• Nenhum resultado encontrado

I Seminário sobre Design e Gemologia de Pedras, Gemas e Jóias do Rio Grande do Sul Soledade, RS 06 a 08/05/

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I Seminário sobre Design e Gemologia de Pedras, Gemas e Jóias do Rio Grande do Sul Soledade, RS 06 a 08/05/"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

POTENCIAL GEMOLÓGICO DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Pedro Luiz Juchem

1

, Tania Mara Martini de Brum

1

, Adriane Comin Fischer

2

, Antonio Liccardo

3

, Nelson Luiz Chodur

3

1

Laboratório de Gemologia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – labogem@ufrgs.br;

2

Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) – adriane.fischer@ufrgs.br;

3

Laboratório de Materiais Gemológicos – Universidade Federal do Paraná (UFPR) – liccardo@ufpr.br; chodur@ufpr.br.

Resumo – Na região sul do Brasil ocorre uma grande variedade de materiais gemológicos. Os depósitos mais importantes são os de geodos preenchidos com ágata e ametista, que se concentram principalmente no Rio Grande do Sul. Quartzo cristal de rocha e quartzo rosa, opala, ônix, jaspe, calcita, apofilita, zeólitas, gipsita (variedade selenita) e barita, também podem ocorrer nos geodos. Na região central do Rio Grande do Sul existe um imenso depósito de madeira petrificada, cuja extração está proibida por lei. No sudoeste deste mesmo estado, são produzidos objetos ornamentais em serpentinito, uma gema ornamental rara. No Rio Tibagi e afluentes (Paraná), são extraídos esporadicamente cristais de diamante com boa qualidade gemológica, onde podem ocorrer ainda safira azul e verde, ágata, jaspe, quartzo cristal de rocha e turmalina preta. No norte de Santa Catarina, existem extensos depósitos sedimentares de rubi e safira, de onde podem ser extraídas pedras com boa qualidade gemológica.

Palavras-Chave: materiais gemológicos, minerais de geodos, diamante, coríndon, serpentinito.

Abstract – A great variety of gem materials occur in southern Brazil region. The most important are agate and amethyst geode deposits, which are more expressive in Rio Grande do Sul State. Other varieties of quartz (rock crystal, rose quartz), opal, onyx, jasper, calcite, apophyllite, zeolites, gypsum (selenite variety) and barite can also occur associated in these geode deposits. In central region of Rio Grando do Sul there is a large deposit of petrified wood, which commercial use is prohibited. Serpentinite, a rare ornamental gemstone, is also exploited in southwest of this State and used as fine carving objects. Diamond deposits in Tibagi River valley (Paraná State), despite exploited sporadically, are known by special gem quality of the stones. Blue and green saphire, agate, jasper, quartz (rock crystal) and black tourmaline may also occur in these deposits. In north of Santa Catarina State, ruby and sapphire occur in huge sedimentary deposits, which may produces good gem quality stones.

Keywords: gem materials, geode minerals, diamond, corundum, serpentinite

Gemas e Jóias do Rio Grande do Sul

Soledade, RS – 06 a 08/05/2009.

http://www.upf.br/ctpedras/sdgem

(2)

1. Introdução

O Brasil é conhecido por abrigar uma das maiores e mais importantes Províncias Gemológicas do planeta, que se destaca pela qualidade, variedade e dimensões dos minerais gemológicos produzidos e também pela extensão territorial das áreas de ocorrência, pois quase todos os estados produzem algum tipo de gema (Svisero & Franco, 1991).

As gemas mais conhecidas provenientes da região sul do Brasil são a ágata e a ametista, cujos principais depósitos estão localizados no Rio Grande do Sul. O volume e a qualidade do material produzido, fazem desse estado um dos maiores fornecedores dessas gemas para o mercado internacional. Além da ágata e da ametista, outros materiais gemológicos são produzidos nessa região, mas são pouco conhecidos no comércio e do público em geral. Nesta região ocorrem também importantes depósitos de opala, rubi, safira, diamante, serpentinito, madeira petrificada, além de minerais associados a estes depósitos que podem ter aproveitamento gemológico. Esses materiais são exportados para vários países, tanto como minerais de coleção, como gemas ornamentais ou gemas lapidadas para uso em joalheria.

O Mapa Gemológico da região sul do Brasil (Fig. 1), mostra a localização geográfica dos principais depósitos de materiais gemológicos que ocorrem nesses estados, bem como seu contexto geológico.

Figura 1 – Mapa Gemológico da região sul do Brasil (PR, SC e RS), indicando as principais unidades geológicas e as áreas de ocorrência de materiais de interesse gemológico. Modificado de Juchem et al. (2008).

Apesar da importância econômica que as gemas representam para a economia desses estados, o setor ainda

apresenta muitos problemas. Historicamente a maior parte da produção é exportada em bruto e os objetos produzidos

nas indústrias de beneficiamento são em sua maioria repetitivos e sem grandes inovações. A lapidação de gemas para

uso em joalheira é pequena se comparado com o volume da produção. A explotação dos depósitos gera uma grande

quantidade de rejeito, constituído muitas vezes por minerais que poderiam ser aproveitados economicamente. Nesse

sentido, a participação do designer no aproveitamento desses rejeitos, no desenvolvimento de novos tipos de lapidação e

na criação de objetos diferenciados, é de fundamental importância para o setor. A criação de um design com identidade

local, relacionado às gemas produzidas em uma determinada região, é um diferencial importante, não só por melhor

aproveitar os minerais ali produzidos, mas serve inclusive como atração turística, incentivando o geoturismo.

(3)

2. Ágata e ametista

A ágata e a ametista ocorrem preenchendo cavidades denominadas de geodos, que tem dimensões variadas, desde alguns centímetros até dois a tres metros de comprimento. Esses geodos ocorrem nas rochas vulcânicas que recobrem grande parte da região Sul do Brasil, denominadas de Formação Serra Geral (Figura 1). Constituem o maior derrame de lavas do planeta, cobrindo uma área de 1.200.000 km

2

(RS, SC, PR, SP e MS no Brasil, e no Paraguai, Argentina e Uruguai). Esse vulcanismo ocorreu a 130 milhões de anos atrás, como consequência de grandes fraturas que se abriram na crosta terrestre durante a separação da América do Sul e do continente Africano (Wildner, 2004).

Junto com a ágata e ametista podem ocorrer outros minerais como quartzo cristal de rocha e quartzo rosa, ônix, cornalina, opala, jaspe, calcita, apofilita, zeólitas, gipsita e barita (Juchem et al., 2008).

Ágata e minerais associados

Os principais depósitos de ágata estão localizados na região central do RS, denominada por Santos et al. (1998) de Distrito Mineiro de Salto do Jacuí. Geodos arredondados a ovóides, em geral decimétricos até métricos e totalmente preenchidos por ágata, são extraídos da rocha vulcânica intemperizada em garimpos a céu aberto. Ágata preta (ônix) e vermelha a laranja (cornalina) ocorrem nas proximidades de Salto do Jacuí, sendo esta última encontrada também em Livramento (RS). No entanto, grande parte do ônix e da cornalina comercializados são na verdade ágata tingida, um procedimento industrial comum, que produz também ágata nas cores verde, azul, lilás e rosa, dentre outras.

Associado aos depósitos de ágata, pode ocorrer opala, nas cores branca, amarelo alaranjado, laranja avermelhado (opala de fogo), azul, azul acinzentado, castanho, rosa e mais raramente preto. Diversos depósitos são explorados entre Salto do Jacuí e Soledade, constituindo um novo interesse econômico para aregião (Augustin et al., 2004). Opalescência e o jogo de cores pode se observada em algumas amostras, após lapidadas de forma adequada, o que valoriza ainda mais esse material no comércio. Opala de cor preta foi descrita recentemente na região sudoeste do Paraná (ver figura 1), preenchendo cavidades e fraturas no mesmo tipo de rocha vulcânica (Juchem et al., 2004).

(linha simples 1,0)

Figura 2 – Ágata e minerais associados. À esquerda, mina de ágata a céu aberto em Salto do Jacuí (RS) mostrando no detalhe a cata dos geodos mineralizados. Ao centro, exposição de placas de ágata polidas e jóias confecionadas com

ágata. À direita, opala laranja preenchendo um geodo e fragmento de opala azul.

Ametista e minerais associados

Os principais depósitos de ametista estão no norte do RS, no Distrito Mineiro de Ametista do Sul (Santos et al.,1998), onde existem mais de 300 garimpos ativos ou inativos. Nessa região são comuns os geodos tubulares que frequentemente ultrapassam um metro de comprimento, extraídos do basalto não intemperizado, em túneis subterâneos ou a céu aberto (Figura 3). Os geodos estão parcialmente preenchidas por uma sequência de calcedônia/ágata, seguida de quartzo incolor a leitoso que grada progressivamente para ametista.

Dentre os minerais associados nos geodos dessa região, a calcita é o mais comum, ocorrendo em geral como

cristais bem formados crescidos sobre a ametista. Mais raramente, observam-se cristais euédricos de quartzo rosa que

podem ser biterminados. Em dois garimpos localizados no município de Planalto, é extraída comercialmente gipsita

hialina (variedade selenita), sempre como cristais bem formados e com dimensões que variam de alguns centímetros até

um metro de comprimento. A cristalização em geodos, as formas cristalinas perfeitas, a limpidez e as dimensões dos

cristais, fazem com que esse seja um depósito único e excepcional desse mineral em todo o planeta (Juchem et al.,

2000). Registram-se ainda ocorrências esporádicas de barita, como cristais sempre bem formados. O material

comercializado como jaspe, em geral é uma rocha denominada de brecha, constituída por fragmentos irregulares de

ágata, basalto e arenito, cimentados por quartzo microcristalino. Outros materiais são impropriamente denominados no

comércio de jaspe, como o vidro vulcânico, que pode ser utilizado para a fabricação de objetos de ornamentação.

(4)

Figura 3 – À esquerda, mina de ametista a céu aberto e em túneis horizontais subterrâneos em Ametista do Sul (RS), mostrando no detalhe a extração manual de um geodo. Ao centro, exposição de geodos com ametista, citrino e ametista

lapidados e uma jóia confeccionada com ametista. À direita, cristal de gipsita (topo) e agregados de cristais de calcita.

Existem ainda outras regiões com geodos mineralizados a ametista, mas, que na maioria das vezes, são exploradas de forma intermitente (ver Fig. 1). Produção mais regular é registrada em Chopinzinho (PR) e em São Miguel do Oeste (SC). No RS, em Caxias do Sul, Quaraí e Santana do Livramento, ametista e ágata são extraídas esporadicamente, mas os cristais de ametista produzidos são sempre de boa qualidade gemológica.

Parte da ametista é submetida a tratamento térmico e se transforma na variedade amarela de quartzo (citrino).

Uma grande variedade de minerais do grupo das zeólitas (mordenita, estilbita, heulandita, dentre outros), junto com apofilita, podem ocorrer com outros minerais nos geodos. Em algumas regiões do RS e de SC (ver Fig. 1), ocorrem cavidades preenchidas só com esses minerais, constituindo belíssimos agregados cristalinos.

3. Rubi e Safira

Em Barra Velha (SC), ocorrem extensos depósitos de coríndon, que é encontrado em sedimentos inconsolidados depositados na região da bacia do rio Itapocu e seus afluentes (Fig. 4). Os cristais podem ser bem formados e variam em tamanho desde alguns milímetros até 10 centímetros de comprimento (Chodur, 1997). A cor predominante é a vermelha (variedade rubi), mas oorrem também cristais brancos, rosa, castanhos, violeta, cinza e pretos (variedade safira). Apesar de serem predominantmente opacos, não é raro a ocorrência de cristais translúcidos ou parcialmente translúcidos, havendo ainda registros de exemplares quase transparentes. Tanto o rubi como a safira podem exibir alguns efeitos ópticos que tornam os cristais especiais para a lapidação. É comum a presença de zonação de cor, que se manifesta como hexágonos de diferentes espessuras e tonalidades de cor circunscritos na base dos cristais. Observam-se ainda cristais com chatoyance (efeito olho de gato), efeito seda (prateada ou dourada) e alguns com asterismo, característica que é mais realçada após a lapidação.

Figura 4 – Rubi e Safira em Santa Catarina. À esquerda, extração do coríndon dos sedimentos inconsolidados, com uso de peneira e bateia. Ao centro, pedras lapidadas exibindo zonação de cor e asterismo e à direita, lote de amostras

lapidadas com exemplares translúcidos.

(5)

4. Diamante

Cristais de diamante são extraídos desde o século XVIII das areias e cascalhos do rio Tibagi (PR) e de seus principais afluentes, que drenam rochas sedimentares de origem marinha e glacial (Juchem et al., 2008). Os cristais são em geral pequenos (3-4 mm), mas são conhecidos no comércio por sua boa qualidade gemológica (Fig. 5). No entanto, existem relatos da ocorrência de cristais muito límpidos com até 5 quilates. Os cristais são em sua maioria incolores, mas podem ocorrer também nas cores amarela, castanho amarelado, avermelhado, cinza e até preto. No decorrer do século passado, essa gema foi extraída por garimpeiros de forma intermitente, em diferentes localidades; a partir do início deste século, houve um incremento na extração de diamante em toda a região drenada pelo rio Tibagi, não sòmente através de atividade garimpeira, mas também com algumas dragas instaladas por empresas de mineração.

Estima-se que atualmente existam em torno de oitenta pontos de extração de diamante na região.

Em um estudo recente, foram identificados nos cascalhos do rio Tibagi minerais como safira azul e verde, ágata (nas cores cinza, vermelha, castanha e preta), jaspe (nas cores vermelha e amarela), quartzo cristal de rocha e turmalina (Liccardo et al., 2008). Apesar de opacos a translúcidos, testes de lapidação efetuados com esses minerais, produziram gemas bastante interessantes (Fig. 5).

Figura 5 – Diamante no Rio Tibagi (PR). À esquerda, extração de diamante com draga e por garimpeiros. À direita, lotes de cristais de diamante e na parte inferior, um lote de gemas lapidadas que ocorrem associadas ao diamante.

5. Serpentinito

As áreas de embasamento cristalino (ver Fig. 1), são constituídas pelas rochas mais antigas da região Sul. No RS um tipo particular dessas rochas sofreu um processo de alteração hidrotermal (provocado por águas quentes que circulam nas rochas, carregadas com elementos químicos reagentes), originando uma outra rocha denominada de serpentinito, considerado uma gema ornamental rara. É constituída principalmente pelo mineral serpentina, nas variedades antigorita (maciça) e crisotilo (fibrosa). Nas cidade de Bagé (RS), são produzidos objetos ornamentais com essa rocha, desde a década de 70, em um artesanato de alta qualidade (Fig. 6). O material trabalhado é de cor verde claro a verde escuro, com tonalidades amarelas. Ocorrem também manchas, veios ou bandas sem forma definida nas cores preto, lilás, branco amarelado e castanho, caracterizando a variedade serpentinito policromado. Esse material não é conhecido no mercado de gemas do nosso País, porque toda a produção é destinada à exportação.

Figura 6 – Serpentinito trabalhado artesanalmente em Bagé (RS). Fragmentos da rocha bruta e vasos com diferentes

formatos, confeccionados em serpentinito com cores e texturas variadas.

(6)

6. Madeira fossilizada

Extensos depósitos de madeira petrificada ocorrem na região de Santa Maria, S. Pedro do Sul e Mata, no Rio Grande do Sul (Fig. 7). É uma grande floresta que foi fossilizada dentro de rochas sedimentares, onde são encontradas raízes e troncos de árvores de grande porte que chegam a atingir 30 metros de comprimento, constituindo uma das maiores florestas petrificadas do mundo (Sommer & Scherer, 1999). No estado natural, as madeiras fossilizadas são opacas e foscas, mas quando polidas o brilho é vítreo, sendo ressaltadas as diferentes cores (cinza claro a escuro, branco, rosado, avermelhado, amarelado e castanho) distribuídas ao longo dos anéis de crescimento da madeira. Quando possui cores atraentes e poucas fraturas, esse material tem sido usado como gema ornamental e de coleção e ocasionalmente é lapidado para uso em joalheria. Essas madeiras petrificadas constituem um patrimônio fossilífero ainda não estudado de forma conveniente e por isso sua utilização comercial atualmente está legalmente proibida.

Figura 7 – Troncos petrificados aflorando em um parque em São Pedro do Sul (RS). À direita, detalhe de um desses troncos, onde se observam as estruturas da madeira que foram preservadas pelo processo de fossilização.

7. Agradecimentos

Este trabalho é resultado do desenvolvimento de vários projetos de pesquisa realizados pelo Laboratório de Gemologia (LABOGEM) da UFRGS em parceria com o Laboratório de Materiais Gemológicos (LGem) da UFPR, que contou com o apoio financeiro das seguintes Instituições, as quais os autores agradecem: PROPESQ-UFRGS, CAPES, FAPERGS e CNPq (em especial Projeto Universal 479848/2006-8).

8. Referências bibliográficas

AUGUSTIN, A. H., JUCHEM, P. L., BRUM, T. M. M., FISCHER, A. C. Opala no Rio Grande do Sul In: XLII Anais do XLII Cong. Bras. Geologia. 2004 B. Horizonte, MG. SBG. v.único. p.T 861

CHODUR, N. L. Mineralogia e geologia dos depósitos de rubi e safira da região de Barra Velha, SC.1997, São Paulo.

Tese de Doutorado-Instituto de Geociências/USP. 110p.

JUCHEM, P. L.; BRUM, T.M.M.; SVISERO, D. P. A unique ocurrence of selenite in geodes of basalts from Rio Grande do Sul State, Brazil. In: 31st International Geological Congress, 2000, Rio de Janeiro. SBG - Sociedade Brasileira de Geologia. CD-ROOM.

JUCHEM, P. L.; LUBACHESKY, R.; BRUM, T.M.M.; WAICHEL, B.L. A new opal occurrence in volcanic rocks of Paraná Basin. Developments in Science and Technology Applied Mineralogy. São Paulo: 2004. v. 2, p. 559-562.

JUCHEM, P. L., BRUM, T. M. M., FISCHER, A. C., LICCARDO, A., CHODUR, N. L. Geology of gemstone deposits in South Brazil. In:Actas XIII Cong. Latinoamericano Geologia. Lima. Sociedad Geol. Peru, 2008. v. 01. p. 01-06.

LICCARDO, A., CHODUR, N. L., RIBEIRO J.C. Aproveitamento gemológico de materiais associados ao diamante nos depósitos secundários da região de Tibagi, PR. In: 44 Congresso Bras. Geologia, 2008, Curitiba. SBG – p.191.

SANTOS, E.L.; MACIEL L.C. & FILHO, J.A.Z.. Distritos Mineiros do Rio G. do Sul. 1998. (DNPM-1° Distrito). 35 p.

SOMMER, M.G. & SCHERER, C.M.S. 1999. Sítios Paleobotânicos do Arenito Mata nos Municípios de Mata e São Pedro do Sul, RS. In: Schobbenhaus,C.; Campos,D.A.; Queiroz,E.T.; Winge,M.; Berbert-Born,M. (eds.) Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Disponível em: <http://www.unb.br/ig/sigep/sitio009/sitio009.htm>

SVISERO, D.P.; FRANCO, R. R. A Província Gemológica Brasileira. In: Principais Depósitos Minerais do Brasil, Volume IV - Parte A - Gemas e Rochas Ornamentais. DNPM -1991. p. 9-16

WILDNER, W. Estratigrafia do magmatismo Serra Geral na Bacia do Paraná - conceitos básicos e divisão faciológica.

In: Anais da reunião aberta da Comissão Brasileira de Estratigrafia. 2004. SBG. UFRGS. Porto Alegre, p. 62-78.

Referências

Documentos relacionados

A procura de outras sementes e o posterior teste de uso de polimentos em materiais orgânicos visa a maior utilização dos mesmos na joalheria brasileira, de forma tirar o estigma que

Até o momento o modelo mais promissor é um tronco de cone como mostra a figura 12, que preserva parte da inclusão e as proporções da pedra como mostrado na figura 13, e são

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

O arquivo Central, conforme demostrado na figura 02, representa ao longo de sua formação, o parquet fluminense, com todas as suas mudanças institucionais, administrativas

O Laboratório de Materiais Gemológicos do Departamento de Geologia da UFPR (LGem) está sendo utilizado como suporte às atividades que envolvem a Gemologia no Paraná e atua em

Para corrigir o tempo de protrombina prolongado excessivamente pela terapia com anticoagulante oral – inicialmente é recomendado 2,5 a 10mg ou até 25mg. Em raros

Avaliação, atendimento e tratamento dos atletas pelo Dep de Saúde (Medicina/Enfermagem/Apoio/ Psicologia/Fisioterapia) Descanso da Delegação Recursos Necessários: