• Nenhum resultado encontrado

Ensaio sobre a CRIAÇÃO ORIGINAL, à luz das obras de Kardec, Roustaing e Ubaldi JULIO DAMASCENO XXII CONGRESSO PIETRO UBALDI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ensaio sobre a CRIAÇÃO ORIGINAL, à luz das obras de Kardec, Roustaing e Ubaldi JULIO DAMASCENO XXII CONGRESSO PIETRO UBALDI"

Copied!
60
0
0

Texto

(1)

O ESPELHO DA PERFEIÇÃO

Ensaio sobre a CRIAÇÃO ORIGINAL,

à luz das obras de Kardec, Roustaing e Ubaldi

JULIO DAMASCENO XXII CONGRESSO PIETRO UBALDI - 2017

(2)

O ESPIRITISMO E A

CRIAÇÃO ORIGINAL

(3)

O ESPIRITISMO E A

CRIAÇÃO ORIGINAL

OPOSIÇÃO À TEORIA DA QUEDA

PELO PRINCÍPIO DA NÃO

RETROGRADAÇÃO DO ESPÍRITO

CRIAÇÃO DO ESPÍRITO “SIMPLES

E IGNORANTE”

O SISTEMA CONCEPTUAL ESPÍRITA

JÁ ESTARIA “COMPLETO” E NÃO DEMANDARIA A COLABORAÇÃO UBALDIANA

(4)

Kardec e as

divergências doutrinárias

“essas contradições, que algumas pessoas julgam reais [...] quase sempre existem mais na superfície do que no fundo mesmo das coisas”

(LM, Cap. XXVII, das Contradições e das Mistificações, item 297)

(5)

“Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.” – Newton

(6)

SIST. CONCEPTUAL COMPLETO?

“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino

dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”.

(7)

SIST. CONCEPTUAL COMPLETO?

• “É dado ao homem conhecer o

princípio das coisas? R. Não, Deus não permite que ao homem tudo seja revelado neste mundo”. (LE, Q.17)

• “vemos matéria destituída de

inteligência e [...] um princípio inteligente que independe da matéria. A origem e a conexão destas duas coisas nos são desconhecidas”. (LE, Nota de Kardec à Q.28)

• “O princípio das coisas está nos

(8)

SIST. CONCEPTUAL COMPLETO?

RE, Agosto de 1865 – O que ensina o Espiritismo

“alguns impacientes acham a marcha do Espiritismo muito lenta para o seu gosto. [...] E, porque ainda não resolveu a questão da origem dos seres, do princípio e do fim de todas as coisas, da essência divina e de algumas outras da mesma importância, concluem que não saiu do á-bê-cê, que não entrou na verdadeira via filosófica e que se arrasta em lugares-comuns, já que prega incessantemente a humildade e a caridade”.

(9)

SIST. CONCEPTUAL COMPLETO?

A GÊNESE – 1868 – CAP VI - URANOGRAFIA GERAL

Este capítulo é textualmente extraído de uma série de comunicações ditadas à Sociedade Espírita de Paris, em 1862 e 1863, sob o título — Estudos uranográficos e assinadas GALILEU. Médium: C. F. Nota do Tradutor: Estas são as iniciais do nome de Camile Flammarion.

(10)

SIST. CONCEPTUAL COMPLETO?

A GÊNESE – 1868 - A CRIAÇÃO PRIMÁRIA

19. Até aqui, porém, temos guardado silêncio sobre o mundo espiritual, que também faz parte da criação e cumpre seus destinos conforme as augustas prescrições do Senhor.

Acerca do modo da criação dos Espíritos, entretanto, não posso ministrar mais que um ensino muito restrito, em virtude da minha própria ignorância e também porque tenho ainda de calar-me no que concerne a certas questões, se bem já me haja sido dado aprofundá-las.

(11)

SIST. CONCEPTUAL COMPLETO?

A GÊNESE – 1868 - A CRIAÇÃO PRIMÁRIA

19. Aos que desejem religiosamente conhecer e se mostrem humildes perante Deus, direi, rogando-lhes, todavia, que nenhum sistema prematuro baseiem nas minhas palavras, o seguinte: O Espírito não chega a receber a iluminação divina, que lhe dá, simultaneamente com o livre-arbítrio e a consciência, a noção de seus altos destinos, sem haver passado pela série divinamente fatal dos seres inferiores, entre os quais se elabora lentamente a obra da sua individualização

(12)

SIST. CONCEPTUAL COMPLETO?

A GÊNESE – 1868 - A CRIAÇÃO PRIMÁRIA

19. De novo peço: não construais sobre as minhas palavras os vossos raciocínios, tão tristemente célebres na história da Metafísica. Eu preferiria mil vezes calar-me sobre tão elevadas questões, tão acima das nossas meditações ordinárias, a vos expor a desnaturar o sentido de meu ensino e a vos lançar, por culpa minha, nos inextricáveis dédalos do deísmo ou do fatalismo.

(13)

SIST. CONCEPTUAL COMPLETO?

“Pensam muitas pessoas, ao demais, que O Livro dos Espíritos esgotou a série das questões de moral e de filosofia. É um erro”. (LM, Cap.XXIX, Item 343)

(14)

ESPIRITISMO X KARDECISMO

O QUE É ESPIRITISMO

“Diz-se: a filosofia de Platão, de Descartes, de Leibnitz; nunca se poderá dizer: a doutrina de Allan Kardec; e isto, felizmente, pois que valor pode ter um nome em assunto de tamanha gravidade?”. (O Céptico, págs. 119 e 120)

(15)

DOUTRINA PROGRESSIVA

CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA – A GÊNESE, CAP. I

“Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará”. (item 55)

(16)

SIMPLICIDADE E IGNORÂNCIA

“Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes.” (“O Livro dos Espíritos”, Q.115)

(17)

SIMPLICIDADE E IGNORÂNCIA

RE, Janeiro de 1866 - O Espiritismo tem Lugar Reservado na Filosofia e nos Conhecimentos Usuais

“Sem se deter nos diversos sistemas relativos à natureza íntima e à origem da alma, o Espiritismo a considera na espécie humana”.

(18)

SIMPLICIDADE E IGNORÂNCIA

A GÊNESE (JAN/1868) , CAP. XI DA GÊNESE ESPIRITUAL

“Sem, pois, pesquisarmos a origem do Espírito, sem procurarmos conhecer as fieiras pelas quais haja ele, porventura, passado, tomamo-lo ao entrar na humanidade, no ponto em que, dotado de senso moral e de livre-arbítrio, começa a pesar-lhe a responsabilidade dos seus atos”. (Item 23)

(19)

SIMPLICIDADE E IGNORÂNCIA

A GÊNESE (JAN/1868) , CAPÍTULO XI – DA GÊNESE ESPIRITUAL

“Deixemos então de lado a questão da origem, insolúvel por enquanto; consideremos o Espírito, não em seu ponto de partida, mas no momento em que, manifestando-se nele os primeiros germens do livre-arbítrio e do senso moral o vemos a desempenhar o seu papel humanitário, sem cogitarmos do meio onde haja transcorrido o período de sua infância, ou, se o preferirem, de sua incubação”. (Item 29)

(20)

ORIGEM DO ESPÍRITO SIMPLICIDADE E IGNORÂNCIA ORIGEM PRIMORDIAL ????? ????? EVOLUÇÃO

(21)

DE ONDE VÊM

OS BEBÊS?

(22)

“Deus criou todos os Espíritos

simples e ignorantes.” ???

REINO

(23)

REINO

MINERAL VEGETALREINO ANIMALREINO

(24)

EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO

INTELIGENTE

“É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo.

Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto!” (LE, Q.540)

(25)

EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO

INTELIGENTE

“Já não dissemos que tudo em a Natureza se encadeia e tende para a unidade? Nesses seres, cuja totalidade estais longe de conhecer, é que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida, conforme acabamos de dizer. É, de certo modo, um trabalho preparatório, como o da germinação, por efeito do qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito.(LE,Q.607-A)

(26)

Roustaing - 1866

“Observai como tudo se encadeia na imensa Natureza que o Senhor vos faz descortinar. [...] Passando sucessiva-mente por todos os reinos e por aquelas espécies intermediárias, o Espírito, mediante um desenvolvimento gradual e contínuo, ascende da condição de essência espiritual originária à de Espírito formado, à vida consciente, livre e responsável, à condição de homem. São elos preciosos que tudo ligam”. (Tomo I, item 56)

