• Nenhum resultado encontrado

A Semana em Brasília INFORMA RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS LEGISLATIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Semana em Brasília INFORMA RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS LEGISLATIVO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

A Semana em Brasília

4 a 8 de setembro

Para informações, entrar em contato com:

Luis Antonio Semeghini de Souza D +55 11 3089 6501

luis.souza@souzacescon.com.br Luciano Inácio de Souza D +55 61 3030 1952

luciano.souza@souzacescon.com.br

www.souzacescon.com.br

Destacamos abaixo, as importantes movimentações do Legislativo e do Executivo que podem impactar a esfera privada.

LEGISLATIVO

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Plenário

O Plenário da Câmara dos Deputados pautou para esta semana as seguintes proposições legislativas:

Programa Especial de Regularização Tributária. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá, em turno único, a Medida Provisória n° 783/2017 que institui o Programa Especial de Regularização Tributária junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Regulamentação da Atividade de Lobby. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá, em turno único, o Projeto de Lei n° 1.202/2007 que disciplina a atividade de lobby e a atuação dos grupos de pressão ou de interesse no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Planos de Saúde. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá, em turno único, o Projeto de Lei n° 7.419/2006 que altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998 (Lei dos Planos de Saúde), para tratar

INFORMA

RELAÇÕES

GOVERNAMENTAIS

(2)

Alteração nos Procedimentos das Medidas Provisórias.

O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição n° 70/2011 que altera o procedimento de apreciação das Medidas Provisórias pelo Congresso Nacional.

Em linhas gerais, a Proposta altera os prazos de tramitação das Medidas Provisórias tanto na Câmara dos Deputados e quanto no Senado Federal bem como os ritos adotados nas respectivas comissões e plenários. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Cooperativas de Crédito. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá, em turno único, o Projeto de Lei Complementar n° 100/2011 que altera o parágrafo 1º do art. 2º, da lei que trata do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo para possibilitar que os municípios que tenham disponibilidade de caixa depositem os recursos nessas cooperativas. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Propriedade Industrial. Agravamento de Penas.

O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá o Projeto de Lei n° 333/1999 que altera a Lei nº 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial) para incluir penas mais severas para os crimes cometidos contra as marcas. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Não Incidência de IPTU para Imóveis Utilizados por Templos de Qualquer Religião. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição n° 200/2016 que prevê a não incidência sobre templos de qualquer culto do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), ainda que as entidades abrangidas pela imunidade tributária sejam apenas locatárias do bem imóvel. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissões:

Comissão de Defesa do Consumidor (“CDC”)

A CDC no dia 5 de setembro, realiza reunião deliberativa, às 9h30min, em que foi pautado, entre outros, o seguinte projeto:

Comunicação de Instituições Financeiras a Bancos de Dados e Cadastros. O Projeto de Lei n° 4.637/2016 acrescenta novo art. 43-A ao Código de Defesa do Consumidor que obriga as instituições financeiras comunicarem semanalmente a relação de cheques roubados e extraviados aos bancos de dados e cadastros de consumidores. O relator desse projeto é o Dep. Eli Côrrea Filho (DEM-SP). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Minas e Energia (“CME”)

A CME realiza no dia 5 de setembro, às 09h30min, reunião deliberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte projeto:

Fundo Nacional de Proteção de Reservas Garimpeiras.

O Projeto de Lei n° 6.103/2106 cria o Fundo Nacional de Proteção de Reservas Garimpeiras que objetiva a mobilização de recursos para o financiamento de planos, programas e projetos públicos e privados, para o uso de recursos ambientais, melhoria do meio ambiente, prevenção de danos ambientais e promoção de educação ambiental. O relator desse projeto é o Dep. Cabaçu Borges (PMDB-AP). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (“CTASP”)

A CTASP realiza no dia 5 de setembro, às 10 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Previdência Complementar. O Projeto de Lei Comple- mentar n° 223/2016 altera a Lei Complementar nº 109, de 2001 (Regime de Previdência Complementar), para limitar o valor do benefício a ser recebido por partici- pante de fundo de previdência privada fechada quan- do a patrocinadora ou instituidora for empresa pública ou empresa de economia mista. O relator desse proje- to é o Dep. Benjamin Maranhão (SD-PB). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

(3)

Deposito Recursal de ME e EPP. O Projeto de Lei n° 5.351/2016 acrescenta parágrafo ao art. 899 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT para reduzir o valor do depósito recursal para microempresa e empresa de pequeno porte. A relatora desse projeto é a Dep. Gorete Pereira (PR-CE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (“CAPADR”)

A CAPADR realiza no dia 5 de setembro, às 10 horas, reunião deliberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte projeto:

Imóvel Rural. O Projeto de Lei n° 2.053/2015 trata da constituição de imóvel rural ou fração deste como patrimônio de afetação e institui a cédula imobiliária rural. O relator desse projeto é o Dep.

Lázaro Botelho (PP-TO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (“CCJC”)

A CCJC realiza no dia 5 de setembro, às 10 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Fundo Patrimonial. O Projeto de Lei n°

4.643/2012 autoriza a criação de Fundo Patrimonial (endowment fund) nas instituições federais de ensino superior. A relatora desse projeto é a Dep.

Soraya Santos (PMDB-RJ). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Documentos da Empresa. O Projeto de Lei nº 5.281/2016 permite que os sócios examinem, a qualquer tempo, livros e documentos da empresa. Em síntese, o projeto pretende retirar da legislação ele- mentos que possam servir de artifício para esconder a prática de atos ilegais nas sociedades. O Dep. Mauro Pereira (PMDB-RS) é o relator desse projeto. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Contagem de Prazo. CPC. O Projeto de Lei n° 6.256/2016 altera dispositivo do Código de Processo Civil para

modificar a forma de contagem de prazos nas causas de competência dos Juizados especiais e da Fazenda pública. O relator desse projeto é o Dep. Luiz Fernando Faria (PP-MG). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Regime de Cobrança Unificada de Tributos. A Proposta de Emenda à Constituição n° 181/2012 estabelece regime de cobrança unificada dos tributos sobre a renda, o consumo e a folha de pagamentos. O relator desse projeto é o Dep. Rogério Rosso (PSD-DF). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Participação Obrigatória de Advogado. O Projeto de Lei n° 5.511/2016 altera o Estatuto da Advocacia para tornar obrigatória a participação de advogado na solução consensual de conflitos tais como a conciliação e a mediação. O relator desse projeto é o Dep. Wadih Damous (PT-RJ). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Direitos da Personalidade. O Projeto de Lei n°

4.385/2016 dá nova redação ao art. 11 do Código Civil para definir os direitos da personalidade como sendo absolutos, inatos, imprescritíveis, impenhoráveis e, com exceção dos casos previstos em lei, intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária. O relator desse projeto é o Francisco Floriano (DEM-RJ). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Assistência Judiciária para MEI e ME. O Projeto de Lei n° 4.520/2016 altera a Lei nº 1.060, de 5 de fevereiro de 1950 (Lei da Assistência Judiciária), para incluir as pessoas jurídicas individuais ou Microempresários (ME) e os Microempreendedores Individuais (MEI) como beneficiários desta Lei. A relatora desse projeto é a Dep. Gorete Pereira (PR-CE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Cobertura de Custos da Rede Privada por Serviços do SUS. O Projeto de Lei n° 5.964/2001 trata da cobertura, pelo Sistema Único de Saúde (“SUS”), dos custos operacionais dos serviços hospitalares impostos à rede privada de hospitais pelo Poder Judiciário. O relator do projeto é o Dep. José Carlos Aleluia (DEM- BA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Nova Proposta Nova Proposta

(4)

Corrupção Privada. O Projeto de Lei n° 3.163/2015 define como crime a corrupção praticada no âmbito do setor privado no curso de atividades econômicas, financeiras ou comerciais. O relator desse projeto é o Dep. Tadeu Alencar (PSB-PE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Finanças e Tributação (“CFT”)

A CFT realiza no dia 5 de setembro, às 10 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Desapropriação. O Projeto de Lei n° 3.751/2015 trata da desapropriação e indenização de propriedades privadas em unidades de conservação de domínio público. O relator esse projeto é o Dep. Alfredo Kaefer (PSL-PR). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Minerais. O Projeto de Lei n° 8.325/2014 institui o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico dos Minerais de Elementos Terras-Raras e à Criação de Cadeia Produtiva (PADETR). O relator desse projeto é o Dep. Hildo Rocha (PMDB-MA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Desconto Para Empresas Recém-Criadas. O Projeto de Lei Complementar n° 212/2015 altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte para permitir descontos nas alíquotas de impostos devidos para as empresas recém-criadas, visando incentivar o empreendedorismo e a formalização de empresas já existentes. O relator desse projeto é o Dep. Edmar Arruda (PSD-PR). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Substituição Tributária. O Projeto de Lei Complementar n° 420/2014 altera a Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006 (Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), de forma garantir o crédito correspondente da substituição tributária ao Microempreendedor Individual - MEI ou o contribuinte optante do Simples Nacional. O relator desse projeto é o Dep. Aluisio Mendes (PTN-MA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Incentivos Fiscais. Empresas de Lucro Presumido.

O Projeto de Lei n° 1.737/2015 autoriza o aproveita- mento dos incentivos fiscais da Lei no 8.313, de 23 de

dezembro de 1991 (Lei Rouanet), pelas empresas opt- antes do lucro presumido na apuração do imposto de renda. O relator desse projeto é o Dep. Aluisio Mendes (PTN-MA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (“CMADS”)

A CMADS no dia 5 de setembro, às 10 horas, realiza reunião deliberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte projeto:

Exploração e Produção de Petróleo e Gás. O Projeto de Lei n° 4.663/2016 trata da exploração e produção de acumulações marginais de petróleo e gás natural por produtores independentes. O relator desse projeto é o Dep. Roberto Sales (PRB-RJ). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Desenvolvimento Urbano (“CDU”)

A CDU realiza no dia 5 de setembro, às 10 horas, reunião deliberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte Projeto de Lei:

Segurança de Edificações. O Projeto de Lei n°

6.893/2017 que trata dos mecanismos jurídicos para reparação de danos decorrentes de falta de solidez e segurança de edificações. O relator desse projeto é o Dep. Mauro Mariani (PMDB-SC). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão Especial do Projeto de Lei Complementar n°

341/2017 (“Tributação Micro e Pequenas Empresas”) Audiência Pública. A Comissão Especial realiza audiência pública no dia 5 de setembro, às 14h30min, para debater o Projeto de Lei Complementar n°

341/2017 que aperfeiçoa o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, especificamente em relação às linhas de crédito para as Microempresas. Foram convidados os Senhores Luiz Costa Formigari (Superintendente Nacional de Estratégia de Micro e Pequeno Empreendedorismo da Caixa Econômica Federal), Fernando Carvalho (Gerente de Operações Microcrédito do Banco Itaú-Unibanco), Tiago Celso Abate (Superintendente de Microcrédito do Banco Santander), e representantes do Banco do Brasil e Banco Bradesco.

Nova Proposta

(5)

Comissão Especial do Projeto de Lei n° 2.303/2015 – Moedas Virtuais

Audiência Pública. Moedas Virtuais. A Comissão Especial realiza audiência pública no dia 5 de setembro, às 14h30min, para debater o PL 2.303/2015 que trata da inclusão das moedas virtuais e programas de milhagem aéreas na definição de "arranjos de pagamento" sob a supervisão do Banco Central. Foram convidados os Senhores Antônio Gustavo Rodrigues (Presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF), Marcelo Barbosa (Presidente da Comissão de Valores Mobiliários – CVM) e a Senhora Marilena Lazzarini (Presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro do Consumidor – IDEC).

SENADO FEDERAL

Plenário:

O Plenário do Senado Federal pautou para esta semana, entre outros, os seguintes temas:

Taxa de Longo Prazo, PIS-Pasep, Fundo da Marinha Mercante. O Plenário do Senado Federal discutirá, em turno único, o Projeto de Lei de Conversão n° 27/2017 que institui a Taxa de Longo Prazo (TLP), trata da remuneração dos recursos do PIS-Pasep, do FAT, do Fundo da Marinha Mercante e dos financiamentos do Tesouro ao BNDES. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Parcelamento de Débitos com a Fazenda Nacional. O Plenário do Senado Federal discutirá, em turno único, o Projeto de Lei de Conversão n° 25/2017 que trata do parcelamento de débitos com a Fazenda Nacional relativos às contribuições previdenciárias de responsabilidade dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e sobre a revisão da dívida previdenciária dos Municípios pelo Poder Executivo federal. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Débitos de Crédito Rural. O Plenário do Senado Federal discutirá, em turno único, o Projeto de Lei do Senado n° 354/2014 que institui procedimento para recomposição de débitos de crédito rural. Leia aqui o

Prestação de Contas. Municípios. O Plenário do Senado Federal discutirá, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição n° 77/2015 que dá nova redação ao art. 30 da Constituição Federal que prevê prestação de contas simplificadas para os municípios de menor porte. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Serviços de Infraestrutura (“CI”)

A CI realiza no dia 5 de setembro, às 9 horas, reunião deliberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte Projeto de Lei:

Investimentos Públicos em Infraestrutura. O Projeto de Lei do Senado n° 235/2014 altera a Lei nº 12.379, de 6 de janeiro de 2011 (Lei do Sistema Nacional de Viação – SNV), para determinar que os investimentos públicos em infraestrutura e operação dos serviços de transportes sejam regidos por critérios econômicos. O relator desse projeto é Sen. Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Assuntos Econômicos (“CAE”)

A CAE realiza reunião deliberativa no dia 5 de setembro, às 10 horas, em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos de lei:

Garantias Reais. O Projeto de Lei do Senado n° 447/2015 altera a Lei nº 4.829, de 5 de novembro de 1965 (Lei do Crédito Rural), para vedar a exigência, por parte das instituições financeiras operadoras do crédito rural, de garantias reais em valores superiores a 130% do crédito concedido. O relator desse projeto é o Sen. Otto Alencar (PSD-BA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Fundos Patrimoniais. O Projeto de Lei do Senado n° 16/2015 trata da criação e o funcionamento de fundos patrimoniais vinculados ao financiamento de instituições públicas de ensino superior. A relatora do projeto é a Sen. Ana Amélia (PP-RS). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Nova Proposta

Nova Proposta

Nova Proposta

(6)

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (“CCJ”)

A CCJ realiza reunião deliberativa no dia 6 de setembro, às 10 horas, em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos de lei:

Suspensão/Cancelamento de Obra Pública. O Projeto de Lei do Senado n° 447/2012 acrescenta parágrafo 2º, renomeando o atual parágrafo único como parágrafo 1º, ao art. 8º da Lei 8.666/93 (Lei de Licitações), para vedar a suspensão ou cancelamento de obra após o início de sua execução por razões preexistentes à aprovação do projeto básico. O relator desse projeto é o Sen. José Pimentel (PT-CE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Sigilo Bancário - Informação em 30 dias Após Determinação de Quebra. O Projeto de Lei do Senado n°

307/2012 altera o art. 3º da Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001 (Lei do Sigilo Bancário), para estabelecer o prazo de 30 dias para o cumprimento de ordem judicial de quebra de sigilo bancário, sob pena de configurar crime de desobediência. O relator desse projeto é o Sen. Davi Alcolumbre (DEM-AP). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Denunciação da Lide. O Projeto de Lei do Senado n° 340/2013 acrescenta o art. 75-A ao Código de Processo Civil a fim de tornar possível a denunciação da lide à União ou Estado na demanda ajuizada contra o Município, ou à União, na demanda ajuizada contra o Distrito Federal, que tenha por objeto requerimento de medicamento ou procedimento de saúde. A relatora desse projeto é a Sen. Ana Amélia (PP-RS). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Abaixo seguem novas proposições legislativas protocoladas no Congresso Nacional na semana passada, e que podem impactar a esfera privada.

NOVOS PROJETOS DE LEI Câmara dos Deputadoss

Intimações por Aplicativos O Projeto de Lei n° 8.401/2017 disciplina a utilização de sistema ou aplicativo para envio e recebimento de mensagens instantâneas para realização de intimações no âmbito de processos civil, penal e trabalhista e de juizados especiais cíveis e criminais. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Ambiental. Regularização

Fundiária O Projeto de Lei n° 8.411/2017 trata de medidas de proteção ambiental na regularização fundiária de área rural na Amazônia Legal. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Banco de Dados e Cadastros O Projeto de Lei n° 8.434/2017 altera o Código de Defesa do Consumidor para dispor que qualquer documento expedido pelos bancos de dados e cadastros de consumidores deverá conter o número do CPF ou do CNPJ do credor responsável pela inscrição do débito. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Competência para Legislar O Projeto de Lei Complementar n° 415/2017 autoriza os Estados e o Distrito Federal a legislar sobre águas, energia, trânsito, transporte, direito agrário e a parte especial do direito penal, nos termos do parágrafo único do art. 22, da Constituição Federal. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Senado Federals

Extinção Limite para Dedução de Despesas

O Projeto de Lei do Senado n° 303/2017 altera a Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995 (Lei que altera a legislação do imposto de renda das pessoas físicas), para extinguir o limite anual individual de deduções de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes e alimentandos, para efeitos da apuração da base de cálculo do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Rescisão Contratual de Bens Móveis ou Imóveis

O Projeto de Lei do Senado n° 308/2017 altera o Código de Defesa do Consumidor para tornar obrigatória, por parte do agente financeiro, a devolução de 80% dos valores pagos ao mutuário que der causa à rescisão contratual de bens móveis ou imóveis e de 100% das quantias pagas nos casos de rescisão causadas por culpa única e exclusiva do mutuante, constituindo crime a sua retenção dolosa, sem prejuízo de reparações em âmbito cível e administrativo. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

(7)

Congresso

Programa Especial de Regularização Tributária

A Medida Provisória n° 798/2017 institui o Programa Especial de Regularização Tributária junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

EXECUTIVO

Os Órgãos e Agências do Governo Federal abaixo conduzem consultas e audiências públicas em matérias a princípio de relevo para as atividades empresariais. Veja os detalhes das discussões que foram recentemente tornadas públicas:

Agência Nacional de Transportes terrestres (“ANTT”) Audiência Pública n° 12/2017 - A ANTT realiza audiên- cia pública para debater proposta de resolução que objetiva alterar a Resolução ANTT nº 5.232/2016, que trata do Regulamento Terrestre do Transporte de Pro- dutos Perigosos.

As contribuições devem ser encaminhadas até o dia 4 de outubro de 2017. Leia aqui maiores detalhes da Audiência Pública.

Banco Central do Brasil (“BACEN”)

Consulta Pública n° 54/2017 - O BACEN colocou em consulta pública a proposta de resolução que trata dos critérios contábeis para a classificação, mensuração e reconhecimento de instrumentos financeiros pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

As contribuições devem ser encaminhadas até o dia 1 de dezembro de 2017. Leia aqui maiores detalhes da Consulta Pública.

Consulta Pública n° 55/2017 - O BACEN colocou em consulta pública a proposta de minuta de resolução que trata da constituição e o funcionamento da sociedade de crédito direto e da sociedade de empréstimo entre pessoas.

As contribuições devem ser encaminhadas até o dia 17 de novembro de 2017. Leia aqui maiores detalhes da Consulta Pública.

Ministério de Minas e Energia (“MME”)

Consulta Pública n° 38/2017 - O MME colocou em con- sulta pública a proposta de orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético - CDE do Programa “LUZ PARA TODOS” para o ano de 2018.

As contribuições devem ser encaminhadas até o dia 5 de setembro de 2017. Leia aqui maiores detalhes da Consulta Pública.

Consulta/Audiência Pública Tema da Consulta/Discussão Prazo para Contribuição ANAC1

Audiência Pública n° 12/2017

Discutir a proposta de resolução que altera a Resolução nº 355, de 17 de março de 2015, exclusivamente em relação ao procedimento de análise dos pedidos de revisão extraordinária dos contratos de concessão de infraestrutura aeroportuária federal

15 de setembro de 2017

Para uma melhor visualização, veja abaixo quadro com os prazos das principais discussões e consultas públicas em andamento nos Órgãos e Agências do Governo Federal, e que se encerram entre nos meses de julho e agosto:

(8)

2 Agência Nacional de Telecomunicações (“ANATEL”).

3 Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”).

4 Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (“ANP”).

ANP4

Consulta Pública n° 21/2017

Revisão da Portaria ANP nº 170/2002 (Portaria que regulamenta a atividade de transporte a granel de petróleo, seus derivados, gás natural e biocombustíveis por meio aquaviário, compreendendo as navegações de longo curso, de cabotagem, de apoio marítimo, de apoio portuário e interior) conforme Ação 14.1 disciplinada na Agenda Regulatória 2017-2018.

11 de setembro de 2017

Consulta Pública n° 20/2017

Edição de ato regulatório que disciplinará os critérios, requisitos e procedimentos aplicáveis à isenção de cumprimento da obrigação de Conteúdo Local, bem como as regras gerais dos ajustes de percentual de Conteúdo Local comprometido e das Transferências de Excedente de Conteúdo Local, relativos aos Contratos de Concessão a partir da 7ª até a 13ª rodada de licitações de Cessão Onerosa, e da 1ª rodada de Partilha de Produção dos blocos de exploração de petróleo e gás natural.

18 de setembro de 2017 ANATEL2

Consulta Pública n° 21/2017

Proposta de alteração dos Planos Básicos de Distribuição de Canais de Retransmissão de TV (PBRTV), de Televisão Digital (PBTVD), de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (PBFM) e do Plano de Referência para Distribuição de Canais do Serviço de Radiodifusão Comunitária (PRRadCom.).

4 de setembro de 2017

Consulta Pública n° 22/2017

Proposta de Regulamento Geral de Numeração – RGN com objetivo de atualizar e adequar as regras referentes à administração e utilização dos recursos de numeração às atuais necessidades e à evolução do setor, conforme a Agenda Regulatória da Anatel para o biênio 2017-2018.

30 de setembro de 2017

ANEEL3 Audiência Pública n° 41/2017

Aprimorar a proposta de regulamentação da revisão periódica das Receitas Anuais Permitidas (RAPs) das instalações de transmissão de energia elétrica, especificamente em relação às regras para apuração da Base de Remuneração Regulatória – BRR e de outras receitas.

15 de setembro de 2017

Audiência Pública n° 44/2017 Aprimorar a Norma de Organização nº 40/2013, aprovada pela Resolução Normativa nº 540/2013, que trata sobre realização

de Análise de Impacto Regulatório – AIR no âmbito da ANEEL. 6 de outubro de 2017

Audiência Pública n° 45/2017

Aprimorar o ato regulatório a ser editado pela ANEEL para regulamentar os procedimentos de planejamento, formação, processamento e gerenciamento das parcelas de Carvão Mineral e Conta de Consumo de Combustíveis – CCC, associadas à Conta de Desenvolvimento Energético – CDE.

6 de outubro de 2017

Audiência Pública n° 43/2017 Regulamentação do projeto piloto de Resposta da Demanda

para consumidores industriais. 7 de outubro de 2017

Audiência Pública n° 46/2017 Obter subsídios visando a elaboração da Agenda Regulatória da

ANEEL para o biênio 2018-2019. 13 de outubro de 2017

(9)

5 Agência Nacional de Transportes Terrestres (“ANTT”).

6 Agência Nacional de Saúde Suplementar (“ANS”).

Consulta Pública n° 22/2017

Revisão da Portaria ANP nº 255/2000 (Portaria que regulamenta o livre acesso a dutos de transporte de petróleo, seus derivados e biocombustíveis, com a extensão inferior a 15 km), conforme Agenda Regulatória 2017-2018.

2 de outubro de 2017

Audiência Pública n° 20/2017

Edição de ato regulatório que disciplinará os critérios, requisitos e procedimentos aplicáveis à isenção de cumprimento da obrigação de Conteúdo Local, bem como as regras gerais dos ajustes de percentual de Conteúdo Local comprometido e das Transferências de Excedente de Conteúdo Local, relativos aos Contratos de Concessão a partir da 7ª até a 13ª rodada de licitações de Cessão Onerosa, e da 1ª rodada de Partilha de Produção dos blocos de exploração de petróleo e gás natural.

3 de outubro de 2017

Audiência Pública n° 22/2017

Revisão da Portaria ANP nº 255/2000 (Portaria que regulamenta o livre acesso a dutos de transporte de petróleo, seus derivados e biocombustíveis, com a extensão inferior a 15 km), conforme Agenda Regulatória 2017-2018.

24 de outubro de 2017

Audiência Pública n° 21/2017

Revisão da Portaria ANP nº 170/2002 (Portaria que regulamenta a atividade de transporte a granel de petróleo, seus derivados, gás natural e biocombustíveis por meio aquaviário, compreendendo as navegações de longo curso, de cabotagem, de apoio marítimo, de apoio portuário e interior) conforme Ação 14.1 disciplinada na Agenda Regulatória 2017-2018.

30 de outubro de 2017

ANTT5

Audiência Pública n° 12/2017 Proposta de alteração da Resolução ANTT nº 5.232/2016 que trata das instruções complementares ao Regulamento Terrestre

do Transporte de Produtos Perigosos. 4 de outubro de 2017 Audiência Pública n° 11/2017 Aprimorar a proposta de Resolução sobre a exploração de

projetos associados pelas concessionárias de serviço público de

transporte ferroviário de cargas. 10 de outubro de 2017

ANS5 Consulta Pública n° 62/2017

Institui o Programa Especial de Escala Adequada – PEA que viabiliza a saída voluntária ordenada de operadoras que avaliem não ter condições de se manter como operadoras de planos de saúde.

6 de setembro de 2017

Consulta Pública n° 63/2017 Proposta de atualização da Resolução Normativa que

regulamenta a Portabilidade de Carências. 11 de setembro de 2017 Consulta Pública n° 64/2017 Proposta de minuta de Resolução Normativa que estabelece

requisitos a serem observados pelos empresários individuais

para a contratação de plano de saúde coletivo empresarial. 14 de setembro de 2017

Consulta Pública n° 65/2017

Proposta de Resolução Normativa que estabelece os procedi- mentos adotados pela ANS para a estruturação e realização de suas ações fiscalizatórias, bem como as penalidades aplicáveis às infrações às normas legais e/ou infra legais disciplinadores do mercado de saúde suplementar, que serão denominadas

"Código de Infrações no âmbito da Saúde Suplementar - CISS".

