• Nenhum resultado encontrado

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA BEZERRAS LEITEIRAS EM SISTEMAS COLETIVOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA BEZERRAS LEITEIRAS EM SISTEMAS COLETIVOS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA BEZERRAS LEITEIRAS EM SISTEMAS COLETIVOS

André Gonsalves Lemos – gonsalveslemosa@gmail.com Bruno Silva Miranda – bruninhoracing333@gmail.com Profº Carlos Eduardo Leite – carlosleiteroge@gmail.com

RESUMO: O trabalho realizado foi desenvolvido no Sítio São Cosmo e Damião,

localizado no município de Delfim Moreira no Estado de Minas Gerais, com o objetivo geral de analisar os motivos e benefícios do uso de brinquedos recicláveis em prol do bem estar animal em propriedades leiteiras que utilizam bezerreiros coletivos. Para tanto, foi realizado uma pesquisa exploratória e quantitativa, por meio da aplicação de brinquedos para bezerras e feita à observação das mesmas. O estudo mostrou que os brinquedos acrescentaram um estimulo aos animais causando um bem estar, sendo possível construí-los de forma sustentável e com um baixo custo.

Palavras Chaves: Enriquecimento ambiental. Custos. Conforto.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente a busca da melhoria contínua vem aumentando e ganhando foco no que diz respeito ao Bem-estar Animal (BEA), com ênfase nas altas produções e uma taxa de ganho de peso considerada satisfatória para seu desenvolvimento. De forma geral produtores de leite se preocupam muito com o futuro de sua propriedade como um todo, visando não só o rebanho lactante, mas também pensam em seus animais de reposição.

Bond et. al. (2012), define que o bem-estar animal é o estado do animal frente às suas tentativas de se adaptar ao ambiente em que se encontra. Este assunto tem sido discutido mundialmente e daí há busca de soluções por parte dos produtores.

O enriquecimento ambiental e o cuidado dos animais em “cativeiro” consistem em melhorar seu bem-estar tanto no físico, como psicológico, identificando e lhe proporcionando os estímulos ambientais necessários para aperfeiçoar sua qualidade de vida (BARBOSA, 2017).

De acordo com Chua et al. (2002), bezerros necessitam ter contato com outros animais, para que possam expressar seus comportamentos naturais,

(2)

melhorando assim sua qualidade de vida, a partir dessa afirmação dá-se a escolha do objeto de estudo deste trabalho, que são as bezerras encontradas no sistema de bezerreiro coletivo.

Azevedo e Barçante (2018), afirma que o enriquecimento ambiental vem se adaptando a vários tipos de sistema de criação de bezerros, utilizando apenas distrações. A implantação desse método auxilia na amenização do estresse resultante do manejo adotado, com aumento da taxa de ganho de peso e também na melhora imunológica do animal.

A criação de bezerras pode ser considerada extremamente relevante na exploração leiteira. Um dos principais objetivos dos criadores de bovinos de leite é redução nos índices de morbidez e mortalidade, por isso a aplicação de práticas adequadas de manejo, higiene e alimentação permitirá o sucesso da atividade de criação não só de bezerras, mas com de todo o rebanho.

2. OBJETIVOS:

2.1 Objetivo Geral:

 Analisar os motivos e benefícios do uso de brinquedos recicláveis em prol do bem estar animal em propriedades leiteiras que utilizam bezerreiros coletivos.

2.2 Objetivos Específicos

• Apresentar brinquedos financeiramente acessíveis para qualquer tipo/porte de propriedade;

• Avaliar o conforto destes animais após a instalação dos brinquedos.

3. ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL

Enriquecimento Ambiental nada mais é uma pratica em que ajuda no desenvolvimento de determinado animal, onde irá enriquecer o ambiente o tornando mais confortável e natural aos animais.

A significância do enriquecimento ambiental foi reconhecida primeiramente por Yerkes (1925) e depois por Hediger (1950), os quais identificaram a importância do ambiente físico e social de animais cativos bem como seu impacto no bem-estar dos animais. Para Yerkes (1925), se o animal cativo não puder ter a oportunidade de

(3)

trabalhar para sobreviver, ele deve ao menos ter a chance de exercitar diferentes reações diante das invenções e dos aparatos colocados em seu ambiente. (PIZZUTTO, 2009; YERKES 1925. p. 131).

O comportamento natural é definido como aquele em que o animal tende a realizar livre, por trazer prazer ou promover bom funcionamento fisiológico. Enquanto o bem estar animal está relacionado às condições do alojamento, como bioclimatologia e a biofísica das instalações, podendo ser mensurado a partir de avaliações fisiológicas e comportamentais.

O enriquecimento ambiental surge como uma possibilidade de melhoria do bem-estar animal nos sistemas de confinamento (DALLA COSTA et al. 2005), proporcionando aos animais um ambiente mais adequado para criação, visando maior qualidade de vida por meio da expressão comportamental típicos dos animais, onde quanto mais opções de expressão de comportamentos naturais, maiores serão as chances de sucesso ao lidar com fatores estressantes em seu ambiente (PINHEIRO,2009).

4. BEM ESTAR ANIMAL

O atendimento do bem-estar animal é uma das grandes exigências do consumidor, que cada vez mais se interessa pela qualidade de vida dos animais de produção (RICCI et. al, 2017).

Hoje assuntos relacionados ao bem estar animal, estão sendo discutidos a nível mundial, produtores se preocupam em produzir alimentos de forma ética, respeitando seus animais de produção dentro dos parâmetros de BEA sendo eles: alimentação adequada, acesso à água, condições das instalações, áreas de descanso, manejo do rebanho1. O bem-estar de bezerras é de suma importância para uma boa produtividade e eficiência das propriedades leiteiras (MAGALHÃES, et. al., 2017).

1

Disponível em: https://certifiedhumanebrasil.org/veja-5-aspectos-de-bem-estar-para-bovinos-de-corte/. Acesso em 23. nov. 2020.

(4)

5. AVALIAÇÃO DO BEM ESTAR ANIMAL

A mudança no comportamento do animal é um dos critérios mais importantes para a avaliação da saúde e do bem-estar. Segundo Magalhães et. al (2017) animais em sua fase de desmama apresentam vários tipos de comportamentos, onde podemos ver qual animal está em conforto e qual está em stress.

É importante na avaliação do bem estar de um animal determinar um horário especifico para a observação dos comportamentos assim os resultados não serão comprometidos.

Para observar se o animal está em conforto, devemos seguir esses principais critérios:2

• Boa saúde: Devemos analisar o escore de condição corporal desse animal, • Boa alimentação: Verificar o cocho, garantindo sempre que haja uma sobra e

oferecer a estes animais uma agua de boa qualidade e à-vontade.

• Boa instalação: Analisar se o ambiente em que o animal se encontra possui tudo para que possa deixa-lo mais confortável.

• Comportamento Apropriado: Observar o tempo em que esses animais ficam deitados.

Para avaliar o bem-estar dos animais de produção foram criadas as cinco Liberdades, desenvolvidas para a avaliação por meio da inspeção e observação.

Este conceito apresentado por Brambell permite avaliar qualitativamente os aspectos físicos, mentais e naturais do bem-estar: (COMMITTEE, 1965; FAWC, 2009).

• O animal deve estar livre de dor, lesão e enfermidades; • Livre de desconforto (estresse ambiental);

• Livre de fome, sede e desnutrição;

• Livre de medo e angústia (estresse mental); • Livre para expressar seu comportamento natural

As boas práticas de bem-estar animal incluem prevenção e tratamento de doenças e lesões, prevenção e alívio da dor, do desestresse e de outros estados negativos, fornecimento de alimentação e de outras condições de vida que sejam adequadas às necessidades e a natureza dos animais (FAO, 2008).

2

Disponível em: <https://www.milkpoint.com.br/colunas/carla-bittar/bemestar-de-bezerros-parte-1-instalacoes-65591n.aspx.> Acesso em: 23 de set. 2020.

