• Nenhum resultado encontrado

USO DE DINÂMICAS DE GRUPOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM DURANTE A OFICINA MULTIDISCIPLINAR EM ENGENHARIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "USO DE DINÂMICAS DE GRUPOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM DURANTE A OFICINA MULTIDISCIPLINAR EM ENGENHARIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ÁREA TEMÁTICA:

( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA

( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO

( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

USO DE DINÂMICAS DE GRUPOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM DURANTE A OFICINA MULTIDISCIPLINAR EM ENGENHARIA

FRITZ JUNIOR, Denilton da Conceição1

MENDES, Daiane2

CHIQUETTO, Nelci Catarina3

ALMEIDA, Mareci Mendes de4

DUARTE, Elis Regina5

RESUMO – A dinâmica de grupo permite aos participantes se tornarem elementos ativos no processo de aprendizagem, auxilia no desenvolvimento de habilidades, valores individuais e coletivos. Desta forma, pode ser uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem valiosa, pois permite desenvolver de forma lúdica e participativa o que se almeja no grupo. A Oficina Multidisciplinar em Engenharia faz parte do Programa Novos Talentos na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Câmpus Ponta Grossa), aprovado pela CAPES. O objetivo deste trabalho foi utilizar dinâmicas de grupo com intuito de desenvolver o trabalho em equipe, liderança além de demonstrar o objetivo e aplicações da engenharia na atividade que seria desenvolvida na Oficina. Foram realizadas 11 dinâmicas específicas para cada dia da oficina, estas foram desenvolvidas ou adaptadas de dinâmicas já existentes na literatura. Ao final de cada encontro da oficina eram verificados os resultados através de mesa redonda e feedback dos participantes. Conclui-se que o uso de dinâmicas consegue incorporar mais conhecimento e vivência aos participantes e mesmo existindo um roteiro específico, consegue disseminar conhecimentos não esperados pela atuação de cada participante, torna o aprendizado mais dinâmico e motivador.

PALAVRAS CHAVE – Dinâmicas. Engenharia. Interatividade.

1

Graduando em Engenharia Química, UTFPR-PG, deniltonfritzjr@gmail.com

2

Graduanda em Engenharia Química, UTFPR-PG, daianemendes@hotmail.com

3

Doutora, Professora Engenharia de Alimentos UEPG, nelcichic@yahoo.com.br

4

Doutora, Professora Engenharia de Alimentos UEPG, marecimail@yahoo.com.br

5

(2)

Introdução

A oficina Multidisciplinar em Engenharia é uma atividade que foi desenvolvida em parceria com o curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa (UTFPR- PG) e o Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEP), através do projeto Novos Talentos que foi aprovado em atendimento ao Edital CAPES/DEB 033/2010. Participaram das atividades 19 alunos do CEEP, para organização das atividades foram envolvidos alunos de Engenharia Química (UTFPR), Engenharia de Alimentos e Mestrado em Computação (UEPG). Em todas as atividades foram executadas dinâmicas para exemplificar a atuação do engenheiro e conceitos estudados, ampliando conhecimentos e descobrindo aplicações da engenharia de uma forma simplificada e prática.

As dinâmicas de grupo podem ser utilizadas em diversas áreas, desde a motivação para um trabalho em sala de aula até auxiliar no processo de recrutamento, através de vivências. Neste trabalho as dinâmicas foram realizadas antes de cada atividade como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem, foram organizadas para permitir aos alunos do ensino médio do CEEP entender o que seria abordado no encontro, além de desenvolver habilidades de comunicação oral, liderança, iniciativa, empatia no grupo e permitir maior interação da teoria e prática.

Objetivos

O objetivo geral deste trabalho foi avaliar o uso de dinâmicas como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem.

Como objetivos específicos têm-se:

Criar ou readaptar dinâmicas de grupo existentes para utilização na oficina que atendam os objetivos da atividade;

Desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe entre os participantes; Permitir interação de todos durante a oficina;

Demonstrar as habilidades de um engenheiro; Motivar os alunos a participarem da oficina.

Metodologia

A Oficina contou com 11 encontros, para cada encontro foi utilizada uma dinâmica, conforme no Quadro 1. As dinâmicas eram realizadas antes de cada atividade, para demonstrar aos alunos qual objetivo da mesma. O tempo para cada dinâmica variava de alguns minutos até 2 encontros, como foi o caso da dinâmica do evento, isto porque na aplicação das dinâmicas surgem novos questionamentos e discussões, pois o processo é de interação e dinâmico. A mesma dinâmica pode apresentar resultados diferentes com maior ou menor interação de acordo com o grupo participante. Parte das dinâmicas aplicadas foram adaptadas de um banco de dados on-line da empresa KOMBO (2012) de tecnologia em RH. Outra parcela, adaptadas de eventos da AIESEC Ponta Grossa, organização internacional que possui sede também em Ponta Grossa e atua nas áreas de liderança e desenvolvimento pessoal, o Discovery Days 2012.1 e 2012.2 e o Processo Seletivo 2012.2 e ainda uma parcela de elaboração própria.

Quadro 1 – Dinâmicas Realizadas

Nome da dinâmica Objetivo

Teia Mostrar a importância de todos da equipe para atingir os resultados. Saber o que se deseja e agir coletivamente.

Criar e vender Demonstrar as habilidades do engenheiro, desde a concepção do produto, etapas produtivas e atender as expectativas do consumidor. Anúncio rádio Vivenciar que existem regras que devem ser seguidas, principalmente

no uso do laboratório e os cuidados quando existe falha na comunicação (achar que entendeu).

Siga as instruções Demonstrar a importância de seguir as instruções e aplicar alguns cálculos na engenharia.

(3)

Teoria do caos Desenvolver as habilidades do engenheiro como solucionador de problemas e liderança pelo exemplo.

Coreografia Aplicar a matemática na dança, demonstrando a importância do ritmo e sincronia da equipe.

Cardápio Desenvolver a criatividade, trabalho em equipe e demonstrar habilidades da engenharia de acordo com público ter de alterar produtos.

Hora de ouvir e falar Desenvolver e perceber a importância de saber ouvir e falar, avaliar o engenheiro como líder de equipe.

Evento Planejar, calcular e saber vender, atuações da engenharia. Novo olhar Engenharia e a solução de problemas através de um novo olhar. Teatro O uso de simuladores na engenharia.

Fonte: Elaboração própria.

Nota: Adaptado de Discovery Days 2012.1, de Discovery Days 2012.2 , de Processo Seletivo 2012.1 e de KOMBO (2012).

Resultados

Após cada dinâmica realizada foi passado um feedback demonstrando quais os objetivos da mesma e feita uma discussão sobre os conhecimentos e habilidades desenvolvidas. Como o objetivo era desenvolver habilidades e demonstrar linhas de atuação da engenharia, sem uma restrição de horários, permitiu-se aos alunos se necessário um maior tempo e verificou-se que se obteve uma participação efetiva e motivada pelos participantes.

A Figura 1 apresenta imagens da dinâmica: criar e vender, os alunos foram divididos em grupos constituídos por 2 participantes e deviam criar algum produto com os materiais fornecidos. Posteriormente, foram informados que teriam que fazer uma propaganda para vender os mesmos, já avaliando os custos e valor para cada produto. Pode-se observar que os alunos conseguiram atingir os objetivos propostos que eram avaliar as habilidades de um engenheiro desde a concepção do produto, público alvo, materiais, custos, embalagem, rótulo e propaganda. Além disso, as equipes demonstraram muita criatividade, animação e motivação para desenvolver todas as dinâmicas sugeridas.

(4)

Legenda: alunas da equipe 1 , desenvolvendo e demonstrando o produto criado.

As Figuras 2 e 3 apresentam imagens da dinâmica: teoria do caos, os alunos encontraram o ambiente bagunçado, e no quadro escrito que os organizadores da oficina eram surdos e mudos e eles poderiam fazer o que quisessem durante 15 minutos. Os alunos entraram e se assustaram com a bagunça, depois foram se acomodando e foi possível visualizar os alunos que tinham maior espírito de liderança iniciar a organização da sala, aos poucos todos estavam ajudando e a sala estava impecavelmente organizada. Quando a sala ficou organizada foi passado um vídeo para os alunos assistirem: Times Lead India (2011), envolvendo questões de liderança à partir do exemplo, alguns alunos se emocionaram e todos no feedback discutiram empolgados que a vivência permite um maior entendimento da situação. Com isto chegaram à conclusão que o engenheiro é um solucionador de problemas, mas que é preciso “enxergar” o problema .

Figura 2 – Fotos da Dinâmica Teoria do Caos - Sala

Legenda: Sala de aula desorganizada para dinâmica do Caos

(5)

Legenda: Alunos entrando na sala de aula desorganizada para dinâmica do Caos

Com o uso das dinâmicas pode-se observar que os alunos conseguem através da vivência, uma participação mais ativa nas atividades e entendem com maior facilidade os objetivos propostos, além de sempre citarem que tiveram uma experiência para “vida”, ou seja, irão aplicar essas novas “concepções” em diferentes situações do dia-a-dia.

A fim de obter resultados passíveis de otimização e procurando ampliar a efetividade da inserção das dinâmicas no processo de aprendizagem, também foi realizado ao fim de todas as atividades um questionário de avaliação. Sendo assim, foi possível obter respostas mais concretas dos alunos após cada um dos encontros. Isto permitiu que as atividades fossem planejadas levando em conta o perfil dos envolvidos, dando um melhor direcionamento e uma abordagem mais individual, preocupada de fato com o desenvolvimento de todo o grupo.

Conclusões:

A aplicação de dinâmicas como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem ficou evidenciada no modo como os alunos envolvidos responderam as propostas das atividades realizadas. A inserção de atividades interativas no contexto da aprendizagem de Engenharia, tornou a abordagem, de alguns assuntos e conceitos, mais palpável a realidade dos alunos o que propiciou um maior envolvimento do grupo. Habilidades como: iniciativa, criatividade e liderança, ficaram de fato perceptíveis nos trabalhos em equipe. As dinâmicas de grupo ajustaram-se adequadamente a proposta de trabalho da Oficina Multidisciplinar em Engenharia e os objetivos foram alcançados. Como todas as atividades interativas envolviam situações comportamentais, o acompanhamento e pesquisa de aceitação das dinâmicas junto aos alunos foi também de grande importância para que a proposta atingisse os melhores resultados possíveis.

Referências

DISCOVERY DAYS 2012.1, 2012, Ponta Grossa. AIESEC Ponta Grossa, 2012. (Informação com acesso restrito disponível na base de dados da plataforma myaisec)

DISCOVERY DAYS 2012.2, 2012, Ponta Grossa. AIESEC Ponta Grossa, 2012. (Informação com acesso restrito disponível na base de dados da plataforma myaisec)

KOMBO. Inovando e potencializando o RH com tecnologia. Disponível em:

(6)

PROCESSO SELETIVO 2012.2, 2012, Ponta Grossa. AIESEC Ponta Grossa, 2012. (Informação com acesso restrito disponível na base de dados da plataforma myaisec)

TIMES Lead India. Produção de TOI - Lead India. Direção: Milind Dhaimade. Produção: House - Equinox Films. Índia, 2011. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=1-sO5e4iQr0>. Acesso em: 10 nov. 2012. Duração: 2min 32seg.

Agradecimentos

À CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) pelo financiamento concedido.

À UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) pela concessão de espaços físicos e equipamentos para realização das atividades.

À UTFPR-PG (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa) pela concessão de espaços físicos e euipamentos para realização das atividades.

À AIESEC PONTA GROSSA por toda a experiência adquirida e desenvolvimento pessoal, além de material de apoio utilizado e adaptado na realização deste projeto.

Referências

Documentos relacionados

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

Por outro lado, a figura (4a) mostra o espectro harmônico da tensão de fase obtida na medição, e a figura (4b) mostra o espectro harmônico da tensão de fase obtido pela

CAIXA, além do benefício previsto no parágrafo segundo da cláusula 26, o empregado que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança fará jus

Curiosamente, o cariótipo encontrado na população de Astyanax bimaculatus coletada no Açude Engenheiro Ávidos, na bacia hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas- Açu é

Por um lado, a tese de doutoramento em Ciências da Comu- nicação, que Maria da Luz Correia, investigadora do projeto “Postais Ilus- trados: para uma sócio-semiótica da imagem e

Monografia apresentada ao Curso de Ciências Jurídicas e Sociais do CCJS da Universidade Federal de Campina Grande, como requisito parcial para obtenção do título

O saldo de radiação em feijão caupi pode ser estimado, com elevada acurácia e precisão, por meio da utilização da radiação solar global para as