• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA DO DIREITO CURSO DE DIREITO ROBERTO FREIRE CURSO DE DIREITO FLORIANO PEIXOTO II JORNADA ESTUDOS PROPEDÊUTICOS REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA DO DIREITO CURSO DE DIREITO ROBERTO FREIRE CURSO DE DIREITO FLORIANO PEIXOTO II JORNADA ESTUDOS PROPEDÊUTICOS REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESCOLA DO DIREITO

CURSO DE DIREITO – ROBERTO FREIRE CURSO DE DIREITO – FLORIANO PEIXOTO

II JORNADA ESTUDOS PROPEDÊUTICOS REGULAMENTO GERAL

A Escola do Direito da Universidade Potiguar, com base nos preceitos metodológicos, em consonância com o fomento do ensino multidisciplinar, torna público a II Jornada Estudos Propedêuticos, mediante as disposições contidas neste regulamento.

DISPOSIÇÕES: 1- Objeto

Possibilitar a integração e discursão das disciplinas propedêuticas, que servem de base para a construção do conhecimento durante todo o curso, através de atividades de pesquisa e extensão, mais especificamente comunicações de pesquisas, bem como participações artísticas, possibilitando aos alunos iniciantes o pensamento crítico e reflexivo, interagindo com as matérias.

2- Objetivos

A II Jornada tem por finalidade fomentar a participação de discentes e docentes do Curso de Direito das Unidades Roberto Freire, Floriano Peixoto, proporcionando a estes uma maior interdisciplinaridade entre as disciplinas base para formação do jurista.

Demonstrar e discutir as relações existentes entre as disciplinas bases e o Direito, a partir das discussões e análises feitas por professores e alunos de direito sobre as disciplinas dos Eixos Temáticos Propedêuticos I e II.

Fomentar a produção intelectual dos alunos através de atividade direcionada para este fim, consoante o anexo I deste edital.

Período, local e horário das atividades. Período: 04 e 05 de dezembro de 2013. Local: Unidade Roberto Freire

(2)

As atividades são destinas aos alunos de 1ª e 2ª série, sendo permitido aos alunos de 3º período a participação nos seguintes itens: Comunicação de trabalhos modalidade Poster e Festival de Música.

A Atividade será realizada em um dois dias com a seguinte programação.

a) Conferência de Abertura – 04/12 (19:00 horas)

b) 06 (seis) Oficinas - 05/12 ( Manhã e Tarde) 8:00 às 10:00 e 14:00 às 16:00 horas c) Palestras 05/12 ( manhã e tarde)

d) Apresentação de Poster (manhã 10:00 às 11:30, Tarde 16:00 às 17:30 horas e 18:00 às 19:30) ANEXO I

e) Noite cultural 05/12 – (19:00 às 22:00 horas) ANEXO II

Detalhamento da Programação: Programação Específica:

CONFERÊNCIA DE ABERTURA: IMPACTOS SOCIO ECONÔMICOS E AMBIENTAIS: PERSPECTIVA DA COPA DE 2014 NO RN

a) Oficinas: serão realizadas 3 oficinas em cada turnos matutino e vespertino.

a.1) Oficina- SIMULAÇÃO DA CORTE CONSTITUCIONAL - Professores Grazielly, Paulo, Aurino, Leonardo (manhã)

a.2) Oficina – DIREITO E ARTE - Professores Ana Rocha (manhã)

a.3) Oficina – DIREITO E PSICOLOGIA - Professores Maria do Socorro e Doriélio. (manhã) a.4) Oficina – MOSTRA DE VÍDEO – Professores Taciana (tarde)

a.5) Oficina – ESTUDOS DE CASOS JURÍDICOS- Prof. Raimundo, Luiz Gonzaga, Ana Rocha, Doriélio) ( tarde)

a.6) Oficina – LEI-TURA EM PAUTA ( tarde ) B) Palestras –

b.1) Novas Relações de Direito de Família - Profa. Adriana Lambert ( manhã) b.2) Direito e Sexologia - Profa. Danielle Freire ( tarde)

b.3) Aspectos Críticos do Mensalão – Leonardo Medeiros ( manhã)

b.4) A constituição como representação social de um povo: Das classícos e a Teoria das Responsabilidade. ( manhã)

(3)

1. A Comunicação de trabalhos poderá ser: uma investigação já concluída, investigação em curso, e investigação a ser iniciada.

2. A Comunicação de trabalhos deve estar sob a orientação de um professor, cabendo a esse a correção e adequação as exigências do evento científico.

3. É discricionário do Professor Orientador atribuir nota a comunicação do trabalho.

4. Os trabalhos poderão ser desenvolvidos individuais ou em dupla, ressalvando-se a orientação de um professor.

5. Os trabalhos serão apresentados nos horários especificados, devendo passar pela Comissão de Avaliação para emissão de Certificados de Apresentação.

6. Os trabalhos serão apresentado nos horários nos respectivos turnos dos alunos.

4. Das condições de participação. É necessária a inscrição dos alunos no site da UNP.

Para realização das Oficinas e Palestras faz-se necessário a inscrição junto a Coordenação do Curso de Direito Roberto Freire e Floriano Peixoto a partir de 18/11/2013.

DAS REGRAS DA COMUNIÇÃO DA PESQUISA:

1 – Quanto à comunicação de pesquisa os alunos deverão apresentar para o professor responsável uma comunicação de pesquisa através do seguinte roteiro

ROTEIRO DO PROJETO DE PESQUISA

OBSERVAÇÃO: Plágio de Trabalhos (No CPB, em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, o crime de violação de direito autoral – artigo 184 – que traz o seguinte teor: Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seus parágrafos 1º e 2º, consignam, respectivamente: §1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, [...]. Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, [...]. § 2º Na mesma pena do parágrafo anterior incorre quem vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, empresta, troca ou tem em depósito, com intuito de lucro, original ou cópia de obra intelectual, [...], produzidos ou reproduzidos com violação de direito autoral). (BRASIL, 2011).

ELEMENTOS PRÉ TEXTUAIS CAPA

FOLHA DE ROSTO

SUMÁRIO ( Introdução, problemática, objetivo, metodologia, considerações finais) ELEMENTOS TEXTUAIS

1 INTRODUÇÃO - A introdução de um trabalho acadêmico é como um cartão de apresentação, que precisa ser claro, objetivo, limpo, direcionado à temática escolhida.

2 PROBLEMATIZAÇÃO – apresentar as questões problemas de forma clara e objetiva, apresentando referencial teórico sobre o tema.

(4)

3 OBJETIVOS - Nesta etapa você pensará a respeito de sua intenção ao propor a pesquisa. 3.1 objetivo geral

3.2 objetivos específicos

4 METODOLOGIA - A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS – Apresentar a fase em que se encontra a pesquisa, apresentando as considerações parciais do trabalho, o que já conseguir concluir, ou a conclusão para os trabalhos já investigados

ELEMENTOS PÓS TEXTUAIS REFERÊNCIAS (de acordo com ABNT) VER ANEXO I

7. Das Considerações finais

O presente evento terá Carga horária de 6 horas complementares em cada turno, ressalvando-se que durante o festival cultural não haverá carga horária complementar.

Natal, 11 de novembro de 2013.

Grazielly dos Anjos Fontes

(5)

ANEXO I Das normas gerais para elaboração da comunicação da pesquisa: O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word. O texto deve ser formatado nas seguintes especificações: -margens esquerda e superior, 3 cm; direita e inferior, 2 cm; - os parágrafos devem ser justificados;

-recuo da primeira linha em 2 cm da margem esquerda;

-espaçamento um e meio (1,5 linha) entre linhas, exceto nas notas de fim;

•-a fonte a ser utilizada é a Arial, tamanho 12, exceto nas notas de fim (Arial, 10).

ANEXO II

FESTIVAL CULTURAL

-I – DO PÚBLICO ALVO

Destina-se a alunos 1ª, 2ª e 3ª série do curso de direito, professores do Curso de Direito Roberto Freire e Floriano Peixoto, unidade Natal.

Considerar-se-ão alunos, para efeito deste regulamento, apenas aqueles que estejam devidamente matriculados em 2013.2, bem como considerar-se-ão professores aqueles que estiverem em situação ativa quando da realização da inscrição e apresentação no festival.

