• Nenhum resultado encontrado

Uma comédia onde nada é exatamente o que parece ser.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Uma comédia onde nada é exatamente o que parece ser."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Uma comédia onde nada é exatamente o que parece

ser.

Dirigida por Jô Soares, "Atreva-se" traz aos palcos uma mistura de

cinema e teatro, com drama e suspense, envolvidos em ondas de

gargalhadas.

Explicitamente inspirada no antigo cinema noir, o espetáculo “Atreva-se” é uma comédia que revela muitas surpresas e viradas. Mostrada em quatro sequências – “A Mansão”, “O Medo”, “O Pacto” e “De Volta a Mansão” – a peça remete a épocas diferentes, tendo sempre a mansão como pano de fundo e conta histórias permeadas de suspense que, de alguma forma, estão ligadas entre si.

Elogiada por críticos como Luiz Fernando Ramos, da Ilustrada, Atreva-se reúne ótimos comediantes que promovem seguidas ondas de gargalhadas. Escrita por Maurício Guilherme, dirigida por Jô Soares, com Marcos Veras, Júlia Rabello, Mariana Santos e Carol Martin. A sensação, segundo o autor, é de se estar em um trem fantasma daqueles antigos parques de diversão. “É apenas na realidade cinematográfica que o homem tem a ilusão de recriar a vida ao seu próprio gosto e é especificamente no cinema noir que os lados mais escuros da alma humana começaram a ser explorados por grandes protagonistas. Estas foram minhas inspirações principais devidamente retemperadas pela liberdade do humor”, explica.

"O jogo é driblar o espectador. O suspense está presente o tempo todo, nunca acaba e não se explica. É comédia, mas levada a sério e esse humor do nonsense, do absurdo, me agrada muito", revela Jô Soares, diretor do espetáculo. "É como se fosse uma sátira àquelas obras de suspense que nunca se explicam direito. Você sente no visual os cortes, as paradas e

(2)

ilustrações musicais de cinema. Além disso, os nomes e a linguagem, com um tipo de falso coloquialismo, também dão o clima do cinema antigo", completa Jô.

O ator Marcos Veras, que interpreta três personagens na peça, explica que “Atreva-se” não se trata de uma comédia rasgada, pois, misturando cinema e teatro, conta com drama e muito suspense. “Faço o sinistro Ballantine, corretor da mansão, o Edgar, que é cadeirante, e o Max que é metido a galã. São personagens completamente diferentes, é um exercício maravilhoso para qualquer ator”, diz o comediante que trabalha pela primeira vez com Jô Soares. “Todos os atores deveriam ser dirigidos pelo Jô, ele é muito preciso e sabe o que quer. Mesmo uma bronca vem acompanhada de um carinho ou uma piada”, completa Veras. Quanto menos você entende, mais você se diverte.

Sinopse: A Mansão

Um corretor de imóveis mostra a uma empolgada cliente as maravilhas de uma velha mansão

de construção clássica, defronte a um enorme parque municipal.

Ela está ansiosa por assinar os papéis e ele diz acreditar que não haverá grandes impedimentos, uma vez que o imóvel teve apenas dois inquilinos antes dela.

Antes de saírem, o corretor, num tom algo dúbio, deseja à sua cliente que ela seja tão feliz na mansão quanto os que ali um dia já viveram. Esta sequência se passa em 1963.

O Medo

Em uma ensolarada manhã, no final da década de 20, uma sóbria governanta cruza a elegante sala da velha mansão, cuidando de pequenos detalhes no ambiente. Lá vivem apenas um homem inseguro, preso a seus medos e a uma cadeira de rodas, e sua irmã, uma mulher segura e assoberbada pela tarefa de cuidar de tudo na vida dos dois.

Ela precisa fazer uma viagem de negócios, o que a deixará longe de casa por alguns meses e seu amedrontado irmão não consegue conviver com a ideia de ficar ali por tanto tempo, apenas em companhia de sua sinistra governanta.

O Pacto

No início da década de 40, em uma noite fria, duas primas, agora moradoras da velha

mansão, aguardam pela chegada de um antigo colega de juventude. Pelo que conversam, supõe-se que as duas tem algo tramado - e certamente nada muito confiável - para quando chegar o visitante.

Finalmente o aguardado amigo chega e elas o recebem com ensaiado entusiasmo. Na verdade, os três estão ali para cumprir um pacto feito na tarde do dia de sua formatura. Eles se encontrariam, houvesse o que houvesse, trinta anos após aquele dia, para saberem os rumos de suas vidas.

Mas algo estranho aconteceu naquela mesma noite, durante o baile de formatura. A simples menção desta data causa uma desconfortável reação nos três. Reação que se explicará pelas misteriosas revelações que se seguem noite afora.

(3)

De Volta a Mansão

Voltando ao tempo da primeira sequência (A Mansão), a nova inquilina tenta organizar sua

mudança na velha casa. Em meio a caixas abertas e objetos esparramados, recebe a visita do corretor que aparece num gesto de cortesia.

No rápido diálogo que travam, os dois fazem novas e surpreendentes descobertas a respeito de suas identidades o que certamente deixará a plateia bastante surpresa.

“Atreva-se”

Por Mauricio Guilherme, autor.

A primeira versão de “Atreva-se” foi escrita no inicio da década de 90, ainda no formato de

história, com apenas algumas sequencias já desenvolvidas na forma de diálogos. Evidentemente, a ideia era transformar o conto em uma peça teatral algum dia.

Após quase dez anos depois, estava trabalhando com uma amiga redatora (Luciana Sendyk, creditada como colaboradora de texto neste projeto) e comentei a existência deste meu antigo “Atreva-se”, a essas alturas já esquecido em alguma gaveta da minha casa. Ela, curiosa, o pediu para ler e, assim que terminou, iniciou uma campanha para que eu transformasse logo o material em teatro.

Como estava impossibilitado na ocasião, comprometido com outros trabalhos, deixei que a Luciana fizesse um tratamento sobre a minha história. Posso afirmar que foi dessa maneira que ela me fez redescobrir meu próprio projeto. Inspirado pela empolgação genuína da minha colega, comecei a escrever a primeira de muitas versões que este roteiro já teve. Por isso fiz questão de creditá-la como colaboradora. Sem ela, talvez eu nunca tivesse olhado de novo para uma antiga ideia minha.

“Atreva-se”, com o passar dos anos, foi se transformando. De tempo em tempo, mesmo sem saber quando e onde seria montado, reescrevia uma nova versão do meu texto. A atual foi redigida em constantes discussões com Jô Soares, que inicia sua direção “já no papel”, como ele mesmo costuma dizer. Brincava com ele dizendo que estava escrevendo “nosso roteiro de filmagem”.

Em principio como uma comédia nonsense, nossa peça tenta mostrar as emoções extremadas da condição humana, aqui ampliadas em dobro, pela tentativa de recriar uma linguagem cinematográfica do passado no palco de um teatro e pela ótica exagerada da própria comédia. A escolha de nomes estrangeiros e afetados, num país longínquo, numa realidade distante da nossa, procura associar o mundo misterioso de um local desconhecido ao próprio desconhecimento da mente humana. Esta ideia também está presente na forma não coloquial dos diálogos, numa referencia clara aos antigos filmes dublados. É apenas na realidade cinematográfica que o homem tem a ilusão de recriar a vida ao seu próprio gosto. E é especificamente no cinema noir, que os lados mais escuros da alma humana começaram a ser explorados por grandes protagonistas. Estas foram minhas inspirações principais devidamente retemperadas pela liberdade do humor.

Num emaranhado de situações absurdas, o controle vai se desfazendo nas mãos das personagens e o impacto dos sustos vai tomando conta da lógica. Por isso, costumo dizer que “Atreva-se!” é uma comédia onde nada é exatamente o que parece ser. Como se estivéssemos em um Trem Fantasma daqueles antigos parques de diversões, onde a cada virada temos uma nova surpresa.

(4)

“Atreva-se é uma ‘comédia de pé’ turbinada, reúne ótimos comediantes para realizar cenicamente o que o gênero mais popular do momento, o “stand-up”, faz com mais economia: promover seguidas ondas de gargalhadas”. Luiz Fernando Ramos, crítico da Ilustrada.

“Jô Soares dosa bem os momentos de tensão e distensão em seu pacto declarado com o cinema noir. O espectador é enredado com perspicácia em meio a falsas pistas”. Valmir Santos, revista Bravo.

Ficha Técnica:

Texto: Mauricio Guilherme Direção: Jô Soares

Elenco: Marcos Veras, Júlia Rabello, Mariana Santos e Carol Martin Iluminação: Maneco Quinderé

Cenografia: Chris Aizner Figurinos: Fábio Namatame Direção Musical: Eduardo Queiroz Colaboração de texto: Luciana Sendyk Produção: Rodrigo Velloni

Produção Executiva: Giovani Tozi Realização: Velloni Produções Artísticas

Imagens relacionadas

Marcos Veras

Divulgação

(5)

Atreva-se

Divulgação

baixar em alta resolução

PRODUÇÃO LOCAL:

Art Rec Produções

Gustavo Agra

(81) 30330128 / (81) 81309131

MCAtrês Assessoria em Comunicação e Marketing

(5511) 3427-4471 site:

www.mcatres.com

Coordenadora - Renata Battaglia -

renata@mcatres.com

- (55 11) 7797-0216

Caso não deseje mais receber nossos emails, acesse o link:

http://unsubscribe.pressmanager.com.br/unsubscribe/?auth=f6fe0678579d82de3ff46747f15f382 b

Referências

Documentos relacionados

O pacto foi feito unilateralmente pelo Pai e o Filho, sem a consulta da vontade dos beneficiários, uma vez que eles nem sequer ainda existiam, e quando

A raiva é uma doença viral que acomete os animais domésticos, silvestres e destes para o homem, causando uma doença com sintomatologia?. nervosa, aguda e fatal, levando ao óbito

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados

Por outro lado, quando se fala em pequenas e médias empresas, onde o número de funcionários é maior, é mais bem dividida e o uso da Intranet se torna

´e aquele pelo qual a filosofia alem˜a traduziu, depois de Kant, o latim existentia, mas Heidegger deu-lhe um sentido muito particu- lar, j´a que designa na sua filosofia

(tanto um sinal aleatório como um regular têm excesso de entropia nulo). É uma melhor medida do que vulgarmente se

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do