• Nenhum resultado encontrado

CONFIGURAÇÃO DO BIOS E CARACTERÍSTICAS DE SEGURANÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONFIGURAÇÃO DO BIOS E CARACTERÍSTICAS DE SEGURANÇA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

2-1

C A P Í T U L O ▼ D O I S

CONFIGURAÇÃO DO BIOS E

CARACTERÍSTICAS DE SEGURANÇA

Nesse capítulo, você irá

aprender como acessar o Menu da Configuração do BIOS e manipular várias configurações para controle de hardware. Você também aprenderá como usar características integradas de segurança.

(2)

O Utilitário de Configuração do sistema é um programa de

configuração de hardware integrado ao BIOS (Basic Input/Output System [Sistema Básico de Entrada/Saída]) do seu computador. Ele executa e mantém uma variedade de funções de hardware. É um software que utiliza menus, permitindo que você configure e mude as configurações facilmente.

O BIOS contém configurações padrões de fábrica para as operações básicas do computador. No entanto, há ocasiões em que pode haver a necessidade de você modificar as configurações padrões do BIOS. Por exemplo, pode haver a necessidade de você configurar o gerenciamento de energia (APM) do BIOS caso você estiver usando DOS, ou um sistema operacional

não-Windows.

O BIOS permite que você crie senhas para limitar o acesso aos usuários. Isto é um recurso importante porque, hoje em dia, uma grande parte de informação vital é carregada no computador. Acesso não-autorizado pode ser prevenido. Mais tarde nesse capítulo, você irá aprender como usar esse recurso de segurança.

(3)

Entrando na Tela de Configuração do BIOS

Primeiro, ligue o seu computador. Quando o BIOS estiver executando POST (Poder-On Auto Testar), empurra a tecla F2 rapidamente para ativar o Utilitário de Configuração AMI BIOS.

Nota: Pode haver a necessidade pressionar a tecla F2 rapidamente. Uma vez que o sistema começa a carregar Windows, poderá necessitar de outro reativamento.

Saindo da Tela de Configuração do BIOS

Quando você terminar de modificar a configuração do BIOS, saia do BIOS. Levará alguns segundos para as mudanças serem gravadas no CMOS.

Teclas de Ação do BIOS

Tecla de

Função Comando Descrição

ESC Sair Sai do sub-menu para voltar ao menu anterior OR said a configuração BIOS quando estiver salvando as mudanças. Entrar Ir para a Sub-Tecla Mostrar o Sub-Menu

F1 Ajuda Geral Mostrar o Ecrã de Ajuda

F10 Salvar e Sair Salva as mudanças e reinicializa o computador. <Tab> Selecionar um campo Seleciona o próximo campo. ↑ Selecionae um item Seleciona um próximo item acima. ↓ Selecionar um item Seleciona um próximo item abxiao. - Valores inferiores Seleciona o próximo valor dum campo. + Valores superiores Seleciona o próximo valor dum campo. 2-3

(4)

Modificando as Configurações do BIOS

O menu principal da configuração do Phoenix BIOS está

subdividido em sub-menus. Cada item do menu é descrito nesta seção.

Configuração Principal

Sob este menu, você pode mudar o horário/data e ver o processor básico e a informação da memória do sistema.

Item Seleções / Sub-menu

Descrição

Data N/A Digite a data presente, no formato

MM/DD/AA.

Horário N/A Digite o horário presente, no formato HH:MM:SS.

Configuração da Barra

►Configuração dos Ajustes da Inicialização

Item Seleções / Sub-menu Descrição Rápida Inicialização Ativado Desativado

Alguns testes são saltados durante boot-up, por isso o sistema boot-up mais rápido.

Inicialização

Baixa Desativado Ativado

Quando active, o sistema vai display OEM logo em vez de messagens POST. Quando desativado, o sistema vai display messagens POST (i.e. informação de aparelhos.)

(5)

►Prioridade de Aparelho de Inicialização Item Seleções / Sub-menu Descrição 1º Aparelho de Inicialização

Configure o tipo de dispositivo para as tentativas de inicialização da 1a unidade BIOS. Se o Agente de Inicialização Realtek for selecionado, o sistema tentará carregar o setor de inicialização a partir da porta Ethernet.

2º Aparelho de

Inicialização

Configure o tipo de dispositivo para as tentativas de inicialização da 2a unidade BIOS.

3º Aparelho de

Inicialização

Configure o tipo de dispositivo para as tentativas de inicialização da 3a unidade BIOS. 4º Aparelho de Inicialização Dispositivo Removável CD/DVD Disco Rígido Agente de Inicialização Realtek Desativado

Configure o tipo de dispositivo para as tentativas de inicialização da 4a unidade BIOS.

Nota: Caso selecione Agente de Inicialização Realtek, o sistema vai tentar para a inicialização de rede.

Nota: Quando o BIOS executa POST, você precisará também pressionar Tecla F12 para ativar o menu de seleção do Dispositivo de Inicialização. Você precisará escolher CD/DVD, Disco Rígido, ou Agente de Inicialização Realtek como sendo o primeiro dispositivo de armazenamento a se inicializar. Se você já tem conectado uma Unidade USB de Disquete antes de ligá-lo, ele aparecerá como um Dispositivo Removível no menu de seleção do Dispositivo de Inicialização.

(6)

Configuração de Segurança

►Configuração dos Ajustes de Inicialização

Item Seleções / Sub-menu Descrição Mudar a senha de Supervisor

N/A Instalar ou Mudar a Senha

Mudar a senha de Usuário

N/A Instalar ou Mudar a Senha

Usando a Proteção de Senha

Dois Níveis de Proteção de Senha são disponíveis. O BIOS providencia ambas senhas de Supervisor e de Usuário. Caso tente ativar ambas senhas, a senha de Supervisor deve ser ajustada primeiro.

As senhas ativam dois níveis diferentes de proteção:

1. O sistema sempre require senha toda vez que ele for ligado. 2. O sistema require senha somente quando você tenta entrar no

utilitário do BIOS.

As senhas estão codificadas e armazenadas em NVRAM. Assegure-se de anotá-las ou memorizá-las. Se você perdeu as senhas, o computador precisará se enviado de volta para a fábrica ou a um revendedor autorizado para reconfigurar as senhas.

(7)

Configuração de Energia

Item Seleções / Sub-menu Descrição Longa Vida de Bateria Modo Ativar Desativado

Quando Ativar, a vida maxima de bateria pode ser alcançada. O performance de processor é baixado. Poder Botão

Modo Ligar/DesligarSuspensão [Ligar/Desligar]: Quando o poder botão é empurrado, o sistema é desligado. [Suspender]: Quando o poder botão é empurrado, o sistema entra no suspender modo.

Nota: A seleção de modo de suspensão no BIOS é aplicável somente para versões antigas de Windows (como Windows 3.1 ou Windows 95 ou NT4) ou sistemas operacionais não-Windows. Em Windows ME / 98SE / 2000 / XP, o modo de suspensão e as configurações são determinadas a partir das configurações do Power Options Properties (Iniciar > Painel de Controle > Opções de Poder).

(8)

Sair da Configuração

Item Seleções / Sub-menu Descrição Salvar Mudanças e Sair

N/A Após completar as configurações do BIOS, selecione este item para salvar todas as configurações, sair do utilitário da Configuração do BIOS, e re-inicializar. As novas configurações do sistema tomarão efeito na próxima ativação. Tecla F10 pode ser usada para esta operação.

Descartar

Mudanças N/A Descarta mudanças feitas até agora para qualquer uma das questões de configuração.

Carregar as Melhores Configurações Predefinidas

N/A Carregar as melhores configurações predefinidas para todas as questões de configuração. A tecla F9 pode ser usada para esta operação.

Referências

Documentos relacionados

É interessante que Snapchat e Instagram, duas plataformas centradas na imagem, tenham sido consideradas as mais nocivas. A autoimagem é um aspecto ligado a

A importância do presente estudo encontra-se no fato de que a maioria dos pacientes portadores de DPOC possui de uma a três exacerbações agudas por ano, e de que as exacerbações

Este projeto de conclusão e curso tem como objetivo principal o desenvolvimento de um dispositivo para medir as tensões no arco elétrico de soldagem, por meio de sondas acopladas

Após o estresse hídrico um girino de cada grupo experimental (controle e tratamento) de todos os períodos de tempo (12, 24 e 72 horas) foi fixado para as análises

• Criamos um protocolo para estabelecer a eficácia da limpeza dos instrumentos endowrist ( pinças Robóticas ) e treinamento da equipe de enfermagem para um processo seguro..

CONSIDERANDO, a Portaria do DETRAN n° 139/2013 que estabelece as normas para a renovação de credenciamento de entidades públicas ou privadas junto ao DETRAN/PI para a realização

A relação com o Resultado Provisório das Provas Dissertativas encontra-se na seguinte ordem: Cargo, número de inscrição, nome do candidato em ordem alfabética, número do

Esta informação estará sendo utilizada para listar sua inscrição por ordem de chegada ao FEMUSC, e será válida para determinar sua aceitação ou não no Programa Intermediário..