• Nenhum resultado encontrado

Valorizo as minhas relações afectivas e demonstro equilíbrio na gestão de. OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO III Secção Comunidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Valorizo as minhas relações afectivas e demonstro equilíbrio na gestão de. OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO III Secção Comunidade"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROGRAMAEDUCATIVO_Comunidade

1

JUNTA REGIONAL DE LEIRIA

P R O G R A M A E D U C A T IV O

OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO | III Secção – Comunidade ÁREAPERSPECTIVA EDUCATIVATRILHOSOS OBJECTIVOS DE CADA TRILHO RELACIONAM-SE COMOBJECTIVO A1Valorizo as minhas relações afectivas e demonstro equilíbrio na gestão de conflitos. A2Comprometo-me com o bem-estar da minha família. A3Reconheço que existem diversas sensibilidades estéticas e partilho os meus gostos.

Relacionamento e Sensibilidade

auto-expressão, intereducação; valorizão dos laços familiares; oão de vida; sentido do belo e do estético A4Encaro com naturalidade a minha sexualidade e procuro integrá-la harmoniosamente na minha vida, respeitando-me a mim e aos outros. A5Ajo de forma ponderada e reflectida, respeitando os sentimentos dos outros. Equilíbrio emocional

Saber lidar com as emões "controlar/exprimir"; manter um estado interior de liberdade; maturidade A6Reconheço quando me excedo e esforço por corrigir o meu comportamento. A7Reconheço as características da minha personalidade. A8Reconheço que erro e comprometo-me a melhorar as minhas características menos positivas. A9Aceito as minhas limitações, esforçando-me sempre por melhorar.

DESENVOLVIMENTO AFECTIVOOs sentimentos e as emoções Auto-estima Conhecer-se; aceitar-se; valorizar-se A10Conheço bem as minhas capacidades e invisto no meu desenvolvimento.

(2)

PROGRAMAEDUCATIVO_Comunidade

2

S1Conheço os meus deveres e direitos e promovo que, à minha volta, os outros os conheçam. S2Participo activamente nas comunidades em que me insiro, intervindo na promoção de causas comuns. Exercer activamente cidadania

Direitos e deveres; tolencia social; intervenção social S3Quando perco uma votação, aceito a decisão e trabalho nesse sentido. S4Identifico situações em que posso ser útil na resolução ou minimização de um problema social. S5Participo, sozinho ou em equipa, na resolução ou minimização de um problema social.

Solidariedade e tolerânciaServiço; interajuda; tolencia S6Exponho as minhas ideias, respeitando e valorizando as dos outros. S7Valorizo as diferentes funções no Grupo e desempenho o melhor possível aquelas que me são confiadas.

DESENVOLVIMENTO SOCIALA integração social Interacção e cooperação

Assertividade; espírito de equipa; assumir o seu papel nos grupos de pertençaS8Respeito as necessidades do Grupo, nunca sobrepondo a minha liderança. I1Procuro sempre aumentar os meus conhecimentos, diversificando as vivências. I2Sei onde procurar a informação e selecciono-a de acordo com as necessidades. Procura do conhecimento

Desejo do saber; procura e seleão de informão; iniciativa; auto-formão I3Conheço as minhas aptidões, sou capaz de optar por uma área profissional ou de estudo e identificar outros domínios de interesse pessoal. I4Sei avaliar as experiências que vivo e utilizo o que aprendo de forma criativa nas novas situações que enfrento. Resolução de problemas

Capacidade de alise e ntese; utilizão de novas cnicas e métodos; seleão de estratégias de resolução; alise crítica da solução encontrada; capacidade de adaptação a novas situões I5Analiso problemas, proponho soluções e escolho a mais adequada. I6Assumo o desafio de criar ideias e projectos inovadores em que relaciono os meus conhecimentos e gostos.

DESENVOLVIMENTO INTELECTUALA inteligência Criatividade e Expressão

Apresentãogica de ideias; criatividade; discurso adequadoI7Apresento ideias e emoções de forma criativa, explorando diferentes técnicas e meios e adequando-as a quem me dirijo.

(3)

PROGRAMAEDUCATIVO_Comunidade

3

Desempenho

Rentabilizar e desenvolver as suas capacidades, destrezasica; conhecer os seus limites

F1Testo de forma responsável os limites do meu corpo e pratico actividades físicas que me permitem conseguir um desenvolvimento equilibrado. F2Aceito as características próprias do meu corpo e respeito as diferenças físicas entre as pessoas. Auto-conhecimentoConhecimento e aceitação do seu corpo e do seu processo de maturãoF3Reconheço que homens e mulheres têm características físicas diferentes e respeito os comportamentos e necessidades que vão surgindo. F4Faço escolhas saudáveis ao nível da minha alimentação, repouso e actividades físicas. F5Tomo as medidas necessárias para o meu bem-estar físico e ando aprumado.

DESENVOLVIMENTO FÍSICOO corpo Bem-estar físico

Manutenção e promão: exercio; higiene; nutrição; evitar comportamentos de risco F6Conheço os malefícios das substâncias e comportamentos de risco e evito- os. C1Escolho conscientemente as minhas referências e valores fundamentais. C2Sou capaz de fazer opções e de reconhecer as suas implicações. Autonomia

Tornar-se independente; capacidade de optar; construir o seu quadro de refencias C3Estabeleço para mim, com regularidade, metas a atingir em várias áreas da minha vida. C4Correspondo à confiança que em mim depositam. C5Reconheço a importância das minhas tarefas, estabeleço prioridades e respeito-as. C6Encaro os obstáculos sem desistir de encontrar soluções ou alternativas e reconhecendo as lições a tirar.

Responsabilidade

Ser consequente; perseverança e empenho; levar a bom termo um projecto assumido C7Assumo as minhas acções, aceitando as consequências das mesmas para mim ou para os grupos a que pertenço. C8Partilho e defendo aquilo em que acredito de forma serena e fundamentada.

DESENVOLVIMENTO DO CARÁCTERA atitude CoerênciaViver de acordo com o seu sistema de valores; defender as suas ideiasC9Ajo, em cada dia, de acordo com as convicções e referências que vou tomando para mim, tendo consciência do testemunho que dou aos outros.

(4)

PROGRAMAEDUCATIVO_Comunidade

4

E1Conheço e compreendo a vida dos Profetas. E2Conheço e percebo a vida de Jesus com os Apóstolos. Descoberta

Disponibilidade interior; interiorizão progressiva; busca do transcendente no espefico criso E3Reconheço que cada membro da Igreja é diferente e que isso é importante e enriquece a comunidade. E4Vivo a oração como parte do meu quotidiano e participo nas celebrações comunitárias. E5Conheço a perspectiva da Igreja sobre os temas principais a partir da fundamentação Bíblica. Aprofundamento

Dar testemunho pelos actos do dia-a-dia; viver em comunidade; estar aberto ao dlogo inter-religioso E6Aprofundo as razões da minha fé no contacto com as outras religiões. E7Defendo a vida humana como um valor absoluto.

DESENVOLVIMENTO ESPIRITUALO sentido de Deus Serviço

Integrão e participão activa na Igreja; participar na construção de um Mundo Novo; evangelizãoE8Sei o que é ser "Sal da Terra e Luz do Mundo" e ponho-me ao serviço dos outros.

EX EM PL OS D E OP OR TU NI DA DE S ED UC AT IV AS ( do s vá ri os p os sí ve is ) PA RA R EA LI ZA Ç ÃO / VA LI DA Ç ÃO D E OB JE CT IV OS E DU CA TI VO S DE S EC ÇÃ O - CO M UN ID AD E D e s c id a d e u m r io e m c a n o a o u j a n g a d a | C o n s tr u ç ã o d e j a n g a d a s | R a id e d e 2 d ia s | C o rr id a d e o ri e n ta ç ã o | D e c o ra ç ã o d o A b ri g o | A c o lit a r n u m a E u c a ri s ti a | A c a m p a m e n to R e g io n a l | A n im a r u m a t a rd e n u m l a r d e i d o s o s | L im p e z a d e m a ta o u r io | C o n fe c ç ã o d e b o lo s o u p ã o p a ra u m a c a m p a n h a d e a n g a ri a ç ã o d e f u n d o s | A c a m p a m e n to c o m j o v e n s c a re n c ia d o s | J O T A / J O T I | P e ç a d e N a ta l p a ra a C o m u n id a d e L o c a l | A te lie r d e t ra b a lh o s a rt e s a n a is / m a n u a is | T ri v ia l E s c u ti s ta | F o rm a ç ã o e m S o c o rr is m o | …

Estrutura Educativa | Mística & Simbologia | Aprender Fazendo | Sistema de Patrulhas III SECÇÃO COMUNIDADE DESIGNAÇÃO DA SECÇÃO

C o m u n id a d e

DESIGNAÇÃO DO ELEMENTO

P io n e ir o

ESTRUTURA EDUCATIVA FAIXA ETÁRIA

D o s 1

4

a o s 1

8

a n o s

(5)

PROGRAMAEDUCATIVO_Comunidade

5

IMAGINÁRIO

Ambiente que envolve a Secção e que se traduz por um espírito e uma linguagem pprios, uma hisria com heis e símbolos, induzindo a um sentimento de pertença em relação ao Grupo e permitindo a transmissão de determinados valores.

P io n e ir o ( o q u e c o n s tr ó i)

MÍSTICA

A I g re ja e m c o n s tr u ç ã o

DESCRÃO DA MÍSTICA

Proposta de enquadramento temático e de vivência espiritual que visa aprofundar a descoberta de Deus e a comunhão em Igreja. O Pioneiro assume o seupapel na construçãodaIgreja de Cristo. SIMBOLOGIA Elementos/ objectosrepresentativos derealidades, caractesticasou atitudesquematerializamoideal proposto na Mística de cada Secção e queajudamatransmitirerefoar o ideal presentenoImaginárioena Mística.

Rosa-dos-Ventos Machada Gota de água Icthus PATRONO

Santos ou Beatos da Igreja que no decurso da sua vida encarnaram na plenitude os valores que se pretendem transmitir através da Mística e do Imaginário da Secção, sendo por isso escolhido como Protector e Exemplo de vivência para os elementos dessa Secção.

S ã o P e d ro

MÍSTICA E SIMBOLOGIA MODELOS DE VIDA

Figuras da Igreja Calica que, à semelhança do Patrono, também encarnam os valores e ideias da Mística e do Imaginário da Secção e que exprimem a diversidade de caminhos e carismas possíveis para os viver.

S ã o J o ã o d e B ri to ; S a n ta T e re s in h a d o M e n in o J e s u s ; S a n ta C a ta ri n a d e S e n a .

(6)

PROGRAMAEDUCATIVO_Comunidade

6

GRANDES FIGURAS

Personalidades que na sua vida realizaram grandes feitos, associados ao Imaginário da Secção e que marcaram a hisria da Humanidade.

G ra n d e s P io n e ir o s

APRENDER FAZENDODESIGNAÇÃO DO PROJECTO

E m p re e n d im e n to

DESIGNAÇÃO DO PEQUENO GRUPO

E q u ip a

EFECTIVO04

a 0

8

P io n e ir o s

GÉNERO

A c o n s e lh a -s e m is ta

IDENTIDADE DO PEQUENO GRUPO

N o m e d e S a n to d a Ig re ja o u d e u m p io n e ir o d a H u m a n id a d e o u h e ró i n a c io n a l.

LIDERANÇA DO PEQUENO GRUPO

G u ia d e E q u ip a

SISTEMA DE PATRULHAS DESIGNAÇÃO DO LOCAL DE REUNO

A b ri g o

Referências

Documentos relacionados

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

22/ Inclui as transferências relativas a serviços diretamente ligados às transações mercantis, tais como armazenagem, arbitragem, peritagem, inspeção e

12.14 – Caso o Kart necessite de manutenção, após sua pesagem, com troca de peças, desde que não sejam as fornecidas pelo promotor, este deverá manter-se no

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Although a relation between pitch accent types and gesture types was observed, sentence type or pragmatic meaning constrain this relation: visual cues

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento