• Nenhum resultado encontrado

Cadastro de Cargos, Departamentos e Funcionários

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cadastro de Cargos, Departamentos e Funcionários"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Cadastro de Cargos, Departamentos e

Funcionários

Nessa etapa construiremos dentro do projeto RecursosHumanos três formulários que permitirão cadastrar cargos, departamentos e funcionários no banco de dados. Esses formulários serão chamados através do menu principal da aplicação posteriormente.

Formulário de cadastro de cargos

As principais atividades desse formulário é permitir a inserir, alterar e remover cargos.

1. No painel de projetos selecione o projeto RecursosHumanos.

2. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha Novo  Formulário JFrame. A janela correspondente será exibida.

3. Na janela Novo Formulário JFrame altere as propriedades conforme apresentado na tabela abaixo:

Propriedade Valor

Nome da classe frmCargo Pacote Cadastros

4. Clique no botão Finalizar. O novo formulário será exibido como Projeto.

Altere a propriedade title do painel de propriedades para Cadastro de Compras, conforme a figura abaixo.

Nesse mesmo painel clique na guia Código e verifique as opções marcadas, conforme a figura abaixo para apresentar o formulário sempre centralizado no monitor.

(2)

Inserir componentes no formulário

Esse formulário será composto por um jLabel, um jTextField e quatro jButton. Todos esses componentes estão no painel Paleta dentro da guia Controles Swing, conforme mostra a figura abaixo.

Siga os passos para colocar os componentes no formulário.

1. Selecione o controle jLabel (rótulo). Arraste até o formulário soltando-o de forma que fique alinhado à borda esquerda.

2. Altere o texto de exibição para Cargo.

3. Selecione o controle jTextField (campo de texto). Arraste-o ao formulário soltando-o de fsoltando-orma que fique alinhadsoltando-o asoltando-o rótulsoltando-o.

4. Um campo jTextField vem com um texto automático. Apague a propriedade text para não exibir nenhum texto como padrão.

5. Redimensione o campo texto de forma que ocupe toda a dimensão do formulário até a borda direita.

6. Clique com o botão direito do mouse sobre o campo texto e, no menu flutuante, escolha Alterar o nome da variável. Na caixa de diálogo que surgir escreva txtCargo.

7. Insira o primeiro dos quatro jButton (botão) ao formulário. Observe a figura abaixo para manter o alinhamento. Para continuar inserindo botões na sequência você pode utilizar a tecla Shift, se preferir, ou ir buscar novamente na paleta.

Se utilizar a tecla Shift, ao colocar o primeiro botão, ao inseri-lo no formulário (para inserir no formulário você deve alinhá-lo e depois clicar) pressione a tecla Shift. Você perceberá que aparecerá um segundo botão imediatamente acima daquele que

(3)

você inseriu com o texto jButton2. Você deve proceder da mesma forma para inserir os outros botões. Quando for inserir o último botão – o quarto – você não precisa pressionar a tecla Shift, pois você não precisará criar outro botão.

8. Altere a propriedade text dos botões conforme a tabela abaixo. jButton1 Inserir

jButton2 Alterar jButton3 Excluir jButton4 Sair

9. Altere os nomes das variáveis de cada botão como segue. jButton1 btnInserir jButton2 btnAlterar jButton3 btnExcluir jButton4 btnSair

10. Selecione os 4 botões. Clique no primeiro e segure a tecla Ctrl, clique nos próximos com a tecla Ctrl pressionada.

11. Quando o último botão estiver selecionado solte a tecla Ctrl. Clique com o botão direito do mouse sobre o botão e escolha no menu flutuante Mesmo tamanho  Mesma largura.

12. Altere o tamanho co campo texto para que fique alinhado com a largura do último botão. Faça o redimensionamento usando o mouse.

(4)

13. Redimensione o formulário usando o mouse e as guias de alinhamento para que fique o mais próximo possível da figura abaixo.

Funcionalidade do botão sair

Por enquanto o único botão a ter alguma funcionalidade será o botão sair. Siga os passos abaixo para associar um evento ao botão.

1. Selecione o botão com um clique.

2. Clique com o botão direito. Um menu flutuante será exibido. Escolha Eventos  Action  actionPerformed.

3. Você sairá do modo Projeto e entrará no modo Código-fonte. Insira o seguinte código.

O método dispose() fecha uma janela e libera recursos do sistema, ou seja memória. O programador também pode usar o método setVisible(false).

Formulário de cadastro de departamentos

Esse formulário permitirá ao usuário inserir, excluir e alterar registros de departamentos.

1. No painel de projetos clique sobre o pacote (package) Cadastros com o botão direito do mouse e escolha Novo  Formulário JFrame. O novo formulário será salvo

(5)

2. Ao abrir a caixa de diálogo Novo Formulário JFrame altere a propriedade nome da classe para frmDepartamento. Você verificará que não é necessário informar o pacote, essa propriedade já está preenchida com Cadastros.

3. Clique no botão Finalizar para criar o novo formulário.

Abra o painel de propriedades que está à direita na área de trabalho do NetBeans. Altere a propriedade title do formulário para Cadastro de Departamentos.

Na guia códigos do painel de propriedades certifique-se que o formulário irá aparecer no centro do monitor.

Inserir componentes no formulário

Esse formulário será composto por dois jLabel e dois jTextField, além de quatro jButton. Os componentes estão na guia Paleta nos Controles Swing. Clique nos componentes, arraste-os até o formulário e clique novamente dentro do formulário para posicioná-los. Utilize as guias de alinhamento para posicionar os componentes adequadamente conforme mostra a figura abaixo. Logo após posicionar os componentes no formulário altere as propriedades indicadas na tabela abaixo da figura.

(6)

Selecione todos os botões e deixe-os com a mesma largura.

Selecione as duas caixas de texto e alinhe-as à esquerda. Altere os tamanhos conforme mostra a figura abaixo.

Funcionalidade do botão sair

Ao clicar no botão sair o formulário deve se fechar e liberar espaço em memória. Portanto, para inserir o código ao evento siga os passos abaixo.

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o botão Sair. Surgirá um menu flutuante, aponta para Eventos  Action  actionPerformed.

2. Ao clicar na opção actionPerformed a janela de código-fonte será exibida. Você deve inserir o código abaixo para que o evento seja executado.

jLabel1 Texto Sigla jLabel2 Texto Departamento jTextField1 Texto

Nome da variável txtSigla jTextField2

Texto

Nome da variável txtDepartamento jButton1

Texto Inserir Mnemônico I

Nome da variável btnInserir jButton2

Texto Alterar Mnemônico A

Nome da variável btnAlterar jButton3

Texto Excluir Mnemônico X

Nome da variável btnExcluir jButton4

Texto Sair Mnemônico R Nome da variável btnSair

(7)

Formulário de cadastro de funcionários

Siga os passos abaixo para criar o formulário de funcionários, que permitirá ao usuário inserir, alterar ou excluir registros de funcionários no banco de dados.

1. No painel de Projetos, à esquerda da área de trabalho, clique com o botão direito sobre o pacote Cadastros do projeto RecursosHumanos. No menu flutuante aponte para Novo  Formulário JFrame.

2. A janela Novo Formulário JFrame será exibida. Altere apenas o nome da classe para frmFuncionario. O pacote já deverá estar apontando para Cadastros, que é local no projeto onde deverá ser salvo.

3. Clique no botão Finalizar.

O formulário será exibido na área de trabalho do NetBeans, altere a propriedade title para Cadastro de Funcionários. Certifique-se também que o formulário será mostrado no centro do monitor.

Inserir componentes no formulário

Esse formulários será composto por três jLabel, dois jTextField, um jComboBox (caixa de combinação) e quatro botões quer permitirão incluir, alterar, excluir e sair do

(8)

formulários. Todos esses componentes estão no grupo Controles Swing no painel Paleta do lado direito da área de trabalho do NetBeans.

Clique nos componentes, selecionando-os e leve-os até o formulário, coloque-os dispostos como mostra a figura abaixo. Não se esqueça de utilizar as linhas guias para alinhar os componentes, redimensionar o formulários e seus componentes para uma melhor apresentação.

Agora siga as informações na tabela abaixo e altere as propriedades de cada componente no painel Propriedades à direita da área de trabalho.

Procure alinhar e redimensionar os controles conforme mostra a figura abaixo. Selecione os quatro botões e deixe-os com a mesma largura, pois como os textos são de tamanhos diferentes o botão muda para acomodar o texto.

jLabel1

Texto Nome

jLabel2

Texto Data de admissão jLabel3

Texto Departamento jTextField1

Texto

Nome da variável txtNome jTextField2

Texto

Nome da variável txtAdmissao jComboBox1

Nome da variável cmbDepartamento jButton1

Texto Novo

Mnemônico N

Nome da variável btnNovo jButton2

Texto Alterar Mnemônico A

Nome da variável btnAlterar jButton3

Texto Excluir Mnemônico X

Nome da variável btnExcluir jButton4

Texto Sair Mnemônico R Nome da variável btnSair

(9)

Funcionalidade do botão sair

Assim como para os outros formulários, é necessário que ao fechar o formulário os recursos de memória sejam liberados.

Clique com o botão direito do mouse sobre o botão Sair e, no menu flutuante, escolha Eventos  Action  actionPerformed.

O código-fonte será exibido. Edite o código abaixo.

A parte cinza do código é colocada automaticamente pela própria IDE, não sendo possível editá-la.

Como chamar os formulários através do menu

Esses três formulários serão chamados a partir do menu, na aplicação principal. Abaixo estão os passos necessários para chamá-los.

1. Abra o painel Projetos à esquerda da área de trabalho. No projeto RecursosHumanos, clique no sinal + do pacote Menu e clique duas vezes sobre a classe frmMenu.java.

2. O projeto será exibido, o formulário que contém o menu principal. Ao lado do botão Projeto, tem o botão Código-fonte. Clique sobre ele. A área de trabalho exibirá o código fonte.

Na parte superior do código, entre o package e o public class, importe as classes que estão dentro do pacote Cadastros, conforme mostra a figura abaixo.

3. Clique novamente no botão Projeto, conforme mostra a figura acima. O código-fonte será substituído pelo formulário com o menu Principal. No menu da aplicação clique em Cadastro  Departamento, para selecioná-lo. Clique com o botão direito do mouse sobre Departamento, aparecerá um menu flutuante. Cliquem em Eventos  Action  actionPerformed.

4. O código-fonte será exibido. Escreva o código, conforme mostra a figura abaixo. frmDepartamento é uma das três classes do pacote Cadastro, que foi definida no passo 2. O comando abaixo cria uma nova instância dessa classe e o evento setVisible(true) torna o formulário de cadastro de departamentos visível.

(10)

5. Clique no botão Projeto para retornar a visualização do aplicativo. Clique no menu Cadastro e selecione Cargo. Clique com o botão direito do mouse sobre Cargo, no menu flutuante escolha Eventos  Action  actionPerformed.

6. Escreva o código para criar um novo formulário e torná-lo visível para a aplicação, conforme mostra a figura abaixo.

7. Volte para o Projeto. Clique no menu Cadastro  Funcionário  Funcionário. Clique com o botão direito do mouse e escolha Eventos  Action  actionPerformed.

8. Na janela de código escreva o código abaixo para tornar o cadastro de funcionários visível para a aplicação.

Execute o formulário principal para verificar a funcionalidade dos códigos implementados até agora.

Referências

Documentos relacionados

Ela é considerada a mãe da maioria dos Orixás e, por causa disso, está sempre procurando dar auda que eles necessitam. Algumas lendas contam que 9emaná teria gerado

Média Geral Média Língua Portuguesa Média Matemática Média História Média Geografia Média Ciências Nota Redação Dt.

Institui o Gabinete de Crise, no âmbito do Ministério de Minas e Energia, para articular, coordenar, monitorar, orientar e supervisionar as providências e medidas a

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• É necessário realizar o pagamento do ITR pelo seu fato gerador: deter propriedade, domínio útil ou posse de imóvel rural.. • O não pagamento do imposto gera cobrança do

Nesse sentido, Kant ainda observa que só pode levar ensino pelo método erotemático se for pelo diálogo socrático no qual o professor e aluno devem mutualmente interrogar e