• Nenhum resultado encontrado

Índice. Instruções Gerais. EPI s (Equipamentos de Proteção Individual) Luvas Isolantes de Borracha. Mangas Isolantes de Borracha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice. Instruções Gerais. EPI s (Equipamentos de Proteção Individual) Luvas Isolantes de Borracha. Mangas Isolantes de Borracha"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)
(2)

Índice

EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva)

EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual)

5

8

14

Instruções Gerais

Luvas Isolantes de Borracha

Mangas Isolantes de Borracha

10

12

Manta Isolante de Borracha Transparente

Tapete Isolante de Borracha

Estrado Isolante de Borracha

17

18

19

(3)

A Orion, empresa com mais de 100 anos de conhecimento na transformação da borracha e mais de 60 anos de experiência na fabricação de luvas isolantes, sempre comprometida com a segurança do profissional do setor elétrico, possui uma linha de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Coletiva (EPC’s) para alta e baixa voltagem, conforme Norma Regulamentadora NR10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) .

Todos os produtos são testados no Laboratório de Ensaios de Segurança da Orion, de acordo com as especificações e os critérios estabelecidos por normas nacionais e internacionais. Os equipamentos de proteção são enviados junto com Laudos e Certificados de Aprovação, regulamentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, proporcionando maior segurança e confiabilidade aos usuários.

Este Catálogo tem o objetivo de informar as especificações de toda a linha de Isolantes de Borracha da Orion, assim como esclarecer dúvidas comuns como cuidados de uso, armazenamento, garantia, teste e reteste, entre outros, afim de contribuir para a indicação, a aquisição e o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) ou Coletiva (EPC’s) mais adequados.

CUIDADOS DE USO

O cuidado e o uso adequado destes produtos são essenciais para a segurança do usuário. Os equipamentos devem ser inspecionados visualmente sempre que utilizados. No caso de EPI, a inspeção deve incluir o interior e a superfície externa, recomendando-se ainda uma cuidadosa higienização da peça. É proibido o uso de aneis, relógios, joias, objetos afiados e/ou cortantes durante o uso de produtos isolantes de borracha. Compostos químicos, especialmente a base de petróleo, como óleo, gasolina, fluído hidráulico, inibidores, cremes, massas e pomadas, podem danificar os produtos isolantes de borracha. Em caso de contato, a área contaminada deve ser lavada imediatamente com pano e detergente neutro. Depois de lavada, deve ser enxaguada minuciosamente com água e seca ao ar.

Se algum sinal de dano físico ou deterioração for observado, o produto deverá ter seu uso suspenso e deve ser encaminhado para reteste.

Os produtos isolantes são destinados exclusivamente para uso elétrico.

Instruções Gerais

A

oferece uma linha completa de isolantes elétricos capaz de

atender às necessidades do mercado, sustentada em

tecnologia, qualidade e garantia.

Mais de 60 anos de experiência na produção de luvas isolantes;

Produtos 100% testados;

Rastreabilidade (número de série);

Laudos individuais que acompanham cada produto. Assistência técnica;

(4)

Instruções Gerais

Mantenha na embalagem original quando guardados ou durante o transporte; Não dobre, enrugue, comprima ou estique;

Mantenha em local livre de ozônio, produtos químicos, óleos, solventes, vapores prejudiciais, fumos e descargas elétricas;

Mantenha fora da ação direta e da irradiação de qualquer fonte de calor; Mantenha em locais com temperatura ambiente inferior a 35°C;

Recomenda-se que os produtos sejam armazenados nas embalagens originais quando não estiverem sendo utilizados.

TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO

A periodicidade de substituição dos produtos isolantes deve ser inferior a 10 anos;

A durabilidade do produto depende de fatores que envolvem o tipo de atividade, frequência de uso, cuidados do usuário, higienização e armazenamento.

Sua durabilidade também é determinada pela aprovação periódica e obrigatória do produto, nos ensaios elétricos conforme a Norma Regulamentadora NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade).

RECOMENDAÇÕES

A elevação do nível de segurança dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Coletiva (EPC’s) é um fator de grande importância na preservação da integridade física do trabalhador, principalmente em serviços com eletricidade, devido ao grande risco de acidentes. Dessa forma, os equipamentos de proteção requerem alto grau de confiabilidade e segurança e devem ser testados em laboratórios de acordo com normas especificadas.

A ORION S.A., preocupada com a segurança, testa todos os equipamentos de proteção individual e coletiva, seguindo as normas estabelecidas de cada produto.

Conheça a seguir os testes realizados nos produtos isolantes fabricados pela ORION.

ENSAIOS ELÉTRICOS E FÍSICOS

Conforme as normas ASTM D120 / NBR 10622: Inspeção visual (formato, dimensional); Tensão elétrica aplicada (Corrente Alternada); Absorção de umidade / Tensão elétrica aplicada; Tensão elétrica de perfuração; Resistência à tração; Resistência ao rasgamento; Alongamento na ruptura; Deformação permanente; Perfuração mecânica; Resistência ao ozônio (Luvas Tipo II); Dureza; Envelhecimento acelerado.

Conforme as normas ASTM D1051 / NBR 10623: Inspeção visual (formato, dimensional, espessura); Tensão elétrica aplicada (Corrente Alternada); Resistência à tração;

Resistência ao rasgamento; Alongamento na ruptura; Deformação permanente; Perfuração mecânica;

Resistência ao ozônio (Mangas Tipo II); Dureza;

Envelhecimento acelerado; Rigidez dielétrica.

LUVA ISOLANTE DE BORRACHA MANGA ISOLANTE DE BORRACHA

Produto certificado pelo

(5)

Instruções Gerais

7

A ORION tem o comprometimento de substituir, sem cobrança ao comprador, os produtos “não utilizados”, que em qualquer ocasião durante determinado período da data de recebimento do lote, deixem de ser aprovados nos ensaios citados na norma. Esta garantia é válida somente se os produtos tiverem sido armazenados conforme descrito e não tiverem sido submetidos a mais do que um ensaio de recebimento original e um reensaio. O período de garantia dos produtos isolantes ORION é de 9 meses.

A ORION recomenda ensaios de revalidação a cada 6 meses para produtos em uso e a cada 12 meses (no máximo) para produtos armazenados, conforme tabela abaixo:

A periodicidade dos ensaios dielétricos é definida pela Norma Regulamentadora NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), que cita:

GARANTIA

“Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipamentos com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo-se as especificações do fabricante e os procedimentos da empresa, e na ausência desses, anualmente.”

PERIODICIDADE DOS ENSAIOS ELÉTRICOS

Conforme a norma ASTM D178: Inspeção visual; Absorção de umidade; Alongamento na ruptura; Resistência à ruptura; Dureza; Ensaio de tensão aplicada; Ensaio dimensional.

TAPETE ISOLANTE DE BORRACHA

Conforme a norma D1048: Inspeção visual ; Absorção de umidade; Alongamento na ruptura; Resistência à ruptura; Dureza; Envelhecimento acelerado; Ensaio de tensão aplicada; Ensaio dimensional.

MANTA ISOLANTE DE BORRACHA

Baseada na norma D1048: Inspeção visual; Absorção de umidade; Alongamento na ruptura; Resistência à ruptura; Dureza;

Ensaio de tensão aplicada; Ensaio dimensional.

MANTA ISOLANTE TRANSPARENTE DE BORRACHA

Baseado nas normas ASTM D178 / NBR 14039: Inspeção visual; Absorção de umidade; Alongamento na ruptura; Resistência à ruptura; Dureza; Envelhecimento acelerado; Ensaio de tensão aplicada; Ensaio dimensional.

ESTRADO ISOLANTE DE BORRACHA

6 meses 12 meses 12 meses Imediato Imediato

Produtos em uso constante Produtos em estoque

Produtos com baixa frequência de uso Após contato com produtos químicos Sob suspeita de qualquer dano ao produto

Periodicidade de reensaio Condição

Equipamentos de

Proteção Coletiva

(6)
(7)

Equipamentos de

Proteção Individual

(8)

LUVAS PROTETORAS

As luvas isolantes de borracha devem ser usadas sempre em conjunto com luvas protetoras, que podem ser:

Luvas de vaqueta Luvas de tecido Luvas anti-chamas

As luvas ORION têm maior durabilidade, pois são TIPO II: Resistentes ao Ozônio (O3).

CLASSIFICAÇÃO

Luvas Isolantes de Borracha

As luvas isolantes de borracha Orion são fabricadas de acordo com as normas NBR 10622 e ASTM D120 e oferecem proteção contra choques elétricos, lesões sérias ou até fatais. Produzidas com compostos resistentes a ozônio (Tipo II), garantem maior vida útil mantendo a performance de proteção.

Disponíveis nas cores preta e bicolor (lado externo preto e lado interno amarelo).

Ozônio é um gás naturalmente presente na atmosfera (forma ativa de oxigênio que pode ser produzida por descarga elétrica, efeito corona ou raios ultravioletas). Sua presença ocasiona uma deterioração mais rápida do produto.

LUVAS ISOLANTES DE BORRACHA

Segurança Compulsório ORION S/A - CNPJ: 61.082.863/0001-40 SAC 0800 882 2222 - www.orionsa.com.br Nº da Autorização: INOR.L.M-LIB.001/11 OCP 0008 Ministério do Trabalho e Emprego

Imagem meramente ilustrativa.

Reteste periódico de acordo com NR10.

Bicolor

Preta

A marcação contém as seguintes indicações: • Nome do fabricante; • Tipo; • Classe; • Tamanho; • Número da Norma;

• Número do certificado de aprovação (C.A.); • Número de série. 2016 2015 2014 SÉRIE: ASTM D 120 / NBR 10622 CLASSE 2 - TIPO II - C.A. 29.773 TENSÃO MÁXIMA DE USO 17.000 V

9

1

/

2

As luvas TIPO I (não resistentes ao ozônio) estão em processo de liberação de C.A.

(9)

NÚMERO (mm) (in)

9

229

9,5

241

10

254

10,5

267

11

279

11

Luvas Isolantes de Borracha

O tamanho deve ser obtido pelo perímetro interno da luva, medido sobre uma linha paralela à união dos dedos e passando através da união do dedo polegar (Figura 1). Os tamanhos padronizados devem ser os contidos na Tabela 1.

TAMANHO DAS LUVAS ISOLANTES DE BORRACHA

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DAS LUVAS ISOLANTES DE BORRACHA

00

0

1

2

3

4

2.500

5.000

10.000

20.000

30.000

40.000

500

1.000

7.500

17.000

26.500

36.000

2.178

29.775

29.774

29.773

29.772

29.771

17.651

17.653

17.654

18.479

18.478

33.429

CLASSE C.A. BICOLOR PRETA TENSÃO MÁXIMA

DE USO (VOLTS) ETIQUETACOR

TAMANHOS DISPONÍVEIS BEGE VERMELHO BRANCO AMARELO VERDE LARANJA

9

9,5

P

M

G

10

10,5

11

>

>

Tabela de valores para Corrente Alternada (C.A.);

Os tamanhos 8 / 8,5 / 11,5 e 12 estão em desenvolvimento.

(in) TENSÃO DE

ENSAIO (VOLTS)

Tabela 1:A tolerância permissível no tamanho deve ser ± 13mm.

(10)

Mangas Isolantes de Borracha

As mangas isolantes de borracha Orion são produzidas especialmente para proteção dos braços e antebraços dos trabalhadores do setor elétrico.

As mangas são fabricadas com composto elastomérico de alta qualidade e atendem às Normas ASTM D1051/ NBR 10623.

MANGAS ISOLANTES DE BORRACHA

Reteste periódico de acordo com NR10.

2016 2015 2014

A marcação contém as seguintes indicações: • Nome do fabricante; • Tipo; • Classe; • Tamanho; • Número da Norma;

• Número do certificado de aprovação (C.A.); • Número de série.

Imagem meramente ilustrativa.

Laranja nas classes: 2 (20 kV), 3 (30 kV) e 4 (40 kV); Preta nas classes: 0 (2,5 kV), 1 (10 kV), 2 (20 kV), 3 (30 kV) e 4 (40 kV).

(11)

Equipamentos de

Proteção Individual

13

Mangas Isolantes de Borracha

Tabela de valores para Corrente Alternada (C.A.).

As mangas ORION têm maior durabilidade, pois são TIPO II: Resistentes ao Ozônio (O3).

CLASSIFICAÇÃO

Ozônio é um gás naturalmente presente na atmosfera (forma ativa de oxigênio que pode ser produzida por descarga elétrica, efeitos corona ou raios ultravioletas). Sua presença ocasiona uma deterioração mais rápida do produto.

0

1

2

3

4

5.000

10.000

20.000

30.000

40.000

1.000

7.500

17.000

26.500

36.000

M

M

M / G

M

M / G

PRETO

PRETO

PRETO

PRETO

LARANJA

LARANJA

PRETO

LARANJA

29.588

29.578

29.589

1.505

25.589

29.573

33.400

35.724

CLASSE ENSAIO (VOLTS)TENSÃO DE TENSÃO MÁXIMADE USO (VOLTS) ETIQUETACOR MANGACOR C.A. DISPONÍVEISTAMANHOS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DAS MANGAS ISOLANTES DE BORRACHA

VERMELHO

BRANCO AMARELO

VERDE LARANJA

As mangas isolantes de borracha são comercializadas nos tamanhos médio e grande e possuem alças e botões para melhor fixação ao corpo.

ALÇAS E BOTÕES

Botões Alças

(12)
(13)

Equipamentos de

Proteção Coletiva

(14)

Manta Isolante de Borracha

Reteste periódico de acordo com NR10.

As Mantas Isolantes de Borracha ORION são fabricadas com composto elastomérico de alta qualidade e atendem à norma ASTM - D1048. As mantas servem para proteção de painéis elétricos, quadros, cabos, chaves, fusíveis, transformadores, etc. Disponíveis com ou sem fenda.

MANTA ISOLANTE DE BORRACHA

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA MANTA ISOLANTE DE BORRACHA

As mantas ORION têm maior durabilidade, pois são TIPO II: Resistentes ao Ozônio (O3).

CLASSIFICAÇÃO

2016 2015 2014 A marcação contém as seguintes indicações: • Nome do fabricante; • Tipo; • Estilo; • Classe; • Número da Norma; • Número de série.

2

4

20.000

40.000

17.000

36.000

PRETO

LARANJA

910 x 910

CLASSE ENSAIO (VOLTS)TENSÃO DE TENSÃO MÁXIMADE USO (VOLTS) ETIQUETACOR TAMANHO(mm) MANTACOR

AMARELO

LARANJA

Imagem meramente ilustrativa.

(15)

17

Manta Isolante de Borracha Transparente

Produto ensaiado conforme procedimento ORION FT- 550.013.00 baseado em

normas ASTM.

Outras medidas (comprimentos e larguras), consultar a Orion.

A Manta Isolante Transparente ORION, desenvolvida em borracha especial, garante alta transparência e possibilita aos usuários o correto isolamento e fácil visualização de todos os contatos energizados. Oferece, além da flexibilidade, diferentes classes de isolação e é indicada para isolamento de painéis, fusíveis, chaves, cabos, disjuntores, cubículos energizados e outras aplicações.

Nunca guarde suas mantas ou o seu kit de manta transparente junto com outros produtos de borracha, pois eles podem conter em suas composições agentes químicos que causem manchas ou amarelamento da superfície.

MANTA ISOLANTE DE BORRACHA TRANSPARENTE

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA MANTA ISOLANTE DE BORRACHA TRANSPARENTE

A marcação contém as seguintes indicações:

• Nome do fabricante; • Número de série;

• Máxima voltagem de uso; • Tipo;

• Classe.

KIT DE FIXAÇÃO

Acessórios de fixação disponíveis para acompanhar a Manta Isolante de Borracha.

Kit Vendido Separadamente

IMPORTANTE

Imagem meramente ilustrativa.

00

0

2.500

5.000

500

1.000

CLASSE ENSAIO (VOLTS)TENSÃO DE TENSÃO MÁXIMADE USO (VOLTS) ETIQUETACOR

BEGE VERMELHO

600

a

1.000

800

a

10.000

0,6 a 1,0 para classe 00

1,6 a 2,2 para classe 0

COMPRIMENTO (mm) LARGURA (mm) ESPESSURA(mm) TAMANHOS

(16)

18

SUPERFÍCIE: Diamante – Caracteriza o material como antiderrapante. BASE: Acabamento texturizado para facilitar a ancoragem ao piso.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO TAPETE ISOLANTE DE BORRACHA

Tapete Isolante de Borracha

O Tapete de Borracha Isolante Diamante, Tipo I, atende à norma ASTM D178 e foi especialmente desenvolvido para revestimento de pisos em cabines, subestações elétricas, visando aumentar a proteção dos trabalhadores contra os choques elétricos.

TAPETE ISOLANTE DE BORRACHA

Preto Cinza 2016 2015 2014 Reteste periódico de acordo com NR10. A marcação contém as seguintes indicações: • Nome do fabricante; • Número de série. • Tipo; • Classe. CLASSE

0

1

2

3

4

5.000

10.000

20.000

30.000

40.000

TENSÃO DE ENSAIO (VOLTS)

1.000

a

10.000

COMPRIMENTO (mm) TAPETECOR

610

760

914

1220

LARGURA (mm)

3,2

4,8

6,4

9,5

12,7

ESPESSURA (mm)

1.000

7.500

17.000

26.500

36.000

TENSÃO MÁXIMA

DE USO (VOLTS) TARJACOR

PRETO

CINZA

VERMELHO

BRANCO

AMARELO

VERDE

LARANJA

Imagem meramente ilustrativa.

* A medida de comprimento disponível será sempre múltipla de 1000mm, devido à marcação específica da norma.

(17)

19

Estrado Isolante de Borracha

O Estrado Isolante de Borracha foi desenvolvido para uso em cabines de força. Excelente isolante elétrico, térmico e acústico, com grande poder de absorção de impactos, é também impermeável, antiderrapante e de fácil aplicação. O Estrado Isolante de Borracha ORION é um produto nacional elaborado com a mais alta tecnologia e rígido controle de qualidade.

SUPERFÍCIE: Diamante – Caracteriza o material como antiderrapante.

BASE: Acabamento preto em formato de “colmeia” para facilitar a ancoragem ao piso.

ESTRADO ISOLANTE DE BORRACHA

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO ESTRADO ISOLANTE DE BORRACHA

IMPORTANTE

Face inferior

Superfície

Reteste periódico de acordo com NR10.

A ORION tem como diferencial o alto controle na qualidade e na segurança, por isso, desenvolveu uma chapa inferior personalizada que se encaixa na base do estrado, permitindo uma maior área de contato e maior eficiência no teste elétrico. Este diferencial é único e exclusivo da Orion.

A marcação contém as seguintes indicações: • Nome do fabricante; • Número de série. • Tipo; • Classe.

25,4 mm

914 mm

1.000 mm

17.000

20.000

PRETO

CINZA

CLASSE ENSAIO (VOLTS)TENSÃO DE TENSÃO MÁXIMADE USO (VOLTS) TARJACOR ESPESSURA(mm) LARGURA(mm) COMPRIMENTO(mm) SUPERFÍCIECOR

AMARELO

2

(18)

FE

VEREIR

O

Referências

Documentos relacionados

A presença de maiores prevalências para o alto escore da longitudinalidade na faixa etária de 60 anos ou mais, na re- gião de saúde de moradia Entre Rios e entre usuário da ESF,

Para o contratualismo, elaborado por Hobbes, o indivíduo é identificado como o fundamento do mundo político, sendo a única entidade ontológica de existência real, todas as

a) As mangas isolantes de borracha e acessórios devem ser submetidas a inspeção e ensaios na fábrica, de acordo com esta Especificação Técnica e com as normas da ABNT

Para determinar a orientação das linhas de força do campo magnético usamos a regra da mão direita, é uma regra prática para determinar o sentido das linhas de indução (ou linhas

Será permitida a interferência compradora pelo lote total de Ações Objeto da Oferta no Leilão, nos termos do artigo 12, § 2º, inciso II, e § 8º da ICVM 361/2002, ou a

4º Aprovar o Convênio de Adesão ao Plano Prevtran - CNPB nº 2010.0041-83, celebrado entre a Mongeral Aegon Fundo de Pensão e a patrocinadora Associação dos Despachantes de Trânsito

§ 3º- Caso as Associações Atléticas convidem suas baterias e afins, é expressamente proibida a utilização de tons ofensivos contra as demais, sendo que as

Citam, também, que o princípio básico por trás da carga imediata é relacionado a estabilidade primária obtida na instalação dos implantes e que o osso é