• Nenhum resultado encontrado

GEOGRAFIA Iº BIMESTRE 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO PROFESSOR(A): SUELLEN VIDAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GEOGRAFIA Iº BIMESTRE 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO PROFESSOR(A): SUELLEN VIDAL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

yt

01. A figura representa o processo de evolução de uma forma de relevo associada à água.

02. Analise a imagem abaixo.

Fonte: ECIENCIA-USP. Disponível em: <http://www.eciencia.usp.br/>. Trata-se da Pedra da Tartaruga, situada no Parque Nacional de Sete Cidades-PI, que retrata o resultado do processo da desagregação de uma rocha. Nela, os minerais constituintes se dilatam quando aquecidos e se contraem quando resfriados. Seus principais agentes de intemperismos são a variação de temperatura e a cristalização que ocorrem nas áreas de grande amplitude térmica, desérticas e semiáridas.

O que caracterizou essa modelagem da Pedra da Tartaruga foi o intemperismo

a) cratônico. b) biológico. c) químico. d) fluvial. e) físico.

GEOGRAFIA

Iº BIMESTRE

3ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO

PROFESSOR(A): SUELLEN VIDAL

Objeto de conhecimento: Geologia e Geomorfologia

Ficha nº 2 – 02.04

A paisagem acima revela o processo de a) sedimentação. b) erosão. c) abrasão. d) desmatamento. e) desgaste.

(2)

03. [...] causado pela água das chuvas, tem abrangência em quase toda a superfície terrestre, em especial nas áreas com clima tropical, cujos totais pluviométricos são bem mais elevados do que em outras regiões do planeta. O processo tende a se acelerar à medida que mais terras são desmatadas [...] uma vez que os solos ficam desprotegidos da cobertura vegetal e, consequentemente, as chuvas incidem direto sobre a superfície do terrenos.

GUERRA, A. J. T. Geomorfologia urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

O texto descreve um processo que pode ser acelerado com a) a manutenção da vegetação.

b) a construção de curvas de nível. c) o planejamento urbano e ambiental. d) o aumento da matéria orgânica do solo. e) a construção nas encostas de morros. 04.

Disponível em: http://www.botanic.com.br. A imagem mostra um dos maiores problemas da atualidade, a perda de solo devido à ocupação irregular ou o mau aproveitamento da terra. O processo de destruição do solo mostrado na figura, uma vez iniciado, não tem retorno, há medidas para conter seu avanço, mas não há garantias de recuperação da fertilidade perdida. Esses buracos são chamados de

a) deslizamento. b) voçoroca. c) afundamento.

d) assoreamento. e) lixiviação.

05. Para a atual proposta de identificação das macrounidades do relevo brasileiro, elaborada por Ross (1989), foram fundamentais os trabalhos de Ab’Saber e os relatórios e mapas produzidos pelo Projeto Radambrasil. Ross passou a considerar para o relevo brasileiro, conforme as suas origens, as unidades de planaltos, depressões e planícies.

Adaptação: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005. Quais as unidades do relevo brasileiro que, de acordo com a gênese, segundo Ross, são resultantes de deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial?

a) Planícies. b) Depressões.

(3)

06. O Rio Grande do Norte apresenta um elevado potencial turístico, principalmente em decorrência das belezas de sua paisagem litorânea, destacando-se algumas formas do relevo cuja configuração está associada a processos erosivos desencadeados pela ação de diferentes agentes.

Observe a figura.

Disponível em: www.viagem.uol.com.br/ultnot/2011/08/29/nisia-floresta- tem-historia-gastronomia-e-belezas-naturais.jhtm >.

Considerando os elementos da paisagem litorânea expostos na Figura, pode-se afirmar que esta corresponde a uma

a) falésia, constituída pela deposição de areia paralelamente à costa, em decorrência da erosão eólica.

b)restinga, formada pela consolidação da areia de antigas praias, em decorrência da erosão marinha. c) falésia, formada a partir de processos de erosão marinha.

d) restinga, constituída a partir de processos de erosão eólica, que formam costas íngremes. e) dobramentos formados a partir do movimento das placas tectônicas.

07. “A erosão acelerada não é uma coisa nova, ela acompanha a agricultura desde o seu início, há 4.000 ou 5.000 anos a.C., nos vales do Eufrates, Tigre e Nilo, onde, presume-se, tenha sido o berço da agricultura.”

(CONCIANI, Wilson. Processos erosivos: conceitos e ações de controle. Cuiabá: Editora Cefet-MT, 2008. p. 11.)

