• Nenhum resultado encontrado

Bases de dados EBSCO com periódicos em texto completo. Academic Search Ultimate Business Source Ultimate 3.507

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bases de dados EBSCO com periódicos em texto completo. Academic Search Ultimate Business Source Ultimate 3.507"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

O Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário Fadergs tem como função principal auxiliar seus usuários a atingirem seus objetivos acadêmicos, focando-se em ajudá-los a desenvolver sua autonomia intelectual e empreendedorismo, conforme explicitado no conjunto de Missão, Visão, Valores da instituição como um todo. Por este motivo, são considerados “usuários” das bibliotecas a comunidade acadêmica como um todo – estudantes, professores e funcionários –, e a comunidade externa, o que exige versatilidade e visão abrangente de produtos e serviços.

Conforme será descrito no restante desta seção, os usuários das bibliotecas têm total autonomia para pesquisar as obras no catálogo online, fazer reservas de obras e renovações de prazos de empréstimo através da internet, assim como ter acesso ao Regulamento de Uso do Sistema de Bibliotecas FADERGS e a diversas formas de comunicação com a gerência. Isto assegura a independência dos usuários e uma maior transparência do funcionamento do setor.

ESTRUTURA FÍSICA

O Sistema de Bibliotecas FADERGS é composto atualmente de três bibliotecas, com catálogo, serviços, equipe e gerência integrados. Todas as bibliotecas têm acervo de acesso aberto, ou seja, os usuários têm autonomia para pesquisarem os livros diretamente das estantes. Por padrão, as bibliotecas do Sistema de Bibliotecas FADERGS são protegidas por sistema de monitoramento (câmeras de vídeo), iluminação adequada e possuem condições térmicas apropriadas para que o usuário possa sentir-se disposto a desenvolver suas atividades. Todas as bibliotecas também têm um sistema de alarme antifurto, a fim de preservar o acervo e todas têm o mesmo sistema de funcionamento – isto é, seguem o mesmo Regulamento de Uso, com regras claras e específicas sobre a utilização de seus recursos e serviços. Todas as bibliotecas seguem o mesmo horário de funcionamento, definido pela Reitoria.

A sede Riachuelo (RC), localizada na rua Riachuelo, 1257, em Porto Alegre, tem 119,24 metros quadrados de área, sendo destes 55 reservados ao acervo (cerca de 4.000 títulos e 16.000 exemplares). Ela oferece 6 computadores de pesquisa (com acesso livre à internet), 1 computador somente de acesso ao catálogo online e 2 salas de estudo em grupo, totalizando 14 assentos para estudo. Nesta sede também há uma área exterior anexada à biblioteca que oferece um ambiente relaxado para leitura e interação entre os usuários. As obras que se localizam nesta biblioteca são identificadas por uma etiqueta de cor preta na lombada do livro. O acervo desta sede privilegia obras relacionadas às áreas de Negócios e Informática.

A sede Andradas (AN), localizada na rua Uruguai, 330, em Porto Alegre, tem 160 metros quadrados de área, sendo destes 43 reservados ao acervo (cerca de 3.000 títulos e 15.000 exemplares).

(3)

Ela oferece 3 computadores de pesquisa (com acesso livre à internet), 1 computador somente de acesso ao catálogo online, 1 mesa redonda para utilização livre e 2 salas de estudo em grupo, totalizando 14 assentos para estudo. As obras que se localizam nesta biblioteca são identificadas por uma etiqueta de cor verde na lombada do livro. O acervo desta sede privilegia obras relacionadas às áreas Jurídicas e da Saúde.

A sede Sertório (ST), localizada na Avenida Sertório, 5310, em Porto Alegre, tem 250 metros quadrados, sendo destes 150 reservados ao acervo (cerca de 3.000 títulos e 16.000 exemplares). Ela oferece 3 salas de estudos e 11 mesas para estudo individual, totalizando 21 assentos para estudo. As obras que se localizam nesta biblioteca são identificadas por uma etiqueta de cor vermelha na lombada do livro. O acervo desta sede privilegia obras relacionadas às áreas de Negócios e Saúde.

PRODUTOS E SERVIÇOS

O Sistema de Bibliotecas FADERGS tem um catálogo online de acesso público integrado através do qual todos os usuários podem realizar pesquisas bibliográficas, identificar a localização dos itens nos quais tem interesse, averiguar se estão disponíveis para empréstimo, renovar prazos de empréstimo, reservar obras que já estejam emprestadas para outros usuários e emitir um extrato de quais são as obras que já estão em sua posse – tudo isso remotamente através de qualquer computador com acesso à internet. Tanto o site da instituição quanto os portais do professor, aluno e intranet possuem o link direto para este catálogo em local claro e de destaque.

As bibliotecas se localizam com relativa proximidade – há uma grande variedade de linhas de transporte público que ligam as sedes. Também é possível realizar o empréstimo e devolução entre as sedes – por exemplo, solicitar a retirada de uma obra localizada na sede RC diretamente na sede ST, sem custo para o usuário. O empréstimo de itens sempre é feito mediante login, o que assegura que não ocorram empréstimo indevidos. Também se tem atenção à acessibilidade, procurando oferecer, sempre que possível, um ambiente que estimule a autonomia de pessoas com necessidades especiais. Ainda, os funcionários vêm recebendo desde o primeiro semestre de 2013 formação em LIBRAS, para melhor atender ao público surdo.

O Sistema de Bibliotecas FADERGS proporciona a alunos e professores o acesso gratuito e ilimitado a bibliotecas virtuais, consultáveis mediante login por meio dos portais do aluno, do professor e do ambiente de aprendizagem online da instituição. Essas plataformas virtuais disponibilizam e-books que complementam o acervo físico. Trata-se do acervo da MINHA BIBLIOTECA e da BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA PEARSON.

Dá-se grande importância, também, para as bases de dados de periódicos científicos, disponíveis online e gratuitamente para os usuários das bibliotecas. Para facilitar a pesquisa, utiliza-se a ferramenta de metabusca EBSCO Discovery Service (EDS), serviço este que propicia consultas simultâneas em bases de dados e no catálogo da Biblioteca. O serviço contratado da EBSCO engloba as seguintes bases de dados:

(4)

Bases de dados EBSCO com periódicos em texto completo Quantidade

Academic Search Ultimate 10.021

Business Source Ultimate 3.507

SPORTDiscus with Full Text 670

MEDLINE Complete 2.200

Hospitality & Tourism Complete 500

Health Source - Nursing 320

Helath Source - Consumer Edition 80

Engineering Source 1.600

Dentistry &Oral Sciences Source 270

Computers & Apllied Sciences Complete 630

Fonte Acadêmica 350

TOTAL 20.148

Essas bases, juntamente à RT ONLINE (base da área jurídica) e às bases de acesso aberto, formam um grande acervo de periódicos. Para facilitar o acesso à informação pelos usuários das bibliotecas, há uma listagem de periódicos científicos separados por área e/ou curso acessível pela página do Sistema de Bibliotecas FADERGS no site da instituição.

As coleções são compostas de livros impressos, livros eletrônicos, periódicos impressos e online (científicos e informativos), audiobooks ROM), livros em braile e material adicional de livros (CD-ROM e DVD). Elas também estão organizadas em obras de consulta local, obras de referência e obras de prazo normal (como definidos pelo Regulamento de Uso do Sistema de Bibliotecas FADERGS).

As salas de estudo em grupo podem ser utilizadas livremente, desde que desocupadas, ou reservadas com no mínimo um dia de antecedência.

As ilhas de estudo individual, com computadores, são utilizadas para trabalhos acadêmicos. Na instituição também existem os laboratórios de informática, onde os estudantes têm aula ou usam os recursos como acharem mais conveniente. Além disso, a instituição disponibiliza conexão à internet sem fio, inclusive nas bibliotecas.

As bibliotecas oferecem atendimento individual ou em grupo para alunos com dúvidas sobre normatização de trabalhos acadêmicos ou acesso às bases de dados. Além disso, os professores podem agendar capacitações em sala de aula com foco na normatização de trabalhos ou nas bases de dados. Apesar de hoje não ser oferecido o serviço de normatização de trabalhos acadêmicos, as bibliotecas disponibilizam o acesso às principais normas para formatação desse tipo de documento presentes na ColeçãoABNT da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Como alternativa, caso os alunos solicitem, proporciona-se uma listagem de profissionais que fazem este serviço. Dessa forma, não se

(5)

sobrecarrega o funcionamento da biblioteca, dá-se oportunidade para os usuários escolherem quem fará a normatização com critérios próprios e estimula-se o mercado.

Todos os produtos e serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas FADERGS e suas regras de funcionamento são explicitados nas seguintes políticas do setor: Regulamento de Uso do Sistema de Bibliotecas FADERGS e BB-P001 (Política de Atendimento aos Docentes e Discentes da Biblioteca). Além dessas políticas, o Sistema de Bibliotecas FADERGS possui a política BB-P003 (Política de Atendimento Educacional Especializado para Usuários das Bibliotecas) que objetiva promover a acessibilidade, bem como o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para alunos com alguma necessidade especial ou redução de mobilidade.

