• Nenhum resultado encontrado

EFEITOS DA ADIÇÃO DE Sn NA EVOLUÇÃO MICROESTRUTURAL E EM PROPRIEDADES MECÂNICAS DE LIGAS Ti-Nb-Sn BIOMÉDICAS FUNDIDAS POR CENTRIFUGAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EFEITOS DA ADIÇÃO DE Sn NA EVOLUÇÃO MICROESTRUTURAL E EM PROPRIEDADES MECÂNICAS DE LIGAS Ti-Nb-Sn BIOMÉDICAS FUNDIDAS POR CENTRIFUGAÇÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EFEITOS DA ADIÇÃO DE Sn NA EVOLUÇÃO MICROESTRUTURAL

E EM PROPRIEDADES MECÂNICAS DE LIGAS Ti-Nb-Sn

BIOMÉDICAS FUNDIDAS POR CENTRIFUGAÇÃO

Lopes, E. S. N.(1); Moraes, P. E. L.(2), Contieri, R. J.(1); Costa, A. M. S.(3); Caram, R.(1)

(1) UNICAMP/FEM/DEMA – CP 6122, CEP 13083-970, Campinas, SP, Brasil (2) FATEC “Artur Azevedo”, CEP 13801-005, Mogi Mirim, SP, Brasil

(3) USP/EEL/DEMAR – CP 116, CEP 12600-970, Lorena, SP, Brasil e-mail: ederlopes@fem.unicamp.br

RESUMO

A fundição por centrifugação a arco voltaico constitui alternativa interessante do ponto de vista econômico e tecnológico na produção de componentes à base de materiais com alta reatividade e elevado ponto de fusão, como é o caso de ligas de titânio. Neste trabalho, ligas Ti-30Nb (% em peso) com adições de Sn (2, 4, 6, 8 e 10 % em peso) foram conformadas pelo processo de fundição. A caracterização das amostras envolveu microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, difração de raios-X, testes de dureza Vickers e medidas de módulo de elasticidade por técnicas acústicas. Observou-se que a microestrutura das amostras investigadas é formada por estrutura de solidificação dendrítica, com nítida segregação de elementos de liga e que a dureza Vickers e o módulo de elasticidade diminuíram com a adição do Sn. Os resultados obtidos permitem verificar que o comportamento mecânico de ligas Ti-Nb pode ser controlado, dentro de certos limites, pela adição de Sn.

Palavras-chave: Ligas de titânio, fundição por centrifugação, propriedades mecânicas e implantes ortopédicos e odontológicos.

(2)

INTRODUÇÃO

A seleção de materiais para produção de implantes ortopédicos e odontológico implica em satisfazer uma série de requisitos, entre os quais se destacam a resistência mecânica, resistência à fadiga, biocompatibilidade, resistência à corrosão, entre outros(1). Os materiais convencionalmente empregados na fabricação destes implantes contemplam os aços inoxidáveis de grau cirúrgico, as ligas de Cr-Co-Mo e o titânio e suas ligas. Estes últimos por sua vez apresentam excelente biocompatibilidade e resistência à corrosão e valores de módulo de elasticidade inferiores quando comparados a outros materiais, o que os torna altamente atraentes para esse tipo de aplicação. A alta razão entre o módulo de elasticidade do implante e do tecido ósseo é relatada como uma das principais causas do fenômeno de “reabsorção óssea”, que freqüentemente culmina na soltura e fratura do implante(2).

O titânio e suas ligas podem ser basicamente classificados como α, α + β e β(3). As ligas do tipo α e o Ti c.p. nos seus diversos graus, apresentam baixa resistência mecânica, enquanto as ligas α + β, como a Ti-6Al-4V são conhecidos por exibirem efeitos adversos do Al e do V. Nas ultimas décadas foram desenvolvidas ligas do tipo β exclusivamente para aplicações biomédicas e envolvem em suas composições, elementos relatados como biocompatíveis, como Nb, Mo, Zr e Ta. O controle da fração desses elementos, somado ao processamento termomecânico adequado possibilita a otimização das propriedades mecânicas, com aumento expressivo da resistência mecânica e redução do módulo de elasticidade(4).

Esses materiais são freqüentemente processados por fundição de precisão, o que permite a produção de implantes com geometria “near net shape”. Entretanto os equipamentos comerciais utilizam cadinhos cerâmicos descartáveis que além de serem bem onerosos, por muitas vezes reagem com o material base ocasionando a formação de inclusões não-metálicas, que podem fragilizar o produto e até mesmo promover a liberação de íons tóxicos. Dentro desse contexto, torna-se interessante o desenvolvimento de equipamentos que utilizem moldes de fundição permanentes e que sejam fabricados com material não reativo.

O objetivo do presente trabalho foi produzir via fundição, usando fusão a arco voltaico e centrifugação, ligas do sistema Ti-Nb e avaliar os efeitos do teor de Sn na evolução da microestrutura e das propriedades mecânicas e a presença de

(3)

inclusões indesejadas provenientes do processo.

MATERIAIS E MÉTODOS

Lingotes de 60 g da liga Ti-30Nb-xSn (x: o teor de Sn em diferentes concentrações 2, 4, 6, 8 e 10 % em peso) foram preparados por fusão a arco voltaico em forno com eletrodo não consumível de tungstênio, cadinho de cobre refrigerado e câmara com atmosfera inerte de gás Ar. Para assegurar a heterogeneidade composicional, os lingotes foram refundidos 5 vezes. Após a refusão, tais lingotes foram injetados por processo de centrifugação a arco em molde de cobre conforme ilustra a Fig. 1(a).

(a) (b) Fig. 1. (a) Diagrama esquemático do principio de funcionamento do processo de

fundição por fusão a arco e injeção por centrifugação e (b) ilustração dos corpos de prova obtidos e o plano de retirada das amostras (em mm).

Amostras com dimensões de 10 X 10 X 3 mm foram seccionadas com disco de diamante em cortadora ISOMET 4000 nos plano de corte mostrado na Fig. 1(b). A preparação metalográfica envolveu procedimento convencional com lixamento até a grana de 1200, seguido de polimento em pano de diamante 6 e 3 μm. A revelação da microestrutura foi realizada por ataque químico com solução de 5 ml de HF, 30 ml of HNO3 e 65 ml de H2O.

A caracterização microestrutural foi realizada por microscopia óptica (OM) (Olympus BX60 M) e mapeamento de composição química por EDS (Jeol JXA 840A) operado a 25 kV e 160 A e difração de raios-X (Panalytical X’pert PRO) com voltagem de 40 kV e corrente de 30 mA.

(4)

Vickers (Buehler 2100) com carga de 0,2 kgf por 15 s e o módulo de elasticidade foi determinado por técnicas acústicas utilizando um transdutor piezelétrico (10 MHz) (Panametrics).

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Na Fig. 2 são apresentados os difratogramas de raios-X das ligas Ti-30Nb-xSn (x variando de 0 a 10 % em peso). Na liga Ti-30Nb foram identificados os picos da fase β e da fase ω. A presença da fase ω nessa liga exibe indícios de que a mesma se formou em condições isotérmicas. Com o aumento do teor de Sn foram observados eventos distintos. A análise da amostra com 2 % Sn resultou na identificação apenas de picos da fase β e nas ligas com 4 % Sn e 6 % Sn, além da fase β foram observados e identificados picos da fase α’’. Provavelmente, a fase α’’ também deve estar presente na liga 2 % Sn. Entretanto, a fração volumétrica dessa fase deve estar abaixo de 3 %, o que dificultaria a identificação desta fase mediante esta técnica. A supressão da fase ω e a presença de fase α’’ nas ligas com 4 e 6 % Sn tornam evidente que o efeito de estabilização de β devido à adição de Sn é mais efetivo para as ligas com teores acima de 6 % em peso de Sn.

30 40 50 60 70 80 90 Ti-30Nb-10Sn Ti-30Nb-8Sn Ti-30Nb-6Sn Ti-30Nb-4Sn Ti-30Nb-2Sn α" α" α" α" β ββ β β β β β β β β β β β β β ω β β β In te n sid ad e (u .a .) 2θ β Ti-30Nb

Fig. 2. Difratogramas de raios-X das amostras das ligas de Ti-30Nb-xSn (x= 2, 4, 6, 8, e 10 % em peso).

(5)

Na Fig. 3 são mostradas as micrografias obtidas por MO das amostras processadas por fundição por centrifugação. Em todas as ligas observa-se que a estrutura bruta de solidificação é dendrítica e que a adição de Sn promove o refinamento desta microestrutura. A fase β é constituída pelas dendritas e é solução sólida rica em Nb (região clara). Os resultados de EDS mostram que o Sn é rejeitado de maneira intensa para região interdendrítica durante a solidificação, atribuindo assim quantidade considerável nesta região. Já o Nb concentra-se no ramo dendrítico, já que seu coeficiente de distribuição de soluto é maior que a unidade.

Fig. 3. Micrografias das ligas Ti-30Nb-xSn (x= 2, 4, 6, 8, e 10 % em peso) produzidas por fusão a arco e centrifugação: (a) x=0; (b) x=2; (c) x=4; (d) x=6; (e) x=8 e (f) x=10.

(6)

Na Fig. 4 apresenta-se a variação dos valores de dureza e do módulo de elasticidade em função de diferentes teores de Sn. Os maiores valores de dureza e do módulo de elasticidade são observados para a liga sem adição de Sn. Neste caso, a presença da fase ω isotérmica promove o aumento da dureza e consequentemente, a resistência mecânica do material se eleva. No entanto, a adição de Sn provoca redução acentuada dos valores de dureza e do módulo de elasticidade. Uma das causas prováveis relacionadas à redução dos valores dessas propriedades está relacionada à supressão da fase ω e à precipitação da fase martensita α’’, que é uma fase reconhecidamente mais dúctil e que foi identificada nos difratogramas de raios-X das ligas 4 e 6 % em peso de Sn. Possivelmente, esta fase deve estar presente também na liga com 2 % em peso de Sn, em frações volumétricas bem pequenas não identificáveis por essa técnica. Nota-se também que somente a partir de teores acima de 6 % de Sn ocorre a estabilização da fase β acompanhada de um aumento da dureza e do módulo de elasticidade. Tal comportamento deve-se muito provavelmente ao endurecimento por solução solida.

0

2

4

6

8

10

200

225

250

275

300

325

350

375

400

40

60

80

100

120

140

Dureza Vickers

D

u

rez

a Vi

cker

s (H

V)

Sn, % em peso

Módulo de Elasticidade

M

ó

d

u

lo

d

e El

asti

ci

d

ad

e (GPa)

Fig.4. Influência da variação dos teores de Sn nos valores de propriedades mecânicas.

(7)

CONCLUSÕES

Neste trabalho foi possível observar que adições de Sn entre 2 e 6 % promovem a supressão da fase ω e permitem a obtenção de amostras com baixo módulo de elasticidade tornando assim viável a produção de implantes ortopédicos e odontológicos a partir de ligas do sistema Ti-30Nb-xSn. No entanto, ainda é preciso entender o comportamento microestrutural e mecânico destas ligas quando os valores de Nb também são variados.

AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem à FAPESP, CAPES e CNPq pelo suporte financeiro.

REFERÊNCIAS

1. M. LONG; H.J. RACK. Titanium alloys in total joint replacement—a materials science perspective. Biomaterials , v. 19, p. 1621–1639, 1998.

2. NIINOMI, M. Recent research and development in titanium alloys for biomedical applications and healthcare goods, Science and Technology of Advanced Materials, v. 4, p. 445-454, 2003.

3. LÜTJERING, G.; WILLIAMS, J.C. Titanium. Springer –Verlag, Germany, 2003. 4. MANTANI, Y.; TAJIMA, M. Phase transformation of quenched α” martensite by aging in Ti-Nb alloys. Materials Science and Engineering A, v. 438-440, p. 315-319, 2006.

(8)

INFLUENCE OF Sn CONTENT ON MICROSTRUCTURAL AND

MECHANICAL PROPERTIES OF CENTRIFUGAL CAST Ti-Nb-Sn

BIOMEDICAL ALLOYS

Lopes, E. S. N.(1); Moraes, P. E. L.(2), Contieri, R. J.(1); Costa, A. M. S.(3); Caram, R.(1)

(1) UNICAMP/FEM/DEMA – P.O. Box 6122, Zip-Code 13083-970, Campinas, SP, Brazil

(2) FATEC “Artur Azevedo”, Zip-Code 13801-005, Mogi Mirim, SP, Brazil

(3) USP/EEL/DEMAR – P.O. Box 116, Zip-Code 12600-970, Lorena, SP, Brazil e-mail: ederlopes@fem.unicamp.br

ABSTRACT

The arc voltaic centrifugal casting is an interesting alternative in terms of economic and technological development in the production of components based on materials with high reactivity and high melting point, such as titanium alloys. In this work, Ti-30Nb (wt. %) with additions of Sn (2, 4, 6, 8 and 10 wt. %) were formed by casting process. Characterization of the samples included optical microscopy, scanning electron microscopy, X-ray diffraction, Vickers hardness and elastic modulus measures by acoustic techniques. It was observed that the microstructure of the samples investigated is composed by dendritic structures, with clear segregation of alloying elements. The Vickers hardness and the elastic modulus decreased with the addition of Sn. The results show that the mechanical behavior of Ti-Nb alloys can be controlled within certain limits, by adding Sn.

Key-words: Titanium alloys, centrifugal casting, mechanical properties and orthopedic and dental implants.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, levando em conta a distribuição dos produtos e as análises de DRIFTS, tem-se a contribuição das seguintes reações: reforma a vapor do etanol, desidrogenação do etanol

Quando o recipiente contém água até o nível B, o módulo da força que a água exerce sobre a base do recipiente é de ..., e o peso da água nele contida é de .... Selecione

Utilizando informações da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS de 1976, esses autores estimaram equações de salários, para homens e mulheres na indústria, em

Para avaliação do percurso com as professoras, utilizamos o roteiro da entrevista contendo três questões subjetivas (Apêndice C), abordando as seguintes proposições: a

Atributo: nome Domínio: string de caracteres ASCII Visibilidade: privada Tamanho: 20 caracteres Descrição: Nome comercial do banco que o usuário irá cadastrar no sistema.. Atributo:

A formulação de Hertz é dada para o caso de contato entre dois corpos elásticos sem atrito, e ainda hoje é considerada como uma solução prática para problemas sem atrito (Barbosa

Para a Atividade 1, foi elaborada notas de aula contendo os principais tópicos sobre o estudo da função quadrática com o objetivo de revisar estes tópicos, visto que os alunos já

O comando MOSTRE imprime na Janela de Comandos o resultado da operação CORDOLÁPIS (CL) que é uma lista com número correspondentes à última cor assumida pelo lápis da