• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIO DE REDAÇÃO II ETAPA/2021 ENSINO MÉDIO: 3ª ANO TURMA: PROFª: LEILIANE ALINE ALUNO(A): Nº VALOR: 10,0 NOTA: DATA: / /2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIO DE REDAÇÃO II ETAPA/2021 ENSINO MÉDIO: 3ª ANO TURMA: PROFª: LEILIANE ALINE ALUNO(A): Nº VALOR: 10,0 NOTA: DATA: / /2021"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIO DE REDAÇÃO – II ETAPA/2021 ENSINO MÉDIO: 3ª ANO TURMA: PROFª: LEILIANE ALINE ALUNO(A): ______________________________________________ Nº ________ VALOR: 10,0 NOTA: ________ DATA: _____/______/2021 devolva-os b – falar ao celular c – diga-me; prepará-la. d – não se aproxime e - houve NOTA: ___________ DATA: ____/____/ 14 INSTRUÇÕES:

 O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

 O texto definitivo deve ser escrito a tinta (azul ou preta), na folha própria, em até 30 linhas (mínimo de 20). Receberá a nota zero a redação com menos de 10 linhas.

 A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.

 A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Para efeito de contagem, considera-se 01 linha quando se ultrapassar a metade da folha, ou seja, mais de 50% da linha escrita. Para cada linha não escrita, será descontado 0,5 ponto da nota final.

TEXTO I

Adora filtro na selfie? Cuidado, manipular sua própria imagem é perigoso

Desde 2017, redes sociais como o Snapchat e o Instagram disponibilizam filtros faciais e permitem manipular imagens acrescentando certos efeitos como a implantação de focinhos de cachorro, orelhas felinas, efeitos fosforescentes, metálicos ou surrealistas. Divulguei minha coluna aqui na UOL sobre o “Coringa”, aplicando uma máscara do inimigo de Batman sobre minha própria face. O filtro Beauty3000 produz ajustes automáticos permitindo escolher modelos de beleza, do tipo Plástica, Natural, Top Model, assim como variantes do tipo Cirurgia Plástica.

O recurso é muito interessante quando pensamos em sua chave lúdica que nos permitiria experimentar versões de nós mesmos, mas ele pode alimentar certas disposições problemáticas, presentes em todos nós, ainda que mais agudas para alguns, particularmente em certas situações de vida.

Tais programas de maquiagem digital exploram padrões algoritmicamente determinados de beleza. Filtros como o Fix Me e Plastic chegaram a ser retirados pelo Instagram porque eles impunham uma versão excessivamente plástica, tendente a padrões de beleza por branqueamento, por exemplo. […]

Os novos filtros podem-se instalar de forma sub-reptícia, de tal maneira a induzir uma espécie de superestimação constante de nossa imagem. De fato, isso tem preocupado os que estudam os efeitos psíquicos da vida digital, pois criaria uma espécie de elevação do patamar geral, rumo a um novo normal, dotado de um “a-mais” de agradabilidade, logo um “a-menos” de aprovação no contato real. Surge assim a síndrome da decepção continuada.

Disponível em: https://blogdodunker.blogosfera.uol.com.br/2019/11/29/filtros-instagram-manipulacao-digital-psicologico-saude-mental/ (Adaptado)

(2)

TEXTO II

Instagram começa a banir filtros de cirurgia plástica do Stories

O Instagram vai começar a remover filtros dos Stories que simulam cirurgias plásticas ou outros procedimentos estéticos. A decisão foi anunciada na última sexta-feira (18) pela Spark AR, plataforma de realidade aumentada responsável pela criação e aprovação dos efeitos na rede social. A empresa se preocupa com os impactos dos filtros na autoestima dos usuários. Em comunicado publicado no Facebook, a Spark AR disse que está “reavaliando as políticas vigentes no que diz respeito ao bem-estar” e que deseja que os filtros proporcionem uma “experiência positiva”. Além de banir todos os filtros associados à cirurgia plástica da Galeria de Efeitos do Instagram, a empresa informou que vai adiar a aprovação desse tipo de efeito. Em prol da saúde mental. […] A remoção dos filtros de cirurgia plástica não é a primeira medida adotada pelo Instagram para proteger os usuários de conteúdos nocivos à autoestima e saúde mental. Em agosto, a rede social estipulou novas regras para restringir o alcance de posts sobre produtos de emagrecimento ou procedimentos estéticos. Usuários menores de 18 anos não têm mais acesso a publicações que incentivam a compra ou mostram o preço de produtos como sucos, chás, pirulitos com efeito laxante e outras soluções para emagrecer de forma “milagrosa”.

Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/10/instagram-comeca-a-banir-filtros-de-cirurgia-plastica-do-stories.ghtml (Adaptado)

TEXTO III

Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/106515334324/tirinha-original TEXTO IV

Dizem que as mídias sociais viciam mais os adolescentes do que o cigarro e o álcool.

