• Nenhum resultado encontrado

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OBJETIVOS ESTRATÉGICOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 2015-2018

Qualidade no acesso à justiça

Resolução em prazo razoável

Eficiência organizacional

PROMOVER O ACESSO AO DIREITO E À JUSTIÇA PROMOVER O ACESSO AO DIREITO E À JUSTIÇA

REFORÇAR A TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

MELHORAR O TEMPO DE RESOLUÇÃO DOS PROCESSOS

RACIONALIZAR, PADRONIZAR E SIMPLIFICAR PROCEDIMENTOS E ROTINAS

PROVER O SISTEMA DE JUSTIÇA DOS MEIOS INDISPENSÁVEIS AO CUMPRIMENTO DA SUA MISSÃO

(2)

1. Promover o acesso ao Direito e à Justiça (anual/trienal)

a) Monitorizar as consequências da nova definição territorial:

 Analisar as propostas de criação, desdobramento e ajustamento, de secções especializadas/mistas ou alargamento de competência territorial, em função do movimento processual e do VRP apurado, que concorram para o aprofundamento da especialização e ajustamento à realidade geográfica da comarca – DGAJ.

 Contribuir para a construção de soluções que permitam colmatar, em curto prazo, eventuais problemas de ajustamento da nova definição territorial à realidade geográfica e processual da comarca – DGAJ.

b) Promover a operacionalidade multifacetada das secções de proximidade:

 Monitorizar a atividade das secções de proximidade e contribuir para a construção de soluções que promovam a sua utilização multifacetada – DGAJ.

(3)

2. Reforçar a transparência na administração da justiça (anual/trienal)

a) Melhorar a informação sobre a atividade de cada comarca.

 Criar e instalar as páginas web de cada comarca - IGFEJ.

3. Melhorar o tempo de resolução dos processos (anual/trienal).

a) Adequar a colocação dos funcionários judiciais ao movimento processual de cada

comarca - DGAJ.

 Definir, nos movimentos dos funcionários judiciais, critérios que permitam ajustar a sua colocação ao movimento processual de cada comarca.

b) Avaliação da pendência e duração processuais tendo em conta as diferentes espécies de

processos existentes em cada comarca - DGPJ.

(4)

4. Racionalizar, padronizar e simplificar procedimentos e rotinas (anual/ trienal)

a) Promover a racionalização de procedimentos e a partilha de boas práticas.

 Elaborar manuais de boas práticas para as secretarias e promover a sua divulgação nos

sítios informáticos das comarcas e da DGAJ – DGAJ.

b) Desenvolver automatismos do sistema CITIUS, em articulação estreita com os

utilizadores:

 Alargar o âmbito de aplicação do sistema VPN, que permite a prática de atos processuais de forma remota - IGFEJ.

 Promover o acesso dos Administradores Judiciais ao Citius - IGFEJ.

 Criar sistema de suporte à implementação da certidão judicial permanente – IGFEJ.

 Criar um repositório de decisões relevantes nos processos de insolvência que permitam a sua comunicação automática aos processos e entidades interessadas - IGFEJ.

(5)

 No âmbito do processo executivo, reformular o Citius no que respeita à aplicação do artigo 551.º do Código de Processo Civil, e criar automatismos que permitam uma maior eficácia na tramitação processual - IGFEJ.

 Implementar uma plataforma de interoperabilidade mais moderna e segura, para as comunicações entre os sistemas da justiça entre si e com entidades externas - IGFEJ.

 Criar um módulo de agendamentos e gestão das salas de audiência - IGFEJ.

 Criar um módulo de apresentação de prova em audiência de julgamento - IGFEJ.  Estender o Citius aos tribunais superiores - IGFEJ.

 Criar um sistema de suporte à implementação de uma plataforma de produção e expedição de correio na área da justiça – IGFEJ.

 Reformular o sistema Citius para dar resposta às necessidades do novo modelo de organização judiciária, com a introdução de novas funcionalidades no sistema que constituam um contributo para uma maior eficiência e celeridade na tramitação processual, e com o reforço dos mecanismos de segurança no acesso à informação - IGFEJ.

(6)

5. Consolidar o novo modelo de Gestão e Organização dos Tribunais

(anual/trienal).

a) Desenvolver uma cultura organizacional de reflexão sobre o serviço prestado e de

planeamento das ações a empreender.

b) Aperfeiçoar o sistema dos indicadores de gestão – DGPJ.

6. Prover o sistema de justiça dos meios indispensáveis ao cumprimento da sua

missão (anual/trienal).

a) Atribuir a cada comarca os meios indispensáveis à deslocação de processos e pessoas:

 Afetar 54 veículos ao serviço dos tribunais/DIAP´s, atualizando o seu parque automóvel -

(7)

 Integrar o “Programa Aproximar”, na vertente “Transporte a pedido” - “Portugal Porta-a-Porta”, com vista a facilitar a deslocação a custos controlados de cidadãos carenciados aos tribunais mais distantes, para comparência em audiências e outras diligências – IGFEJ.

b) Dotar os tribunais dos equipamentos necessários para o desempenho da sua missão:

 Efetuar o levantamento das necessidades de equipamentos nos tribunais

(impressoras/multifuncionais, equipamentos informáticos, de videoconferência, mobiliário, entre outros) – DGAJ.

 Realizar procedimentos de contratação destinados à aquisição dos equipamentos necessários ao funcionamento dos tribunais, tendo em conta o levantamento de necessidades efetuado, as prioridades estabelecidas e a disponibilidade orçamental existente – DGAJ.

c) Dotar os tribunais com as condições necessárias ao seu eficaz funcionamento:

 Definir a ratio entre salas de audiências e juiz em cada jurisdição e analisar a realidade de cada comarca – IGFEJ/DGAJ.

(8)

 Concluir as obras em curso e iniciar os procedimentos necessários à concretização das obras de adaptação e construção constantes do documento de levantamento das necessidades elaborado pelo IGFEJ e pela DGAJ, em articulação com os Conselhos Superiores - IGFEJ.

 Melhorar as condições de trabalho dos profissionais do Sistema Judiciário e das condições de utilização por parte dos cidadãos que acedem aos edifícios, nomeadamente ao nível da segurança, da climatização, da acessibilidade e da funcionalidade, redes elétricas e de comunicações e qualidade do ambiente – IGFEJ.

 Corrigir as patologias construtivas dos edifícios - IGFEJ

 Construir novos edifícios e adequar os existentes ao Programa Funcional decorrente da Reforma da Organização Judiciária, com a criação de novas valências judiciárias, mais salas de audiências, mais gabinetes e outras áreas funcionais – IGFEJ.

(9)

d) Dotar os tribunais (secretarias e órgãos de gestão) dos recursos humanos (oficiais de

justiça, trabalhadores das carreiras do regime geral ou outras) indispensáveis ao seu

funcionamento:

 Concluir o procedimento em curso de recrutamento de 600 oficiais de justiça, verificado o reforço orçamental necessário para o efeito – DGAJ.

 Iniciar procedimento de constituição de reserva de recrutamento para preenchimento de 300 postos de trabalho nos tribunais na carreira de oficial (número necessário para completar o preenchimento dos mapas de pessoal aprovados) – DGAJ.

 Iniciar procedimentos de recrutamento (concurso/mobilidade) necessários ao preenchimento dos postos de trabalho previstos nos mapas de pessoal dos tribunais/órgãos de gestão, nas carreiras do regime geral ou outras – DGAJ.

 Analisar a adequação dos mapas de pessoal à realidade/necessidade de cada comarca e promover os ajustamentos necessários aos referidos mapas – DGAJ.

(10)

e) Qualificar os recursos humanos em articulação com os órgãos de gestão de cada comarca

e com os objetivos definidos:

 Desenvolver ações de formação para magistrados e para funcionários judiciais, versando o tema do sistema informático Citius, quer sob a perspetiva das suas funcionalidades, quer sob a perspetiva da segurança do sistema – IGFEJ/DGAJ.

 Desenvolver ações de formação destinadas aos órgãos de gestão da comarca sobre o sistema de indicadores de gestão e em matéria de gestão financeira, orçamental e de recursos humanos –

Referências

Documentos relacionados

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A etapa 1, de revisão, busca o reconhecimento de elementos e estruturas já estabelecidas; a etapa 2, promove a seleção de obras de arquitetura que permitam

A produção dos materiais está dirigida especificamente para disciplinas de projeto e para disciplinas de representação gráfica, que se reestruturam na perspectiva

[r]

Fonte: Elaborado pela autora com base no documento MEC, INEP: Programas e Políticas Federais que utilizam os dados do Censo Escolar Orientações de preenchimento. Não apenas como

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Além disso, a abordagem ficou restrita à conversão das demonstrações contábeis da FIAT Automóveis S.A., particularmente do Balanço Patrimonial e da Demonstração do

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.