• Nenhum resultado encontrado

O EMPREGADOR. Conceito de Empregador:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O EMPREGADOR. Conceito de Empregador:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O EMPREGADOR

 Conceito de Empregador:

Pessoa Física, jurídica ou ente despersonificado, que contrate a uma pessoa física a prestação de seus serviços, efetuados com pessoalidade, onerosidade, não eventualidade e sob sua subordinação.

 Definição legal de EMPREGADOR:

Art. 2º - CLT - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

Obs.: A definição é falha, pois empregador poderá ser pessoa física, não necessariamente empresa!

Equiparam-se a Empregador: Art. 2º - CLT – (...)

§ 1º - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

 Características do EMPREADOR: - Despersonalização;

- Assunção do Risco do Empreendimento;  Características do EMPREADOR:

- DESPERSONALIZAÇÃO –

Diferente do empregado, o qual o serviço deve ser prestado de foram pessoal e insubstituível, o empregador, o empregador poderá ser plenamente substituível, sem prejuízo da relação de emprego existente.

(2)

- DESPERSONALIZAÇÃO NA CLT–

Art. 10 – CLT - Qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa não afetará os direitos adquiridos por seus empregados.

Art. 448 – CLT - A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.

- Assunção dos Riscos (Alteridade)

A ordem justrabalhista impõe à exclusiva responsabilidade do empregador, os ônus decorrentes de sua atividade empresarial.

Obs.: O empregador assume todos os riscos da atividade econômica, não podendo repassar ao empregado eventuais prejuízos advindos desta atividade econômica.

A legislação flexibiliza tal risco de empreendimento, quando possibilidade no artigo 7ª inciso VI da nossa Carta Magna, a possibilidade de redução salarial por negociação coletiva em tempos de crise econômica

 Distinção de Empresa e Estabelecimento:

- EMPRESA – É o complexo de bens materiais e imateriais e relações jurídicas que se

reúnem como um todo unitário, em função de dinâmica e finalidade econômica fixada por seus titulares.

- ESTABELECIMENTO – É uma unidade da empresa, composta também de um

complexo de bens e relações jurídicas, porém, de forma singular.  Conceito de Grupo Econômico:

- Figura resultante da vinculação justrabalhsita que se forma entre dois ou mais entes favorecidos direta ou indiretamente pelo mesmo contrato de trabalho, em

decorrência de existir entre esses entes, laços de direção ou coordenação em face as atividades desenvolvidas.

 A CLT define Grupo Econômico (espécie de empregador) como: Art. 2º - CLT – (...)

(3)

§ 2 Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, ou ainda quando, mesmo guardando cada uma sua autonomia, integrem grupo econômico, serão responsáveis solidariamente pelas obrigações decorrentes da relação de emprego.

§ 3o

Não caracteriza grupo econômico a mera identidade de sócios, sendo necessárias, para a configuração do grupo, a demonstração do interesse integrado, a efetiva comunhão de interesses e a atuação conjunta das empresas dele integrantes.  Sucessão de EMPREGADORES :

- Haverá Sucessão sempre que:

a) Houver Transferência de Unidade Econômica-Jurídica; b) Houver Continuidade na Prestação;

- Relações que NÃO suportam Sucessão de Empregadores - Art. 10 e 448 CLT: a) Empregados Domésticos –

Art. 7º - CLT - Os preceitos constantes da presente Consolidação salvo quando for em cada caso, expressamente determinado em contrário, não se aplicam :

a) aos empregados domésticos, assim considerados, de um modo geral, os que prestam serviços de natureza não-econômica à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas;

b) Empregador Empresa Individual–

Art. 483 – CLT - O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando: (...)

§ 2º - No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.

c) Estados ou Municípios Desmembrados–

Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

§ 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

(4)

OJ 92 SDI I – TST - Em caso de criação de novo município, por desmembramento,

cada uma das novas entidades responsabiliza-se pelos direitos trabalhistas do empregado no período em que figurarem como real empregador.

d) Empregador em Falência ou Recuperação Empresarial – Lei 11.101 - 2005

Art. 114. O administrador judicial poderá alugar ou celebrar outro contrato referente aos bens da massa falida, com o objetivo de produzir renda para a massa falida, mediante autorização do Comitê.

2o O bem objeto da contratação poderá ser alienado a qualquer tempo, independentemente do prazo contratado, rescindindo-se, sem direito a multa, o contrato realizado, salvo se houver anuência do adquirente.

 Efeitos Legais da Sucessão:

Art. 448-A. - CLT - Caracterizada a sucessão empresarial ou de empregadores prevista nos arts. 10 e 448 desta Consolidação, as obrigações trabalhistas, inclusive as contraídas à época em que os empregados trabalhavam para a empresa sucedida, são de responsabilidade do sucessor.

Parágrafo único. A empresa sucedida responderá solidariamente com a sucessora quando ficar comprovada fraude na transferência.

Obs. – O Direito do Trabalho não suporta possibilidade de insurgência do empregado contra a sucessão do empregador!

 Terceirização Trabalhista;

- Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços.

- A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

- Definição Legal – Lei 6.019 – 74

Art. 4o-A. Considera-se prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua execução.

(5)

Art. 5 A – Lei 6.019/1974

§ 5o

A empresa contratante é subsidiariamente responsável pelas obrigações trabalhistas referentes ao período em que ocorrer a prestação de serviços, e o recolhimento das contribuições previdenciárias observará o disposto no art. 31 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991.

Prof. EduardoCarvalho Direito do Trabalho I

Referências

Documentos relacionados

• Stellen Sie, bevor Sie die Maschine warten oder Einstellungen daran vornehmen, den Motor ab, aktivieren die Feststellbremse und ziehen den Zünd- schlüssel, um einem

O tratamento com nove aplicações do adubo biológico apresentou valores de resistência do solo à penetração semelhantes ao solo sob mata nativa, sendo que os

Para guiar o trabalho de pesquisa e alcançar o objetivo geral explicitado “Propor uma Sequência de Atividades para o ensino de química orgânica usando os alimentos

▷ Com a unidade de comando OCU conectada, podem ser checadas as informações sobre a intensidade do sinal de chama, avisos de falha e os valores dos parâmetros unicamente através

Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, ou

Breve comparação com conceitos legais do empregador em outros direitos, faz notar a característica do direito brasileiro de introduzir a eventualidade como elemento

Também é possível criar um novo Item no Catálogo Geral e utilizado como atributo de uma classe. Por exemplo, podemos criar um

A significativa superioridade dos percentuais de densidade das fibras colágenas do grupo patológico sobre o grupo controle comprova, numericamente, os resultados descritivos