• Nenhum resultado encontrado

EXERCÍCIOS. Sanguessuga que vive no nariz de humanos é descoberta no Amazonas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXERCÍCIOS. Sanguessuga que vive no nariz de humanos é descoberta no Amazonas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

2ª SÉRIE

ENS. MÉDIO

MONITORIA DE BIOLOGIA 1 (RECUPERAÇÃO PARCIAL)

EXERCÍCIOS

OBS.: Esses exercícios fazem parte dos Estudos Complementares de Rec. Parcial.

1. Leia atentamente o texto a seguir:

Sanguessuga que vive no nariz de humanos é descoberta no Amazonas

Cientistas anunciaram a descoberta de uma nova espécie de sanguessuga que tem a tendência de viver em narinas humanas. Segundo os pesquisadores, ela pode entrar nos orifícios do corpo de pessoas e animais e aderir às membranas mucosas. Eles deram à nova espécie o nome de Tyrannobdella rex, que significa "sanguessuga rainha tirana". A criatura, que vive em áreas remotas do alto Amazonas, foi descoberta em 2007, no Peru, quando uma espécie foi retirada do nariz de uma menina que tinha se banhado em um rio.

Renzo Arauco-Brown, da Escola de Medicina da Universidade Cayetano Heredia, em Lima, extraiu a sanguessuga do nariz da garota e enviou a amostra para um zoólogo nos Estados Unidos. Mark Siddall, do Museu Americano de História Natural, em Nova York, reconheceu rapidamente que se tratava de uma nova espécie. Segundo ele, a criatura tinha algumas características muito incomuns, como uma única mandíbula, oito dentes grandes e genitália minúscula.

A líder do estudo, Anna Phillips, uma universitária ligada ao museu, disse: "Nós achamos que a Tyrannobdella rex é parente próximo de outra sanguessuga que entra na boca de gado no México." Uma análise de DNA revelou também uma "relação evolucionária" entre sanguessugas que vivem em regiões distantes. Isso sugere a existência de um ancestral comum, que pode ter vivido quando os continentes estavam unidos em uma única extensão de terra chamada Pangaea.

Retirado de:http//: www.notíciasonline.com.br/ 2010, Acesso em 16/04/2010.

Geralmente as sanguessugas ocorrem em água doce, entre o ambiente marinho e o terrestre úmido. Possuem corpo achatado dorsoventralmente e duas ventosas. Com base no texto e seus conhecimentos sobre o assunto abordado, pede-se:

a) Escreva uma característica presente na espécie de sanguessuga descoberta no Amazonas que a difere das sanguessugas comuns.

b) O texto relata sobre a existência de um ancestral comum da espécie de sanguessuga descoberta no Amazonas. Explique sobre duas características filogenéticas presentes tanto em anelídeos quanto nos moluscos.

(2)

2. Analise a tirinha abaixo:

a) O que fez a menina da charge comprovar que era mesmo uma minhoca?

b) Já que estamos tratando de minhoca, explique como é a reprodução desses vermes.

3. (VUNESP) Em um centro de saúde, localizado em uma região com alta incidência de casos de

ascaridíase (lombriga, Ascaris lumbricoides), foram encontrados folhetos informativos com medidas de prevenção e combate à doença. Entre as medidas, constavam as seguintes:

I. Lave muito bem frutas e verduras antes de serem ingeridas. II. Ande sempre calçado.

III. Verifique se os porcos - hospedeiros intermediários da doença - não estão contaminados com larvas do verme.

IV. Ferva e filtre a água antes de tomá-la.

O diretor do centro de saúde, ao ler essas instruções, determinou que todos os folhetos fossem recolhidos, para serem corrigidos. Responda.

a) Quais medidas devem ser mantidas pelo diretor, por serem corretas e eficientes contra a ascaridíase? Justifique sua resposta.

(3)

b) Se nessa região a incidência de amarelão também fosse alta, que medida presente no folheto seria eficaz para combater tal doença? Justifique sua resposta.

4. (Unicamp-SP) No início do século, o Jeca Tatu, personagem criado por Monteiro Lobato,

representava o brasileiro de zona rural, descalço, mal vestido e espoliado por vermes intestinais. Jeca se mostrava magro, pálido e preguiçoso, características decorrentes de parasitose. Sobre o personagem, Monteiro Lobato dizia: "Ele não é assim, ele está assim" e ainda: " Examinando-lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina."

a) Que vermes intestinais eram responsáveis pelo estado do Jeca?

b) Tendo em vista que essa parasitose ainda hoje acomete milhões de brasileiros, o que as pessoas devem fazer para não adquiri-la? Por quê?

5. Os Platelmintos são os vermes achatados de vida livre ou parasita podendo habitar ambiente

terrestre em solo úmido, ambientes aquáticos de água doce ou salgada, existindo formas pequenas ou com mais de dez metros de comprimento. Assim, considerando este filo, responda:

a) Duas doenças provocadas por platelmintos foram estudadas, uma provocada por vermes pequenos, dioicos e que parasita o sistema porta hepático e a outra, o adulto monoico vive no intestino humano. Respectivamente, quais as parasitoses citadas?

b) Alimentando-se de carne malcozida de porco contendo cisticercos, um homem nunca poder adquirir cisticercose. A afirmativa está correta? Justifique.

(4)

6. (UFU) A esquistossomose mansônica, também conhecida por "barriga d'água", é uma verminose

comum no Brasil, atingindo mais de 10 milhões de pessoas.

Adaptado de Lopes, S. "Bio". São Paulo: Saraiva. 1997.

a) A que Filo e Classe pertence o verme causador desta doença?

b) Quais são, respectivamente, os hospedeiros definitivo e intermediário do parasita?

c) Cite dois modos de prevenção da esquistossomose.

7. (UFC - 2003) A filariose ou elefantíase é uma doença frequente em regiões tropicais, inclusive no

Brasil, e é causada por vermes nematoides da espécie Wuchereria bancrofti e transmitida por um mosquito do gênero Culex.

a) Que sistema do organismo é afetado e qual a consequência?

(5)

8. (Fuvest-SP) O Departamento de Agricultura da Irlanda do Norte prevê uma queda de um terço em

sua produção agrícola devido a uma praga que está atacando e reduzindo a população de minhocas na região (New Scientist, 15/9/1989).

a) Qual a importância das minhocas para a agricultura?

b) A que filo e classe pertencem às minhocas?

Ostra pode ter matado músico, diz médico

Integrante da Banda Eva comeu ostras em barraca de Salvador, passou mal e morreu. G1, 27/07/2007.

A infecção generalizada que matou o percussionista da Banda Eva, Fabrício Scaldaferri, o “Fafá”, pode ter sido causada por ostras. O resultado dos exames que vão determinar a causa da morte deve sair na sexta-feira (27), segundo o diretor-médico do Hospital da Bahia, Dr. Izio Kowes.

“A ostra é a principal suspeita, porque não sabemos a sua origem e, como ele ingeriu o alimento cru, na praia, podia estar contaminado. Ainda não identificamos o causador da infecção, mas é provável que tenha sido uma bactéria presente na ostra”, afirma Kowes.

O músico ingeriu o alimento na segunda-feira (23), em uma barraca na orla de Salvador, e começou a passar mal naquela noite. Segundo Kowes, ele recebeu atendimento médico e foi liberado porque os resultados dos exames estavam normais. No entanto, Fafá não melhorou e voltou a ser internado no hospital na terça-feira (24), onde faleceu às 17h.

Segundo Kowes, o músico chegou ao hospital em estado muito grave. “Ele foi atendido com um quadro de insuficiência respiratória progressiva e quadro toxêmico por provável infecção alimentar, mas não respondeu ao tratamento e teve falência múltipla de órgãos”, diz. “É possível que a bactéria tenha causado essa infecção tão grave”, afirma o médico.

“É possível comer ostras com menos riscos em lugares distantes de esgoto ou onde o cultivo é feito com responsabilidade. Se a ostra foi cultivada em água contaminada, vai causar problemas”, afirma Olzon. “Por ser geralmente consumida crua, a conservação malfeita também influencia. O mesmo cuidado deve ser tomado com os peixes.”

9. De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o assunto abordado, pede-se:

a) Qual o filo e a classe que pertencem as ostras?

(6)

10. (UFMG) “Humilhações dessas lombrigas / humilhação de confessá-las (...) / o que é pior: mínimo verme / quinze centímetros modestos (...) / enquanto Zé, rival na escola (...), / ele expeliu entre ohs! E ahs! / formidável tênia porcina: / a solitária de três metros”

(Carlos Drummond de Andrade, “Dupla humilhação)

a) Sabendo que o termo porcina se refere a porco, que espécie de tênia tinha o personagem Zé?

b) O protagonista se sentiu humilhado por ser portador de lombrigas, enquanto Zé, seu rival na escola, expeliu uma formidável tênia de 3 metros. Mas, na verdade, as lombrigas são animais mais complexos do que as tênias. Explique os motivos.

Referências

Documentos relacionados

Ahhoz tehát, hogy tisztában legyünk azzal, mennyi em­ pátiát várhatunk el saját magunktól vagy a másiktól, tud­ nunk kell, hogy milyen a belvilág feltöltöttsége, mekkora az

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

No presente trabalho é relatada a ocorrência de uma nova espécie de Corazuphium no Brasil, encontrada na Gruta do Gonçalo, no município de Campo Formoso, Bahia.. A nova espécie

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo