• Nenhum resultado encontrado

4ª REUNIÃO DO DIRETÓRIO NACIONAL DO FOPROP 2006/2007 (em conjunto com a Regional Centro-Oeste)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4ª REUNIÃO DO DIRETÓRIO NACIONAL DO FOPROP 2006/2007 (em conjunto com a Regional Centro-Oeste)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

4ª REUNIÃO DO DIRETÓRIO NACIONAL DO FOPROP 2006/2007

(em conjunto com a Regional Centro-Oeste)

DATA: 18 à 20/06/2007 LOCAL: Corumbá/ MS

PARTICIPANTES: Presidente:

Prof. José Luiz Fontes Monteiro – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Vice-presidente

Sílvio Romero Buarque de Gusmão - Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Secretário-Executivo:

Prof. Luiz Antonio Magalhães Pontes – Universidade Salvador (UNIFACS)

Representantes Regionais: Centro-Oeste:

Profa. Vera Lucia Lescano de Almeida – Universidade Est. do Mato Grosso do Sul (UEMS) Profa. Célia Maria da Silva Oliveira - Universidade Federal do Mato Grasso do Sul (UFMS)

Nordeste:

Prof. Luiz Antonio Magalhães Pontes – Universidade Salvador (UNIFACS) representando o Prof. Temisson José dos Santos - Universidade Tiradentes (UNIT)

Norte:

Prof. Sílvio Romero Buarque de Gusmão - Universidade do Estado do Pará (UEPA) representando o Prof. Anselmo Baganha Raposo – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Sudeste:

Profa. Albanita Viana de Oliveira – Universidade do Est. do Rio de Janeiro (UERJ) representando a Profa. Teresa Dib Zambon Atvars Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Sul:

Prof. Jorge Audy – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

(2)

Estaduais – Profa. Albanita Viana de Oliveira – Universidade do Est. do Rio de Janeiro (UERJ) Federais - Prof. Jaime Arturo Ramírez Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Representantes das IES Particulares e Comunitárias:

Particulares – Profa. Elizabeth Teresa Brunini Spardelini – Universidade Tuiuti Paraná (UTP) Comunitárias -

PAUTA DE REUNIÃO

1- Informes da Presidência 2- Informes das Regionais

3- Informes das representações de setores

4- Reconhecimento de Títulos de Pós-Graduação obtidos nos Estados Partes do Mercosul. Parecer: CES 106/2007

5- Encontro Nacional - ENPROP no Rio Grande do Sul em 2007

6- Eleição do Secretário Executivo da Diretoria do FOPROP (conforme estatuto) 7- Assuntos Gerais

1) INFORMES DA PRESIDÊNCIA - Prof. José Luiz

a) ANDIFES - O Prof. Archimedes da Universidade Federal de Uberlândia é o novo Presidente da ANDIFES. Em reunião realizada em Florianópolis entre 18 e 19 de maio o novo Presidente fez várias propostas de trabalhos através dos fóruns de pró-reitores. O Reitor vai buscar interações entre: o Fórum de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace); o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop); o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições Brasileiras (FOPROP); o Fórum de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad): o Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) e o Fórum Nacional de Extensão (Forproex). Temas com a análise do REUNE, as IFES na Educação Básica, a matriz de alocação de vagas docentes nas IFES, recepção ao novo reitorado, reuniões com a SESU e IFES, visitas ao exterior e reuniões técnicas com o legislativo e o executivo e a gestão dos hospitais universitários serão alvo de atenção desta administração. Foi apresentando um calendário de discussões conforme abaixo: 2 e 3 de julho, reunião com o FOPROP; 7 e 8 de julho decreto REUNE; 13 e 14 de setembro recursos SESU para programas temáticos via Editais e 6 e 7 de março de 2008 discussões sobre a fragmentação da Pós-graduação.

b) Plano PAC C&T/MCT – A presidência do FOPROP irá pedir ao MCT que tenhamos maior participação no PAC C&T.

c) CAPES E BOLSAS PICDT E PROF – O FOPROP tem se reunido com a CAPES para discutir as questões relativas a esses Programas. Segundo a CAPES não há disponibilidade para bolsas novas PICDT (solicitadas mais de 400), busca-se garantir

(3)

as existentes (nominalmente), Não há bolsas para Mestrados, as prioridades são as regiões Norte e Centro-Oeste e depois o Nordeste. Sul e Sudeste serão excluídos. A idéia da Capes é levar os poucos recursos existentes para os Cursos Novos. O PROF será mantido como estar.

d) REUNIÃO NA ANDIFES SOBRE AS REDES TEMÁTICAS E PROPRIEDADE

INTELECTUAL COM A PETROBRAS.

A UFRN, a UFSCar e o Presidente do FOPROP foram indicados pela ANDIFES para continuar a negociação com a PETROBRAS. Dois instrumentos jurídicos estão sendo avaliados. O Convênio, que é uma parceria tecnológica e visa à geração de conhecimento e o Contrato, que será indicado para prestação de serviços. Nas discussões foram abordados os temas do Sigilo/publicação; a propriedade intelectual e as despesas operacionais administrativas com 5% de despesas administrativas e 5% de despesas operacionais sem necessidade de comprovação.

e) Reconhecimento de Títulos

Prof. Sílvio perguntou sobre que tipo de auxílio a Capes irá dar aos programas em associação incentivados por ela. Há custos de transporte de professores que devem ser cobertos

2- INFORMES DAS REGIONAIS E SETORIAIS

REGIONAL SUDESTE – Haverá reunião na UFF, em Niterói, no final de junho. A regional

sugeriu que o ENPROP de 2008 seja realizado em Ouro Preto. A direção explicou que o lançamento deverá ocorrer durante o ENPROP 2007 para disputar com outras candidaturas.

REGIONAL NORDESTE – Haverá reunião em agosto em Teresina onde será apresentado

o Programa de Apoio ao Crescimento da PG na região. A proposta foi discutida em Fortaleza, em maio passado.

REGIONAL SUL – O 3º Plano Sul de PG está em discussão enquanto o 2º ainda está em

andamento. Há problemas de Casadinho, MINTER e DINTER. Há editais conjuntos com as FAP e CAPES. O Plano Sul de Pesquisa ainda não decolou. A idéia é estar com as FAPs e FINEP e CNPq. A questão do PICDT, infelizmente descontinuado, ainda é importante para algumas sub-regiões do Sul do país. No Sul há grandes discrepâncias intra-regionais. DINTER e MINTER estão bastante difíceis, pois tem que aprovar na Capes antes e há demora. A reunião do Diretório em Foz do Iguaçu será dia 2 de agosto de 8:30 hs às 13:00 hs. O grupo vai discutir a programação final do ENPROP.

REGIONAL NORTE – Em São Luiz, o Prof. Emídio discutiu com a Regional o Programa de

Rede Amazônia de Ciências que deve ser discutida com outras agências de fomento e será rediscutida em Manaus. O Programa tem sua motivação na Rede Renorbio, do Nordeste.

(4)

Há um movimento de sensibilização das bancadas legislativas federais para apresentar emendas que contemplem o Programa. O Pará está finalizando o processo de sua FAP.

REGIONAL CENTRO-OESTE – Profa. Vera descreveu as ações de parceria do Fórum

Regional com a Capes, CNPq e Finep. Também as FAPs do MS, GO e DF devem participar. Processo eleitoral na UEMS, novo reitor reassume em setembro e futuramente, em maio de 2008, terá a mudança na UFMS. Declarou que a participação do Diretório incentivou muito a participação dos pró-reitores. Falta ainda alguma integração e visão de todo.

3- RECONHECIMENTO DE TÍTULOS DE PÓS-GRADUAÇÃO OBTIDOS NOS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL. PARECER: CES 106/2007

A Capes fez um comunicado esclarecendo o assunto. Há, entretanto, várias unidades de algumas IES (relato da UERJ) que se recusam a avaliar os processos. A PUC-RS apesar de vários problemas de processos judiciais tem feito suas avaliações. A UFMG definiu critérios, mas continua recebendo as solicitações, dentro das limitações de quantidade de pedidos. No Sul vem ocorrendo a instalação de processos obrigando as IES a fazerem reconhecimento de diplomas. Pede-se uma ação do FOPROP. No Conselho Superior da Capes a representação do Itamarati defende o reconhecimento dos diplomas.

4- ELEIÇÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO DA DIRETORIA DO FOPROP (CONFORME ESTATUTO).

Com a saída do Prof. José Luiz/UFRJ da Pró-reitoria da UFRJ, possivelmente no dia 12 de julho de 2007, assumirá a Presidência do FOPROP o Prof. Silvio Gusmão da UEPA e a Vice-presidência o Prof. Luiz Pontes da UNIFACS. De acordo com o Estatuto o novo Secretário Executivo do Diretório Nacional deve ser indicado pelo Diretório, completando o mandato original.

“Art. 18 – No caso de um membro da Diretoria Executiva Nacional deixar de exercer o cargo de Pró-reitor ou cargo equivalente, junto a sua instituição de origem, será automaticamente desligado da Diretoria.”

“Art. 19 – No caso de vacância da Presidência ou da Vice-presidência assumirá, respectivamente, o Vice-presidente ou o Secretário Executivo, devendo o Diretório Nacional imediatamente nomear um Pró-reitor ou ocupante de cargo equivalente para ocupar o(s) cargo(s) deixado(s) vago(s) em função dessa(s) substituição(ões), em qualquer caso completando o mandato original.”

Parágrafo Único – No caso de vacância da Secretaria, o Diretório Nacional imediatamente nomeará um Pró-reitor ou ocupante de cargo equivalente para ocupar a mesma, completando o mandato original.

A Presidência atual do Fórum propôs, então que se alguém tivesse interesse em assumir a Secretaria que se manifestasse. O prof. Jaime UFMG então se pronunciou. Ninguém mais se pronunciando, houve uma votação entre os membros do Diretório presentes e o Prof.

(5)

Pontes informou ainda que outro membro deve ser escolhido para a completar o Diretório Nacional.

Art. 14. § 3º – No caso de vacância nas Coordenações das Regionais ou nas Representações das Instituições Públicas ou Particulares, o próprio Diretório Nacional imediatamente nomeará um substituto, que permanecerá no cargo até a eleição de um novo representante por seus pares, em reunião em que este ponto conste explicitamente da pauta, em qualquer caso completando a integralidade do mandato original.

5- ENCONTRO NACIONAL - ENPROP NO RIO GRANDE DO SUL EM 2007

Devido a problemas de hotéis, a data continua a mesma que é 31/10 e 01/11. As diárias terão um custo de R$198,00/simples e R$234,00/duplo, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre. Haverá outros hotéis no entorno, mais baratos disponíveis.

6- O PAC NA ÁREA DE C&T

Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento. Plano de Ações 2007-2010. Há uma comissão que está trabalhando, indicada pelo MCT. O FORUM se propõe a ajudar e fará uma comunicação ao MCT. Há quatro prioridades estratégicas que devem ser discutidas.

7- ASSUNTOS GERAIS

Conteúdo para o Site do FOPROP – O Prof. Pontes mostrou sua preocupação com a falta

de informações sobre as regionais e particularmente sobre o cadastro dos pró-reitores que deveria estar no site, por Região. O que havia sido combinando é que os Coordenadores de cada Regional enviariam a lista de informações sobre cada IES de sua região.

Referências

Documentos relacionados

Ao contrário do observado nos dois compartimentos citados anteriormente, verificou-se na pastagem (distante aproximadamente 15 metros do estábulo de ordenha) o

Trabalhabilidade e aspectos reológicos das argamassas Trabalhabilidade Coesão Consistência Retenção de consistência Adesão inicial Exsudação Densidade de massa Retenção

28 O docente que frequentar cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Instituição de Ensino localizada na mesma cidade ou região metropolitana de seu campus de lotação, terá o

Esses efeitos podem surgir de altas doses num curto intervalo de tempo, são os casos de animais adultos que receberam dose de radiação que não foi letal, portanto com

0 acionamento deste procedimento pode ser feito através út um ramo na Arvore de Estado de INVENTARIO 00 REFRIGERANTE (figura 6. 9 ) , com codificação amarela, que corresponde a um

Utilização do equipamento em desacordo com as recomendações técnicas do Manual de Manutenção preventiva/corretiva; ou com abusos, sobrecarga de trabalho ou acidentes;

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE GESTÃO INTERNA, no uso de suas atri- buições legais e no que consta no Processo Administrativo nº 23986/2018, RE- SOLVE revogar o disposto na Portaria

Na antiguidade, a família era, em geral, constituída por meio de celebrações religiosas ou por meio de simples convivência, conhecida como casamento de fato. No direito romano, a