(27)

No limiar da Humanidade

“Quando se vos falou do Espírito no estado de infância, no estado, por conseguinte, de ignorância e de inocência; quando se vos disse que o Espírito era criado simples e ignorante, tratava-se, está bem visto, da fase de preparação do Espírito para entrar na humanidade”.(QE, Tomo I, item 56)

(28)

No limiar da Humanidade

“Fora inconsequente, então, dar esclarecimentos sobre a origem do Espírito. Notai que ela foi deixada na obscuridade. Ainda hoje seria cedo para desenvolver esse ponto”. (QE, Tomo I, item 56)

(29)

PIETRO UBALDI - 1935

“Nas formas da vida, o psiquismo se revela e se exprime, [...] Tudo isso constitui um esforço, uma ascensão dolorosa, do protozoário ao homem, sempre subindo, até os mais altos cimos do psiquismo, onde se realiza a gênese do espírito, obra maravilhosa e progressiva, em que a Divindade, princípio infinito, está sempre presente num ato constante de criação.” (A Grande Síntese, Cap. 72)

(30)
(31)

O Espírito não retrograda

“O Espírito não retrograda” (LE, Q.118,178a, 398a, 612) • “O Espírito não retrograda” (QE, tomo II, item 164)

(32)
(33)

A

A CRIAÇÃO PRIMEIRA FOI TODA ESPIRITUAL

“85. Qual dos dois, o mundo espírita ou o mundo corpóreo, é o principal, na ordem das coisas?

R. “O mundo espírita, que preexiste e sobrevive a tudo.”

86. O mundo corporal poderia deixar de existir, ou nunca ter existido, sem que isso alterasse a essência do mundo espírita?

“Decerto. Eles são independentes; contudo, é incessante a correlação entre ambos, porquanto um sobre o outro incessantemente reagem.”

(34)

“Sendo Deus o princípio de

todas as coisas e sendo todo

sabedoria, todo bondade, todo

justiça, tudo o que dele procede

há de participar dos seus

atributos...”

(A Gênese, Cap. III, Origem do

Bem e do Mal)

(35)

A

A CRIAÇÃO PRIMEIRA FOI TODA ESPIRITUAL

SE TODO EFEITO INTELIGENTE TEM CAUSA INTELIGENTE, O INVERSO TAMBÉM É VERDADEIRO: TODA CAUSA INTELIGENTE TEM EFEITO INTELIGENTE.

O EFEITO É SEMPRE A IMAGEM E SEMELHANÇA DA CAUSA DE QUE PROVÉM...

- O CALOR É MAIS INTENSO PRÓXIMO AO FOGO - A LUZ MAIS CLARA PRÓXIMA À LÂMPADA

- A ÁGUA MAIS PURA PRÓXIMA À FONTE

SE DEUS É ESPÍRITO, A CRIAÇÃO PRIMEIRA TINHA DE SER TODA, NECESSARIAMENTE, ESPIRITUAL.

(36)
(37)

“Vós sois deuses e todos vós

filhos do Altíssimo” (Sl.82:6)

(38)

SE TODO EFEITO É IMAGEM E SEMELHANÇA DE SUA CAUSA,

(39)

GRÁFICAMENTE

CRIAÇÃO ORIGINAL MUNDO ESPIRITUAL (Pré-existente ao material)

MUNDO MATERIAL (Poderia nunca ter existido

ou deixar de existir)

EVOLUÇÃO DO ÁTOMO AO ARCANJO (LE, Q.540)

(40)

NATUREZA DA MATÉRIA

“A mesma matéria elementar é suscetível de experimentar todas as modificações e de adquirir todas as propriedades?

R. “Sim e é isso o que se deve entender, quando dizemos que tudo está em tudo!” (LE, Q.33)

(41)

NATUREZA DA MATÉRIA

“O fluido universal será ao mesmo tempo o elemento universal? R. “Sim, é o princípio elementar de todas as coisas.” (LM, 2ª. Parte, Cap. IV, Item 74)

(42)

NATUREZA DA MATÉRIA

• “o fluido universal, que dele emana

e o toca de perto, constitui o instrumento e o meio pelos quais ele opera todas as criações, assim de ordem espiritual e de ordem material, como de ordem fluídica” (QE, Tomo IV, pág. 118)

(43)

NATUREZA DA MATÉRIA

MATÉRIA ENERGIA ESPÍRITO GELO ÁGUA VAPOR EQUAÇÃO DA SUBSTÂNCIA

(44)

B

NATUREZA DA MATÉRIA

• “Privilegiados serão os que, renunciando às

impurezas da matéria, se lançarem em voo rápido até o topo das ideias mais puras e buscarem desmaterializar-se completamente”. (RE – JAN 1858, Pág. 460 ed. FEB)

• “Só nos Espíritos superiores o fluido perispiritual está despojado de todas as impurezas da matéria” (RE, JAN 1864, Pág. 23 ed. FEB)

(45)

B

NATUREZA DA MATÉRIA

“Primeira classe. CLASSE ÚNICA. — Os Espíritos que a compõem percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria”. (LE, Q. 113)

“Comunicações grosseiras [...] só podem provir de Espíritos de baixa estofa, ainda cobertos de todas as

impurezas da matéria” (LM, Cap. X, item 134)

(46)

B

NATUREZA DA MATÉRIA

“que minha alma se eleve ao teu seio, com a brancura que possuía quando a criaste.” – (Cura D’Ars. ESE Cap. VIII)

“O SENHOR TUDO CRIOU PURO” (QE, TOMO II, ITEM 112)

“O PAI RESSUSSITA O ESPÍRITO QUE ELE CRIARA PURO”. (QE IV, ITEM 15)

(47)

GRAFICAMENTE

CRIAÇÃO ORIGINAL MUNDO ESPIRITUAL (Pré-existente ao material)

MUNDO MATERIAL (Poderia nunca ter existido

ou deixar de existir) EVOLUÇÃO DO ÁTOMO AO ARCANJO (LE, Q.540) PUREZA IMPUREZA

(48)

C

JÁ FOMOS MAIS

CONSCIENTES DO QUE

SOMOS HOJE

(49)

C

JÁ FOMOS MAIS CONSCIENTES

DO QUE SOMOS HOJE...

622. Onde está escrita a lei de Deus? “Na consciência.”

a) — Visto que o homem traz em sua consciência a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada?

“Ele a esquecera e desprezara. Quis então Deus lhe fosse lembrada.”

(50)

C

JÁ FOMOS MAIS CONSCIENTES

DO QUE SOMOS HOJE...

“A IGNORÂNCIA É FILHA

DO ORGULHO”

(51)

“DEUS CRIOU OS ESPÍRITOS

LIVRES E RESPONSÁVEIS POR

SEUS ATOS.”

(QE IV, Item 44)

C

JÁ FOMOS MAIS CONSCIENTES

DO QUE SOMOS HOJE...

(52)

GRAFICAMENTE

CRIAÇÃO ORIGINAL MUNDO ESPIRITUAL (Pré-existente ao material)

MUNDO MATERIAL (Poderia nunca ter existido

ou deixar de existir) EVOLUÇÃO DO ÁTOMO AO ARCANJO (LE, Q.540) PUREZA CONSCIÊNCIA LIBERDADE E RESPONSABILIDADE IMPUREZA INCONSCIÊNCIA / IGNORÂNCIA / DETERMINISMO

(53)

GRAFICAMENTE

CRIAÇÃO ORIGINAL MUNDO ESPIRITUAL (Pré-existente ao material)

MUNDO MATERIAL (Poderia nunca ter existido

ou deixar de existir) PUREZA CONSCIÊNCIA (LIBERDADE E RESPONSABILIDADE) IMPUREZA INCONSCIÊNCIA / IGNORÂNCIA / DETERMINISMO SISTEMA ANTI-SISTEMA EVOLUÇÃO DO ÁTOMO AO ARCANJO (LE, Q.540)

(54)

GRAFICAMENTE

CRIAÇÃO ORIGINAL MUNDO ESPIRITUAL (Pré-existente ao material)

MUNDO MATERIAL (Poderia nunca ter existido

ou deixar de existir) EVOLUÇÃO DO ÁTOMO AO ARCANJO (LE, Q.540) PUREZA CONSCIÊNCIA (LIBERDADE E RESPONSABILIDADE) IMPUREZA INCONSCIÊNCIA / IGNORÂNCIA SISTEMA ANTI-SISTEMA INVOLUÇÃO

(55)

GRAFICAMENTE

CRIAÇÃO ORIGINAL MUNDO ESPIRITUAL (Pré-existente ao material)

MUNDO MATERIAL (Poderia nunca ter existido

ou deixar de existir) EVOLUÇÃO DO ÁTOMO AO ARCANJO (LE, Q.540) (VIDE A GRANDE SÍNTESE) PUREZA CONSCIÊNCIA (LIBERDADE E RESPONSABILIDADE) IMPUREZA INCONSCIÊNCIA / IGNORÂNCIA SISTEMA ANTI-SISTEMA INVOLUÇÃO (VIDE DEUS E UNIVERSO E O SISTEMA)

(56)

GRAFICAMENTE

CRIAÇÃO ORIGINAL MUNDO ESPIRITUAL (Pré-existente ao material)

MUNDO MATERIAL (Poderia nunca ter existido

ou deixar de existir) EVOLUÇÃO DO ÁTOMO AO ARCANJO (LE, Q.540) (VIDE OS QUATRO EVANGELHOS E A GRANDE SÍNTESE) PUREZA CONSCIÊNCIA IMPUREZA INCONSCIÊNCIA / IGNORÂNCIA SISTEMA ANTI-SISTEMA INVOLUÇÃO (QUEDA DOS ANJOS) (VIDE DEUS E UNIVERSO E O SISTEMA) QUEDA DE ADÃO CONDIÇÃO HUMANA Q.115 – SIMPLIC. E IGNOR. INFÂNCIA ESPIRITUAL Q. 120/126 e 262 DO LE, CAP.3/ITEM 16 ESE e em ROUSTAING

(57)

“O

Espiritismo

não

tem

nacionalidade e não faz parte de nenhum

culto existente; nenhuma classe social o

impõe [...]. Cumpre seja assim, para que

ele possa conduzir todos os homens à

fraternidade. Se não se mantivesse em

terreno

neutro,

alimentaria

as

dissensões, em vez de apaziguá-las”.

(58)

“É "cristão", quaisquer que sejam as

suas crenças, qualquer que seja o culto

externo que pratique, todo aquele que

ama os seus semelhantes, que procura

fazer-lhes o maior bem possível, que

envida esforços por progredir e auxiliar o

progresso de seus irmãos.

Esse é "cristão" segundo o Cristo!”

(QE, Tomo IV, item 36)

(59)

“O estandarte é Cristo. O programa

é o Evangelho. Os princípios são:

imparcialidade e universalidade”.

(60)

O ESPELHO DA PERFEIÇÃO

Ensaio sobre a CRIAÇÃO ORIGINAL,

à luz das obras de Kardec, Roustaing e Ubaldi

OBRIGADO!

“Não separe o homem o que Deus uniu”

(Mateus, 19:5)

Referências

Documentos relacionados

EZDE Empreendimento em Zona de Desenvolvimento Econômico EZEIS Empreendimento em Zonas Especiais de Interesse Social EZEP Empreendimento em Zona Especial de Preservação..

A diferença entre as instruções de máquina virtual e de máquina real não é importante – tudo o que você precisa saber é que instruções de máquina são muito simples;

Um caminho seguro para buscar esse objetivo é garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços de atenção básica, como se dá no Programa Saúde da Família (PSF): pela promoção

aursoQaitfi&soir sj fiSyi lo&asir a^mis aowai(§ S uirsmajSiu atsyib Quir@$sjioirargi wirrrKOiUi luajir/TfOj fffSsasDiosm IUITSS Jli ILJ&U Suirir (tpso

Extraordinário é o desejo que nos anima e impulsiona para contar com feitos positivos Extraordinário é o desejo que nos anima e impulsiona para contar com feitos positivos sobre

Atual líder do governo Bolsonaro no Congresso, Gomes está em seu primeiro mandato no Senado, após três na Câmara dos Deputados, onde chegou a ser primeiro-secretário. Tornou-se

PREFÁCIO DE MANUEL MONTEIRO GUEDES VALENTE ... Processo de investigação penal. Tendências da investigação criminal ... Problemas e busca por soluções ... Levando a sério

visitar o seu médico dentista regularmente utilizar o fio dentário pelo menos uma vez por dia, idealmente à noite escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia com uma pasta