• Nenhum resultado encontrado

A LÍNGUA INGLESA COMO INSTRUMENTOS DE TRABALHO: AS VOZES DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA INTEGRADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A LÍNGUA INGLESA COMO INSTRUMENTOS DE TRABALHO: AS VOZES DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA INTEGRADO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A LÍNGUA INGLESA COMO INSTRUMENTOS DE TRABALHO: AS VOZES DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA INTEGRADO

Maurivan Barros Pereira Mestrando do curso de Pós-Graduação do Programa em Ensino de Ciências e Matemática – UNEMAT

maurivanbarros@hotmail.com

ALINE SILVA DE ASSIS Acadêmica do curso de Ciências da Natureza habilitação em Química - IFMT

RESUMO

O estudo traz uma abordagem reflexiva e teórica acerca do tema“a Língua Inglesa como instrumentos de trabalho: as vozes dos egressos do Curso Técnico de Informática Integrado da Escola Estadual 29 de Julho”. O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem dos integrantes do curso técnico profissionalizante de informática com base na proposta pedagógica da escola, assim, verificar como se perpetuou o conhecimento de língua Inglês no curso. Com o intuito de verificar o uso da língua como facilitadora do exercício profissional do técnico em informática adotou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, o qual foi aplicado com duas turmas: 2012 e 2013. A amostragem que embasou o estudo é de 51, 7% do total que concluíram o curso. Nesse sentido, foram entrevistados 18 técnicos em Informática que obtiveram a titulação nesses anos citados. Dos 51,7% dos entrevistados 77,7% estão inseridos no mercado de trabalho em Confresa, sendo que apenas 11,1% estão atuando como técnico, uma vez que 88,9 receberam formação e estão desenvolvendo outras funções no marcado de trabalho. Uma rápida análise da matriz do curso permite verificar um único objetivo referente ao Inglês: “Noção básica da língua estrangeira, necessária para o bom desempenho na área de informática”. Ou seja, há divergências entre o que diz a voz da escola (matriz curricular), a filosofia da escola em assumir a função de formar sujeitos críticos capazes de se relacionar com o outro através do conhecimento, da cultura, relações sociais e políticas.Contudo a voz do cidadão egresso do curso revela afragilidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Língua Inglesa oferecidas no curso técnico. As vozes dos egressos sinalizam de que o ensino e aprendizagem em Língua Inglesa no Curso Técnico de Informática necessita caminhar com mais intensidade na perspectiva dos múltiplos saberes.

Palavras- chaves:Língua inglesa, educação, linguística aplicada.

INTRODUÇÃO

É importante destacar o papel das políticas públicas para o ensino e aprendizagem em nosso país. Diante do cenário atual faz-se necessário refletir sobre o ensino de Língua Inglesa e como tem se dado a regulamentação da disciplina no contexto educacional. Segundo Vasconcellos (2009), a reflexão precisa ajudar a identificar os elementos que condicionam a prática e a entender como os mesmos

(2)

interferem na percepção que os sujeitos constroem da existência. Conforme Dutra e Mello (2004) ressaltam, a reflexão não deve se limitar ao momento da prática que estar sendo analisada, mas também se estender ás experiências passadas.Ou seja, toda a historicidade do professor deve ser considerada até mesmo as experiências enquanto aluno Conforme Cox e Assis-Peterson (2008), o processo histórico do ensino de língua inglesa no Brasil teve seus momentos como coadjuvantes e momentos como protagonistas. No trabalho “o drama do ensino de inglês na escola públicas brasileira”, destacou-se diferentes reformas educacionais que influenciaram diretamente no ensino da língua. Ao longo de meio século de história em que ocorreram reestruturação e reorganização nas maneiras de como se concebem o ensino, percebemos tais mudanças a partir dos regulamentos e/ou documentos normatizados pela a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e as Orientações Curriculares (OCs).É importante pensarmos nessas políticas públicas que estruturam e delegam o ensino da disciplina, pois são documentos que nortearão as reflexões da prática pedagógica que o professor de Línguas fará ao longo do exercício docente e de sua formação continuada.

O estudo teve como objetivo analisar como foi produzida a proposta pedagógica para que os egressos obtivessem o conhecimento de língua estrangeira (Inglês) no curso profissionalizante de informática. Por último, buscou-se investigar como os egressos lidam com termos técnicos em inglês apreendidos durante o curso, isto é, se o curso os ajudou a atuarem no mercado de trabalho e como estar sendo o desempenho deles no mercado de trabalho.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A pesquisa apresenta caráter bibliográfico e descritivo, com aplicação de questionários sémi-estruturados com os alunos egressos do curso técnico em informática e análises do projeto político pedagógico e do plano do curso técnico em informática da Escola Estadual 29 de Julho. Foram aplicados 18 questionários com alunos egressos de 2012 e 2013, conforme disponibilidade de cada técnico de informática. A pesquisa ainda teve como princípio metodológico a não probabilísticas para a escolha dos alunos que responderam aos questionários.

A análise dos dados teve como suporte teórico a Análise de Conteúdo, caracterizada como “conjunto de técnicas de análise das comunicações, que utiliza

(3)

procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens” (BARDIN, 2006, p. 38).

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A princípio procuramos saber se eles ao iniciarem o curso técnico sabiam da importância da Língua Inglesa como ferramenta para compreender e trabalhar com a linguagem dos computadores, ou seja, dos programas de multimídias, 72,2% disseram que sabiam da relevância do inglês na formação de um técnico em Informática, 27,8% não sabiam dessa relação próxima das linguagens. Questionamos se consideravam os conhecimentos de Língua Inglesa importante para a formação técnica, 22,2 % responderam que às vezes, embora 77,7% responderam que sim, pois reconhecem que a Língua Inglesa tem relevância no curso: “usava-se muito termos técnicos em inglês para realização de programação de software”. (Aluno A).

Outra questão foi em relação à metodologia usada nas aulas de Língua Inglesa, se eles estavam satisfeitos com os conhecimentos obtidos nas aulas e a relação deles com o exercício da profissão. A grande maioria dos entrevistados reconheceu que aprenderam pouco, embora, todos concordaram de que “a língua Inglesa é importante para se entender os vários códigos que se tem em uma programação e não só para isso, no dia a dia o inglês também é muito importante”. (Aluno B). Percebemos através das vozes dos entrevistados que o aprendizado em Língua Inglesa no curso técnico de informática ainda precisa de avanços, ou seja, a linguagem dos programas de computadores necessita ser pensada de forma sistemática desde a proposta pedagógica do curso até as ações realizadas pelos professores das disciplinas.

Percebemos na matriz do curso um único objetivo referente ao Inglês: “Noção básica da língua estrangeira, necessária para o bom desempenho na área de informática”.

É preciso contrapor as vozes da escola e as vozes de quem são formados por ela, para que novas perspectivas de ensino e aprendizagem ocorram, se estabeleçam nos espaços públicos de ensino. Foi percebido também das vozes dos egressos o mito ou crença de que a Língua Inglesa não é apreendida de forma concisa, de modo a estabelecer comunicação oral, escrita por ser uma Língua difícil. Percebemos um discurso preestabelecido a partir das experiências do outro que fracassou. Os Estudos teóricos, em especial os da Linguística Aplicada tem demonstrado que é possível pensar o ensino de Línguas na perspectiva da relação recíproca com outro.

(4)

É preciso romper a distanciamento entre as línguas (LM e LE) causado pela falta de conhecimento e a diferença dos sujeitos. Segundo Dias e Assis-Peterson “ouvir as vozes dos outros nos ajuda a achar as nossas próprias vozes” (2006, pag. 111). Nesse sentido, a pesquisa buscou refletir sobre o processo e o resultado do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa num curso profissionalizante.

