• Nenhum resultado encontrado

INVENTÁRIO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS DO ESTADO DO ACRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INVENTÁRIO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS DO ESTADO DO ACRE"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DOESTADO DO ACRE

INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE DO ACRE - IMAC DIRETORIA DE GESTÃO TÉCNICA

GERÊNCIA DE GESTÃO URBANA E INFRAESTRUTURA

INVENTÁRIO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS DO ESTADO DO ACRE O controle ambiental das atividades impactantes ao meio ambiente têm como ferramentas de ação o licenciamento, o monitoramento, a fiscalização e a educação ambiental. Dessa forma o controle de atividades potencialmente poluidoras é um instrumento efetivo, regulamentado pela legislação ambiental brasileira, cabendo ao Estado a sua aplicação.

No Estado do Acre, os procedimentos adotados para o controle ambiental seguem basicamente o determinado pela Lei Estadual de Meio Ambiente n.º 1.117/94, em consonância com a legislação federal, as Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, em especial a n.º 237 que disciplina o sistema de licenciamento ambiental.

Com relação aos resíduos industriais, o procedimento de controle praticado pelo IMAC, se dá através do processo de licenciamento ambiental das atividades industriais isoladamente, onde os empreendedores apresentam os projetos de controle de poluição, enfocando a questão de resíduos sólidos gerados pela atividade e que geralmente são encaminhados para áreas denominadas de lixões.

No Acre, o governo com o apoio da sociedade estão construindo novo modelo de gestão voltado integralmente a conservação da cobertura vegetal sem abrir mão da possibilidade de crescimento econômico e desenvolvimento. O Estado possui sua economia voltada para o setor primário e vive atualmente, uma tendência para a industrialização de produtos da floresta: borracha, castanha e madeira. A silvicultura é uma atividade em franca expansão. Enquanto não havia um zoneamento, a exploração madeireira cresceu sem planejamento e ritmo acelerado em toda a região, comprometendo a qualidade ambiental uma vez que inexistia uma política voltada a alternativas de tratamento para os resíduos gerados por essa atividade.

A adoção do manejo florestal e a definição das zonas com aptidão madeireira, definidas pelo Zoneamento Ecológico-Econômico, podem assegurar o uso sustentável dos recursos naturais embora não contemple a utilização posterior desses recursos de forma a minimizar os impactos gerados.

É oportuno citar que tanto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) reconhecem que os resíduos sólidos produzidos pelas indústrias madeireiras, alimentícias e agro-extrativistas não fazem parte das tipologias industriais, orientadas pelo Código Nacional de Atividades Econômicas - CNAE a serem inicialmente inventariadas, mas fazem parte das atividades potencialmente poluidoras e características do Estado, que tem sua base econômica sustentada pelas atividades extrativistas.

(2)

GOVERNO DOESTADO DO ACRE

INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE DO ACRE - IMAC DIRETORIA DE GESTÃO TÉCNICA

GERÊNCIA DE GESTÃO URBANA E INFRAESTRUTURA

Dentro deste contexto a Secretaria de Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA em parceria com o Instituto de Meio Ambiente do Acre - IMAC, através do Convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente e apoio financeiro do Fundo Nacional do Meio Ambiente, está realizando o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Industriais do Estado do Acre, para que possamos dar subsídios a uma política de gestão voltada para minimização da geração, reutilização, reciclagem, tratamento e destinação final adequada dos resíduos de forma que o mesmo possa atender o que preconiza a Resolução do CONAMA N° 313 de 29 de outubro de 2002.

O grande objetivo do inventário é a visualização da atual situação dos resíduos sólidos industriais do Acre, verificando sua origem, natureza, quantificação e destino final. Além de caracterizar este tipo de resíduo no estado o inventário visa também incentivar o desenvolvimento de tecnologias industriais mais limpas; implantar e consolidar banco de dados de resíduos sólidos industriais; elaborar diagnóstico estadual da situação de geração e destinação de resíduos industriais, por setor de empreendimentos, independentes do porte. Além de disponibilizar à sociedade relatório e resultados finais obtidos. Para tanto, foi elaborado um questionário especificamente para coleta de informações sobre os resíduos sólidos gerados em sua atividade industrial abordando questões referentes à matéria-prima utilizada, produtos fabricados, quantidade e qualidade de resíduos gerados, tipo de armazenamento, transporte e tratamento dado ao mesmo. Vale ressaltar que o Inventário estabeleceu como período de referência para o levantamento dos dados um ciclo de 12 meses, sendo a data limite inicial janeiro de 2002.

As tipologias industriais geradoras de resíduos foram escolhidas devido à especificidade das indústrias locais: Indústria de beneficiamento de couro; Indústria Cerâmica; Indústria de Alimentos (matadouros, abatedouros, frigoríficos, beneficiamento de leites e derivados, torrefação, moagem e beneficiamento de produtos alimentares); Indústria de Bebidas; Marmoraria; Indústria de madeira (desdobramento, móveis, laminados e beneficiamento); Indústria Cerâmica; Serralheria; Indústria de beneficiamento de borracha e Indústria de beneficiamento de castanha.

O Inventário de Resíduos Sólidos Industriais foi realizado nas cinco regionais administrativas do Estado: Alto Acre - Assis Brasil, Brasiléia, Epitáciolândia e Xapuri. Baixo Acre - Rio Branco, Bujari, Porto Acre, Senador Guiomard, Capixaba, Plácido de Castro e Acrelândia. Purus - Santa Rosa do Purus, Manuel Urbano e Sena Madureira. Tarauacá/Envira

- Jordão, Tarauacá e Feijó. Juruá - Marechal Thaumaturgo, Porto Valter, Rodrigues Alves,

Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

Participaram do universo inventariado 502 empreendimentos gerando 118.264,89 t/ano de resíduos, sendo 50% destas pertencentes a Regional Baixo Acre, 20% a Regional Juruá, 12% a Regional Tarauacá-Envira e 9% a Regional Purus e Regional Alto Acre.

O setor madeireiro foi responsável por 63% das atividades industriais inventariadas e 52% de todas as indústrias inventariadas no Estado do Acre, não apresentaram Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica –CNPJ.

A confiabilidade nos dados obtidos neste trabalho foi essencial para que o Estado tivesse o conhecimento da real situação em que esses resíduos se encontram e possa exercer sua função

(3)

GOVERNO DOESTADO DO ACRE

INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE DO ACRE - IMAC DIRETORIA DE GESTÃO TÉCNICA

GERÊNCIA DE GESTÃO URBANA E INFRAESTRUTURA

na elaboração de diretrizes para o gerenciamento dos resíduos industriais e na fiscalização para destinação correta.

Drª. Rosana Cavalcante dos Santos

Coordenadora do Projeto de Inventário de Resíduos Sólidos Industriais do Estado do Acre

(4)

I

nventário de Resíduos

Sólidos Indústriais do

Estado do Acre

Informações Básicas

(5)

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Acre - SEMA

Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC

Rua Rui Barbosa, 135 – Centro - CEP 69.900-120 – Rio Branco – AC Tel. (68) 223-1594 / 224-2857 - Fone fax: (68) 224-5697

www.seiam.ac.gov.br - imac@ac.gov.br Governo do Estado do Acre

JORGE VIANA Governador do Estado do Acre

ARNÓBIO MARQUES DE ALMEIDA JÚNIOR Vice-Governador do Estado do Acre

CARLOS EDGAR DE DEUS

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA Instituto de Meio Ambiente do Acre - IMAC

NILTON LUIZ COSSON MOTA Diretoria de Gestão Técnica - IMAC ARNALDO BRAGA DE OLIVEIRA JÚNIOR

Gerência de Projetos Especiais JOEL FERREIRA DO NASCIMENTO Gerência de Gestão Urbana e infra-estrutura –SEMA

ROSANA CAVALCANTE DOS SANTOS

Coordenadora do Inventário de Resíduos Sólidos Industriais do Estado do Acre APOIO INSTITUCIONAL

Ministério do Meio Ambiente - MMA Fundo Nacional do Meio Ambiente -FNMA Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais

do Estado do Acre – SEMA Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC

Convênio MMA/FNMA n.º 061/2002 Processo n.º 02000.001736/2002-09

(6)

Dezembro de 2004

Governo do Estado do Acre

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e

Recursos Naturais - SEMA

Instituto de Meio Ambiente do Acre - IMAC

Inventário de resíduos

sólidos indústriais do

Estado do Acre

Informações básicas

(7)

A187i Acre. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Inventário de Resíduos Sólidos Industriais do Estado do Acre : informações básicas/ Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais. - Rio Branco: MMA/ FNMA/SEMA, 2004.

23 p. : il ; 16 x 21 cm.

Ministério do Meio Ambiente / Fundo Nacional do Meio Ambiente.

1. Resíduo Sólido Industrial. 2. Acre. I. Ministério do Meio Ambiente. II. Fundo Nacional do Meio Ambiente. III. Título.

CDU 628.4.038(811.2)

Apoio Institucional

Ministério do Meio Ambiente - MMA Fundo Nacional do Meio Ambiente -FNMA Convênio MMA/FNMA n.º 061/2002 Processo n.º 02000.001736/2002-09

Projeto Inventário de Resíduos Sólidos Industriais do Estado do Acre

Execução

Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Acre - SEMA Instituto de Meio Ambiente do Acre - IMAC

Elaboração

Rosana Cavalcante dos Santos, Dra.– Eng. Agrônoma

Revisão

Arnaldo Braga de Oliveira Júnior Ticianna Lopes de Souza Morais Raimunda Rufino Lima

Diagramação

(8)

E

sta publicação registra de forma didática, os resulta dos do Inventário de Resíduos Sólidos Industriais do Estado do Acre, O objetivo deste trabalho é contribuir com uma política de gestão voltada para a reutilização, reciclagem e destinação adequada e segura dos resíduos sólidos industriais. Tra-ta-se de um importante instrumento de gerenciamento e planeja-mento que faz parte de uma estratégia nacional para a gestão dos resíduos sólidos industriais, vislumbrando a formulação de Políti-cas PúbliPolíti-cas voltadas ao gerenciamento destes resíduos, bem como a construção de procedimentos de controle adequados à realidade local.

O trabalho apresenta os resultados dos dados coletados em 502 empresas do Estado do Acre, independente do porte, referente ao período de janeiro a dezembro de 2002. O material permite que o leitor tenha uma visualização da atual situação dos resíduos sóli-dos industriais gerasóli-dos no Acre, verificando sua origem, natureza, quantificação e destinação final. Esta é, uma contribuição à divul-gação das informações que nos ajudam a conhecer melhor o nosso Estado, quanto aos seus resíduos sólidos industriais, com a pers-pectiva da construção de um modelo de desenvolvimento que tenha na sustentabilidade das atividades humanas o seu foco principal. O Inventário é uma atividade/instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente e foi executado pela Secretaria de Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA em parceria com o Instituto de Meio Ambiente do Acre - IMAC, através do Convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente -MMA e apoio finan-ceiro do Fundo Nacional do Meio Ambiente -FNMA.

O trabalho realizado neste projeto irá auxiliar nas atividades de controle ambiental (fiscalização, monitoramento, licenciamento e educação ambiental), bem como no planejamento das atividades industriais no Acre. A busca de soluções tecnológicas para redu-ção de perdas e utilizaredu-ção dos resíduos gerados é a próxima etapa que se vislumbra e, portanto, unir o conceito de responsabilidade social ao processo produtivo torna-se o nosso desafio e compromis-so

Apresentação

CARLOS EDEGARD DE DEUS

(9)

6

 Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

Apresentação ... 1.0. Conceitos Básicos ...

1.1. Resíduos sólidos ... 1.2. Periculosidade ... 1.3. Resíduos Sólidos Industriais ...

2.0. Inventário de Resíduos Sólidos Industriais ...

2.1. Inventário de Resíduos Sólidos Industriais

do Estado do Acre ... 2.1.1 .Atividades Industriais do Estado do Acre ... 2.1.2. Atividades Industriais do Estado do Acre por regional de desenvolvimento ... 2.1.3.Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica –CNPJ ... 2.1.3.1 Atividades com e sem CNPJ ... 2.1.4. Resíduos Industriais inventariados no

Estado do Acre ... 2.1.5. Destinação dos Resíduos ...

3.0. Considerações finais ... 4.0. Bibliografia ... 5.0. Glossário ...

(10)

Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

7

Para melhor entendimento dos Resíduos Sólidos estare-mos apresentando alguns conceitos e explicações acerca do assunto.

1.1. Resíduos sólidos

Qualquer material, substância ou objeto descartado, resultante de atividades humanas e animais ou decorrente de fenômenos natu-rais, que se apresentam no estado sólido e semi-sólido, incluindo-se os particulados. Equiparam-se aos resíduos sólidos: os lodos provenientes de sistema de tratamento de água e esgoto, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como os efluentes líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento final em rede pública de esgotos ou corpos d’água ou que exijam, para isto, soluções técnicas ou econo-micamente inviáveis e os resíduos gasosos con-tidos em recipientes.