14 de setembro de 2017

(10)

ANVISA7

Consulta Pública n° 371/2017 Proposta de ampliação do prazo de validade de registro de

produtos para saúde. 6 de outubro de 2017

Consulta Pública n° 372/2017 Proposta para priorização de análises de petições de registro e

pós registro de medicamentos. 8 de outubro de 2017

Consulta Pública n° 373/2017

Processo de revisão e republicação das normas referentes ao Registro e Pós Registro de Medicamentos Dinamizados - RDC 26/2007 (Registro de medicamentos dinamizados industrializados homeopáticos, antroposóficos e anti- homotóxicos.), IN 03/2007 (trata da lista de referências bibliográficas para avaliação de segurança e eficácia de medicamentos dinamizados), IN 05/2007 (trata dos limites de potência para registro e notificação de medicamentos dinamizados) e IN com a lista de alegações de uso.

9 de outubro de 2017

Consulta Pública n° 374/2017 Texto contendo as alegações de uso para registro e notificação

de medicamentos dinamizados. 9 de outubro de 2017

Consulta Pública n° 3752017 Proposta com os limites de potência para registro e notificação

de medicamentos dinamizados. 9 de outubro de 2017

Consulta Pública n° 376/2017 Lista de referências para avaliação de segurança e efetividade

de medicamentos dinamizados. 9 de outubro de 2017

Consulta Pública n° 392/2017 Procedimentos Utilizados nos Casos de Medicamentos de Referência Indisponíveis para Comercialização em território

nacional. 4 de novembro de 2017

BACEN8

Consulta Pública n° 53/2017 Proposta de norma que trata da metodologia facultativa simplificada de apuração do requerimento mínimo de Patrimônio

de Referência Simplificado. 15 de setembro de 2017

Consulta Pública n° 55/2017 Proposta de minuta de resolução que trata da constituição e o funcionamento da sociedade de crédito direto e da sociedade de

empréstimo entre pessoas. 17 de novembro de 2017

Consulta Pública n° 54/2017

Proposta de resolução que trata dos critérios contábeis para a classificação, mensuração e reconhecimento de instrumentos financeiros pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

1 de dezembro de 2017

MME9

Consulta Pública n° 38/2017 Proposta de orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético - CDE do Programa “LUZ PARA TODOS” para o ano

de 2018. 5 de setembro de 2017

Consulta Pública n° 37/2017

Proposta de alteração da minuta de Contrato de Concessão de Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica referente ás concessões de que trata o art. 8º parágrafo 1 da Lei n° 12.783/2013 (Lei que trata das concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica).

6 de setembro de 2017

7 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (“ANVISA”).

8 Banco Central do Brasil (“BACEN”).

9 Ministério de Minas e Energia (“MME”).

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.'

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

farmacoepidemiológica, dos principais problemas relacionados à saúde, dos fármacos prescritos e dos utilizados durante a prática da automedicação pelas gestantes

Before patient physical examination, group A health-care workers that had not practiced previous hand washing showed a number of CFU significantly higher than group B participants

We propose a conformance testing theory to deal with this model and describe a test case generation process based on a combination of symbolic execution and constraint solving for

Considerando o fato de que a Psicologia Social estuda as influências do meio em vive o sujeito, bem como suas percepções, visando compreender o comportamento social e

As IMAGENS no SITE e INFORMES PUBLICITÁRIO são de caráter secundário e efeito estritamente ilustrativo; Ainda, é de total responsabilidade dos Arrematantes o pagamento de

Os dois maiores gaps nas três carreiras são as competência “Ação Empreendedora” e “Desenvolvimento de Pessoas”. Na carreira de Gestão estão os gaps são mais críticos.

a) As condições de acesso dos destinatários são aferidas à data da seleção dos mesmos pelos serviços de emprego do IEFP. b) Consideram-se elegíveis