Refletir sobre as ações pedagógicas desenvolvidas por professores e alunos da escola pública é de grande relevância porque são as vozes da escola juntamente com as vozes sociais que permearam pela escola por certo período de formação é que darão suporte para que as crenças e mitos sobre o ensino/aprendizagem de Língua Inglesa se reconstruam com qualidade a partir de ações concretas que vão além da lista de conteúdos e de único objetivo. É preciso ultrapassar o conhecimento básico de língua Inglesa e avançar em busca da compreensão da cultura, costumes, adversidades existentes entre os sujeitos de outras línguas. É preciso ousar com propostas pedagógicas que incentivem e assegure aos aprendizes a comunicação verbal e não verbal em LI.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A linguística aplicada é uma ciência que permite ao professor a refletir sobre a prática de ensino da língua inglesa e de sua própria formação teórico-pedagógica. Ela é fundamental na formação do professor porque além de despertar o senso investigação de suas ações em sala de aula possibilita o diálogo com outras disciplinas, por ela possuir um caráter investigativo e multidisciplinar. A formação do professor na perspectiva da linguística aplicada, torna-se muito mais solida, pois através das discussões teóricas e empíricas possibilitada pelo viés da Linguística Aplicada, o professor vai além do diálogo com sua área de formação, ou seja, as concepções de ensino e aprendizagem do educador ganha dimensões mais amplas porque aprende em parcerias com as teorias de outras áreas do conhecimento.

É preciso pensar a linguagem dos computadores como uma segunda linguagem, e em parceira com os professores de informática conduzir o aluno a ir além dos termos técnicos em informática expressos em inglês. Buscar essa cultura em que os sistemas são criados de forma interdisciplinar. Nesse sentido, a justificativa do Plano de curso, amparado pela portaria 0034/2008 expressa que “a pratica da interdisciplinaridade do Ensino Médio deve servir como elo legitimador da multiplicidade preponderante em

(5)

todos os planos da ciência. É tarefa indisciplinar uma verdadeira preparação para o mundo de trabalho”. É através dessa harmonia, múltiplas de saberes, que a escola realiza no coletivo de seus pares a formação com qualidade de jovens para interferir e modificar o mundo que o cercam. As vozes dos egressos são testemunhas de que o ensino/aprendizagem em Língua Inglesa no Curso Técnico de Informática necessita caminhar com mais intensidade na perspectiva dos múltiplos saberes.

REFERÊNCIAS

BARDIN, L. Análise de conteúdo. ( Rego, l. A. Trad. ). Lisboa : edições 70, 2006. BRASIL. Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96. de 20 de dezembro de 1996, Brasília D.O.U, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino

fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS-PETERSON, Ana Antonia de. O drama do ensino

de inglês na escola pública brasileira. Cuiabá: EdUFMT, 2008.

DIAS, Maria Helena Moreira; ASSIS-PETERSON, Ana Antonia de. O inglês na

Escola Pública: vozes de pais e alunos. Cuiabá: EdUFMT, 2006.

DUTRA, Deise Prina; MELLO, Heliana. A prática reflexiva na formação inicial e

continuada de professores de língua inglesa. In ABRAHÃO, Maria Helena

(organização). Campinas, SP; Pontes Editores, Artelíngua, 2004.

Plano do curso técnico em informática da Escola Estadual 29 de Julho, 2008, Confresa/MT.

Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual 29 de Julho, 2013, Confresa/MT.

SEDUC. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Concepções

para a Educação Básica/Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.

Cuiabá: SEDUC-MT, 2010.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de

ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad editora, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Concebido por alunos do curso Técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio, esse instrumento de aprendizagem para a Educação Profissional foi dividido

Ou seja, como dito por Durkheim, já não medimos a punição e o castigo de modo grosseiro como antes, agora, a autoridade exercida na aplicação da pena deve ser exercida ao

concluído Curso Técnico em Informática ou Curso Técnico em Redes de Computadores ou Curso Técnico em Informática para Internet ou ter concluído ou estar

Por todo o exposto, verifica-se que, a intensidade da força normativa depende da Vontade de Constituição exercida pela sociedade aberta de intérpretes constitucionais, que por sua

Entretanto, é evidenciado uma menor quantidade de células CD4+ e CD8+ nos pulmões dos animais P2X7RKO infectados com a cepa Beijing 1471 em relação àqueles dos camundongos

A educação em saúde tem papel primordial no processo de prevenção e reabilitação, pois, o diálogo e a troca de informações entre o paciente, o profissional e sua

demonstraram que: 1 a superfície das amostras tratadas com o glaze pó/líquido foram as que apresentaram uma camada mais espessa de glaze, com superfícies menos rugosas; 2o grupo

O presente trabalho aborda o processo de planejamento, execução e mudanças ocorridas em um curso técnico de informática. O projeto pedagógico de ensino e aprendizagem