• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N.º 02/01/2010 ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O QUADRO DE PESSOAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LADÁRIO-MS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N.º 02/01/2010 ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O QUADRO DE PESSOAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LADÁRIO-MS"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

EDITAL N.º 02/01/2010

ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O QUADRO DE PESSOAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LADÁRIO-MS

O PREFEITO MUNICIPAL DE LADÁRIO, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, torna público a abertura de inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para recrutamento de candidatos ao provimento de cargos de nível médio e nível fundamental de apoio administrativo e operacional do Quadro de Pessoal do Poder Executivo, de conformidade com as regras e condições a seguir.

1. DOS CARGOS

1.1. Este Edital tem por objeto estabelecer as regras e as condições para selecionar os candidatos às vagas oferecidas neste Concurso Público e para integrarem o Cadastro Reserva de Candidatos aptos à convocação para ocupar cargos de provimento efetivo integrantes de categorias funcionais do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal.

1.2. Os cargos/funções, o número de vagas, a carga horária, os vencimentos, a escolaridade e os requisitos, bem com a descrição das atribuições básicas são os constantes do Anexo I. 1.2.1. As vagas que porventura forem abertas ou criadas, durante o prazo de validade deste Concurso Público serão preenchidas por candidatos incluídos no Cadastro Reserva, obedecida exclusivamente a ordem de classificação para o cargo/função de aprovação.

1.3. Os candidatos classificados neste Concurso Público, inclusive os integrantes do Cadastro Reserva, terão precedência na nomeação, para os cargos/funções que se habilitaram, em relação aos candidatos aprovados em concursos públicos realizados posteriormente à homologação deste certame.

1.4. São requisitos básicos para investidura em qualquer dos cargos/funções: a) ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) estar em gozo dos direitos políticos e civis;

c) estar quite com as obrigações eleitorais e militares, se do sexo masculino; d) ter a idade igual ou superior a dezoito anos;

e) comprovar a escolaridade e os requisitos específicos exigidos para ocupar o cargo/função;

f) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo/função, verificada em exame médico-pericial;

g) não exercer cargo, emprego ou função pública e não acumular proventos de aposentadoria na administração pública federal, estadual ou municipal, salvo as exceções previstas na Constituição Federal;

h) não ter sofrido penalidade de demissão, por justa causa, de órgão ou entidade da administração pública municipal, estadual ou federal.

1.5. O candidato investido no cargo/função habilitado neste Concurso Público e que for nomeado e empossado ficará submetido ao regime jurídico estatutário.

1.6. A nomeação ocorrerá durante o prazo de validade do Concurso, em atendimento ao interesse e à conveniência da administração municipal, de acordo com as demandas apresentadas por órgãos e entidades municipais.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão realizadas exclusivamente no período de 2 a 20 de agosto de 2010, e o candidato poderá inscrever-se:

a) pela internet, no endereço eletrônico www.fapec.org/concursos, onde estarão disponibilizados, para preenchimento e impressão, o Formulário de Inscrição, o

(2)

boleto bancário para pagamento da inscrição e o Edital do Concurso, contendo toda a sua regulamentação;

b) nas Agências dos Correios: localizadas na Rua Riachuelo, 607, Centro, em Ladário/MS e na Rua Delamare, nº 708, Centro, em Corumbá/MS, observado o horário de funcionamento dessas agências.

2.2. O candidato deverá recolher o valor inscrição para concorrer à vaga para o cargo/função, de acordo com os seguintes valores:

a) R$ 50,00 (cinquenta reais), para cargos/funções de nível médio; b) R$ 30,00 (trinta reais) para cargos/funções de nível fundamental; 2.2.1. O valor da inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

2.3. Poderá requerer a isenção do pagamento da inscrição o candidato que comprovadamente estiver desempregado, na data da abertura das inscrições, mediante apresentação de cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, com a baixa do último emprego ou a inexistência de registro, ou a cópia de publicação do ato de desligamento do serviço público, se ex-servidor público estatutário da administração pública municipal, estadual ou federal.

2.3.1. O candidato para obter a isenção deverá acessar o endereço eletrônico www.fapec.org/concursos, CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LADÁRIO, Leia Mais ( ), Isenção e imprimir a Ficha de Inscrição/Isenção, ou solicitar em uma das Agências dos Correios citadas no item 2.1.b, preenchê-la e colar as fotocópias do documento de identidade, frente e verso separados, no local apropriado; anexar os documentos comprobatórios das situações apontadas no item 2.3 e entregar, pessoalmente, mediante protocolo, nos dias 2 a 4 de agosto de 2010, no horário das 8h às 13h, na Comissão do Concurso Público – Edital 02/01/2010, Rua Corumbá, 500, Centro, Ladário, ou entregá-lo, pessoalmente na FAPEC, no horário das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, exceto sábados, domingos e feriados, situada na Rua 9 de Julho, 1922, Vila Ipiranga, Campo Grande/MS, para análise e parecer da Comissão.

2.3.2. O candidato que tiver indeferido seu pedido de isenção, que será publicado no mural da Prefeitura Municipal de Ladário e divulgado no endereço eletrônico www.fapec.org/concursos, tendo interesse em permanecer no concurso, deverá fazer a inscrição e o pagamento da respectiva inscrição, conforme dispõe o item 2.1, nos dias 17 a 20 de agosto de 2010.

2.3.3. O candidato que apresentar comprovante inidôneo ou firmar declaração falsa para se beneficiar da isenção, perderá os direitos decorrentes da inscrição no Concurso Público, sendo considerado inabilitado, além de responder pela infração.

2.4. O candidato que realizar a inscrição pela Internet deverá observar os seguintes procedimentos:

a) estar ciente de todas as informações sobre este Concurso Público, disponíveis no

endereço eletrônico www.fapec.org/concursos da Fundação de Apoio à Pesquisa ao

Ensino e à Cultura – FAPEC, através do Edital de Abertura;

b) inscrever-se e imprimir o boleto bancário, no período entre zero hora do dia 2 de agosto de 2010, até às 23h59min do dia 20 de agosto de 2010 (horário oficial de Mato Grosso do Sul), através de formulário específico, disponível na citada página; c) efetuar o pagamento do boleto bancário, até 1 (um) dia útil após o encerramento das

inscrições, observando sempre o horário de funcionamento do sistema bancário nacional;

d) digitar corretamente no Formulário de Inscrição: o nome completo, o nº do documento de identidade com o órgão expedidor e o estado, o nº do CPF, a data de nascimento, o sexo, o nº dos telefones residencial e celular, o endereço completo (com o CEP principalmente);

e) as informações dos dados cadastrais prestadas no ato da inscrição serão de exclusiva responsabilidade dos candidatos;

(3)

2.4.1. A FAPEC não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados;

2.4.2. A inscrição do candidato será efetivada somente após a confirmação, na FAPEC, do pagamento da taxa de inscrição pela SICREDI.

2.4.3. O candidato que realizar a inscrição pela internet não tem obrigação de encaminhar o Formulário de Inscrição impresso para a FAPEC.

2.5. O candidato que realizar as inscrições nas Agências dos Correios deverá atender aos seguintes procedimentos:

a) apresentar um dos seguintes documentos oficiais de identidade: Registro Geral de Identidade, ou Carteira de Identidade Militar, ou Carteira Nacional de Habilitação (com foto), ou Carteira de Identidade Profissional emitida pelo órgão competente, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social;

b) preencher e assinar a Ficha de Inscrição, na qual declarará o conhecimento e aceitação das normas e condições de realização do Concurso;

c) devolver a Ficha de Inscrição, devidamente preenchida e assinada, juntamente com os documentos exigidos, no local determinado para a inscrição (Agência dos Correios); d) colar no verso da Ficha de Inscrição, no local apropriado fotocópias legíveis do

documento de identidade, frente e verso, separados; e) pagamento do valor da inscrição.

2.6. Não serão aceitos pedidos para quaisquer alterações após realizada a inscrição, bem como não será aceita inscrição condicional ou via fax.

2.7. Na impossibilidade de comparecimento do candidato, serão aceitos os documentos entregues por terceiros, mediante a apresentação de documento de identidade original do procurador e de procuração, pública ou particular, com firma reconhecida em cartório, acompanhada de cópia legível do documento de identidade do candidato.

2.7.1. Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas por seu procurador no ato da entrega dos documentos, bem como a entrega dos documentos na data e local previstos no edital, arcando o candidato com as consequências de eventuais erros de seu representante.

2.7.2. Somente será aceita uma procuração por candidato.

2.7.3. O candidato que efetuar o pagamento da inscrição com cheque, sem a necessária compensação, independentemente do motivo, terá sua inscrição cancelada.

2.8. A relação dos candidatos inscritos e com as inscrições deferidas para o Concurso Público constará de Edital Específico, que será publicado no Mural da Prefeitura Municipal de Ladário/MS, no jornal “Diário Corumbaense”, e disponibilizado no endereço eletrônico www.fapec.org/concursos e, facultativamente, em outros órgãos da imprensa.

2.9. A inscrição implicará ao candidato conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos normativos do Concurso, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

3. DA INSCRIÇÃO DE CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

3.1. Ao candidato portador de deficiência que pretenda fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, e nos termos da Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, e de conformidade com o Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, é assegurado o direito de inscrição para os cargos/funções do Concurso Público.

3.2. Aos candidatos com deficiência serão destinadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas para cada cargo/função, desde que as atribuições sejam compatíveis com o grau de deficiência apresentado, observados os dispositivos constantes nos artigos 3º, 4º, 5º, 37, 41 do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

3.2.1. Quando o cálculo para o número de vagas mencionado no item anterior resultar em número fracionário, elevar-se-á até o primeiro número inteiro subsequente resultante da

(4)

aplicação do percentual, em conformidade com o disposto no § 2º do art. 37 do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

3.2.2. Para os cargos/funções em que está sendo disponibilizada somente uma vaga não haverá reserva para candidato portador de deficiência.

3.3. Consideram-se pessoas com deficiência aquelas que se enquadram nas situações discriminadas no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298, de 1999, com redação dada pelo art. 70 do Decreto Federal nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004.

3.4. O candidato deverá declarar, no ato da inscrição, possuir deficiência, especificando-a na Ficha de Inscrição.

3.5. O candidato com deficiência participará deste Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

3.6. O candidato deverá declarar, conforme art. 39 do Decreto Federal nº 3.298, de 1999, possuir deficiência e, se necessitar de tratamento diferenciado no dia do concurso, deverá especificá-lo na Ficha de Inscrição.

3.6.1. Durante o período das inscrições, o candidato deverá entregar pessoalmente na Prefeitura Municipal de Ladário, localizada na Rua Corumbá, 500, Centro, com atendimento no horário das 7 às 13 horas, exceto sábados, domingos e feriados ou na FAPEC, no horário das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, exceto sábados, domingos e feriados, situada na Rua 9 de Julho, 1922, Vila Ipiranga, CEP 79081-050, Campo Grande/MS, ou encaminhar por SEDEX, com AR, para o endereço da FAPEC, valendo a data da postagem, os documentos a seguir:

a) Laudo Médico original atestando a espécie, o grau e o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência;

b) cópia do documento de identidade, cópia do CPF e informar telefone para contato; c) solicitação, por escrito:

i. se necessitar da confecção de prova especial em Braile ou ampliada,

especificando o tipo de deficiência.

ii. se necessitar de tempo adicional e/ou Ledor de prova e/ou Intérprete de Libras,

com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

3.6.2. O deficiente visual (cego) que solicitar prova especial em Braile deverá levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção, podendo, ainda, utilizar-se de soroban. 3.6.3. Ao deficiente visual (amblíope) que solicitar prova especial ampliada serão oferecidas provas nesse sistema, com tamanho de letra correspondente a corpo 24.

3.7. O candidato que, dentro do prazo do período das inscrições, não atender aos dispositivos mencionados no subitem 3.6.1, conforme o caso:

a) no subitem 3.6.1, letra ‘a’: não será considerado com deficiência e não concorrerá às vagas reservadas para pessoas com deficiências.

b) subitem 3.6.1, letra ‘c’, subalínea ‘i’: não terá a prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado.

c) subitem 3.6.1, letra ‘c’, subalínea ‘ii’: não terá tempo adicional para realização das provas e/ou pessoa designada para a leitura da prova e/ou Intérprete de Libras, seja qual for o motivo alegado.

3.7.1. No ato da inscrição o candidato com deficiência deverá declarar estar ciente das atribuições do cargo/função para o qual pretende se inscrever e que, no caso de vir a exercê-lo, estará sujeito à avaliação pelo desempenho dessas atribuições, para fins confirmação no estágio probatório.

3.7.2. As vagas que não forem providas por falta candidatos com deficiência habilitado serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância à ordem classificatória.

(5)

3.8. Antes da posse dos candidatos, a Prefeitura Municipal de Ladário designará um Médico ou equipe multidisciplinar para analisar o efetivo enquadramento às regras deste Edital, daqueles que se declararam com deficiência, para atestar se as atribuições do cargo/função de habilitação é compatível com a respectiva deficiência.

3.9. A publicação do resultado final do Concurso Público será feita em duas listas, contendo, a primeira geral, com base na pontuação de todos os candidatos, incluindo os candidatos com deficiência e, a segunda especial, considerando a pontuação destes últimos, para efeito de precedência na nomeação, nos termos da legislação.

3.9.1. Se a deficiência do candidato, conforme avaliação prevista no item 3.8, não se enquadrar na previsão do art. 4º do Decreto Federal nº 3.298, de 1999, com redação dada pelo art. 70 do Decreto Federal nº 5.296, de 2004, sua nomeação obedecerá à classificação geral. 3.9.2. Será eliminado da lista de candidatos com deficiência aquele cuja deficiência assinalada na Ficha de Inscrição não for confirmada, devendo o mesmo figurar apenas na lista de classificação geral.

3.9.3. A não observância, pelo candidato, de quaisquer das disposições do item 3 deste Edital implicará a perda do direito a ser nomeado para as vagas reservadas a candidato com deficiência.

3.9.4. O laudo médico apresentado terá validade somente para este Concurso Público e não será devolvido.

3.9.5. A nomeação do candidato portador de deficiência será na proporção de um classificado na lista geral e outro na lista especial, neste último caso, até o limite do número de vagas reservadas pare esta modalidade de provimento.

3.9.6. Após a investidura do candidato, a deficiência não poderá ser argüida para justificar a readaptação ou concessão de aposentadoria por invalidez.

3.9.7. O candidato com deficiência, que não realizar a inscrição identificando sua condição especial, conforme as instruções constantes deste Edital, não poderá impetrar pleitear direitos em favor de sua situação.

4. DAS PROVAS

4.1. Este Concurso Público constará de Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos/funções.

4.2. As Provas Escritas serão objetivas serão aplicadas a todos os candidatos, com base nos conteúdos descritos no Anexo II, de acordo com as seguintes modalidades:

a) Língua Portuguesa: leitura e compreensão de texto e domínio de conhecimentos gramaticais;

b) Matemática: conhecimentos da matéria com equivalência ao nível de escolaridade do cargo;

c) Noções de Informática: conhecimentos básicos sobre editor de texto, planilha eletrônica e Windows, versão 2003;

d) Conhecimentos Específicos: de acordo com a especificidade que cada função e o domínio de conhecimentos específicos exigidos para seu exercício.

4.2.1. A Prova Escrita terá caráter objetivo e envolverá questões de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas, das quais constará uma única opção correta, pontuadas de acordo com os seguintes critérios:

a) para os candidatos às funções de: Agente de Limpeza e Conservação, Agente de Serviços de Transporte, Agente de Vigilância Sanitária, Assistente de Ações Sociais II, Assistente de Acolhimento Institucional, Assistente de Educação Infantil, Assistente de Serviços de Saúde II, Assistente de Serviços Organizacionais II, Inspetor de Alunos e Instrutor Profissionalizante:

MODALIDADES PROVAS

(6)

Língua Portuguesa

Matemática 20 20 5 5 100 100

b) para os candidatos às funções de: Técnico de Atividades Organizacionais I, Técnico de Serviços de Assistência I, Técnico de Atividades Educacionais I e Técnico de Serviços de Saúde I: MODALIDADES PROVAS OBJETIVAS NÚMERO DE QUESTÕES VALOR DE CADA QUESTÃO TOTAL Língua Portuguesa Matemática Noções de Informática 20 10 10 5 5 5 100 50 50 c) os candidatos às funções de Topógrafo, Técnico Contábil, Técnico de Tecnologia da

Informação, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Acolhimento Institucional e Fiscal de Transporte Municipal:

MODALIDADES PROVAS

OBJETIVAS NÚMERO DE QUESTÕES VALOR DE CADA QUESTÃO TOTAL Língua Portuguesa

Conhecimentos Específicos 12 28 5 5 140 60

4.3. A nota de cada candidato nas Provas Escritas será calculada pela soma das notas obtidas em cada uma das modalidades que compõem essa prova.

4.4. As Provas Escritas serão realizadas no dia 26 de setembro de 2010, com duração total de 4 (quatro) horas para todos os cargos/funções.

4.4.1. Os locais e horários de realização das Provas Escritas constarão em edital específico que será publicado no Mural da Prefeitura Municipal de Ladário/MS, no jornal “Diário Corumbaense”, e disponibilizado no endereço eletrônico www.fapec.org/concursos e, facultativamente, em outros órgãos da imprensa,

4.4.2. É de responsabilidade dos candidatos conhecer, conforme divulgação, os respectivos locais e horário de realização das provas.

4.4.3. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado, munido do documento original de identidade que e caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.

4.4.4. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda ou furto, deverá substituí-lo por documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial com, no máximo, 30 (trinta) dias da expedição, sendo, nessa ocasião submetido à identificação especial, em formulário próprio, para coleta de dados, assinatura e impressão digital.

4.4.5. O candidato que não apresentar documento de identidade, para realização das Provas Escritas, não poderá realizar as provas, sendo automaticamente eliminado do Concurso Público.

4.4.6. Para entrar na sala de provas, o candidato deverá identificar-se, apresentando ao fiscal o seu documento original de identidade.

4.4.7. O candidato será identificado rigorosamente durante a realização das Provas Escritas e, na ocasião, deverá assinar a Lista de Presença.

4.4.8. Não será admitido, na sala de provas, o candidato que se apresentar após o horário oficial de Mato Grosso do Sul, estabelecido para o fechamento dos portões.

4.4.9. A ausência do candidato implicará em sua eliminação do concurso, não havendo, em hipótese alguma, outra oportunidade.

(7)

4.4.10. O candidato deverá transcrever todas as respostas para o cartão-resposta, mediante o uso de caneta esferográfica azul ou preta, que será o único documento considerado para a correção eletrônica.

4.4.11. O candidato, ao terminar a prova, deverá entregar ao fiscal o cartão-resposta, somente após decorridas 2 (duas) horas do início da prova e poderá levar o caderno de questões. 4.4.12. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído as provas.

4.4.13. Não serão computadas questões não assinaladas, que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras, não sendo permitido o uso de corretivo.

4.5. Será sumariamente eliminado do Concurso o candidato que se utilizar de meios ilícitos para a execução das provas;

a) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido ou descortês para com qualquer dos aplicadores, seus auxiliares ou autoridades;

b) afastar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal, antes de tê-las concluído;

c) for surpreendido, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou se utilizando de máquinas de calcular ou similar, livros, códigos, manuais, impressos ou anotações;

d) for constatado, após as provas, por meio de perícia, ter-se utilizado de processos ilícitos na realização das mesmas.

4.5.1. Não será permitido, durante a realização das provas, o uso de quaisquer meios eletrônicos, inclusive aparelhos celulares, que deverão permanecer desligados durante todo o período de realização das provas.

4.6. Não será permitida, em hipótese alguma, no local de provas, durante a realização das mesmas, a permanência de pessoas acompanhantes de candidatos.

4.7. Não haverá segunda chamada para as provas e nem realização de provas fora da data, horário e local estabelecidos para cada candidato.

4.8. A Comissão de Concurso Público reserva-se o direito de, a qualquer momento, mandar colher a impressão digital para análise por especialistas em identificação, de qualquer candidato cuja documentação suscitar dúvidas.

4.8.1. Será dado conhecimento do Gabarito Oficial do Concurso a todos os candidatos até 4 (quatro) dias após a realização das Provas Escritas, através de Edital Específico que será publicado no Mural da Prefeitura Municipal de Ladário/MS, no jornal “Diário Corumbaense”, e disponibilizado no endereço eletrônico www.fapec.org/concursos e, facultativamente, em outros órgãos da imprensa.

5. DOS RECURSOS

5.1. O candidato poderá recorrer, nos dois dias úteis subsequentes à data de publicação: a) face à omissão de seu nome ou para retificação de dados ocorridos por erro de

digitação, na publicação da relação de candidatos inscritos;

b) se não concordar com o Gabarito Oficial, poderá apresentar recurso, devidamente fundamentado, digitado ou em letras de forma, devendo constar o nome do candidato e endereço completo para correspondência;

5.2. O recurso referente à divulgação do resultado pelo Gabarito Oficial deverá ser encaminhado em folha individualizada por questão, assinado e com a bibliografia que o fundamente.

5.3. Não serão aceitos recursos enviados por fax ou por meio eletrônico.

5.4. O recurso deverá ser entregue pessoalmente, ou por procuração, na Prefeitura Municipal de Ladário, localizada na Rua Corumbá, 500, Centro, com atendimento nos dias úteis, horário das 8h até as 13h, ou na FAPEC, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, situada na Rua 9 de Julho, 1922, Vila Ipiranga, CEP 79081-050, Campo Grande/MS, ou encaminhar por SEDEX, com AR, para o endereço da FAPEC, valendo a data da postagem.

(8)

6. DAS NOTAS FINAIS

6.1. A Nota Final do Concurso corresponderá ao somatório dos pontos obtidos em cada uma das modalidades da Prova Escrita a que foi submetido o candidato, de acordo com a seguinte fórmula:

NFC = NP1 + NP2 + NP3 + NP4 NFC = Nota Final do Concurso

NP1 = Nota da Prova de Língua Portuguesa NP2 = Nota da Prova de Matemática

NP3 = Nota da Prova de Noções de Informática NP4 = Nota Prova de Conhecimentos Específicos

6.1.1. Serão eliminados os candidatos que tirarem, por modalidade de Prova Escrita a que tenha se submetido, nota inferior a 30% (trinta por cento) do total dos pontos de cada modalidade.

6.2. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem NFC igual ou superior a 40% (quarenta por cento) do somatório da pontuação máxima prevista.

7. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

7.1. A classificação dos candidatos será realizada pela ordem decrescente da Nota Final obtida no Concurso.

7.2. Na hipótese de igualdade de nota final, o desempate dar-se-á com observância dos seguintes critérios:

a) idade mais elevada, desde que o candidato tenha mais de 60 (sessenta) anos conforme determina o Estatuto do Idoso;

b) maior nota na modalidade de Conhecimento Específico; c) maior nota na modalidade de Língua Portuguesa;

d) tiver mais idade (para o caso daqueles que não se enquadrarem no item “a”.

7.3. O resultado do Concurso será homologado pelo Prefeito Municipal, divulgado através de Edital Específico que será publicado no Mural da Prefeitura Municipal de Ladário/MS, no jornal “Diário Corumbaense”, e disponibilizado no endereço eletrônico www.fapec.org/concursos e, facultativamente, em outros órgãos da imprensa.

8. DA NOMEAÇÃO E POSSE

8.1. Os candidatos aprovados no Concurso Público serão nomeados, obedecendo rigorosamente a ordem de classificação, por ato do Prefeito Municipal, e convocados, através de Edital, para entrega dos comprovantes dos requisitos exigidos para provimento do cargo/função.

8.2. A posse dos candidatos que se apresentarem e comprovarem os requisitos exigidos será efetivada perante o Prefeito Municipal ou por autoridade designada.

8.3. Para tomar posse, o candidato nomeado e convocado fica sujeito à aprovação em exame médico realizado pela perícia médica da Prefeitura Municipal.

8.4. Depois de empossado, o candidato será lotado de acordo com as necessidades dos órgãos e entidades da Prefeitura.

8.5. A posse ocorrerá no prazo de até trinta dias, contados a partir da data da nomeação, podendo ser prorrogada a pedido do candidato, por até trinta dias, atendido o interesse da Prefeitura Municipal.

8.6. Será considerado desistente, perdendo a vaga respectiva, o candidato aprovado que: a) não se apresentar para tomar posse no prazo fixado;

b) não comprovar os requisitos exigidos para provimento do cargo/função;

c) não for considerado apto no exame médico ou na avaliação da compatibilidade da respectiva deficiência com as exigências para execução das tarefas do cargo/função de nomeação;

(9)

d) não apresentar a documentação comprobatória necessária para posse no cargo/função. 8.7. O candidato empossado e que entrar em exercício só adquirirá a estabilidade após aprovação na avaliação de desempenho, realizada durante o período do estágio probatório de três anos, nos termos da legislação vigente.

8.7.1. O candidato nomeado e empossado que não entrar no exercício será exonerado do cargo/função de investidura.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O Concurso Público objeto deste Edital será executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura – FAPEC.

9.2. A Comissão de Concurso Público ficará instalada na Prefeitura Municipal de, exceto sábados, domingos e feriados.

9.3. O candidato será o único responsável pela tomada de conhecimento das atribuições do cargo/função e, também, das datas, locais, horários e procedimentos pertinentes às várias etapas do Concurso Público.

9.4. O prazo de validade do Concurso será de dois anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

9.5. Na hipótese de abertura de novas vagas, por criação ou vacância para os cargos/funções oferecidos e durante a vigência do Concurso, por necessidade da Prefeitura Municipal, serão nomeados os candidatos aprovados, obedecida rigorosamente a ordem de classificação, até o quantitativo estabelecido em lei para o Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Ladário/MS.

9.6. O candidato será responsável pelo preenchimento, exatidão e atualização, perante a FAPEC, dos dados constantes em sua Ficha de Inscrição, durante a realização do Concurso, em especial do endereço residencial e, após a homologação do resultado, perante a Prefeitura Municipal de Ladário/MS.

9.7. Não será fornecido documento comprobatório de participação ou classificação no Concurso, valendo para esse fim a publicação no órgão oficial do Município.

9.8. A verificação, em qualquer época, de declaração ou de apresentação de documentos falsos ou a prática de atos dolosos pelo candidato, importará na anulação de sua inscrição e de todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de outros procedimentos legais.

9.9. Não será efetivada a posse de candidato aprovado que tenha sido condenado por sentença transitada em julgado ou demitido do serviço público por qualquer órgão ou entidade da União, de Estados, do Distrito Federal ou de Municípios, de qualquer dos seus Poderes. 9.10. Os candidatos poderão dirimir dúvidas relativas ao concurso, através dos telefones (67) 3346-3278, 3346-8090, nos ramais 5915 e 5916, ou ainda pelo site www.fapec.org/concursos. 9.11. As disposições deste Edital poderão ser alteradas ou complementadas, enquanto não efetivado o fato respectivo, através da publicação do Edital correspondente.

9.12. Os casos omissos e as dúvidas que surgirem na interpretação deste Edital serão apreciados pela Comissão de Concurso Público e aprovados pelo Prefeito Municipal.

LADÁRIO/MS, 29 de julho de 2010. JOSÉ ANTÔNIO ASSAD E FARIA

Prefeito Municipal

NAME ANTONIO FARIA DE CARVALHO

Presidente da Comissão

(10)

10 A N EXO I – DO S C A RGO S /F U NÇÕES, REQUISI T OS, A T R IBUI ÇÕ ES, VA G A S, CA RG A HORÁR IA E VENCIMENT OS ão Vagas Cad astro Rese rva Carg a horár ia seman al Venc im ento Es cola ri d ade / R eq u isit o s A tr ib u içõ es Bás ica s G O: F IS C A L DE T R A N S P OR TE MU NI CIP A L 1 V A G A OF E R E C ID A C A L D E N SPOR T E E S ITO 1 2 40h 6 19, 78 En sin o M éd io M oni to ra r, or ie nt ar e at ende r ped es tr es e co ndu tor es ; id en tif ic ar irr eg ul ar id ad es r ef er ent es ao tr ân si to ; In te rd itar r uas e au xi liar na or ga ni za çã o do tr â nsit o e m ca so de e ve nt os, obr as e a ci de nte s; or ient ar o tr ân sit o pr óx im o a es co la s; f is cal iz ar , aut uar e apli car as m edi da s ad m in is tr at iv as cabí ve is , po r in fr aç ões de c irc u la çã o , e sta ci onam en to e par ad a s p rev is ta s n o C ódi go Br as ileir o de Tr ân sit o; re ali zar ro nda s ost en si va s c om in tu ito de in ib ir o com et im ent o de in fr aç õe s; a te nder o u pr e st ar inf or m açõ es so br e p ro ble m as no tr ân si to ; pa rt ic ip ar de ca m panh as ed u ca tiv as r ela ci ona da s ao t rân si to ; fisca lizar tá xi s, mo totá xis , tra ns port e de es co la re s e f ret es , v er ifi ca ndo as co ndiç õe s do s ve íc ul os , al va rá d e lic enç a, co ndi çõ es de se gu ranç a, ve sti m en ta d o co ndut or e docu m en ta ção d o v eí cu lo e con du tor ; ver ifi ca r de núnc ia s de irr eg ul ar id ades r ef er ent es a s in al iz aç ão e p on tos d e ôn ibus ; at end er r e cl am aç õe s de v eíc u lo s es taci on ados em lo ca is ir re gul ar es . G O: T É CN IC O DE A T IV ID A D ES EDU C A C ION A IS I: 1 1 V A G A S OFE R ECIDA S IC O D E V ID AD E S C A CION AIS I 4 6 40h 5 63, 44 En sin o M éd io O rient ar , coor d enar e sup er vi sio na r tr abal ho s a ser em de se nv ol vi do s po r au xil iar es ; pr es ta r i nfo rm aç ões a os d oc ent es e a lun os; r equi si ta r r epa ro s e m in st al aç õe s e/o u m obil iár io s do p ré d io , at ra vé s d o p reen ch im en to de fo rm ul ár io es pe cíf ico ; t ran scr ev er p ar a fo rm ulár io s d e r egi st ro e cont ro le d e fr eqüê nc ia de a lu no s, pr of essor es e ser vi dor es da un id ad e qu e t ra ba lha; pr ov id en ci ar o a te ndim ento de pe di dos d e m u da nça e r em anej am en to de im óv ei s da s in st al açõ es ; est udar e inf or m ar pr oc es so s si m p le s, d ent ro d e or ie nt aç ão ge ra l; co nf er ir, v er ifi ca r, an ot ar e i n fo rm ar ex pedi en te e r edi gi r ex pedi en te s su m ár io s, ta is co m o ca rt as , o fíc io s e co m uni ca çõ es i nte rnas ; ex ec uta r se rv iç os de di gi taç ão si m pl es ; ex ec ut ar s er viç os de ca da st ro , fich ár io e ar qu ivo, m an ten do-os atu al iz ad os ; e xe cut ar s er vi ço s de co nt ro le guar da , requ is ição e for nec im en to de m at er ia l; requ is itar s er viço s de m an ute nç ão de m óv eis , equi pa m en tos , m áqu in a s e /ou in st al aç õe s. IST EN TE D E ÇÃ O I N F A NT IL 4 8 40h 5 63, 44 En sin o M éd io P rom ov er a tiv id ade s r ec reat iv as e de a pr en diz ag em p ar a at en di m en to à s cr ia nç as d e zer o a se is ano s, so b o rient açã o d e t éc n ic os es pe ci al iz ad os ; at ua r n as a tiv idad es de edu ca çã o inf ant il de st in ado ao at en di m en to e de senv o lvi m en to in te gr al d e cr ia nç as ; ex ec ut ar t ar efas v inc u la das às at rib uiç ões de a poi o às at iv id ad es p edag óg ic as de ap re ndi za do e de senv o lvi m en to d as cr ian ças as si st id as ; co la bo ra r nas a tiv idad es de

(11)

11 Funç ão Vagas Cadastro Reser va Carg a horár ia seman al Venc im ento Es cola ri d ade / R eq u isit o s A tr ib u içõ es Bás ica s ar ticul aç ão co m a s fa m íli as par a o at end im en to à s cr ia nça s; apo ia r e e xe cut ar aç õe s vi sa ndo a c ria çã o de háb ito s, ha bi lidad es e at itu de s n as cr ia nç as ; co ntr ol ar e a com pa nh ar os ho rá rios b ri nc ad ei ras e a tiv ida de s ped agóg ic as da s cr ianç as a ss is tid as ; e xe cuta r a tiv id ades bu ro cr át ic a s de adm in is tr aç ão de in st ru çã o pr oce ss ua l e o rie nt aç ão so br e os s er viç os pr es ta do s na u ni dade de ex er cí ci o; ex e cu ta r ou tr as tar efas afi ns . IN S PETO R D E ALUN O S 3 2 40h 5 63, 44 En sin o M éd io Cu id ar da se gu ra nç a do s al unos na s de pe ndê nc ia s d a es co la ; c um pr ir e faz e r cum pr ir o re gi m ent o es co la r e os ho rá rio s d e e ntr ada e saí da de a lu no s, be m co m o fis ca liz ar e spaç os d e r ec re aç ão , def in indo li m ite s n a s at iv id ad es l iv res ; re ce pc iona r a p ai s de alu no s, m em br os da co m un idad e es co la r, f am ili ar es e vi si tant es , f or ne ce ndo in fo rm açõ es e or ie nt an do a s pe ssoa s q uan to su as ne ce ss ida de s na un id ad e e sc ol ar ; e xe cut ar out ra s t ar ef as af in s. C A R G O: TÉC N IC O DE A T IV ID A D E S ORG A N IZ A CI ON A IS I: 3 V A G A S OFER E C ID A S TÉ CN IC O D E ATI V ID AD E S ORGAN IZ A C IONA IS I 3 5 40h 5 63, 44 En sin o M éd io R edi gir a cor res pon dê nc ia e do cu m ent os d e r ot ina, obs er va nd o o s p ad rõe s es tabe le ci do s de f or m a e est ilo p ar a a ss egur ar o f un cion am e nto d o si st em a de c om un ica çã o in ter na e e xt er na ; ex ec ut ar s er vi ços de c adas tr o, f ic há rio , ar qu ivo e d ig ita ção ; exe cu tar ser viços d e r evi sã o de t ex tos e e xpe di ent es em ge ra l, p ro m ov endo o s de vi dos cont ro le s; e sc ritur ar fi chas f in an ce ira s e extr ai r gu ia s e r equis iç õ es ; ex ec u ta r s er viç os de ap oi o às ati vi dad es ed uc ac ion ais ; ex ec uta r s er viç os re la tiv os à s á re as de pe ss oal , m ate ria l, apoio ad m ini st ra tiv o, o rg aniz aç ão e m étod os ; se cr et ar ia r a ut or id ad es ; ex ec ut ar ou tr as t ar ef as de ap oi o ad m in is tr ati vo ; age ndar e or ga ni zar o s com pr om issos de s e u s u per io r, a rqu iv ar , em itir e r ec ebe r do cu m ent os e co rr es pon dên ci as , at en der ao púb lic o, as se ss or ar r eun iõ es , d ig itar d oc um ent os; ex e cut ar out ra s ta re fas a fin s. C A R G O: T É CN IC O DE A T IV ID A D ES OR G A NIZ A CIO N A IS II: 5 V A G A S OFERE C ID A S TÉ CN IC O C O N T ÁB IL 1 1 40h 6 19, 78 N íve l m éd io e cur so Té cn ic o e m Co nt ab ilid ade e regi str o n o ór gã o de fi sc al iz aç ão pr of is si on al . R eal iz ar a tiv id ad es de ní ve l m éd io , d e n at ur ez a e sp ec ial iz ada, e nv ol ve ndo a ex ec uç ão d e t ar efas r el ativa s à co nta bi lid ad e, à es cr itu raç ão e à au to riz aç ão de d es pes as . Or ganiz ar , s up er vi si on ar e e xec u tar tr ab al ho s i ne rent es à con tab ilida de, r e al izan do t ar efa s pe rt ine nt es a escr ita c on tá bil par a a pur ar o s at o s e f at os a dm ini st ra tiv o s qu e m od ifi qu em o pa tr im ôn io pú bl ic o e f or ne ce r el em ent os n ec e ssár ios ao co nt ro le e pr es ta çã o de co nt as d o M uni cí pi o; di gi ta r do cu m en tos , el abo ra r r el at ór ios e dem on st ra tiv os c on tábei s; a po ia r a el ab or aç ão do or ça m en to e a ex ec u çã o fin an ce ira e co nt áb il.

(12)

12 ão Vagas Cadastro Reser va Carg a horár ia seman al Venc im ento Es cola ri d ade / R eq u isit o s A tr ib u içõ es Bás ica s IC O D E U R A NÇA DO A LHO 1 1 40h 6 19, 78 N íve l m éd io e cur so Té cn ic o e m Seg ur an ça do Tr ab al ho Ex ecu tar at ivid ad es de se gu ranç a do tr ab al ho e or ie nt ar o f un cio na m ent o d o re spe ct ivo s iste m a, in ve st igand o ris co s e c a usa s de a cide nt es e an al isa ndo es qu em as de pr ev en çã o, p ar a gar ant ir a int egr id ad e d o pes so al d o am bi en te ; ex am in ar o uso d e e qui pa m en tos e m ate riai s de se gur an ça, ob se rv an do e or ient an do q uan to a su a cor ret a ut ili za çã o, vi san do a pr ot eç ão do s em pr ega do s c ontr a a ci de nt es de tr abal ho ; p rom ov er e pa rt ic ip ar de cam pa nh as de pr ev en çã o de a cid en te s, s egur an ça e hi gi ene, f ixa ndo car ta ze s, a vis os e m ini st ra ndo p ale str as , a fim de p ro m ov er a con scie nti za çã o do s em pr ega do s p ar a o s ob je tiv os da c am pa nha; i n sp ec io na r a s in st al aç õe s fís ica s do s p réd ios d et ec ta nd o pos sí ve is r is co s d e ac id en te s d o tr abal ho . IC O D E N OL OGIA D A O R M AÇ ÃO 2 2 40h 6 19, 78 E ns ino m édi o e cur so e m In fo rm át ica ou ca pac itaç ã o n a ár ea de, no m ín im o, 180h . O rient ar e/ ou e xe cu tar os s er vi ço s r el ati vo s a su po rt e de si ste m as de pr oc es sa m ento d e da dos nas div er sas m odali dad es e q ua nt o à pr og ra m aç ão de sof tw ar e a pl icat ivo , d iag ra m an do gr af ic a m en te e codif ic an do ser vi ço s, e m ní ve l de m édi a c om pl ex id a de , q u e e n vo lv am li ngua gen s e r e cu rs os de T I na s div er sa s m odal id ades d e pr oc es sa m ento , s ob s upe rv is ã o dos a na lis ta s de si st em as , de ac or do co m as nor m as e or ie nt aç ões v ig en tes . A ux ili ar na ad m ini st ra çã o dos in st ru m ento s e dos m e io s el et rô ni co s u tiliz ados na at iv idad e de in fo rm át ic a d a Pr ef ei tu ra M un ici pa l. E xer ce r out ra s ta re fa s af in s. G R A F O 1 1 40h 6 19, 78 E ns ino M édi o e cur so d e T écn ico em T opo gr afi a o u ca pac itaç ã o p ar a a fu n çã o. Au xi liar na s at iv id ade s ad m in is tr ati va s, ef et uar c on tr ole s e sp ec ífi co s d a ár ea de s a úde p úb lica, or ga ni zar e m ant er ar qu ivo s e f ichá rio s de saú de , di git ar do cu m ent os . E sc rit ur ar e e fe tua r r egi str os de in fo rm aç ões e m li vr os, car te ira s, fich as , pr ont uár io s e o ut ro s, pr oc ed en do a c onf er ên cia e sub m et end o a ap re ci aç ão s up er io r, p ar a fo rm ali zaç ão e lega liz aç ão d o doc um ent o. G O: TÉC N IC O DE S E RVIÇ OS DE A S S ISTÊN C IA I: 8 V A G A S OFEREC IDA S IST EN TE D E IM E N T O T IT UC IONAL 6 8 40h 5 63, 44 En sin o M éd io At en de r e c ui dar da s p essoa s qu e d em an da m at en çã o, es pe ci al m ent e cr ia nç as; p ro m ov er at iv id ade s r ecr ea tiv as e d e apr en di zage m par a at en dim ent o à s cr ia nça s ac o lh id as; atu ar na s at iv id ad es de st inad as a o at end im en to e d e se nv ol vi m en to in teg ra l de c ria nç as ; co la bo ra r n as ati vi dad es de a rt ic ul aç ão c om as fam íli a s pa ra o a te ndim ento à s cr ia nç as ; ap oi ar e ex ec uta r aç õe s v is and o a c ria ção de há bi to s, ha b ili dad es e ati tud es n as cr ianç as ; c ont ro la r e ac om pan ha r o s h or ár io s b rin ca de ira s da s cr ianç as as si st id as ; ; m ante r i ns tal a çõ es de u so d as c ria nç as de vi da m ente a rr um ad as e l im pas , es pe ci al m ent e em r el aç ão à p ro teç ã o e s eg ur anç a; e xe cu tar at iv idad es b ur ocr át ic as de a dm in is tr aç ão d e in str uç ão pr o ce ss ua l e or ient aç ão so br e os s er vi ço s pr es ta do s na u ni dad e de e xer cí ci o; e xe cu ta r ta re fas de r eg is tr os, a not açõ es , a rq uiv am en to de doc u m en tos e s im ila re s.

(13)

13 Funç ão Vagas Cadastro Reser va Carg a horár ia seman al Venc im ento Es cola ri d ade / R eq u isit o s A tr ib u içõ es Bás ica s TÉ CN IC O D E SER VI Ç O S D E AS S IST ÊN C IA I 2 3 40h 5 63, 44 En sin o M éd io Ex ecu tar ta re fa s de r eg is tr os, an ot aç õe s, pr ot oc ol o s, ar qu ivam en to de do cu m en tos e p apé is ; cl as si fic ar e o rg an iz ar os ex pe di en tes , doc u m en tos de ac or do c om as no rm as re co m enda da s; a ux ili ar na s ta re fa s s im pl es e ro tine ira s l ig ada s a o a po io ad m in ist ra tivo e o per ac ion al; ex ec ut ar t ar efa s vi nc ula da s à s at ribu iç õe s de de fin iç ão de ca rd áp io s e pr ep ar aç ão de re fe iç õe s par a cr ia n ça s, so b or ie nt aç ão d e Nu tr ic io ni st a; C A R G O : T É CN IC O DE S E R V OS DE A SSI ST Ê N C IA I I: 2 VA G A S O F E R E C ID A S IN S T RU TO R PROFIS S ION ALIZ AN T E -D ANÇA 1 1 40h 6 19, 98 E ns ino M édi o e ca pac itaç ã o p ar a ex er ce r a fu nç ão Co or de na r a tiv id ades e di vu lg ar c onh ec im ent os esp ec ífic os e m ar te s da da nç a; e xer ce r e as ses sor ar at iv id ad es ar tí st icas , pe da góg ic as e ad m ini st ra tiv a s; c on ce be r e c on cr etiz ar pr oj et os c ên ic o s em da nç a, r eal iz and o ou c oor de nan do m on ta ge ns de obr a s c or eog rá fic as; e xe cut ar ou su per vi si on ar ap re se nt aç õe s pú b lic as de danç a; coo rde na r e /ou m ini st ra r au la s d e d anç a. IN S T RU TO R PROFIS S ION ALIZ AN T E -N A T AÇ ÃO 1 1 40h 6 19, 98 E ns ino M édi o e ca pac itaç ã o p ar a ex er ce r a fu nç ão M in is tr ar o ap rend iz ad o das té cn ic as bá si ca s de nat aç ã o, be m com o es tim ul ar as hab ili da des pe ss oais c o m a fin al id ad e de r esg at ar o po te nci al cr iat iv o e a coor dena çã o m ot or a do s us uá rio s do s pr ogr a m a s so ci ai s; coor de na r e/o u m in istr ar au la s de nat açã o. C A R G O: T É CN IC O DE S E R V O S DE SA ÚDE I: 2 VA G A S OFE R E C ID A S TÉ CN IC O D E SER VI Ç O S D E SAÚD E I 2 3 40h 6 19, 78 En sin o M éd io R ec ep ci o nar pa ci ent es , enc am inh and o-os p ar a co nsu lta s e m ant en do con tr ol e e at ua liz aç ão d e i nf or m aç õe s; d ig ita r e pr een ch er fo rm ul ár io s, pr on tuár io s, ca rt ei ra s de v ac in aç ão e c on tr ol e de s aúde , efe tua ndo ag endam en to s e, l an ça ndo da do s em fo rm ul ár io s ap ro pr ia do s; faz er en ca m in ha m ent os a os se rv iço s d e saúd e di sp on ív ei s e r eque rido s p el o ci dad ão; a ten de r p ós -c on su lta, or ie nt an do e ent re gand o m edi ca m ent os , con for m e pr e scr iç ão m éd ica e pr es ta nd o i nf or m aç õe s ger ai s sobr e c u ida do s bá si co s de sa úd e; tr an sp or ta r d o cu m en tos e m ate riais a os s et or es aos q ue se de st in am ; r eal iz ar a tiv id ad es a dm in is tr at iv as , or ga ni za ndo e m ant er ar qu ivo s e fic h ár io s d e sa úde . C A R G O: T É CN IC O DE S E R V O S DE SA ÚDE II : 7 VA G A S OFE R E C ID A S TÉ CN IC O D E ENFER M AG EM 7 7 40h 7 18, 95 E ns ino m édi o e cur so d e T écn ico em E nfe rm agem e regi str o n o ór gã o de fi sc al iz aç ão pr of is si on al O rie nt ar e ac om pa nh ar o s tr abal ho s de en fer m ag em e m g ra u au xi lia r, e pa rt ic ip ar d o p la ne ja m en to d a a ssi st ên ci a de e nf er m ag em , cabe ndo-lh e es pec ia lm en te: e xec ut ar aç õe s as si st en ci ai s de enf er m ag em , e xc et o as pr iv at iv as d o En fe rm ei ro e p ar tic ipa r da o rie nt aç ã o e su p er vi sã o de tr aba lh os de en fe rm ag em e m gr au aux iliar e c o m por a e qu ip e de sa úd e; e xe cuta r ou tr as ta re fa s af in s, n a r espe ct iv a ár ea de at ua çã o.

(14)

14 ão Vagas Cadastro Reser va Carg a horár ia seman al Venc im ento Es cola ri d ade / R eq u isit o s A tr ib u içõ es Bás ica s O: A S SIS T EN T E DE A Ç Õ E S SOCI A IS II: 1 3 VA G A S O F ER E C ID A S IST EN TE D E S SOCIAIS I I 5 5 40 h 510, 00 En si no F un da m en ta l E xe cut ar t ar ef as vi nc ul adas à pr e pa ra çã o de r ef eiç õe s pa ra c ria n ças , sob or ient aç ão d e Nut ric io ni st a; r eal iz ar ser vi ço s de lim pe za e e st er ili za çã o d e pr at os , ta lher e s, m am ad ei ra s, ut en sí lios e va silh am es de co zi n ha e d e pr ep ar aç ão d e r ef ei çõe s; c ont ro la r o c on sum o e a gu ar da e con ser va ção de gêner os a lim en tíc io s; op er ar apar el ho s de p rep ar aç ão d e al im en to s; m ant er as i nst al aç õe s de us o d as cr ia nça s d ev id am ent e ar ru m ad as e lim p as ; tr an sp or ta r doc um en tos e m at er ia is aos s et or es a qu e a s des tina m ; au xi lia r na s at iv id ades a dm in is tr ativ as , or ga niz ar e m an te r ar qu iv os e fic há rio s de saú de , d igit ar do cu m ent os e oper ar eq ui pa m ent os de t elef on ia e an ota r re ca do s. TE D E IM E N T O T IT UC IONAL 8 10 40 h 5 10, 00 En si no F un da m en ta l A tu ar n o a te nd im en to às c ria nç as a ss is tidas e m su as nec es si da de s de hi gi en e, a lim en ta ção e vest uár io ; r eal iz ar de p ro ced im ent os d e hi gie ne in fant il, ba nh o, es co va çã o e c ol oc ar p ar a r epous o; ofer ec er e d ar al im en taç ão às c rianç as ; d es en vo lv er , s ob o rie nta çã o, b rin cade iras educ ati va s, es tim ul an do a ps ic om otr ic idad e d a s c ria nç as ; s er vir r efe iç ões , l an ch es e ou tr os t ipos d e al im en taçã o pa ra c rianç a s; exe cu tar ta re fa s bur oc rá tic as m an ten do or ga n iz ada e atu al iz ad a a d oc um enta çã o da uni da de ; re cepc io nar pe sso as , cr ian ça s e f am ili ar es n a un id ade de ex er cí ci o. O : A S SI S T EN TE DE A P O IO E DUC A C IO N A L II : 17 V A G A S O F ER ECI D AS TE D E S E R V IÇOS A N S P O R TE 2 3 40h 5 10, 00 En sin o F unda m en tal O rg an iz ar e f is ca liz ar as ope ra çõ es d o s ô nib us de t ra ns po rte e sco la r, qua nto às c ondi çõ e s de c um pr im ent o d os h or ár ios , ent re o ut ro s; pr es ta r in fo rm a çõe s ao s est ud an te s e si n al iz ar ao m oto ris ta sobr e a ent ra da e saí da d e pa ss ag e iro s; c om un ic ar à o co rr ê nc ia s c om o v eí cul o e au xi lia r e m ba rq ue e de se m ba rque d e es tud an te s no ô ni bus . IST EN TE D E O C A CION AL I I 15 25 40h 5 10, 00 En sin o F unda m en tal A ux ili ar e apo ia r a ex ec uç ã o d e t ar efas v inc ul adas à p re pa ra çã o de r efeiç õe s pa ra c rianç as ; r eal iz ar o s s er vi ços d e li m pez a e e ste ril iz aç ão d e pr at os , ta lher es , m am ad ei ra s, u tens íli os e v asil ham es de c oz inh a e de pr ep ar aç ão de re fe iç ões ; ex ec uta r os t raba lhos d e s er vi r m er enda e l a nc he s, e out ro s tip os de a lim ent aç ão ; o pe rar div er so s tip os de ap ar elh os de pr ep ar aç ão de al im e nt o s e fo gõ es ; re al iz ar s er viç os d e lim pez a de i ns tal aç õe s; aux ili ar no at end im en to da s c ria nç a s e m s uas n ec e ss id ad es de hi g ie ne , a lim en taç ão e saú de ; e xe cu tar t ar ef as b ur oc rát ica s m ant en do or gani za da e at ua lizad a a do cu m en taç ão d a uni da de .

(15)

15 Funç ão Vagas Cadastro Reser va Carg a horár ia seman al Venc im ento Es cola ri d ade / R eq u isit o s A tr ib u içõ es Bás ica s C A R G O: A S S ISTENTE D E S E R V O S D E S A ÚDE II: 1 5 V A G A S OF E R E C ID A S AGEN TE D E LI MPEZA E CON SER VAÇ ÃO 5 10 40h 5 63, 44 En sin o F unda m en tal E xe cut ar s er vi ços d e lim pez a e co ns er va çã o, v ar ren do , l av and o, l us tr and o, tir an do p ó e re co lh endo o l ixo d as d epen dê n cia s e p át io s das un id ade s de saú de ; m ant er li m pa a s de pend ên ci as sa nit ár ia s, r e po nd o m at er ia l ne ce ssár io à h ig ien e do s us uá rios e d as un idad es d e sa úde; l im pa r vi dr os , po rt as , pa rede s, pe rs ianas e de m ais i ns ta la çõ es ; a u xi lia r na co pa /c oz in ha , ar ru m an do e r etir ando m esa , be m c om o re co lh end o u ten sí lio s u til iz ad os p ar a se rv ir e co n su m ir al im en to s; m an te r a or de m e hi gi ene dos m ate riais , in st ru m en to s e e qu ipam en to s que ut ili za no s ser vi ço s d e cop a e co zi nh a. AS S IST EN TE D E SER VI Ç O S DE S A ÚDE II 10 20 40h 5 63, 44 En sin o F unda m en tal R ec ep cio na r pa ci en tes , pr ee nc h en do da do s pes so ai s em pr on tu ár io s, e en ca m inha ndo-os pa ra c ons ul ta; t ria r cl ie nt el a, m an ten do c ontr ole e at ual iz aç ão d e i nfo rm a ções , pr eenc hend o fo rm ul ár io s, p ron tuá rio s, c ar tei ra s de va ci na çã o e c on tr ol e d e saú de , ef et ua nd o a pr aza m ent o, la nç and o dad os em fo rm ul ár io s a pr op riados , faz en do e nc am inh am en to a os s er vi ços d e s aú d e di sp o nív ei s e com pat ív ei s; a com pan har pe sso as ao s d iver sos se to re s; tr an sp ort ar do cu m en to s e mate riai s ao s se to re s a qu e a s d es tin am; a ux ilia r as a tiv id ad es ad m in istr at iva s, o rg an izar e m ant er a rqui vo s e f ich ár io s de sa úde ; di g ita r in fo rm aç õ es em te rm in ai s d e co m put ado r e ope ra r eq ui pa m en to s de te le fo ni a e r epa ss ar li ga çõe s e ano ta r r eca do s; C A RG O: A S SIS T EN T E DE SE RVI Ç O S OR G A N IZ A C ION A IS II: 3 V A G A S OF ER ECID A S AS S IST EN TE D E SER VI Ç O S ORGAN IZ A C IONA IS II 3 5 40h 5 10, 00 En sin o F unda m en tal E xec ut ar s er viç os d e re cebim ent o de c or re sp ond ên ci as /d o cum ent os e ex pedi en te s, s ep ar ando , cl as si fic an do , e nc am inh ando ou a rquiv an do ad equa da m ent e, a fi m de fa ci lit ar o a cess o e m anu se io ;; o rient ar p es so as quan to à l oc al iz aç ão do s ór gã os, u ni da de s o u ser viço s da un id ad e qu e a tua; ex ec uta r tr ab al ho de al m ox ar ifa do, co m o: r ec ebi m en to, co nf er ênc ia , es to cage m , d is tr ib ui ção , r egi st ro e i nv ent ár io d o m at er ia l, so lic itar , co nf er ir, ar m az ena r e c on tr ola r m ate ria l de cons um o; in se rir da do s n os s is tem as in fo rm at iz ad os p ar a m ant er o e sto que e m c on di ções d e at ende r às de m an das ; r ece pc io na r o pú bl ic o, pr oc ur an do id e nt ifi cá -lo , av er ig uan do su as pr et en sõ es, p ar a pr es ta r-lh es in fo rm aç õe s ou en ca m inhá -lo às pe ss oa s e/ ou set or es pr o cur ad os ; at ende r à m u ni ci pa lid ade e dem ai s ser vi dor es , pr est and o inf or m a çõe s ou enca m inha ndo a os r e sp on sáv ei s e of er e ce nd o or ient aç ão e e scl ar ec im ent os pe ss o alm en te ou at ra vé s d e t elef one ; ex ec uta r ou tr as ta re fa s da ár ea ad m in ist ra tiv a.

(16)

16 ão Vagas Cadastro Reser va Carg a horár ia seman al Venc im ento Es cola ri d ade / R eq u isit o s A tr ib u içõ es Bás ica s O : A U X IL IA R D E S E RV O S O P ER A C IO N A IS I: 11 V A G A S O F E R EC ID A S ILIAR D E VI Ç O S ACION A IS I 10 25 40h 5 10, 00 En sin o F unda m en tal In co mpl et o – 5ª sér ie . Ex ecu tar se rv iços ope ra ci on ai s de a ux íli o à con st ru çã o, pa vi m en ta ção , m an ute nç ão , c ons er va çã o, m edi çã o e lim pez a de v ias , e di fic aç ões e d em ai s pr óp rio s púb lico s, c ar re ga ndo , d es ca rr ega ndo, tr an sl ad and o, or de na ndo e ze lan do pel os m ate riai s di ver sos; m anu se ar m at er iai s d e a té 5 0 q ui lo s. ex ec uta r tr abal ho s r oti ne iro s de li m pez a em g er a l e m e di fic aç ões e pr éd ios ut ili zad os por ór gã os m u ni ci pa is p ar a m ant er a s con di çõ es de h ig ien e e co ns er va çã o d as m es m as ; ex ec uta r se rv iç o s de c ar ga e des ca rg a de m ater iai s e d e ar ru m açã o de m at er iai s us ado s em o br as, con for m e ar ranj os fís ic os ; ex ec ut ar ser vi ço s de con ser vaç ão, lim pe za e re m oção d e det rit os no s lo ca is d os se rv iç os; pr ep ar ar t er reno s p ar a in sta la ção d e eq ui pam en to s e in st ru m ent os e r eali za çã o de ob ra s; t ran sp or ta r eq u ip am entos e in st ru m ent os de tr ab al ho ; ex ec utar tr abal ho s b ra çai s em ger al , e m es pec ia l, tap ar b ur ac os em v ia s púb lica s, m edi an te pr epar aç ã o e ap lic aç ão de ca m ad a de a sfa lto, co lo ca çã o d e m e io s-fios ; ex ec utar ou tr as ta re fa s as se m elh ad as . E IR O 1 1 40h 5 10, 00 En sin o F unda m en tal In co mpl et o – 5ª sér ie . E xe cut ar o s er viç o d e aber tu ra e f e cham e nt o d e s epu ltu ras , obs er va nd o as no rm as de hi gi ene e s a úd e p ú bl ic a; ex ec uta r o s er viç o de p rep ar aç ã o e /ou con fe cção de j azi g o; real iz ar o sep ult am en to de cadá ver e s e cu id ar da m an ute nç ão do c em ité rio m uni ci pa l.

(17)

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 – PROGRAMA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

FISCAL DE TRANSPORTE MUNICIPAL: Conhecimentos do Código Nacional de Trânsito – Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, e atualizações: Cap. 2 - Sistema Nacional de Trânsito; Cap. 3 - normas gerais de circulação e conduta; Cap. 4 - pedestres e condutores de veículos não motorizados; Cap. 7 - da sinalização de trânsito; Cap. 8 - engenharia de tráfego, da operação, da fiscalização e do policiamento ostensivo de trânsito; Cap. 9 - dos veículos; Cap.10 - dos veículos em circulação internacional; Cap.13 - da condução de escolares; Cap.15 - das infrações.

TÉCNICO CONTÁBIL: Contabilidade geral; Livros obrigatórios e facultativos; Registros contábeis; Método

das partidas dobradas; Lançamentos de 1a 2a 3a e 4a fórmulas; Regime de competência e regime de caixa;

Critérios de avaliação do ativo e do passivo; O patrimônio líquido; Capital subscrito e integralizado; Reservas de capital; Reservas de lucro e reservas de reavaliação: Lucros ou Prejuízos Acumulados; Contas patrimoniais e contas de resultado; 1Operações contábeis comuns às empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços; Principais demonstrações contábeis e suas finalidades; Dividendos obrigatórios; Avaliação de investimentos pelo método da equivalência patrimonial e pelo método do custo; Critérios de Avaliação de Estoques; Depredações do ativo imobilizado e amortizações do ativo diferido; Estruturação fiscal: livros obrigatórios e facultativos no âmbito das legislações do imposto de renda/contribuição social. TÉCNICO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: Alimentação, função dos alimentos, alimentação equilibrada, conservação dos alimentos; noções de armazenamento de alimentos; alimentação alternativa. Cuidados básicos de saúde infantil. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei n° 8.069/90 – Das disposições preliminares: artigos 1º ao 6º; Dos direitos à liberdade e a dignidade: artigos 15 a 18; Das infrações administrativas: artigos 2º ao 5º.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM: Conhecimento básico de anatomia, fisiologia, microbiologia, parasitologia, higiene e profilaxia, nutrição e dietética, psicologia aplicada à saúde. Prevenção de infecções hospitalares, aplicação e medidas de biossegurança, preparao, desinfecção e esterilização. Técnicas de coleta de material para exames; Terminologia científica; Preparo e administração de medicamentos; sinais vitais; técnicas de curativos. Oxigenoterapia e nebulização. Enemas, aplicação de frio e calor, cuidado e higiene, controle e segurança, cuidados na alimentação oral e por sondas, anotação de enfermagem, transporte de pacientes, assistência de enfermagem do ser humano em todas as fases da vida. Assistência de enfermagem em urgências e emergências clínicas e cirúrgicas. Enfermagem na saúde pública. Administração e conservação de imunobiológicos. Administração dos recursos materiais. Doenças de notificação compulsória. Noções básicas de epidemiologia. : Sistema Único de Saúde - SUS; Norma Operacional da Assistência à Saúde. PSF.

TÉCNICO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Conhecimentos básicos operacionais para: codificar, compilar e executar programas de computador; elaborar, testar, implantar e documentar programas de computador; dar manutenção aos sistemas computadorizados implantados; dar suporte aos sistemas computadorizados implantados ou em implantação; configurar o sistema operacional cliente em ambiente de rede; gerenciar perfis de usuário; conceitos básicos de hardware e software; Sistema operacional Windows. Aplicativos básicos: Word, Excel e PowerPoint; Internet e Intranet: conceitos, programas de navegação, correio eletrônico.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO: Introdução à saúde e segurança do trabalhador: conceituação; Órgãos e instituições relacionadas à segurança do trabalhador – siglas e atribuições; Acidente de trabalho; Legislação de segurança e saúde do trabalhador: leis, portarias, decretos e normas regulamentadoras; Órgão de segurança e medicina do trabalho nas empresas; Noções de psicologia do trabalho; Primeiros socorros; Proteção contra incêndio; Fundamentos de segurança do trabalho; Fundamentos de higiene do trabalho; Noções de ventilação industrial; Doenças transmissíveis e doenças ocupacionais; Noções de ergonomia; Estatística aplicada à segurança do trabalho; Saneamento do meio;

(18)

Equipamento de proteção individual; Prevenção;18 Controle do meio ambiente; Técnicas de Primeiros Socorros; Segurança em espaço confinado; Técnicas de Resgate em Altura e Prevenção de Quedas.

TOPÓGRAFO: Conhecimentos de rotina de levantamento topográfico; interpretação de projetos, realização de medições e domínio do instrumental de agrimensura. Conhecimentos de cálculos de agrimensura. Elaboração de mapas topográficos. Conhecimentos relativos a padrões de qualidade e segurança nos trabalhos de arruamento, estradas, obras hidráulicas e outras.

2 – PROGRAMAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

(OBSERVAÇÃO: NÃO SERÃO UTILIZADAS, NA ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES, AS NOVAS REGRAS DE ORTOGRAFIA).

PARA OS CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL MÉDIO

1 - Interpretação de Textos. 2 - Fonologia e Fonética: Noções gerais de Fonética e Fonologia. a) Fonema e letra; b) Classificação dos fonemas; c) Encontros vocálicos, consonantais e dígrafos; d) Sílaba; e) Classificação das palavras quanto ao número de sílabas; f) Divisão silábica. Ortografia: a) Letra e alfabeto; b) Emprego das letras e dos dígrafos; c) Emprego de parônimos, homônimos e formas variantes; d) Emprego das iniciais maiúsculas; e) Emprego do hífen. Acentuação gráfica: a) Regras de acentuação gráfica. 3 - Morfologia: a) Estrutura das palavras; b) Formação de palavras; c) Classes de palavras. 4 - Sintaxe: a) Frase, oração e período; b) Período composto por coordenação; c) Período composto por subordinação; d) Regência verbal e nominal.

PARA OS CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

Interpretação de texto. - Ortografia: Acentuação Gráfica, Emprego do Hífen, Sinais de Pontuação; Emprego de Letras; Divisão Silábica; Abreviaturas e Siglas; Emprego de Iniciais Maiúsculas. Fonética: Encontros Vocálicos; Encontros Consonantais, Dígrafos; Divisão Silábica. Morfologia: Estrutura das Palavras; Formação das Palavras; Classificação das Palavras; Flexão das Palavras. Sintaxe: Regência Nominal e Verbal; Concordância Nominal e Verbal. Semântica: Significação das Palavras: Sinonímia, Antonímia; Denotação e Conotação.

PARA OS CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO – 5ª SÉRIE

Fonética: Sílaba - número de sílabas, divisão silábica. Ortografia: alfabeto, emprego das iniciais maiúsculas, acentuação gráfica. Morfologia: Classes de Palavras: Substantivos - classificação (próprio e comum) e flexão (gênero, número e grau). Adjetivo. Pronome. Verbo - ação, tempo presente, tempo passado, tempo futuro. Compreensão e interpretação de texto(s). Regras Básicas de Concordância Nominal e Verbal.

PROGRAMAS DE MATEMÁTICA:

PARA OS CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL MÉDIO

Conjuntos Numéricos: Números Naturais, Inteiros, Racionais (fracionários e decimais) e Reais - Operações e Propriedades. Números e Grandezas Proporcionais: Razões e Proporções; Divisão Proporcional; Regras de Três Simples e Composta. Sistemas de Medidas: Área, Volume, Massa, Capacidade, Tempo, Sistema Monetário Brasileiro. Funções Algébricas. Equações e Inequações: de 1º e 2º graus, Problemas.

PARA OS CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL FUNDAMENTAL

Conjuntos Numéricos: Inteiros, Fracionários. Operações: Adição, Subtração, Divisão, Multiplicação, Potenciação. Problemas Sobre as Operações: Adição, Subtração, Divisão, Multiplicação, Potenciação. Regra de Três Simples. Juros e Descontos Simples. Equações de Primeiro e Segundo Graus. Elementos de Geometria: Triângulos, Quadriláteros, Cubo. Sistemas de Medidas: Comprimento, Área, Volume, Massa, Capacidade, Tempo. Sistema Monetário Brasileiro.

PARA OS CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO – 5ª SÉRIE

Número e numeral. Sistema de Numeração Decimal. Numerais Ordinais. Conjunto dos Números Naturais. Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão de Números Naturais. Múltiplos e Divisores de um Número Natural. Adição, Subtração, Multiplicação. Sistema Monetário Brasileiro. Figuras Geométricas.

(19)

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

Microsoft Windows 2000 e XP, Word e Excel: Conhecimentos básicos de operação e uso sobre microinformática; Noções básicas de comandos do sistema Operacional Windows; Gerenciamento de arquivos; impressão; Noções de uso e operação dos aplicativos Microsoft Word, (formatação e configuração do texto, correção de documentos). Noções do Microsoft Excel (formatação e configuração de planilhas).

Referências

Documentos relacionados

Serão reservadas 72 (setenta e duas) vagas a pessoas com deficiência, conforme Quadro II do subitem 2.1. O candidato que se declarar pessoa com deficiência realizará as provas

O apresuntado elaborado com farinha de yacon apresentou propriedades diferentes do apresuntado controle, tendo maior rendimento de processo (menor perda de peso), uma

6.2.1 Subitem 6, alínea “a”, não concorrerão às vagas reservadas para pessoas com deficiência. O candidato com deficiência que não realizar a inscrição conforme

Capítulo 6: Cobranças reversas 173 O tipo de cobrança reversa determina se uma regra definida para o investimento ou uma regra de débito padrão é correspondida a

Serão reservadas 72 (setenta e duas) vagas a pessoas com deficiência, conforme Quadro II do subitem 2.1. O candidato que se declarar pessoa com deficiência realizará as provas

Serão reservadas 78 (setenta e oito) vagas a pessoas com deficiência, conforme Quadro II do subitem 2.1. O candidato que se declarar pessoa com deficiência concorrerá em igualdade

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não