(5)

6. A UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA MELHORIA DO BEM ESTAR ANIMAL

O uso de brinquedos para os animais, tem a finalidade de deixá-los mais à vontade em determinado local, no caso deste estudo em bezerreiros coletivos, e que desempenhem o seu comportamento o mais natural possível.

Considerando que o bem-estar natural, por sua vez, está relacionado com a finalidade biológica, com a vida natural do animal e com a oportunidade que tem de expressar seu comportamento natural. Conhecer o comportamento natural de cada espécie utilizada, portanto, é fundamental para suprir suas necessidades comportamentais (BROOM & FRASER, 2007)

A seguir apresentamos algumas soluções encontradas no mercado para a melhoria ambiental:

Fonte: https://www.mfrural.com.br/

(6)

O primeiro brinquedo é um coçador automático, produto que é vendido pela Mf rural num valor aproximadamente de R$5.000. Este brinquedo tem a função de coçar e massagear os animais e é recomendado para todas as raças bovinas de leite.

A segunda, é uma bola russa de fisioterapia, um material forte e resistente em que os animais possa se entreter. Esse material está disponível no mercado livre e tem um custo de $59,00.

O terceiro brinquedo que pode ser usado como enriquecimento é o cocho feito de borracha, porem nessa imagem ele possui partes de madeira, a ideia consiste em deixar o cocho desses animais 100% de borracha, surgindo a ideia de cortar um pneu ao meio. Esse disponível no mercado tem um custo de R$ 85,00.

7. MATERIAIS E MÉTODOS

Foi realizado uma pesquisa exploratória e quantitativa no sitio São Cosme e Damião, localizado no bairro do Sengó, município de Delfim Moreira-MG. Para o estudo foram avaliados 18 Animais, sendo 16 bezerras fêmeas e 2 bezerros machos, todos confinados em sistema coletivo.

A coleta de dados ocorreu no período de 7 dias entre as 07:00 às 09:00 para o coçador caseiros, já o varal de garrafas pets no período de 15 dias entre as 07:00 às 09:00.

Com o decorrer do nosso estudo, focamos para a avaliação de bem estar, em observar se os animais estão interagindo com os brinquedos, se os mesmos ficam deitados e se todos permanecem juntos no ambiente em que se encontra, se eles estão sendo alimentados adequadamente e se estão sendo bem tratados pelas pessoas que interagiram com eles no dia a dia.

Foram construídos dois protótipos que auxiliam no enriquecimento ambiental, um coçador, feito com um mourão preenchido por vassouras e um varal feito apenas com um fio reforçado preenchido por garrafas pets.

Para fazermos nosso coçador de vassouras, foi colocado um mourão no chão onde esses animais tem acesso, e ao redor fixados somente as vassouras sem os cabos, cuidadosamente para que não houvesse o perigo de machucar os animais, formando um coçador eficiente, de forma econômica, onde qualquer propriedade

(7)

consiga desenvolver, com custo baixo, obtendo um gasto de R$49,50, como na tabela 1 abaixo:

Tabela 1: Custo dos materiais utilizados

Material Preço

Vassoura R$ 49,00

Prego R$ 0,50

Total R$ 49,50

Os brinquedos das imagens abaixo foram desenvolvidos e aplicados na propriedade com a função de massagear os animais (coçar), quando eles sentirem necessidade, sendo também uma forma de entretenimento para os animais. Foi implantado dentro do bezerreiro, onde qualquer animal confinado tenha acesso, como demonstra as imagens abaixo:

(8)

Fonte: os autores (coçador caseiro)

Por fim, o ultimo protótipo implantado no sistema coletivo, foi um varal de garrafas pets amarrado entre o mourão do coçador e um mourão que já havia no local. Este enriquecimento ajuda os animais a se distraírem durante o dia, eles interagem tanto com a boca (mordendo e lambendo as garrafas), como com suas cabeças empurrando de um lado para o outro as garrafas, que acaba tornando um desafio para os animais, deixando-os ocupados uma boa parte do dia, como ilustrado abaixo:

(9)

Fonte: os autores (varal de garrafas pets)

8. RESULTADOS E DISCUSSÕES

O protótipo coçador caseiro, foi o que despertou mais curiosidades nos animais, foi observado que logo no primeiro dia de uso grande parte dos animais foram, por curiosidade, verificar oque era aquilo.

Sistematizamos na tabela 2 o comportamento dos animais durante os 7 dias:

Tabela 2: Comportamento dos animais perante o brinquedo coçador. DIAS DE OBSERVAÇÃO

(07:00 – 09:00)

NÚMERO DE ANIMAIS NO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL Se coçaram Ficaram ao redor observando Não interagiu Dia 1 3 0 15 Dia 2 6 12 0 Dia 3 10 8 0 Dia 4 10 8 0 Dia 5 10 8 0 Dia 6 10 8 0 Dia 7 8 10 0

Além disso, avaliamos se os animais após a interação com o coçador se deitavam e se ainda permaneciam em grupos, conseguimos ver nesses sete dias que todos os animais conseguiam brincar, se alimentar, deitar e ainda ficar entre os mesmos, que isso antes dos brinquedos era frequente, pois os animais viviam afastados uns dos outros.

(10)

O segundo brinquedo instalado na propriedade foi um varal de garrafas pets, que foi observado durante 15 dias na propriedade.

Percebemos que os animais após a instalação desse protótipo já logo de inicio, começaram a interagir e já descobriram a finalidade do brinquedo e todos os animais durante o período de avaliação interagiram com os brinquedos.

De inicio nem todos estavam interagindo, mais logo que se adaptaram ao brinquedo os animais conseguiam distinguir quando e como utilizar os brinquedos. Percebemos durante a avaliação que os animais se coçavam quando era preciso, se alimentavam ate ficarem satisfeito e quando eles se sentiam parados eles procuravam o varal para se distraírem e se manterem ocupados brincando com as garrafas por um bom tempo.

O varal proporcionou um grande aumento na melhoria de vida desses animais, pois antes eles ficavam parados, se alimentavam e na maioria das vezes ficavam estressados. Agora com o varal quando eles se dão conta que estão ficando nervosos buscam esses brinquedos para se divertirem.

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este estudo obteve resultados positivos na propriedade em que foi implantado, pois foram utilizados objetos simples e acessíveis, que acrescentou melhorias para os bezerros e para a propriedade, sendo elas a melhoria de bem estar animal, o aumento do consumo de concentrado e volumoso das bezerras, fazendo com que esses animais possam ter um melhor desenvolvimento.

Também todos os animais hoje no sistema em que se encontram vivem juntos uns aos outros, proporcionando uma melhor interação ao grupo, assim tornando o ambiente mais agradável.

Após a instalação desses brinquedos vimos que os animais que antes ficavam isolados, e que apresentavam sinais de stress, como ficarem com as cabeças baixas e parados num local só, passaram a interagir mais com todos os animais por conta dos protótipos desenvolvidos, assim aumentando o conforto de suas vidas.

Os brinquedos que construímos são totalmente simples e acessíveis, qualquer ideia simples que consiga fazer o animal se locomover e ter contato com o objeto causaria melhorias na vida dos mesmos, sendo assim qualquer tipo de ideia

(11)

que seja favorável ao animal se expressar é também uma forma de enriquecimento ambiental, basta ter criatividade para desenvolver o brinquedo.

Aguardamos que tenha continuidade este trabalho, a fim de analisar em um tempo mais extenso e fazer a comparação de antes e depois dos brinquedos instalados, assim conseguiríamos coletar dados em maior tempo tornando esses resultados apresentados mais confiáveis.

(12)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AZEVEDO, C. S, BARÇANTE, L. Enriquecimento ambiental em zoológicos

brasileiros: em busca do bem-estar animal. Revista Brasileira Zoociências, p.

13-34, 2018.

BARBOSA, T. N. O. Tipos de enriquecimento ambiental na suinocultura. Jataí-GO, Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em zootecnia) – Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2017.

BOND, G. B. et. al. Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de

bovinos leiteiros. Ciência Rural, v.42, 2012.

BROOM, D.; FRASER, A. Comportamento e bem-estar de animais domésticos. 4a ed. UK: CABI International. 2007.

CHUA, B.; COENEN, E.; van DELEN, J. et al. Effects of pair versus individual

housing on the behavior and performance of dairy calves. Journal of Dairy

Science, v.85, n.2, p.360- 364, 2002.

COMMITTEE, B. Relatório do Comitê Técnico para Inquirir sobre o Bem-Estar dos Animais mantidos sob sistemas intensivos de pecuária. Documento de

comando 2836. , Londres, 1965.

DALLA COSTA, O. A. et al. Aspectos econômicos e de bem-estar animal no

manejo dos suínos da granja até o abate. In: 4 Seminário Internacional de

Aves e Suínos. Anais,Florianópolis: UFSC. p.25, 2005.

FAO. Capacitação para implementar boas práticas de bem-estar animal

Relatório do Encontro de Especialistas da FAO. Sede Mundial da FAO, Roma,

2008.

FAWC (Farm Animal Welfare Council). Farm Animal Welfare in Great Britain:

(13)

https://www.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/31929 2/ Farm_Animal_Welfare_in_Great_Britain_-Past_Present_and_Future.pdf . Acesso em 17/02/2018. 2009

HEDIGER, H. Wild animals in captivity. London, Butterworths. p. 207, 1950.

MAGALHÃES, B. et al. Influência do sistema de cria no bem-estar e

comportamento de bezerros leiteiros durante a fase de cria. Revista Eletrônica

de Veterinaria, p. 1-24, 2017.

PINHEIRO, J. V. A pesquisa com bem estar animal tendo como alicerce o

enriquecimento ambiental através da utilização de objeto suspenso no comportamento de leitões desmamados e seu efeito como novidade. Dissertação, (Mestrado em Ciências). USP- SP. p. 65, 2009.

PIZZUTTO, C.S.; et. al. Efeito do enriquecimento ambiental nos aspectos

comportamentais e endócrinos de um cativeiro. Rev. Bras. Reprod. Anim, p.

129-138, 2009.

RICCI, D.; GOLÇALVEZ, T.; TEIXEIRA, G. S. Enriquecimento ambiental e

bem-estar na produção animal. Revista de Ciências Agroveterinárias, 2017.

Referências

Documentos relacionados

Após estabelecer a distinção entre Crítica Textual e Crítica Genérica, buscou-se apresentar etapas iniciais da construção da narrativa no Memorial de Maria Moura, de

Os moldes permanentes possuem maiores velocidades de resfriamento em virtude do maior fluxo de calor do metal fundido para o molde metálico (ROCHA et al., 2013). Em

Todavia, segundo Ajeje (2015), existem dificuldades para determinar com precisão a ocorrência de falhas, tais como: os fatores de ocorrência, severidade e

As concentrações de azoto e de fósforo no solo mineral foram analisadas um ano após incêndio e as perdas por escorrência durante o segundo ano, em três zonas de pinhal com

As investigações sobre a distribuição dos knickpoints e/ou knickzones, na bacia de drenagem, sobretudo abrangendo grandes áreas, são limitadas (Hayakawa &amp; Oguchi, 2006), em

O conjunto de high-availability Synology integra dois RackStation RC18015xs+ como nós de computação duplos e várias unidades de expansão RXD1215sas como unidades de

O Synology high-availability cluster integra dois RackStation RC18015xs+ como nódulos de computação duplos, e múltiplas Unidades de Expansão como unidades de

Nota: Para obter mais informações sobre a edição dos privilégios de acesso de um grupo às pastas compartilhadas ou aplicativos, consulte &#34;Permitir o acesso dos usuários ou