• Nenhum resultado encontrado

Título: Tradição e Análise Crítica em conflito. Discursos acadêmicos sobre a Antiguidade Latina em seus contextos transcultural e interdisciplinar.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Título: Tradição e Análise Crítica em conflito. Discursos acadêmicos sobre a Antiguidade Latina em seus contextos transcultural e interdisciplinar."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Letras

Profª Drª Ana Thereza Basilio Vieira

Projeto de pesquisa individual

Título: “Tradição e Análise Crítica em conflito. Discursos acadêmicos sobre a Antiguidade Latina em seus contextos transcultural e interdisciplinar”.

1. Introdução

Desde o início do século XX as universidades brasileiras se deparam com uma retomada dos estudos clássicos em nível de graduação e de pós-graduação, dando origem a um número cada vez maior de pesquisas nas Faculdades de Letras, História, Direito, Filosofia e áreas afins. Todos estes estudos explicitam compreensões diferenciadas do lugar da Antiguidade Clássica no imaginário e na cultura ocidental. As razões para estas diferenciações são diversas e complexas, pois derivam, dentre outros fatores, da variedade dos aparatos teóricos utilizados para a análise das construções discursivas legadas pela Antiguidade. Podemos dizer, com Foucault (2008: 1-85) e Veyne (2008: 37-285), que a determinação dos objetos, das modalidades enunciativas, dos conceitos empregados e a escolha das estratégias discursivas são engendradas na atualidade por relações múltiplas e não excludentes, formando recortes diferenciados no interior do que chamamos de “Estudos Clássicos”.

Algumas abordagens linguísticas mais recentes propõem a ruptura com a tradição que tem concebido aquelas construções discursivas e seus contextos históricos como estruturas fixas, com sentidos essencializados e encerrados no passado. Os estudos que se inspiram em abordagens linguísticas críticas, ou neo-retóricas (Wellberry: 1998, 11-47), radicam o processo de construção de sentidos atribuídos às construções discursivas “clássicas” na contemporaneidade, isto é, nas práticas discursivas do tempo presente.

O surgimento de uma Linguística Aplicada Crítica (LAC) impõe uma reorientação geral nas práticas acadêmicas relacionadas à temática clássica,

(2)

como de resto em todas as disciplinas da área de humanidades. Impõe-se, nos meios universitários brasileiros, uma agenda de reflexão ética acerca da apropriação e da funcionalização do saber acadêmico (cf. Rajagopalan: 2003), e tal diz respeito também às disciplinas de Estudos Clássicos.

Sob estas novas angulações, que articulam a LAC com outros saberes disciplinares, o conjunto das práticas universitárias e institucionais voltadas direta ou indiretamente para a temática da Antiguidade Clássica greco-latina abre-se como uma paisagem, e passa a configurar um campo de práticas discursivas específicas que, como tal, requerem uma investigação específica. Em outras palavras, o campo de investigação formulado pelo contexto (1) das práticas sociais e (2) das práticas discursivas que têm como objeto de estudo (3) os textos clássicos se oferece como objeto diferenciado para a análise do discurso crítico. Seguimos aqui o modelo analítico tridimensional proposto por Fairclough (2008: 89-132).

2. Definição do trabalho e justificativa

O presente projeto de pesquisa investiga o contexto de produção, circulação e interpretação de textos da Antiguidade Latina produzidos pelos Programas de Pós-Graduação em diferentes Faculdades de Letras no Brasil nos últimos anos. O seu corpus textual são as Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado nas quais a interpretação de textos clássicos latinos assume centralidade ou relevância específica. Com base na Análise do Discurso Crítica (ADC) serão investigadas as relações sociais e ideológicas subjacentes à produção destes contextos discursivos. Nesta ótica, será dada grande ênfase à análise das relações discursivas que têm engendrado, nas Teses e Dissertações em questão, os objetos, os conceitos, as modalidades enunciativas e as estratégias discursivas empregadas (cf. Foucault, 2008: 1-85) que fazem referência à Antiguidade Clássica Latina. Portanto, as formas mais recorrentes da estruturação formal dos trabalhos acadêmicos que compõem os corpora examinados (em termos morfológicos, sintáticos, semânticos, bem como das

(3)

estruturas textuais mais ampliadas como parágrafos, capítulos, partes de livros, etc.) serão analisadas enquanto práticas não somente sociais, mas também enquanto práticas discursivas nos moldes analíticos propostos por Norman Fairclough (2008).

A pesquisa propõe uma profunda reflexão ética sobre as práticas acadêmicas e discursos pedagógicos nas universidades brasileiras hoje relacionadas às construções discursivas em latim advindas da tradição “clássica”. Ao pôr em questão o termo “clássico” e seus usos discursivos, a pesquisa reflete sobre os caminhos que vêm sendo percorridos na área de Estudos Clássicos, e tem um caráter transformador, isto é, verifica, sempre que possível, alguns esgotamentos no meio das práticas tradicionais que investiga, e sugere novas perspectivas no sentido de sua reorientação ou superação.

Esta análise situa-se na esfera interdisciplinar que abarca, essencialmente, as disciplinas de Letras e História, estabelecendo para si a agenda proposta por Moita Lopes (cf. 2006: 85-108), e se insere, portanto, na Área de Concentração do Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada, mais especificamente na Linha de Pesquisa “Discurso e Transculturalidade”.

3. Moldura teórica

Norman Fairclough, em seu Discurso e Mudança Social, propõe uma análise que articula três dimensões axiológicas distintas assumidas pelo discurso, quais sejam, respectivamente: (1) a do texto em sua fisionomia morfológica, (2) enquanto objeto de práticas discursivas partilhadas pelos partícipes do processo interacional, e (3) na condição de práticas sociais conservadoras / transformadoras das estruturas sociais e políticas, nos quais ele é engendrado e funcionalizado. Em Discourse in Late Modernity (1999), Fairclough (e Chouliaraki) migra para posições que fortalecem em sua análise a dimensão das práticas sociais (Resende & Ramalho: 29), mas tal não cancela sua perspectiva analítica tridimensional inicial. Esta abordagem será por nós utilizada por articular, de modo

(4)

satisfatório, a análise proposta por Foucault supracitada com a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO).

Por outro lado, o reconhecimento dos procedimentos analíticos, efetuados na contemporaneidade por cada pesquisador em seus trabalhos acadêmicos singulares, requer a utilização constante de obras fundamentais de referência sobre a produção em língua latina em seu conjunto. Neste sentido, usamos os livros de Ettore Paratore (1987) e René Martin & Jacques Gaillard (1971), que descrevem toda a produção de autores da Literatura Latina desde suas origens até o Baixo Império Romano. Com base neles, a presente pesquisa terá mais clareza acerca dos procedimentos de seleção, exclusão e funcionalização de autores, temáticas e estruturas textuais latinas efetuados em cada trabalho acadêmico analisado.

4. Objetivos

Com estes procedimentos, as leituras de construções discursivas sobre a Antiguidade Clássica Latina podem ocorrer num contexto inteiramente novo de intertextualidade, e podem se tornar proveitosas tanto para o especialista interessado nestas disciplinas específicas (História, Letras, Arqueologia, Direito etc.), quanto para um leitor leigo curioso da formação estrutural e histórica de discursos acadêmicos sobre a Antiguidade Latina no Brasil. Assim, a análise desse tipo de discursos planeia um campo de diálogo constante entre passado e presente, quando considerado em termos de prática discursiva contemporânea.

Até o momento não há estudo sistemático, tese, etc., que tenha como tema central a recepção da cultura latina no Brasil e das relações transculturais que esta recepção implica. O que existe apenas são estudos sobre determinado autor, gênero literário ou obra latina. A presente pesquisa se propõe, portanto, a apontar em que medida estes discursos acadêmicos brasileiros sobre a Antiguidade Latina têm uma função que ultrapassa a descrição linguística, tomada no sentido sistêmico e sincrônico, por um lado, e, por outro, a mera contextualização social, tomada no sentido neo-positivista e estático, dos chamados “textos clássicos”. Ela

(5)

pretende verificar as motivações de tais estudos e estabelecer um diálogo entre o passado, longínquo e por vezes obscuro da Antiguidade, e o presente.

5. Passos metodológicos e cronograma

A presente pesquisa visa realizar as seguintes etapas ao longo de dois anos:

(1) Levantamento das Teses, Dissertações e Monografias que funcionalizem a Antiguidade Clássica Latina (ACL);

(2) Leitura de textos básicos sobre a Análise do Discurso Crítica;

(3) Estabelecimento de uma tipologia que dê conta do conjunto das teses levantadas, sob o ângulo de sua funcionalidade;

(4) Redação de um ensaio.

A continuação do projeto de pesquisa e tradução de textos depende da quantidade e importância do que for encontrado nesta primeira fase do trabalho.

2009 2010 2011

Ago/Dez Jan/Jul Ago/Dez Jan/Jul

1ª Etapa X X X

2ª Etapa X X X

3ª Etapa X X

4ª Etapa X

6. Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999. BARATIN, Marc e JACOB, Christina (Dir). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2006.

(6)

BLOOM, Harold. Como e por que ler. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

BOWMAN, Alan K. e WOOLF, Greg. Cultura escrita e poder no mundo antigo. São Paulo: Editora Ática, 1998.

BÜCHNER, Karl. Historia de la literatura latina. Barcelona: Editorial Labor /s.d./. CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos? Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007.

CAVALCANTI, Marilda et alii. Transculturalidade, linguagem e educação. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. São Paulo: Editora Autêntica, 2009.

---. Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

CHARTIER, Roger e CAVALLO, Guglielmo. História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Editora Ática, 2002.

CHOULIRAKI, Lilie. Discourse and Late Modernity. New York: Columbia University, 2000.

CURTIUS, Ernst Robert. Literatura européia e Idade Média latina. São Paulo: EDUSP, 1996.

DESBORDES, Françoise. Concepções sobre a escrita na Roma antiga. São Paulo: Editora Ática, 1995.

DETIENNE, Marcel. Comparar o incomparável. São Paulo: Idéias & Letras, 2004. ECO, Umberto. Leitura do texto literário. Lector in fabula. Lisboa: Editorial Presença, 1993.

EMEDIATO, Wander et alii (Org.). Análise do discurso: gêneros, comunicação e sociedade. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso / Faculdade de Letras da UFMG, 2006.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing Discourse. Textual Analyses for Social. USA: Routledge, 2003.

---. Discurso e Mudança Social. Brasília: Ed. UNB, 2008. FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. São Paulo: Ática, 2007.

(7)

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

---. Microfísica do Poder. São Paulo: Graal Editora, 2008. ---. Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2005. ---. Vigiar e punir. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

FUNARI, Pedro Paulo A. Antiguidade Clássica: a História e a cultura a partir dos documentos. São Paulo: Editora da Unicamp, 2002.

GIARDINA, Andrea et alii. O homem romano. Lisboa: Editorial Presença, 1992. KENNEY, E. J. y CLAUSEN, W. V. (eds). Historia de la Literatura Clásica. II. Literatura Latina. Madrid: Editorial Gredos, 1989.

LECOURT, Dominique et alii. O homem e o Discurso. A Arqueologia de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2008.

LOPES, Luiz Paulo da Moita (Org.). Por uma linguística aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

MACHADO, Ida Lucia e MELLO, Renato de (Org.). Gêneros: reflexões em Análise do Discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Faculdade de Letras da UFMG, 2004.

MAINGUENAU, Dominique. Discurso literário. Rio de Janeiro: Editora Contexto, 2006.

---. O contexto da obra literária. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ---. Pragmática para o discurso literário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

MARROU, Henri-Irinée. História da educação na Antiguidade. São Paulo: EPU; Brasília: INL, 1975.

MARTIN, René & GAILLARD, Jacques. Les genres littéraires à Rome. 2 tomes. Paris : Scodel, 1971.

PARATORE, Ettore. História da Literatura Latina. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.

PAULIHKONIS, Maria Aparecida Lino e GAVAZZI, Sigrid (Org). Texto e discurso: mídia, literatura e ensino. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2003.

(8)

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

RESENDE, Viviane de Mello e RAMALHO, Viviane. Análise de Discurso Crítica. Rio de Janeiro: Editora Contexto, 2006.

SAID, Edward. Representações do intelectual. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

WELLBERRY, David E. Neo-retórica e desconstrução. Luiz Costa Lima e Johannes Kretschmer (Org.). Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.

ZIZEK, Slavoj. Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1996. ZIZEK, Slavoj e DALY, Glyn. Arriscar o impossível: conversas com Zizek. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Referências

Documentos relacionados

A crescente preocupação com taxas elevadas de insucesso escolar, fez incidir as atenções dos responsáveis políticos sobre a função dos serviços de apoio à infância como meio

repartição mais alargada dos rendimentos, através de outros meios de transferência que não a segurança social, e onde cada um saiba que pode contribuir não apenas para a produção

Pacto Educativo para o Futuro. Discussão, em sede do CNE, do Projecto “Educação de Infância em Portugal: Situação e Contextos”. Lisboa: 29-30 Abril 2002.. Beyond Early

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Boaventura de (Org.).. qual faz uma alusão ao termo “propriedade dos produtos da mente” para significar o rótulo de propriedade intelectual 341. A autora chama atenção para

O Índice FipeZap Comercial, desenvolvido em conjunto pela Fipe e pelo portal ZAP Imóveis, é calculado pela Fipe e acompanha o preço médio de conjuntos e salas comerciais de até 200

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de