As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente, na Escola do Direito Unidade Roberto Freire, localizada no segundo andar do Campus da Roberto Freire, local no qual deverá ser obtido o respectivo formulário. Os interessados deverão preencher o formulário, entregando-o, impresso junto com os documentos elencados abaixo:

1. Documentos Necessários:

1.1 Comprovante de inscrição no Congresso Científico da UnP; 1.2 Formulário de inscrição devidamente preenchido;

1.3 Cópia da Cédula de Identificação - RG;

(6)

1.5 Mapa de palco dos equipamentos.

1.6. 02 (duas) cópias da música em MP3, vídeo, CD ou DVD com a música a ser apresentada, devidamente identificada com o nome do artista.

2. . O material sonoro que estiver inaudível e/ou identificado de forma confusa será automaticamente desclassificado.

3. Apenas será permitida a apresentação de duas música, tendo como única categoria a solo. 4. Os vencedores poderão realizar mais duas apresentações cada.

DAS CATEGORIAS

Poderão ser inscritos no Festival os mais variados gêneros da música nacional e internacional, em todas as suas vertentes, instrumental e vocal (solo).

As músicas indicadas para apresentação poderão ser de autoria própria ou de terceiros, desde que resguardados todos os direitos autorais.

Serão escolhidos 1 (uma) premiação.

O corpo de jurados será formado por 3 jurados (professores de outros cursos com experiência na área).

II – DA INSCRIÇÃO

As inscrições no Festival ocorrerão no período de 25 de novembro de 2013 e serão condicionadas à comprovação da respectiva inscrição no Congresso Científico da UnP, na Coordenação do Curso Roberto Freire e Floriano Peixoto.

As inscrições deverão ser realizadas na coordenação do Curso de Direito

III - DA APRESENTAÇÃO

A ordem das apresentações musicais será definida pela ordem alfabética dos inscritos: Categoria Solo: Dia 05 de dezembro de 2013.

Com início previsto para as 19hs e término às 21hs.

Após as apresentações e premiações, haverá um show de encerramento, ficando os vencedores obrigados a apresentar-se.

O presente festival terá uma premiação para os três primeiros lugares. Premiação a ser divulgada em breve.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

(7)

1. O Festival garante a gratuidade para o acesso do público às apresentações;

2. Todas as despesas com deslocamento (inclusive para a gravação do CD/DVD), transporte, hospedagem, alimentação, encargos legais e impostos, taxas, contribuições ou outros recolhimentos obrigatórios (ECAD, dentre outros), deverão ser arcadas pelo(s) próprio(s) participante(s) inscrito(s); 3. Não serão analisadas as inscrições que deixarem de cumprir com as exigências dos itens anteriores; 4. Caso haja equipamentos e/ou instrumentos específicos a serem utilizados pelo

participante inscrito que não constem na seção V deste Edital, estes deverão ser

providenciados pelo mesmo com a devida antecedência, sob pena de ter prejudicada sua apresentação e eventual desclassificação do Festival;

5. O material requisitado para inscrição não será devolvido;

6. As decisões das comissões técnicas de seleção e avaliação são soberanas, não cabendo recursos em nenhuma das hipóteses;

Referências

Documentos relacionados

Os principais materiais utilizados para esses objetivos são os polímeros biodegradáveis, como o PLA (poli ácido lático) e o PLGA (poli ácido glicólico lático) para

Ao semear essa versão, ofusca outras possibilidades de entendimento, mais críticas, que compreendem o fenômeno das Alas como uma saída “fácil” ou “superficial”

Segundo Khalsa 2006 as lacunas podem ser classificadas em: Lacuna Aberta: Condição ou desequilíbrio que está ativo ou progressivo, ou seja, representa um estágio agudo; Lacuna

Correlacionando os resultados do processo de envelhecimento acelerado com o processo de biodegradação da blenda em solo, concluiu-se que a exposição ao intemperismo

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

Dada a atualidade da temática, o envelhecimento, e a importância que a família tem na promoção de um envelhecimento ativo, pretendo como o desenvolvimento deste estudo aprofundar

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para