• Nenhum resultado encontrado

Doenças cerebrais: o que você precisa saber

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Doenças cerebrais: o que você precisa saber"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

https://unamglobal.unam.mx/algunos-datos-interesantes-del-cerebro/

Doenças cerebrais: o que você precisa saber

O cérebro, principal órgão do Sistema Nervoso Central, está localizado dentro do crânio, submerso no líquido cefalorraquidiano que o protege. Estima-se que tenha um peso médio entre 1,3 e 1,5 kg, podendo ser definido como um órgão complexo, talvez o mais importante do corpo humano.

Este órgão é tão importante que, embora represente apenas 2% do peso corporal,

ele utiliza 20% da ingestão e oxigênio do corpo todo. Seu trabalho continua, mesmo quando estamos dormindo ou em repouso e, quando nos concentramos com força, o cérebro pode usar até 50% da energia e do oxigênio do corpo. Devido a sua importância, é necessário mantê-lo saudável e estar atento a alguns sinais que podem ser indícios de doenças cerebrais. Uma das doenças neurológicas mais frequentes é a enxaqueca, que afeta milhões de pessoas e pode causar deficiências graves ou moderadas, dependendo da sua intensidade. A Organização Mundial da Saúde classificou a enxaqueca como a sexta causa principal de deficiência, afetando a funcionalidade das pessoas.

Entre outras doenças cerebrais que precisam de nossa atenção, encontramos as neurodegenerativas como o Alzheimer, doenças infecciosas como a

(2)

https://neurorhb.com/enfermedades-neurodegenerativas/

https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1137-66272008000200009

meningite e doenças congênitas como a Síndrome de Down. Além disso, destacam-se algumas condições tais como os acidentes cardiovasculares e os distúrbios mentais.

Doenças neurodegenerativas

Chamamos de doenças neurodegenerativas aquelas que são causadas por um processo que acelera a morte celular, causando a degeneração do tecido nervoso. Elas são causadas pela degeneração progressiva dos neurônios individuais, afetando o controle do movimento, a memória e a cognição. A doença neurodegenerativa mais frequente é o Alzheimer que, por sua vez, é o tipo mais comum de demência. Outros tipos comuns de processos degenerativos são o Parkinson, a doença de Huntington, a Esclerose Lateral Amiotrófica, entre outros. Embora alguns fatores genéticos ou ambientais tenham sido associados a estas doenças, atualmente, o principal fator de risco para desenvolvê-las é o aumento da idade.

Quanto ao aparecimento de sintomas, depende da área do sistema nervoso central que estiver sendo afetada, mas os principais problemas que aparecem são cognitivo-condutuais.

Atualmente, não há tratamentos curativos para essas doenças, portanto, os tratamentos atuais são basicamente sintomáticos para reduzir os sintomas ou aumentar a atividade dos neurônios sobreviventes, a fim de minimizar os efeitos clínicos do processo degenerativo.

Doenças Infecciosas

Já as doenças infecciosas do sistema nervoso central são enfermidades comuns, cuja origem é bacteriana, parasitária ou viral. Os sintomas iniciais podem ser inespecíficos, o que pode dificultar o diagnóstico e atrasar o início do tratamento adequado. As doenças mais comuns deste tipo são: meningite, a doença da vaca louca e encefalomielite.

Embora nos últimos cem anos, graças à introdução dos antibióticos, a mortalidade tenha diminuído significativamente, fenômenos como movimentos migratórios, infecções pelo vírus da imunodeficiência humana e outros estados de imunossupressão, geraram importantes mudanças epidemiológicas, como o aparecimento de outras infecções que antes eram praticamente inexistentes. Estas infecções podem ser classificadas segundo diferentes critérios: a) de acordo com a forma de apresentação e curso clínico, b)de acordo com a região do sistema nervoso central afetada, ou c) de acordo com o tipo de agente gerador. Os tipos mais frequentes dessas infecções são:

(3)

https://medlineplus.gov/spanish/brainmalformations.html https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/s-troke/symptoms-causes/syc-20350113#:~:text=Un%20accidente%20cerebrov ascular%20ocurre%20cuando,comienzan%20a%20morir%20en%20minutos. - Bacterianos - Virais - Micóticos - Parasitários

- Infecções por toxinas bacterianas

Doenças congênitas

A maioria das malformações cerebrais começa muito antes do nascimento de um bebê. Algo afeta o sistema nervoso em desenvolvimento ou causa um desenvolvimento anormal. Às vezes, o problema é genético. Em outras, a exposição a certos medicamentos, infecções ou radiação durante a gravidez interfere no desenvolvimento do cérebro. Partes do cérebro podem estar ausentes, ser anormalmente grandes ou pequenas, ou não estarem completamente desenvolvidas.

O tratamento depende do problema. Em muitos casos, o tratamento somente ajuda com os sintomas e pode incluir medicamentos anticonvulsivos, válvulas para drenagem do líquido do cérebro e terapia física.

A Síndrome de Down é a doença congênita mais emblemática. É caracterizada pela alteração do desenvolvimento neuronal devido a fatores genéticos, uso de drogas, deficiência nutricional e doenças infecciosas durante a gravidez.

Acidente vascular-cerebral

Um acidente vascular-cerebral ocorre quando o fornecimento de sangue a uma parte do cérebro é interrompido ou reduzido, impedindo que o tecido cerebral receba oxigênio e nutrientes. As células cerebrais começam a morrer em minutos. Estes acidentes são uma emergência médica e o tratamento imediato é crucial. A ação precoce pode reduzir os danos cerebrais e outras complicações, pois as opções de tratamento são mais eficazes quando são administradas logo após o início do acidente vascular-cerebral. Os sinais e sintomas do acidente vascular-cerebral incluem:

- Dificuldade para falar e entender o que os outros estão dizendo

- Paralisia ou dormência no rosto, braço ou perna

(4)

https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/mental-di-sorders#:~:text=Entre%20ellos%20se%20incluyen%20la,trastornos% 20mentales%2C%20como%20la%20depresi%C3%B3n.

- Dor de cabeça

- Problemas para andar

Distúrbios mentais

Há uma grande variedade de distúrbios mentais e cada um deles tem manifestações diferentes. Em geral, eles são caracterizados por uma combinação de alterações no pensamento, percepção, emoções, comportamento e relacionamentos com os outros.

Estes incluem depressão, distúrbio afetivo bipolar, esquizofrenia, demência, deficiências intelectuais e distúrbios do desenvolvimento como o autismo.

Em relação ao tratamento, existem estratégias eficazes para prevenir alguns distúrbios mentais e estão disponíveis tratamentos e medidas eficazes que permitem aliviar o sofrimento que eles causam.

Os pacientes devem ter acesso a atendimento médico e a serviços sociais que possam lhes proporcionar o tratamento que eles precisam. Além disso, é essencial que eles recebam apoio social.

Reflexões

Apesar de termos aumentado os níveis de expectativa de vida do ser humano nas últimas décadas, devemos manter nosso cérebro saudável. É muito importante consumir nutrientes tais como aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais para otimizar a função cognitiva.

Além disso, levando em conta a importância do cérebro, ele exige cuidados preventivos para assegurar que seu funcionamento seja o ideal na idade adulta e na velhice. Estas são algumas orientações dadas por especialistas:

- Alimentação saudável com uma dieta rica em frutas, verduras, vegetais e peixes, favorecendo o transporte de oxigênio e nutrientes para o funcionamento adequado do cérebro

- Atividade do ponto de vista cognitivo, por meio de jogos de memória, quebra-cabeças, elaboração de passatempos

- Exercício físico ou alguma atividade regular

- Controle dos fatores de risco cardiovascular: hipertensão, açúcar no sangue, uso de drogas e cigarro

(5)

https://unamglobal.unam.mx/algunos-datos-interesantes-del-cerebro/ https://medlineplus.gov/spanish/braindiseases.html https://neurorhb.com/enfermedades-neurodegenerativas/ https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1137-66272008000200009 https://medlineplus.gov/spanish/brainmalformations.html https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/stroke/symptoms-causes/syc-20350113#:~:text=A%20cerebrovascular%20 acidente%20occurs%20when%20they%20begin%20to%20die%20in%20minutos. https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/mental-disorders#:~:text=These %20include%20mental%2C%20disorders%20such%20as%20depression%20and%20 depression%C3%B3n.

- Procurar ajuda especializada

- Interação social, fortalecendo os laços com a família, amigos e ambiente de trabalho, para um desenvolvimento psicológico saudável

Fontes:

Alguns fatos interessantes sobre o cérebro Doenças do cérebro

Doenças neurodegenerativas Doenças Infecciosas

Malformações cerebrais Acidente cardiovascular

Referências

Documentos relacionados

Já os títulos pós-fixados como o Tesouro IPCA+ são pode ser mais interessantes para investidores com objetivos de longo prazo.. Os prefixados, por sua vez, são indicados para

Encarregado de Dados (DPO – Data Protection Officer): pessoa indicada pelo Controlador e Operador para atuar como canal de comunicação entre o Controlador, os Titulares

• Inserção de filtro em veia cava, a maior veia do abdômen para impedir que os coágulos sanguíneos se desloquem para os pul- mões causando uma embolia pulmonar. • Meias

No extrato constarão as horas que o estudante possui em saldo, que serão utilizadas para integralizar, ao final do semestre, a disciplina de Atividades Complementares (estando

Este estudo visa promover maiores esclarecimentos acerca de práticas afetas às religiões de matriz africana, especialmente da Umbanda e do Candomblé, diferenciando-as das

Em caso de dúvidas, a Receita Federal disponibiliza um link para simulação da alíquota efe va do imposto de renda, permi ndo que o contribuinte re suas dúvidas através do

Somente a ignorância poderia levar o indiano a não matar moscas, imaginando que possam ser familiares reencarnados, ou dispor-se a plantar árvores para conter

Esse é um tributo pago ao governo federal sobre a renda que cada pessoa (física ou jurídica) ganha ao longo do ano?. Por isso, a declaração deve ser