• Nenhum resultado encontrado

COMO FORMATAR MONOGRAFIA E TCC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO FORMATAR MONOGRAFIA E TCC"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TEXTO COMPLEMENTAR – AULA 2 (15/08/2011) CURSO: Serviço Social

DISCIPLINA: ORIENTAÇÕES DE TCC II - 8º Período - Turma 2008 PROFESSORA: Eva Ferreira de Carvalho

Caro acadêmico, na Aula 2, você estudará “Áreas de estudo científico”. Sobre esse assunto, postamos 1 Texto, sendo parte do original, o qual se encontra disponível no endereço ao final do mesmo. Lembramos que em caso de dúvida, você deve seguir, fielmente, as orientações do Manual de Orientações para a elaboração do TCC, da UNITINS, elaborado para a Turma 2008.

Bons estudos!

TEXTO 1

O ARTIGO CIENTIFICO

Muitos alunos, ao invés de uma monografia ou mesmo um TCC, devem redigir um artigo científico, e não sabem a diferença entre os conceitos, ou a função do mesmo.

Outros pensam que um artigo científico apresenta uma elaboração mais simplificada, o que não corresponde à realidade.

Apesar de não haver uma regra específica quanto ao número de páginas, um artigo é menor e mais conciso que uma monografia, propriamente dita, apresentando um sistema de formatação próprio e relativamente variável, de acordo com o objetivo do mesmo.

Quer saber mais sobre formatação de artigos científicos ou monografias?

COMO FORMATAR MONOGRAFIA E TCC

Geralmente, cada instituição de ensino, universidade, revista científica ou entidade determina uma formatação específica para monografias, TCC ou artigos e a função de tal especificidade advém especificamente do papel do texto para a mesma.

Assim, ao redigir seu TCC, você deve seguir a formatação específica necessária. Procure seu orientador, ou então a secretaria da universidade para maiores informações.

(2)

A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, entidade brasileira de normatização, tem em sua base as regras de formatação de textos científicos e acadêmicos. Aliás, se cada universidade ou entidade tem uma formatação específica, cada uma delas se baseia nas normativas da ABNT.

PAPEL DO ARTIGO CIENTIFICO

Tal como em uma monografia, o papel de um artigo científico, fundamentalmente, deriva do próprio gênero do mesmo. Via de regra, podemos dividir os artigos em três gêneros:

- Artigo de revisão bibliográfica - Tal como o nome já indica, artigos científicos deste tipo são elaborados a partir da análise de referenciais teóricos ou fontes bibliográficas. Sua função principal é, partindo-se da síntese e da estruturação conceitual, ampliar o entendimento sobre o tema. Nas universidades, tais artigos científicos muitas vezes servem para ampliar a familiaridade do aluno com o conhecimento científico.

- Artigos originais - A principal diferença é que, apesar de também se apoiarem em fontes bibliográficas, seu papel principal é destacar os resultados de uma pesquisa prática realizada pelo autor ou pelo grupo de trabalho deste. As diferenças residem na metodologia de elaboração, que foge do universo da leitura para a vida prática real.

- Artigos de divulgação - Os artigos científicos de divulgação, como o próprio nome indica, servem para comunicar ao público alvo algo que seja do interesse do autor. Estes não são muito comuns nos cursos de graduação e pós-graduação.

A partir dessas diferenças conceituais, pode-se ter uma idéia da complexidade do trabalho exigido, de modo que, desta forma, um Artigo Científico pode não ser mais simples ou fácil que uma monografia sobre o mesmo tema.

DIFERENÇAS ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTÍFICO

Uma das principais diferenças entre monografias e artigos científicos é a concisão de linguagem a ser utilizada neste último. Um Artigo Científico tem uma extensão menor que uma monografia sobre o mesmo tema, devendo, por isso, ser mais sintético. Em uma pesquisa monográfica o autor pode divagar mais e esmiuçar melhor o assunto, mas este não é o papel do Artigo.

Aqui reside uma das principais dificuldades do Artigo Científico:

9 como fazer caber, muitas vezes em poucas páginas, as idéias originais do autor?

9 Como ele poderá abordar o necessário em tão pouco espaço?

Isso varia de caso a caso, mas quem já escreveu um Artigo Científico sabe perfeitamente o quão difícil é você ser obrigado a resumir suas idéias ou seus resultados.

(3)

Da mesma forma, essa diferença ensina, ao autor, a como ser preciso cientificamente, como selecionar com mais base sua bibliografia de pesquisa, como avaliar melhor os dados coletados, entre outros aspectos.

E é exatamente por isso que é cada vez maior o número de instituições de ensino que solicitam a seus alunos a entrega de artigos científicos como TCC no final do curso e não uma monografia, já que a correção é facilitada pelo menor texto, que deverá ser muito mais rico e objetivo que em um material monográfico.

Por sua natureza, a redação de um Artigo Científico pode ser precedida pela entrega de um projeto de pesquisa, que servirá para delimitar anteriormente as bases fundamentais da pesquisa a ser realizada e entregue quando da elaboração do artigo científico.

MONOGRAFIA - CONCEITO

O medo comumente sentido por todo estudante, ao precisar escrever sua primeira monografia, geralmente no final do seu curso de graduação, independentemente do curso do mesmo, é praticamente universal.

Primeiramente, há um desconhecimento muito generalizado sobre o que seria a famigerada monografia, de modo que, desta forma, trabalhando-se o conceito da mesma, ter-se-á melhores possibilidades de sucesso.

Uma monografia significa literalmente, escrita sobre um único tema. A amplitude do conceito permite milhares de interpretações diferentes, de modo que qualquer gênero escrito sobre um único assunto pode ser elencado no conceito de monografias.

Todas as monografias contam, no mínimo, com título, nome dos autores, resumo, introdução (incluindo objetivos), desenvolvimento, conclusões, referências bibliográficas, e, também, com indicações de ações e/ou recomendações de pesquisas futuras.

Assim, vale conceituar, rapidamente, elementos próprios de uma monografia. O Resumo – Toda pesquisa monográfica deve conter um resumo como um dos primeiros elementos formadores da mesma. A função deste elemento é oferecer a qualquer leitor um panorama básico e resumido do que encontrará no corpo do texto assim como um breve resumo das conclusões mais importantes.

A Introdução – Este elemento serve para abrir o tema e oferecer elementos básicos ao leitor para que este compreenda melhor a monografia. Via de regra, toda introdução de um texto monográfico contém os fundamentos da pesquisa, os objetivos envolvidos, as hipóteses levantadas e a metodologia.

Desenvolvimento/Referencial teórico – Aqui fica o corpo principal da monografia, sempre que ela for inerentemente de cunho teórico – bibliográfico.

(4)

Este campo demonstra o conhecimento existente sobre o tema do trabalho monográfico, a partir da lista de bibliografias selecionadas e citadas sempre no final do texto.

Conclusão – Este é o encerramento do seu trabalho monográfico, a partir de todos os elementos anteriormente citados.

Referências Bibliográficas – Aqui se situam todas as fontes de pesquisa utilizadas para a realização do Artigo Científico.

Outros elementos a serem considerados para o sucesso de trabalho são:

Organização – Organização geral e formas de apresentação do trabalho monográfico

Estrutura – Presença dos elementos discutidos, uso correto das citações bibliográficas, redação correta.

TEMA DE TCC

COMO ESCOLHER O TEMA DE SUAS MONOGRAFIAS

Inicialmente, antes mesmo de se levar em consideração os fatores envolvendo o "tema" de um TCC, deve-se refletir profundamente sobre as razões motivadoras que o levam a querer escrever um texto monográfico.

É uma obrigação, um prazer, por sua própria vontade ou não, ou ainda existe um resultado a ser obtido: tudo deve ser pesado e levado em consideração inicialmente.

A partir da definição deste ponto, pode-se passar para uma abordagem mais direta sobre o tema de sua monografia – o Artigo Científico seu TCC.

Nesta fase, você ainda não terá respostas mas, muitas perguntas: 9 A definição do tema pode ser de livre escolha?

9 Quais as influências ligadas a tal procedimento?

Geralmente, as respostas para esta segunda fase do processo de seleção do tema estão conectadas de maneira direta às respostas isoladas na primeira fase.

Aqui, caso tenha a obrigação de redigir um trabalho monográfico devido a cumprimento de obrigações em seu curso, deverá contar com o auxílio de um elemento primordial para o seu sucesso: o orientador.

Seu orientador poderá dar a você as diretrizes necessárias para o cumprimento de suas obrigações, assim como dar base para a seleção mais apropriada.

(5)

Você pode se perguntar:

9 Eu imaginava que fosse mais fácil selecionar uma temática para o TCC, seria escolher o que gosto, ou o que o orientador mandar.

Ora, se você quiser, pode simplesmente fazer isso, mas os riscos são muito grandes, senão vejamos:

9 Se você descobrir que não gosta do tema no meio do processo será mais difícil alterá-lo.

9 O assunto é interessante, mas você pode descobrir no final que não terá meios de cumprir o que deveria, por falta de bibliografia ou por outro fator.

9 Um problema destes, descoberto tardiamente, poderá atrasar a escrita do seu TCC. Assim, dedique-se arduamente à seleção do melhor tema para seu trabalho de cunho monográfico.

