• Nenhum resultado encontrado

iphone - Como aumentar a autonomia da bateria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "iphone - Como aumentar a autonomia da bateria"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

iPhone - Como aumentar a autonomia da bateria

Date : 21 de Fevereiro de 2012

Embora seja actualmente um dos mais evoluídos smartphones do mercado, este não está livre de alguns problemas. Um dos problemas apontados ao iPhone 4 é a baixa autonomia

energética após o lançamento do iOS 5. Embora o actual sistema operativo da Apple, o iOS 5.0.1 não tenha tido consequências no iPad, é certo que no iPhone todas as novas opções implementadas com a chegada da versão 5 fizeram diminuir drasticamente a autonomia da bateria drenando em poucas horas o que noutras versões demorava dias.

Embora tenha já sido identificado o problema e prometida a versão que solucionada este problema, não é de todo provável que seja tão linear a resolução e como tal a Apple deixou um artigo onde "sugere" algumas metodologias para aumentar o que nesta altura é o bem mais preciso no iPhone, a autonomia energética das baterias.

Se prestar atenção a algumas indicações básicas será recompensado com uma maior vida útil e autonomia da bateria do seu iPhone. A coisa mais importante a fazer é manter o iPhone longe do sol ou de um carro quente (incluindo o porta-luvas). O calor é o factor que mais degrada o desempenho da bateria.

Terminologia a reter

(2)

recarregado.

Vida útil da bateria: significa o tempo total que a bateria irá durar até ter de ser substituída.

Intervalo térmico do iPhone: O iPhone funciona melhor entre 0° e 35° C, devendo guardá-lo em ambientes de -20° a 45° C. O ideal é manter o iPhone o mais próximo possível da temperatura ambiente (22° C).

Ver as estatísticas de utilização

Conhecer a forma como utiliza o iPhone e a duração típica da bateria podem ajudar a aumentar a respectiva autonomia. Pode ver as estatísticas de utilização do iPhone tocando no

ícone Definições no Ecrã inicial e escolhendo Geral > Utilização.

Em “Tempo desde o último carregamento", são apresentados dois itens:

Utilização: Período durante o qual o iPhone esteve activo e em utilização desde o último carregamento completo. O telemóvel está activo quando telefona, utiliza o correio electrónico, ouve música, navega na internet, envia e recebe mensagens de texto ou quando ocorrem determinadas tarefas em segundo plano, tais como a verificação automática do correio electrónico.

Em espera: Período durante o qual o iPhone esteve ligado desde o último

carregamento completo, incluindo o tempo que o iPhone esteve em modo de espera.

Actualizar para o software mais recente

Certifique-se sempre de que o iPhone tem o software mais recente da Apple, uma vez que os engenheiros podem descobrir novas formas de optimizar o desempenho da bateria. Utilizando o iTunes 8.2 ou posterior, pode actualizar o iPhone com o software mais recente. Ligue o iPhone ao computador e seleccione a opção iPhone na lista de fontes.

No painel de resumo, pode clicar na opção de procura de actualizações, para confirmar se existe uma nova versão do software iPhone disponível. Clique na opção de actualização para instalar a versão mais recente.

No iPhone e recorrendo à nova função OTA, no Ecrã inicial, seleccione Definições > Geral > Actualização de Software.

(3)

Optimizar as definições

Consoante as definições, algumas funcionalidades podem diminuir a autonomia da bateria do iPhone. Por exemplo, a frequência com que consulta o correio electrónico e o número de contas de correio electrónico que verifica automaticamente podem afectar a autonomia da bateria.

As sugestões abaixo aplicam-se a um iPhone com software iPhone 3.0 ou posterior e podem ajudar a prolongar a autonomia da bateria.

Minimize a utilização de serviços de localização: As aplicações que utilizam serviços de localização de forma activa, como os Mapas, podem reduzir a autonomia da bateria. Para desactivar os serviços de localização, aceda a Definições > Gerais > Serviços de

(4)

Desactivar as notificações "push": algumas aplicações da App Store utilizam o serviço de notificações Apple Push para avisá-lo sobre a existência de novos dados. Estas aplicações que dependem muito das notificações "push" (tais como aplicações de mensagens instantâneas) podem afectar a autonomia da bateria.

Para desactivar as aplicações "push", aceda a Definições > Notificações e desactive as notificações "push" na central de notificações. Tenha em conta que isto não impede a recepção de novos dados quando a aplicação é iniciada. Além disso, a definição Notificações não será visível se não tiver quaisquer aplicações instaladas que suportem as notificações "push".

(5)

Recolha novos dados com menos frequência: As aplicações como o Mail podem ser

definidas para recolher dados sem fios em intervalos específicos. Quanto maior a frequência de recolha de mensagens de correio electrónico ou outros dados, mais rapidamente a bateria se esgotará.

Para recolher novos dados manualmente, no ecrã inicial aceda a Definições > Mail,

Contactos, Calendários > Obter dados e, na recolha de dados, seleccione a opção manual. Para aumentar o intervalo de recolha, aceda a Definições > Mail, Contactos, Calendários > Obter dados e, na recolha de dados, seleccione a opção de hora em hora. Tenha em conta que esta definição é global e aplica-se a todas as aplicações que não suportam serviços em modo "push".~

Desactive o e-mail "push": se tiver uma conta de e-mail "push", tal como Yahoo!, MobileMe ou Microsoft Exchange, desactive o correio electrónico "push" quando não precisar dele. Aceda a Definições > Mail, Contactos, Calendários > Obter dados e desactive o modo "push".

(6)

As mensagens enviadas para as contas de correio electrónico em modo "push" serão

recebidas no telefone com base na definição de recolha global, e não quando chegam. Se a definição de obtenção de dados global estiver definida para Manual, não poderá localizar o iPhone utilizando a funcionalidade Encontrar iPhone do MobileMe/iCloud.

Verificar automaticamente menos contas de correio electrónico: Pode poupar energia verificando menos contas de correio electrónico. Tal pode ser efectuado desactivando ou

eliminando uma conta de correio electrónico. Para desactivar uma conta, aceda a Definições > Mail, Contactos, Calendários, escolha uma conta de correio electrónico e defina a Conta para Não.

Para eliminar uma conta, aceda a Definições > Mail, Contactos, Calendários, escolha uma conta de correio electrónico e toque em Apagar conta.

Minimize a utilização de aplicações de outras empresas: A utilização excessiva de

aplicações como jogos, que impedem que o ecrã seja escurecido ou desligado, ou aplicações que utilizem serviços de localização podem reduzir a autonomia da bateria.

Desactivar a funcionalidade Wi-Fi: Se raramente utilizar a funcionalidade Wi-Fi, pode

(7)

em conta que se utilizar o iPhone para navegar com frequência na Internet, a autonomia da bateria pode ser melhorada utilizando a ligação Wi-Fi em vez de redes de dados móveis.

Desactivar a ligação Bluetooth: Se raramente utilizar um auricular ou kit para automóvel Bluetooth, pode desactivar a ligação Bluetooth para poupar energia. Aceda a Definições > Gerais > Bluetooth e defina Bluetooth para Não.

Utilize o Modo Avião em áreas de fraca ou nenhuma cobertura: Uma vez que o iPhone tenta sempre manter uma ligação à rede móvel, poderá utilizar mais bateria em áreas de fraca ou nenhuma cobertura.

A activação do Modo Avião pode aumentar a autonomia da bateria nestas situações; no entanto, não poderá efectuar ou receber chamadas. Para activar o Modo Avião, aceda a Definições e defina o Modo Avião para Sim.

(8)

Ajustar o brilho: Diminuir o brilho do ecrã é outra forma de prolongar a autonomia da bateria. Aceda a Definições > Brilho e arraste a barra de deslocação para a esquerda, para diminuir o brilho predefinido do ecrã. Além disso, activar o Auto-brilho permite que o ecrã ajuste o

respectivo brilho com base nas actuais condições de iluminação. Aceda a Definições > Brilho e defina Auto-brilho para Sim.

Desactivar o equalizador: Aplicar uma definição de equalizador à reprodução de músicas no iPhone pode diminuir a autonomia da bateria. Para desactivar o equalizador, aceda a

Definições > Música > Equalizador e toque em Desactivado.

Tenha em conta que se acrescentou um efeito de equalizador às músicas directamente no iTunes, deverá configurar o equalizador no iPhone para “Flat” de forma a ter o mesmo efeito que "Não", uma vez que o iPhone mantém intactas as definições do iTunes. Aceda a

(9)

Desactivar a funcionalidade 3G: A utilização das redes móveis 3G carrega os dados de forma mais rápida, mas pode também diminuir a autonomia da bateria, especialmente em áreas com cobertura 3G limitada. Para desactivar a funcionalidade 3G, no ecrã inicial seleccione

Definições > Gerais > Rede e defina os Dados móveis para Desactivado. Continuará a poder efectuar e receber chamadas e a ter acesso a redes de dados móveis através de EDGE ou GPRS, quando disponíveis.

Desactivar o Siri: A utilização desta funcionalidade no iPhone 4S poderá ser um recurso ainda para explorar no futuro. Manter este recurso permanentemente activo diminui a autonomia da bateria. Se não faz uso deste recurso, desactive-o. Para desactivar a funcionalidade Siri, no ecrã inicial seleccione Definições > Geral > Siri e desactive-o.

(10)

Bloquear o iPhone: Pode parecer óbvio, mas deve bloquear o iPhone quando não o está a utilizar. Poderá receber chamadas e mensagens escritas enquanto está bloqueado, mas nada acontece se tocar no ecrã.

Para bloquear o iPhone, prima o botão hibernar/acordar. Pode também definir o intervalo de bloqueio automático de forma a que o iPhone se desligue mais rapidamente após um período de inactividade. Para definir o bloqueio automático, aceda a Definições > Geral > Bloqueio automático e defina o intervalo para um espaço de tempo relativamente curto, como 1 minuto.

Utilizar regularmente o iPhone: Para uma manutenção adequada de uma bateria de iões de lítio, é importante que os electrões nela contidos se movimentem ocasionalmente. Certifique-se de que realiza, pelo menos, um ciclo de carregamento por mês (carregar a bateria a 100% e esgotá-la totalmente).

(11)

resolve o problema mas ajuda substancialmente a melhorar a autonomia do iPhone.

Artigos relacionados:

Referências

Documentos relacionados

Em todas as denominadas tendências pedagógicas anteriormente men- cionadas, mesmo com diferenças profundas em termos de pressupostos baliza- dores, há algo que perpassa todas em

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

Por fim ela foi recrutada para o estudo dos cientistas, e quando os pesquisadores começaram a examinar imagens do cérebro de Lisa, viram algo notável: um conjunto de padrões

Foram feitas buscas utilizando-se os descritores epilepsia refratária ou de difícil controle, Musicoterapia, Memória, Musica, cirurgia, que resultou na coleta inicial de onze

A metodologia definida para a pesquisa em desenvolvimento é fundamentada a partir da apropriação de métodos, procedimentos e estratégias definidos e sistematizados por

É necessário destacar que esta foi apenas uma análise preliminar, até porque ainda será realizada uma análise minuciosa de todas as perguntas para que posteriormente sejam

2) recomendado para amostras grandes ( n > 50 ) e tem por finalidade comparar se as freqüências observadas na amostra estão próximas