• Nenhum resultado encontrado

A ORDEM DO DIA 011/2001 refere-se à alteração do Regimento Interno do Senado.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A ORDEM DO DIA 011/2001 refere-se à alteração do Regimento Interno do Senado."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

--- ORDEM DO DIA 011/2001 ---

A ORDEM DO DIA 011/2001 refere-se à alteração do Regimento Interno do Senado. O Requerente é o Semador e Presidente da Casa Legislativa Diógenes Arruda Júnior.

O período de análise e debate vai das 00:00h de Sábado dia 24/11/2001 até 23:59 de Sábado dia 28/11/2001, respeitando o prazo mínimo estabelecido de 4 dias.

O período de votação ou prorrogação do período de debate será regulamentado após o período de análise.

Um excelente trabalho à todos. Atenciosamente,

Diógenes Arruda Jr.

Presidente do Senado Nacional Partido Nacionalista

segue o texto da Ordem do Dia:

REGULAMENTO DO SENADO Da República do Porto Claro PARTE I, Do Início dos Trabalhos.

Artigo 1º - O senado eleito, se reunirá pela primeira vez sete dias após o início oficial da gestão, para a gestão do primeiro semestre, e no primeiro dia útil após o início oficial da gestão para a gestão do segundo semestre, sendo conferida a presidência provisória para o senador que possua cidadania definitiva há mais tempo.

Parágrafo Primeiro - Considera-se início oficial da gestão do primeiro semestre o dia primeiro (1º) de janeiro e para o segundo semestre o dia primeiro (1º) de julho.

Parágrafo Segundo - O presidente provisório lerá a relação dos senadores eleitos e os recursos apresentados. Seguidamente proceder-se-á a eleição dos cargos do senado num prazo de sete (7) dias.

PARTE II, Do Cargo de Senador.

Art. 2° Os Senadores têm direito de voto em todas s essões do Senado.Têm direito também a receber toda a ajuda dos organismos públicos para o correto exercício das suas funções. São invioláveis por suas opiniões políticas expressadas livremente.

Art.3°. Um senador pode ser destituído de seu cargo por:

I) Decisão judicial, da qual não caiba recurso, anulando sua eleição ou o número de cadeiras concedidas ao partido.

II) Morte ou incapacidade declarada pelos juizes. III)Renúncia por escrito, que pode ser só temporária. IV)Condenação por delito, da qual não caiba recurso. V) Destituição pelo partido.

(2)

VI) Ausência injustificada em 2 votações.

Parágrafo Único. O cargo de senador pertence ao partido no qual foi escolhido. Os partidos notificarão devidamente ao Presidente e ao Secretário do Senado as altas e baixas de senadores.

PARTE III, Dos Cargos do Senado.

Art. 4°. São cargos fundamentais do Senado: I) A Presidência;

II) O Secretariado.

Parágrafo Primeiro - O Presidente do Senado representa a casa: dirige os debates com imparcialidade, cumpre e faz cumprir o Regulamento. Interpreta o Regulamento nos casos de dúvida e decide a ordem da admissão e trâmite dos escritos e documentos parlamentares. Parágrafo Segundo - O Secretário redige a ata da sessão e se ocupa de publicar os acordos, leis e regulamentos na Gazeta Oficial.

Parágrafo Terceiro - A Gazeta Oficial será redigida pelo Secretário do Senado e por uma comissão formada por dois jornalistas, que terão acesso pleno a lista do Senado, contratados para este fim.

Parágrafo Quarto - A ordem do dia do Senado é fixada pelo Presidente de comum acordo com o Secretário; em caso de empate o Presidente terá voto de Minerva. A ordem do dia pode ser alterada à proposta do Presidente ou de três partidos.

Art. 5°. Numa única votação será escolhido como Pre sidente do Senado aquele que obtenha mais votos; e será Secretário aquele Senador que obtenha mais votos depois do Presidente.

Parágrafo Primeiro - Os partidos opositores ao Governo poderão nomear um Senador como líder da oposição, com regras a decidir pelos próprios partidos opositores. É também direito do partido(s) governista definir o seu líder no Senado.

Parágrafo Segundo - Para a eleição dos cargos senatoriais, os senadores mandarão o seu voto numa mensagem direcionada para o endereço eletrônico (e-mail) do Presidente Provisório do Senado, com cópia para o endereço eletrônico (e-mail) do Chefe de Estado.

Parágrafo Terceiro - Depois da eleição dos cargos senatoriais, deverá ser aprovado sistema processual definitivo para a votação de acordos, leis e regulamentos. Os senadores mandarão seus votos em uma mensagem direcionada para o endereço eletrônico (e-mail) do Presidente do Senado, com cópia para o endereço eletrônico (e-mail) do Secretário do Senado.

Parágrafo Quinto - O Presidente do Senado estabelecerá em cada caso o período de votação, o lugar para o texto da mensagem e outras características que creia convenientes. Não podendo exceder 30 dias contados a partir do resultado da eleição.

Art. 6º. É direito de um senador que considerar errada uma decisão do presidente ou secretário do senado, expor sua opinião na tribuna. Caso 1/3 dos senadores apoiem esta idéia será instaurado um concílio no prazo de 10 dias. O concílio é comissão formada por representantes de todos os partidos com representação no senado, que formulará parecer ao presidente da casa, podendo ele aceitar as considerações ou não. O senador discordante poderá propor uma nova avaliação de sua idéia caso seu apoio tenha evoluído para 2/3 dos senadores, não sendo mais necessária a instauração de concílio.

(3)

Art. 7º. O Plenário do Senado é o organismo supremo do legislativo nacional. O Senado se reunirá ordinariamente no mínimo uma vez por mês. Poderá ser convocado

extraordinariamente pelo Presidente ou por dois terços dos senadores.

Parágrafo Primeiro - É considerada sessão do Senado o tempo dedicado a debater a ordem do dia.

Parágrafo Segundo - As sessões são públicas. Podem ser secretas a pedido de metade dos partidos ou de dois terços dos senadores.

Parágrafo Terceiro - O Senado deverá buscar possibilitar a realização das sessões por outros meios já disponibilizados pela tecnologia.

PARTE V, Das Leis.

Art. 8a - São os seguintes tipos de lei, com seus respectivos processos de votação:

I) Constitucionais, os projetos e proposições deste tipo somente podem ser aprovados por 2/3 dos senadores que votaram. São, ente outras, as proposições de emendas constitucionais e a Lei Orgânica do Judiciário.

II) Leis básicas, explicam a organização e o funcionamento dos poderes públicos. São, entre outras, a Lei Partidária e Eleitoral e a Lei de Imigração. Aprovam-se ou recusam-se por maioria dos votantes.

III) Leis ordinárias: determinam as regras mais importantes para a vida dos cidadãos. São, entre outras, a Lei das Empresas e o Código Penal. Aprovam-se ou recusam-se por maioria dos votantes.

IV) Regulamentos: explicam mais detalhadamente as leis ou regulam aspectos concretos da vida política. Aprovam-se ou recusam-se por maioria dos votantes.

PARTE VI, Dos Procedimentos.

Art. 9°. O Senado seguirá, obrigatoriamente, as seg uintes normas para votação:

I) Os períodos de votação atenderão às diferenças horárias dos senadores não residentes no continente americano e às ausências justificadas

Art. 10 - Os Projetos de Leis e emendas a leis existentes devem ser enviadas diretamente ao Presidente do Senado, que por sua vez as colocará para análise dos senadores no plenário.

Parágrafo Primeiro - Os projetos de lei podem ser apresentados pelo Chefe de Governo, por um ou mais partidos ou ainda por um ou mais senadores, e deverão er acompanhados de um relatório que justifique a sua necessidade. Em eguida s Projetos serão apresentados no lenário para debate em no máximo 4 dias e posteriormente para votação em no máximo 7 dias após final do período de debates.

Parágrafo Segundo - Durante o período de debates, qualquer senador poderá

apresentar a sua versão modificada que deverá ser votada juntamente com a originariamente apresentada.

Parágrafo Terceiro - E proibida a acumulação de mais de três matérias distintas na mesma Ordem do Dia.

Art. 11 - As emendas apresentadas por um partido e/ou senador a um Projeto de Lei apresentado irá para análise do relator do projeto em pauta. O relator deverá apresentar ao Presidente do Senado o projeto final, com ou sem emendas, para ser votado em Plenário

(4)

dentro do prazo anteriormente estabelecido.

Parágrafo único: O relator pode pedir até mais 7 dias de prazo ao presidente do senado, quando se tratar de matéria polêmica ou a projeto de lei ter recebido um número excessivo de emendas.

Art. 12 - Os senadores podem apresentar perguntas ao Governo, que deverá responder-lhes por escrito num prazo máximo de 5 dias. Estas interpelações serão devidamente incluídas na ordem do dia.

PARTE VII, Disposições Finais.

Art. 13o - Este Regulamento passa a valer a partir do dia da promulgação pela Presidência do Senado.

São Herculano, 9 de Novembro de 2001 INICIO DOS TRABALHOS

Senador Danilo Toth Lombardi: VI) Ausência injustificada em 2 votações Uma dúvida e se o Senador faltar e justificar, quem vai julgar se a justificativa é valida ou não? Outra coisa, quem esta tomando conta de tudo o que já votamos, onde que ficam as leis para consulta?

Senador Diógenes Arruda: Caro Danilo e Senhores Nobres Senadores. Em todas as Ordens do Dia enviadas ao plenário até hoje, o período de Justificativa foi esclarecido e estipulado. Não encontrei respostas válidas no Regimento Interno, mas acho que quem deve julgar é o Presidente da Casa, juntamente com o Secretário. Tudo o que votamos está armazenado no próprio grupo (http://br.groups.yahoo.com/senadopc). A lista é aberta a qualquer cidadão. Espero que tenham sanados as dúvidas.

Senador Danilo Toth Lombardi: Bem, então eu acredito que temos que colocar uma emenda neste regimento e estipulando que quem vota sobre o Caso é o presidente do Senado, junto com o Secretário. Quanto ao local de armazenamento, eu disse isto, porque o CFS falou uma coisa que é ruim para nós, ele disse que procurou as leis de Porto Claro e achou apenas as coisas antigas. Não seria bom colocar nas atribuições do Secretário do Senado, ele arrumar a lei, e atualiza-la no site de Porto Claro? Assim não teremos mais este problema, que repito é grave, pois o Senado faz muito pouco, e ainda o pouco que faz não se encontra em lugar nenhum apenas na página do nosso grupo, ae o cara tem que ficar olhando mensagem por mensagem, é quase que um trabalho de historiador, acho que podemos colocar estas duas alterações, o que vocês acham?

Senador Diógenes Arruda: Concordo e o farei logo. Senador Danielo Toth Lombardi: No aguardo Presidente.

Senador Diógenes Arruda: Esta Ordem do Dia já está atualizada com as mudanças de emendas propostas pelo Senador Danilo Toth. A ORDEM DO DIA 011/2001 refere-se à alteração do Regimento Interno do Senado. O Requerente é o Senador e Presidente da Casa Legislativa Diógenes Arruda Júnior, com emendas propostas pelo Senador DAnilo Toth, ambos do Partido Nacionalista. O período de votação inicia-se as 00:00h de Sexta dia 07/12/2001 e encerra-se as 23:59 de segunda-feira dia 10/12/2001, respeitando o prazo mínimo estabelecido de 4 dias. Os votos possíveis são: APROVO NÃO APROVO ABSTENHO-ME Os Senadores que não comparecerem na sessão plenária poderão apresentar justificativa de falta até as 23:59h do dia 12/12/2001. segue o texto da Ordem do Dia já devidamente modificada: REGULAMENTO DO SENADO

Da República do Porto Claro PARTE I, Do Início dos Trabalhos.

(5)

Artigo 1º - O senado eleito, se reunirá pela primeira vez sete dias após o início oficial da gestão, para a gestão do primeiro semestre, e no primeiro dia útil após o início oficial da gestão para a gestão do segundo semestre, sendo conferida a presidência provisória para o senador que possua cidadania definitiva há mais tempo.

Parágrafo Primeiro - Considera-se início oficial da gestão do primeiro semestre o dia primeiro (1º) de janeiro e para o segundo semestre o dia primeiro (1º) de julho.

Parágrafo Segundo - O presidente provisório lerá a relação dos senadores eleitos e os recursos apresentados. Seguidamente proceder-se-á a eleição dos cargos do senado num prazo de sete (7) dias.

PARTE II, Do Cargo de Senador.

Art. 2° Os Senadores têm direito de voto em todas s essões do Senado. Têm direito também a receber toda a ajuda dos organismos públicos para o correto exercício das suas funções. São invioláveis por suas opiniões políticas expressadas livremente.

Art.3°. Um senador pode ser destituído de seu cargo por:

I) Decisão judicial, da qual não caiba recurso, anulando sua eleição ou o número de cadeiras concedidas ao partido.

