• Nenhum resultado encontrado

Aos pais de nossas alunas e nossos alunos. Informações sobre o funcionamento da escola

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aos pais de nossas alunas e nossos alunos. Informações sobre o funcionamento da escola"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Aos pais de

nossas alunas e nossos alunos

(2)

Índice

Introdução página 3

O que a escola primária deseja 3

O ensino na escola primária 4

Classe introdutória e pequena classe 4

Classe introdutória para crianças de idiomas estrangeiros 5

Trabalhos de casa 5

Boletins escolares de notas 5

Promoções (aprovação) 5

Passeios com a escola / acampamentos 6

Férias e época de escola 6

Plano de férias 6

Acampamento de férias 6

Faltas / licenças 6

Serviço de almoço 7

Ajuda aos trabalhos para casa e cuidar da criança à tarde 7

Serviço Social Escolar 7

Prevenção da saúde 7

Psicologia Escolar e Orientação Escolar 8

Seguro contra acidentes 8

O trajeto para a escola 8

Visitas à escola 8

Reuniões gerais de pais, à noite 8

O que fazer diante de dificuldades escolares? 9

Autoridades escolares 9

Informações da diretoria e da presidente da comunidade escolar 9

(3)

Estimados pais

Sua criança ingressará em breve na escola primária de Arbon.

Através desta brochura, a Comunidade Escolar de Arbon deseja entrar em contato com os pais. Desejamos, de forma sucinta, orientá-los sobre o que deve ser de seu especial interesse no momento da entrada na escola e dar-lhes algumas indicações sobre a organização da nossa escola.

No final, encontram uma relação das pessoas responsáveis e das repartições para onde devem dirigir-se, caso tenham perguntas.

O que a escola primária deseja

A escola primária é parte da escola fundamental e divide-se, no Cantão Thurgau, em primeiro ciclo (1ª - 3ª classe) e segundo ciclo (4ª - 6ª classe), aos quais estão vinculados os departamentos do 3º ciclo escolar/Oberstufe.

Juntamente com os pais, a escola primária tem como objetivo que cada escolar receba a melhor formação possível e adequada a si próprio.

A formação escolar, além de transmitir conhecimento e habilidades, abrange também a educação visando uma personalidade independente e preparada para a vida, com consciência de responsabilidade em relação às outras pessoas e ao meio ambiente (Lei do Ensino Fundamental de 29 de Agosto de 2007, § 2).

A escola primária transmite, principalmente, os conhecimentos e as habilidades elementares, os quais formam a base para a formação subsequente.

Como pais, podem apoiar a escola na busca para alcançar esses objetivos, e assim estimular a sua criança, se participarem do empenho da escola e dos professores.

(4)

O ensino na escola primária

Desde a introdução dos horários em bloco, a partir do ano letivo 2011/2012, o tempo de aulas na 1ª e na 2ª classe primária soma 24 lições semanais, obrigatórias, de 45 minutos cada; na 3ª classe aumenta para 29 e no segundo ciclo escolar para 30 lições obrigatórias.

Os horários em bloco são válidos para todos os escolares desde o jardim de infância até a 6ª classe, de segunda até sexta-feira, basicamente das 08.15 – 11.45 horas.

A primeira lição da manhã, das 07.30 – 08.15 horas, a partir da 1ª classe, pode ser utilizada, adicionalmente, para aulas específicas (p.ex. religião) e a partir da 3ª classe também para as matérias escolares. Os horários à tarde podem variar de acordo com o plano de aulas de cada classe.

A Escola de Música de Arbon oferecerá às alunas e aos alunos da segunda classe um curso básico de música, facultativo, através de aulas de flauta de bisel/flauta doce.

O/A professor/a da classe, no momento oportuno, informará às alunas e aos alunos sobre essa possibilidade de aprender música.

Classe introdutória e pequena classe

A escola primária quer possibilitar a frequência à escola e a educação a todas as crianças em condições de aprender, levando em consideração suas capacidades físicas e mentais e aptidões. Assim, no decorrer do tempo, surgiram ofertas pedagógicas adicionais como: classe introdutória e pequena classe, onde as crianças são ensinadas por professores com formação especial.

Para crianças que apresentem dificuldades de escolarização, há classes introdutórias. Nestas, as matérias escolares da primeira classe primária são distribuídas em dois anos. Posteriormente, em geral, a criança pode passar para a 2ª classe regular ou 3ª pequena classe.

Para alunas e alunos que apresentem rendimento insuficiente ou dificuldades de aprendizado, existem as pequenas classes.

O encaminhamento para uma classe introdutória ou para uma pequena classe ocorre, regra geral, após minucioso exame feito pelo Serviço Especializado em Psicologia Escolar e Orientação Escolar, e após os pais terem sido ouvidos.

Para alunas e alunos com deficiência em leitura, escrita e matemática, pode-se requerer atendimento no Serviço de Logopedia.

Os pedagogos escolares especializados são responsáveis pelo acompanhamento e estimulação do desenvolvimento de alunas e alunos com distúrbios do desenvolvimento e do aprendizado.

Para que essas medidas tenham sucesso, são extremamente importantes: que a dificuldade da criança seja detectada precocemente e que haja a ajuda dos pais.

(5)

Classe introdutória para crianças de idiomas estrangeiros

A Comunidade Escolar Primária de Arbon, em cooperação com a Comunidade Escolar Secundária de Arbon, oferece uma classe introdutória para crianças de idiomas estrangeiros (EfF). Esta oferta é destinada a crianças sem conhecimento da língua alemã. As aulas (EfF) são dadas geralmente de manhã na Escola Stacherholz. O resto do horário de aulas é frequentado na classe de origem.

O objetivo dessa classe introdutória (EfF) é o aprendizado da língua alemã e a integração, o mais rápido possível, na classe de origem.

Trabalhos para casa

Os trabalhos para casa são um recurso para o aprendizado, formação e educação. Ajudam a desenvolver a consciência do dever e o senso de responsabilidade. Ao mesmo tempo, servem para exercitar determinadas habilidades.

As alunas e os alunos da escola primária recebem trabalhos para casa em quantidade moderada. O objetivo dos trabalhos para casa é alcançado quando os alunos os fazem com prazer e interesse. A participação dos pais é especialmente desejada quando as alunas e os alunos iniciam a escola.

Boletins de notas

O/A professor/a da classe tem que avaliar anualmente o aproveitamento nas matérias, a atitude diante dos trabalhos e do aprendizado e o comportamento social das alunas e dos alunos, no final do ano letivo.

Na 1ª e na 2ª classe a avaliação é feita em forma de relatório. A partir do 3º ano letivo são dadas notas. Pelo menos uma vez por ano são realizadas reuniões para se conversar com os pais e reunião geral de pais à noite.

Promoções (aprovação)

No caso das promoções, questiona-se sempre: "O que é o melhor para a criança"? A promoção só deverá ocorrer quando a aluna ou o aluno apresentar as condições exigidas para que possa acompanhar a classe subsequente; senão, ela/ele estará exposta/o a uma exigência demasiada. Para que se possa avaliar essa questão, leva-se em consideração os resultados das provas.

Quando a média das notas na língua alemã e em matemática for 4.0 ou mais, a aluna/o aluno será definitivamente aprovada/o.

Uma promoção provisória, por um período de experiência, é possível caso os rendimentos escolares insuficientes sejam devido a situações especiais como: doença por longo tempo, relação familiar problemática ou por a criança ter vindo recentemente de outro sistema escolar.

Caso a promoção de alguma aluna ou algum aluno esteja em perigo, os pais são informados pelos professores com antecedência.

(6)

Passeios com a escola

/

acampamentos O/A professor/a de cada classe organiza anualmente um passeio escolar com a classe. O passeio é feito dentro do horário de aulas.

No segundo ciclo escolar (Mittelstufe) são feitos acampamentos com a classe ou acampamentos para esquiar. Estes são considerados como parte do programa escolar e a presença é, portanto, obrigatória. Os pais contribuem com uma quantia adequada.

Os pais são orientados pelos professores, a tempo, sobre a programação dos passeios e acampamentos com a classe ou para esquiar.

Férias e época de escola

A época de aulas anual é fixada por determinação do Cantão em 40, excepcionalmente, 41 semanas. A distribuição e a época de férias são estabelecidas pelo Cantão; ou seja, pela Secretaria de Ensino.

O plano de férias está incluído no orçamento e no cálculo anual e é publicado nos diários oficiais.

Plano de férias

Em anexo, encontram o atual plano de férias da Comunidade Escolar Primária de Arbon.

Todas as datas devem ser obrigatoriamente respeitadas.

Acampamentos

A partir da 4ª até a 6ª classe, todos os meninos e as meninas podem, em geral, participar de um acampamento de férias da Comunidade Escolar Primária de Arbon. Este dura de 1 – 2 semanas e realiza-se na Casa de Férias Rossfall (perto de Urnäsch). Maiores informações são dadas pelos professores.

Faltas / licenças

A frequência às aulas, sem faltas, é de interesse da sua própria criança. Como responsáveis, são obrigados a zelar para que a criança em idade escolar obrigatória frequente a escola regularmente.

Se a sua criança, por motivo de doença ou acidente, não puder comparecer à escola, é indispensável que comuniquem à professora da classe. Isto pode ser feito oralmente ou por escrito; caso contrário, a falta à escola é considerada não justificada.

No caso de ausência prolongada por motivo de doença ou acidente, é necessário, regra geral, apresentar um atestado médico.

Se sua criança precisar ausentar-se da escola por algum motivo de força maior, já previsto, então são obrigados a apresentar ao/à professor/a uma solicitação justificando o motivo, com antecedência suficiente, o mais tardar com duas semanas antes da data prevista (formulário à disposição, com os professores).

(7)

Serviço de almoço

O serviço de almoço (de 11.45 – 13.30 h) oferece às crianças da Comunidade Escolar de Arbon um almoço saudável e variado, em uma atmosfera descontraída. Com isso, após uma fase de descanso, as crianças podem retornar à escola, à tarde, com novas energias.

Ajuda aos trabalhos para casa e cuidar

da criança à tarde

À tarde, depois das aulas (de 15.30 - 17.30 horas), as crianças podem fazer os trabalhos para casa, durante uma hora, sob a orientação de uma pessoa com formação pedagógica. Durante o horário em que estiverem inscritas, as crianças podem ocupar-se com uma atividade de lazer útil.

Condições

Ambas as ofertas (suk) são dirigidas às crianças da 1ª – 6ª classe e sujeitas a pagamento. O serviço de almoço e o acompanhamento da criança à tarde são sempre às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, durante a época de aulas.

Por favor, observem o prospecto/Flyer em separado.

Serviço Social Escolar

O Serviço Social Escolar é o local para onde devem dirigir-se as crianças e pais no caso de questões sociais e problemas escolares e familiares. São oferecidos apoio, aconselhamento e ajuda. Durante os horários de aulas, nossos assistentes sociais escolares podem ser contatados por telefone, em seus escritórios, na escola. Os assistentes sociais escolares são obrigados a guardar sigilo profissional e a oferta é voluntária e gratuita.

Os números telefônicos correspondentes estão relacionados na última página.

Prevenção da saúde

Na escola primária e no jardim de infância, garante-se o acompanhamento médico e odontológico escolar.

Acompanhamento médico escolar:

A classe escolar vai ao médico e o médico realiza o controle periódico do estado de saúde de cada criança. Ele coloca-se também à disposição para responder perguntas específicas sobre a prevenção de doenças e sobre a educação sanitária. O médico escolar não faz tratamentos.

Acompanhamento médico-dentário escolar: A dentista escolar é responsável pelas medidas preventivas na área médico-dentária. Ela é encarregada dos controles periódicos.

Para que a deterioração do dente possa ser evitada a tempo e com eficiência, a Comunidade Escolar Primária de Arbon montou um Serviço Odontológico Escolar e,

recentemente, ampliou-o. O

acompanhamento odontológico começa já no jardim de infância e prolonga-se durante todo o tempo de escola. O sucesso dos esforços feitos até agora é comprovado pela redução de cáries.

Folhetos especiais, que recomendamos seja dada atenção, vocês recebem diretamente da dentista. Se desejarem mais informações, pedimos-lhes que dirijam-se à clínica odontológica.

(8)

Psicologia Escolar e Orientação Escolar

A Psicologia Escolar e Orientação Escolar, Serviço Regional Amriswil, ocupam-se, principalmente, com o exame e orientação em questões de dificuldades de aprendizado e educacionais. Encaminham para que se tomem medidas pedagógicas psicológicas, da pedagogia terapêutica e médicas. Colocam-se à disposição dos pais, como assessores, no caso de perguntas, como p.ex., em relação ao encaminhamento para uma pequena classe.

Telefone: 058 345 74 60 Segunda – sexta 08.00 – 11.30 h 13.30 – 17.00 h

Seguro contra acidentes

Se acontecer um acidente com a criança, fora da escola, é preciso que o/a professor/a da classe seja comunicado/a o mais rápido possível. Se acontecer um acidente durante o horário de aulas, o/a professor/a informa-os imediatamente.

O acidente precisa ser notificado ao seguro de saúde (Krankenkasse) ou ao seguro privado.

O trajeto da escola

Hoje em dia, alguns trajetos para a escola são perigosos para as crianças. Por isto, é indispensável que a sua criança, como pedestre, já esteja apta. Deve conhecer todos os sinais e placas que encontre no trajeto escolar! Escolha para sua criança não o caminho mais curto, mas sim o mais seguro e acompanhe-a algumas vezes.

Chame a atenção da sua criança para determinados perigos, p.ex. adultos que, apesar do sinal vermelho, atravessam a rua; uma regra de trânsito importante é: "olhe, ouça, atravesse".

Diga-lhe, até que memorize bem, que nunca acompanhe pessoas desconhecidas.

Segurança adicional é oferecida, além disso, pelas roupas de segurança com cores muito fortes (casacos, capas, botas, etc.).

Visita à escola

Conheça a professora ou o professor da sua criança. Eles tomam parte na sua educação. Visitando a escola, tomam conhecimento de como a sua criança se desenvolve, em comparação com as outras, onde ela tem dificuldades e como podem ajudá-la. Fale sobre o que gosta especialmente no funcionamento da escola e faça perguntas sobre o que não tenha entendido bem.

Para conversas pessoais, pedimos-lhes que marquem uma data com a professora.

Reunião geral de pais, à noite

De vez em quando, as professoras e os professores convidam para uma reunião geral de pais. Realizam-se encontros informativos ou são tratados temas diversos. Essas noites são de muito valor. Toma-se conhecimento da opinião dos outros pais e também sobre os métodos para se ajudar a criança em casa da melhor forma.

(9)

O que fazer diante de dificuldades

escolares?

Se achar que a sua criança não acompanha o desenvolvimento das outras crianças, procure a professora ou o professor. Talvez eles tenham observado o mesmo. Sobretudo, podem dar-lhes conselhos sobre como ajudar a criança.

Se, apesar de intensivas conversas e troca de ideias, não forem encontradas soluções duradouras, precisa-se então procurar a direção da escola.

Além disso, os pais têm o direito de tirar a criança da escola primária e enviá-la para uma escola particular. Para a mudança de escola, é preciso que se comprove às autoridades escolares que o ensino corresponde ao exigido oficialmente.

Os custos são totalmente assumidos pelos pais.

Autoridades escolares

O sistema de ensino suíço é regulamentado pelos Cantões. O conselho cantonal e o governo cantonal elaboram as leis do ensino e levam a proposta aos eleitores para que seja votada. Eles também decretam as necessárias determinações para execução. A colocação em prática é da responsabilidade das prefeituras/comunas.

Informações

da direção escolar e da presidente do conselho escolar

Diante de quaisquer perguntas referentes à sua criança ou à escola, pedimos-lhes que dirijam-se, em primeiro lugar, à professora ou ao professor da classe.

Marcando-se hora, é possível uma reunião com a direção da escola.

Perguntas à presidente do conselho escolar somente por escrito e endereçadas à administração escolar.

E como conclusão

Temos satisfação em poder desenvolver um bom trabalho conjunto para o bem-estar da sua criança.

Comunidade Escolar Primária de Arbon

(10)

Wichtige Telefonnummern der Primarschulgemeinde Arbon

Präsidium... Schlossgasse 4... Tel. 071 447 15 50 Schulpräsidentin: Hiller Regina

Schulverwaltung... Schlossgasse 4... Tel. 071 447 15 50 Fax 071 447 15 51

Schulhaus Bergli... Thomas-Bornhauserstr. 7....………. Tel. 071 447 16 26 Schulleitung: Hinderling Peter... Tel. 071 447 16 20

Fax 071 447 16 21

Schulhaus Stacherholz... Stacherholzstr. 32... Tel. 071 446 69 25 Schulleitung: Roduner Marco... Tel. 071 440 07 52

Fax 071 440 07 53

Schulhaus Schöntal... Textilstr. 2... Tel. 071 446 16 55 Schulleitung: Roduner Marco... Tel. 071 440 07 52

Schulzahnklinik... Stacherholzstr. 32... Tel. 071 446 65 61 Leitung: Akyelken Figen, Dr.med.dent. Fax 071 446 65 67

Logopädischer Dienst... Schulhaus Stacherholz... Tel. 071 440 33 57 Schulhaus Bergli... Tel. 071 447 16 28

Schulische Heilpädagogik... Schulhaus Stacherholz... Tel. 071 440 33 58 Schulhaus Bergli... Tel. 071 447 16 23 und Tel. 071 447 16 24

Schulsozialarbeit Schulhaus Stacherholz... Tel. 071 440 33 56 Schulhaus Bergli... Tel. 071 447 16 25

E-Mail-Adresse der Primarschulgemeinde Arbon ... info@psgarbon.ch

Homepage der Primarschulgemeinde Arbon ... www.psgarbon.ch

(11)
(12)

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Armazenamento da polpa de fruta em “freezer” Nessa etapa, também deve ser observada a quantidade de produto no interior da câmara ou do “freezer”, para que não seja

1.1 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), por meio da Coordenação de Extensão e Cultura do Campus Ribeirão das

ado a necessidade de modificar o pré- se manter o dorso do frango à 95C por 30 minutos, este procedimento desnaturava o colágeno, formando um gel scrito

Diante disto o objetivo deste trabalho foi avaliar a extração de antocianinas a partir do repolho roxo (Brassica oleracea), em diferentes condições de pH, temperatura e

Assim, uma claro exemplo é que, em 1997, sob o governo de Fernando Henrique Cardoso, criou-se a Assessoria de Relações Federativas, cujo nome foi mudado em

Os experimentos são realizados com a execução de todos os estudos de caso, utilizando a plataforma de referência baseada em ISS, e a coleta das informações de simulação geradas,

A classificação prognóstica proposta por Barros; Zugaib; Kahhale; Neme (1986) é também utilizada no Serviço de Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal