• Nenhum resultado encontrado

SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE CADASTRO DE EQUIPES DO I TORNEIO DE FUTSAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE CADASTRO DE EQUIPES DO I TORNEIO DE FUTSAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE CADASTRO DE EQUIPES DO I TORNEIO DE FUTSAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU

Pietro Pinton Rosa1, Vinicius Spernega Fioravante2, Marcus Vinicius Contes Calca3, Gustavo Kimura

Montanha4, Carlos Roberto Pereira Padovani5

231Aluno do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema, Faculdade de Tecnologia de Botucatu. 4Professor Doutor, Faculdade de Tecnologia de Botucatu, e-mail: cpadovani@fatecbt.edu.br. 5Professor Doutor, Faculdade de Tecnologia de Botucatu, e-mail: gmontanha@fatecbt.edu.br.

1 INTRODUÇÃO

Uma das preocupações mais dominantes atualmente na sociedade é o gerenciamento da informação com infraestrutura adequada para coleta, armazenamento, processamento, representação e distribuição. Gouveia e Ranito (2004) afirmam que qualquer organização moderna recorre às tecnologias de informação e comunicação como forma de garantir a função dos sistemas de informação das organizações, focando sempre o suporte ao fluxo de dados e geração de informações precisas.

De acordo com Machado et al. (2002) a gestão da informática se destacou como uma ferramenta indispensável na gerência de processos administrativos em que tomadas de decisão, eficientes e seguras, representam condição básica para o sucesso das atividades. A partir desse cenário, Bassi Filho (2008) salienta que o desenvolvimento de softwares sugere um planejamento contínuo, de modo a diminuir o impacto ocasionado pelas modificações de requisitos, focando a entrega constante de sistemas que agreguem valor aos negócios.

Com base nos fatos supramencionados, foi proposto o uso de tecnologias da informação aplicadas à um evento esportivo realizado na Faculdade de Tecnologia de Botucatu denominado I Torneio de Futsal.

O uso de tais tecnologias visa garantir a funcionalidade do sistema de informação do evento para dar suporte ao fluxo de dados em substituição ao gerenciamento manual, o que possivelmente acarretaria maior tempo para a organização e menor confiabilidade na coleta dos dados. Possuindo maior integridade na geração, organização e manipulação final das informações. Portanto o presente trabalho teve como objetivo criar um software, executado em plataforma web, no intuito de facilitar o cadastro e gerenciamento dos dados e informações das equipes competidoras do I Torneio de Futsal da Faculdade de Tecnologia de Botucatu.

2 MATERIAL E MÉTODOS

Para realizar a codificação e construção do software foi utilizado uma metodologia de desenvolvimento ágil conhecida por Extreme Programming em par, onde um programador codifica e outro fica analisando os códigos e auxiliando em sua criação.

O software é executado em plataforma web hospedado pela empresa LOCAWEB. Portanto, os usuários podem acessa-lo a partir do endereço www.rsgt.com.br/futsal.

(2)

A codificação foi realizada utilizando a linguagem de programação PHP (PreProcessor Hypertext), juntamente com uma de suas bibliotecas orientadas a objetos para efetuar a comunicação com a base de dados. A integração da base de dados com os códigos PHP, portanto, foram realizadas utilizando códigos PDO (PHP Data Object) que é uma interface de conexão com o banco de dados leve e consistente.

Foi utilizado O FrameWork front-end Bootstrap, que auxiliou em todo o processo de alteração e aprimoramento visual, deixando o sistema com uma melhor aparência. Todo armazenamento de informações foi feito através de um banco de dados, que foi responsável por conter todas as informações dos cadastros e membros de equipe, assim como as regras. Foi utilizado como base de dados o MySql, por ser um software OpenSource e portátil.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

A Figura 1 apresenta, a partir dos requisitos levantados, a página inicial do software contendo as regras para a participação do evento e três botões “Primeiro Passo”, “Acessar Sistema” e “Lista de Equipes Cadastradas”. A função do botão “Primeiro Passo” é realizar, antes de tudo, o cadastro do usuário para posterior uso do software. Um arquivo no cabeçalho

da página

foi

disponibilizado para download permitindo que o usuário com dificuldades, pudesse ter um passo-a-passo de como utilizar o software.

(3)

Pressionando o botão “Primeiro Acesso”, o software irá apresentar a página de cadastro de capitão (Figura 2), onde devem ser preenchidos os campos com as informações pertinentes ao aluno que atuará como capitão da equipe no torneio. As páginas de cadastro foram padronizadas, possuindo, portanto, três botões de operação, o botão “Voltar”, “Salvar” e “Cancelar”, sendo utilizados para voltar à página anterior, salvar as informações preenchidas no formulário e cancelar o cadastramento das informações, respectivamente.

No botão “Acessar Sistema” exibido na página inicial do software (Figura 1), o usuário pode, por meio de suas informações de usuário, acessar o menu do capitão fazendo conexão com a página para criação de sua equipe. As informações da equipe devem ser inseridas na página de cadastro de equipe (Figura 3).

Figura 2 – Página de Cadastro de Capitão.

(4)

Ao clicar no botão “Salvar” da página de cadastro de equipe (Figura 3), o software irá atribuir as informações preenchidas no formulário a base de dados, redirecionando, de forma automática, para a página de cadastro de membros da equipe. Na página de cadastro de membros (Figura 4) o usuário deve preencher os campos e utilizar o botão “Inserir Membro” para atribui-lo a equipe. Cada equipe deverá possuir obrigatoriamente no mínimo 5 e no máximo 10 membros e para finalizar o cadastro das informações o botão “Finalizar Cadastro” deve ser pressionado.

Através das páginas apresentadas o usuário, que neste caso é o capitão da equipe, pode realizar o cadastro de todas as informações de sua equipe para participação no torneio. O restante das operações do software deve ser feita pelo administrador, que neste caso são os organizadores do torneio. O administrador deve acessar o software a partir do botão “Acessar Sistema”, localizado na página inicial (Figura 1).

Para que a equipe cadastrada pelo capitão esteja habilitada para participar do evento, suas informações devem ser checadas e ativadas pelo administrador, essa operação pode ser realizada a partir da página de validação de equipes (Figura 5).

Figura 4 – Página de Cadastro de Membros.

(5)

O administrador deve, na página de validação de equipes (Figura 5), utilizas os botões “Mais Informação” para visualizar as informações completas da equipe e “Ativar” para habilitar a participação da equipe no torneio. Após a habilitação da equipe pelo administrador suas informações podem ser acessadas pelo público em geral a partir do botão “Lista de Equipes Cadastradas” na página inicial do software (Figura 1). Portanto, a página com a lista de equipes cadastradas (Figura 6) faz a exibição de todas as equipes competindo no torneio, dividindo-as por paginação.

O público pode exibir as informações completas das equipes utilizando o botão “Veja Mais”, caso a equipe procurada não esteja na primeira página de exibição o público pode selecionar as demais páginas utilizando os botões inferiores “1”, “2” ou “3”.

Durante o funcionamento do software foi mantida uma política de feedback, onde o público que utilizou o software se perpetuou em constate contato com os criadores do software e idealizadores do evento. Dessa forma, foi possível gerenciar um portal funcional e com capacidades de inserção, gestão e recuperação de informações melhoradas, graças a conectividade e liberdade de criação que a internet proporciona.

4 CONCLUSÕES

O software desenvolvido pode ser empregado no evento e proporcionou dentre as principais vantagens no processo de cadastramento das equipes um menor intervalo de tempo de execução, o melhor gerenciamento e edição dos dados e informações e maior flexibilidade de uso em relação ao aspecto temporal e geográfico, uma vez que o mesmo utiliza a plataforma

web.

(6)

5 REFERÊNCIAS

BASSI FILHO, D. L. Experiências com desenvolvimento ágil. 2008. 154 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

GOUVEIA, L. B.; RANITO, J. Sistemas de informação de apoio à gestão.1 ed. Porto: Sociedade Portuguesa de Inovação, 2004, 95p.

MACHADO, J. G. C. F.; NANTES, J. F. D.; ROCHA, E. C. O processo de informatização das propriedades rurais: um estudo de multicaso na pecuária de corte. Revista Brasileira de Agroinformática, Viçosa, MG, v. 4, n. 1, p. 28-46, 2002.

MySQL. Disponível em: <https://www.mysql.com/>. Acessado em 05 de setembro de 2016.

PHP: Hypertext Preprocessor. Disponível em: <https://secure.php.net>. Acessado em 05 de setembro de 2016.

Welcome to The Apache Software Foundation. Disponível em: <https://www.apache.org/>. Acessado em: 05 de setembro de 2016.

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Porém, a Administração – composta por Vasco Alberto Hipólito Parreira (Presidente), Vasco Parreira, Vasco Esteves Fraga, António de Albergaria Pinheiro e

(essencialmente toalhas adamascadas, damasquilho de linho e algodão, panos de linho e lenços de linho e algodão, desenvolvidos essencialmente em 17 freguesias do concelho

A médio/longo prazo será notória a diminuição do número de avarias, devido ao natural ajustamento do plano de manutenções preventivas implementado, a melhoria

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças