• Nenhum resultado encontrado

MÓDULO 01 DIREITO TRIBUTÁRIO IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA DOS ESTADOS EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 04

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MÓDULO 01 DIREITO TRIBUTÁRIO IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA DOS ESTADOS EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 04"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Sobre o imposto de transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos, de competência dos Estados e do Distrito Federal, assinale a opção incorreta.

a) Sua incidência é legítima no caso de inventário por morte presumida. b) Não incide sobre os honorários do advogado contratado pelo inventariante, com a homologação do juiz.

c) Sua existência não obsta que se utilize o valor do monte-mor como base de cálculo da taxa judiciária.

d) Não é exigível antes da homologação do cálculo do valor do bem transmitido.

e) É calculado sobre o valor dos bens na data da avaliação.

Questão 02 –

ESAF/AFRFB/2012

Assinale, entre as hipóteses abaixo, a única que constitui hipótese de incidência do ICMS – imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

a) Fornecimento de alimentação e bebidas em restaurante ou estabelecimento similar, sem a previsão na respectiva lei estadual.

b) Saída física de máquinas, utensílios e implementos a título de comodato. c) Comercialização de exemplares de obras cinematográficas, gravados em fitas de videocassete.

d) Alienação de salvados de sinistro pelas seguradoras.

e) Operações de industrialização por encomenda de embalagens, destinadas à utilização direta em processo subsequente de industrialização.

(2)

Questão 03 –

ESAF/AFRFB/2014

A desoneração do ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – das exportações, cuja finalidade é o incentivo a estas, desonerando as mercadorias nacionais do seu ônus econômico, de modo a permitir que as empresas brasileiras exportem produtos, e não tributos – imuniza as operações de exportação e assegura a manutenção e o aproveitamento do montante do imposto (ICMS) cobrado nas operações e prestações anteriores.

Consoante entendimento do STF sobre tal dispositivo, podemos afirmar exceto, que:

a) o aproveitamento dos créditos de ICMS, por ocasião da saída imune para o exterior, gera receita tributável por parte da Cofins e da Contribuição para o PIS.

b) adquirida a mercadoria, a empresa exportadora pode creditar-se do ICMS anteriormente pago, mas somente poderá transferir a terceiros o saldo credor acumulado após a saída da mercadoria com destino ao exterior.

c) sob o específico prisma constitucional, receita bruta pode ser definida como o ingresso financeiro que se integra no patrimônio na condição de elemento novo e positivo, sem reservas ou condições.

d) o aproveitamento de créditos de ICMS, por ocasião da saída imune para o exterior, constitui mera recuperação do ônus econômico advindo do ICMS, assegurada expressamente pela Constituição Federal.

e) o conceito de receita, acolhido pela Constituição Federal, não se confunde com o conceito contábil.

(3)

O ICMS

a) terá as alíquotas mínimas estabelecidas pelo Senado Federal, nas operações interestaduais, mediante resolução de iniciativa de um terço e aprovada pela maioria absoluta de seus membros, devendo o CONFAZ, por meio de convênio, fixá-las.

b) não poderá, nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços, ter alíquotas internas inferiores às previstas para as operações interestaduais, salvo deliberação em contrário dos Estados e do Distrito Federal.

c) incidirá sobre operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica.

d) compreenderá, em sua base de cálculo, o montante do imposto sobre produtos industrializados, quando a operação, realizada entre contribuintes e relativa a produto destinado à industrialização ou à comercialização, configure fato gerador dos dois impostos.

e) incidirá sobre a entrada de bem ou mercadoria importados do exterior por pessoa física ou jurídica, desde que seja contribuinte habitual do imposto, qualquer que seja a sua finalidade, assim como sobre o serviço prestado no exterior, cabendo o imposto ao Estado onde estiver situado o domicílio ou o estabelecimento do destinatário da mercadoria, bem ou serviço.

Questão 05 – FCC/AL-PB-Procurador/2013

Com relação ao ICMS, é correto afirmar que

a) deverá ser seletivo, em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços.

b) é facultado ao Senado Federal estabelecer alíquotas mínimas nas operações internas mediante resolução.

c) incidirá nas prestações de serviço de comunicação nas modalidades de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção gratuita ou onerosa. d) os Estados e o Distrito Federal não poderão cobrar tributo na entrada de mercadorias ou bens importados do exterior, sendo exclusividade da União tributar as operações de comércio externo.

e) lei complementar não deve tratar da base de cálculo do imposto, sendo esta uma atribuição exclusiva da lei de cada Unidade da Federação.

(4)

Questão 06 –

FCC/AL-PB-Procurador/2013

O princípio da não cumulatividade referente ao ICMS pretende a a) cumulatividade do tributo, prescrevendo a compensação do que for cobrado em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante devido nas anteriores pelo mesmo ou outro Município.

b) não cumulatividade do tributo, prescrevendo a compensação do que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante efetivamente pago nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal.

c) não cumulatividade do tributo, prescrevendo a compensação do que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante efetivamente pago nas anteriores pelo mesmo ou outro Município.

d) não cumulatividade do tributo, prescrevendo a compensação do que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal.

e) não cumulatividade do tributo, prescrevendo a compensação do que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores exclusivamente pelo mesmo Estado ou Distrito Federal.

Questão 07 –

CESPE/PROMOTOR-MP-RN/2009

Acerca do ICMS, segundo a CF e o CTN, assinale a opção correta. a) O tributo é de competência estadual e municipal.

b) O tributo pode ser cobrado considerando a essencialidade das mercadorias objeto da operação comercial.

c) O tributo é classificado como direto, pois é pago pelo consumidor final. d) Benefício fiscal poderá ser concedido em relação à sua cobrança, por meio de lei ordinária estadual, independentemente de acordo no Conselho Nacional de Política Fazendária.

e) A alíquota interna do ICMS, via de regra, será inferior às alíquotas interestaduais.

(5)

Questão 08 –

FCC/PGE-RN-Procurador do Estado/2014

Em relação ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, de quaisquer bens ou direitos:

a) terá suas alíquotas máximas reguladas por Convênio entre os Estados e o Distrito Federal.

b) na doação de bens imóveis, compete ao Estado onde tiver domicílio o doador.

c) terá suas alíquotas mínimas fixadas por Resolução do Congresso Nacional. d) na doação de bens móveis, a competência para a sua instituição deverá ser regulada por lei complementar no caso em que o donatário tenha domicílio no exterior.

e) incidirá sobre doações realizadas por pessoas jurídicas.

Questão 09 – CESPE/TJ-DF/Titular de Serviços de Notas e de

Registros/2014

A respeito do imposto sobre transmissão causa mortis e da doação, assinale a opção correta.

a) Caso o doador tenha domicílio ou residência no exterior, a instituição do imposto será regulada por decreto legislativo.

b) As alíquotas mínimas referentes aos impostos em questão serão fixadas pelo Congresso Nacional.

c) A instituição desse imposto implica crédito para compensação com o montante devido nas operações ou prestações seguintes.

d) Em função da essencialidade dos bens, o imposto deverá ser seletivo. e) No que diz respeito a títulos e créditos, o referido imposto compete ao estado onde se processar o inventário ou arrolamento, ou tiver domicílio o doador, ou ao DF.

(6)

Questão 10 –

FCC/ICMS-SP/2009

Segundo o princípio da não-cumulatividade do ICMS, é correto

afirmar:

a) A isenção, salvo determinação em contrário da legislação, implicará

crédito para compensação com o montante devido nas operações ou

prestações seguintes.

b) A não-incidência, salvo determinação em contrário da legislação,

não acarretará a anulação do crédito relativo às operações anteriores.

c) Compensa-se o que for devido em cada operação relativa à

circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante

cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito

Federal.

d) Compensa-se o que for devido em cada operação relativa à

circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante

pago nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito

Federal.

e) Compensa-se o que for restituído em cada operação relativa à

circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante

pago nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito

Federal.

Questão 11 – ESAF/PGE-DF/2004

Marque C para Certo ou E para Errado.

