• Nenhum resultado encontrado

ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: PROMOÇÃO DE SAÚDE E VIDA NA TERCEIRA IDADE AUTORES:

ALVES, M.S.C.F.(socorrofeitosa@dod.ufrn.br); MEDEIROS JUNIOR, A.; PIRES, J.A.S.(jaspires@uol.com.br); QUEIROZ, C.M.F.(cristinamaria.inga@bol.com.br); PIUVEZAM, G.(gpiuvezam@hotmail.com); SILVA, P.G.; PEREIRA, M.G.* (marcioguto@hotmail.com).

INSTITUIÇÃO:UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO: Saúde

Resumo do Trabalho:

Este projeto tem como objetivo promover ações de saúde bucal às pessoas da Terceira Idade, bem como sensibilizá-las para possíveis exercícios da cidadania na perspectiva de favorecer novos rumos em direção a uma melhor qualidade de vida, visto que na odontologia existem poucos estudos que contemplem estas temáticas. Neste sentido, o projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a Unidade Básica de Saúde de Felipe Camarão através do Grupo “Conviver para Melhor Viver”. A metodologia utilizada consiste na abordagem direta aos participantes que se encontram na faixa etária de 45 a 80 anos, onde se desenvolvem ações educativas e preventivas através de oficinas e sessões recreativas com a problematização dos conteúdos e o vínculo à vida deles. Pôde-se constatar que a maioria dos participantes são desdentados e com carência de próteses, evidenciando a ausência desses serviços na Unidade de forma que atenda a esta demanda. Percebeu-se o forte interesse dos participantes nas atividades propostas em que a limpeza da boca aparece como aprendizado e prática; nesse sentido, o projeto se apresenta como uma necessidade premente considerando que a terceira idade carece de atividades que promovam a saúde e a vida.

Endereço e telefone para contato:

Márcio Gutemberg Pereira

Rua das Camélias, 258 – Mirassol , Natal-RN. CEP: 59078-230 Fone: (0xx84) 231-1100. E-mail: marcioguto@hotmail.com

(2)

O presente trabalho tem como proposta relatar e refletir as ações de promoção em saúde bucal realizadas com o grupo da Terceira Idade pertencentes ao Projeto “Conviver para Melhor Viver”, uma iniciativa conjunta da Unidade Básica de Saúde do Bairro de Felipe Camarão e o Projeto UNI/SACI.

O grupo composto por 50 pessoas participa de reuniões semanais promovidas e acompanhadas por profissionais da Unidade Básica de Saúde e alunos do Departamento de Odontologia da UFRN que, atuando como facilitadores, trabalham com temas relevantes ao cotidiano obtidos durante trocas de experiências e de aprendizado.

Nesta conjuntura estabeleceu-se uma proposta de trabalho em promoção de ações em saúde bucal específica e que tem procurado acompanhar e se adequar às particularidades sociais que envolvem os componentes do grupo. O perfil do trabalho se desenvolve numa atitude de solidariedade e respeito buscando salientar os aspectos da saúde integral, bem como a valorização do conhecimento e das experiências do grupo. A filosofia norteadora das ações perpassa pela conquista da autonomia, independência e resgate da auto-estima dos indivíduos pertencentes ao grupo.

2. Metodologia

O presente trabalho trata de um estudo caracterizado por ações educativas e preventivas de promoção à saúde bucal, desenvolvidas na perspectiva da valorização dos conhecimentos de higiene do próprio grupo. Nestas atividades, o convívio e a técnica antropológica de observação-participante contribuíram para a eficácia do trabalho, construindo-se as seguintes ações:

1) Reuniões interativas, utilizando o método de oficinas de prevenção;

2) Promoção de atividades lúdicas (brincadeiras) envolvendo as temáticas referentes à saúde;

3) Dinâmicas de grupo como a utilização do recurso da produção de desenhos, orientados e posteriormente refletidos com o auxílio dos facilitadores;

4) Exposição de material educativo relativo à constituição da cavidade bucal e as funções de cada componente, utilizando o recurso visual através de diapositivos;

5) Estimulação de atividades de higiene oral (escovação/uso de fio dental) através da utilização de macromodelos bem como a higienização de próteses;

(3)

6) Orientação sobre as principais doenças que acometem a cavidade oral como a cárie dentária, doença periodontal, candidíase e outras afecções;

7) Descoberta de alternativas viáveis à melhoria da qualidade de vida;

8) Discussões sobre aspectos da realidade local como a qualidade da água, coleta de lixo do bairro, preços dos materiais de higiene pessoal e as opções disponíveis no comércio local;

9) Desenvolvimento de ações educativas sobre temas importantes como processo saúde-doença, envelhecimento, depressão, solidão, exercícios físicos, cidadania, doenças crônico-degenerativas.

5. Resultados e discussão:

O prolongamento da vida humana é um processo que vem se acelerando nas últimas décadas, até mesmo nas sociedades menos desenvolvidas, acarretando alterações significativas no perfil demográfico destas populações, com aumento da proporção de idosos (QUEIROZ, 1999).

GUIMARÃES (1989) afirma que “o envelhecimento populacional não deve ser considerado um problema; trata-se apenas de um reflexo demográfico resultante do progresso da humanidade, que tem possibilitado um aumento progressivo da esperança de vida ao nascer”. Entretanto, torna-se necessário considerar esta transição populacional como um processo complexo que exige mudanças estruturais sociais, culturais e econômicas.

No Brasil, este processo de envelhecimento tem acontecido de forma muito rápida, sobretudo nas últimas quatro décadas e a literatura aponta que até o ano 2025 seremos a sexta maior população idosa do mundo em números absolutos, com mais de 30 milhões de pessoas nesta faixa etária, representando quase 13% da população total.

A promoção e manutenção da saúde bucal para pessoas da III idade são um desafio para a odontologia neste e nos próximos tempos. Elas não dependerão somente da formação adequada dos odontólogos/as capazes de atender as necessidades deste “novo” segmento social, mas sim de todos os profissionais envolvidos com esta questão de forma a oferecer a atenção permanente necessária.

Pôde-se observar que esse projeto está abrindo caminhos para uma maior interação Universidade X sociedade, na medida que proporciona aos acadêmicos envolvidos uma

(4)

amplificação acerca da realidade enfrentada pela população em geral, possibilitando também o reconhecimento dos diferentes fatores inerentes ao processo saúde/doença presentes na realidade cotidiana dos espaços comunitários de regiões extremamente carentes. Outro aspecto de relevante importância para a formação dos profissionais de saúde traduz-se na experiência adquirida pela convivência semanal com diferentes pessoas e problemas, e na busca de soluções pautadas em princípios éticos, solidários, humanos, indispensáveis ao processo de construção da cidadania.

Além disso, a Unidade Básica de Saúde de Felipe Camarão, responsável pelo Grupo da Terceira Idade, também está se beneficiando das ações de promoção à saúde na medida que interagem mais com a academia e comunidade e elaboram parcerias com novas propostas e futuros projetos que certamente trarão benefícios para todos.

Nesse sentido, torna-se visível o progresso apresentado pelo Grupo, dado o grande interesse dos participantes em desenvolver as atividades propostas. O nível de conhecimento sobre os cuidados com a saúde do corpo, relacionando-os à questão da limpeza do próprio bairro, tem aumentado e contribuído para ações de cidadania e construção de alternativas que visam a melhoria da qualidade de vida.

4. Conclusões:

A especificidade relacionada à Terceira Idade motivou o desenvolvimento de um trabalho adaptado à realidade local através da construção coletiva de hábitos de saúde bucal, numa perspectiva de protagonismo das pessoas, minimizando o caráter assistencialista que muitas vezes os trabalhos comunitários em saúde adquirem.

5. Referências Bibliográficas:

1. BARBOSA, N.S. & ROCHA, N.D. Práticas inovadoras na assistência à saúde. In: ALMEIDA, M.; FEWERWEKER, L.; LLANOS,M.C.(orgs). A educação dos profissionais de saúde na América Latina: teoria e prática de um movimento de mudança. São Paulo: Hucitec; Buenos Aires: Lugar Editorial; Londrina: Ed. UEL, v.2, p.349. 1999.

2. CORMACK, E. Saúde Oral do Idoso. [on line] disponível via internet via www. URL: http:// www.odontologia.com.br capturado em 20/03/97.

(5)

3. DIVERSOS. Saúde da Comunidade: um desafio. São Paulo: Edições Paulinas, Coleção Saúde e Comunidade. 1984.

4. GUIMARÃES, R.M. Proteção e saúde do idoso. Rev. Saúde Pública, 1989; 21; 274-5. 5. MENDES, E. V. et al. Distrito Sanitário: o processo social de mudança das práticas do Sistema Único de Saúde. 3 ed São Paulo - Rio de Janeiro, 1995, 310p.

6. MORIGUCHI,Y. Aspectos geriátricos no atendimento odontológico. Rev. Odont. med. jul/ago 1992;.4, 19;11-13.

7. PINTO, V.G et al. Saúde Bucal na terceira idade: um diagnóstico epidemiológico. Rev. Rio Grand. Odontol.,1993; 41; 97-102.

8. QUEIROZ, Z.P.V.. Os idosos e a sociedade contemporânea. In: Anais do I Encontro Interdisciplinar de Odontologia em Gerontologia. São Paulo: APCD, Casa do Novo Autor Editora, 1999, p 131

9. ROSA, A.G.F.; FERNANDES, R.A.C; PINTO, V.G. Ramos, L,R. Condições de saúde bucal em pessoas de 60 anos ou mais no município de São Paulo. Rev. Saúde Pública, 1992;26;155-60.

10. STORCH, B.; BELLAGAMBA,H.P. A terceira idade na odontologia. Revista Gaúcha de Odontologia, v.30, n.4, p.311-315, out/dez, 1992

11.VERAS, R.P. País Jovem com cabelos Brancos: A saúde do idoso no Brasil. 2a Ed. Relume Dumará: UERJ, 1994.

Referências

Documentos relacionados

Avaliar as mudanças de décadas nas concentrações de N e P nas águas superficiais (1980-2017 a partir do monitoramento sistemático do Instituto Estadual do Ambiente -

Grande parte das professoras revela que apenas vê o PPP da unidade como um instrumento burocrático a ser entregue para a Secretaria de Educação no início do ano e não o utiliza

O praziquantel é eficaz no tratamento de infecção única ou mista, principalmente em casos de infecção por Schistosoma, tendo propriedades ideais tanto para

in the analysis SR (coloured histograms) with the corresponding event counts ob- served in data (black points), and three signal scenarios (hatched lines), selecting only SF events

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

A proposta da Unique é, entre outras coisas, ser uma revista brasileira de moda e cultura que se destaque das outras similares nacionais por trazer conteúdos geralmente

A evidência atual sugere tratamentos mais conservadores, como enucleação e curetagem, enucleação mais ostectomia periférica e/ou aplicação de solução de Carnoy,

Avaliou-se o comportamento do trigo em sistema de plantio direto em sucessão com soja ou milho e trigo, sobre a eficiência de aproveitamento de quatro fontes