OS ERROS MAIS COMUNS EM RELAÇÃO A TEMAS DE

MONOGRAFIAS

Lute para lidar de modo racional com esta escolha, pois dois erros são muito comuns:

1 - O primeiro é escolher um tema muito interessante, inovador, cheio de pontos ainda por explorar. O resultado, óbvio, é a impossibilidade de terminar seu TCC pela falta de elementos bibliográficos ou fundamentadores. Muitos estudantes tomam esta atitude por não pensarem nas conseqüências ou nas dificuldades posteriores ou ainda porque querem impressionar seus orientadores, amigos ou familiares.

2 - O segundo é o oposto, recaindo a seleção por um tema muito simples e “batido”, com várias bibliografias. Você pode passar por um aluno relaxado ou incapaz.

O melhor é:

9 Como no budismo, escolha “o caminho do meio”.

Na maioria dos casos, ninguém espera de você uma monografia a ser publicada em um jornal ou a ser vendida em livrarias, assim tente relaxar e curtir este momento de sua vida. Tenha fé em si mesmo e conte com a orientação e com bons livros.

Assim, vença o medo inicial, bastante comum a muitos alunos, pois estes não sentem possuir a devida autoridade ou conhecimento sobre o que deverão tratar em seu TCC. Tenha fé em seu trabalho e sua capacidade, dentro da realidade do tema (lembre-se, o caminho do meio).

(6)

O PLAGIO EM MONOGRAFIA E TCC

A utilização de idéias, textos e conceitos de outras pessoas, ou ainda a expressão ou representação das mesmas como de própria autoria, propositalmente ou por negligência, na redação de uma monografia é um ato conhecido como plágio.

O plágio em uma monografia pode ocorrer através de um livro, revista, jornal, material da internet, obras de arte, estatísticas, textos (escritos ou não), trechos de materiais de um TCC ou outro gênero de monografia, entre muitos outros. Exemplo: Para uma idéia mais precisa do conceito, poderíamos, por exemplo, supor que um grupo de alunos de pós-graduação deverá realizar uma monografia cada com o tema “OS SUJEITOS DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO”. Com fonte de pesquisa bibliográfica, o orientador de monografias exigiu que se servissem do livro “Manual de Direito Internacional Público”, de Hildebrando Accioly (2000, 14 ed., Ed. Saraiva), entre outras fontes.

Nesta obra, todos os alunos localizaram, na página 65 o seguinte trecho:

“Acresce que os países socialistas, com o apoio de parte da doutrina, defendem a tese de que os Estados continuam a ser os únicos sujeitos do direito internacional e que os direitos e os deveres de natureza internacional desfrutados pelas organizações internacionais decorrem exclusivamente da vontade dos Estados.”

Assim, como exemplo de construção correta de apoio bibliográfico, poderíamos supor que, na escrita monográfica, adotássemos um dos seguintes modelos: “Existe uma preponderância, na consideração de que o agente primário do Direito Internacional seria o Estado, a partir do qual, por sua vontade discricionária, concede direitos e cobra deveres próprios das organizações internacionais. Tal corrente de pensamento é suportada primariamente pelos países socialistas, juntamente com parte significativa da doutrina (ACCIOLY, 2000)”.

Se não houvesse nenhuma citação ao autor Hildebrando no corpo da pesquisa monográfica, configurar-se-ia o plágio.

Há várias nuances em relação a como o plágio pode ser cometido em um TCC ou qualquer outro tipo de monografia. O mesmo vai variar de acordo com o grau de apropriação que o autor do texto monográfico terá sobre a idéia ou o texto original da fonte bibliográfica.

9 Quanto à penalização do plágio em monografias, ela pode variar de acordo com as instâncias. Na grande maioria das instituições, o plágio acadêmico em um TCC ou qualquer outra forma de monografia significará, sem dúvida, a reprovação na disciplina, atrasando sua formatura em um semestre ou até um ano.

Legalmente, o plágio é crime, já que se trata da expropriação dos direitos de um terceiro, punível mesmo com prisão.

(7)

Desta feita, é essencial esclarecer que toda monografia elaborada por nós tem um caráter puramente de base bibliográfica.

______________________________________________ FONTE: http://www.monografiaultra.com.br/artigocientifico.html

Referências

Documentos relacionados

Ou talvez você tenha apenas reservado um tempo para se sentar e refletir sobre a Mensagem, para chegar um pouco mais perto daquilo que satsang significa para você, para mergulhar

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Luiz é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Apoio à Decisão e Engenharia de Produção com ênfase em Elétrica pela PUC/RJ e possui Mestrado

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Nos olhos, mais precisamente na mácula, a luteína e zeaxantina formam o Pigmento Macular (PM) que atua como um filtro de luz (solar e artificial), com pico de absorção de 460nm

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para

A contratação pública socialmente responsável.. A alteração ao CCP de 2017 já previa alguns aspetos de execução do contrato, relacionados com condições de natureza social