(7)

Marque C para Certo ou E para Errado.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, de competência dos Estados e do Distrito Federal, possui como fato gerador a propriedade de veículos automotores. Sobre ele, podemos afirmar que no caso de um sinistro, havendo a perda total do veículo, não se pode falar em propriedade que permita a exação, não sendo, portando, devido o IPVA.

Questão 13 – ESAF/ACE-MDIC/2012 - Adaptada

Marque C para Certo ou E para Errado.

Na entrada de bem ou mercadoria importados do exterior por pessoa física ou jurídica, pode-se afirmar que há operação relativa à circulação de mercadoria sujeita à incidência do ICMS em operação de arrendamento mercantil contratado pela indústria aeronáutica de grande porte para viabilizar o uso, pelas companhias de navegação aérea, de aeronaves por ela construídas.

Questão 14 –

ESAF/ATRFB/2012

Marque C para Certo ou E para Errado.

No ICMS incidente sobre o ponto telefônico, decidiu o Superior Tribunal de Justiça que o sujeito ativo da obrigação tributária é a concessionária, titular da competência para exigir o seu cumprimento.

(8)

Questão 15 –

ESAF/APOFP-SP/ 2009

Marque C para Certo ou E para Errado.

Não exige prévia celebração de convênio entre os Estados membros e o Distrito Federal a instituição, por Lei Complementar Estadual, de Programa de Incentivo destinado a fomentar a implantação, ampliação e modernização de empreendimentos industriais e agroindustriais no Estado mediante concessão de crédito presumido e redução da base de cálculo do ICMS.

Questão 16 – ESAF/APOFP-SP/ 2009

Marque C para Certo ou E para Errado.

Incide IPVA sobre embarcações e aeronaves, por abranger todo e qualquer veículo que tenha propulsão própria e sirva ao transporte de pessoas e coisas.

Questão 17 –

ESAF/PGDF/2007

Marque C para Certo ou E para Errado.

O imposto sobre propriedade de veículos automotores terá alíquotas mínimas fixadas pelo Senado Federal.

(9)

Questão 18 –

ESAF/PGDF/2007

Marque C para Certo ou E para Errado.

O imposto sobre propriedade de veículos automotores não poderá ter alíquotas diferenciadas em função do tipo e utilização do bem.

Questão 19 –

ESAF/AFTE-RN/2005

Marque C para Certo ou E para Errado.

Não se admite a fixação de alíquotas diferenciadas do IPVA em função do tipo e utilização de veículo automotor.

Questão 20 –

ESAF/AFTE-RN/2005

Marque C para Certo ou E para Errado.

O imposto sobre propriedade de veículos automotores [IPVA], de competência dos Estados e do Distrito Federal, terá alíquotas mínimas fixadas pelo Senado Federal.

(10)

GABARITO

1 C 2 C 3 A 4 B 5 B 6 D 7 B 8 E 9 E 10 C 11 E 12 C 13 E 14 E 15 E 16 E 17 C 18 E 19 E 20 C

Referências

Documentos relacionados

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

Ismael PACHECO SERRANO, Alternate Representative & Air Navigation

Os resultados para este voluntário caracterizam, tanto por fenotipagem quanto por genotipagem, a um metabolizador lento (PM), sendo que pelo método Tetra Primer

• D35 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.. • Calcular medidas de ten- dência central ou de

Oliver Stone e o protagonista do seu último filme, e talvez hoje o migrante mais polémico do mundo, Snowden, também; todos os acontecimentos que prepararão a Capital Europeia

1 Taxa de Oferta de Serviços Oriundos de Grupos de Trabalho (GTs) de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) 2 Número de Iniciativas Estruturantes de Desenvolvimento Tecnológico. 3

We set upper limits on the production cross section of a new resonance decaying to the W W final state or the Z Z final state by combining the four event categories of the ` ν

Folhas dos ramos 5-16 por ramo; bainha 1,5-4 cm × 1,5-4 mm, glabra a pubescente, por vezes hirsuta ou tomentosa próximo à margem sobreposta, margem sobreposta ciliada; aurículas