Para garantir a disponibilidade de acesso a esses serviços, foi elaborada a BB-P004 (Política de Contingência dos Serviços da Biblioteca), política essa que descreve as estratégias adotadas nos casos específicos que possam vir a afetar o acesso de nossos usuários e como identificá-los. Além disso, as bases de dados contratadas pela FADERGS possuem planos de contingência próprios, também.

Todas as políticas citadas estão disponíveis nos balcões de atendimento para livre consulta. RESPONSABILIDADES PELO DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

O documento que descreve o fluxo, as responsabilidades e os critérios para o desenvolvimento das coleções é a BB-P002 Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC).

O acervo das bibliotecas está em permanente crescimento e atualização. Obras de literatura ou que tangenciem e complementem os temas abordados nos cursos e que podem ter valor à comunidade acadêmica são selecionados pelo próprio Sistema de Bibliotecas FADERGS. Sugestões de aquisição feitas pelos usuários são avaliados de acordo com os critérios da PDC.

A fim de flexibilizar a negociação para quitação de multas e incrementar os acervos, também aceitamos a doação de um número de obras específico da Lista de Desiderata no lugar do pagamento de multas (os detalhes estão disponíveis no Regulamento de Uso do Sistema de Bibliotecas FADERGS). Essa lista é baseada nas bibliografias dos cursos, sugestões dos professores e necessidades de reposição das bibliotecas.

ATUALIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO

Conscientes de seus objetivos, o Centro Universitário Fadergs enxerga os caminhos a serem trilhados para concretizar seu projeto. As diretrizes de investimento estão traçadas na PDC com vistas a proporcionar a qualidade de ensino adequada às propostas da mantenedora e tendo em vista as necessidades permanentes de construção de um acervo de pesquisa bibliográfica atualizado em termos tecnológicos e de conhecimento, bem como a constante necessidade de modernização dos laboratórios de trabalho e instalações.

(6)

As necessidades de renovação e ampliação do acervo são apresentadas a cada ano, a partir das Coordenações de Curso, em razão das decisões e revisões dos respectivos Núcleos Docentes Estruturantes. Para apoiar as revisões das bibliografias, a biblioteca disponibiliza relatórios de acesso dos livros virtuais que são emitidos semestralmente. Assim, a cada ano são feitos novos investimentos, tanto em obras físicas quanto em plataformas virtuais, de que são exemplo a Minha Biblioteca, a Biblioteca Virtual Universitária (Pearson), a EBSCO e a RT Online.

PROCESSAMENTO TÉCNICO

Abaixo seguem algumas informações técnicas sobre o processamento do acervo realizado pelo Sistema de Bibliotecas FADERGS:

1. software para catalogação e catálogo: Pergamum, desenvolvido pela PUC-PR especificamente para bibliotecas, oferece catalogação cooperativa, importação de registros de outras bibliotecas ou bases de dados, como a Minha Biblioteca, e formato MARC21;

2. classificação: Classificação Decimal de Dewey (CDD), versão online. Os periódicos impressos são organizados alfabeticamente;

3. notação de autor: Tabela Cutter-Sanborn;

4. e catalogação: regras do Código de Catalogação Anglo-Americano Segunda Revisão.

Referências

Documentos relacionados

A existˆencia de pequena longa dependˆencia nas demais seq¨uˆencias da Tabela 5.2, ´e estatisticamente significante ao n´ıvel de 5%, utilizando pelo menos um m´etodo de

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Mais interessante e profícuo do que perguntar sobre a identidade judaica da filosofia de Espinosa – questão que nunca cessará de gerar polêmica, uma vez que envolve a

Os engenheiros trabalhando em sistemas distribuídos de tempo real crítico devem testar todos os aspectos da falha de rede, pois os servidores e as redes não compartilham o

O prefeito de Angra recebeu hoje (26) em sua casa, o secretário de biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e o diretor do Departamento Nacional de

Mais de 15 anos de experiência nas áreas de Inteligência de Mercado e Estratégia de Negócios, carreira construída em empresas como. Geofusion, Burger King e Linx além da

O método de interpolação descrito por Valeriano (2002), utilizado para gerar o MDE2, apresentou bons resultados nas áreas com alta declividade devido à maior

E( ) Variação Ativa resultante de Execução Orçamentária. 18) Para classificar uma despesa quanto a sua natureza deve ser utilizado um conjunto de tabelas, onde