II) Morte ou incapacidade declarada pelos juizes. III)Renúncia por escrito, que pode ser só temporária. IV)Condenação por delito, da qual não caiba recurso. V) Destituição pelo partido.

VI) Ausência injustificada em 2 votações.

Parágrafo Primeiro. O cargo de senador pertence ao partido no qual foi escolhido. Os partidos notificarão devidamente ao Presidente e ao Secretário do Senado as altas e baixas de

senadores.

Parágrafo Segundo. Fica a cargo do Presidente da Casa julgar a validade da justificativa do Senador ausente.

PARTE III, Dos Cargos do Senado.

Art. 4°. São cargos fundamentais do Senado: I) A Presidência;

II) O Secretariado.

Parágrafo Primeiro - O Presidente do Senado representa a casa: dirige os debates com imparcialidade, cumpre e faz cumprir o Regulamento. Interpreta o Regulamento nos casos de dúvida e decide a ordem da admissão e trâmite dos escritos e documentos parlamentares. Parágrafo Segundo - O Secretário redige a ata da sessão e se ocupa de publicar os acordos, leis e regulamentos na Gazeta Oficial e no no Site Oficial da República.

Parágrafo Terceiro - A Gazeta Oficial será redigida pelo Secretário do Senado e por uma comissão formada por dois jornalistas, que terão acesso pleno a lista do Senado, contratados para este fim.

(6)

Parágrafo Quarto - A ordem do dia do Senado é fixada pelo Presidente de comum

acordo com o Secretário; em caso de empate o Presidente terá voto de Minerva. A ordem do dia pode ser alterada à proposta do Presidente ou de três partidos.

Art. 5°. Numa única votação será escolhido como Pre sidente do Senado aquele que obtenha mais votos; e será Secretário aquele Senador que obtenha mais votos depois do Presidente. Parágrafo Primeiro - Os partidos opositores ao Governo poderão nomear um Senador como líder da oposição, com regras a decidir pelos próprios partidos opositores. É também direito do partido(s) governista definir o seu líder no Senado.

Parágrafo Segundo - Para a eleição dos cargos senatoriais, os senadores mandarão o seu voto numa mensagem direcionada para o endereço eletrônico (e-mail) do Presidente Provisório do Senado, com cópia para o endereço eletrônico (e-mail) do Chefe de Estado.

Parágrafo Terceiro - Depois da eleição dos cargos senatoriais, deverá ser aprovado sistema processual definitivo para a votação de acordos, leis e regulamentos. Os senadores mandarão seus votos em uma mensagem direcionada para o endereço eletrônico (e-mail) do Presidente do Senado, com cópia para o endereço eletrônico (e-mail) do Secretário do Senado.

Parágrafo Quinto - O Presidente do Senado estabelecerá em cada caso o período de votação, o lugar para o texto da mensagem e outras características que creia convenientes. Não podendo exceder 30 dias contados a partir do resultado da eleição.

Art. 6º. É direito de um senador que considerar errada uma decisão do presidente ou secretário do senado, expor sua opinião na tribuna. Caso 1/3 dos senadores apoiem esta idéia será instaurado um concílio no prazo de 10 dias. O concílio é comissão formada por representantes de todos os partidos com representação no senado, que formulará parecer ao presidente da casa, podendo ele aceitar as considerações ou não. O senador discordante poderá propor uma nova avaliação de sua idéia caso seu apoio tenha evoluído para 2/3 dos senadores, não sendo mais necessária a instauração de concílio.

PARTE IV - Plenário do Senado.

Art. 7º. O Plenário do Senado é o organismo supremo do legislativo nacional. O Senado se reunirá ordinariamente no mínimo uma vez por mês. Poderá ser convocado

extraordinariamente pelo Presidente ou por dois terços dos senadores.

Parágrafo Primeiro - É considerada sessão do Senado o tempo dedicado a debater a ordem do dia.

Parágrafo Segundo - As sessões são públicas. Podem ser secretas a pedido de metade dos partidos ou de dois terços dos senadores.

Parágrafo Terceiro - O Senado deverá buscar possibilitar a realização das sessões por outros meios já disponibilizados pela tecnologia.

PARTE V, Das Leis.

Art. 8a - São os seguintes tipos de lei, com seus respectivos processos de votação:

I) Constitucionais, os projetos e proposições deste tipo somente podem ser aprovados por 2/3 dos senadores que votaram. São, ente outras, as proposições de emendas constitucionais e a Lei Orgânica do Judiciário.

II) Leis básicas, explicam a organização e o funcionamento dos poderes públicos. São, entre outras, a Lei Partidária e Eleitoral e a Lei de Imigração. Aprovam-se ou recusam-se por maioria dos votantes.

(7)

entre outras, a Lei das Empresas e o Código Penal. Aprovam-se ou recusam-se por maioria dos votantes.

IV) Regulamentos: explicam mais detalhadamente as leis ou regulam aspectos concretos da vida política. Aprovam-se ou recusam-se por maioria dos votantes.

PARTE VI, Dos Procedimentos.

Art. 9°. O Senado seguirá, obrigatoriamente, as seg uintes normas para votação:

I) Os períodos de votação atenderão às diferenças horárias dos senadores não residentes no continente americano e às ausências justificadas

Art. 10 - Os Projetos de Leis e emendas a leis existentes devem ser enviadas diretamente ao Presidente do Senado, que por sua vez as colocará para análise dos senadores no plenário. Parágrafo Primeiro - Os projetos de lei podem ser apresentados pelo Chefe de Governo, por um ou mais partidos ou ainda por um ou mais senadores, e deverão ser acompanhados de um relatório que justifique a sua necessidade. Em seguida os Projetos serão apresentados no plenário para debate em no máximo 14 dias e posteriormente para votação em no máximo 7 dias após o final do período de debates.

Parágrafo Segundo - Durante o período de debates, qualquer senador poderá apresentar a sua versão modificada que deverá ser votada juntamente com a originariamente apresentada. Parágrafo Terceiro - E proibida a acumulação de mais de três matérias distintas na mesma Ordem do Dia.

Art. 11 - As emendas apresentadas por um partido e/ou senador a um Projeto de Lei apresentado irá para análise do relator do projeto em pauta. O relator deverá apresentar ao Presidente do Senado o projeto final, com ou sem Emendas, para ser votado em Plenário dentro do prazo anteriormente estabelecido.

Parágrafo único: O relator pode pedir até mais 7 dias de prazo ao presidente do senado, quando se tratar de matéria polêmica ou a projeto de lei ter recebido um número excessivo de emendas.

Art. 12 - Os senadores podem apresentar perguntas ao Governo, que deverá responder-lhes por escrito num prazo máximo de 5 dias. Estas interpelações serão devidamente incluídas na ordem do dia.

PARTE VII, Disposições Finais.

Art. 13o - Este Regulamento passa a valer a partir do dia da promulgação pela Presidência do Senado.

São Herculano, 9 de Novembro de 2001

VOTOS

Senador Diógenes Arruda: APROVO Senador Danilo Toth Lombardi: Aprovo Senador Luca Dalbianco: Aprovo

Senador Bruno Marcio: Abstenho-me, pois estou c/ problema no bol e não estou

conseguindo abrir as msgs. p/ ler - logo não vi qual é a alteração em questão; portanto o mais prudente é ABSTENHO-ME

(8)

Senador Sávio Erthal Moraes: APROVO ---

Ordem do Dia 011/2001 - Finalização ---

Senador Diógenes Arruda: Depois de breve período de apreciação pelos Nobre Senadores, e votação em carater aberto, os Senadores desta casa assim Votaram: 04 Votos APROVO 0 NÃO APROVO 1 ABSTENÇÃO 1 FALTA Os senadores Presentes foram: Danilo Toth (PN) Sávio Erthal (PDL) Luca Dalbianco (PN) Bruno Dias (PV) Diógenes Arruda (PN) O Senador Vitor Braga (PV), computou segunda Falta e terá até 23:59h do dia 15/12 para sua devida justificativa. Declaro aprovada a OD 011/2001 sobre o Regimento Interno do Senado Este finalização está sendo encaminhada para o Presidente da República Rafael Braga, para a devida sanção ou veto.

Referências

Documentos relacionados

Estes limites são avaliados antes do envio de cada ordem ao sistema de negociação, permitindo estabelecer, para cada comitente¹, os seguintes parâmetros de negociação:

taxas  de  juros  ao  consumidor  caíram.  Agora,  em  2010,  estamos  a  um  passo  da  Copa  do  Mundo  que,  sabidamente,  tem  um  impacto  positivo  sobre 

Assim, de forma a avaliar a influência da técnica de reforço NSM no incremento de capacidade de carga e na redistribuição de momentos em elementos contínuos de CA, um

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

titular ou seu suplente Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e. Educação

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de