Mesmo que a erosão seja um acontecimento antigo, como citado acima, o tema é sempre atual, trazendo muitos transtornos para as zonas rural e urbana. Sobre a erosão, suas causas e consequências, podemos afirmar que

a) é caracterizada pela destruição e transformação de rochas pela ação de agentes que modelam a superfície terrestre, através dos fatores endógenos (clima, rios, correntes marítimas, enxurradas) e de fatores exógenos (animais, homens e vulcanismos).

b) nas encostas, as águas superficiais escorrem e formam as ravinas ou voçorocas com sulcos laterais inclinados, entretanto só provocam efeitos na superfície dos solos e são facilmente controladas pela ação antrópica.

c) é parte do processo de degradação do solo, provocando o acúmulo de metais pesados, lixiviação e diminuição de nutrientes; só ocorre com a intervenção do homem, tornando-se um dos mais sérios problemas ecológicos do planeta.

d) a ação do intemperismo físico e químico e das cheias e inundações compensam o material retirado pela erosão, com formações de cordões arenosos e praias nos rios e no litoral.

e) a ação da água como agente de erosão depende da quantidade que cai sobre o solo e da maior ou menor capacidade de infiltração que este solo oferece. A erosão provocada pelo escoamento superficial recebe o nome de erosão laminar.

(4)

08. A fotografia a seguir mostra uma rede de drenagem em determinada região brasileira. Observe- a.

09. Os processos geomorfológicos internos ou exógenos deixam sempre impressas marcas de sua atuação. Eles desenvolvem, inclusive, um conjunto de feições de relevo característico. Esse fato reveste-se de uma particular importância geológica e geomorfológica.

10. Aos processos de desagregação física ou

decomposição química das rochas e ao desgaste e remoção dos solos e das formações superficiais da terra, dá-se as denominações respectivas de

a) intemperismo e erosão. b) erosão e regolito.

c) pedogênese e intemperismo.

d) tectonismo e erosão. e) tectonismo e vulcanismo

11. Sabemos que a água é um agente externo muito importante para a modelagem do relevo terrestre. Este recurso é capaz de participar de processos abrasivos e de acumulação de sedimentos dando novas feições a superfície terrestre.

Ao considerar a influência da infiltração da água no solo e o escoamento superficial em topos e encostas, é correto afirmar que

a) a maior infiltração e o menor escoamento superficial retardam o processo de intemperismo físico e aceleram a erosão.

b) a menor infiltração e o menor escoamento superficial inibem a erosão e favorecem o intemperismo químico.

c) a menor infiltração e o maior escoamento superficial aceleram o intemperismo físico e químico e retardam o processo de erosão.

d) a infiltração e o escoamento superficial aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo Esse tipo de hidrografia, pelas características observadas, é típica do seguinte tipo de relevo a) paisagens geomorfológicas fluviais apalachianas. b) planaltos cristalinos.

c) cuestas flúvio-lacustrinas. d) planícies fluviais.

e) maciços residuais.

Analisando o ambiente da fotografia reproduzida e com base nas evidências morfológicas, o processo responsável pela elaboração da paisagem visualizada é a (o): a) Erosão eólica. b) Erosão glacial. c) Tectonismo ruptural. d) Neotectonismo plástico. e) Sedimentação fluvial.

(5)

12. A estrutura geológica das terras emersas do Brasil é constituída, basicamente, por bacias sedimentares e escudos cristalinos, tectonicamente estáveis.

13. Bacias sedimentares são depressões dos antigos escudos que receberam sedimentos dos próprios escudos, através da força de agentes exógenos de transformação do relevo terrestre. Os recursos minerais típicos destas formações são

a) ferro e níquel.

b) carvão mineral e petróleo. c) ouro e manganês.

d) bauxita e cassiterita. e) cobre e petróleo.

14. A exploração do subsolo exige conhecimentos da estrutura da terra e da organização geoeconômica do território.

(Adaptado de Ciência do Espaço, 1998)

Desta forma, os recursos cartografados no mapa anterior estão relacionados à exploração de: a) Ouro e prata em terrenos do cenozóico.

b) Petróleo e carvão em bacias sedimentares. c) Urânio e Manganês em terrenos quaternários. d) Ferro e manganês em escudos cristalinos. e) Bauxita e cassiterita em bacias sedimentares.

As áreas cinzas do mapa representam a) Dobramentos modernos.

b) Bacias sedimentares. c) Bacias hidrográficas. d) Escudos cristalinos.

(6)

15. Rocha é um agregado natural, formado de um ou mais minerais que constitui parte essencial da crosta terrestre. São exemplos de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas, respectivamente

a) mármore, basalto e calcário. b) arenito, basalto e gnaisse. c) basalto, mármore e petróleo.

d) gnaisse, granito, arenito. e) basalto, arenito e mármore.

16. As lavas mais antigas estão justamente nas ilhas mais afastadas da Cadeia Médio-Atlântica; por outro lado, as mais jovens são encontradas nas ilhas adjacentes à referida Cadeia. Esta ocupa posição mediana no Atlântico, acompanhando paralelamente as sinuosidades da costa da África e da América do Sul. Portanto, o assoalho submarino está em processo de expansão.

Esses dados mencionados apoiam a ideia de um importante modelo teórico empregado pela Geografia Física e pela Geologia. Qual alternativa contém esse modelo?

a) Uniformitarismo das cadeias oceânicas b) Teoria da Tectônica Global

c) Modelo da Litosfera Quebradiça

d) Teoria do Quietismo Crustal e) Migração dos Polos Geográficos

17. A dinâmica interna e a externa da Terra provocam modificações no relevo terrestre dando feições a crosta e influenciando na dinâmica das atividades humanas.

São considerados, respectivamente, agentes modeladores internos (endógenos) e externos (exógenos) da Terra:

a) Erosão e intemperismo.

b) Águas correntes e vulcanismo. c) Geleiras e vento.

d) Vulcanismo e tectonismo. e) Tectonismo e intemperismo.

18. Placas tectônicas são gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa do planeta e que estão suspensas pelo magma incandescente do interior da Terra. Existem 10 placas tectônicas na crosta terrestre que provocam dobramentos e falhas.

São exemplos desses dobramentos e falhas, respectivamente a) terremotos e cordilheiras montanhosas.

b) cordilheira montanhosas e terremotos. c) terremotos e tsunamis.

d) terremotos e erupções vulcânicas.

e) cordilheiras montanhosas e erupções vulcânicas.

19. Não são raros os relatos de ocorrência de terremotos no território brasileiro. Porém, diferentemente do que acontece no Japão, nos Estados Unidos e no Chile, por exemplo, os terremotos aqui observados normalmente são de baixa magnitude.

A explicação para essa diferença deve-se à

a) localização do Brasil em área de convergência de placas.

b) dominância de clima tropical úmido que, favorecendo o intemperismo químico das rochas, reduz a magnitude dos terremotos.

c) estrutura geológica antiga do Quaternário, predominante no território brasileiro. d) predominância de rochas sedimentares, mais suscetíveis a rupturas geológicas. e) localização do território brasileiro em região intraplaca.

20. A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912. Segundo este autor a Terra teria sido formada inicialmente por um único e enorme supercontinente que foi se fragmentando e se deslocando continuamente desde o período

(7)

O nome com o qual foi batizado este supercontinente inicial é: a) Gaia b) Placas Tectônicas c) Folhelhos de Wegener d) Riftis e) Pangéia

21. No início do século XX, um jovem meteorologista alemão, Alfred Wegener, levantou uma hipótese que hoje se confirma, qual seja: há 200 milhões de anos, os continentes formavam uma só massa, a Pangeia, que em grego quer dizer “toda a terra”, rodeada por um oceano contínuo chamado de “Pantalassa”. Com a intensificação das pesquisas, também se pode afirmar que, além dos continentes, toda a litosfera se movimenta, pois se encontra seccionada em placas, conhecidas como “placas tectônicas”, que flutuam e deslizam sobre a astenosfera, carregando massas continentais e oceânicas.

Muitas teorias foram elaboradas para tentar explicar tais movimentos e, recentemente, descobriu-se que a explicação está relacionada:

a) ao vulcanismo que movimenta o magma.

b) ao princípio da isostasia (ísos = igual em força + stásis = parada). c) ao princípio formador de montanhas conhecido por orogênese.

d) aos terremotos e vulcanismos, em razão de sua força na alteração das paisagens. e) ao movimento das correntes de convecção que ocorrem no interior do planeta.

22. Geocientistas estimam que, a cada ano, o Himalaia cresça cerca de 4 mm de altura. É um fenômeno imperceptível aos olhos humanos, mas que ocorre há milhões de anos, contribuindo para a formação dessa importante estrutura geológica.

O movimento tectônico responsável pela formação das cadeias de montanhas, como a do Himalaia, é conhecido como: a) Orogênese b) Diogênese c) Fotogênese d) Paleogênese e) Antrogênese

23. Analise o mapa a seguir:

A distribuição espacial dos terremotos apresentada no mapa coincide com

a) áreas de expansão do assoalho oceânico. b) dorsais oceânicas.

c) limites divergentes de placas tectônicas. d) margens continentais passivas.

(8)

24. A figura a seguir representa processos associados à tectônica de placas

Identifique os processos destacados pelas letras A, B e C, respectivamente.

a) orogenia – subducção – movimentos convectivos b) orogenia – erosão – subducção

c) dobramentos modernos – orogenia – movimentos convectivos d) erosão – subducção – dobramentos modernos

e) dobramentos modernos – erosão – subducção

25. As rochas, assim como outros componentes do meio natural, são classificadas por meio de critérios específicos, permitindo agrupá-las segundo características semelhantes. Uma das principais classificações é a genética, em que as rochas são agrupadas de acordo com o seu modo de formação na natureza.

Sob este aspecto, as rochas se dividem em três grandes grupos:

a) Calcárias, basálticas e graníticas; b) Crostáticas, continentais e oceânicas; c) Areníticas, vulcânicas e radioativas;

d) Ígneas, sedimentares e metamórficas; e) Neolíticas, terciárias e quaternárias.

26. A teoria da “tectônica de placas”, hoje mais do que comprovada empiricamente, explica fenômenos como vulcões, terremotos e tsunamis; o movimento destes blocos rochosos é capaz de construir e destruir a crosta terrestre.

Segundo essa teoria, as placas tectônicas

a) atritam entre si nas extremidades da Terra, derretendo as calotas polares.

b) movem-se porque flutuam debaixo dos solos dos oceanos, causando abalos no continente. c) deslizam sobre o magma do interior da Terra e chocam-se em alguns pontos da crosta. d) movimentam-se em conjunto, desenvolvendo abalos sísmicos coordenados e previsíveis. e) encostam uma na outra e bloqueiam seu movimento natural, causando abalos nos mares.

27. A Teoria da Tectônica de Placas explica diversos tipos de estrutura verificados na Litosfera. Observe a ilustração a seguir.

(9)

De acordo com essa teoria, esse desenho esquemático ilustra o (a)

a) colisão de placas ocênica e continental.

b) mecanismo de subdução de placas litosféricas. c) gênese dos arcos de ilhas e subsidência magmática. d) formação tricheiras oceânicas.

e) expansão do assoalho submarino e a ascensão do magma.

28. A Europa, em abril de 2010, foi surpreendida por uma nuvem de cinzas vulcânicas liberada pela erupção do Eyjafjallajokull na Islândia. A erupção desse vulcão, assim como a de outros dispersos na superfície da Terra, pode provocar alterações na vida das pessoas, bem como na dinâmica da natureza.

Nesse sentido, a erupção vulcânica constitui-se um fenômeno natural que pode causar

a) a formação de rochas sedimentares e os tremores de terra.

b) a elevação da temperatura global e o empobrecimento da fertilidade dos solos. c) a formação de rochas magmáticas e o enriquecimento da fertilidade dos solos. d) a redução da temperatura global e a formação de cadeias montanhosas. e) a formação de rochas sedimentares.

29. Analise o mapa.

Os números representam as velocidades em cm/ano entre as placas, e as setas, os sentidos dos movimentos.

(Wilson Teixeira. Decifrando a Terra, 2008. Adaptado.) Os terremotos que abalaram o Haiti, em janeiro e o Chile, em fevereiro, atingiram, respectivamente, 7,0 e 8,8 graus na escala Richter. A explicação para esses terremotos é o fato de que ambos os países

a) estão posicionados no centro das placas tectônicas.

b) estão localizados em áreas que raramente sofrem abalos sísmicos, o que torna esses eventos catastróficos.

c) estão situados nos limites convergentes (de encontro) entre placas tectônicas.

d) têm todo o território situado em arquipélagos formados por cadeias de montanhas vulcânicas submarinas.

(10)

30. O tsunami que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos.

Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos

a) estão relacionados às estruturas geológicas sedimentares, predominantes na região. b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica. c) resultam dos desequilíbrios promovidos pela ação da água e do vento.

d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul. e) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

Referências

Documentos relacionados

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Contudo, devido à necessidade do conhecimento prévio dos parâmetros da linha para obtenção das matrizes de transformação exatas, este método é mais adequado para o cálculo de

Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, 2007. A organização como fenômeno psicossocial: notas para uma redefinição da psicologia organizacional e

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do