• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade De Educação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade De Educação "

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade De Educação

- FEUSP -

Roselene Crepaldi

FORMAÇÃO EM CONTEXTO:

A contribuição de Grupos de Pesquisa para o desenvolvimento profissional na educação infantil

São Paulo

2008

(2)

Roselene Crepaldi

FORMAÇÃO EM CONTEXTO:

A contribuição de Grupos de Pesquisa para o desenvolvimento profissional na educação infantil

Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Educação

Área de Concentração: Psicologia e Educação Orientadora Profa. Dra. Tizuko Morchida Kishimoto

-

São Paulo

2008

(3)

Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.

Catalogação na Publicação Serviço de Biblioteca e Documentação

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Crepaldi, Roselene

Formação em Contexto: A contribuição de Grupos de Pesquisa para o desenvolvimento profissional na educação infantil/Roselene Crepaldi; orientação Tizuko Morchida Kishimoto São Paulo:s.n.

2008p.grafs, quadros

Tese (Doutorado - Programa de Pós Graduação em Educação.

Área de Concentração: Psicologia e Educação)

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

1.Educação Infantil, 2. Formação de Profissionais, 3. Estudo de Caso, 4 .Grupos de Pesquisa Ksishimoto, Tizuko Morchida, orient

(4)

FOLHA DE APROVAÇÃO Roselene Crepaldi

Formação em Contexto: A contribuição de Grupos de Pesquisa para o desenvolvimento profissional na educação infantil

Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Educação. Área de Concentração: Psicologia e Educação

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________

_______________________________________________

_______________________________________________

_______________________________________________

_______________________________________________

Profa. Dra. Tizuko Morchida Kishimoto (Universidade de São Paulo - orientadora)

Aprovada em ... / /

(5)

A todos os profissionais da educação infantil comprometidos em fazer o melhor para que as crianças tenham direito a educação com qualidade.

(6)

AGRADECIMENTOS

Ao Grupo FEUSP, Adriana, Ceciana, Cristina, Danilo, Diogo, Elaine, Elenice, Eliane, Franciele, Gisele, Heloise, Isabel, Jany, Juliana, Karina, Karla. Leandro, Lídia, Lila, Lindete, Lúcia, Maria do Carmo, Mônica, Walburga, Rosária, Meire, Priscila, Ruth, Talita, Vanessa, Tizuko, Vera, por que foi COM vocês que eu estudei, aprendi, entendi, compartilhei, dividi, observei, registrei, apoiei, recebi e senti o que é compor um GRUPO.

A Profa Tizuko pelo afeto, orientação, aconselhamento e acompanhamento constantes.

A Profa Mônica, que ofereceu amizade, apoio e colaboração para temperar o conteúdo desse trabalho.

A Associação Criança, nas pessoas da Profa. Julia, Prof. João, Ana Azevedo, Filipa, Hélia, Nuno e Abílio, que me acolheram e cada qual com sua intensidade tornaram possível vivenciar o significado de aprender em companhia.

Aos amigos da Rede de Pesquisadores que acreditam que a infância precisa de pessoas comprometidas com a formação de profissionais;

Aos professores, supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos, estagiários e demais participantes das atividades do Contexto de Professores, do Contexto de Supervisores, das oficinas do Ponto de Cultura, porque sem vocês não há sentido nesse trabalho.

Aos amigos de última hora, Paulo, Ângela, Adriana, Lina, Giane e Vanessa que me socorreram nas correções, organizações, traduções, cópisa e encadernações com presteza e profissionalismo.

A minha família, minha gratidão pelo amor e apoio incondicional que me deram em momentos tão difíceis e instáveis que passamos durante a realização desse trabalho.

Ao Meu Amado Marco Antonio, que demonstrou em todos os momentos seu profundo sentimento de amor e apoio, sem os quais teria sido muito mais difícil ...continuar.

A Deus que sempre esteve presente...

(7)

De tudo ficaram três coisas:

A certeza de que ele estava sempre começando, A certeza de que era preciso continuar E a certeza de que seria interrompido antes de terminar.

Fazer da interrupção um caminho novo.

Fazer da queda um passo de dança, Do medo uma escada, Do sono uma ponte, Da procura um encontro!

Fernando Sabino 1998

(8)

Resumo:

Crepaldi, R. Formação em Contexto: A contribuição de Grupos de Pesquisa para o desenvolvimento profissional na educação infantil .2008 Tese (Doutorado ) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008

No Brasil a formação dos profissionais de educação infantil tem crescido como área temática para investigação cientifica. O objeto de nosso estudo é verificar se o investimento na formação colaborativa de pessoas/profissionais resulta na melhoria da qualidade da educação para as crianças. A pesquisa incide na identificação dos resultados alcançados por dois grupos de estudo, um português e outro brasileiro na transformação das práticas cotidianas das instituições de educação infantil, utilizando processos de formação, pesquisa e intervenção na modalidade de Formação em Contexto (OLIVEIRA-FORMOSINHO E FORMOSINHO, 2001;

OLIVEIRA-FORMOSINHO eKISHIMOTO, 2002) fundamentados teoricamente nas Pedagogias da Infância, do Jogo, na ecologia do desenvolvimento (BRONFENBRENNER, 1996; SACRISTÀN

1992), na prática-reflexiva (DEWEY, 1959; ZEICHNER, 2005, SCHÖN, 1983, 1987, 1992;

STENHOUSE, 1991; NÓVOA, 1995, ALARCÃO, 1998) e na investigação-ação (DEWEY, 1959;

STENHOUSE, 1998) e na transformação da cultura organizacional, (FULLAN e HARGREAVES, 1990; FORMOSINHO 1998;MACHADO, 2002). Nossa pesquisa de cunho qualitativo caracteriza- se, segundo STAKE (1994), como um estudo de caso do tipo múltiplo e intensivo, visando a interpretação dos significados na construção do conceito abstrato de formação profissional.

Conclui-se, que das significativas contribuições dessa parceria construída cooperativamente entre a Associação Criança e o Grupo FEUSP, a adoção da Formação em Contextos valoriza o protagonismo da criança e do adulto. Ambos acreditam que a investigação contribui para a formação dos profissionais e que as intervenções que realizam com fundamento na prática- reflexiva, resultam na qualidade do cotidiano da instituição, e por conseqüência, melhoram a educação infantil para a criança.

Palavras-chave: Educação Infantil, Formação de Profissionais, Estudo de Caso, Grupos de Pesquisa

(9)

Abstract

In Brazil the formation of the preschool professionals has been growing as a theme area for scientific investigation. The object of our study is to verify if the investment on the collaborative formation from people/professionals results in a better education for children.

The research falls upon the identification of the obtained results by two study groups, one Portuguese and the other Brazilian on the transformation of the day-by-day activities at the preschools, using formation processes, research and the intervention of the Context Formation Modality (OLIVEIRA-FORMOSINHO E FORMOSINHO, 2001; OLIVEIRA-FORMOSINHO e KISHIMOTO, 2002) based theoretically on the Infant Pedagogical, from games, development ecology (BRONFENBRENNER, 1996; SACRISTÀN 1992), on the reflexive practice (DEWEY, 1959; ZEICHNER, 2005, SCHÖN, 1983, 1987, 1992; STENHOUSE, 1991; NÓVOA, 1995, ALARCÃO, 1998) and on the action-investigation (DEWEY, 1959; STENHOUSE, 1998) and on the organizational culture transformation, (FULLAN e HARGREAVES,1990; FORMOSINHO 1998;

MACHADO, 2002). Our qualitative research is according to STAKE (1994), as a multiple and intensive case study, aiming the meanings interpretation on the abstract concept of professional formation. At the end of the day the significant contributions from the partnership built between “Associação Criança” and the “Grupo FEUSP”, the Context Formation values the protagonist from the child and the adult. Both believe that the investigation contributes to the professional formation and that the interventions based on the reflexive-practice, result on the institution day-by-day quality, and consequently, improves the education in preschool for the child.

Key words: Yong children education, Professionals formation, Case Study, Research Group

(10)

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Dimensões do Contexto Pedagógico...85

Figura 2 - Triangulação Praxiológica...105

Figura 3 - Estrutura do Grupo FEUSP...121

Figura 4 - Centralidade da Formação em Contexto...205

(11)

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 - Pessoal Docente Sector Público, (Grau Acadêmico por Nuts I E Ii )...28

Quadro 2 - Formação de Professores de Educação Infantil...33

Quadro 3 - Rede de Pesquisadores Contextos Integrados de Educação Infantil...119

Quadro 4 - Seminário Contextos Integrados de Educação Infantil: Pesquisa, Formação e Práticas ...128

Quadro 5 - Classificação de estudos de caso por autores...136

Quadro 6 - Atividades realizadas na Universidade do Minho ...140

Quadro 8 - Exemplos de Teses e Dissertações de pesquisadores da Associação Criança...144

Quadro 9 - Instrumentos de Coletas de Dados utilizados por pesquisadores da Associação Criança...144

Quadro 10 - Crianças Beneficiárias dos Programas da Associação Criança... 148

Quadro 11 - Adolescentes Beneficiários ...148

Quadro 12 - Pais Beneficiados ...149

Quadro 13 - Profissionais das salas apoiadas em contexto pela Associação Criança... 149

Quadro 14 - Profissionais da Educação 1 ... 150

Quadro 15 - Profissionais da Educação 2 ...150

Quadro 16 - Profissionais da Educação 3 ... 151

Quadro 17 - Contabilização Dos Beneficiários Indirectos Profissionais Da Educação Induzidos Pelos Beneficiários Difusores ... 151

Quadro 18 - Beneficiários Profissionais Da Educação 4 ... 152

Quadro 19 - Beneficiários Líderes De Instituições Educativas ... 152

Quadro 20 - Beneficiários Outros Profissionais ... 153

Quadro 21 - Beneficiários Paraprofissionais ... 153

Quadro 22 - Beneficiários Da Associação Criança Total Dos Totais 2001-2003... 154

Quadro 23 - Temáticas das oficinas do Ponto de Cultura...176

Quadro 24 - Narrativas - contexto de professores 2006... 184

Quadro 25 - Instrumentos de Coletas de Dados em investigações do Grupo FEUSP...190

(12)

LISTA DE ANEXOS

Anexo 1 - Quadro Resumo - Grupo FEUSP...

Anexo 2 - Praticas Inovadoras...

Anexo 3 - Títulos da Coleção Infância...

(13)

SUMÁRIO

RESUMO ABSTRACT

LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE ANEXOS

I

NTRODUÇÃO

.

...15

PARTE 1 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA

Capítulo 1 1 - Formação de profissionais...24

1.1 – Breve histórico e situação atual...24

• Qualidade na educação infantil...33

1.2 - Formação inicial...38

1.3 - Formação continuada...48

Capítulo 2 1 - Formação em Contexto...52

1.1 - Desenvolver profissionais para aperfeiçoar instituições...54

1.2 - Contribuição das Pedagogias da Infância para a formação de profissionais reflexivos...61

• John Dewey (1859 - 1952)...60

• Loris Malaguzzi (1920 - 1994)...63

• Pedagogia do Jogo...65

1.3 - Formação como ferramenta de intervenção nos contextos educacionais...76

1.3.1 - Instrumentos de investigação científica ...79

• Escalas...79

• Supervisão...81

2 - O Cotidiano nos contextos educacionais...82

2.1 - Espaço e materiais ...86

2.2 - Organização do tempo ...88

(14)

2.3 - Interações ...89

2.4 - Observação, planejamento e avaliação...91

3 - Utilizando referências metodológicas ...93

PARTE 2 - Cenário dos Contextos e Estudo de Caso

Capítulo 3 1- Formação em Contexto no âmbito dos Projetos Português e Brasileiro...98

1.1 - O Projeto Português - A Associação Criança...98

1.1.1 - Projeto Infância...99

1.1.2 - Associação Criança: construção de uma comunidade educativa...103

• Porque a Associação Criança utiliza como referência as Pedagogias da Infância?...104

• Como se dá o trabalho com as escolas?...106

1.1.3 – Estratégias utilizadas pela Associação Criança para realizar intervenções conjuntas, cooperadas e referenciadas ...107

1.1.4 - Processo de Construção da Qualidade...110

• Projeto no Colégio D. Pedro V...111

• A Sala Carvalhosa ...114

1.2 - O Projeto Brasileiro - Grupo Formação em Contextos Integrados de Educação Infantil - GRUPO FEUSP ...115

1.2.1 - Rede de Pesquisadores Internacionais...116

• Por que constituir uma Rede Internacional de Pesquisadores?...116

1.2.2 - Grupo FEUSP: Uma comunidade de aprendizagem em construção...120

• Por que estudar as pedagogias da infância?...123

• Como acontece o trabalho nas escolas...124

1.2.3 - As Estratégias de atuação do Grupo FEUSP...127

A - Auto Formação da Equipe...129

B - Formação para os Profissionais das Escolas Apoiadas...130

1.2.4 – Qualidade: um processo em construção...131

• EMEI “A” ...133

• CEI Suzana Campos ...134

Capitulo 4 1 - Pesquisa Qualitativa: Estudo de caso...136

• Papel de pesquisadora...137

(15)

2 - Estudando a Associação Criança...138

2.1 - Intervenções e investigações realizadas por pesquisadores da Associação Criança...143

2.2 - As grandes conquistas durante a trajetória da Associação Criança...147

2.2.1 - Construção de um modelo ecológico sócio construtivista...155

• O modelo ecológico...156

• A pedagogia da Infância ...157

• O conceito de integração...158

• A aprendizagem profissional como participação guiada...158

• O conceito da mediação...160

• Homologia...160

2.2.2 - A Coleção Infância...162

2.2.3 - O GEDEI...163

2.3.4 - Políticas Públicas ...165

3 - Estudando o Grupo FEUSP - Grupo de Estudos de Formação em Contextos Integrados de Educação Infantil da FEUSP ...167

3.1 - Ações de auto-formação e de Formação em Contexto...169

3.2 - Investigações e intervenções nos contextos educacionais...178

• Investigação-ação de docentes e não docentes...179

• Investigação-ação acadêmica...191

• Estágio ...200

Considerações finais...202

Referências Bibliográficas...211

Anexos ...227

Referências

Documentos relacionados

hydrophila pode causar apoptose em linfócitos de kinguios Carassius auratus, sendo o primeiro relato de apoptose de bactérias patogênicas em células imunológicas de peixe,

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27

Tendo como base teórica a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento psicológico humano, esta pesquisa, de cunho qualitativo, investigou os sentidos da escola e

• Como conseqüência disso os pais não têm tempo disponí- vel para acompanhar as crianças/ adolescentes no período que não estão na escola.. Na Fazenda Anonni estão

Em relação ao vínculo com o Movimento Social, cada curso tem uma certa variação de perfil, mas de modo geral predomina a combinação entre dois perfis de educandos que chegam ao

•Obteve o título de Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP).. • Atualmente é professor da Universidade de

Numa altura em que 45% dos alunos (Agência Lusa, Público Notícias, 04-04-2017) terminam o ensino secundário em cursos profissionais, é necessário repensar na eficácia