Os resíduos sólidos se enquadram nas seguintes categorias:

Quanto à origem:

a) resíduos sólidos urbanos: os gerados nas áreas

urba-nas, classificados em:

- domiciliares: originários das atividades residenciais;

(11)

8

 Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

- comerciais e decorrentes da prestação de serviços: ori-ginários das atividades dos diversos estabelecimentos comerciais e de prestadores de serviços;

- provenientes dos serviços de limpeza pública, ou seja, da varrição, poda, capinação, do sistema de drenagem, da limpeza de vias, logradouros públicos, feiras, mer-cados, monumentos, praias etc.;

b) outros resíduos sólidos:

- resíduos industriais: provenientes das atividades de produção de bens, incluindo-se a mineração, e das áre-as de utilidades e de manutenção dos estabelecimentos industriais;

- resíduos dos serviços de saúde: provenientes de qual-quer unidade que execute atividades de natureza

(12)

Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

9

co-assistencial, humana ou animal; de centros de pes-quisa e de desenvolvimento ou experimentação na área de farmacologia e saúde, bem como os medicamentos vencidos ou deteriorados;

- resíduos de atividades rurais: provenientes da ativida-de agropecuária, inclusive os resíduos dos insumos ne-las utilizados;

- resíduos de serviços de transporte: os provenientes de portos, aeroportos, terminais rodoviários, ferroviários, portuários e dos postos de fronteira;

- resíduos radioativos: materiais resultantes de ativida-des humanas que contenham radionuclídeos em quan-tidade superior aos limites especificados pelas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN e que sejam de reutilização imprópria ou não-prevista; - resíduos especiais pós-consumo: as embalagens e os produtos que, após o encerramento de sua vida útil, por suas características, necessitem de recolhimento e dis-posição final específica;

- resíduos de construção e demolição: aqueles proveni-entes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da prepa-ração e escavação de terrenos, comumente chamados de entulhos de obras, caliça, metralha ou resíduo da construção civil;

- resíduos de serviços de saneamento básico: aqueles provenientes das Estações de Tratamento de Água – ETA’s e das Estações de Tratamento de Esgoto – ETE’s, incluindo lodo primário, lodo biológico aeróbio não-estabilizado, lodo biológico aeróbio estabilizado e lodo biológico anaeróbio estabilizado. Inclui, ainda, os lo-dos provenientes da limpeza de fossas sépticas.

1.2 Periculosidade

A periculosidade é a característica apresentada por um resíduo que, em função de suas propriedades físicas,

(13)

quí-10

 Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

micas ou contagiosas podem apresentar:ou infecto-contagiosas podem apresentar:

1. Risco a saúde pública, provocando ou acentuando, de forma significativa, um aumento de mortalidade ou incidência de doenças;

2. Riscos ao meio ambiente, quando o resíduo é manu-seado ou destinado de forma inadequada.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, editou um conjunto de normas para padronizar, a nível nacional, a classificação dos resíduos. A NBR 10.004 tra-ta da classificação dos resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que estes resíduos possam ter manuseio e destinação ade-quada.

Na aplicação desta norma é necessário consultar:



NBR 10.005 - Lixiviação de Resíduos - Procedimentos



NBR 10.006 - Solubilização de Resíduos - Procedimen-tos



NBR 10.007 - Amostragem de resíduos - Procedimen-tos

Para efeito da NBR 10.004 os resíduos sólidos são classifica-dos quanto a natureza em:

a) Resíduos Classe I - Perigosos: São aqueles que, em

função de suas características intrínsecas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade apresentam riscos à saúde ou ao meio am-biente (ex: cromo do curtimento do couro);

(14)

po-Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

11

dem apresentar características de combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade, com possibilidades de acarretar riscos à saúde ou ao meio ambiente, não se enquadrando nas classificações de resíduos classe I- Peri-goso ou classe III – Inerte (ex: resíduos orgânicos de pro-cesso – sangue, osso, sebo soro e outros da indústria ali-mentícia) ;

c) Resíduos Classe III - Inertes: São aqueles que por

suas características intrínsecas, não oferecem risco à saúde e que não apresentam constituintes solúveis em água em concentrações superiores aos padrões de potabilidade (ex: restos de tijolos, vidros e certos plásticos e borrachas de difícil decomposição);

1.3 Resíduos Sólidos Industriais

São considerados resíduos sólidos Industriais, os resí-duos em estado sólido e semi-sólido que resultam da ativi-dade industrial, incluindo-se os lodos provenientes das ins-talações de tratamento de águas residuárias, aqueles gera-dos em equipamentos de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d´àgua, ou exijam para isto, soluções economica-mente inviáveis, em face da melhor tecnologia disponível.

(15)

12

 Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

O Inventário de resíduos sólidos industriais é o conjunto de informações sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tra-tamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos sólidos gera-dos pelas indústrias do país.

2.1 Inventário de Resíduos Sólidos Industriais do

Estado do Acre

O inventário de resíduos sólidos industriais é um im-portante instrumento de gerenciamento de resíduos sóli-dos e permitirá conhecer e caracterizar os resíduos indus-triais do Estado, subsidiando uma política de gestão volta-da para a reutilização, reciclagem e destinação final ade-quada.

O período de referência estabelecido para o levantamen-to dos dados foi um ciclo de 12 meses (janeiro de 2002 a dezembro de 2002). As tipologias industriais geradoras de resíduos foram escolhidas devido à especificidade das in-dústrias locais independente do porte. Para tanto, foi ela-borado um questionário especificamente para coleta de informações sobre os resíduos sólidos gerados em sua ati-vidade industrial, abordando questões referentes à

maté-2.

Inventário de

resíduos sólidos

industriais

(16)

Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

13

ria-prima utilizada, produtos fabricados, quantidade e qua-lidade de resíduos gerados, tipo de armazenamento, trans-porte e tratamento dado ao mesmo.

2.1.1 Atividades Industriais do Estado do Acre em

2002

O Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Industriais do Estado do Acre - ano base 2002 - contemplou um uni-verso amostral de 502 empresas (Tabela 01), sendo o se-tor madeireiro responsável por 63% das atividades indus-triais (Figura 01) e os outros setores responsáveis por 37%.

Tipologias Empresas %

Fabricação de produtos de madeira 70 14,2

Fabricação de móveis com predominância de madeira 247 49,2

Indústria de transformação 36 7,1

Fabricação de esquadrias de metal 31 6,1

Fabricação de produtos cerâmicos não-refratários - uso na construção civil

41 8,1

Outros 77 15,3

Total 502 100

Figura 01 - Atividade madeireira x outras atividades

Atividades Madeireiras Outras Atividades

2.1.2. Atividades Industriais do Estado do Acre

por regional

O Estado do Acre, está distribuído em cinco regionais administrativas: Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Juruá e Tarauacá-Envira conforme Figura 02.

(17)

14

 Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

De acordo com a Figura 03 a Regional Baixo Acre re-presentada pelos municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco e Se-nador Guiomard, inventariou 251 empresas, correspondendo a 50% dos 502 empreendimentos. O mu-nicípio de Rio Branco foi responsável pela maioria das empresas inventariadas.

A Regional Juruá, composta pelos municípios de Cru-zeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves, inventariou 102 empresas, re-presentando 20% do total. O município de Cruzeiro do Sul foi responsável pela maioria das empresas inventariadas.

A Regional Tarauacá-Envira com os municípios de Feijó, Jordão e Tarauacá, representou 12% do total de empresas inventariadas com 58 empreendimentos. A maioria das empresas estavam nos municípios de Tarauacá e Feijó.

A Regional Purus representada pelos municípios Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira, juntamen-te com a Regional Alto Acre composta pelos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri tiveram 9% do universo amostral, com respectivamente 46 e 45 empresas. Sena Madureira apresentou o maior número de empresas inventariadas da Regional Purus e Brasiléia o município que inventariou mais empresas da Regional Alto Acre.

(18)

Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

15

Cidades Estradas Rios Região do Alto Acre Região do Baixo Acre Região do Juruá Região do Purus Região do Tarauacá e Envira

Legenda

Figura 02- Regionais de Desenvolvimento do Acre.

Figura 03 - Representatividade em porcentagem do total de empresas

(19)

16

 Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

2.1.3. Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ

Não era objetivo principal do inventário, a identificação das atividades com e sem CNPJ, entretanto devido à apli-cação dos questionários não terem se restringido apenas aos principais geradores de resíduos, foi possível identifi-car as indústrias que atuavam nesta situação (foram inventariadas todas as indústrias, independente do porte, dentro das tipologias selecionadas). Vale ressaltar que este é um importante indicativo sócio econômico ambiental, que precisa ser considerado, uma vez que 52% de todas as in-dústrias inventariadas no Estado do Acre, atuam na “clan-destinidade” conforme.

2.1.3.1. Atividades com e sem CNPJ

Estão apresentados na Figura 04 o percentual das em-presas que apresentaram e das que não apresentaram o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.

(20)

Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

17

2.1.4. Resíduos Industriais inventariados no Estado do

Acre em 2002

O total de resíduos inventariados no Estado do Acre foi de 118.264,89 toneladas/ano. Os principais resíduos gera-dos foram: Resíduos orgânicos de processo (sebo, soro, ossos, sangue, outros da industria alimentícia), gerando 45.169,48 t/ano representando 38% do total de resíduos gerados; Resíduos de madeira 43.456,77 t/ano represen-tando 37% de todo os resíduos gerados no Estado e outros resíduos que somaram 25% totalizando 29.638,64 t/ano (Figura 05).

Figura 05 - Resíduos Inventariados no Estado do Acre em 2002.

2.1.5. Destinação dos Resíduos

De acordo com os dados fornecidos pelas empresas, as 118.264,89 t/ano de resíduos gerados, tiveram os seguin-tes destinos (Figura 06):

- Sem destino definido – 3.877,51 t/ano - Destino Indústria – 24.640,82 t/ano - Destino Externo – 89.746,56 T/ano

(21)

18

 Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas Figura 06 - Destinação dos resíduos Inventariados.

Destino Indústria

1

Resíduos gerados no período de referência (ano de 2002) que foram destinados à própria planta industrial, seja para tratamento, disposição ou reutilização.

Tabela 02 - Formas de destinação dentro da Indústria.

Descrição Resíduos (t/ano) %

Outras formas de disposição1 5.923,56 24,04 Utilização em forno industrial 4.398,26 17,85

Utilização em caldeira 1.676,39 6,80

Incorporação em solo agrícola 4.894,02 19,86

Ração Animal 1.427,03 5,79

Incinerador 4.239,80 17,21

Outros destinos 2.081,77 8,45

Total 24.640,83 100

Destino Externo

Resíduos gerados no período de referência (ano de 2002), que receberam algum tipo de tratamento, reutilização, reciclagem ou disposição final fora da unida-de industrial.

Descrição Resíduos (t/ano) % Lixão municipal 5.149,45 5,74 Outras formas de disposição 69.273,72 77,19 Incorporação em solo agrícola 8.163,42 9,10 Outros 7.159,95 7,97 Total 89.746,54 100

Tabela 03 - Formas de destinação fora da indústria.

(22)

Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

19

Sem destino definido

Resíduos gerados no período do inventário que não ti-veram destino definido até a data do término do período de referência do inventário, encontrando-se armazenado na área da indústria.

Tabela 04 - Armazenamento dos resíduos sem destino definido dentro da

indústria.

Descrição Resíduos (t/ano) %

A granel em piso impermeável, área coberta 1 1.032,00 26,61 A granel em piso impermeável, área descoberta 160,00

A granel em solo, área coberta 202,27 05,22 A granel em solo, área descoberta 2.468,25 63,66

Tanque com bacia de contenção 15,00 0,39

Total 3.877,52 100

2.1.6. Classificação

De acordo com a Figura 07, os Resíduos Classe I – Resíduos Perigosos, correspondem a 5% dos resíduos inventariados totalizando 5.499,85 t/ano, e os Resíduos Classes II – Resíduos não-perigosos e Classe III - Resídu-os Inertes, somam 95% do total, correspondendo a 112.765,04 t/ano.

Os resíduos perigosos inventariados são provenientes de apenas 4 atividades: Limpeza urbana e esgoto (ativida-des conexas); Captação, tratamento e distribuição de água; Curtimento e outras peças de couro e Fabricação de pro-dutos petroquímicos básicos.

(23)

20

 Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

O

crescimento das atividades industriais traz, sem

dúvida, benefícios econômicos para os estados e municípios. No entanto, estas atividades geram re-síduos que necessitam ser gerenciados adequadamente, a fim de garantir a preservação do meio ambiente e da saúde pública. O crescimento desse setor e, conseqüentemente, da quantidade e diversidade de resíduos gerados, salienta o desafio a ser enfrentado pelas indústrias, já que este gerenciamento é de competência das mesmas.

De modo semelhante à matéria prima, o resíduo gerado por uma empresa é de fundamental importância para o desempenho ambiental desta. Da mesma maneira o resí-duo representa uma pressão sobre o meio ambiente como matéria que foi extraída da natureza e colocada indevidamente nos ecossistemas globais. No caso dos re-síduos de processos industriais isso ainda pode ser agrava-do por duas causas principais que são a toxicidade destes e o fato de serem frutos de desperdícios no processo, da ge-ração de materiais que poderiam ser aproveitados de algu-ma algu-maneira pelo ser hualgu-mano.

Para visualizar o quanto isso tem relação com o de-sempenho empresarial, basta dizer que aquilo que entra na indústria como matéria prima tem um custo, e o que sai é produto (que gera receita) e resíduo que, além de gerar custos de disposição representa que parte da matéria com-prada vai para o lixo. Em outras palavras, lixo é dinheiro que não foi aproveitado devidamente pela empresa.

3.0

Considerações

Finais

(24)

Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

21

No Estado do Acre, a maior parte dos resíduos industri-ais correspondentes a 95%, foram classificados como Re-síduos Classe II – ReRe-síduos não perigosos, provenientes principalmente da indústria de alimentos (matadouros, fri-goríficos, laticínios) e atividades madeireiras, e Resíduos Classe III – Resíduos Inertes, provenientes da indústria de materiais cerâmicos (olarias), entretanto a sua forma de disposição é inadequada e assim como ocorre no resto do país, o destino destes resíduos é quase sempre lixões a céu aberto e em muitos casos, lançamento indiscriminado em corpos d’ água (rios, igarapés, córregos etc.). A reciclagem ou mesmo o reuso destes é insignificante, frente à diversi-dade de alternativas de aproveitamento dos resíduos. Quan-to aos Resíduos Classe I – Resíduos perigosos que correspondem a 5%, não contam com aterro industrial e acabam por se depositarem na área da própria empresa, sem a destinação adequada.

Desta forma o Inventário de Resíduos Sólidos Industri-ais torna-se um importante instrumento que ajudará ao Es-tado a exercer sua função na elaboração de diretrizes para o gerenciamento e controle dos resíduos produzidos pelas indústrias, faz parte de uma estratégia nacional para a ges-tão dos resíduos sólidos industriais.

O Inventário subsidiará a implantação do Cadastro Téc-nico Federal e Estadual de Atividades Potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos Recursos Ambientais, que é um dos instrumentos de gestão da Política Nacional de Meio Ambiente.

Vale considerar que o Estado do Acre ainda não possui legislação específica para resíduos sólidos (foi elaborada uma proposta de lei que estabelece a Política Estadual de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, através do Progra-ma Nacional do Meio Ambiente II – PNMA II, porém ain-da não foi aprovaain-da). Neste contexto o Inventário de

(25)

Resí-22

 Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

duos Sólidos Industriais, permitirá a atuação de forma proativa do Instituto de Meio Ambiente - IMAC, por meio do licenciamento, fiscalização e monitoramento das ativi-dades potencialmente poluidoras, e ainda possibilitará que sejam revistos os licenciamentos já emitidos e reavaliados os planos de gerenciamento de resíduos, daqueles empre-endimentos e atividades potencialmente impactantes, como forma de prevenção à ocorrência de danos ambientais.

Outro ponto importante, que deve ser considerado, é que o inventário possibilitará políticas de inclusão social para pequenas e médias empresas no mercado formal de trabalho no Estado do Acre, uma vez que foram levanta-das informações quanto ao Calevanta-dastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, possibilitando a identificação quantitati-va e qualitatiquantitati-va dos empreendimentos que apresentaram e não apresentaram CNPJ.

Salienta-se por fim, que a continuidade destes estu-dos, são imprescindíveis, tendo em vista que o inventário é um elemento insubstituível de avaliação e acompanhamen-to da evolução da situação ambiental nos Estados.

(26)

Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

23

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas.

NBR 10004: Resíduos sólidos. Classificação. Rio de Janeiro, set. 1987. 48 p.

ACRE. Governo do Estado do Acre. Programa Estadual

de Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre. Zoneamento ecológico-econômico: Recursos Naturais e Meio Ambiente - Documento final. Rio Bran-co: SECTMA, 2000. 1v.

ACRE. Governo do Estado do Acre. Programa Estadual

de Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre. Zoneamento ecológico-econômico: Aspecto Sócio Econômico e Ocupação Territorial –Documento final. Rio Branco: SECTMA, 200.v.2

ACRE. Governo do Estado do Acre. Acre em números.

Rio Branco: SEPLAN, 2003.

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente

(CONAMA). Resolução nº 313, de 29 de outubro de 2002. Brasília: Diário Oficial da União, edição de 22 de nov. 2002.

Inventário de Resíduos Sólidos Industriais do Estado do Acre / Secretaria de Estado de Meio Ambiente e

Recursos Naturais. - Rio Branco: MMA/FNMA/SEMA, 2004. 109 p.

POTENCIALIDADES REGIONAIS DO ESTADO DO ACRE. Governo do Estado do Acre/ SUFRAMA . Fev..

2000. Manaus. 62p

(27)

24

 Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

Aterro industrial: local de disposição final no solo, de

resíduos sólidos provenientes de indústrias e de processos industriais, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à sua segurança, evitando o comprometimento dos recursos naturais e utilizando princípios específicos de engenharia e normas técnicas para confinar esses resíduos.

Aterro sanitário: técnica de disposição final de resíduos

sólidos urbanos no solo, por meio de confinamento em camadas cobertas com material inerte, com tratamento de efluentes e gases, segundo normas técnicas específicas, de modo a evitar danos ou riscos à saúde e à segurança, minimizando os impactos ambientais negativos.

Coleta seletiva: recolhimento diferenciado de resíduos

sólidos previamente selecionados nas fontes geradoras, com o intuito de encaminhá-los para reuso, reciclagem, compostagem, co-processamento, incineração, para outros tratamentos ou para aterro específico.

Compostagem: processo de decomposição biológica de

fração orgânica biodegradável de resíduos sólidos, efetua-da por uma população diversificaefetua-da de microrganismos, em condições controladas.

Disposição final: é o processo de armazenamento de

resí-duos sólidos no solo, em aterro sanitário ou industrial, onde possam permanecer por tempo indeterminado.

Co-processamento: processo de destruição térmica de

re-síduos em fornos industriais devidamente licenciados para

5.

Glossario

(28)

Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

25

este fim, com aproveitamento energético e/ou de matérias-primas.

Disposição final: é o processo de armazenamento de

resí-duos sólidos no solo, em aterro sanitário ou industrial, onde possam permanecer por tempo indeterminado.

Gestão integrada de resíduos sólidos: conjunto de

ativi-dades que visam promover o gerenciamento de resíduos sólidos de forma articulada e integrada às políticas públi-cas de meio ambiente, recursos hídricos, saneamento ambiental, desenvolvimento econômico-social e de saúde pública, considerando a cooperação interinstitucional en-tre os setores público e privado, na perspectiva da sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Incineração: processo físico-químico que emprega

des-truição térmica, via oxidação a alta temperatura, para tratar a fração orgânica e reduzir o volume do resíduo sólido.

Limpeza urbana: conjunto de ações, exercidas sob a

res-ponsabilidade dos Municípios, relativas aos serviços pú-blicos de remoção, coleta, transporte, tratamento, reuso, reciclagem e disposição final de lixo, bem como os servi-ços públicos de limpeza e conservação urbana com finali-dade estética ou em prol da salubrifinali-dade ambiental. Minimização dos resíduos gerados - redução, a menor vo-lume, quantidade e periculosidade possíveis, dos materiais e substâncias, antes de descartá-los no ambiente.

Prevenção à poluição ou redução na fonte: uso de

pro-cessos, práticas, materiais ou energia com o objetivo de diminuir o volume de poluentes ou de resíduos sólidos no processo produtivo de bens e serviços.

(29)

sóli-26

 Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

dos que envolvem a alteração das propriedades físicas e físico-químicas dos mesmos, incorporando-os como insumos nos processos produtivos.

Redução de resíduos: diminuição de quantidade ao

máxi-mo possível (volume / peso) de resíduos sólidos gerados, tratados ou dispostos. As soluções para redução incluem qualquer atividade ou tecnologia desenvolvida para trata-mento, reciclagem ou reuso, as quais deverão atender a parâmetros técnicos específicos, regulamentados pelas au-toridades competentes

Resíduos perigosos: aqueles que, em função de suas

pro-priedades físicas, químicas ou infectantes, possam apre-sentar riscos à saúde pública ou à qualidade do meio ambi-ente.

Reuso: aproveitamento do resíduo sem transformação

físi-ca ou físico-químifísi-ca, assegurado, quando necessário, o tra-tamento segundo padrões de proteção à saúde pública e meio ambiente.

Unidades receptoras de resíduos: são as instalações

li-cenciadas pelas autoridades ambientais para a recepção, segregação, tratamento ou disposição final de resíduos.

Usina de compostagem: instalação dotada de pátio de

compostagem e conjunto de equipamentos destinados a promover e/ou auxiliar o tratamento de frações orgânicas dos resíduos sólidos.

Valorização de resíduos: operação que permite a

requalificação de resíduos, notadamente por meio de reuso, reciclagem, valorização energética e tratamento para ou-tras aplicações.

(30)

Inventário de Resíduos Sólidos Indústriais do Estado do Acre Informações Básicas

27

6.

Ficha Técnica

ELABORAÇÃO

ROSANA CAVALCANTE DOS SANTOS

REVISÃO

RAIMUNDA RUFINO LIMA

TICIANNA LOPES DE SOUZA MORAIS

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA

ACREINFO.COM - ASSESSORIA EM T.I

www.acreinfo.com

IMPRESSÃO

Referências

Documentos relacionados

El hombre del Tercer Cine, ya sea desde un cine-guerrilla o un cine-acto, con la infinidad de categorías que contienen (cine-carta, cine-poema, cine-ensayo,

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras

Dos leitores que se manifestavam favoravelmente, a grande maioria (57%) era constituída por indivíduos alheios à medicina e à psiquiatria, muitos deles envolvidos em

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

Este trabalho consistiu na colheita de amostras de água superficial do rio Douro, com o objetivo de identificar a presença de espécies do género Staphylococcus, com perfis

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice

Em Lisboa, e de acordo com os capítulos especiais da cidade levados às Cortes de 1418, tanto os tabeliães do Paço (i.e. os tabeliães do público) como os das Audiências

Na terceita parte foi desenvolvida a ferramenta, que partindo de ficheiros de entrada com o posicionamento dos jogadores e da bola durante um jogo, consegue calcular automaticamente