• Nenhum resultado encontrado

SAÍDAS Incluem idas à piscina, à praia e visitas/passeios e envolvem a participação da totalidade do grupo de participantes e da equipa de Monitores.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SAÍDAS Incluem idas à piscina, à praia e visitas/passeios e envolvem a participação da totalidade do grupo de participantes e da equipa de Monitores."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO INTERNO DOS ACAMPAMENTOS DA ASSOCIAÇÃO “OS PIONEIROS DE PORTUGAL”

NOTA PRÉVIA

O Regulamento Interno dos Acampamentos de Verão dos Pioneiros de Portugal define as regras a observar por todas as pessoas que integram as actividades, para que estejam cientes do modo como podem e devem orientar as suas atitudes nos espaços e momentos partilhados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO ACAMPAMENTO

• Elevar a consciência e a atenção das crianças e jovens para o(s) tema(s) a que cada Acampamento está sujeito;

• Promover iniciativas diversificadas, de âmbito cultural, artístico, desportivo;

• Desenvolver as capacidades pessoais e sociais das crianças e dos jovens, e estimular a sua participação democrática;

• Conhecer o meio natural, social e cultural onde decorrem os Acampamentos; • Adquirir hábitos mais correctos de saúde, higiene e alimentação;

• Garantir a segurança do grupo durante todo o Acampamentos;

• Conseguir um bom ambiente de trabalho e coesão da equipa pedagógica;

• Aplicar conhecimentos adquiridos pelas crianças e jovens no seu meio envolvente (família, escola, comunidade);

• Participar activa e responsavelmente na vida do Acampamento. ACTIVIDADES

Todas as actividades são sempre executadas em conjunto por todos os participantes, divididos por destacamentos, obedecendo a critérios de idade, sexo e origem. Cada destacamento terá um ou mais Monitores, dependendo das necessidades de cada um.

OFICINAS

As oficinas têm como objectivo geral o desenvolvimento das capacidades plásticas, musicais, dramáticas, entre outras, dos participantes. Visam a criação de trabalhos comuns ao destacamento, que intensifiquem a sua identidade de grupo. Cada destacamento deve usar o material geral que lhe foi destinado, podendo solicitar à equipa de programa material suplementar que seja necessário, no quadro da disponibilidade existente.

ACTIVIDADES DE GRUPO

Entendem-se como actividades de grupo todas aquelas que envolvem todos os participantes, como teatros, questionários, concertos, festas, etc., ou jogos de pista, de orientação, nocturnos, desportivos, etc.

Para estas actividades exige-se particular atenção aos Monitores do Programa, para garantirem a sua preparação de forma a iniciarem e a terminarem à hora devida.

SAÍDAS

Incluem idas à piscina, à praia e visitas/passeios e envolvem a participação da totalidade do grupo de participantes e da equipa de Monitores.

PISCINA / PRAIA

Tanto na piscina como na praia o grupo tem de ficar todo junto.

Na praia cabe aos Monitores garantir a segurança dos participantes dentro de água, colocando-se em posição estratégica e formando uma barreira para além da qual nenhum participante pode passar. Só se permitem banhos caso a bandeira esteja verde, e depois de verificada a presença do nadador salvador no local.

(2)

água. Estes deverão ser vigiados por Monitores que estejam fora de água aproveitando o ângulo mais elevado de observação.

Na piscina, antes de entrar no banho, é obrigatório tomar duche.

Deve ser dada particular atenção à forma como os participantes se comportam na borda da piscina, que é normalmente escorregadia e angulosa, e à forma como mergulham para dentro de água. Todos os participantes devem respeitar as regras e normas específicas da piscina.

DEFINIÇÃO DE FUNÇÕES DO PESSOAL TÉCNICO

RESPONSÁVEL DO ACAMPAMENTO

O Responsável do Acampamento é o representante da Direcção dos Pioneiros de Portugal e é, por isso, o responsável máximo pelo Acampamento. O Responsável tem por função principal gerir uma equipa de Monitores, garantindo o cumprimento do programa e dos objectivos previstos. Cabe-lhe também garantir de uma forma directa o cumprimento de todas as normas de segurança do Acampamento.

O Responsável deverá manter um bom relacionamento com todo o pessoal do Acampamento. Deverá também dirigir as reuniões de Monitores, garantindo a boa resolução de todos os conflitos que possam surgir.

Tem ainda por função garantir todas as existências, alimentares, de actividades ou outras, do Acampamento e assegurar o controlo permanente dos stocks no decurso das actividades. Cabe também ao Responsável coordenar o trabalho das cozinheiras e restante pessoal de cozinha e pessoal de enfermagem ao serviço do Acampamento.

RESPONSÁVEL DO PROGRAMA

O Responsável do Programa do Acampamento dirige uma equipa de Monitores que tem como tarefa garantir o cumprimento do programa do Acampamento.

O Responsável do Programa deve gerir a preparação das várias actividades, planeando os materiais necessários e dividindo a sua equipa de forma a assegurar também o cumprimento dos horários. Deve manter informado o Responsável do Acampamento de todas as situações e discutir atempadamente com os Monitores de Destacamento as actividades planeadas.

Deve ainda dar atenção à gestão dos materiais que tem disponíveis, sabendo que eles devem durar para o conjunto dos Acampamentos.

MONITOR DO ACAMPAMENTO

O Monitor tem por função principal acompanhar um grupo de crianças ou jovens, garantindo durante a totalidade do tempo do Acampamento (isto é, desde que o responsável legal entrega o participante até que o recebe de volta) a segurança de cada um, o bom desenvolvimento das actividades programadas e um bom relacionamento com e entre todos os participantes.

O Monitor tem a obrigação de preparar com antecedência o seu trabalho no Acampamento, devendo corresponder aos objectivos pedagógicos traçados para os Acampamentos, tendo-os sempre presentes em todas as actividades.

O Monitor pode acompanhar destacamentos ou fazer parte da equipa do programa. Num ou noutro caso, tem de ser sempre responsável pelo conjunto das crianças e jovens que participam no Acampamento.

O Monitor relacionar-se-á directamente com o responsável pela sua equipa devendo participar em todas as reuniões convocadas por este e reportando-lhe todos os problemas ou dúvidas que se lhe apresentem durante a sua função.

PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS

Os Monitores dos Acampamentos estão encarregues de um conjunto de funções, das quais a mais importante é garantir a integridade física, psicológica e afectiva das crianças e dos jovens que connosco passam o seu tempo livre.

(3)

Os Pioneiros de Portugal garantem aos pais, à sociedade e sobretudo aos próprios participantes que tudo fará para os proteger de qualquer forma de agressão, durante o tempo em que estiverem ao cuidado das equipas pedagógicas responsáveis por cada Acampamento.

Os Monitores dos Pioneiros de Portugal deverão ter consciência de que são pessoalmente responsáveis pelas crianças e jovens que participam nos nossos Acampamentos

O Monitor deverá estar atento ao que os participantes dizem ou fazem através de um acompanhamento próximo, sem ser sufocante ou opressor, demonstrando que está sempre disponível para ajudar a solucionar qualquer problema que surja;

DIREITOS E DEVERES

DIREITOS DOS PARTICIPANTES E RESPECTIVOS RESPONSÁVEIS LEGAIS

• Os participantes têm direito às actividades de Acampamento promovidas pelos Pioneiros de Portugal, nomeadamente:

a) Programa de actividades;

b) Viagem de autocarro, com partida no Seixal e em Lisboa, e com destino o Acampamento; c) Alojamento em tendas da associação e cinco refeições diárias;

d) Seguro de acidentes pessoais.

DEVERES DOS PARTICIPANTES E RESPECTIVOS RESPONSÁVEIS LEGAIS

• No acto da inscrição nos Acampamentos, os representantes legais dos interessados devem efectuar o pagamento por meio de cheque, vale postal ou transferência bancária, em nome da Associação "Os Pioneiros de Portugal", do valor correspondente ao custo das actividades em que desejam inscrever os menores.

• A ficha para inscrição deve ser devidamente preenchida e assinada.

• Os responsáveis legais devem informar por escrito, no acto da inscrição, de quaisquer condicionantes que existam, nomeadamente quanto a necessidades de alimentação específica ou cuidados especiais de saúde a observar.

• As despesas de transporte até aos pontos de partida para as actividades e dos pontos de chegada das actividades até à casa de cada um, assim como viagens ou serviços opcionais, são da responsabilidade dos representantes legais dos participantes.

• Durante as actividades os participantes deverão cumprir o disposto neste Regulamento Interno. Os participantes deverão ter sempre um comportamento disciplinado, cumpridor e de respeito, procurando desenvolver a amizade com os restantes participantes.

• Os representantes legais assumem o compromisso de ir buscar os participantes ao local das actividades em caso de doença que impossibilite a sua permanência nas actividades, no caso de os participantes manifestarem vontade em regressar a casa ou no caso de infracções de particular gravidade e se for desaconselhável a permanência dos participantes no local.

DIREITOS DOS MONITORES

• Todos os Monitores têm direito ao reembolso integral das despesas respeitantes à preparação e desenvolvimento da actividade realizada para o Acampamento (despesas de transporte, alimentação, aquisição de material para actividades), desde que devidamente fundamentadas e justificadas com recibo que cumpra as normas legais.

• Têm igualmente direito a:

a) Viagem de ida e volta no autocarro em que viajam os participantes; b) Alojamento em tendas da associação e cinco refeições diárias; c) Seguro de acidentes pessoais.

DEVERES DO PESSOAL TÉCNICO Responsáveis:

• Acompanhar a execução do programa de actividades e fazer a avaliação contínua e final das actividades e do conjunto dos Monitores.

(4)

• Coordenar a acção da equipa de Monitores, dirigindo as respectivas reuniões, garantindo a boa resolução de todos os conflitos que possam surgir.

• Assegurar a realização do Acampamento no estrito cumprimento do disposto na legislação aplicável, bem como do respectivo Regulamento Interno.

• Zelar pela prudente utilização dos equipamentos e pela boa conservação das instalações.

• Manter toda a documentação legalmente requerida sempre disponível e actualizada e garantir o acesso à mesma sempre que solicitada.

• Garantir o cumprimento das normas de saúde, higiene e segurança e o respeito pelos direitos e pelas diferenças individuais de todos os intervenientes na actividade.

Monitores:

• Corresponder aos objectivos pedagógicos delineados pelos Pioneiros de Portugal.

• Acompanhar permanentemente os participantes de modo a garantir a sua segurança nos domínios físico, psíquico, social e emocional, prestando-lhes todo o apoio e auxílio de que necessitem. • Cumprir e assegurar o cumprimento pelos participantes das normas de saúde, higiene e segurança. • Verificar a adequação e as condições de conservação e segurança dos materiais a utilizar pelos participantes, bem como zelar pela manutenção dessas condições.

• Gerir as próprias energias e capacidades de modo a não comprometer, pelo cansaço, o pleno desempenho das suas funções.

DIREITOS E DEVERES DO RESTANTE PESSOAL

Todo o restante pessoal (cozinheiras, pessoal de enfermagem ou outro) tem direito a: a) Viagem de ida e volta no autocarro em que viajam os participantes;

b) Alojamento em tendas da associação e cinco refeições diárias; c) Seguro de acidentes pessoais.

Têm direito ao reembolso integral das despesas respeitantes ao desenvolvimento das suas tarefas, desde que devidamente fundamentadas e justificadas com recibo que cumpra as normas legais.

DIREITOS DA ASSOCIAÇÃO "OS PIONEIROS DE PORTUGAL"

• Os Pioneiros de Portugal reservam-se o direito de aceitar inscrições em Acampamentos, tendo em conta os lugares disponíveis.

• Os Pioneiros de Portugal não são responsáveis por perdas, danos e furtos em bagagens ou quaisquer outros bens transportados pelos participantes durante as actividades.

DEVERES DA ASSOCIAÇÃO "OS PIONEIROS DE PORTUGAL"

• Ao aceitar as inscrições nas suas actividades de Acampamentos mediante pagamento, os Pioneiros de Portugal obrigam-se a fornecer as prestações de serviços da seguinte lista:

a) Programa de actividades;

b) Viagem de autocarro, com partida no Seixal e em Lisboa, e com destino o Acampamento; c) Alojamento em tendas da associação e cinco refeições diárias;

d) Seguro de acidentes pessoais.

• Todas as informações serão dadas atempada e exclusivamente aos representantes legais dos participantes inscritos em Acampamentos.

NORMAS DE SEGURANÇA

Todo o Monitor tem a obrigação de conhecer o seu grupo, controlando em permanência o número de participantes desse grupo e a sua segurança.

No acompanhamento dos participantes pelos Monitores no Acampamento:

• A vigilância deve ser constante (evitando que esta interfira na liberdade individual e do grupo) por forma a evitar acidentes;

• Deve evitar-se que os participantes tenham na sua posse medicamentos, bem como o acesso fácil aos locais onde estes se encontram guardados;

(5)

• Os participantes não podem sair do espaço do Acampamento sem o acompanhamento de Monitores.

• Na via pública deve utilizar-se o passeio e as passadeiras, cumprindo as regras de trânsito, devendo os Monitores garantir a vigilância de todo o grupo. Na falta de passeio ou passadeira, os Monitores devem tomar precauções para garantir a segurança do grupo.

• Nos percursos de autocarro, os Monitores devem garantir que todos os participantes viajam sentados e com o cinto colocado.

• Na piscina e praia deve criar-se um sistema de segurança que garanta o controlo permanentemente da situação.

• Os Monitores devem garantir a utilização de protectores solares por todos os elementos do grupo; devem igualmente evitar longas exposições ao sol nos períodos de maior intensidade; devem ainda garantir a utilização de chapéus ou bonés por parte dos membros do grupo para proteção dos raios solares. É recomendado o uso de t-shirts.

• Devem usar-se apenas zonas vigiadas (piscina ou praia) para os banhos.

TABACO E ÁLCOOL

• Só se permite que os membros da Equipa Técnica fumem no exterior do espaço dos Acampamentos.

• É proibido fumar à frente dos participantes durante e fora dos horários das actividades. • É proibido o consumo de bebidas alcoólicas.

• É proibido o consumo de drogas.

INSTALAÇÕES

O Acampamento decorre no Parque de Campismo da Praia da Galé. O recinto onde estão delimitadas as actividades do Acampamento tem uma cozinha, um refeitório, zona de tendas, mesas para ateliers, um palco e espaço de jogos. Deve ter-se em conta que o nosso Acampamento decorre num espaço que é partilhado com outros campistas.

Existem várias áreas comuns com o restantes campistas, como as ruas do Parque de Campismo, as casas de banho, a piscina, entre outras. Devem tomar-se medidas para garantir o bom funcionamento do Parque e a preservação das suas instalações.

FUNCIONAMENTO

HORÁRIO TIPO DO ACAMPAMENTO

08:00 Despertar 08:30 Pequeno-almoço 09:00 Actividades 12:30 Almoço 13:30 Arrumações 15:00 Actividades 16:00 Lanche 16:30 Actividades 19:30 Jantar 21:00 Actividades 23:00 Ceia 23:30 Deitar TAREFAS DE LIMPEZA

O espaço do Acampamento deve manter-se limpo e arrumado. Devem tomar-se medidas para escalar o trabalho, para que todos assumam essa responsabilidade que, em última instância, pertence aos monitores.

As tendas onde ficam a dormir os participantes devem estar limpas no início de cada Acampamento. A sua manutenção é da responsabilidade daqueles que nela dormem, devendo os Monitores vigiar e

(6)

garantir que se mantêm limpas e arrumadas.

Cada participante deverá zelar pela arrumação das suas coisas, por forma a garantir a boa organização do espaço da tenda.

HORÁRIO DOS BANHOS NO CAMPO

Os Monitores devem controlar o cumprimento do horário dos banhos dos participantes, e devem regular a duração das actividades com a perspectiva de que o banho é fundamental.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação nos Acampamentos está repartida por cinco refeições durante o dia: pequeno-almoço, pequeno-almoço, lanche, jantar e ceia. A meio da manhã as crianças devem igualmente comer algo leve. Durante todo o dia, e em particular nas actividades mais expostas ao calor, devem tomar muita água de forma a garantir a sua hidratação.

As refeições devem ser equilibradas, de acordo com a roda dos alimentos vigente, e a sua confecção deverá respeitar as normas de higiene em vigor.

FUNCIONAMENTO DO REFEITÓRIO

O refeitório deve ser usado apenas para as refeições.

Cada destacamento tem uma mesa e um baú, com toda a louça necessária para as refeições. Antes de cada refeição, os participantes escalonados para a tarefa de pôr a mesa devem garantir que ela está posta à hora da refeição.

Os Monitores são responsáveis por transportar a comida da cozinha para o refeitório, e apenas eles devem fazê-lo. Devem servir todos os participantes, em primeiro lugar, e só no fim servir-se ou servir os outros Monitores.

No final de cada refeição, os participantes escalonados para a lavagem da louça devem ir para a zona destinada a essa tarefa. Devem igualmente limpar as mesas a seguir às refeições. Os Monitores devem acompanhar a realização dessa tarefa e prestar auxílio sempre que necessário.

Por fim, deve deixar-se o material de limpeza arrumado e em boas condições.

FUNCIONAMENTO DA COZINHA

O acesso à cozinha só é permitido aos Monitores na preparação do pequeno-almoço e do lanche, não devendo a sua presença interferir com o trabalho das cozinheiras.

COMUNICAÇÕES

O Responsável do Acampamento deve disponibilizar um contacto ao pais dos participantes para que estes o possam contactar ou os filhos. As chamadas com os participantes devem ser feitas no período estipulado.

SAÚDE

Existe uma enfermaria, cuja utilização está limitada apenas ao pessoal de enfermagem, que se responsabiliza por garantir que está sempre limpa e arrumada.

Os medicamentos dos participantes (entregues, com identificação, no início do Acampamento ao Responsável), devem encontrar-se em local próprio (em caso de necessidade, no frigorífico) e fora do alcance dos participantes.

O pessoal de enfermagem deve sempre acompanhar todas as actividades e o conjunto das crianças e jovens e deve fazer-se acompanhar sempre por um estojo de primeiros socorros.

ENCERRAMENTO

No último dia do Acampamento proceder-se-á à arrumação e limpeza do espaço.

O grupo deverá abandonar as instalações com as suas bagagens e garantir que tudo fica pronto para o grupo seguinte.

Referências

Documentos relacionados

Analisar os Relatórios de Frequência Escolar de crianças beneficiárias do Bolsa Família permitiu a identificação dos motivos registrados que levaram muitas crianças e

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that