Para avaliar o impacto das redes na saúde mental, foi realizado o inquérito epidemiológico #StatusOfMind, publicado na “United Kingdom’s Royal Society of Public Health”.

A pesquisa entrevistou 1.479 jovens de 14 a 24 anos, no Reino Unido, no período de fevereiro a maio de 2020, para avaliar o impacto de 14 itens relacionados com a saúde mental e o bem-estar.

Foram eles: 1) formas de entender as experiências de outros sobre a saúde, 2) acesso a informações de saúde confiáveis, 3) apoio emocional e empatia de familiares e amigos, 4) ansiedade, 5) depressão, 6) sensação de solidão e infelicidade, 7) qualidade do sono, 8) capacidade de exprimir sentimentos, pensamentos ou ideias, 9) autoidentidade – habilidade para definir quem você é, 10) percepção da aparência física, 11) relacionamento com a família e os amigos, 12)

(3)

relacionamento com a comunidade, 13) bullying – ameaças e comportamentos abusivos, 14) necessidade de permanecer conectado pelo medo de perder experiências importantes.

Com base nessas questões, os participantes atribuíram notas às plataformas mais populares: YouTube, Twitter, Facebook, Snapchat e Instagram. É interessante que Snapchat e Instagram, duas plataformas centradas na imagem, tenham sido consideradas as mais nocivas. As plataformas foram bem avaliadas nas questões referentes à autoidentidade, à autoexpressão, ao fortalecimento de laços comunitários e ao amparo emocional.

Por outro lado, os malefícios estiveram associados à qualidade do sono, ao bullying, à imagem corpórea, à necessidade de se manter conectado por medo de perder experiências vividas pelos amigos, à depressão e à ansiedade. Os adolescentes entrevistados classificaram, em ordem decrescente de efeitos positivos, as plataformas: 1) YouTube (a mais positiva), 2) Twitter, 3) Facebook, 4) Snapchat, 5) Instagram (a mais negativa). YouTube foi a única plataforma em que os benefícios para a saúde e o bem- estar foram considerados superiores aos malefícios. Obteve índices de aprovação mais elevados na percepção das experiências que afetam a saúde alheia, no acesso a informações de fontes confiáveis na área da saúde, na redução dos riscos de depressão e de ansiedade e na sensação de solidão.

É interessante que Snapchat e Instagram, duas plataformas centradas na imagem, tenham sido consideradas as mais nocivas. A autoimagem é um aspecto ligado a sentimentos de inadequação, depressão e de ansiedade, muito prevalentes nessa fase da vida. O Instagram foi bem avaliado nos quesitos de autoexpressão e de autoidentidade, mas esteve associado a níveis mais elevados de ansiedade, depressão, bullying e do medo de perder oportunidades. A Royal Society recomenda que as plataformas publiquem avisos “pop up” advertindo o usuário sobre o número de horas acessadas, que chamem a atenção quando as fotos sofreram manipulação digital para exibir corpos com aparência de perfeitos, para que desenvolvam algoritmos que ofereçam ajuda no anonimato para adolescentes em sofrimento mental.

Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/midias-sociais-e-saude-mental-artigo

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao

longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita

formal da língua portuguesa sobre o tema

“A manipulação de imagem nas redes

sociais e seus malefícios à saúde mental”

, apresentando proposta de intervenção

que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e

coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

(4)

RASCUNHO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(5)

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(6)

Referências

Documentos relacionados

Somos sonhos, somos luta Fomos mão de obra barata Somos arte, somos cultura Somos ouro e somos prata Somos índios, Somos negros somos brancos, somos afrodescentendetes.

A partir de pesquisa realizada junto ao Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o artigo analisa alguns efeitos colaterais do processo de preparação e

Na segunda parte ligamos a fonte e variamos a tens˜ ao nela, para que pud´ essemos avaliar as oscila¸ c˜ oes livres com amortecimento a partir de diferentes valores para a cor-

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

Concentração de determinada substância, acima da qual podem ocorrer alterações prejudiciais à qualidade do solo e da água subterrânea VALOR DE PREVENÇÃO -

Deve haver procedimento(s) local(is) que contemple(m): objetivo, campo de aplicação, base técnica, responsabilidades, competências, preparação, emissão, uso e

Fato Gerador, Contribuintes, Base de Cálculo e Alíquotas ISS sobre Serviços Prestados por Pessoas Físicas ISS sobre Serviços Prestados por Pessoas Jurídicas Domicílio Fiscal –

A dissertação é fruto de uma pesquisa realizada na Escola Estadual Mário Duílio Evaristo Henry, localizada no Assentamento Sadia/Vale Verde, zona rural do município