• Nenhum resultado encontrado

CURATIVOS COMPOSTOS POR NANOPARTÍCULAS DE PRATA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA / DRESSINGS COMPOSED OF SILVER NANOPARTICLES: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURATIVOS COMPOSTOS POR NANOPARTÍCULAS DE PRATA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA / DRESSINGS COMPOSED OF SILVER NANOPARTICLES: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REPENF – Rev. Parana. Enferm. Jan-Dez 2020; 3(1): 73-81.

73

Santos DTR, Pedro DRC, Ferreira JC, Lopes D, Soppa FBF.

Curativos compostos por nanopartículas de prata

CURATIVOS COMPOSTOS POR NANOPARTÍCULAS DE PRATA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

DRESSINGS COMPOSED OF SILVER NANOPARTICLES: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW APÓSITOS COMPUESTOS POR NANOPARTICULAS DE PLATA: REVISIÓN INTEGRADORA DE LA LITERATURA

Daiana Taís Rheinheimer dos Santos 1; Danielli Rafaeli Candido Pedro2; Joabe Candido Ferreira3; Daniele Lopes4; Francielli Brito da Fonseca Soppa5

RESUMO

Objetivo: Analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre a utilização de curativos com nanopartículas de prata. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa. A busca foi realizada em março de 2020, nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Web Of Science, SCOPUS e Cinahl. Foram utilizados os descritores controlados: “Compostos de prata”, “Nanoestruturas” e “Bandagens”. Os descritores em inglês foram “Silver compounds”, “Nanostructures” e “Bandages”, com adaptações quando necessário, a depender da base de dados pesquisada. Os critérios de inclusão foram estudos primários, disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: A amostra foi composta por oito estudos primários, os quais abordaram a associação de nanopartículas de prata com Hidrogel, filmes nanocompósitos, alginato de polissacarídeos, ácido hialurônico, extrato etanólico de própolis, mantas nanofibrosas para cobertura, membrana de fibrina rica em leucócitos e plaquetas. Conclusão: Curativos com nanopartículas de prata demonstraram ser uma estratégia para acelerar a cicatrização e regeneração de lesões de pele, por apresentar forte atividade antibacteriana, além de inibir o crescimento de microrganismos de amplo espectro e de biofilme.

Descritores Compostos de Prata; Nanoestruturas; Bandagens; Curativos Oclusivos; Cuidados de Enfermagem. ABSTRACT

Objective: To analyze the scientific evidence available in the literature on the use of dressings with silver nanoparticles. Methods: This is an integrative review. The search was carried out in March 2020, in the databases of Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Web Of Science, SCOPUS, and Cinahl. The controlled descriptors used in Portuguese were: “Compostos de Prata”, “Nanoestruturas” e “Bandagens”. The descriptors in English were “Silver compounds”, “Nanostructures” and “Bandages”, with adaptations when necessary, depending on the researched database. The inclusion criteria were primary studies, available in full, in Portuguese, English , and Spanish. Results: The sample had eight primary studies, which addressed the association of silver nanoparticles with Hydrogel, nanocomposite films, polysaccharide alginate, hyaluronic acid, ethanol extract of propolis, nanofiber fibrous blankets, fibrin membrane rich in leukocytes and platelets. Conclusion: Dressings with silver nanoparticles have proven to be a strategy to accelerate the healing and regeneration of skin wounds, as it has strong antibacterial activity and inhibits the growth of broad-spectrum microorganisms and biofilm.

Descriptors: Silver Compounds; Nanostructures; Bandages; Occlusive Dressings; Nursing Care. RESUMEN

Objetivo: analizar la evidencia científica disponible en la literatura sobre el uso de apósitos con nanopartículas de plata. Métodos: Esta es una revisión integradora. La búsqueda se realizó en marzo de 2020, en las bases de datos: Literatura Latino-Americana y del Caribe en Ciencias de la Salud, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Web Of Science, SCOPUS e Cinahl. Se utilizaron los descriptores controlados: "compuestos de plata", "nanoestructuras" y "vendajes". Los descriptores en inglés fueron “Silver compounds”, “Nanostructures” e “Bandages”, con adaptaciones cuando necesario, según la base de datos investigada. Los criterios de inclusión fueron estudios primarios, disponibles en su totalidad, en portugués, inglés y español. Resultados: La muestra consistió en ocho estudios primarios, que abordaron la asociación de nanopartículas de plata con hidrogel, películas de nanocompuestos, alginato de polisacárido, ácido hialurónico, extracto de etanol de propóleos, mantas fibrosas de nanofibras, membrana de fibrina rica en leucocitos y plaquetas. Conclusión: Los apósitos con nanopartículas de plata han demostrado ser una estrategia para acelerar la curación y la regeneración de las lesiones cutáneas, ya que tienen una fuerte actividad antibacteriana, además de inhibir el crecimiento de microorganismos de amplio espectro y biopelículas.

Descriptores: Compuestos de Plata; Nanoestructuras; Vendajes; Apósitos Oclusivos; Atención de Enfermería. ____________________

1 Enfermeira. Especialista em Gerenciamento de Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). E-mail:

daianatais_2@hotmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9795-473X

2 Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: danirafaeli@hotmail.com; ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-4141-1220

3 Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pela UEL. E-mail: joabecferreira@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9444-1795 4 Enfermeira. Especialista em Gerenciamento de Enfermagem pela Unioeste. E-mail:Lopes.daniele@outlook.com; ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-7666-2567

5 Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde pela Unioeste. E-mail: fran.b.f@hotmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7382-3794

Autor correspondente: Danielli Rafaeli Candido Pedro. Av. Robert Koch, 60, Centro, Londrina, PR, Brasil.

(2)

REPENF – Rev. Parana. Enferm. Jan-Dez 2020; 3(1): 73-81.

74

Santos DTR, Pedro DRC, Ferreira JC, Lopes D, Soppa FBF. INTRODUÇÃO

As feridas crônicas vêm acometendo a população ao longo dos anos e o aumento de pacientes com esse tipo de agravo dá-se pela presença de fatores de risco tais como, Diabetes Mellitus, Hiper-tensão Arterial Sistêmica, neuropatias, imobilidade prolongada e neoplasias. Tais fatores de risco são comuns a uma grande parte das pessoas que convivem com uma doença crônica no Brasil(1).

Nesse contexto, surge a importância da enfermagem em dermatologia, que atua desde cuidados preventivos com a pele, promoção da cicatrização de lesões, até a atuação dos enfermeiros em programas de atenção dermatológica em todos os níveis de atenção à saúde. O desempenho do enfermeiro em diversos campos da dermatologia permitiu que esse profissional adquirisse conhecimento significativo e embasado em evidências científicas sobre o cuidado com a pele e feridas(2).

Pessoas com lesões de pele, dada sua gênese multifatorial e complexidade no processo de reparação, exigem profis-sionais de enfermagem altamente capaci-tados para seu tratamento e reabilitação. Nesse sentido, o enfermeiro exerce papel fundamental no reestabelecimento das funções e da saúde da pele do paciente, fundamentando a necessidade de profis-sionais experientes e especialistas em en-fermagem dermatológica, para atendi-mento integral, eficaz e qualificado(3).

Nesse sentido, cabe ressaltar que o Conselho Federal de Enfermagem, no uso de suas atribuições, por meio da Resolução Nº 567/2018, especifica que, dentro da equipe de enfermagem, é função do enfermeiro a avaliação, prescrição e execução de curativos, em todos os tipos de feridas, podendo escolher materiais e medicamentos necessários para o tratamento(4),

incluin-do aqueles com nanopartículas de prata. Uma nanopartícula é definida como tendo diâmetro 10–100nm. Compostos de nanopartículas de prata podem ter vantagens devido às características físico-químicas únicas, em particular sua grande área de superfície, a liberação de prata a partir de partículas nanométricas de diâmetro <20nm é mais de 100 vezes superior ao que a partir de partículas de

prata maiores(5).

As nanopartículas são consideradas uma outra opção ao uso de antibióticos e atuam também no combate a resistência bacteriana a múltiplas drogas. Sendo que o uso de curativos a base de nanopartículas de prata podem atuar como uma tentativa de reduzir a quantidade de antibióticos a serem administrados, diminuindo, portanto, as chances de desenvolvimento constante da resistência bacteriana(6).

Torna-se importante então, a busca constante por novos produtos, mais evoluídos e inovadores, que acelerem o processo cicatricial e reduzam os des-confortos para o paciente. Nesse contex-to, surge o curativo com nanopartículas de prata, que pode ser considerado um agente antimicrobiano poderoso no combate às bactérias, além disso, cura-tivos com nanocompostos podem aumen-tar a velocidade do processo cicatricial, redução da ferida por contração e hemostasia, possuindo também reduzida citotoxicidade. Portanto, demonstra-se como uma tecnologia eficaz para tratamento de feridas(7).

Curativos a base de nanopartículas de prata, tem como outra vantagem sua liberação contínua e prolongada no leito da ferida, permitindo que as trocas sejam realizadas com maior espaçamento de tempo e, por conseguinte, em menor frequência, contribuindo para um efeito antimicrobiano eficiente e menor desconforto ao paciente(8).

Frente ao crescente desenvolvi-mento da área e das publicações sobre o tema, a relevância desse estudo dá-se devido à necessidade eminente de se conhecer e compilar a evidência científica sobre o uso desse tipo de curativo nos últimos cinco anos e de que forma ele pode contribuir para a assistência de enfermagem dermatológica eficaz e de qualidade. Portanto, teve-se como objetivo analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre utilização de curativos com nanopartículas de prata.

MÉTODOS

Estudo de revisão integrativa da literatura, desenvolvida utilizando os passos: levantamento do tema e elaboração da pergunta de pesquisa,

(3)

Curativos compostos por nanopartículas de prata

75

REPENF – Rev. Parana. Enferm. Jan-Dez 2020; 3(1): 73-81. Santos DTR, Pedro DRC, Ferreira JC, Lopes D, Soppa FBF.

coleta dos estudos incluídos, extração dos dados, análise dos estudos encontrados e apresentação dos resultados da revisão integrativa(9).

A questão que norteou esse estudo foi: “Quais as evidências científicas disponíveis na literatura sobre a utilização de curativos com nanopartículas de prata?”. Para se responder a essa pergunta foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: estudos primários originais que abordassem o tema proposto, disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol e que tivessem sido publicados nos últimos cinco anos. A delimitação do tempo justifica-se pela intenção de identificar a partir da revisão o cenário mais atual sobre a utilização desse tipo de curativo, face a necessidade de retratar as inovações associadas aos curativos de nanopartículas de prata.

Por sua vez, foram excluídos estudos secundários, tais como, teses, disser-tações, revisões sistemáticas, integrati-vas e narratiintegrati-vas, carta-resposta e editoriais. Isto porque havia a inten-cionalidade de incluir estudos primários, que revelassem resultados com o uso de curativos com nanopartículas de prata na prática.

A busca foi realizada em março de 2020, nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical

Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDILINE), Web Of Science,

SCOPUS e Cumulative Index to Nursing

and Allied Health Literature (CINAHL).

Destaca-se que a busca foi realizada por dois autores, de forma independente e em caso de divergências era consultado um terceiro avaliador.

A seleção de descritores controlados ocorreu por meio dos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo eles em português: “Compostos de prata”, “Nanoestruturas” e “Bandagens”. Já os descritores em inglês foram selecionados no MeSH Database e foram: “Silver compounds”,

“Nanostruc-tures” e “Bandages”. Para a busca na base

de dados CINAHL, os descritores foram selecionados pelo Cinahl Headings, e foram: “Silver compounds”, “Nanostructures” e “Bandages and Dressings”. A estratégia de busca utilizada nas bases de dados levou

cada descritor acompanhado do operador booleano AND.

A figura 1 apresenta o fluxograma de seleção, demonstrando as etapas percorridas para a seleção da amostra final de estudos incluídos nessa revisão. Destaca-se que a partir dos descritores foram localizados 97 artigos, dos quais oito se enquadravam nos critérios de inclusão para este estudo e respondiam à questão norteadora da revisão.

Para extração dos dados, as informações de interesse dos oito artigos selecionados foram sistematizadas em um quadro, contendo os autores, País, Base de dados, Ano da publicação, Objetivos e os Principais resultados encontrados pelos estudos primários.

RESULTADOS

A amostra da revisão foi constituída por oito estudos primários, sendo o ano de 2015 com duas publicações, 2016 e 2017 com uma publicação cada, 2018 com três artigos e 2019 teve um artigo incluído. No Quadro 1 pode-se observar as informações levantadas sobre os estudos que compuseram a amostra.

Quanto ao idioma, todos os artigos foram publicados em inglês, porém percebeu-se que os trabalhos foram produzidos em diversos países do mundo, demonstrando o interesse de pesqui-sadores das mais variadas nacionalidades na busca por conhecer melhor o uso e a associação das nanopartículas de prata com curativos de alta precisão(10-17).

Verificou-se que a maioria dos estudos objetivou desenvolver compostos e estrutu-ras que levassem nanopartículas de prata em sua fórmula, em busca da comprovação da efetividade desse composto em diversos tipos de produtos, tais como mantas de cobertura, hidrogéis, materiais, membra-nas, entre outros(10-12,14-17).

Somente um estudo buscou aplicar um produto revestido com prata, em uma ferida e estudar o caso do paciente, objetivando revelar a aplicabilidade desse produto em ferida crônica, infectada por fungos, já agravada pelo tempo de existência, demonstrando a capacidade desse produto em promover a cicatrização e reduzir a contaminação do leito da ferida(13).

(4)

REPENF – Rev. Parana. Enferm. Jan-Dez 2020; 3(1): 73-81.

76

Santos DTR, Pedro DRC, Ferreira JC, Lopes D, Soppa FBF.

Figura 1: Fluxograma de busca e seleção dos textos científicos.

Fonte: coleta de dados, 2020.

DISCUSSÃO

A primeira pesquisa analisada nesta revisão destinou-se a formular um composto de hidrogel de nanocompósito de prata com adição in situ de goma de guar-enxertada-poliacrilamidoglicólica polímero ácido (GG-g-PAGA) e nitrato de prata (AgNO3) e boro-hidreto de sódio (NaBH4), sendo que o estudo descobriu que a incorporação de hidrogéis GG-g-PAGA@AgNC pode ser uma estratégia

versátil para acelerar processos de

cicatrização de feridas. A ressalva feita pelos autores é sobre a necessidade de um ensaio clínico para suas aplicações médicas em humanos, para comprovação do uso(10).

A partir dessa revisão verificou-se que nanopartículas de prata em associação com hidrogel podem ser uma estratégia eficaz no campo da enfermagem dermatológica e tratamento de feridas, sendo que o uso de

compostos a base de prata são comumente utilizados em feridas, devido a sua importante ação contra proliferação bacteriana, enquanto o hidrogel destina-se primordialmente a promover o desbridamento autolítico(18,19).

Ainda com relação ao primeiro estudo, torna-se necessário discutir a importância do desenvolvimento de ensaios clínicos para testes em humanos, isto porque medica-mentos e produtos testados in vidro, podem não manter os mesmos resultados quando testado in vivo. Um estudo de revisão realizado no Brasil, demonstrou que a enfermagem ainda se detém a pesquisas clínicas direcionadas para o trabalho de enfermagem, omitindo-se de pesquisas que avancem na produção de novos materiais, o

estudo enfatiza a necessidade dos

enfermeiros avançarem na participação de pesquisas clínicas, sendo o campo da dermatologia extremamente fértil para testes de novas tecnologias para cicatrização de feridas em humanos(20).

(5)

Curativos compostos por nanopartículas de prata

77

REPENF – Rev. Parana. Enferm. Jan-Dez 2020; 3(1): 73-81. Santos DTR, Pedro DRC, Ferreira JC, Lopes D, Soppa FBF.

Quadro 1 – Distribuição dos artigos que constituem a amostra do estudo segundo país, autores, base de dados localizado objetivo e principais resultados.

País/Autores Base de dados Ano Objetivos Principais resultados

Coréia do Sul/ Palema, Kummarab, Kanga(10)

Medline 2019 Criar uma formação de Hidrogéis de nanocompósito de prata com adição in situ de goma de guar-enxertada-poliacrilamidoglicólica polímero ácido (GG-g-PAGA) e nitrato de prata (AgNO3) e boro-hidreto de sódio (NaBH4).

O hidrogel composto apresentou capacidade de autocura, elasticidade, fluidez e biodegradabilidade. Boa estratégia para acelerar a cicatrização.

Paquistão/ Shah, Hussain, Murtaza(11)

Medline 2018 Fabricar Compósitos de nano-prata de quitosana pelo método químico in situ, utilizando a capacidade redutora de boro-hidreto de sódio (NaBH4) e depois fundido em filmes.

Os filmes nanocompósitos desenvolvidos exibiram forte atividade antibacteriana contra

Staphylococcus aureus Gram-positivo, bactérias Gram-negativas (Pseudomonas

aeruginosa) e cepas clinicamente isoladas de Staphylococcus aureus resistente à meticilina

(MRSA). Itália/ Tarusha, Paoletti, Travan, Marsich(12)

Medline 2018 Criar um material para curar feridas baseado em uma matriz combinada do alginato de polissacarídeos, o ácido hialurônico e as nanopartículas de prata.

O ácido hialurônico liberado pela membrana foi capaz de estimular a cicatrização de feridas enquanto o metal da prata apresentou atividade antibacteriana eficiente contra bactérias planctônicas e biofilmes.

Malásia/ Wong, Brahim, Aminuddin, Nasirudin(13)

Medline 2017 Testar a aplicação de curativo Nanocristalino revestido com prata, em ferimento fúngico exsudativo crônico.

Os íons de prata danificam a célula bacteriana, desnaturando o DNA e o RNA, inibindo as bactérias, eliminando o odor da ferida. Diminuiu a frequência das trocas de curativos. Foram economicamente mais rentáveis.

Lituânia/ AdomaviIi, Stanys, Cilius, Juškait, Pavilonis, Briedis(14)

Medline 2016 Formular esteiras elásticas de dissolução rápida para o tratamento de feridas contendo extrato etanólico de própolis e nanopartículas de prata.

Demonstrou rápida liberação de compostos fenólicos de própolis nanopartículas de prata. Evidenciou a capacidade do composto para inibir o crescimento dos microrganismos testados. Coréia do Sul/ Dashdorja, Reyesa, Unnithana, Tiwaria, Tumurbaatar, Park(15)

Medline 2015 Sintetizar mantas para cobertura, nanofibrosas com nanopartículas de prata.

Alto desempenho anti-bacteriano contra

Staphylococcus aureus gram-positivo e

Escherichia coli gram-negativa.

México/ Velázquez, Flores, Meléndez, Sánchez, Velasquillo, González(16)

Medline 2015 Testar a atividade antimicrobiana de nanoparticulas de prata em biofilmes.

O uso de curativos com nanopartículas de prata pode prevenir ou reduzir o crescimento microbiano no ambiente da ferida e reduzir a carga biológica pode melhorar os resultados da cicatrização de feridas. Irã/ Khorshidi, Haddadi, Raoofi, Radiee, Nazhvani(17)

Cinahl 2018 Comparar as características antibacterianas, mecânicas e histológicas da membrana de fibrina rica em leucócitos e plaquetas (L-PRF) antes e após a adição de nanopartículas de prata (SNP)

Na membrana de L-PRF teve crescimento de

Klebsiella pneumoniae e Streptococcus viridans. Com a adição de nanopartículas de

prata apenas Klebsiella pneumoniae teve crescimento. Essa associação pode desempenhar um papel importante nos procedimentos regenerativos.

(6)

REPENF – Rev. Parana. Enferm. Jan-Dez 2020; 3(1): 73-81.

78

Santos DTR, Pedro DRC, Ferreira JC, Lopes D, Soppa FBF.

O segundo estudo objetivou desenvolver compostos de nano-prata de quitosana, encontrando alta atividade antimicrobiana deste composto, atuando principalmente contra Staphylococcus

aureus positivo, bactérias

Gram-negativas (Pseudomonas aeruginosa) e cepas clinicamente isoladas de MRSA(11).

A quitosana associada com a prata produz atividade catalítica.

O terceiro artigo incluído na amostra objetvou criar uma matriz combinada do alginato de polissacarídeos, o ácido hialurônico e as nanopartículas de prata, a qual evidenciou a capacidade cicatrizante do ácido hialurônico e a atividade antibacteriana da prata(12).

O ácido hialurônico é um polis-sacarídeo linear de massa molecular alta, podendo ser empregado para finalidades terapêuticas por possuir alta compatibilidade biológica. Portanto, é utilizado como agente redutor e estabi-lizante de nanopartículas de prata/ácido hialurônico – Ag-AH, sendo que essa associação possui propriedades antimi-crobianas, configurando-se como uma estratégia potente para aplicação na área da saúde(21).

A quarta pesquisa, que é um estudo de caso, teve como objetivo medir os resultados produzidos pelo uso de curativo Nanocristalino revestido com prata, em ferimento fúngico exsudativo crônico de quatro anos no braço direito devido a linfoma difuso de grandes células B. Os achados mostraram que houve inibição do crescimento de bactérias e eliminação do odor fétido da ferida. A associação também demonstrou que foi possível diminuir a frequência das trocas de curativos e reduzir a dor sentida pelos pacientes(13).

É sabido que curativos de prata nanocristalina possuem maior durabilidade e efeito. Além disso, um estudo de revisão realizado no Brasil demonstrou que em feridas cancerosas compostos de prata atuaram no controle do odor, ação bactericida e prevenção de hemorragias(22). Isto reforça os benefícios

com a aplicação da prata em diferentes apresentações para o tratamento de feridas.

Outro estudo incluído nessa revisão se propôs a formular esteiras elásticas de dissolução rápida para o tratamento de

feridas contendo extrato etanólico de própolis e nanopartículas de prata. Essa associação revelou capacidade para inibir o crescimento de microrganismos(14).

Os achados corroboram com os resultados obtidos por uma pesquisa brasileira que associou o uso de compostos de prata com própolis, encontrando ação bacteriana eficaz contra Staphylococcus aureus, sendo ideal para aplicação tópica, atuando na prevenção da contaminação de feridas, infecções de pele e bacteremias(23).

O sexto estudo objetivou sintetizar mantas para cobertura, nanofibrosas com nanopartículas de prata, sendo encontrado alto desempenho anti-bacteriano contra Staphylococcus aureus positivo e Escherichia coli gram-negativa(15). Ao passo que o sétimo artigo

incluído buscou testar a atividade antimi-crobiana de nanoparticulas de prata em biofilmes, sugerindo que o uso de curativos com nanopartículas de prata podem prevenir ou reduzir o crescimento microbiano no ambiente da ferida e reduzir a carga biológica pode melhorar os resultados da cicatrização de feridas(16).

Esses dois estudos encontrados apresentam dados que corroboram com uma investigação realizada no Brasil, a qual constatou que nanopartículas de prata apresentaram elevado potencial de ação antibiofilme para Aeromonas spp, tanto no biofilme em formação como naquele que já se encontrava consolidado. Além disso, os autores enfatizam que as nanopartículas de prata se configuram como estratégia inovadora e de baixo custo, permitindo que possa ser incorporada à prática clínica(24).

O último estudo incluído objetivou comparar as características antibacte-rianas, mecânicas e histológicas da membrana de fibrina rica em leucócitos e plaquetas (L-PRF) antes e após a adição de nanopartículas de prata (SNP). Na membrana de L-PRF teve crescimento de

Klebsiella pneumoniae e Streptococcus viridans. Com a adição de nanopartículas

de prata apenas Klebsiella pneumoniae teve crescimento(17). Desse modo, a

modificação do L-PRF pelas nanopartí-culas de prata produziu um produto que pode ajudar a impedir o crescimento bactérias. Essa membrana também oferece maior resistência à tração, rigidez

(7)

Curativos compostos por nanopartículas de prata

79

REPENF – Rev. Parana. Enferm. Jan-Dez 2020; 3(1): 73-81. Santos DTR, Pedro DRC, Ferreira JC, Lopes D, Soppa FBF.

e tenacidade em comparação com a membrana tradicional(17).

Como limitação desse estudo de revisão tem-se a inclusão apenas de artigos disponíveis em português, inglês e espanhol, bem como somente aqueles disponíveis na íntegra, o que pode caracterizar uma restrição aos achados de estudos associados com nanopartículas de prata em curativos, já que esses estudos poderiam revelar outras evidências científicas relevantes para essa revisão integrativa.

Face a essas limitações, pondera-se que a partir da análise dos resultados encontrados nos estudos primários tem-se a possibilidade de concentrar em um mesmo artigo, estudos atuais, produzidos e publicados sobre curativos com nanopartículas de prata e seu uso em feridas e curativos, traduzindo-se como uma ferramenta para embasar futuros ensaios clínicos e o desenvolvimento de novos produtos que sejam eficazes no tratamento de feridas, de modo a

conduzir cuidados de enfermagem, especialmente a enfermagem derma-tológica, embasados em evidências atuais e com qualidade.

CONCLUSÃO

Os artigos identificados e discutidos nessa revisão integrativa revelam por meio de seus resultados, que compostos e/ou curativos com nanopartículas de prata configuram-se como importante estratégia para reduzir a ação bacteriana em feridas, promover a cicatrização, além de ter efeito contra o biofilme.

Identificou-se a necessidade de ampliar a produção de pesquisas com seres humanos, para verificar a aplica-bilidade de curativos de nanopartículas de prata em feridas. Isto permitirá eviden-ciar e difundir o uso das nanopartículas de prata em seres humanos com segurança e bons resultados.

Contribuição individual dos autores: Santos DTR, Pedro DRC e Ferreira JC: Participaram na concepção e redação do projeto; coleta, análise e interpretação dos dados; redação do artigo e aprovação final da versão a ser publicada. Lopes D e Soppa FBF: Participaram da revisão crítica relevante do conteúdo intelectual e aprovação final da versão a ser publicada. Todos os autores declaram ser responsáveis por todos os aspectos do trabalho, garantindo sua precisão e integridade.

Submetido: 01/07/2020 Aceito em: 03/08/2020

REFERÊNCIAS

1. Oliveira AC, Rocha DM, Bezerra SMG, Andrade EMLR, Santos AMR, Nogueira LT. Qualidade de vida de pessoas com feridas crônicas. Acta Paul Enferm. 2019; 32(2):194-201.

2. Mandelbaum MHSA. Dermatology nursing in Brazil: reality, challenges and perspectives. Dermat Nurs. 2016;15(2):6.

3. Cauduro FP, Schneider SMB, Menegon DB, Duarte ERM, Paz PO, Kaiser DE. Atuação dos enfermeiros no cuidado das lesões de pele. Rev enferm UFPE on line. 2018;12(10):2628-34.

4. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução Cofen nº 421, de 15 de fevereiro de 2012. Regulamento da atuação da Equipe de Enfermagem no Cuidado aos pacientes com feridas. 2012.

(8)

80

REPENF – Rev. Parana. Enferm. Jan-Dez 2020; 3(1): 73-81. Santos DTR, Pedro DRC, Ferreira JC, Lopes D, Soppa FBF.

5. Boateng J, Catanzano O. Silver and silver nanoparticle‐based antimicrobial dressings. therapeutic dressings and wound healing applications. Ed. John Wiley and Sons.157– 184. 2020. Available in: https://doi.org/10.1002/9781119433316.ch8

6. Franci G, Falanga A, Galdiero S, Palomba L, Rai M, Morelli G, et al. Silver nanoparticles as potential antibacterial agents. Molecules. 2015;20:8856-8874.

7. Silva MMP, Aguiar MIF, Rodrigues AB, Miranda MDC, Araújo MAM, Rolim ILTP, et al. The use of nanoparticles in wound treatment: a systematic review. Rev Esc Enferm USP. 2017;51e03272.

8. Monteiro AHA. Avaliação da toxicidade de curativo impregnado com prata nanocristalina no verme Caernohabditis elegans [Dissertação de mestrado]. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande; 2019. 68p.

9. Mendes KDS, Silveira RCdCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contex Enferm. 2008;17(4):758-64.

10. Palema RR, Kummarab MR, Kanga TJ. Self-healable and dual-functional guar gum-grafted-polyacrylamidoglycolic acid-based hydrogels with nano-silver for wound dressings. Carbohydrate Polymers. 2019;223.

11. Shah A, Hussain I, Murtaza G. Chemical synthesis and characterization of chitosan/silver nanocomposites films and their potential antibacterial activity. Biomac. 2017.

12. Tarusha L, Paoletti S, Travan A, Marsich E. Alginate membranes loaded with hyaluronic acid and silver nanoparticles to foster tissue healing and to control bacterial contamination of non-healing wounds. J. mater. sci., Mater. med. 2018; 29:22.

13. Wong S, Brahim Z, Aminuddin NA, Nasirudin N. Management of malodour fungating wound with nanocrystalline silver coated dressing. Med J Malaysia. 2017;72(5).

14. AdomaviIi E, Stanys S, Cilius M, Juškait V, Pavilonis A, Briedis V. Formation and Biopharmaceutical Characterization of Electrospun PVP Mats with Propolis and Silver Nanoparticles for Fast Releasing Wound Dressing. BioMed res. int. 2016.

15. Dashdorja U, Reyesa MK, Unnithana AR, Tiwaria AP, Tumurbaatar B, Park CH, et al. Fabrication and characterization of electrospun zein/Agnanocomposite mats for wound dressing applications. Int. j. biol. macromol. 2015; 80:1-7.

16. Velázquez-Velázquez JL, Flores AS, Meléndez JA, Sánchez-Sánchez R, Velasquillo C, González C, et al. Anti-biofilm and cytotoxicity activity of impregnated dressings with silver nanoparticles. Mater. sci. eng., C. 2015;49:604-11.

17. Khorshidi H, Haddadi P, Raoofi S, Badiee P, Nazhvani AD. Does adding silver nanoparticles to leukocyte- and platelet-rich fibrin improve its properties?. BioMed Res. Int. 2018. Available in: https://doi.org/10.1155/2018/8515829

18. Mohseni M, Shamloo A, Aghababaie Z, Afjoul H, Abdi S, Moravvej H, et al. A comparative study of wound dressings loaded with silver sulfadiazine and silver nanoparticles: In vitro and in vivo evaluation. Int J Pharmac. 2019; 564:350-358. 19. Aguiar-Júnior AC, Isaac C, Nicolosi JT, Medeiros MMM, Paggiaro AO, Gemperli R. Análise

do atendimento clínico de portadores de úlceras crônicas em membros inferiores. Rev. Bras. Cir. Plást. 2015;30(2):258-263.

20. Pedrolo E, Schneider F, Pott FS, Rinaldi EC, Meier MJ, Danski MTR. Pesquisa clínica em enfermagem: contribuições para inovação tecnológica. Rev. Min. Enferm. 2012;16(3): 445-453.

21. Silva LP, Bonatto CC, Pereira FDES, Silva LD, Albernaz VL, Polez VLP. Nanotecnologia Verde Para Síntese de Nanopartículas Metálicas. In: Resende RR, 1ª ed. Biotecnologia Aplicada à Agro&Indústria. São Paulo: Edgard Blücher; 2017. p. 967-1011.

(9)

Curativos compostos por nanopartículas de prata

81

REPENF – Rev. Parana. Enferm. Jan-Dez 2020; 3(1): 73-81. Santos DTR, Pedro DRC, Ferreira JC, Lopes D, Soppa FBF.

22. Soares RS, Cunha DAO, Fuly PSC. Cuidados de Enfermagem com Feridas Neoplásicas. Rev enferm UFPE on line. 2019;13(1):3456-63.

23. Barbosa VT. Síntese biogênica de nanopartículas de prata usando própolis vermelha de Alagoas [Dissertação de mestrado]. Maceió: Universidade Federal de Alagoas. Escola de Enfermagem e Farmácia; 2018. 78 p.

24. Freire NB, Pires LCSR, Oliveira HP, Costa MM. Atividade antimicrobiana e antibiofilme de nanopartículas de prata sobre isolados de Aeromonas spp. obtidos de organismos aquáticos. Pesq. Vet. Bras. 2018; 38(2):244-249.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Como citar este artigo: Santos DTR, Pedro DRC, Ferreira JC, Lopes D, Soppa FBF. Dressings composed of silver nanoparticles: integrative literature review. Rev Parana Enferm. 2020; 3(1):73-81. [Acess: mês/dia/ano]; Available in:_____URL________.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Diante das diversas desigualdades e injustiças percebidas em inúmeros contratos realizados, no direito civil contemporâneo abandona-se a idéia que a igualdade formal é suficiente para

Nesse contexto, esta pesquisa apresenta o estudo experimental do processo de co-pirólise de serragem de madeira e carvão mineral em três reatores diferentes, procurando analisar

O Plano de Pedreira proposto envolve a execução do Plano de Lavra (PL) em paralelo com a execução do Plano Ambiental e de Recuperação Paisagística (PARP) a implementar durante a

In this context, this study aimed to study the genotype-by- environment interaction for the trait grain yield (kg/ha), and to evaluate the adaptability and stability of

Desta forma, os conhecimentos permanecem neles, porque são resultados da sua própria construção (POZO &amp; CRESPO, 2009). Logo, as três dimensões, conceitual, procedimental

A Densidade Maxima Tedrica (DMT) das Misturas Asfalticas e a massa especifica maxima medida (Gmm) s8o usadas no caiculo do percentual de vazios de misturas asfalticas compactadas,

Na artroplastia cimentada da anca (figura 1) a fixação da prótese ao osso é feita através da utilização de um cimento - o polimetacrilato de metilo.. Este tipo de