• Nenhum resultado encontrado

Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: Fax: website: www. africa-union.org

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: Fax: website: www. africa-union.org"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

RE 2075

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE

UNIÃO AFRICANA

Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: +251 5517 700 Fax: 5517844 website: www. africa-union.org

CONSELHO EXECUTIVO

DÉCIMA SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA

25-29 DE JANEIRO DE 2010

Adis Abeba, ETIÓPIA

EX.CL/560 (XVI) Rev. 1

RELATÓRIO DA SÉTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS AFRICANOS DOS RECURSOS HÍDRICOS (AMCOW)

(2)

EX.CL/560 (XVI) Rev.1 Pág. 1

RELATÓRIO DA SÉTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS AFRICANOS DOS RECURSOS HÍDRICOS (AMCOW)

JOANESBURGO, REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL 13 DE NOVEMBRO DE 2009

PARTE 1: INTRODUÇÃO 1. Antecedentes

1.1. A Reunião Ministerial da Sétima Sessão do Conselho de Ministros Africanos dos Recursos Hídricos (AMCOW) teve lugar a 13 de Novembro de 2009 no Gallagher Convention Center em Midrand, Joanesburgo, República da África do Sul. As Reuniões de grupos de peritos precederam as reuniões ministeriais. A 7ª Sessão Ordinária foi integrada nos eventos da 2ª Semana Africana da Água que teve lugar de 9 a 13 de Novembro. Estes eventos foram divididos em quatro segmentos:

1.1.1. 2ª Semana Africana da Água - 9 a 10 de Novembro;

1.1.2. 2ª Conferência Pan-Africana de Implementação e Parceria sobre a Água e Saneamento (PANAFCON II) – 11 de Novembro de 2009;

1.1.3. Comité Técnico Consultivo (CTC) do AMCOW e reuniões do Comité Executivo (EXCO) – 12 de Novembro de 2009

2. Objectivos da 7ª Sessão Ordinária do AMCOW

2.1. Os principais objectivos da Sétima Sessão Ordinária eram de rever o grau de implementação das Decisões do AMCOW, em particular os Compromissos de Sharm El Sheikh no que diz respeito à Água e Saneamento e desenvolver cuidadosamente uma estratégia de implementação e a via a seguir.

3. Participação

3.1. Participaram na 7ª Sessão Ordinária os seguintes Estados Membros do AMCOW: Argélia, Angola, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Camarões, Congo Brazzaville, Côte d’Ivoire, República Democrática do Congo, Etiópia, Egipto, Gambia, Gana, Quénia, Lesoto, Libéria, Jamahiriya Árabe da Líbia, Madagáscar, Malawi, Mali, Mauritânia, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal, África do Sul, Sudão, República Unida da Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbabué.

(3)

EX.CL/560 (XVI) Rev.1 Pág. 2 multilaterais, parceiros de desenvolvimento, organizações intergovernamentais e não governamentais e agências de informação em África.

4. Cerimónia de Abertura

4.1. O segmento ministerial foi oficialmente aberto pelo Sr. Jean Richard Bruno Itoua, Presidente do Conselho de Ministros Africanos dos Recursos Hídricos (AMCOW), às 11h45 de sexta-feira, dia 13 de Novembro de 2009.

4.2. Os discursos de abertura foram proferidos pela representante da Comissão da União Africana, Sra. Olushola Sodeko em representação de Sua Excelência Rhoda Peace TUMUSIIME, Comissária para Economia Rural e Agricultura, pelo Sr. Halifa Drammeh em representação do Dr. Achim, Secretário-geral Assistente e Director Executivo do UNEP, em nome do sistema das Nações Unidas, e pelo Sr. Serign Jallow em nome do Banco Africano de Desenvolvimento BAD.

4.3. Foram também proferidos discursos por representantes de organizações internacionais e parceiros do AMCOW incluindo: Organização Meteorológica Mundial (OMM), Programa de Água e Saneamento/África do Banco Mundial (BM), UNESCO e a Parceria Mundial para a Água.

5. Eleição da Mesa

5.1 A 7ª Sessão Ordinária elegeu a seguinte mesa:

Gabinete Região País

Presidente África Austral África do Sul

Vice-Presidente África Oriental Tanzânia Vice-Presidente África do Norte Líbia Vice-Presidente África Ocidental Mali Vice-Presidente África Central Camarões Vice-Presidente África Austral Moçambique

É proposto um assento extra no Comité Técnico Consultivo para a Libéria e aceite pelo Conselho.

Sua Excelência Bruno Jean Richard Itoue, antigo vice-presidente do AMCOW, foi unanimemente eleito Presidente do Mecanismo Africano para a Água.

PARTE II: DELIBERAÇÕES E CONCLUSÕES

Análise do Relatório do Conselho Executivo do AMCOW, resultados da Segunda Semana Africana da Água (AWW-2) e da Segunda Conferência Pan-Africana de Parceria e Implementação sobre Água e Saneamento (PANAFCON II) e do projecto de Declaração Ministerial de Joanesburgo.

6. Resultados da Segunda Semana Africana da Água.

(4)

EX.CL/560 (XVI) Rev.1 Pág. 3

8. O Conselho Executivo do AMCOW aprovou as recomendações do Comité Técnico Consultivo (CTC), com emendas. Estas foram incluídas nas recomendações do EXCO para a 7ª Sessão Ordinária.

9. A Sétima Sessão Ordinária adoptou o Relatório do Conselho Executivo, como corrigido oralmente e a Declaração Ministerial de Joanesburgo (Anexo I) com diversas decisões sobre o desenvolvimento do sector de água e saneamento em África.

9.1. Estratégia de Joanesburgo para o futuro, medidas essenciais:

Em conclusão, o AMCOW concordou com um roteiro claro e os parceiros de desenvolvimento comprometeram-se a apoiá-lo. Isto inclui:

i. Reunião de Março de 2010 dos Ministros dos Recursos Hídricos e das Finanças;

ii. Roteiro para dinamizar a implementação das Declarações de eThekwini, Tunes, Sirte e Sharm El-Sheik;

iii. Estratégias para o aumento do financiamento do Mecanismo Africano para a Água e da Iniciativa de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (RWSSI);

iv. Defender a avaliação sectorial dos países e o desenvolvimento de planos de investimento nacionais visando os ODMs;

v. Implementar o Quadro Africano de Monitorização e Avaliação;

vi. Elaborar relatórios anuais para a Comissão da União Africana (2008-2009 e 2010-2011);

vii. Promover a integração da perspectiva de género; recolher águas pluviais e reforçar a participação da sociedade civil;

viii. Estabelecer um sub-comité do AMCOW para se concentrar no saneamento, particularmente na harmonização de tecnologias;

ix. Institucionalizar e operacionalizar o sub-comité do AMCOW sobre recursos hídricos transfronteiriços;

x. Completar o pessoal do secretariado do AMCOW;

xi. Realçar significativamente a presença sub-regional do AMCOW; xii. Assegurar que a maioria dos países africanos contribua para o Fundo

Fiduciário do AMCOW;

(5)

EX.CL/560 (XVI) Rev.1 Pág. 4

10. Encerramento da Sessão

(6)

EX.CL/560 (XVI) Anexo I

Execução dos Compromissos de Sharm El-Sheik Sobre Água e Saneamento adoptados pela Conferência de Chefes de Estado e de

Governo da União Africana: “uma corrida para a meta”

DECLARAÇÃO MINISTERIAL JOANESBURGO, ÁFRICA DO SUL

13 DE NOVEMBRO DE 2009 I. Introdução

1. Nós Ministros Africanos dos Recursos Hídricos e Chefes das delegações reunidos em Joanesburgo, África do Sul, de 9-13 de Novembro de 2009, na qualidade de membros do Comité Técnico Especializado da União Africana sobre Agricultura, Desenvolvimento Rural, Água e Ambiente, por ocasião da 2ª Semana Africana da Água, da 2ª Conferência Pan-Africana de Parceria e Implementação e da 7ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros Africanos dos Recursos Hídricos, estamos determinados a cumprir os Compromissos de Sharm El-Sheikh sobre Água e Saneamento, assumidos em Julho de 2009. 2. Reunidos em Joanesburgo na 7ª Sessão Ordinária, em 13 de Novembro de 2009, juntamente com oficiais superiores da Comissão da União Africana, representantes de Instituições Pan-Africanas, representantes da comunidade internacional, mulheres e jovens da sociedade civil da nossa região, exprimimos a nossa profunda gratidão a Sua Excelência Jacob Zuma, Presidente da República da África do Sul, ao povo, ao governo e à liderança da República da África do Sul, pelos excelentes preparativos e ambiente favorável, que facilitaram as nossas deliberações. Estamos profundamente gratos a Sua Excelência Srª Buyelwa Sonjica pelas boas-vindas e hospitalidade muito calorosas.

(7)

EX.CL/560 (XVI) Anexo I Pág. 2

4. A nossa deliberação beneficiou muito do discurso de abertura do Ministro na Presidência (Comissão Nacional de Planeamento), Sr. Trevor Manuel, Membro do Parlamento, que chamou atenção para alguns desafios persistentes, relativos a infra-estruturas para água, urbanização não planificada, saneamento inadequado, falta de acesso a água potável, necessidade de reforçar a gestão dos recursos transfronteiriços e de expandir a recolha e armazenagem de águas pluviais. Será concedida uma atenção particular às questões colocadas no discurso de apresentação.

5. A nossa Sessão foi precedida de inúmeros segmentos, nomeadamente a 2ª Semana Africana da Água, a Segunda Conferência de Implementação e a Parceria Pan-Africana sobre Água e Saneamento, reuniões dos órgãos sub-regionais do AMCOW, bem como reuniões do Comité Técnico Consultivo e do Comité Executivo. Exprimimos os nossos agradecimentos à delegação da Comissão da União Africana pela direcção estratégica e orientação política facultadas durante as nossas deliberações. Houve também reuniões da sociedade civil e de outros intervenientes. Louvamos os Ministros Africanos dos Recursos Hídricos, representando as cinco sub-regiões de África, por contribuírem significativamente para a nossa 7ª sessão.

6. Reafirmamos o nosso compromisso de acelerar a transformação da Visão Africana sobre a Água 2025 e os compromissos de Sharm El-Sheikh sobre Água e Saneamento em acções a nível nacional, sub-regional e regional, incluindo os seus componentes relativos à Declaração de Brazaville (2007), à Declaração de eThekwini sobre Saneamento (2008) e à Declaração Ministerial de Tunes a fim de acelerar a segurança africana quanto à água.

7. Exprimimos a nossa profunda gratidão aos Chefes de Estado e de Governo por terem melhorado significativamente o grande compromisso político e a liderança no sector de água e saneamento.

(8)

EX.CL/560 (XVI) Anexo I Pág. 3 II. Preâmbulo

9. Reconhecemos que o período entre Brazaville (6ª Sessão do AMCOW, Maio 2007) e Joanesburgo (7ª Sessão do AMCOW, Novembro de 2009) testemunhou numerosos eventos significativos e foi um período durante o qual várias declarações importantes foram adoptadas, incluindo o Compromisso de Sharm El-Sheikh Sobre Água e Saneamento. Estas incluem a Conferência Ministerial sobre Saneamento, que adoptou a Declaração de eThikwini, a organização da 1ª Semana Africana da Água, que adoptou a Declaração de Tunes para dinamização da segurança da água em África, a reunião Ministerial sobre Água para Agricultura e Energia, que teve lugar em Sirte, Líbia, (Dezembro de 2008) e os eventos regionais africanos no 5º Fórum Mundial da Água. Estes eventos e acções aumentaram a sensibilização sobre questões de segurança da água e saneamento, nomeadamente água para crescimento e desenvolvimento, o alcance das metas relativas a água e saneamento da Visão Africana sobre a Água 2025 e os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, Impacto das Alterações Climáticas e Variabilidade nos Recursos Hídricos, Segurança Alimentar, Financiamento, Infra-estruturas para Água em África bem como a necessidade de melhorar a cooperação regional quanto à Gestão dos Recursos Hídricos.

10. A nossa Sessão realiza-se 5 anos antes da meta de 2015, a data estabelecida pela comunidade internacional para alcançar os objectivos de desenvolvimento do milénio. Reconhecemos plenamente que a Declaração de Sharm El-Sheikh, resultante da Cimeira de Julho de 2008 de Chefes de Estado e de Governo africanos, representa, ao mais elevado nível político, um impulso crucial para tratar urgentemente dos desafios de África relativos a água e saneamento. Também indica o mandato e dá instruções para se fazer uma investida renovada e revigorada a fim de se atingir o ODM sobre água e saneamento até 2015.

(9)

EX.CL/560 (XVI) Anexo I Pág. 4

12. A África atingiu agora o ponto em que há necessidade de maior convergência entre os compromissos de alto nível e a realização de acções concretas e inequívocas, reforçando e aumentando as iniciativas existentes e aperfeiçoando estratégias para preencher lacunas. Com este desafio em mente, tomámos várias decisões fundamentais nas nossas reuniões de Joanesburgo, que apresentamos aqui à União Africana e aos seus órgãos pertinentes, países africanos e seus governos, aos nossos povos e instituições. Embora continuemos a contar com os nossos recursos e estratégias, devemos também contar com a solidariedade internacional e parcerias para vencer os desafios de implementação com que somos confrontados ao procurar levar a cabo os Compromissos de Sharm El-Sheikh sobre Água e Saneamento.

13. À luz do exposto, exprimimos gratidão aos muitos participantes na 2ª Semana Africana da Água, na 2ª Conferência de Implementação e Parceria Pan-Africana sobre Água e Saneamento, na 7ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros Africanos dos Recursos Hídricos e aprovamos os resultados dos eventos que tiveram lugar aqui em Joanesburgo, República da África do Sul, de 9 a 13 de Novembro de 2009. Também registamos os principais resultados, recomendações e decisões deste evento.

III. Decisões e Acções de Acompanhamento

14. O AMCOW toma as seguintes decisões no quadro do acompanhamento da implementação dos Compromissos de Sharm El-Sheikh sobre Água e Saneamento, assumidos pelos nossos Chefes de Estado em Julho de 2008:

(a) Fornecimento de informações sobre acções dos países a respeito da segurança da água

i. O documento “ Concretizando os Compromisso sobre Segurança da Água em África: Um quadro para Informar a União Africana sobre as Acções” é adoptado como Roteiro para a Implementação do Compromisso de Sharm El-Sheikh.

ii. Os países devem integrar as acções nos seus planos nacionais e apresentar relatórios anuais sobre o estado de segurança da água; iii. Os Órgãos Regionais – CERs, RLBOs – devem adoptar o

(10)

EX.CL/560 (XVI) Anexo I Pág. 5 iv. As modalidades para um mecanismo de avaliação pelos pares sobre os progressos do país em termos de água e saneamento, deverão ser desenvolvidas pelo secretariado em consulta com os parceiros; v. O secretariado do AMCOW deverá ser reforçado para monitorizar e

informar acerca de acções;

vi. O Comité Executivo (EXCO) deve fornecer directivas sobre temas de futuras Semanas Africanas da Água anuais e institucionalizar a semana a nível da UA.

(b) Convocação da Reunião de Ministros da Água e Saneamento

i. A reunião dos Ministros Africanos de Recursos Hídricos e Finanças, solicitada pela UA e a ser convocada pelos Conselho de Ministros Africanos de Recursos Hídricos (AMCOW) e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), terá lugar no primeiro trimestre de 2010. A reunião será dedicada à avaliação das realizações e à mobilização de recursos para a implementação da 2ª e 3ª fases da Iniciativa de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (RWSSI); essa reunião discutirá também questões mais latas de segurança da água de iniciativas do AMCOW.

15. De forma a implementar os resultados da nossa reunião de Joanesburgo, devemos direccionar a nossa atenção e as nossas acções para o seguinte:

i. Convocar reuniões dos Ministros Africanos dos Recursos Hídricos e das Finanças, juntamente com os parceiros do desenvolvimento; criar a curto prazo um Grupo de Trabalho Africano sobre Água e Finanças a fim de compilar os antecedentes financeiros e monitorizar os impactos da actual crise financeira em investimentos no sector da água em África;

ii. Dinamizar os progressos na implementação da Declaração de eThekwini de 2008 e o Plano de Acção de AfricaSan, nomeadamente o desenvolvimento de políticas nacionais de saneamento e higiene;

iii. Aumentar o compromisso em relação ao Mecanismo Africano de Águas para incrementar o seu apoio aos principais programas e projectos de infra-estruturas;

(11)

EX.CL/560 (XVI) Anexo I Pág. 6 v. Avaliar os resultados e mobilizar recursos para a implementação da 2ª e 3ª fases da Iniciativa Abastecimento de Água e Saneamento Rural (RWSSI);

vi. Sob a égide do AMCOW, desenvolver estratégias para dinamizar os progressos em água potável e saneamento em África, em particular em estados frágeis, onde as falhas de cobertura são maiores;

vii. Encorajar desembolsos urgentes dos fundos de implementação para gestão de água em pequena escala, em resposta à Crise de Preços dos Alimentos em África;

viii. Encorajar uma colaboração mais forte entre instituições financeiras no âmbito do Programa Abrangente de Desenvolvimento Agrícola Africano (CADAP), apoiando água para agricultura e energia, incluindo o Plano de Actividades do BAD para o desenvolvimento de água para agricultura, aumento de reservas de água, a Declaração de IsD-Jeddah e o Plano de Actividades de Irrigação do BM;

ix. Lançamento e adopção do Quadro Pan-Africano de Monitorização e Avaliação (M&A), como instrumento de monitorização em África para água e saneamento;

x. Planificar a Terceira Semana Africana da Água como um fórum de diálogo de políticas de alto nível e de divulgação de conhecimentos; xi. Reforçar o compromisso com o G8 sobre a implementação do

Plano de Acção de Evian e da Declaração Conjunta da Parceria África-G8 para Água;

xii. Reforçar a presença do AMCOW a nível nacional e sub-regional, incluindo especialmente a convocação regular de reuniões sub-regionais do Conselho Executivo do AMCOW e a institucionalização de parcerias com as comunidades económicas regionais;

(12)

EX.CL/560 (XVI) Anexo I Pág. 7

xiv. Avaliar a ameaça das alterações climáticas para a viabilidade dos recursos hídricos e a capacidade de cumprir os objectivos de 2015 do ODM sobre água e saneamento e adoptar medidas de adaptação;

Referências

Documentos relacionados

Diante dos trabalhos feitos, o Conseg conta com os apoios das Polícias Militar e Civil, GCMB, Demutran, das associações privadas, como a AREA e SOCET, que zelam pela

Com uma gestão integrada, a ABF Rio manteve durante esse biênio um ritmo forte de ações e eventos voltados para o interesse dos associados, preparando o mercado em geral e

A dose recomendada de 1 g, duas vezes ao dia, para pacientes que receberam transplante renal e 1,5 g, duas vezes ao dia, para pacientes submetidos a transplante cardíaco ou hepático é

A rede SUS conta com maior participação de hospitais de alta complexidade e com elevado volume de partos/ano, portanto, era de se esperar menor mortalidade, uma vez que

curtas introduções acima ou abaixo deles e que as falas das personagens sejam inseridas em balões, também é recorrente o uso de onomatopeias para expressar os sons.... TIPOS

Coronel, Valeria Alejandra 4-FC2/SP-2nd-YmackVizcaya-Shelton DORADO. Cruz, Isabel

E falo para todo mundo hoje, com maior orgulho que, às vezes, poxa, dezesseis anos de carreira, de atleta e eu acho que esses quatro meses como treinadora, a frente

A pesquisa desenvolvida para a escrita desta dissertação se assemelha aos estudos de Joly, Maria (2007); Santos (2013) e Silva (2012) na medida em que tratam da prática musical em