• Nenhum resultado encontrado

O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Léia A. dos Santos Feliciano1

RESUMO

O presente artigo é o resultado de uma prática pedagógica aplicada no 7º ano do ensino fundamental II na disciplina de geografia, no Município de Joinville/SC. Por compreender que as novas tecnologias fazem parte da vida dos estudantes, aproveitar dessa potencialidade é possibilitar novos caminhos e maneiras de ensinar e aprender.

O recurso utilizado para desenvolver esse trabalho, foi aplicativo do whatsapp, pela facilidade de aquisição e por ser muito popular entre os adolescentes, e a metodologia dialógica foi importante nesse processo para desenvolver a capacidade dos alunos de argumentar, discutir, debater, e transformar o ensino de geografia mais prazeroso. Entre outras possibilidades de aprendizagem, esse trabalho contribuiu para que os alunos desenvolvessem a capacidade de fundamentar e defender os seus pontos de vistas, elaborar pesquisas extraclasse, e se tornarem mais autônomos dentro e fora da sala de aula, pois ao término do trabalho foi verificado que os mesmos se tornaram mais atuantes e participativos na sala de aula e compreenderam que o conhecimento não está restrito apenas ao ambiente escolar.

Além, disso foi possível comprovar que o celular e seus aplicativos, quando bem utilizados, pode ser um importante aliado no processo de ensino aprendizagem.

Palavras Chaves: Novas Tecnologias, O uso do Watsapp como Ferramenta Pedagógica.

INTRODUÇÃO

Segundo Santos (1997), com o advento da globalização e a evolução tecnológica o espaço geográfico, ou seja, o palco das realizações humanas está sendo transformado pela técnica, pela ciência e pela informação, o que o autor chama de meio técnico científico informacional, e dentro desse contexto é importante destacar que a escola faz parte desse espaço geográfico, e para o autor um processo de aprendizagem eficaz, precisa partir da conscientização da época em que estamos vivendo.

1 Licenciado e Bacharel em Geografia. Universidade da Região de Joinville (Univille) Joinville/SC, 2009. Pós Graduada em Educação Ambiental, (Facel /PR) Mestranda em Educação ( Universidad La Empresa Montevideo) Email: leia_alves6@hotmail.com.

(2)

Conforme Santos (1997), isto significa saber o que o mundo é e como ele se define e funciona, de modo a reconhecer o lugar de cada país no conjunto do planeta e o de cada pessoa no conjunto da sociedade humana. É desse modo que se podem formar cidadãos conscientes, capazes de atuar no presente e de ajudar a construir o futuro.

Nesse mundo globalizado, o autor supracitado destaca que o conhecimento tem um papel privilegiado, pois o mesmo cristaliza os momentos anteriores e o lugar se torna o elo entre o passado e o futuro, mediante as relações sociais do presente que nele se realizam.

A sociedade globalizada é marcada pela revolução científica, inovações e descobertas, e a escola como espaço privilegiado de compartilhamento de diferentes saberes, deve estar atenta a essas transformações, se adequar as mesmas, e

principalmente saber aproveitar os recursos que estão disponíveis, entre eles as novas tecnologias que mediada com o projeto pedagógico resulta em um ensino muito

prazeroso e inovador e também consegue atender aos anseios dos jovens e adolescentes que nasceram nessa era chamada “digital”.

Dentro do contexto educacional as “novas tecnologias”, ou tecnologias da informação e comunicação (TIC), trazem a sala de aula, novos desafios e novas

maneiras de aprender, e em especial as tecnologias móveis como o celular e tablet, por exemplo, permitem aprender em diferentes espaços. Por isso utilizar dessa tecnologia móvel para aprimorar a pesquisa, incentivar os alunos a buscar o conhecimento e principalmente descobrir novas maneiras de aprender, é contribuir para autonomia, criatividade e também ensinar para a liberdade.

Nesse sentido, Costa (2007), destaca que o professor deve aproveitar as

potencialidades do celular, como um importante recurso pedagógico, tendo em visto que essa tecnologia móvel está presente na vida de todos os educandos.

Conforme, Moran, Masetto e Behrens (2014, p. 31), com a chegada das novas tecnologias, a escola podem se transformar em um conjunto de espaços ricos e de aprendizagens muito significativas, seja de forma presencial ou digital, o importante é que o professor aproveite essas potencialidades das tecnologias disponíveis para motivar os seus alunos a aprenderem de forma atuante e independente.

(3)

A tecnologia móvel permite que o “aprender” se torne mais atraente e prazeroso, porque cria novas possibilidades e não se limita apenas a sala de aula, independente do espaço que estiver, seja junto ou separado, on-line ou off-line, os conteúdos podem ser acessados e também compartilhados.

Nesse contexto Moran, Masetto e Behrens (2014, p. 31 destacam que:

Com isso é possível pesquisar de todas as formas, utilizando todas as mídias, todas as fontes, todas as maneiras de interação. Pesquisar às vezes todos juntos, ou em pequenos grupos, ou mesmo individualmente. Pesquisar na escola ou em diversos espaços e tempos. Combinar pesquisa presencial e virtual. Relacionar os resultados compará-los, contextualiza-los, aprofundá- los, sintetiza-los. O conteúdo pode ser disponibilizado digitalmente.

É importante destacar que mesmo com todas essas facilidades o papel do professor é fundamental para mediar o conhecimento e também contribuiu para que o mesmo tenha significado. Por isso não se utilizar dessas vantagens é limitar que o conhecimento seja discutido apenas em um único lugar (no caso a sala de aula), contribui para a monotonia.

Com o advento da informatização e da evolução tecnológica, a utilização do aparelho de celular por crianças adolescentes e jovens tem crescido de maneira significativa. Segundo o Pnad 2009, (pesquisa nacional por amostras de domicílio), divulgada pelo IBGE, cerca de 29% de adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos no Brasil possuem celular , ou seja 05 milhões de aparelhos pertencem a essa faixa etária.

Esse aumento significativo do uso de celular por esse grupo etário tem causado muitos conflitos, principalmente nas escolas, devido ao mau uso desses aparelhos, entretanto, buscou-se uma forma de minimizar tal situação utilizando-o como ferramenta pedagógica.

E o professor, como facilitador do conhecimento deve utilizar dessa tecnologia móvel para aprimorar a pesquisa e incentivar os alunos a buscar o conhecimento e principalmente descobrir novas maneiras de aprender e ensinar.

É fundamental que o professor aproveite desses recursos tecnológicos para inovar as suas aulas. Nesse sentido, Costa 2007, p.99 destaca que:

(4)

“O educador deve aproveitar as potencialidades do celular, como recurso pedagógico, tendo em vista que é uma realidade presente na vida de todos os educandos”.

Segundo as Diretrizes de Políticas para aprendizagem móvel da UNESCO 2014, o uso da tecnologia móvel como o celular, por exemplo, viabiliza o processo de aprendizagem em qualquer hora e em qualquer lugar, isso facilita o acesso imediato da informação possibilitando o compartilhamento do conhecimento.

Além disso, essa nova possibilidade de aprendizagem contribui para a interação e fortalecimento das relações sociais porque o saber compartilhado permite diferentes concepções de aprendizagem.

Partindo do pressuposto da importância do celular e seus aplicativos nas relações sociais e no cotidiano da sociedade contemporânea, achei fundamental aliar o aplicativo whatsapp ao processo ensino aprendizagem na disciplina de geografia na Escola Municipal Professor João Bernardino da Silveira na cidade de Joinville- SC.

O aplicativo whatsapp foi escolhido como ferramenta pedagógica pela facilidade de aquisição, pode ser baixado em todos os celulares com sistema android, Windows phone, IOS, e também por ser um aplicativo popular entre os adolescentes.

Além dessa facilidade dentro do contexto pedagógico o aplicativo permite autonomia, ou seja, permite que o aluno organize o próprio momento de estudar, inclusive para fazer pesquisas online no horário e no local que quiser, permite a facilidade de compreensão, e de interação entre o seu grupo de estudo, e também devido à flexibilidade ele permite uma aproximação maior entre o professor e o aluno.

Essa aproximação entre o professor e o aluno mediada pela tecnologia é interessante, porque permite que o professor deixe de lado um pouco a rigidez imposta pela sala de aula e assuma o papel de mediador intelectual ético e emocional dos alunos, e também é detentor de um tempo maior para esclarecer as dúvidas, e também nessa mediação os laços afetivos entre o professor e o aluno são mais fortalecidos porque estão em contato permanente.

(5)

OBJETIVOS

Desenvolver a capacidade de se comunicar, argumentar, discutir, debater utilizando as novas tecnologias.

Transformar o ensino da geografia mais prazeroso Incentivar a pesquisa extraclasse

Estimular os alunos a utilizarem o celular e seus aplicativos como uma importante ferramenta no processo ensino aprendizagem.

Comprovar que o celular quando bem utilizado pode ser um importante aliado na construção do conhecimento

METODOLOGIA

Ao perceber o interesse dos alunos no uso do celular e, principalmente no aplicativo do whatsapp, decidiu-se utilizá-lo como ferramenta pedagógica no processo ensino aprendizagem da disciplina de geografia, afinal o celular pode ser um importante aliado no processo de ensino aprendizagem.

A turma escolhida para essa nova metodologia de aprendizagem foi o 7º Ano A do período matutino, formada por 33 alunos. Essa turma foi selecionada devido ao perfil, porque os alunos questionavam bastante, e nas aulas de geografia eles eram bem atuantes, possuíam uma capacidade de organização significativa, principalmente para defender os seus interesses e pontos de vista e também porque a maioria dos alunos tinha o aplicativo instalado no celular. Entretanto, havia muita falta de fundamentação na exposição oral deles, então foi aproveitada a oportunidade para incentivá-los, a saber, se comunicar de forma adequada, argumentar, discutir, debater, pesquisar, fundamentar e defender os seus pontos de vista.

Em seguida, foi feita uma proposta para os alunos para que utilizassem o aplicativo whatsapp como ferramenta de estudo de geografia, e para que a aulas ficassem mais atrativas, eles gostaram muito da ideia. Foi solicitado aos alunos que escrevessem em uma folha o número do seu telefone celular.

A partir daí foi criado um grupo de estudo denominado “Estudos Geográficos”, tendo a professora como “mediadora e administradora” do grupo, ficou combinado que

(6)

os temas discutidos seriam os conteúdos estudados em sala de aula, temas de grande relevância na mídia e também assuntos que eles tivessem interesse em discutir.

Nesse contexto Freire (2014), afirma que o diálogo é o ponto central na atividade de ensinar, e o professor e o aluno são seres atuantes no processo, para o autor, no contexto educacional, ato de dialogar implica na escolha do tema em que ambos pretendem dialogar e que essa forma de se construir o conhecimento conduz a uma “educação autentica”, ou seja, a parceria que existe entre o educador e educando e o tema proposto. Essa metodologia é interessante porque conduz a uma problematização, e os dois se transformam em sujeitos atuantes no processo e aprendizagem porque crescem e aprendem juntos.

Desta maneira, o educador não é apenas o que educa, mas é o que, enquanto educa é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos e em que os “argumentos de autoridade”. Já não valem. Em que, para ser-se, funcionalmente, autoridade, se necessita, estar sendo com as liberdades e não contra elas.(FREIRE, 2014, p.39).

Dentro da proposta ficou decidido com o grupo como seriam distribuídos os temas para discutir no grupo de estudo, e ficou decidido que os mesmos seriam

disponibilizados semanalmente, e que todos os membros do grupo teriam oportunidade para sugerir o tema que gostariam de estudar.

E os temas eram bem diversificados segue alguns exemplos: O crescimento populacional da cidade de Joinville e os problemas no transito devido ao grande número de veículos, a grande extensão territorial do Brasil, o mapa estereotipado do Brasil, o envelhecimento da população brasileira, a chegada dos haitianos em Joinville, a mobilização dos movimentos sociais, corrupção, violência contra os professores no estado do Paraná e a redução da maioridade penal.

Após as discussões do tema sugerido no grupo do whatsapp, o tema era retomado em sala de aula para que os alunos que não conseguiram participar do tema pudesse fazê-lo na sala de aula e também para encorajar aqueles alunos que sofriam de timidez, se expressar oralmente em público.

(7)

RESULTADOS PRELIMINARES

O interessante desse trabalho foi à evolução dos alunos, tanto no grupo como em sala de aula, alguns alunos tinham vergonha de expressar as suas opiniões, porém depois que eles começaram a participar no grupo do whatsapp passaram a se manifestar na sala de aula, defender seus pontos de vista e contribuir trazendo informações novas referentes ao tema estudado no grupo, na sala de aula, e outro tema pertinente e relevante para o conhecimento dos alunos.

Inclusive, eles propuseram um debate em sala de aula sobre um dos temas que havia sido estudado no grupo de estudo, isso teve um impacto significativo, porque eles compreenderam que para argumentar algum assunto, independente da relevância do mesmo era preciso ler bastante para poder fundamentar, e isso eles fizeram muito bem, porque no dia que ocorreu o debate na sala de aula eles trouxeram bastante matérias de pesquisa e conseguiram opinar de forma consistente e principalmente aprenderam a respeitar e ouvir as opiniões diferentes.

Também foi verificado que, apesar de todas as tecnologias disponíveis que temos hoje, a presença do professor é fundamental para mediar e estimular a construção do conhecimento dos alunos, porque nem sempre eles sabem usar o celular de forma adequada, por isso é precisa mediar e intervir quando necessário.

E outro fator relevante que é importante destacar é que a insegurança do

professor tende a desaparecer diante das novas tecnologias, porque os alunos auxiliam o professor quando necessário, e para o aluno saber que de alguma maneira ele contribuiu para o aprendizado do professor fortalece a relação entre ambos e desmistifica a ideia de que o professor é o detentor do “conhecimento”, e desenvolve a cultura de que o

conhecimento se constrói juntos.

Estar sempre atento às transformações e procurar se atualizar para que as inovações tecnológicas possam efetivamente contribuir no processo pedagógico e possibilitar avanços na aprendizagem.

(8)

REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSTA, Ivanilson. Novas Tecnologias. Desafios E Perspectivas Na Educação. 1º Ed.

Clube dos Autores 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Jundiaí. Paco Editorial 2014.

MORAN, Manuel José; Masetto, Marcos T; Behrens Marilda Aparecida. In Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 13° Ed. Campinas. Ed. Papirus, 2000.

(9)

SANTOS, Milton, Técnica Espaço e tempo. Globalização e o Meio Técnico-Científico Informacional. 3º Ed. São Paulo Ed. Hucitec, 1997.

Referências

Documentos relacionados

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

Botucatu e de Bauru e os “Campi” Experimentais, nos termos do Decreto nº 51.469, de 02 de janeiro de 2.007, deverão executar suas despesas relativas às aquisições, com

A pesquisa objetiva o estudo da Língua Inglesa, situando a pertinência do ensino de língua estrangeira nos currículos dos cursos superiores de tecnologia, mais especificamente da

Neste trabalho temos como objetivo propor uma reflexão sobre as possíveis contribuições do celular a partir do uso do aplicativo Whatsapp como uma ferramenta

Este artigo discute o emprego do Whatsapp como ferramenta de pesquisa para docentes que atuam nos cursos técnicos de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal de

Palácio da Bolsa Praça da Ribeira Igreja de São Francisco Ponte Dom Luis I Convento Igreja de Santa Clara Torre dosClérigos Estação de São Bento N 0 0,5 1km POR TO À ne pas

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus