o seu casamento bur-guõs. Principalmente a primeira incnmpatibiliíotí 0 monarca com os belgas e vãs foram todas as ini-oiativas para faser esquecer o pas-sado, Ê pena que os belgas nâo aproveitam a oportunidade históri-ca para a proclamação da repúbli-ca, pois nada justifica a manu-tenção de famílias reais nos go-vamos à custa do povo. A teoria palaciana de que os reis represen-tavam a autoridade diuina para o governo dos povos caiu pela expli-cação de que qualquer autorltlude exerce o poder pela lei eterna que Deus imprimiu à criação. E isso é tão evidente que o tal direito di-vino dos reis cessa como por en-canto quando os próprios reis fi-cam submetidos à autoridades dos seus súditos, como no caso de em-bartjtte a bordo dc navios, quando o comandante é que exerce a auto-ridade da- ordem natural do mun-do contra o seu rei, passageiro. No Brasil os príncipes vivem dns foros das cidades do Petrópolis e loin-ville, restos dos seus antigos pri-vilâgios. Um deles requereu ao presidente da República a reinte-gração de posse do Palácio Oua-nabara. O general Dutra mandou simplesmente arquivar o pedido. No faro de Petrópolis eles demun-dam sAbre ações ou cotas da imo-biliâria fundada para a administra-Cão o cobrança dos seus restantes direitos ao solo inteiro da cidade. Vm vendeu ao outro certas cotas ou, ações _ dejini. se arrrjienrini., em vista da formidável valorização dns bens ímfiueis ali. A justiça tido aiimiífi» o arrependimento o deu p-rntho de causa ao comprador, con-siderando que o vendedor alienara em perfeitas condições juridica». Não se mora nem so fãz transa-cão alguma sobre casas c terreno» em Petrópolis sem pagar foros o laudênio aos príncipes, através da imobiliária. Cnm esses recursos Ó qut, eles voam pnra Londres, pura tentar o auxllln inglts para voltar an trono no Brasil. Apesar da tódrt a grande saudade dn langn ralntido de D. Pnrfrn II, quu apagou o» fi.rrns políticos de D. Jnãn VI e as lnstru ras dr D. Pcdrn I, ns brasl-leiros esquecem atá a anarquia re-publieana e procuram aperfalenttr o reqlmr renubllffano democrática nn-trs d» pensar na volta dn monar-qma, quo so sa jiisllftcnria n„ tndnt os príncipes fossem peln menus comn Pedro II nu o pmtenilnnto D. Luis, O certo 6 qun O nasci-mnnln una família» mais cm nada iHfr-rn iina burgUIUl o i firal«r,i'nl, pnrlnntil, aturar um mau prrsIdYii-tt rlnrn nnns do qun prrsIdYii-ttffl mau. prin-rltir pnr tõdn a tun vida,

OAIRV

"~pÃica

o TTõnVamto no hbu

ltl.nr;

Hiinhelrim,

cuoclilnhiiH,

etilnliiH

liara

|iro»enteM,

pniton

tíimicnn, joK<m 'Io porcelana,

mn-iTiiiilcli-i. l-rmlc'», chocalho-,

boi-um» imni niuplnhau, etc. NiuCasn.

llci.tin.iny, fi run Concalv.n DUl,

5d,

nv.

tt.

tf.

da

Copacabana,

ttt7_ e ruu tfenador Danta», 14.

'as

Ata da Assembléia Geral Extraordinária

reali-zada em 14 de julho de 1950

Os acionistas da «CA iSA» — Carroçai-ias Brasileiras S. A., representando a totalidade do capital social, devidamente con-vocados por anúncios publicados no «Diário Oficial», e no «Diário de Notícias», respectivamente nos dius _, -1 c õ, e 2, 1 c 5 do corrente mês, reuniram-se na sede social, :i rua tia Gamboa, nú-meros 114 a 118. nesta cidade, fts 10 horas, e, paru presidir a Assembléia aclamaram o acionista, s . WAI.Tl.I. LUIZ I.KTKVAM YVIEDEíMANN, que, aceitando a indieaeão, convidou a mim, JOSÉ' SILVEIRA MONTEIRO, acionista, . ara secretariar os trabalhos, ficando, assim, constituída a mesa. O sr. Presidente, com a palavra, explicou que a presente reunião tinha por objetivo tomar conhe-cimento da renúncia apresenlacY. pelo sr. AIARIO CARLO PA-RETO ao carffo de Diretor-Presidente da Sociedade, para o qunl fora eleito pela Assembléia Geral Ordinária, realizada em 28 de abril de IDãO; atendendo aos motivos expostos pelo resiffnatário acrescentou — à Ar imbléia não era lícito insistir com aquele Diretor no sentido do sua continuação à frente da administra-ção da Sociedade, à qual vem integrando, com dedicação e efi-ciência, desde. ¦ a sua constituição. Por isso, lamentando embora a ocorrência, valia-se do ensejo para testemunhar ao referido Diretor o pesar da .assembléia pela renúncia apresentada, agra-decer-lhe os serviços prestados »! exp vessa r-l lie a segurança de que continuará a prestar k sociedade o seu concurso valioso, no que foi secundado por todos os acionistas. Tomando a palavra, o acionista, sr. 1.IÃKIO CARLO PARETO esclareceu os imperiosos motivos de caráter particular que não mais lhe permitiam conti-nuar a desempenhar as atribuições inerentes ao cargo a quo re-signara, afirmando, ao mesmo tempo, que continuaria ft inteira disposição da Sociedade para prestar-lhe o seu concurso e a sua colaboração, o que foi vivamente aplaudido pelos sis. acionistas. Em continuação, procedeu-se ft eleição do Diretor-Presidente pelo tempo restante tio mandato, recaindo a escolha, por unanimidade, no sr. CARLOS PINTO MONTEIRO, brasileiro, casado, industrial, residente à praça Comandante Xavier de Drito. número 34, nesta capital, o qual, estando presente e preenchendo as formalidades necessária.;, foi desde logo declarado empossado. Nada mais ha-vendo a tratar, foram suspensos os trabalhos para a lavratura desta ata, por mini, secretário, redigida e lida aos srs. Acionistas quo u aprovaram c assinam comigo e o sr. 1'residente. — Rio de Janeiro. 14 de julho de 1950. JOSÉ' SILVEIRA MONTEIRO, Secre-tário. — WALTER LUIZ ESTEVAM WIEDEMANN, Presidente.

MARIO CARLO PARETO. — MÁRIO SLERCA. — CARLOS PIN-TO MONTEIRO — ADALBERPIN-TO ANTICI — JOSÉ' BROGLIETT1

LUIGI PARETO — CARLO ERNESTO MARIA PARETO — GIANNI ATTILIO MARIA PARETO — HAMLET -GIGLI. — De-claro que a presente é cópia fiel da ata lavrada em livro próprio. Rio de Janeiro, 2G de julho de 1950.

«CARBRASA»

CARROÇARIAS BRASILEIRAS S. MARIO SLERCA — Diretor

A.

CASA DAS LONAS I

1

Lonas, cores firmes, para todos os fins. Arreios, artigos de montaria em geral. Artigos de viagens, Pastas, Cintos e todos

os artefatos de couro. 'ú O MAIS VARIADO SORTIMENTO E OS PREÇOS MAIS

VANTAJOSOS, SO' NA

CASA

DAS

LONAS

8 — Rua São José — 10 — Única no Rio

i

Rodolfo Mayer

Sozinho - em

"AS

MÃOS DE EüíiK"

(De

Pedro

Bloch)

Agora só em VESPERAL

Às terças-feiras — Às 17 horas

NO

TEATRO REGINA

Bilhete» à venda

Tel.: 825817

A PREFEITURA E .1 PROPAGANDA POLÍTICA - No propósito de facilitar a propaganda eleitoral doi: candidatos ao pleito de 3 de outu-bro próximo o

'prefeito,

general Mendes de Morais, acaba de deter-minar a colocação de grandes placas de madeira, em diversos pontos du cidade onde os candidatos poderão colar os seus cartazes de pro-pagunda

'

A primeira dessas placas jei foi instalada na rua Senador Dantas No alto das mesmas haverá o dístico — "Eleições de 3 de outubro" - e em baixo as iniciais P. D. F. Visa a medida ora adn-tada. velo prefeito, evitar a colagem de cartazes nos muros e paredes rio ceiilro da cidade e disciplinar essa propaganda em beneficio dn es-tética da metrópole. Idêntico processo é adotado em Londres e em

ou-trás grandes capitais do mundo. — Na gravura, uma das placas.

i

i° sana

defenda sua garganta!

Vf>^^^'l_*^^^__W9^^^'.Jr VJQ_

. - ^vj___W^'

-Y-]

IIP^hII r^ijf n^=

— é for-mi-dá-vel l

Resfriou-se ? Tome Formitrol.

Podo-roso antissstico, Formitrol elimina os

germes

da

garganta...

desinfeta

rapidamente...

alivia as dores a

combate a rouquidão! De sabor

agra-dável, cada Pastilha He Formitrol vala

por um gargarejo ou uma inalação.

Proteja sua garganta e cordas vocais

com Formitrol — é formidável I

Êm tubos de

30 pastilhai

GO* 1

PRODUTO

MB

W A ..cor. 5351

1

Nunca despreze

f

I

VALOR DA BOA APARÊNCIA/ 1

-(tejMjl

1 bem barbeado... apreciado/ I

1

Nadu compromete tanto a bou aparência como

B

uma barba por fazer. Com o novo Gillette Tech

•!

e lflmlnas Gillette Azul, aer-llie-rj fácil adquirir

1

Jf

o habito aalutar de fazer a barba diariamente»

\

Referências

Documentos relacionados

Textos para a AD não são apenas os enunciados verbais, por isso não há como dissociar a significação das imagens nas postagens que apresentaremos, já que eles se complementam, e,

1) Abra devagar a válvula do cilindro e inspecione as conexões para se certificar de que não há vazamentos. Aperte se necessário. Para maior vazão de adesivo, libere mais o

Para o tratamento testemunha foi vertido nas placas de Petri o meio de cultura BDA (sem a adição de produtos químicos) e os fungos foram igualmente inoculados como no

II Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas.. HORÁRIO PALESTRA PALESTRANTE

No período de estudos, enquanto mestranda surgiu à possibilidade de atendimento aos adolescentes, sobre orientação sexual, então perguntei a mim mesma por que então

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam